You are on page 1of 3

QUADRO COMPARATIVO ENTRE AS TEOLOGIAS REFORMADAS E PENTECOSTAL

(Compilado por Cleber Cabral Siedschlag)

DIFERENAS DOUTRINRIAS
Importante: esse quadro no compara igrejas reformadas e pentecostais da atualidade, e sim, as teologias reformada (do sc XVI) e pentecostal (do incio do sc XIX). Digo isso porque essas teologias sofreram influncias posteriores.

Assunto
Representante Atual

T. Reformada Luterana
Igreja Evanglica Luterana do Brasil (Baseada na Confisso de F de Augsburgo e no Catecismo de Lutero - Livro de Concrdia) Triuno Regra de conduta e base doutrinria. Suficiente, inerrante e infalvel.

T. Reformada Calvinista
Igreja Presbiteriana do Brasil (Baseada na Confisso de Westminster)

T. Pentecostal Clssica

Deus Bblia

Igreja Assemblia de Deus (http://www.cgadb.com.br, livros da CPAD, Biblia de Estudo Pentecostal) Triuno Triuno Regra de conduta e base Regra de conduta e base doutrinria. Suficiente, inerrante e doutrinria. Suficiente, inerrante e infalvel. infalvel. Importante: nenhuma revelao ou profecia tem peso doutrinrio. Pela Graa, mediante a f. Dicotomia: O homem formado de corpo e alma. As palavras "alma" e "esprito" so considerados como sinnimos. Depravao total - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questes espirituais; Pela Graa, mediante a f. Tricotomia: O homem formado de 3 partes: corpo, alma e esprito.

Salvao Antropologia

Situao do Homem

Pela Graa, mediante a f. Dicotomia: O homem formado de corpo e alma. As palavras "alma" e "esprito" so considerados como sinnimos. O homem foi criado imagem de Deus, mas a perdeu. "Por natureza somos espiritualmente cegos, mortos e inimigos de Deus". "Sem o auxlio do Esprito Santo o homem incapaz de crer". Lutero se opunha ao termo livre-arbtrio j que h ao do Esprito Santo. Eleio condicional.

Capacidade humana (Livrearbtrio) - Todos os homens embora sejam pecadores, so livres para aceitar ou recusar a salvao que Deus oferece, mediante ao do Esprito Santo;

Eleio

Eleio incondicional - Deus escolheu dentre todos os seres humanos decados um grande nmero de pecadores por graa pura, sem levar em conta qualquer mrito, obra ou f prevista neles; Deus presdestinou (determinou) quem vai para o cu e quem vai para o inferno.

Eleio condicional - A eleio divina s acontece mediante a f em Cristo; A predestinao, citada na Bblia, acontece com base na prescincia de Deus.

Expiao

Expiao geral ou ilimitada;

Graa

Expiao particular ou limitada Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preo do resgate somente dos eleitos; Graa Resistvel - O Esprito Santo Graa Irresistvel - A Graa de quer salvar a todos os homens, Deus irresistvel para os eleitos, porm a maioria resiste isto , o Esprito Santo acaba convencendo e infundindo a f obstinadamente Palavra e ao Esprito de Deus perecendo deste salvadora neles; modo por culpa prpria. Deus ama os mpios e eles experimentam a graa comum. Deus no ama os mpios. Eles recebem apenas providncia comum.

Expiao geral ou ilimitada Cristo morreu por todos os homens e no somente pelos eleitos; Graa Resistvel - Os homens podem resistir Graa de Deus e no serem salvos;

Perda de Salvao

Pecado Original

Pecado (Atual)

Deus ama os mpios e eles experimentam a graa comum. A ira de Deus apenas reflexo do amor rejeitado. Decair da Graa - Devemos tratar Perseverana dos Santos - Todos Decair da Graa - Homens salvos de ser e de permanecer membros os eleitos vo perseverar na f at o podem perder a salvao caso no da Igreja invisivel pela f em Jesus fim e chegar ao cu. Nenhum perseverem na f at o fim. Cristo. perder a salvao. Desde Ado todos nascem Desde Ado todos nascem Desde Ado todos nascem pecadores, isto , propensos ao pecadores, isto , propensos ao pecadores, isto , propensos ao mal. mal. mal. toda transgresso da Lei Divina toda transgresso da Lei Divina toda transgresso da Lei Divina por desejo, pensamentos, palavras por desejo, pensamentos, palavras por desejo, pensamentos, palavras e aes. e aes. e aes.

Lei Divina

nfase nos 10 mandamentos do Antigo Testamento. Posio luterana: defende que so normativos para o cristo os mandamentos morais do AT e NT. A Lei vista como negativa por expor nossos pecados.

nfase nos 10 mandamentos do Antigo Testamento. Posio reformada teonmica: so normativos para o cristo todos os mandamentos do AT, exceto os que foram revogados no NT. A Lei vista como positiva por nos guiar justia.

nfase nos mandamentos do Novo Testamento. Posio dispensacionalista: defende que so normativos para o cristo apenas os mandamentos do NT.

Evangelismo

Deus instituiu o ofcio da S eficaz quando direcionados pregao, dando o evangelho e os aos eleitos. sacramentos, pelos quais d o Esprito Santo, que opera a f naqueles que ouvem o evangelho, o qual ensina que tem, pelos mritos de Cristo um Deus gracioso, se o crerem. Em Cristo somos declarados justos diante de Deus. Todo crente habitado pelo Esprito Santo desde a converso. Sinergismo: a f a causa da regenerao. um processo gradual decorrente da converso, operado pelo Esprito Santo. O Esprito Santo d foras ao cristo para viver piamente e praticar boas obras. Todo crente cheio do Esprito desde a converso. No se faz distino entre ser habitado ou ser cheio do Esprito Santo. Esse enchimento (ocorrido na converso) algo imperceptvel exteriormente. Cessaram na poca dos apstolos. (Cessacionismo) Serve para ter comunho com Deus, mas tambm para alcanar bnos. Em Cristo somos declarados justos diante de Deus. Todo crente habitado pelo Esprito Santo desde a converso. Monergismo: a regenerao a causa da f. um processo gradual decorrente da converso, operado pelo Esprito Santo. obra da graa de Deus onde o crente morre cada vez mais para o pecado. Todo crente cheio do Esprito desde a converso. No se faz distino entre ser habitado ou ser cheio do Esprito Santo. Esse enchimento (ocorrido na converso) algo imperceptvel exteriormente. Cessaram na poca dos apstolos. (Cessacionismo) Serve especialmente para termos comunho com Deus, pois Ele j sabe tudo que precisamos. No se incentiva pedir bnos a Deus pois Ele j determinou todas as coisas que vo acontecer. A orao um meio da graa.

A eficcia depende do uso que a pessoa fizer do livre-arbtrio. Nosso papel evangelizar (semear).

Justificao Regenerao

Santificao

Em Cristo somos declarados justos diante de Deus. Todo crente habitado pelo Esprito Santo desde a converso. Sinergismo: a f a causa da regenerao. um processo gradual decorrente da converso, operado pelo Esprito Santo. E condio para o batismo no Esprito Santo. Todo crente deve buscar o enchimento do Esprito, que uma 2 Bno, distinta da regenerao. A evidncia do Batismo no Esprito Santo o falar em lnguas estranhas. Manifestam-se ainda hoje. (Contemporanismo) Serve para ter comunho com Deus, mas tambm para alcanar bnos. Se no orarmos deixaremos de receber muitas bnos.

Batismo no Esprito Santo

Dons Espirituais (1Co 12) Orao

Jejum

O jejum citado como forma de O jejum pouco incentivado. Fala- O Jejum uma prtica incentivada preparao para a Ceia do Senhor. se apenas em jejuns solenes e por Jesus. No uma penitncia e Mas o jejum no incentivado j jejum religioso como dever. sim um canal da graa de Deus. que no precisamos sofrer com penitncias, pois recebemos tudo pela f. Nossos inimigos so a carne, o diabo e o mundo. Mas enfatizam mais a responsabilidade humana como origem do mal. Minimiza a ao do diabo no mundo. As possesses so fenmenos psquicos (argumento oriundo do pensamento iluminista). Infantil (Pedobatismo) Por Asperso Para os luteranos o Batismo um sacramento que perdoa pecados. Nossos inimigos so a carne, o diabo e o mundo. Mas enfatizam mais a responsabilidade humana como origem do mal. Minimiza a ao do diabo no mundo. As possesses so fenmenos psquicos (argumento oriundo do pensamento iluminista). Infantil (Pedobatismo) Por Asperso um meio (canal) da graa. Nossos inimigos so a carne, o diabo e o mundo. Enfatiza-se a crena na ao do diabo nos dias de hoje. Da vem a prtica do exorcismo. H casos de possesso e h distrbios meramente psquicos (Ex.: Epilepsia, Esquisofrenia...). Adulto (Credobatismo) Por Imerso O Batismo uma ordenana de Jesus, um testemunho pblico de nossa converso. No perdoa pecados.

Batalha Espiritual

Exorcismo

Batismo nas guas

Membresia

Ceia do Senhor Significado

Fechada - apenas cristos batizados podem membrar-se igreja local. Consubstanciao: A Santa Ceia um sacramento que perdoa pecados. Cristo est presente no po e no vinho e concede graa ao participante da Ceia.

Fechada - apenas cristos batizados podem membrar-se igreja local. Presena Mstica: A Santa Ceia um sacramento que traz bnos espirituais ao crente. Cristo est presente espiritualmente na Ceia, mas no no vinho e no po propriamente ditos. um meio (canal) da graa. Ceia Restrita: apenas para membros da denominao. Teologia dos Pactos (aliancistaspactuais): Pacto das Obras e Pacto da Graa. A Igreja substituiu Israel. Todas as promessas e profecias feitas a Israel no AT se cumpriram na Igreja.

Fechada - apenas cristos batizados podem membrar-se igreja local. Memorial: A Santa Ceia uma ordenana e um memorial da morte de Jesus. No perdoa pecados e nem opera qualquer transformao espiritual. O vinho e o po apenas representam o sangue e o corpo de Cristo. Ceia Restrita: apenas para membros da denominao. Dispensacionalismo: As 7 Dispensaes.

Ceia do Senhor Participantes Tempos de Governo Divino

Israel e a Igreja

Ceia Restrita: apenas para membros da denominao. Forte distino entre Lei e Graa. Rejeita a Teologia do Pacto por fazer um distino confusa entre lei e graa. A Igreja substituiu Israel. Todas as promessas e profecias feitas a Israel no AT se cumpriram na Igreja.

A Igreja o Israel Espiritual formada pelos judeus salvos e gentios salvos. Os gentios salvos foram enxertados no Israel Espiritual. Contudo, a Igreja no substitui a nao de Israel e nem herda suas promessas e profecias. No devido tempo elas se cumpriro aos judeus. Milenista e Tribulacionista nfase no poder do evangelho como transformador social (libertao dos pecados e vcios), sem ignorar a importncia da assistncia social. Crem na necessidade de disciplinar (impedir participao na Ceia) ou at mesmo excomungar pessoas que voltam vida de pecado.

Escatologia (Doutrina Amilenista dos Tempos Finais) Ao Social Ajudar aos pobres e necessitados consequncia do amor cristo. A assistncia social no substitui a evangelizao. Disciplina eclesistica Crem na necessidade de disciplinar (impedir participao na Ceia) ou at mesmo excomungar pessoas que voltam vida de pecado. Ordenao Pastoral

Amilenista Ajudar aos pobres e necessitados consequncia do amor cristo. A assistncia social no substitui a evangelizao. Crem na necessidade de disciplinar (impedir participao na Ceia) ou at mesmo excomungar pessoas que voltam vida de pecado.

Forma de Culto

Apenas homens podem pastorear. Apenas homens podem pastorear. Apenas homens podem pastorear, mas a AD ordena missionrias. [Em outros ramos pentecostais aceita a ordenao de pastoras] Bastante formal e litrgica. Bastante formal e litrgica. Bastante informal e expontnea. Nenhuma espontaneidade. Nenhuma espontaneidade.

Observaes: 1 Sabemos que h igrejas-locais que no vivem de acordo com suas doutrinas originais. Por exemplo, atualmente h luteranos renovados, presbiterianos arminianos, pentecostais amilenistas, etc. A comparao acima no entra nesses pormenores, pois so desdobramentos posteriores. 2 bom ressaltar que h muitas doutrinas que invadiram as igrejas pentecostais mais tarde, mas que no fazem parte da Teologia Pentecostal Clssica: Ultra-Arminianismo (idia de que a cada pecado perde-se a salvao), Teologia da Prosperidade (ensino de que todo crente tem que ser rico), Confisso Positiva, Quebra de Maldies, Maldio Hereditria, Possesso Demonaca em Cristos, etc. 3 O rigor nos Usos e Costumes (proibio a cortes de cabelo, jias, maquiagem, etc...) so um fenmeno peculiar do pentecostalismo brasileiro. O mesmo no se v no pentecostalismo de outros pases, logo, no fazem parte da Teologia Pentecostal Clssica. A doutrina divina, imutvel e geral enquanto o costume humano, temporrio e local.

Comentrio Pessoal: Particularmente, discordo de apenas 2 doutrinas da Teologia Pentecostal Clssica: O dom de lnguas como evidncia do Batismo no Esprito Santo: Vrios telogos j tm revisado esse ensino mostrando que o batismo no Esprito Santo sempre acompanhado de algum evento sobrenatural, mas no necessariamente por lnguas estranhas. Participantes da Ceia: acho mais coerente a Ceia Livre do que com a Ceia Restrita.

You might also like