You are on page 1of 35

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Apostila de Contabilidade Pblica

Assunto:

ORAMENTO E CONTABILIDADE PBLICA


Autor:

PROF. ALEXANDRE FREITAS

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

ORAMENTO E CONTABILIDADE PBLICA


Prof. Alexandre Freitas

Contedo 1 Conceitos Introdutrios 2 Administrao Pblica 3 Oramento Pblico 4 Introduo Lei de Responsabilidade Fiscal 5 Gesto Oramentria e Financeira (Receita e Despesa Pblica).

1 CONCEITOS INTRODUTRIOS

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

CONTABILIDADE Pode-se definir a Contabilidade como um Sistema de Informao e Avaliao cujo objetivo maior fornecer informaes teis a seus usurios, de forma a apoi-los na tornada de decises de natureza econmica e financeira ou na formao de suas avaliaes. CONTABILIDADE PBLICA o ramo da Contabilidade que estuda, orienta, controla e demostra a organizao e execuo da Fazenda Pblica; o patrimnio pblico e suas variaes. PATRIMNIO PBLICO Compreende o conjunto de bens, direitos e obrigaes avaliveis em moeda corrente, das entidades que compem a Administrao Pblica. LEGISLAO Regida especialmente pela Lei Federal n 4.320 de 17/03/64, cujo artigo 1 assim descreve: Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para a elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, Estados, Municpios e do Distrito Federal, de acordo com o disposto no artigo 5, inciso XV, letra b, da Constituio Federal. J o artigo 85 da referida lei dispe o seguinte: Os servios de estabilidade sero organizados de forma a permitir o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. No caso do Estado de RO temos a Instruo Normativa n 05/00 TCE-RO. O artigo 163 da Constituio Federal foi regulamentado pela Lei 101/00 a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata de normas de finanas pblicas. OBJETIVOS, ABRANGNCIA E SISTEMAS DA CONTABILIDADE PBLICA Tambm chamada de Contabilidade Oramentria e Contabilidade Governamental, a Contabilidade Pblica um dos ramos mais complexos da cincia contbil e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes oramentrias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito pblico interno, ou seja, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e respectivas autarquias e fundaes atravs de metodologia especial, que se utiliza contas escrituradas nos seguintes sistemas:

SISTEMA ORAMENTRIO Evidncia todas as operaes que resultem nos registros contbeis da receita e da despesa oramentria, de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos Crditos Adicionais, assim como o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis, ou seja, no final do exerccio apresenta os resultados comparativos entre a previso e a execuo oramentria.

SISTEMA FINANCEIRO Engloba todas as operaes que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, compreendidas ou no na execuo oramentria, apresentando no final do exerccio o resultado financeiro apurado.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

SISTEMA PATRIMONIAL Registra analiticamente todos os bens de carter permanente e mantm registro sinttico dos bens mveis e imveis. Constitui tambm as alteraes da situao lquida patrimonial que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo. No final do exerccio apresenta o resultado da gesto econmica. SISTEMA DE COMPENSAO Registra contas de direitos e obrigaes geralmente decorrentes de contratos, convnios e ajustes. Embora seja um sistema escriturado com elaborao de balancetes mensais, independentes, a Lei n 4.320/64 o considerou como contas de compensao e, quando forem elaborados os balanos, os saldos de suas contas sero includos no balano do sistema patrimonial.

EXERCCIO FINANCEIRO o perodo de tempo durante o qual se exercem todas as atividades administrativas e financeiras relativas execuo do oramento. Coincide com o ano civil. CINCIA DAS FINANAS OU FINANAS PBLICAS Segundo Richard Musgrave: Finanas Pblicas a terminologia que tem sido tradicionalmente aplicada ao conjunto de problemas da poltica econmica que envolvem o uso de medidas de tributao e de dispndios pblicos. O objeto das Finanas Pblicas a atividade financeira do Estado que envolve quatro conceitos: Receita, Despesa, Oramento e Crdito Pblico. OBTER RECURSOS DESPENDER RECURSOS GERIR RECURSOS CRIAR RECURSOS RECEITA PBLICA DESPESA PBLICA ORAMENTO PBLICO CRDITO PBLICO

2 - ADMINISTRAO PBLICA
CONCEITO a atividade funcional concreta do Estado que satisfaz as necessidades coletivas em forma direta, contnua e permanente, e com sujeio ao ordenamento jurdico vigente. O Estado administra os servios pblicos e alm de prestar os servios, executa, dirige, governa objetivando resultados teis.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

TRIBUNAL DE CONTAS o rgo com incumbncias constitucionais de auxiliar o Poder Legislativo funcionando como Controle Externo da gesto pblica nos aspectos oramentrios, financeiros, contbil e, tambm, administrativo, operacional e patrimonial. Funciona como uma espcie de auditoria independente, quando analisa as contas do Chefe do Poder Executivo, pois, desse exame, o relator emite seu parecer conclusivo e recomendativo sobre as contas anuais, que recebendo aprovao do plenrio, remetido ao Parlamento para o julgamento final. Funciona tambm, como rgo julgador dos demais responsveis por bens ou valores pblicos. constitudo por quatro categorias funcionais: Conselheiros, Auditores, Procuradores de Contas e o pessoal tcnico-administrativo. O Tribunal de Contas da Unio composto de 9 Conselheiros, com jurisdio em todo territrio nacional; nos Estados e DF de no mximo 7 conselheiros, com jurisdio em todo territrio estadual. Algumas capitais (SP e RJ) so dotadas de Corte de Contas nos moldes dos Estados, com jurisdio no mbito municipal. Os municpios no dotados de Tribunal prprio tm suas contas examinadas pelo Tribunal de Contas do Estado. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA 1 ADMINISTRAO DIRETA OU CENTRALIZADA. a constituda dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia e dos Ministrios, no mbito federal, e do Gabinete do Governador e Secretarias de Estado, no mbito estadual, e na administrao municipal tem estrutura semelhante do Estado. Encontra-se integrada e ligada, na estrutura organizacional, diretamente no chefe do Poder Executivo. 2 ADMINISTRAO INDIRETA OU DESCENTRALIZADA. Compreende os rgos dotados de autonomia financeira e administrativa, com patrimnio prprio, institudos por lei para executar programas ou servios pblicos especializados, vinculados ou jurisdicionados a um rgo do Poder Executivo. a atividade administrativa, caracterizada como servio pblico ou de interesse pblico, transferida ou deslocada do Estado, para outra entidade por ele criada ou cuja criao por ele autorizada. Contempla uma srie de entidades, quer de direito pblico (autarquias) quer de direito privado (empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes).

2.1

ENTIDADES QUE DESCENTRALIZADA.

COMPEM

ADMINISTRAO

INDIRETA

OU

2.1.1. AUTARQUIAS. Entidades de Direito Pblico interno, criadas por lei, com patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica, ou seja, atribuies estatais especficas. A autarquia uma forma de descentralizao administrativa, atravs da personificao de um servio retirado da administrao centralizada e, por essa razo,

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

autarquia s deve ser outorgado servio pblico tpico e no atividades industriais ou econmicas. Caractersticas:

Criada por lei, mas a organizao e regulamentao so por decreto O patrimnio inicial oriundo da entidade estatal a que se vincula Seus bens e rendas constituem patrimnio prprio (pblico)

As despesas relativas a compra, servios e obras esto sujeitas s normas de licitao

Est sujeita ao controle de vigilncia, orientao e correo que a entidade estatal a que est vinculada exerce sobre os atos e conduta dos dirigentes, bem como ao controle financeiro, que se opera nos mesmos moldes da Administrao Direta, inclusive pelo Tribunal de Contas. Exemplos: - Autarquias Institucionais: aquelas que, no desempenho de suas atribuies, levam seus servios diretamente comunidade: Instituto de Assistncia Mdica e Previdncia Social; DNER; DER; BACEN; USP; Comisso Nacional de Energia Nuclear; SAAE Servio Autnomo de guas e Esgotos de Vilhena. - Autarquias Corporativas: prestam seus servios especialmente a um grupo de pessoas, e com reflexos comunidade: CFC; CFEA; OAB; CFM; etc. So os conselhos fiscalizadores das diversas profisses regulamentadas. 2.1.2. ENTIDADES PARAESTATAIS (EMPRESAS PBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E FUNDAES) So pessoas jurdicas de direito privado, cuja criao autorizada por lei, com patrimnio pblico ou misto, para a realizao de atividades, obras ou servios de interesse coletivo, sob normas e controle do Estado. O significado da palavra paraestatal indica que se trata de ente disposto paralelamente, ao lado do Estado, para executar atividades de interesse do Estado. Caractersticas Gerais: de carter quase pblico; os servios exercidos, so reconhecidos ou organizados pelo Estado e entregues a uma administrao privada, que, se no desmembramento do Estado, no goza de privilgios estatais, salvo quando concedidos por lei.

Podem ser conferidas prerrogativas estatais, como a arrecadao de taxas ou contribuies parafiscais, destinadas manuteno de seus servios. Recebendo e passando gerir dinheiro pblico, deve ficar sujeito prestao de contas ao rgo competente da entidade estatal a que esteja vinculado. Organizao depende de autorizao legislativa, mas obedece s normas das pessoas jurdicas de direito privado.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Regem-se por seus estatutos ou contratos sociais, registrados na Junta Comercial ou Registro Civil, conforme a natureza dos seus objetivos. Patrimnio do poder pblico, de particulares, ou misto.

Autonomia administrativa e financeira, sendo supervisionadas pela entidade estatal a que estiverem vinculadas, atravs de orientao, coordenao e controle, para ajustar-se ao Plano Geral de Governo. As realizaes de despesas com compras, servios ou obras sujeitam-se a sistema licitatrio.

No possuem privilgios especialmente concedidos por lei.

tributrios

ou

processuais,

salvo

quando

Resumindo, as entidades paraestatais so entidades de personalidade de direito privado, com finalidade de executar atividades de interesse ou entidade pblica, que tanto podem ser atividades econmicas com fins lucrativos, como sem fins lucrativos e para tanto dever ser escolhidas a estrutura e organizao adequadas a cada finalidade. EMPRESAS PBLICAS Entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivamente governamental, criao autorizada por lei, para explorao de atividade econmica ou industrial, que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa. Suas atividades regem-se pelos preceitos comerciais mas, constituda, organizada e controlada pelo poder pblico, e por este atravs da entidade a que estiver vinculada, supervisionada, com a finalidade de ajustar-se no Plano Geral de Governo. Como caracterstica especfica das empresas pblicas o seu capital, exclusivamente pblico. Exemplos:

nvel da Unio: Rede Ferroviria Federal, Casa da Moeda do Brasil, Caixa Econmica Federal, Empresa Brasileira dos Correios e Telgrafos. nvel do Estado: Impressa Oficial do Estado, Cia Metropolitana de SP.

nvel do Municpio: Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas EMDEC. SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio, criada por lei para explorao de atividade econmica ou servio, com participao do poder pblico e de particulares no seu capital e na administrao. constituda sob a forma de S.A., onde o Estado detm o controle acionrio, ou seja, pelo menos 51% do Capital com direito a voto. Deve realizar atividades de utilidade pblica, de natureza tcnica, industrial ou econmica, outorgada pelo Estado a uma organizao empresarial privada, como a sua participao no capital e na direo, tornando-a mista. Exemplos:

nvel da Unio: Petrobrs Petrleo Brasileiro S.A.; Banco do Brasil S.A.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

nvel do Estado - CAERD-RO

nvel do Municpio: PRODAM CIA de Processamento de Dados do Municpio de SP.

FUNDAES Entidades de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio, criada por lei, escritura pblica e estatuto registrado e inscrito no Registro Civil das PJ, com objetivos de interesse coletivo, geralmente educao, ensino, pesquisa, assistncia social, etc.; com a personalidade de bens pblicos, sob o amparo e controle permanente do Estado. Embora constituda para prestar servio de utilidade pblica, no perde sua caracterstica privada, mas se coloca como ente auxiliar do Estado, e deste recebe recursos para a consecuo de seus fins estatutrios. No dispensam a fiscalizao institucional do Ministrio Pblico. Por receberem contribuies pblicas, devero prestar contas da gesto financeira ao rgo estatal incumbido dessa fiscalizao, o Tribunal de Contas. Exemplos: nvel da Unio: FUNAI Fundao Nacional do ndio (Assistncia Social); Fundao Universidade de Braslia (Ensino); Fundao Universidade Federal de Rondnia UNIR (Ensino).

nvel do Estado: Fundao de Amparo a Pesquisa do Estado de SP (Pesquisa).

nvel do Municpio: Fundao de Servios de Educao e Cultura (cultura); municpio de Governador Valadares MG. OBRIGATORIEDADE DA CONTABILIDADE PBLICA Devem, obrigatoriamente, praticar a contabilidade Pblica as entidades que compem a chamada administrao direta ou centralizada: o gabinete da Presidncia da Repblica e os Ministrios, em nvel federal; e o gabinete do Governador e as secretarias de Estado, em nvel estadual; e o gabinete dos Prefeitos e as secretarias, dependendo da organizao de cada Municpio, em nvel municipal; bem como toda a estrutura administrativa a eles subordinada. As Autarquias so tambm obrigadas, por serem regidas pelo direito pblico. A nova lei (101/00) de Responsabilidade Fiscal alcana todas as esferas de governo, UEDFM, compreendendo os rgos da administrao direta e indireta de todos os Poderes, inclusive autarquias, fundos, fundaes e empresas estatais dependentes.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

3 - ORAMENTO PBLICO
A CONCEITOS - um ato de previso de receita e fixao da despesa para um determinado perodo de tempo, geralmente, um ano, e constitui o documento fundamental das finanas do Estado, bem como da Contabilidade Pblica. - a previso de gastos com a manuteno das atividades estatais ou servios de interesse coletivo, com os investimentos destinados a execuo de projetos, com aquisio de bens patrimoniais necessrios ao aprimoramento da mquina administrativa, e com as transferncias destinadas manuteno e aprimoramento dos rgos da administrao indireta, num determinado exerccio financeiro; bem como, as provveis fontes financiadoras da gesto estatal. B CICLO ORAMENTRIO Compreende o perodo desde a elaborao da proposta oramentria at a Prestao de Contas com a aprovao do Tribunal de Contas. No se confunde com o exerccio financeiro que coincide como ano civil. C PROCESSO DE PLANEJAMENTO ORAMENTO No Brasil tambm conhecido como Sistema de Planejamento Integrado. Atendendo a mandamento constitucional (art. 165 da CF), consubstancia-se nos seguintes instrumentos: PLANO PLURIANUAL - PPA um plano de mdio prazo, atravs do qual procura-se ordenar as aes do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um perodo de quatro anos. A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS - LDO Tem a finalidade de nortear a elaborao dos oramentos anuais, de forma a adequ-los s diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica, estabelecidas no plano plurianual. Compreender as metas e prioridades da administrao pblica, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente; orientar a elaborao da lei oramentria anual; dispor sobre as alteraes na legislao tributria. LEI DE ORAMENTOS ANUAIS - LOA Para viabilizar a concretizao das situaes planejadas no plano plurianual e, obviamente, transform-las em realidade, obedecida a Lei de Diretrizes Oramentrias, elabora-se o Oramento Anual, onde so programadas as aes a serem executadas, visando alcanar os objetivos determinados. a parcela do Plano Plurianual que ser desenvolvida num exerccio financeiro e, que coincide com o ano civil.

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

A lei oramentria anual compreender: I O Oramento Fiscal referente aos poderes Executivos, Legislativo e Judicirio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; II O Oramento de Investimentos das Empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e III O Oramento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e rgos a eles vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico. No final deste captulo ser aprofundado o estudo da LOA inclusive com os ditames da LRF. D PRINCPIOS ORAMENTRIOS Na elaborao do oramento, alm de procedimentos recomendados por entidades nacionais, ou mesmo internacionais; h tambm alguns especficos regulamentados por legislao prpria, contemplando toada a sua trajetria elaborao, discusso, aprovao, execuo e controle, denominados de princpios oramentrios. A matria est disciplinada na CF 88, Seo II (dos Oramentos), artigos 165 e 169; e na Lei 4320/64. 1. PROGRAMAO: O oramento deve ter o contedo e a forma de programao. Ocorre da prpria natureza do oramento, que a expresso dos programas de cada um dos rgos do setor pblico. Programar selecionar objetivos que procuram alcanar, assim como determinar as aes que permitam atingir tais fins e calcular e consignar os recursos humanos, materiais e financeiros, para a efetivao dessas aes. 2. UNIDADE : O oramento deve ser uno, isto , cada unidade governamental deve possuir apenas um oramento. Os oramentos de todos os rgos autnomos que constituem o setor pblico devem-se fundamentar em uma nica poltica oramentria estruturada uniformemente e que se ajuste a um mtodo nico. necessrio que cada oramento se a ajuste ao princpio da unidade em seu contedo, metodologia e expresso. 3. UNIVERSALIDADE: O oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Ao elaborar o oramento, deve-se ter o cuidado de prever todos os gastos, bem como, todas as provveis fontes autorizadas que constituiro o Tesouro Pblico. Devero ser includos no oramento todos aspectos do programa de cada rgo, principalmente aqueles que envolvam qualquer transao financeira ou econmica. 4. ANUALIDADE: O oramento pblico deve ser elaborado e autorizado para um perodo determinado de tempo, convencionalmente de um ano. 5. EXCLUSIVIDADE: Devero ser includos no oramento, exclusivamente, assuntos que lhe sejam pertinentes; ou seja, deve-se evitar que s incluem na lei de oramento, normas relativas a outros campos jurdicos e que so estranhos previso da receita e da fixao da despesa para o prximo exerccio.

10

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

6. CLAREZA: O oramento deve ser expresso em forma clara, ordenada e completa. 7. PUBLICIDADE: O oramento pblico deve merecer ampla publicidade, por sua importncia e significao. Aps a devida aprovao do Poder Legislativo e sano pelo Executivo, transforma-se em projeto de lei (Proposta Oramentria) que deve ser publicada na imprensa oficial. 8. EQUILBRIO: O oramento dever manter equilbrio, do ponto de vista financeiro, entre os valores de receita e da despesa. Procura-se consolidar uma salutar poltica econmicafinanceira que produza a igualdade entre valores de receita e despensa, evitando desta forma dficit espirais, que causam endividamento congnito, isto , dficit que obriga a constituio de dvida, que por sua vez, causa o dficit. E FASES DA ELABORAO ORAMENTRIA 1. PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL a etapa preliminar da elaborao oramentria e consiste na definio das metas e diretrizes que o Governo pretende alcanar num determinado, perodo. Referindo-se apenas a um exerccio temos o Planejamento Anual; abrangendo mais de um exerccio temos o Planejamento Plurianual. Normalmente, no primeiro ano de Governo, o Chefe do Executivo desenvolve seu planejamento plurianual para cobrir toda sua gesto (Plano de Governo). 2. PROPOSTA ORAMENTRIA Com a apresentao da LDO, o Chefe do Executivo providencia, no prazo estipulado pela CF, a elaborao de seu plano anual de governo para o exerccio seguinte, que constituir na organizao pormenorizadas das metas governamentais propostas, dos programas a serem desenvolvidos, atravs da manuteno de servios j existentes e tambm da implantao de projetos destinados ampliao e/ou melhoria dos servios prestados populao, a natureza dos gastos a serem realizados, bem como, as fontes de recursos financeiros, para a apreciao do Poder Legislativo. Integram a Proposta Oramentria, a programao a cargo dos demais Poderes ou rgos integrantes da Estrutura Orgnica do Estado, que consiste dos seguintes elementos bsicos:

Mensagem Governamental

Projeto de Lei Oramentria: que traz o resumo dos valores projetados para cada rgo e das fontes de receita; as limitaes, as autorizaes e outros dispositivos atinentes fixao da despesa e estimativa da receita.

Demonstrativo da Fixao da Despesa Demonstrativo da Estimativa da Receita

3. APRECIAO PARLAMENTAR A CF estabelece os prazos para a remessa da Proposta Oramentria, pelo Poder Executivo, ao Legislativo. As pocas mais comumente determinadas nas Contas Magnas, situam-se entre 31/08 a 30/09 de cada ano; e tambm para a sua apreciao, pelo 11

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Parlamento, e restituio sano executiva e respectiva publicao que, geralmente, estabelecida a data limite de 30/11; o recesso parlamentar fica condicionado aprovao do processo oramentrio. 4. SANCO E PUBLICAO DA LEI ORAMENTRIA A CF fixa tambm o prazo mximo de 311/12 para a sano e publicao da Lei de Meios, pelo Chefe do Executivo. O Processo Oramentrio como vimos, apresenta datas para que cada Poder cumpra com sua obrigao; havendo omisso de um deles a CF define a atitude que o outro ter de tomar para que haja oramento no prximo exerccio. Se o Executivo no encaminhar a proposta at o ltimo dia estabelecido, o Legislativo dever decretar o oramento vigente para o exerccio seguinte; por outro lado, se o Parlamento no apreciar a matria oramentria e restitu-la, sano executiva, at a data prevista, o Chefe do Executivo promulgar e publicar a Lei Oramentria tal qual fora encaminhada. F - LEI ORAMENTRIA ANUAL - LOA 1- INTRODUO A Constituio de 1988 j evidenciava a integrao dos trs instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA que compem o sistema oramentrio. A Lei de Responsabilidade Fiscal veio ratificar essa integrao e reforar a necessidade de acompanhamento da execuo oramentria, como meio de realimentar o processo de planejamento. Nesse contexto, qual o papel da Lei Oramentria Anual no processo de planejamento? O PPA expressa o planejamento de mdio prazo, enquanto a LDO e a LOA o de curto prazo. A LDO define as metas de um exerccio e a LOA o instrumento do qual se viabilizam as aes governamentais. Portanto, atravs da LOA que a Administrao realiza o que foi planejado: as aes necessrias para atingir os objetivos e metas dentro de um exerccio fiscal, atravs da disponibilizao dos recursos financeiros necessrios s realizaes. As aes definidas no PPA so traduzidas na LOA, em programas de trabalho especficos, formulados pelos diversos rgos/entidades que compem a administrao dos recursos por regio. Este o papel do oramento proporcionar os meios para se atingirem os fins. A implantao da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a conseqente mudana de cultura oramentria trouxeram importantes modificaes de cunho metodolgico. Foram introduzidos elementos que evidenciam a transparncia das aes, permitindo que se avaliem resultados e custos, aprimorando o processo de elaborao dos instrumentos de planejamento. Esta mesma Lei determina que as despesas para criao expanso ou aperfeioamento da atividade governamental devero ser compatveis com o PPA, a LDO, alm de contar, na LOA, com dotao especfica suficiente, sob pena de serem consideradas irregulares e lesivas ao patrimnio pblico. Nesse contexto, deve estar sempre presente na elaborao do oramento o conceito de que a expanso das aes exige a respectiva indicao da fonte financiadora, seja ela por

12

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

aumento de recursos diretamente arrecadados ou pela substituio de outras aes, quando a fonte de financiamento for o Tesouro Municipal. Esse novo enfoque veio conferir maior racionalidade ao processo de alocao dos recursos pblicos e avaliao de sua aplicao, uma verdadeira reforma gerencial, com nfase em atribuies concretas de responsabilidades e rigorosa cobrana de resultados, aferidos em termos de benefcios para a sociedade. A mudana da classificao oramentria, constante da Portaria 42/99, a ser utilizada pelos municpios a partir de 2002, concorre para reforar a integrao dos instrumentos de planejamento. O Programa definido em nvel local como soluo especfica dos problemas pblicos a que se destina, o elo integrador entre o plano e o oramento. 2- LEGISLAO A elaborao e a execuo do oramento esto regulamentadas em diversos instrumentos legais: - na Constituio Federal de 1988, artigos 165 a 169, que estabelecem as normas gerais de gesto oramentria e financeira. Especialmente o 5, artigo 165, inova em relao s Constituies anteriores, ao dispor que a Lei Oramentria Anual compreender o oramento fiscal, o oramento de investimentos das empresas e o oramento da seguridade social; - na Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e inova ao promover o controle sobre o gasto pblico atravs do mecanismo de transparncia; introduz, ainda novos contedos Lei Oramentria Anual, alm dos j previstos na Constituio Federal e na Lei 4.320. 3- ROTEIRO DE ELABORAO 3.1- Contedo O documento final elaborado a partir do roteiro constante do item III.2 ser composto de acordo com as exigncias contidas na Constituio Federal, na Lei n 4.320/64 e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Contedos exigidos pelo artigo 165, 6 da Constituio Federal e pelos artigos 2 e 22 da Lei n 4.320/64.

Mensagem:

- exposio circunstanciada da situao econmica financeira; - demonstrativo da dvida fundada e flutuante, saldos de crditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigveis; - justificativa da poltica econmico-financeira do Governo; -justificativa da receita e da despesa, particularmente no tocante ao oramento de capital, com descrio sucinta dos principais projetos.

Projeto de Lei do Oramento integrado pelos seguintes documentos:

- texto do projeto de lei; - sumrio geral da Receita por fontes e da despesa por funo de governo; - quadro demonstrativo da Receita e da Despesa, segundo as categorias econmicas; - quadro discriminativo das receitas por fontes e respectiva legislao;

13

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

- quadro das dotaes por rgos de Governo e por Poder; - quadros demonstrativos da receita e planos de aplicao dos fundos especiais; - quadros demonstrativos da despesa na forma dos anexos 6 a 9 da Lei n 4.320/64; - quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do Governo, em termos de realizao de obras e de prestao de servios; Tabelas Explicativas, das quais, alm das estimativas de receita e despesa, constaro em colunas distintas e para fins de comparao:

- receita arrecadada nos trs ltimos exerccios anteriores queles em que se elaborou a proposta; - receita prevista para o exerccio em que se elabora a proposta; - receita prevista para o exerccio a que se refere a proposta; despesa realizada no exerccio imediatamente anterior; - despesa fixada para o exerccio em que se elabora a proposta; - despesa prevista para o exerccio a que se refere a proposta.

Descrio sucinta de cada unidade demonstrativa competncias e legislao pertinente a cada uma delas: neste item demonstra-se a estrutura organizacional da Prefeitura. Demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

3.2 Novos contedos introduzidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 5)

Anexo demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e mes constantes do Anexo de Metas Fiscais da LDO;

Demonstrativo de medidas de compensao a renncia de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; Reserva de contingncia constar da LOA, na forma, utilizao e montante definido na LDO, com base na receita corrente lquida. Ser reservada para atender passivos contingentes e outros riscos, e eventos fiscais imprevistos. So exemplos de passivos contingentes e eventos fiscais imprevistos: aes judiciais em curso relativas a dvidas trabalhistas de servidores, devoluo de impostos, encargos sociais no recolhidos, etc. Esse dispositivo veio, finalmente, disciplinar a utilizao da reserva de Contingncia que, at ento era utilizada para compensar emendas legislativas, durante o processo de discusso do oramento, ou para compensar crditos adicionais suplementares no decorrer do exerccio a critrio do gestor.

3.3 Contedos Adicionais A critrio da Administrao, outras tabelas explicativas podero ser acrescentadas o que, alm de facilitar a anlise, ir conferir maior transparncia s informaes apresentadas:

14

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

- tabela de cdigos que identificam as origens dos recursos que financiaro os diversos itens de despesas: recursos do Tesouro Municipal (receitas prprias, transferncias, receitas patrimoniais, etc.), FUNDEF, SUS, Convnios, Royalties do Petrleo, etc. - demonstrativo da aplicao na Manuteno e Desenvolvimento do Ensino; - demonstrativo da aplicao dos recursos transferidos pelo FUNDEF; - clculo da receita corrente lquida; - demonstrativo da despesa pessoal e encargos sociais/receita corrente lquida; - demonstrativo do n de vagas escolares existentes na Rede Municipal de Educao, por regio, se for o caso; - demonstrativo do n de leitos hospitalares ativos mantidos pela Prefeitura; - memria de clculo da estimativa de receita; - relao de beneficirios dos precatrios a serem pagos no exerccio; - demonstrativo do financiamento do pagamento de inativos e pensionistas: participao do Tesouro Municipal e de Contribuies dos servidores; - demonstrativo da base de clculo do limite mximo de despesas do Legislativo - Emenda Constitucional n 25; - demonstrativo da aplicao anual do Municpio em aes e servios de sade Emenda Constitucional n 29. 4- CLASSIFICAES ORAMENTRIAS O oramento apresentado de forma codificada. Sua leitura conduz identificao das prioridades governamentais, do nvel de responsabilidade pela aplicao dos recursos pblicos e do respectivo montante. So trs as classificaes oramentrias:

Classificao Institucional Classificao Funcional Portaria 42/99 Classificao da Receita e da Despesa Portaria n 163/2001

4.1- Classificao Institucional A classificao institucional identifica as unidades administrativas responsveis pela execuo da despesa, ou seja, os rgos que utilizam os recursos pblicos alocados ao oramento. Esta classificao fundamental para a definio de responsabilidades e para os processos de controle e avaliao de resultados da utilizao dos recursos. A classificao institucional deve acompanhar a estrutura administrativa da entidade pblica. Nem todos os setores aparecem em destaque no oramento. O critrio institucional mostra somente rgos e unidades oramentrias responsveis pela execuo de projetos e atividades. O artigo 14 da Lei n 4.320 define o conceito de unidade oramentria: Constitui unidade oramentria o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias. Usualmente esta classificao representada por 4 dgitos. Os dois primeiros representam o rgo e os dois subseqentes a unidade oramentria. Atravs deles, identifica-se o nvel diretamente responsvel pelo gasto oramentrio. A representao numrica destas responsabilidades ir compor o cadastro de

15

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

rgo/Unidade Oramentria, organizado pelo rgo central de planejamento e oramento. Exemplo:

A Secretaria de Obras e Servios Pblicos de um determinado municpio tem quatro unidades administrativas e quatro entidades vinculadas.

As unidades administrativas da secretaria seriam representadas pelas respectivas Unidades Oramentrias. Assim teramos: 15 Secretaria Municipal de Obras e Servios Pblicos 15.01 Gabinete do Secretrio 15.02 Coordenadoria Geral de Projetos 15.03 Coordenadoria Geral de Obras 15.04 Coordenadoria Geral de Conservao Para codificar as unidades oramentrias que representam as entidades de administrao indireta e fundacional, pode-se adotar estrutura idntica, mantendo-se os dois primeiros dgitos para identificar o rgo supervisor, a Secretaria a que esto vinculadas. A organizao do cadastro de rgos/Unidade Oramentria, poder-se- adotar a seguinte metodologia:

Unidades Oramentrias da administrao direta: numerao de 01 a 09.

Unidades Oramentrias da administrao indireta e fundacional: utilizar dezenas para indicar o tipo de vinculao autarquias (30), fundao (40), empresa (50).

Neste caso, se Secretaria de Obras e Servios Pblicos estiverem vinculadas uma autarquia, uma fundao e duas empresas, sua representao no oramento ser feita por: 15.31 Instituto de Geotcnica 15.41 Fundao Parques e Jardins 15.51 Companhia Municipal de Limpeza Urbana 15.52 Empresa Municipal de Urbanizao 4.2- CLASSIFICAO FUNCIONAL A nova regra estabelecida pela Portaria SOF n 42/99 representou significativo aperfeioamento em relao Portaria SOF n 09, em vigor at o presente exerccio para os municpios. A Portaria SOF n 09 definia Funes, Programas e Subprogramas de governo, de forma independente das peculiaridades locais. Era uma classificao que combinava dispositivos da Lei n 4.320/64 com o conceito de oramento-programa, que prev a identificao dos objetivos de cada programa de trabalho. Na realidade, esse hibridismo implicou numa certa despreocupao com os problemas regionais. Num pas de grande extenso territorial como o nosso e desigualdades regionais expressivas, a adoo de nomenclatura padronizada para os programas e subprogramas trazia grandes prejuzos transparncia do gasto pblico. Com a Portaria n 42/99, prevalece a viso local, em que cada esfera de governo passa a ter sua prpria estrutura de programas a partir do Plano Plurianual. Na Lei oramentria e nos documentos contbeis, as aes passam a ser identificadas por Funes, Subfunes, Programas, Atividades/Projetos/Operaes Especiais. 16

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Os projetos e atividades correspondem s aes previstas no PPA e na LDO. J as operaes especiais (despesas que no contribuem para a manuteno das aes de governo, como o pagamento da dvida pblica), embora no contidas no PPA, integraro a LOA em programas de trabalhos especficos. No artigo 1 e seus pargrafos, a Portaria n 42/99 define o conceito de Funo como o maior nvel de agregao das diversas reas de despesas que competem ao setor pblico e Subfuno como uma partio da Funo, que agrega determinado subconjunto de despesas. Institui, tambm, a funo Encargos Especiais para abrigar as despesas s quais no se pode atribuir um bem ou servio prestado populao como as relativas ao servio da dvida pblica. Esta nova codificao facilita a anlise dos gastos do governo, tornando mais transparente o objetiva a aplicao dos recursos. Sem dvida, um ganho em relao situao anterior, em que os gastos com Educao e Cultura, Sade e Saneamento, Assistncia e Previdncia, Habitao e Urbanismo apareciam em grupos, embora muitas vezes as duas componentes tivessem caractersticas e pblicos diversos. Em seu artigo 2 apresenta as definies clssicas de Programa, Projeto, Atividade, Operaes Especiais, assim resumidas: Programa instrumento da ao governamental que expressa a concretizao dos objetivos pretendidos, mensurados por indicadores estabelecidos no PPA;

Projeto instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolve aes limitadas no tempo, cujo produto concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao governamental;

Atividade instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolve aes contnuas, das quais resulta um produto que concorre para a manuteno da ao do governo;

Operaes Especiais no contribuem para a manuteno das aes do governo, no resulta em produto e no gera contraprestao direta de bens ou servios. A seguir, apresentamos exemplo da integrao do PPA com a LOA|, destacando como determinados programas estabelecidos no PPA sero codificados na LOA, segundo esta classificao funcional.

17

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Classificao Institucional Portaria 42 P ou A Cadastro de Aes

1702.08.243.0091.105 Implantao de oficinas de Iniciao profissional Projeto Programa: Ressocializao de Jovens em Situao De Risco Subfuno: Assistncia criana e ao adolescente Funo: Assistncia Social Coordenao de Assistncia Social Secretaria de Desenvolvimento Social Outro exemplo: Para ilustrar, tomamos como exemplo o Programa de Trabalho (Aquisio de Gneros Alimentcios e Preparo de Refeies para Alunos de Educao Infantil) 1603.12.306.0062.042-3.390.30.00 Onde: 1603 16 03 Classificao Institucional rgo Unidade Oramentria Secretaria de Educao Coordenao de Educao Infantil

12.306.0062 Classificao Funcional 12 306 006 2 Funo Subfuno Programa Atividade Educao Alimentao e Nutrio Manuteno e Revitalizao da Educao Infantil Aquisio de Gneros Alimentcios e Preparo de Refeies para Alunos de Jardim de Infncia

18

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

042 3.3.90.30.00 Classificao Econmica da Despesa 3 3 90 30 00 Categoria Econmica Grupo de Natureza de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento de Despesa A definir em nvel Local

Numerao da Atividade no Cadastro

Despesa Corrente Outras Despesas Correntes Aplicaes Diretas Material de Consumo

4.3 CLASSIFICAO ECONMICA DA RECEITA E DESPESA A verso mais recente desta classificao est detalhada na Portaria 163/2001. No caso da Receita, basicamente mantm as classificaes anteriores. RECEITA A receita Oramentria classificada de acordo com os diferentes atributos. Sua representao numrica utiliza oito dgitos, a saber: 1 dgito Categoria Econmica 1000 Receita Corrente 2000 Receita de Capital 2 dgito Subcategoria Econmica 1100 Receita Tributria envolve apenas os tributos 1200 Receita de Contribuies so as do tipo social e econmicas 1300 Receita Patrimonial oriunda da explorao econmica do patrimnio 1400 Receita Agropecuria explorao econmica de atividades agropecurias 1500 Receita Industrial derivada de atividades industriais 1600 Receita de Servios decorre de atividades de comrcio, transporte, comunicao, etc. 1700 Transferncias Correntes recursos financeiros recebidos de pessoas fsicas ou

19

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

jurdicas; ex. receita de convnios 1900 Outras Receita Correntes diversas no enquadradas nas classificaes anteriores 2100 Operaes de Crdito recursos de emprstimos para financiar investimentos 2200 Alienao de Bens resultado de vendas do Patrimnio 2300 Amortizao de Emprstimos devoluo de emprstimos concedidos 2400 Transferncias de Capital similar s Transferncias Correntes 2500 Outras Receitas de Capital outras no classificadas 3 dgito Fonte origem dos recursos, exemplificada por: 1110 Impostos 1120 Taxas 1310 Receitas Imobilirias 1910 Multas e juros de Mora, etc. 4 dgito Subfonte, exemplificada por: 1112 Imposto sobre o Patrimnio e a Renda 5 e 6 dgitos Rubrica, exemplificada por: 1112.02 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana 7 e 8 dgitos Sub-rubrica a critrio da esfera governamental EXEMPLO 1 = Receita Corrente 1100. = Receita Tributria 1110. = Impostos 1112. = Imposto sobre o patrimnio e a renda 1112.02 = Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana 1112.02.01 = Imposto sobre a propriedade predial urbana 1112.02.02 = Imposto sobre a propriedade territorial urbana DESPESA A classificao atual da despesa, segue os dispositivos dos artigos 12 e 13 da Lei n 4320/64, distinguindo duas Categorias Econmicas:

Despesas Correntes

20

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Despesas de Capital Despesas Correntes

Essas categorias so desdobradas em subcategorias, conforme abaixo: - Despesas de Custeio - Transferncias Correntes

Despesas de Capital

- Investimentos - Inverses financeiras - Transferncias de Capital Estes desdobramentos aprofundam-se identificando os elementos de despesa, como por exemplo:

Despesas de Custeio: Pessoal, Material de Consumo, Servios de Terceiros Encargos, etc Investimentos: Obras e Instalaes, Equipamentos e Material Permanente, etc.

A elaborao do oramento 2002 dever seguir a codificao da Portaria interministerial n 163, de 4 de maio de 2001. A portaria 163 cria o grupo de despesa e a modalidade de aplicao. Esta media visou uniformizar procedimentos da Unio, dos Estados e Municpios para consolidar as Contas Pblicas Nacionais, conforme dispe o artigo 51 da Lei Complementar 101/2000. Assim, nos termos da Portaria 163/2001, em Anexo, para a classificao da despesa devem ser analisados:

a categoria econmica o grupo de despesa despesas com as mesmas caractersticas de aplicao;

a sua modalidade de aplicao, ou seja, se ela vai ser realizada diretamente por rgos e entidades da mesma esfera do governo, possibilitando a eliminao da dupla contagem dos recursos transferidos; elemento de despesa identificao do objeto do gasto.

EXEMPLO: Dotao consignada no oramento de uma autarquia para aquisio de material de consumo: 3.3.90.30.00 3 Categoria Econmica: Despesa Corrente 3 Grupo de Natureza de Despesa: Outras Despesas Correntes 90 Modalidades de Aplicao: Aplicaes Diretas 30 Elemento de Despesa: Material de Consumo 00 Devero ser desdobrados em nvel local para melhor identificar o gasto final, alm de facilitar o controle de custos: material de limpeza, material de escritrio, etc.

Codificao antiga:

21

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

3.1.1.1 Categoria Econmica Despesa Corrente Despesa de Custeio Despesa de Pessoal Vencimentos a Vantagens Fixas

Codificao Nova:

3.1.90.11 Categoria Econmica Despesa Corrente Grupo: Pessoal e Encargos Modalidade de aplicao: Direta Elemento: Vencimentos e Vantagens

Fixas

Pessoal

Civil

4 - INTRODUO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL


1. O QUE LRF Lei complementar n 101 04/05/00 1.1 A LRF uma lei complementar, que se destina a regulamentar a CF, na parte da tributao e do Oramento (Ttulo VI, cujo captulo II, estabelece as normas gerais de finanas pblicas). 2. OBJETIVOS DA LRF 2.1. Estabelecer Normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. 2.2. Ao planejada e transparente; 2.3. Preveno de riscos de desvios que afetam o equilbrio das contas pblicas; 2.4. Garantia de equilbrio nas contas, via cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas, com limites e condies para a renncia de receita e a gerao de despesas com pessoal, seguridade, dvida, operaes de crdito, concesso de garantia, e inscrio em restos a pagar. 3 - QUATRO PILARES DA LRF 3.1. PLANEJAMENTO 3.2. TRANSPARNCIA 3.3. CONTROLE 3.4. RESPONSABILIDADE 4. DOZE PONTOS 4.1 - Ao Planejada e transparente 4.2 - Preveno de riscos e correo de desvios; 22

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

4.3 - Equilbrio das contas pblicas; 4.4 - Cumprimento das metas de resultados entre receitas e despesas; 4.5 Obedincia a limites, visando o equilbrio das contas pblicas; 4.6 Condies no que tange renncia de receitas; 4.7 Condies no que tange a gerao de despesas com pessoal; 4.8 Condies no que tange a gerao de despesas com seguridade social; 4.9 Condies no que tange a gerao de despesas com as dvidas consolidada e mobiliria; 4.10 Condies no que tange a operao de crdito 4.11 Condies que tange a concesso de garantias; 4.12 Condies no que tange inscrio em restos a pagar. 5. AGENDA POSITIVA 5.1 Providenciar os anexos e demonstrativos a serem agregados aos oramentos (arts. 4 e 5 da LRF); 5.2 Cumprimento das metas fiscais (verificao e acompanhamento art. 9 da LRF) 5.3 Providncias relativas despesa total com pessoal (arts. 18 a 23 da LRF); 5.4 Providncias relativas a Divida Consolidada (arts. 30 e 31 da LRF); 5.5 Providncias relativas a prestao de contas (arts. 51, 1 da LRF); 5.6 Providncias relativas aos relatrios (arts. 52 a 54 da LRF); 5.7 Providncias no que tange ao aumento de despesa, abertura de licitao e desapropriao (arts. 15 e 16 da LRF). 6. AGENDA NEGATIVA (vedaes e restries) 6.1 No contratar AROs (art. 38. da RF e Res. 78/98 do Senado Federal); 6.2 No aumentar despesa com pessoal (art. 21 da LRF); 6.3 No contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida no mandato (art. 42 da LRF); 6.4 No deixar parcelas de despesa para serem pagas no exerccio seguinte, sem disponibilidade de caixa (art. 42 da LRF e 167, II da CF/88); 6.5 No consignar na LOA, investimentos com durao superior a um exerccio, sem previso no PPA (art. 5, 1 da CF/88); 6.6 No consignar, na LOA e nos crditos adicionais, novos projetos, quando haja projetos em andamento e despesas de conservao do patrimnio (art. 45 da LRF). 7 SANES INSTITUCIONAIS 7.1 No realizar operaes de crdito; 7.2 No receber garantias de outro ente; 7.3 No receber transferncias voluntrias (arts. 23, 3; 31, 1, incisos I e II, art. 31 3, e art. 51, 2 da LRF).

23

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

8 SANES PENAIS (Lei 10.028 de

19.10.2000

Lei

de

Crimes

Fiscais).

9 - A PREFEITURA e a LRF PODE - NO PODE - TEM QUE TEM QUE: Gastar somente o que se arrecada no ms. Se uma famlia tem uma despesa mensal maior que o salrio, aumenta a dvida todo o ms. Assim ERA o poder pblico. Mesmo sem dinheiro, ia atendendo necessidades. Por isso, a dvida pblica, hoje, astronmica. A partir da Lei, a gastana acabou. TEM QUE: Prestar contas do que arrecadou, onde gastou e o que fez.

Publicar mensalmente o balancete pela internet.

Enviar o balancete a cada 4 meses para o Tribunal de Contas do Estado, e, anualmente, enviar o Balano Geral A cada ano, em Abril, enviar o balano ao Tribunal de Contas da Unio Divulgar, tambm, a Cmara de Vereadores, ao Ministrio Pblico e populao. Prestar contas atravs de Audincias Pblicas.

TEM QUE: Cobrar em dia os Impostos Municipais: IPTU, ISS, Alvars, Contribuio de Melhoria, etc. Se a prefeitura no cobrar os tributos de sua competncia, o Municpio no poder fazer convnios nem receber transferncias do Estado e da Unio. TEM QUE: Investir, no mnimo 9% na rea de Sade em 2001 acrescendo 2% ao ano at atingir 15% em 2004, 25% em Educao e 1% com o PASEP. Se no cumprir esses ndices, a Prefeitura no poder receber repasses dos Governos Estadual e Federal. Alm disso, o Prefeito e o Secretrio da rea pagaro multa de 30% do seu salrio anual. TEM QUE: Fazer obras exclusivamente de interesse coletivo.

Essas obras precisam ser aprovadas no PPA, LDO e LOA.

Se o Prefeito fizer despesas que no constem nessas leis, pagar multa de 30% da soma do seu salrio anual e perder o mandato. 24

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

TEM QUE: Remeter para a Cmara a estimativa da receita e da despesa a cada 4 meses.

TEM QUE: Gastar no mximo, 54% do total arrecadado no ms com a Folha de Pagamento do Pessoal da Prefeitura e 6% com subsdios de Vereadores e Servidores da Cmara. PODE: Criar cargos em Comisso (confiana) somente para funes de direo, chefia e assessoramento. As demais funes s podero ser exercidas por pessoas concursadas. A PREFEITURA NO PODE NO DEVE NO PODE: Aumentar despesas sem aumentar a arrecadao. Mesmo que as estradas estejam ruins, as mquinas quebradas, ou remdios estejam faltando nos postos de sade, no possvel alugar ou consertar mquinas, comprar remdios, bem como trabalhar horas extras, sbados, domingos ou feriados, se no tiver o dinheiro para o pagamento desses servios. Fazer agora, para resolver o problema e s pagar quando possvel, nunca mais. NO PODE: Gastar mais do que arrecada. Aqui, entra o sistema de gerenciamento da dona de casa. No possvel comer carne de primeira todos os dias e ficar devendo no aougue. A despesa precisa adequar-se receita. Se no tiver o dinheiro, ter que fazer de forma mais barata ou no fazer. NO PODE: Pagar passagens, exames, cirurgias, medicamentos, funerais, fora dos programas da rea Social e da Sade. A regra eliminar os favores pessoais e s atender a interesses coletivos. A Lei acaba com todo e qualquer privilgio. A rea social da Prefeitura detecta se o cidado carente. Em caso positivo, ele tem que ser enquadrado nos programas de interesse coletivo, de forma que todo o cidado nas mesmas circunstncias possa receber o mesmo benefcio. Acabou a mordomia. Contas de Luz, gua, Impostos, Mudanas, etc, nem pensar, sob pena do Prefeito perder o mandato. NO PODE: Repassar verbas, combustveis, reforma de carros, ceder funcionrios ou pagar aluguel para outros rgos governamentais. Para que excees possam ser implementadas, necessrio: 25

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Convnio explcito, relatando condies, valores, tempo, etc. Aprovao pela Cmara de Vereadores. Constar das leis: PPA, LDO e LOA.

Se esse convnio provocar aumento da despesa, ser necessrio comprovar o aumento de receita, devendo ser compatvel com a despesa. Essa regra vale para todos os nveis de governo, inclusive o legislativo e o Judicirio. Cada rgo tem seus compromissos e oramento prprio, para cobrir suas prprias despesas. Ningum mais poder culpar o Prefeito pela falta de condies de atendimento em outras reas, inclusive na Segurana, que um dever Constitucional do ESTADO e da UNIO. NO PODE: Conceder descontos bem como iseno do IPTU, ISS, ALVARS e Contribuio de Melhoria. A Prefeitura precisa arrecadar, para fazer. No passado, muitas pessoas pediam ao Prefeito obras, servios e iseno ou diminuio de impostos. A no ser que o Prefeito tenha a frmula do MILAGRE, isso acabou. A Prefeitura tornou-se uma espcie de Condomnio, Cooperativa ou Clube. Se o associado contribuir, possvel executar. Caso contrrio, ter que esperar at a disponibilizao dos recursos. Voc pode at achar que no... Mas que mudou o jeito de administrar... Mudou... NO PODE: Contratar novos funcionrios permanentes, sem concurso. Para evitar privilgios polticos e contrataes desnecessrias. NO PODE: Fazer convnio com o Estado ou com a Unio, sem ter planejado no PPA, LDO e LOA, tudo o que se pretende; -Sem provar que os impostos municipais arrecadados no ms representem, no mnimo, 2.7% da receita total; -Sem provar que lanou e cobrou os impostos municipais; -Sem ter garantido a parte que cabe ao municpio em cada convnio. Por esses motivos, o Prefeito jamais poder abrir mo dos impostos que o municpio tem o direito de cobrar, sob pena de prejudicar todos os demais muncipes. NO PODE: Deixar dvidas para o prximo Prefeito pagar. J imaginaram se essa lei existisse antes? O Prefeito atual poderia assumir seu posto com o oramento inteirinho para investir. isso que vai acontecer no futuro. Quando o atual prefeito concluir o mandato, no poder deixar nenhuma dvida com fornecedores, os salrios devero estar pagos (inclusive o ms de Dezembro e o Dcimo Terceiro), bem como parcelas de antecipao de receitas e prestaes vencidas. Para iniciar 26

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

uma construo, o Prefeito precisa prever tudo em Lei e precisa disponibilizar dinheiro no caixa. Resumindo: S PODER GASTAR O QUE FOR ARRECADADO. NO PODE: Colocar mquinas da Prefeitura para aterrar lotes particulares, fazer tanques ou audes, estradas particulares, terraplanagens, etc . Essa possibilidade s existir, se a Prefeitura tiver programas especficos, com critrios claros, tendo todos os cidados os mesmos direitos. Se houver programas de incentivo ao agricultor, o programa deve dizer o que faz, o que no ser cobrado, o que ser cobrado e qual o benefcio que isso trar ao municpio. Outros programas de incentivo, como viao e urbanismo, devero seguir o mesmo ritual. Tudo deve ser acompanhado do planejamento para provar, que existem mquinas e equipamentos disponveis para atender a todos. NA EDUCAO: Os nibus s podero transportar alunos de 1 a 4 sries. Para transportar alunos de 5 a 8 sries, devero ter convnio com o Governo do Estado ou repasse do Salrio Educao. ESPORTES: Para transportar atletas e custear despesas, somente se as competies forem oficiais e previstas em Lei. Em todos esses casos, ter que haver disponibilidade de recursos, programas muito bem explicados e aprovados pela Cmara de Vereadores, constando, sempre, no PPA, LDO e LOA, e ainda, convnios devero ser feitos. NO PODE: Ceder veculos, como caminhes ou nibus, para viagens, mudanas ou excurses particulares, inclusive no que diz respeito a entidades. 10 - TRANSGRESSES LRF E SUAS PUNIES Para cada transgresso, j existe uma pena definida em Lei No demonstrar e avaliar, no prazo, o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audincia pblica Cassao de Mandato No realizar a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os impostos da sua competncia Cassao de Mandato. Gerar despesas ou assumir obrigaes que no atendam o disposto na Lei -Priso de 1 a 4 anos. Exceder o limite da despesa total com pessoal, por poder, em cada perodo de apurao Cassao do Mandato.

27

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Realizar a transferncia de recursos ao setor privado, sem autorizao por Lei especifica, no oramento ou em crditos adicionais .- Priso de 1 a 4 anos. Comprometer os custos ou os resultados de programas, bem como praticar irregularidades na gesto oramentria - Cassao do Mandato. No divulgar o PPA, a LDO, a LOA, as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio - Cassao do Mandato. No disponibilizar ao pblico as contas, no prazo estabelecido - Cassao do Mandato. No obedecer s normas de contabilidade pblica, no constante da Lei de Responsabilidade Fiscal, para a escriturao das contas - Cassao do Mandato. No publicar o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, no prazo estabelecido Cassao do Mandato. Deixar de divulgar ou enviar ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas, o Relatrio de Gesto Fiscal, nos prazos estabelecidos em Lei Multa de 30% dos vencimentos anuais. Desapropriar imvel urbano, sem a justa indenizao ou depsito judicial do valor da indenizao - Cassao do Mandato. Contrair obrigao de despesa, que no possa ser paga com recursos do mandato Priso de 1 a 4 anos. Popularidade voc perde e depois reconquista. Credibilidade. Uma vez perdida voc no recupera mais.

28

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

5 - GESTO ORAMENTRIA E FINANCEIRA


(RECEITA E DESPESA PBLICA) 1. RECEITA PBLICA Representa as operaes de ingressos, efetivos (Liquido Certo) ou em potencial (Dvida Ativa), de recursos financeiros nos cofres pblicos. Classifica-se em: Receita Oramentria e Receita Extra-Oramentria. Ver artigos 9,10 e 11 da lei 4.320/64.

2. RECEITA ORAMENTRIA a consubstanciada no oramento pblico, consignada na Lei Oramentria, cuja especificao dever obedecer a descrio constante do Anexo n 3, da Lei n 4320/04. CLASSIFICAO ECONMICA DA RECEITA ORAMENTRIA (VIDE ORAMENTO PBLICO) A receita oramentria classificada em Categorias Econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. RECEITAS CORRENTES: So as que no se originam da alienao de um bem de capital, no estejam na lei, definidas como de capital e estejam por ato do poder pblico vinculadas a uma defesa corrente (transferncia corrente do poder). Exemplo: O IMPOSTO Receita corrente, porque no se origina de qualquer bem de capital, mas de obrigao social dos cidados de contriburem para manuteno da atividade pblica, e o produto de sua arrecadao no est vinculado a uma despesa de capital. Receitas Correntes Vnculo Despesas Correntes (imposto) (salrios dos servidores) RECEITAS DE CAPITAL: So as que provm da alienao de um bem de capital, as que estejam na lei, definidas como operaes de capital obteno de emprstimos - , recebimento das amortizaes de emprstimos concedidos e os que estejam, por ato do poder pblico, reinvinculadas a uma operao de capital (Transferncias de Capital). Receitas de Capital Vnculo Despesas de Capital (Operaes de Crdito) (Obras e Instalaes).

29

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

3. ESTGIOS DA RECEITA ORAMENTRIA a) PREVISO: Representa a expectativa de realizao das receitas estimadas na fase da elaborao do oramento. Corresponde aos valores que a lei do oramento consignar, pois so estimativas de receitas que se originam de estudos de previso, antes de comporem o projeto de lei oramentria. b) LANAMENTO: Procedimento ou ato administrativo em que a autoridade competente, adotando parmetros como a alquota, base de clculo, e outros deferidos em leis ou regulamentos, estipula o valor do Crdito Tributrio, a poca de sua exigibilidade, a forma de pagamento ou parcelas etc. c) ARRECADAO: caracterizada pelo recebimento do crdito pblico, lanado ou no, devida pelo contribuinte, atravs dos Agentes Arrecadadores (reparties pblicas, bancos credenciados, correios, etc.). Nesta etapa o numerrio arrecadado est em trnsito e no pode ser usado para realizar pagamentos. d) RECOLHIMENTO: Consiste no repasse do numerrio recebido pelos agentes arrecadadores no Tesouro, completando o ciclo do processo de realizao da receita.

4. DVIDA ATIVA Constituem as importncias relativas a tributos, multas e crditos da Fazenda Pblica, lanados mas no recebidos no prazo de vencimento a partir da data de sua inscrio. DVIDA ATIVA TRIBUTRIA o crdito da Fazenda Pblica dessa natureza, proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas. DVIDA ATIVA NO TRIBUTRIA: so os demais emprstimos compulsrios, contribuies, multas de qualquer origem ou natureza, exceto as tributrias; aluguis, custos processuais, indenizaes e outras obrigaes legais. Os crditos mencionados, exigveis pelo transcurso do prazo de pagamento, sero inscritos como Dvida Ativa, em registro prprio, e a respectiva receita ser escriturada a esse ttulo somente no exerccio em que forem arrecadadas. 5. RECEITA EXTRA-ORAMENTRIA a que no consta do oramento e compreende as entradas em dinheiro ou crditos de terceiros, de que o Estado devedor como simples depositrio. No depende de autorizao legislativa para sua arrecadao. Sua realizao no se vincula execuo do oramento, nem constitui renda do Estado, que apenas depositrio desses valores. classificada em contas financeiras adequadas, existentes no plano de contas da entidade. O valor recebido constitui sim, receitas, mas, em contrapartida constitui passivo exigvel e, como tal, ser restitudo quando, de direito, for reclamado. Exemplo: consignaes em folha de pagamento e salrios no reclamados. O INSS quando retido na folha de pagamento, Receita ExtraOramentria para Municpios e Estados.

30

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Quando so pagos ou recolhidos aos cofres da Previdncia que detm a competncia tributria desse tributo, nesse momento Municpios e Estados tm a chamada Despesa Extra-Oramentria. A receita arrecadada pela Previdncia referente ao INSS constitui Receita Oramentria. 6. A RECEITA PBLICA E A LRF O artigo 11 da LRF assim escreve: Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da federao.

a) DESPESAS CORRENTES que so os gastos de natureza operacional, realizados pela administrao pblica, para a manuteno e o funcionamento dos seus rgo. PESSOAL E ENCARGOS: JUROS E ENCARGOS DA DIVIDA: OUTRAS DESPESAS CORRENTES: b) DESPESAS DE CAPITAL que so gastos cujo propsito o de criar novos bens de capital ou mesmo adquirir bens de capital j em uso, que so respectivamente investimentos e inverses financeiras, e que constituiro incorporaes ao patrimnio pblico. Incluem tambm neste grupo as transferncias de capital que so dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar. INVESTIMENTOS: INVERSES FINANCEIRAS: AMORTIZAO DA DVIDA: ESTGIOS DA DESPESA ORAMENTRIA a) FIXAO etapa em que so fixados os valores para a Despesa Oramentria por ocasio da elaborao do Oramento, onde so fixadas as dotaes ou os crditos oramentrios que devero ser aprovados pelo legislativo para a execuo desses valores no prximo exerccio. b) LICITAAO - so procedimentos administrativos destinados a selecionar, entre fornecedores qualificados, aquele que apresentar proposta mais vantajosa para a Administrao. A legislao sobre Licitaes e Contratos da Administrao Pblica (Lei n 8.666/93) especfica as obrigatoriedades de valores de despesas que devero ser licitadas. c) EMPENHO o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado uma obrigao de pagamento. Uma vez autorizado e emitido o empenho (Nota de Empenho), fica criada a obrigao de pagamento do Estado.

31

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

d) LIQUIDAO consiste na verificao do direito adquirido do credor e tem por fim apurar: a origem e o objeto do que se deve pagar; a importncia a pagar; e a quem se deve pagar, para extinguir a obrigao. Ter por base: contrato; a Nota de Empenho; e comprovantes da entrega dos materiais ou da prestao dos servios. PAGAMENTO ato onde o poder pblico faz a entrega do numerrio correspondente, recebendo a devida quitao. RESTOS A PAGAR A Lei 4320/64 assim define: Artigo 36 Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas. RESTOS A PAGAR DE DESPESAS PROCESSADAS so aqueles que, cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez fornecem o material, prestou o servio ou ainda executou a obra, e a despesa foi considerada liquidada por ter sido cumprido o 3 estgio correspondente liquidao, faltando apenas o pagamento. Verifica-se que a despesa processou-se at a liquidao e em termos oramentrios foi considerada despesa realizada faltando apenas o ltimo estgio do pagamento. RESTOS A PAGAR DE DESPESAS NO PROCESSADAS so aquelas cujo empenho foi emitido, porm o objeto adquirido no foi entregue, ou a prestao de servio no foi ainda efetuada e, portanto, no atingiu o 3 estgio da liquidao. Por conseguinte a despesa no est realizada, porque no passou do estgio da liquidao. A LRF trata dos Restos a Pagar no artigo 42: vedado ao titular de Poder ou rgo referido no art.20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. DVIDA PBLICA So os compromissos assumidos pela administrao pblica, acrescidos dos encargos de juros e demais despesas legalmente contratadas. No se baseiam somente nos emprstimos, mas tambm nas dvidas constitudas, provenientes de depsitos, como canes, fianas, consignaes, etc. resduos passivos (restos a pagar) e outras ocorrncias da mesma natureza. DVIDA FUNDADA OU CONSOLIDADA - representada pelos compromissos internos ou externos, assumidos pela administrao pblica, a longo prazo, com estipulao de condies especficas de pagamento, envolvendo juros e garantia por ttulos governamentais ou contratos. DVIDA FLUTUANTE OU ADMINISTRATIVA restringe-se rea Nacional e seu resgate sempre programado a curto prazo. Compreende: toda receita Extra-Oramentria, os restos a pagar e os dbitos de tesouraria.

32

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

CRDITOS ADICIONAIS Os recursos para execuo dos programas de trabalho do governo so especificados atravs dos Crditos Oramentrios ou Dotaes fixados pelo Executivo e aprovados pelo Legislativo no Oramento anual. Tais recursos ou crditos podem tornar-se insuficientes ou no constar na Lei Oramentria, da a necessidade de abrirem-se crditos adicionais durante a execuo oramentria no exerccio financeiro. Ento, Crditos Adicionais so autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Oramento. A Classificam-se em:

CRDITOS SUPLEMENTARES que se destinam a reforar a dotao oramentria que se tornou insuficiente durante a execuo oramentria, e objetivam a correo de erros de oramentao.

CRDITOS ESPECIAIS que se destinam a atender despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica, ou seja, sua ocorrncia indica a existncia de erros de planejamento. CRDITOS EXTRAORDINRIOS destinados ao atendimento de despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra ou calamidade pblica. B AUTORIZAO E ABERTURA Todos os crditos adicionais so abertos por Decreto do Executivo. Mas os crditos Especial e Suplementar dependem da prvia autorizao legislativa e de indicao dos recursos disponveis que compensaro a abertura dos respectivos crditos. Os crditos Extraordinrios, pela prpria urgncia que os motiva, no comportam autorizao legislativa prvia. C INDICAO DE RECURSOS COMPENSATRIOS PARA A ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS I Supervit financeiro apurado em Balano Patrimonial do exerccio anterior; II Provenientes de excesso de arrecadao; III Resultantes da anulao parcial ou total das dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei; IV Produto de operaes de crdito autorizada, em forma que, juridicamente, possibilite o Executivo realiz-las. OBSERVAES * A CF 88 veta a realizao por qualquer dos poderes, de despesas que excedam os crditos oramentrios e adicionais. QUADRO RESUMO Classificaes Conceito

Caractersticas

Observaes

33

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Suplementares

So autorizaes para reforo de dotaes oramentrias que, por qualquer motivo, tornaram-se insuficientes durante a execuo do oramento

Autorizados por lei, admitindo-se a autorizao na prpria lei oramentria, abertos por decreto do Executivo, com indicao dos recursos que compensaro a abertura dos respectivos crditos e tero sempre a mesma vigncia da dotao suplementada.

Os crditos adicionais suplementares e especiais dependem da existncia de recursos disponveis e descomprometidos, na forma do que dispe o art. 43, e incisos da Lei n 4320/1964.

Especiais

So autorizaes que visam Autorizados sempre por lei incluso de dotaes para especfica, abertos por decreto do atendimento de novos executivo, com indicao dos programas, cujas despesas recursos que compensaro a deixaram de ser includas na lei abertura dos respectivos crditos, oramentrias. e tm vigncia at o final do exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses do exerccio , caso em que, havendo expressa disposio legal, podero ser reabertos, no limite de seus saldos.

34

Apostila: Oramento e Contabilidade Pblica

por

Prof Alexandre Freitas

Extraordinrios

So autorizaes para Pela excepcionalidade que os atendimento a despesas caracteriza, so abertos por urgentes e imprevisveis, como decreto do Poder executivo, as decorrentes de guerra, independente de autorizao revoluo ou calamidade pblica. legislativa prvia, que dele dar imediato conhecimento ao poder Legislativo, justificando as causas do ato, sem que haja a indicao dos recursos que compensaro a abertura dos respectivos crditos, e com a mesma vigncia dos crditos especiais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pblica na Gesto Municipal. So Paulo: Atlas,2002. CRUZ, Flvio da. et al. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada. So Paulo: Atlas, 2000. KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pblica: Teoria e Prtica. 6 ed. So Paulo: Atlas, 1998. MATIAS, Alberto Borges. Administrao Financeira Municipal. So Paulo: Atlas, 2000. REIS, Heraldo da Costa, JR, J. Teixeira Machado. A Lei 4320 Comentada. 29 ed. Rio de Janeiro: IBAM, 1998. SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2000. SILVA, Jair Cndido da., VASCONCELOS, Edlson Felipe. Manual de Execuo Oramentria e Contabilidade Pblica. Braslia-DF: Editora Braslia-Jurdica, 1997. SLOMSKI, Valmor. Manual de Contabilidade Pblica: Um Enfoque na Contabilidade Municipal. So Paulo: Atlas, 2001. Legislao Especfica Constituio Federal de 1988. Lei N 4.320/64 Lei N 101/00 - Lei de Responsabilidade Fiscal. Cdigo Tributrio Nacional. Lei N 8.666/93 Licitaes Pblicas.

35

You might also like