You are on page 1of 28

POLCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS

CURSO DE FORMAO DE SOLDADOS

Apostila de Orientao

CRISES GERENCIAMENTO DE CRISES

2011

Polcia Militar da Bahia


DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS

GERENCIAMENTO DE CRISES

Sandro do Nascimento, desempregado - vtima da sociedade - faz refm a professora Geisa F. Gonalves, no episdio que ficou conhecido como nibus 174. Rio de Janeiro em 12/06/2000.

Cap PM Jlio Csar Ferreira Santos Ten PM Jorge Ramos de Lima Filho

Agosto - 2011

Se voc conhece o inimigo e conhece a si mesmo, no precisa temer o resultado de cem batalhas. Se voc se conhece mas no conhece o inimigo, para cada vitria ganha, sofrer tambm uma derrota. Se voc no conhece o inimigo nem a si mesmo, perder todas as batalhas. Sun Tzu. 500 a.C.

Extrado do Livro A Arte da Guerra

Apresentao
O cenrio de violncia instalado e vivenciado pela sociedade brasileira nos ltimos anos, tem comprovado a necessidade cada vez maior do aprimoramento das instituies policiais e em especial dos seus profissionais. Com essa convico formada, partimos do pressuposto de que, combater a criminalidade de forma emprica, como j fora vivenciado no passado, j no possui mais espao em uma sociedade to exigente, consciente e ao mesmo tempo necessitada de respostas policiais eficientes e eficazes.

O processo evolutivo da violncia, da criminalidade e da inobservncia aos direitos humanos, impuseram, cada vez mais, as instituies policiais ao enfrentamento de ocorrncias que fujam da normalidade buscando conhecimentos tcnicos na sua resoluo. Desta forma, o entendimento passou a ser de que ocorrncias policiais desta natureza requerem um tratamento diferenciado e especializado.

Outro entendimento digno de registro mostra que no basta to somente aumentar o nmero de policiais nas ruas para que as pessoas se sintam seguras e tranqilas, necessrio sim, aumentar nas ruas a quantidade de policiais com preparo tcnico profissional. Essa , com toda certeza, a contextualizao mais evidente de que para o policial, no exerccio da sua funo, desempenhar seu mister com tranqilidade e autoconfiana, buscando a maior probabilidade de acerto, necessrio se faz capacit-lo de tal forma que ele tenha um leque, o mais amplo possvel, de alternativas tticas para a resoluo das ocorrncias com as quais ir se deparar.

Nas situaes que a interveno do aparato policial se faz essencialmente necessrio, o surgimento de uma crise bastante provvel, principalmente se ele surpreende um crime em andamento, tendo como reflexos imediatos, situaes onde pessoas so tomadas como refns, criando um verdadeiro impasse e colocando em risco o mais valioso bem que um ser humano pode ter, a vida.

Uma vez observados e pontuados tais situaes crticas, o Sistema de Defesa Social NorteAmericano, nas ltimas quatro dcadas, tm catalogado e estudado milhares de crises ocorridas nos Estados Unidos e, a partir desses estudos, estabelecendo condutas e noes de ao planejada para a Polcia no gerenciamento de eventos cruciais. Para a Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation), os fundamentos tericos servem de suporte para o atendimento de eventos cruciais, capacitando o policial na identificao, na classificao e na tomada de decises durante o processo. Por outro lado, no Brasil a doutrina sobre gerenciamento de crises um tema recente,

tendo o Delegado da Polcia Federal Roberto das Chagas Monteiro como sendo o primeiro profissional e estudioso a publicar uma apostila relacionada ao assunto na dcada de 1990.

O atendimento de ocorrncias de alto risco exige das instituies policiais muito mais que boa vontade, rusticidade e experincias acumuladas. No se pode admitir neste ramo de atuao, uma polcia amadorstica, emprica, sobretudo porque as aes como essas, ganham destaque nacional e porque no afirmar internacional e certamente os seus possveis erros tendero a serem submetidos divulgao, expondo as fragilidades encontradas nas instituies policiais.

O gerenciamento de crises, pela complexidade que se apresenta, como explica o TC PMTO Glauber de Oliveira Santos, "exige das instituies policiais formao e treinamento especiais, pessoas que atendam perfis especficos para cada atividade desenvolvida no teatro de operaes. (...) uma tarefa que implica na resoluo de problemas com base em probabilidades. Porm importante lembrar que no uma cincia exata, ou um processo rpido e de fcil soluo de problemas. Cada crise apresenta caractersticas nicas e exige, portanto, solues individualizadas que demandam cuidadosa anlise e reflexo".

Ten PMBA Jorge Ramos de Lima Filho

NDICE
Origem do Gerenciamento de Crises A Crise O Gerenciamento de Crises Caractersticas das Crises Objetivo do Gerenciamento de Crises Critrios de ao Classificao dos graus de risco Nveis de resposta Fases do processo de Gerenciamento de Crises FASE DA PR-CONFRONTAO FASE DA CONFRONTAO (RESPOSTA IMEDIATA ou AO) FASE DA PS-CONFRONTAO DE UM EVENTO CRTICO Alternativas tticas NEGOCIAO CARACTERSTICAS QUE DEVE TER O NEGOCIADOR OBJETIVOS DA NEGOCIAO TTICAS DE NEGOCIAO - Regras Bsicas TCNICAS NO-LETAIS O TIRO DE COMPROMETIMENTO (SNIPER) A INVASO TTICA Elementos de informaes Fontes de informao BIBLIOGRAFIA 06 06 09 11 12 12 13 14 15 15 17 21 21 22 22 23 23 23 24 25 25 26 27

Origem do Gerenciamento de Crises


A doutrina estudada e aplicada sobre Gerenciamento de Crises no Brasil, j vem sendo consolidada a praticamente duas dcadas recebendo um tratamento de carter cientfico nos EUA, estando atualmente o assunto consolidado em bases doutrinrias consistentes. Nas Academias de Polcia dos EUA, e em especial na Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation), o Gerenciamento de Crises tornou-se matria de to grande importncia, que ministrada tanto nos cursos de formao, como tambm, nos cursos de especializao e aperfeioamento de policiais. Podemos at afirmar que tal disciplina se apresenta como sendo essencialmente necessria na cartilha dos executivos de polcia daquele pas, fazendo com o que, o resultado de tal conscientizao sobre sua importncia, tm proporcionado uma padronizao no atendimento de ocorrncias em eventos cruciais.

A Crise
Primeiramente temos que entender que crise diferente de problema. um evento imprevisvel capaz de provocar prejuzos significativos a uma instituio e, consequentemente, aos seus integrantes. bem verdade que o termo crise sofreu um processo de banalizao nos ltimos anos. Raro ser o noticirio ou o jornal que no dispense a veiculao da palavra crise no seu contexto. O estudo etimolgico da palavra crise nos mostra o seu verdadeiro significado atual. O termo crise que possui variaes mnimas em muitos idiomas origina-se do grego krinein, que quer dizer decidir ou, mais apropriadamente, a capacidade de bem julgar. A primeira e muito apropriada aplicao do termo ocorreu na Medicina. Cumpre guardar essa noo, vlida tanto para Hipcrates, Pai da Medicina, na Grcia Antiga, quanto para os Encarregados da Aplicao da Lei nos dias atuais: na essncia do termo crise est uma qualidade mais arte do que cincia definida como a capacidade de bem julgar. Em diversos idiomas orientais, no h uma distino clara entre os conceitos de crise e oportunidade. No chins, o mesmo ideograma representa as duas idias e o tradutor ocidental certamente escolher o significado que lhe aparecer mais apropriado. Destarte, h uma lio prtica a observar: a crise no deve ser vista como algo apenas negativo. Todo momento de crise traz embutida a oportunidade de crescer, a oportunidade de rever conceitos e mtodos, enfim, a oportunidade de mudar o mundo. No gerenciamento de crises, este lado positivo do fenmeno, muita das vezes, o que perdurar da ao policial. Segundo Salignac (2001): A cincia poltica considera uma crise quando o Estado percebe uma brusca mudana na vida em sociedade, com teor manifestamente violento,

repentino e rpido, traduzindo-se em um momento perigoso ou difcil de um processo do qual deve emergir uma soluo. H uma crise quando a tranqilidade social est em dissonncia com a realidade percebida. Por outro lado, o fato que leva crise o que se denomina situao crtica. Parte-se da situao crtica para a crise, ou seja, o evento grave, difcil e perigoso aponta a crise.

O Gabinete de Segurana Institucional da Repblica Federativa do Brasil, utiliza a definio de crise como sendo: Fenmeno complexo, de diversas origens possveis, internas ou externas ao Pas, caracterizado por um estado de grandes tenses, com elevada probabilidade de agravamento e risco de srias conseqncias no permitindo que se anteveja com clareza o curso de sua evoluo. Gabinete de Segurana Institucional da Repblica Federativa do Brasil.

No contexto policial, a crise tambm conhecida como evento ou situao crucial e se mal administrada, pode macular a credibilidade e a imagem da instituio policial. Uma verdadeira manifestao violenta e imprevisvel do rompimento do equilbrio, da normalidade, enfim, da paz social. O Delegado da Polcia Federal Roberto das Chagas Monteiro, em uma de suas obras (1994), cita o conceito de crise adotada pela Academia Nacional do FBI, como sendo:

Um evento ou situao crucial que exige uma resposta especial da Polcia, a fim de assegurar uma soluo aceitvel. (grifo nosso) FBI

Destacamos a expresso resposta especial da Polcia para ressaltarmos que, segundo o FBI, a responsabilidade de gerenciar e solucionar as situaes cruciais so exclusivamente das instituies policiais e a expresso soluo aceitvel, para mostrar e ao mesmo tempo chamar a ateno que no utilizando qualquer forma ou qualquer mtodo que resolvemos um evento crucial, pois, por mais simples que seja a soluo para uma crise, dever necessariamente possuir uma soluo aceitvel em todos os segmentos da sociedade, seja no segmento moral, poltico, tico e at mesmo no segmento religioso. Para o Gabinete de Gerenciamento de Crises GCRISES da Polcia Militar do Cear, o conceito de crise se apresenta como sendo:

Todo o incidente ou situao crucial no rotineira, que exija uma resposta especial da Polcia, em razo da possibilidade de agravamento conjuntural, inclusive com risco de vida para as pessoas envolvidas, e que possa manifestar-se atravs de motins em presdios, assaltos a bancos com refns, seqestros, atos de terrorismo, tentativas de suicdio, ocupao ilegal de terras, bloqueios de estradas, dentre outras ocorrncias de vulto, surpreendendo as autoridades e exigindo uma postura imediata das mesmas, com emprego de tcnicas especializadas. GCRISES da PMCE

O conceito de crise desenvolvido e aplicado pela Polcia Militar do Estado da Bahia, nos mostra o balizamento oriundo do conceito formulado pelo FBI, ento vejamos:

Fenmeno scio-poltico-administrativo que possui natureza crucial e necessita de uma interveno especial dos rgos que compem o Sistema de Defesa Social, coordenados pela Polcia, objetivando abordlo, entend-lo e solucion-lo de forma a preservar vidas humanas. PMBA

Uma crise um problema de certa gravidade e urgncia que os rgos que compem o Sistema de Defesa Social, devem identific-lo, entend-lo e juntos buscarem solues aceitveis objetivando sempre preservar vidas humanas e aplicar a Lei. Definido o que seja crise no contexto policial, torna-se conveniente e importante registrar alguns exemplos de crises, em que os rgos que compem o Sistema de Defesa Social do Estado tero que dar uma resposta especial: - Assalto com tomada de refns. - Seqestro de pessoas. - Rebelio em Estabelecimentos Prisionais. - Assalto a bancos com refns. - Atos de terrorismo. - Ameaa de bombas. - Tentativas de suicdio. - Invaso de terras. - Capturas de fugitivos.

O Gerenciamento de Crises
A crise, uma vez instaurada, exigir dos rgos que compem o Sistema de Defesa Social do Estado, uma resposta imediata que acontecer atravs do gerenciamento. Como nos ensina o Ten PMES Irio Doria Junior (SENASP 2007), o Gerenciamento de Crises por sua vez pode ser descrito, como uma metodologia, que se utiliza, muitas vezes, de uma seqncia lgica para resolver problemas que so fundamentados em possibilidades. Devemos observar que o Gerenciamento de Crises no uma cincia exata, pois cada crise apresenta caractersticas exclusivas, exigindo, solues particulares, que exigem uma cuidadosa anlise e reflexo. O Gerenciamento de Crises pode ser descrito como um processo racional e analtico de resolver problemas baseados em probabilidades. A Academia Nacional do FBI conceitua o Gerenciamento de Crises, da seguinte forma:

Gerenciamento de Crises o processo de identificar, obter e aplicar os recursos necessrios antecipao, preveno e resoluo de uma crise. (grifo nosso)

FBI
Importante ter destacado do conceito de Gerenciamento de Crises formulado pelo FBI, as expresses antecipao e preveno, pois, no primeiro momento, pode causar estranheza o conceito ora firmado e consolidado pelo FBI e uma das caractersticas da crise, a imprevisibilidade. Para que se possa entender melhor as supostas incoerncias, primeiramente teremos que fazer o seguinte questionamento: como pode um evento crucial, ou seja, uma crise, ter como uma de suas caractersticas a imprevisibilidade e no conceito de gerenciamento de crises, formulado pelo FBI, possuir a expresso antecipao e preveno, ou seja, como se antecipar ou prevenir algo que imprevisvel? Simples! Fazendo o que estamos neste momento, ou seja, estudando, construindo, firmando a doutrina sobre Gerenciamento de Crises, enfim, ao nos prepararmos tcnica e profissionalmente, j estamos fazendo parte desta antecipao. Da mesma forma que, supondo que eu trabalhe num Estabelecimento Prisional e o simples fato de estar preparando um plano de contingncia, j faz parte desta preveno to bem preconizada no conceito formulado pelo FBI. O Gabinete de Gerenciamento de Crises GCRISES da Polcia Militar do Cear considera o Gerenciamento de Crises, como sendo:

Considera-se Gerenciamento de Crises o processo eficaz de se identificar, obter e aplicar, de conformidade com a legislao vigente e com o emprego das tcnicas especializadas, os recursos estratgicos, adequados para soluo de crise, sejam medidas de antecipao,

10

preveno

e/ou

resoluo,

fim

de

assegurar

completo

restabelecimento da ordem pblica e da normalidade da situao. GCRISES da PMCE

No obstante o conceito de Gerenciamento de Crises formulado pelo FBI, a Polcia Militar do Estado da Bahia, em consonncia com a doutrina norte-americana, define Gerenciamento de Crises sendo:

O processo de gesto poltica, estratgica, ttica e administrativa por equipes de profissionais, voltados para a utilizao de conhecimentos tcnico-cientficos no fenmeno de crise, visando identificar, obter e aplicar os recursos necessrios preveno, resoluo e estudo de ocorrncias de alto risco. PMBA

Conforme menciona Ten PMES Doria (SENASP 2007), as ocorrncias que envolvem crises policiais, por suas caractersticas, geram e criam, no cenrio da Segurana Pblica, sempre situaes decisivas, onde o Gerente da crise deve estar preparado para ser o administrador de todo um cenrio. Assim sendo, podemos afirmar que a capacidade de gerenciar crises torna-se necessria para todas as organizaes policiais, pelas seguintes razes: 1. Os rgos encarregados de gerenciar e resolver a crise agem em nome do Estado, de onde podemos afirmar que, se o processo for mal conduzido, poder gerar problemas de responsabilidade civil para o Estado, especialmente nos casos em que houver mortes de refns ou pessoas inocentes. 2. A crise no-seletiva e inesperada, ou seja, ningum est imune ocorrncia de uma crise em sua rea de atuao e tampouco poder prever quando esse evento vai ocorrer. 3. A veiculao dos fatos pela mdia durante o desencadear de um evento crucial, faz com que os erros que porventura possam ser cometidos pelas instituies policiais no processo de gerenciamento de crises sejam vistos sob uma lente de aumento. Alm do que, a ampla divulgao de tais erros causa um desgaste da confiana e por sua vez um descrdito da sociedade nas instituies policiais e um constrangimento natural dentro da prpria comunidade policial.

11

Caractersticas das Crises


A doutrina norte-americana formulada pela Academia Nacional do FBI (EUA), enumera trs caractersticas principais sobre um evento crucial: AMEAA VIDA Configura-se como um componente essencial do evento crtico, mesmo quando a vida em risco a do prprio indivduo causador da crise. Assim, por exemplo, se algum ameaa se jogar do alto de um prdio, buscando suicidar-se, essa situao caracterizada como uma crise, ainda que inexistam outras vidas em perigo. IMPREVISIBILIDADE A crise no-seletiva e inesperada, isto , qualquer pessoa ou instituio pode ser atingida a qualquer instante, em qualquer local, a qualquer hora. Sabemos que ela vai acontecer, mas no podemos prever quando. Sendo assim, as instituies policiais no podem se valer da possibilidade de se preparar to somente quando o evento crtico acontecer, devemos estar preparados para enfrentar qualquer crise. COMPRESSO DE TEMPO (urgncia) Os processos decisrios que envolvem discusses para adoo de posturas no ambiente operacional devem ser realizados, em um curto espao de tempo. Os eventos cruciais de alta complexidade impem s autoridades policiais responsveis pelo seu gerenciamento: urgncia, agilidade e rapidez nas decises. O gerenciamento de uma crise deve ser trabalhado sob uma compreenso de tempo e considerando os mais complexos problemas: sejam sociais, econmicos, polticos e ideolgicos. Deve avaliar potenciais riscos e preparar planos preventivos para agir em relao a cada situao. NECESSIDADE DE: Postura organizacional no-rotineira: A necessidade de uma postura organizacional no-rotineira de todas as caractersticas essenciais, a que causa maiores transtornos ao processo de gerenciamento, principalmente, quando a instituio policial no desprende energias suficientes para se planejar antes mesmo da crise acontecer. Contudo, a nica cujos efeitos podem ser minimizados, graas a um preparo e a um treinamento prvio da organizao para o enfrentamento de eventos crticos. Planejamento analtico especial e capacidade de implementao: Sobre a necessidade de um planejamento analtico especial importante salientar que a anlise e o planejamento, durante o desenrolar de uma crise, so consideravelmente prejudicados por fatores como a insuficincia de informaes sobre o evento crtico, a interveno da mdia e o tumulto de massa geralmente causado por situaes dessa natureza. A capacidade de implementao resume-se na habilidade que ter o Gerente da crise em mobilizar todos os recursos necessrios para solucionar a crise.

12

Consideraes legais especiais: Com relao s consideraes legais especiais exigidas pelos eventos crticos, cabe ressaltar que, alm de reflexes sobre temas como estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal, responsabilidade civil, etc., o aspecto da competncia para atuar aquele que primeiro vem baila, ao se ter notcia do desencadeamento de uma crise. Quem ficar encarregado do gerenciamento? - o primeiro e mais urgente questionamento a ser feito, sendo muito importante na sua soluo um perfeito entrosamento entre as autoridades responsveis pelas organizaes policiais envolvidas.

Objetivo do Gerenciamento de Crises


O Gerenciamento de Crises tem como principal objetivo, em absoluta ordem axiolgica, PRESERVAR VIDAS e APLICAR A LEI. O Gerente de uma situao de crise deve ter sempre em mente esses objetivos, mesmo que optando por preservar vidas de inocentes, possa contribuir para uma momentnea fuga ou vitria dos elementos causadores da crise. A preservao de vidas serve para todos os envolvidos no cenrio da crise, os refns, o pblico em geral, os policiais e at mesmo os criminosos. A aplicao da lei dever consistir na priso dos infratores protagonistas da crise, na proteo do patrimnio pblico privado, como tambm, garantindo o estado de direito.

Critrios de ao
No decorrer do processo do gerenciamento de uma crise, o GERENTE DA CRISE (mais alta autoridade presente no teatro de operaes) tomar decises das mais diversas espcies e pertinentes aos mais variados assuntos. Para balizar e facilitar o processo decisrio no curso de uma crise, a doutrina estabelece o que se chamam critrios de ao, que se traduzem em referenciais para nortear a tomada de decises. A doutrina de Gerenciamento de Crises do FBI estabelece trs critrios de ao, a saber: a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade. O critrio da necessidade indica que toda e qualquer ao somente deve ser implementada quando for indispensvel. O critrio da validade do risco, nos mostra que toda e qualquer ao tm que levar em conta se os riscos dela advindos so compensados pelos resultados.

13

A aceitabilidade, implica em que toda ao deve ter respaldo legal, moral e tico. ACEITABILIDADE LEGAL Toda deciso deve ser tomada com base nos princpios ditados pelas leis. ACEITABILIDADE MORAL Toda deciso para ser tomada deve levar em considerao aspectos de moralidade e bons costumes. ACEITABILIDADE TICA O responsvel pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma deciso, deve faz-lo lembrando que, o resultado da mesma no pode exigir de seus comandados a prtica de aes que causem constrangimentos corporao policial. Resumindo, o GERENTE DA CRISE, no momento das suas tomadas de decises, deve estar a todo o momento se questionando sobre as suas determinaes ou decises: necessrio correr este risco ou existe uma outra forma de se resolver? Vale a pena correr este risco? A minha deciso possui um respaldo legal, esta dentro dos princpios morais e ticos da sociedade?

Classificao dos graus de risco


O objetivo de estudarmos e entendermos a classificao dos graus de risco ou ameaa dos eventos crticos, para dimensionarmos os recursos humanos e materiais a serem empregados na ocorrncia de forma que no fiquem super ou subdimensionados. A avaliao da classificao do grau de risco deve ser uma das primeiras aes a ser mentalizada pelo Gerente da crise. Essa classificao obedece a um escalonamento de quatro graus: 1 Grau ALTO RISCO 2 Grau ALTSSIMO RISCO 3 Grau AMEAA EXTRAORDINRIA 4 Grau AMEAA EXTICA

CLASSIFICAO

TIPOS

EXEMPLOS (FBI) Assalto a banco promovido por uma ou

1 GRAU

ALTO RISCO

duas pessoas armadas de pistola ou revlver, sem refns. Um assalto a banco por dois elementos

2 GRAU

ALTSSIMO RISCO

armados mantendo trs ou quatro pessoas como refns.

3 GRAU

AMEAA EXTRAORDINRIA

Terroristas armados de metralhadoras ou

14

outras

armas

automticas,

mantendo

oitenta refns a bordo de uma aeronave. Um indivduo de posse de um recipiente, 4 GRAU AMEAA EXTICA afirmando que seu contedo radioativo e de alto poder destrutivo ou letal, por um motivo qualquer, ameaa uma populao.

Nveis de resposta
Os nveis de resposta correlacionam-se com o grau de risco do evento crtico, ou seja, o nvel de resposta sobe gradativamente na escala hierrquica, na medida em que cresce o vulto da crise. NVEL RECURSOS EFETIVO ORDINRIO UM + CIA ESPECIAL EFETIVO ORDINRIO + DOIS CIA ESPECIAL + COE TODOS DO NVEL DOIS TRS + REFORO RESPOSTA As guarnies do Policiamento Ordinrio e as guarnies da Cia Especial de rea podero atender a ocorrncia. As guarnies do Policiamento Ordinrio e as guarnies da Cia Especial de rea com o apoio de Unidades Especializadas podero atender a ocorrncia. As guarnies do Policiamento Ordinrio e as guarnies da Cia Especial de rea com o apoio de Unidades Especializadas podero atender a ocorrncia, juntamente com outros efetivos de reforo. TODOS DO NVEL TRS QUATRO + ASSESSORIA ESPECIAL As equipes especializadas so empregadas com o auxlio de reas especficas.

Uma correta avaliao do grau de risco ou ameaa, representado por uma crise, concorre favoravelmente, para a soluo do evento, possibilitando, desde o incio, o oferecimento de um

15

nvel de resposta adequado situao, evitando-se, destarte, perdas de tempo desnecessrias (MONTEIRO, 1994).

Fases do processo de Gerenciamento de Crises


Quando falamos sobre fases do processo de Gerenciamento de Crises, o primeiro pensamento que nos vem a cabea, que o processo de Gerenciamento de Crises s se inicia quando o evento crucial explode. Entretanto, a doutrina nos ensina que o processo de Gerenciamento de Crises se inicia muito antes da crise eclodir, como tambm, observaremos que ele continua mesmo tendo sido solucionado a crise. As fases do processo de Gerenciamento de Crises so divididas em: - Fase da pr-confrontao; - Fase da confrontao; - Fase da ps-confrontao.

FASE DA PR-CONFRONTAO (PREPARO) a fase que antecede a confrontao do evento crucial. Durante esta fase, a instituio policial se prepara, administrativamente, em relao logstica, operacionalmente atravs de instrues e operaes simuladas, planejando-se para que possa atender qualquer crise que vier acontecer na sua esfera de competncia. So todos aqueles procedimentos fundamentais, que iro permitir aos rgos e pessoas envolvidos em um evento crtico, possuir condies de interagir de maneira pr-ativa com as situaes encontradas. A ausncia e ou carncia de uma destas fases proporcionaro dificuldades ou at mesmo impedir uma resposta satisfatria para sociedade, arranhando desta forma a credibilidade do Sistema de Defesa Social (SDF) e colocando vidas em risco. Esta a fase em que nos encontramos neste exato momento. a fase da normatizao, da formao (apresentao, estudo, pesquisa) de doutrina, da elaborao de um plano de contingncia ou segurana, estruturao e treinamento.

NORMATIZAO A normatizao serve antes de tudo como o embasamento legal de atuao dos rgos envolvidos. Apesar de constar na Constituio Federal de 1988, no seu Art. 144, a competncia dos rgos do Sistema de Defesa Social (SDF), atribuindo s Policiais Civis a represso mediata, ou seja, atravs da investigao policial, elucidar delitos, alm de subsidiar o Poder Judicirio atravs do Inqurito Policial dos elementos para o incio da ao penal, cabendo s Policiais Militares o

16

Policiamento Ostensivo, ou seja, a represso imediata (instantnea), mesmo com a existncia do policiamento preventivo, ocorrendo o delito o PM dever de imediato agir em defesa da sociedade. Em alguns estados membros da Unio existe norma especfica sobre a matria, evitando assim, o conflito de atribuies. Muito embora, no Estado da Bahia as instituies de um modo geral tm trabalhado numa constante harmnica cooperao, proporcionando a sociedade baiana, bons resultados na resoluo de conflitos crticos.

FORMAO DE DOUTRINA de fundamental importncia que os envolvidos em eventos crticos tenham o conhecimento dos procedimentos a serem adotados quando na confrontao e atravs de um programa contnuo e criterioso de divulgao, com cursos, estgios, palestras e oficinas, a

Secretaria de Segurana Pblica tem transmitido aos integrantes do Sistema de Defesa Social (SDF), a necessidade de padronizao de posturas e de cooperao para resoluo dos conflitos da vida moderna, tendo o devido cuidado com referencia ao nvel de informao, para no reduzir ou at mesmo anular, as tcnicas de respostas, utilizadas pelo Sistema de defesa Social do Estado, contra a escalada da violncia que vitima a nossa sociedade.

PLANO DE CONTIGNCIA OU SEGURANA O plano de contingncia ou segurana est intimamente relacionado ao planejamento estratgico que elaborado pelas instituies, avaliando-se dentro do Estado os locais, pessoas e negcios sensveis, notveis e importantes na nossa estrutura, reduzindo desta forma a incidncia dessas ocorrncias ou minimizando seus efeitos quando deflagrada.

ESTRUTURAO Com aumento de ocorrncia desta natureza, ficou irreversvel a necessidade de criao de uma estrutura especfica para tratar do assunto, com pessoal treinado, espao definido e principalmente equipamentos eficientes para fazer frente aos eventos crticos.

TREINAMENTO Como j entendemos que crise um fenmeno social, e como fenmeno social est sempre num processo de mudanas, os profissionais que atuam nesta rea no podem se permitir parar no tempo, pois, esta estagnao poder custar uma preciosa vida, logo, o aprimoramento tcnicoprofissional deve ser contnuo, avaliando atravs de estudo de casos os procedimentos adotados em todas as ocorrncias, formando um banco de dados eficiente.

17

FASE DA CONFRONTAO (RESPOSTA IMEDIATA ou AO) A fase de confrontao ou resposta imediata corresponde ao momento em que as primeiras medidas devem ser adotadas, imediatamente a ecloso de um evento de alta complexidade. Nesta fase, os Policiais Militares que esto no servio de policiamento ostensivo, uma vez conhecedores da doutrina sobre gerenciamento de situaes cruciais, so de extrema importncia, pois, na maioria dos casos so eles que sero os primeiros a se depararem com tais ocorrncias. Segundo Monteiro (1994) (...) de uma resposta imediata eficiente depende quase que 60% do xito da misso policial no gerenciamento de uma crise. (grifo nosso) a fase do conflito propriamente dito, onde ocorre a resposta imediata da Polcia atravs de aes urgentes de controle da rea crtica, dividida nas seguintes etapas: CONTENO Como menciona Ten PMES Doria (SENASP 2007), a conteno de uma crise consiste em evitar que ela se alastre, isto , impedindo que os seqestradores aumentem o nmero de refns, ampliem a rea sob seu controle, conquistem posies mais seguras, ou melhor, guarnecidas, tenham acesso a mais armamento, vias de escape, ou seja, a conteno o impedimento do deslocamento do ponto crtico. Completa ainda, exemplificando a conteno que fora realizada na manuteno do perpetrador dentro do nibus no caso do nibus 174, acontecido no Rio de Janeiro, em 2001. Enfim, a ao policial que visa evitar o agravamento da situao ou que ela se alastre, impedindo que o causador: Aumente o nmero de refns; Amplie a rea de controle; Conquiste posies mais seguras; Tenham acesso a recursos que facilitem ou ampliem o seu potencial ofensivo.

ISOLAMENTO a ao policial que visa cortar todos os meios de contato, visual, audiovisual e ou material dos envolvidos diretamente no conflito. o congelamento do objetivo (local), visando interromper o contato da vtima ou refm e principalmente do causador com o exterior. Recomenda-se o corte de energia eltrica, linha telefnica, sistema de abastecimento de gua, gs e qualquer outro meio de independncia por parte dos causadores. Permite que a Polcia assuma o controle como nico veculo de interlocuo. Quanto melhor o isolamento melhor a possibilidade de negociao. A ao de isolar o ponto crtico se desenvolve praticamente ao mesmo tempo em que a de conter a crise. Os perpetradores devem ser isolados de forma que se imponha a eles a sensao de

18

estarem completamente sozinhos. Torna-se conveniente registrar, a ressalva do Ten PMES Doria (SENASP 2007), (...) dentro do isolamento ser feito a evacuao das pessoas que no so envolvidas com a ocorrncia, como: transeuntes e trabalhadores do local. Aps a evacuao sero determinados os permetros interno e externo.

INCIO DAS NEGOCIAES Considerado o momento mais tenso, por no termos os elementos essenciais de informaes, como nmero de refns ou vtimas, quantidade de causadores, armamento utilizado, conhecimento do espao fsico. o principal momento em que o policial pode encontrar uma certa agressividade por parte dos causadores. A tcnica recomenda que este contato inicial seja atravs de instrumentos de comunicao como megafone, etc. Mesmo que a autoridade que primeiro tiver contato com a crise no seja um negociador oficial, este dever iniciar o processo de negociao assim que as condies do terreno o permitam.

PERMETROS DE SEGURANA So os anis de controle, que propiciam a segurana da populao, das autoridades envolvidas, da imprensa, das vtimas ou refns e dos protagonistas do evento. A sua forma e tamanho podem variar de acordo com cada ocorrncia, pois dependeremos de vrios fatores como: espao fsico onde esta ocorrendo a crise, poder de letalidade do armamento que est sendo utilizado e a tipologia do causador do evento crtico, vale lembrar que quanto maior suas dimenses, mais difcil sua manuteno. Os permetros de segurana geralmente so divididos em trs etapas: EXTERNO, INTERMEDIRIO e INTERNO.

PERMETRO EXTERNO

o local onde devero ficar todas as pessoas que no esto envolvidas diretamente com o conflito, a exemplo de curiosos, policiais de folga ou de servio em outra rea de atuao, a imprensa, etc.

PERMETRO INTERMEDIRIO

local onde estabelecida toda estrutura operacional para resoluo do conflito, neste permetro ficam instalados: COMANDANTE DO TEATRO DE OPERAES (CTO) A competncia para gerir as atividades policiais atribuda naturalmente aos Comandantes de Unidade Operacional, a depender do grau de risco e proporcionalidade da ocorrncia, atravs de entendimento do escalo superior, so acionados outras autoridades para o local. O Comandante do Teatro de Operaes : Autoridade mxima para todas as aes no local;

19

Quem adota as medidas doutrinrias, observando os critrios de ao; quem determina estratgica; quem autoriza todas as aes tticas (com exceo das abordagens emergenciais); quem estabelece e supervisiona a cadeia de comando e assegura uma coordenao com o seu substituto.

CHEFE DO GRUPO DE NEGOCIADORES Est subordinado diretamente ao CTO; Tem controle direto sobre os negociadores; Determina condies viveis de negociao e as recomenda ao CTO; Assegura o cumprimento das estratgias do CTO; Formula tticas de negociao especficas e apresenta ao CTO para aprovao; Assegura a coordenao de iniciativas tticas com os integrantes do grupo ttico; Faz levantamento peridico da situao psicolgica dos causadores, bem como do negociador principal.

CHEFE DO GRUPO DE APOIO OPERACIONAL Coordena os elementos de apoio operacional envolvido no gerenciamento das subunidades operacionais, dos grupamentos especializados da unidade, do acionamento do plano de chamada e da elaborao de escalas de servio.

CHEFE DO GRUPO DE VIGILNCIA TCNICA quem recomenda as opes de vigilncia tcnica ao CTO; Prepara vigilncia tcnica de modo a retro alimentar o sistema de defesa social e respaldar a ao policial.

COMANDANTE DO GRUPO TTICO Tem o controle direto sobre a zona estril; Determina as opes tticas viveis e as recomenda ao CTO; Formula planos tticos especficos, visando apoiar as estratgias concebidas pelo CTO; Assegura a comunicao rpida das informaes passadas pelos atiradores de preciso.

CHEFE DO GRUPO DE APOIO ADMINISTRATIVO Coordena os elementos de apoio administrativo, financeiro e logstico, envolvidos no gerenciamento como: Pessoal de informaes; Pessoal de logstica;

20

Elementos de assessoria exgena; Assessoria de imprensa; GRUPO DE INFORMAES Coleta, processa, analisa e difunde informaes atuais e oportunas a todos os usurios (CTO, CGT e Negociadores); Desenvolve e assegura a consecuo de diretrizes investigatrias, com vistas coleta de informaes.

GRUPO DE LOGSTICA Tm como misso: Prover e coordenar o sistema de transporte entre o local da crise e a repartio policial; Prover e coordenar os servios de manuteno; Prover e coordenar a distribuio de vveres e local de repouso da tropa; Matem um completo inventrio dos equipamentos e demais insumos utilizados no local da crise.

GRUPO DE ASSESSORIA EXGENA Aplicao de assessoria de profissionais ligados a reas de conhecimentos no dominados pelo aparelho policial. Exemplo: Medicina; Epidemiologia; Energia Nuclear, etc.

ASSESSORIA DE IMPRENSA Preferencialmente ter a frente dessa misso, algum que conhea de Comunicao Social; o nico elemento responsvel pela divulgao dos fatos; Deve estar se policiando para no passar, de forma alguma, tcnicas ou tticas empregadas na operao; Antes de iniciar cada contato com a imprensa, falar antes com o CTO, para as devidas orientaes, sobre o que vai ser passado; Utilizar a prpria mdia como fator de sucesso no gerenciamento da crise.

PERMETRO INTERNO

O permetro ttico interno um cordo de isolamento que circula o ponto crtico, formando o que se denomina de zona estril. No seu interior, somente devem permanecer os perpetradores, os refns (se houver) e os policiais especialmente designados.

21

FASE DA PS-CONFRONTAO DE UM EVENTO CRTICO Fase que sucede o encerramento de um evento crtico. Algumas pessoas acreditam que com a libertao dos refns a ocorrncia j est terminada, vamos citar algumas dentre as varias medidas que o aparelho policial precisa adotar aps a confrontao:

Atendimento mdico para os refns ou vtimas: Uma das primeiras medidas a serem tomadas, o acionamento de atendimento mdico para o local, ao final da ocorrncia mesmo que a pessoa no queira ser atendida, torna-se conveniente que um profissional da rea de sade, possa fazer este primeiro contato, visando verificar o seu estado de sade, e desta forma evitar certas surpresas.

Cumprimento das garantias: No podemos garantir o que no podemos cumprir. Estabelecida a negociao por parte do aparelho policial, ela tem que est pautada antes de tudo na aceitabilidade legal, moral e tica. Autuao em Flagrante dos causadores torna-se uma conseqncia natural na maioria das ocorrncias de Gerenciamento de Crises, atribuindo inclusive, responsabilidades aos seus autores.

Relatrio do Evento (Fatos e crticas): Constar tudo que for julgado importante sobre a ocorrncia, e com riqueza de detalhes, pois, no podemos esquecer que este relatrio uma das peas fundamentais do processo legal. Estudo de Caso pormenorizado (Fotos, entrevistas, filmagens, depoimentos, manuscritos, reportagens, documentos etc.).

Alternativas tticas
De acordo com a doutrina norte-americana, as alternativas tticas existentes no processo de Gerenciamento de Crises so: - Negociao; - Tcnicas no-letais; - Tiro de comprometimento; - Invaso ttica.

22

NEGOCIAO Considerado o momento mais tenso, por no termos os elementos essenciais de informaes, como nmero de refns ou vtimas, quantidade de causadores, armamento utilizado, conhecimento do espao fsico. o principal momento em que o policial pode encontrar uma certa agressividade por parte dos causadores. A tcnica recomenda que este contato inicial seja atravs de instrumentos de comunicao como megafone, etc. Mesmo que a autoridade que primeiro tiver contato com a crise, no seja um negociador oficial, ainda assim, este dever iniciar o processo de negociao assim que as condies do terreno permitir. O negociador, pessoa com treinamento especfico, tem um papel de grande responsabilidade no processo de gerenciamento de crises, sendo muitas as suas atribuies. Assim sendo, no pode a sua funo ser desempenhada por qualquer outra pessoa, influente ou no, como j ocorreram e ocorrem em diversas ocasies. Monteiro (1994) cita em uma de suas obras que: Faz parte da histria policial recente, no Brasil, a utilizao de religiosos, psiclogos, polticos e at Secretrios de Segurana Pblica como negociadores. Tal prtica tem-se revelado inteiramente condenvel, com resultados prejudiciais para um eficiente gerenciamento dos eventos crticos, e a sua reincidncia somente encontra explicao razovel no fato de a grande maioria das organizaes policiais do pas no ser dotada de uma equipe de negociadores constantemente treinada para essa misso. O papel mais especfico do negociador o de ser intermedirio entre os causadores da crise e o Comandante do Teatro de Operaes. Ele o canal de conversao que se desenvolve entre, as exigncias dos causadores do evento crtico e a postura das autoridades, na busca de uma soluo aceitvel. CARACTERSTICAS QUE DEVE TER O NEGOCIADOR: Conhecimento global da doutrina; Respeitabilidade e confiabilidade; Maleabilidade; Fleugma e pacincia; Esprito de equipe; Disciplina Autoconfiana Autocontrole; Comunicabilidade; Perspiccia; No ter poder de deciso.

23

OBJETIVOS DA NEGOCIAO: Ganhar tempo; Abrandar exigncias; Colher informaes; Prover um suporte ttico.

TTICAS DE NEGOCIAO - Regras Bsicas: Estabilize e contenha a situao; Escolha a ocasio correta para fazer contato; Procure ganhar tempo; Deixe o indivduo falar - mais importante ser um bom ouvinte que um bom conversador; No oferea nada ao indivduo; Evite dirigir a sua ateno as vtimas com muita freqncia e no os chame de refm; Seja to honesto quanto possvel, evitando truques; Atenda pequenas exigncias; Nunca diga a palavra NO; Procure abrandar as exigncias; Nunca estabelea um prazo fatal e procure no aceitar prazo fatal; No faa sugestes alternativas; No envolva pessoas no policiais no processo de negociao; No permita qualquer troca de refns, principalmente no troque um negociador por refm; Evite negociar cara a cara.

TCNICAS NO-LETAIS o conjunto de mtodos utilizados para resolver um determinado litgio ou realizar uma diligncia policial, de modo a preservar as vidas das pessoas envolvidas na situao. Segundo o conceito adotado pela Polcia Militar do Estado de So Paulo, : Toda ao coroada de xito, onde o PM atua em uma ocorrncia policial que, dependendo do desfecho, faa o correto emprego dos meios auxiliares para conteno da ao ilcita, somente utilizando a arma de fogo aps esgotarem tais recursos. Essa alternativa ttica, com o passar do tempo e seu emprego, tm mostrado que os equipamentos tidos como no-letais, se forem mal empregados, podem ocasionar a morte, alm de No produzir o efeito desejado. Segundo De Souza e Riani (2007, p. 4),

24

No-letal o conceito que rege toda a produo, utilizao e aplicao de tcnicas, tecnologias, armas, munies e equipamentos no-letais em atuaes policiais. Tcnicas no-letais conjunto de mtodos utilizados para resolver um determinado litgio ou realizar uma diligncia policial, de modo a preservar as vidas das pessoas envolvidas na situao (...) somente utilizando a arma de fogo aps esgotarem tais recursos. Tecnologias no-letais conjunto de conhecimentos e princpios cientficos utilizados na produo e emprego de equipamentos no-letais. Armas no-letais so as projetadas e empregadas especificamente para incapacitar pessoal ou material, minimizando mortes, ferimentos permanentes no pessoal, danos indesejveis propriedade e comprometimento do meio ambiente. Munies no letais so as munies desenvolvidas com objetivo de causar a reduo da capacidade operativa e/ou combativa do agressor ou oponente. Podem ser empregadas em armas convencionais ou especficas para atuaes no-letais. Equipamentos no-letais todos os artefatos inclusive os no classificados como armas desenvolvidos com finalidade de preservar vidas, durante atuao policial ou militar, inclusive os equipamentos de proteo individual (EPIs).

Podemos, ento, afirmar que as terminologias no letal, menos letal e menos que letal podem ser usados, pois referem-se ao objetivo a ser alcanado, e no do resultado incondicional do uso de tais tecnologias ou equipamentos. As armas no-letais atuam atravs de rudo, irritao da pele, mucosas e sistema respiratrio, privao visual por ao de fumaa e luz, limitao de movimentos atravs de choque eltrico, e impacto controlado. Essas armas objetivam inibir ou neutralizar temporariamente a agressividade do indivduo atravs de debilitao ou incapacitao. (DE SOUZA E RIANI, 2007, p. 7).

O TIRO DE COMPROMETIMENTO (SNIPER) Segundo Lucca (2002, p. 4), O tiro de comprometimento constitui tambm uma alternativa ttica de fundamental importncia para resoluo de crises envolvendo refns localizados. No entanto, a aplicao dessa alternativa ttica necessita de uma avaliao minuciosa de todo o contexto, sobretudo, do polgono formado pelo treinamento, armamento, munio e equipamento, que so os elementos fundamentais para que o objetivo idealizado seja alcanado. Ser um sniper (atirador de elite) transcende ter uma arma qualquer e uma luneta de pontaria, para acertar um tiro na cabea. Um fato curioso que, por diversas razes, grandes estragos tem sido feitos pelos snipers, em crises com refns localizados, sendo, portanto, o ponto mais sensvel de todos os grupos de elite do mundo. A deciso de um gerente de crises em fazer o uso de tal alternativa ttica de grande

25

responsabilidade e deve ser efetuada, quando todas as outras forem inadequadas e quando o cenrio para tal fato seja favorvel. O atirador de elite s atua mediante autorizao. Isso deve ser entendido no que diz respeito somente ao seu posicionamento e tambm quando de ordens expressas que lhe autorizem o emprego do armamento, quer preservando a vida do criminoso, quer atuando para a eliminao total do risco (LUCCA, 2002, p. 109).

A INVASO TTICA A invaso ttica representa, em geral, a ltima alternativa a ser empregada em uma ocorrncia com refns localizados. Isso ocorre porque o emprego da invaso ttica acentua o risco da operao, aumentando, como conseqncia, o risco de vida para o refm, para o policial e para o transgressor da lei. Isso por si s, vai de encontro com um dos objetivos principais do gerenciamento de crises que a preservao da vida. Dessa forma, s se admite a aplicao dessa alternativa ttica quando, no momento da ocorrncia, o risco em relao aos refns se torna um risco ameaador integridade fsica dos mesmos ou ainda quando, na situao em andamento, houver uma grande possibilidade de sucesso do time ttico.

Elementos de informaes

P R O A

PERPETRADOR (causador, captor)

REFM OU VTIMA

OBJETIVO(local)

ARMAS

26

Fontes de informao
- Refns liberados ou escapados; - Negociadores; - Atiradores de Elite; - Vigilncia Tcnica; - Investigao; - Documentos; - Mdia; - Explorao Ttica, etc.

Sndrome de Estocolmo
uma ambincia psicolgica desenvolvida a partir de momentos cruciais das vidas das pessoas envolvidas nas crises (negociadores, refns, causadores, etc.) de onde advm os sentimentos de proteo, zelo, amor e cumplicidade.

INSTALAO DA SNDROME DE ESTOCOLMO

FATORES QUE DIFICULTAM: - Patologias psicolgicas; - Drogas; - Pessoas que conhecem a sndrome; - Pessoa com idiomas diferentes.

FATORES QUE FACILITAM: - Pequeno espao fsico; - O tempo; - Reduzido nmero de refns e causadores; - Refns e causadores de sexos opostos.

27

BIBLIOGRAFIA
- Constituio da Repblica Federativa do Brasil. - Manual do Curso Bsico de Gerenciamento de Crises CBGC da PMBA. - Apostila do Curso de Gerenciamento de Crises SENASP. Autores: Ten PMES Irio Doria Junior. Ten PMES Jos Roberto da Silva Fahning. - Apostila da disciplina Gerenciamento de Crises CFAP Autor: Cap PM Jlio Csar Ferreira Santos. - Texto: "JANELAS QUEBRADAS" - UMA INTERPRETAO BRASILEIRA. Autores: * DANTAS, George Felipe de Lima, Tenente-Coronel Reformado da Polcia Militar do Distrito Federal (PMDF), Professor Doutor em Educao ("The George Washington University") com dissertao doutoral sobre treinamento policial, docente e coordenador do componente de segurana pblica do Ncleo de Estudos em Defesa, Segurana e Ordem Pblica (NEDOP) do Centro Universitrio do Distrito Federal (UniDF) de Braslia, Distrito Federal. Consultor-Snior do Centro de Regional de Treinamento em Segurana Pblica (TREINASP) da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) do Ministrio da Justia. ** BRITO, Carlos Eugnio Timo, Gestor Pblico Federal, atualmente com exerccio no Gabinete do Secretrio-Executivo do Ministrio da Justia, Professor Mestre em Relaes Internacionais (Universidade de Braslia) e Justia Criminal ("The London School of Economics), docente do Ncleo de Estudos em Defesa, Segurana e Ordem Pblica (NEDOP) do Centro Universitrio do Distrito Federal (UniDF) de Braslia, Distrito Federal e do curso de graduao em Relaes Internacionais do UniCEUB de Braslia, Distrito Federal. *** MAGALHES, Luiz Carlos, Agente de Polcia Federal. Especialista (MBA) em Gesto da Segurana Pblica e Defesa Social e Bacharel em Direito. Pesquisador Associado do Ncleo de Estudos em Defesa, Segurana e Ordem Pblica (NEDOP) do Centro Universitrio do Distrito Federal (UniDF) de Braslia, Distrito Federal.

Sugestes de filmes: - A Negociadora (FBI; Negotiador). Dir: Nicholas Kendall. EUA/CANAD. 2005. - A Negociao (The Negociator). Dir: F. Gary Gray. EUA. 1998. - O Plano Perfeito (Inside man). Dir: Spike Lee. EUA. 2006. - Refm (Hostage). Dir: Florent Siri. EUA. 2005. - 16 Quadras (16 Blocks). Dir: Rihard Donner. EUA. 2006.

28

You might also like