You are on page 1of 20

A narrativa aoriana ps-revoluo dos cravos: uma breve notcia

Luiz Antonio de Assis Brasil*

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul

Aqui o homem ergue uma ilha e olha as palavras cercadas de sal at onde o olhar se afoga. Naufrgios Inscries, Urbano Bettencourt.

Diz o narrador de Ilha grande fechada (1992): sair da ilha a pior maneira de ficar nela. Essa frase, que aos poucos torna-se antolgica, resume a tenso identificadora de um corpus literrio ficcional plenamente incorporado ao universo da portugalidade e, em maior alcance, da lusitanidade. Os Aores1 , merc de

O arquiplago dos Aores descoberto no sculo XIV por navegadores portugueses situa-se em pleno Atlntico Norte, a 1.200 Km de Lisboa, e constitudo por nove ilhas: Santa Maria e So Miguel (grupo oriental); Terceira, Graciosa, Pico, Faial e So Jorge (grupo central); Flores e Corvo (grupo ocidental). A populao total ronda os 270.000 habitantes. Sua economia tem entre seus pontos fortes o turismo, a pecuria leiteira e de corte, bem como a exportao de ctricos, laticnios e ananazes. Sob o aspecto poltico, os Aores so uma Regio Autnoma de Portugal, sob sistema parlamentarista; a Presidncia do Governo Regional situa-se em Ponta Delgada e a Assemblia Regional na ilha do Faial. O meio monetrio circulante o escudo portugus. Telecomunicaes avanadas, TV a cabo e aeroportos internacionais bem equipados estabelecem o contato com o Exterior, e uma empresa area regional a SATA faz o transporte de passageiros e de carga entre as ilhas e com o Continente. Desenvolvida segundo padres europeus, a cidade de Ponta Delgada capital da ilha de So Miguel possui uma estao de TV (RPT-Aores), vrias rdios AM e FM, trs jornais dirios, dois semanrios ilustrados, duas revistas mensais, trs editoras, uma academia de msica, uma orquestra de cmara, vrios corais, quatro museus, duas bibliotecas pblicas (a Antero de Quental com uma das mais importantes camonianas do mundo e a da Fundao Kalouste Gulbenkian) vrias galerias de arte e uma universidade (Universidade dos Aores) com 2.100 alunos. Tais itens culturais repetem-se em maior ou menor intensidade nas outras ilhas, especialmente na Terceira e no Faial.

via atlntica

n. 3

dez. 1999

secular descaso da Metrpole, somente aps o 25 de Abril veio a obter o reconhecimento de seu estatuto poltico e cultural; no decorrer da Histria, nomeadamente sob o longo consulado de Salazar e, depois, sob Marcelo Caetano, era a emigrao em massa para os Estados Unidos e Canad, responsvel pela existncia de maior nmero de aorianos na Amrica do que em seu arquiplago de origem; hoje, sob a plenitude democrtica, o desejo de ficar, a incluso na modernidade europia, com todas suas inevitveis perdas e imensas vantagens. A reverso de um quadro desfavorvel, entretanto, no fez esquecer os pais, irmos, filhos, noras e genros que partiram busca de uma existncia mais prspera: a literatura, por bvio, no poderia ficar margem da representao desse fenmeno. Como diz Adelaide Batista, em Joo de Melo e a Literatura Aoriana (1993):
Curioso, porm, notar que as narrativas mais focam os sentimentos e efeitos relativos s partidas e chegadas do que propriamente a experincia emigrante. que nas ilhas, onde o tempo e o espao se condensam, intensificando formas de estar e sentir, tal realidade impe-se no tanto como fenmeno social em si, mas antes como marca de uma condio existencial de forte sofrimento, emoo e perspectiva universal. (p. 41)

Dentro dessa vertente literria da emigrao (h outras, que sero vistas a seu tempo), situa-se o escritor Daniel de S2 . Na obra acima citada, o protagonista, j com a saudade conduzindo seus passos, faz o percurso dos romeiros da Quaresma, na ilha de So Miguel: durante vrios dias acompanha a procisso dos orantes e ao mesmo tempo desvela seu passado; ao fim do trajeto est o aeroporto, que o levar para uma viagem sem retorno. Como gesto definitivo e trgico, sacrifica seu co, a simbolizar a quebra voluntria dos afetos que ficam. Coloca-se assim a emigrao como um caminho ao qual o aoriano se entrega com a compulso do cumprimento de um dever. O resultado a errncia, a transitoriedade e o permanente desejo da volta. Quando acontece, essa volta nunca satisfatria: o torna-viagem jamais poder deixar de ser americano e mesmo que construa uma casa - em geral suntuosa - em sua freguesia original, contribua para a igreja e participe das festas comunitrias, todos lhe conhecem a histria. No se pense que a temtica emigratria nova: j oito anos aps o 25 de Abril publicado Imitao da morte, romance de Jos Martins Garcia3 . Utilizando um curioso narrador em segunda pessoa, esta obra acompanha a trajetria de Antnio Cordeiro, professor que, aps experincias de Paris e Lisboa, levado a aceitar um posto universitrio na Nova Inglaterra, regio de forte presena aori-

2 3

Daniel de S, natural da ilha de So Miguel, professor na freguesia da Maia (So Miguel). Jos Martins Garcia, natural da ilha do Pico, professor da Universidade dos Aores, em Ponta Delgada, ilha de So Miguel.

206

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

ana; ali, pela sua privilegiada condio intelectual, transforma-se em algum capaz de refletir sobre a situao dos emigrantes, percebendo-lhes (e em si prprio) a constatao dolorosa da ausncia de um lugar prprio:
Um frio profundo arrepia-te a nacionalidade esse sobretudo frgil que jamais te confortou. E quando o vento passa a soprar do Atlntico, sonhas com uma pequena lgrima mentira capaz de responder a ilhas e sargaos, guas, guas, guas, milhares de lguas aquticas onde no encontraste sepultura. (p. 208)

A mesma idia perpassa a obra Contrabando original (1987) do mesmo autor: Miguel, o protagonista, termina por abandonar a sua ilha, torna-se insubmisso guerra colonial, protegido por uma prostituta em Lisboa e vai para a Amrica, como ator de cinema; tudo isso passado ao leitor em um clima onde a verossimilhana sofre um duro abalo; trata-se de uma opo do narrador, que encontra amparo na mesma irrealidade vivida por todo aquele que se afasta da ilha para ganhar o mundo. No mais ilhu, mas tambm no se torna um cidado internacionalizado um ser anfbio, de existncia precria, destinado a no mais encontrar nem a si mesmo, nem a sua ilha de nvoa. Temos, ainda, o premiado romance Gente feliz com lgrimas (1988), de Joo de Melo4, no qual se potencializam o desespero da partida e a ausncia de parmetros na terra de adoo. Nessas duas ltimas narrativas percebe-se um percurso idntico: o retrato inicial das dificuldades da vida insular, a fatalidade da partida e o desenraizamento posterior. A vida dos emigrados est fortemente descrita em (Sapa)teia americana, (1983) de Onsimo Teotnio Almeida5 nesta obra v-se o quanto o ilhu nunca o deixa de ser, em que pesem a extrema envolvncia da cultura e da riqueza estadunidenses. O lado burlesco da influncia americana tratou-o entre outros autores Cristvo de Aguiar6 em Raiz comovida/A semente e a seiva (1980), quando refere personagem Ti Marchaninho, o qual, de volta dos Estados Unidos, trouxe uma grafonola (gramofone) com a qual toca msicas lindssimas, espantando seus conterrneos e provocando os cimes artsticos do mestre da banda local. lamo Oliveira7 , em J no gosto de chocolates (1999) mostra-nos um outro vis da emigrao, assumindo um discurso nitidamente ntimo. narrativa que no

4 5

Joo de Melo, natural da Achadinha, ilha de So Miguel, professor em Lisboa. Onsimo Teotnio Almeida, natural do Pico da Pedra, ilha de So Miguel, professor na Brown University, em Providence, R.I.

Cristvo de Aguiar, natural do Pico da Pedra, ilha de So Miguel, Lente de Lngua Inglesa na Universidade de Coimbra.

lamo Oliveira, natural da ilha Terceira, funcionrio pblico e reside em Angra do Herosmo, capital da mesma ilha.

207

via atlntica

n. 3

dez. 1999

fica superfcie, descendo na complexa intimidade de seus protagonistas, os quais deixam de ser emigrantes para converterem-se em seres humanos. O protagonista, se que existe algum, o velho Jos Silva, metamorfoseado em o nome feminino de Joe Sylvia (e esta a primeira ironia do romance); j vivo e doente de cadeira de rodas, faz seu testamento, rene os filhos e declara que vai para um asilo. Contrariamente ao seu desejo, ouve a fatal concordncia de todos. Seu espao, a partir de agora, limita-se a um quarto e janela em frente, para alm do ritual do banho e do talco que so suas nicas atividades. Operando com flash-backs e retomando o fio da trama a todo o momento, o narrador fixa uma dialtica sutil, na qual privilegia em igual medida o tempo atual e o pretrito, e o leitor tem a sensao de que passado e presente so um nico tempo, pautado pela epopia burguesa de um homem comum, na qual no h vencedores nem derrotados. Na diegese assim organizada, e sob as lembranas de Joe Sylvia, vemos desfilar as duras condies da ilha original (todos foram percebendo que viver na ilha era apenas melhor do que estar morto), o desejo de emigrar, a fixao nos chocolates americanos, considerados a quintessncia do luxo, a deciso final, a dolorosa partida:
Pelo caminho, foram olhando para os pequenos montes da ilha, para as rvores e cerrados, para as casas e seus redutos, para as igrejas e imprios, para as pessoas e animais, com aquela sensao esquisita de quem v o que sempre estivera diante de seus olhos e por quem, de repente, se sente uma paixo mortal. (p 37)

Na Amrica, leia-se Califrnia, leia-se Tulare, Joe Sylvia percorre a sina de seus compatriotas, cheio de dvidas quanto deciso que tomou, mas sabendo que ela irremedivel. No novo mundo, como sados de um conto de fadas, os bens comeam a materializar-se em automveis, refrigeradores, casa ampla, festas ao estilo americano. O pattico est reservado s viagens de recreio ilha. So duas, e cada qual possui seu prprio tom. A primeira realiza-se h apenas cinco anos de emigrados, e levam do bom e do melhor, para mostrar aos vizinhos que a Amrica mesmo bela e rica. Na ilha, encontram tudo na mesma. S que, agora, tudo parecia mais triste e vazio. As lembranas ainda esto bem vivas, e Joe Sylvia e sua famlia at chegam a sentir uma certa nostalgia daquele passado outrora to avaro. As despedidas so agnicas, trespassadas de sentimento e juras de pronto retorno. J a segunda viagem, quinze anos mais tarde, teve fumos de rquiem. Nada mais lhes dizia respeito, e pior, sentiram que no eram de terra nenhuma, e da Amrica ficava-lhes apenas a segurana de sua casa, agora transformada em sua ilha. Voltavam, no para Tulare, mas para o pequeno mundo que a tantas penas haviam construdo. Ali era seu refgio, sua nica cidadania. Lentamente os filhos integram-se nova sociedade (j so Johnny, Maggie, Lucy, Tony, Mary e

208

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

Joe) e, bem ou mal, vivem a suas vidas, ora permeadas de afeto e paz, ora de raivas e desencontros. O romance mostra-nos o presente estoicamente desiludido de Joe Sylvia e o esperanoso passado de Jos Silva: os filhos, em suas distradas visitas semanais ao pai, trazem-lhe chocolates que ele j no suporta mais, e pede enfermeira que os jogue fora. Fica a metfora do desencanto simbolizada nessas caixas coloridas, e que Joe Sylvia deseja ver emboloradas e cobertas de formigas. um homem velho, mas no lhe pesa tanto a idade fsica como aquela velhice ancestral, de quem muito j viveu dissabores e tragdias, nada mais restando do que a espera da morte; e ele a prepara como quem arranja um repouso final: pouco mais lhe resta seno deixar que os dias passem, que passem as semanas e meses (porque os anos j esto fora de seu horizonte). Se a Amrica um grande chocolate a posto para ser mordido, pode ser, ao mesmo tempo, uma caixa de muitas cores deitada ao lixo de um asilo. certo que o Continente (designao insular para Portugal continental) conheceu a emigrao, mas nos Aores que ela se apresentou com carter ainda mais dilacerante, pois outro aspecto, a correr em paralelo, a singulariza: a guerra colonial, para a qual foi convocado, proporcionalmente, o maior contingente das tropas portuguesas que iam lutar em Angola, Moambique e Guin-Bissau, em defesa do anacrnico projeto colonial de Salazar. A presente gerao de escritores aorianos no passou ao largo desses conflitos; muitos (Jos Martins Garcia, lamo Oliveira, Joo de Melo, Cristvo de Aguiar, Urbano Bettencourt, entre outros) envolveram-se pessoalmente no servio militar na frica, e as marcas so visveis no sofrimento de personagens que significam, a seu tempo, o sofrimento do povo insular. Levados a um ambiente adverso, na certeza da derrota e no acreditando nas autoridades de Lisboa, foram vtimas de um processo de brutalizao em que poucos sobreviveram emocionalmente. A personagem-narradora de Ciclone de setembro (1985), de Cristvo de Aguiar, bem fala da circunstncia do afastamento produzido pela guerra:
A tarde uma fornalha ateada de silncio, que os minsculos rudos da mata envolvente escavam ainda mais fundo; baloiam-se as viaturas como se navegassem em mar ruim. Por duas vezes paramos, com problemas de motor e de pneus. / Estou arrependido de to cedo ter sado da ilha. (p. 161).

No romance At hoje: Memria de co (1988) de lamo Oliveira, a guerra se apresenta como um espao de sadismo, onde a sensibilidade dos militares convocados submetida a uma negao forada e cruel. O mesmo esprito preside Autpsia de um mar de runas (1984) de Joo de Melo:

209

via atlntica

n. 3

dez. 1999

Comeava ali o inferno, pensei eu, de sentinela ao medo do meu rosto, minha imensa perplexidade perante o que estava acontecendo. O inferno era uma noite surda e pesada de metais inslitos no som e no aspecto; o inferno estalava confusamente como a lenha verde das queimadas, mas tinha agora o sopro subterrneo das pedras trmulas que rebentavam por asfixia no centro dos morros de Cambalaia, ao Norte, e eu pensava: morrerei em frica, morrerei, minha me. Vou de certeza morrer aqui em frica. (p. 15)... porqu, em que nome, em que lugar e tempo aquelas coisas podiam acontecer ainda (p. 264)

O exemplar Lugar de massacre (1975), de Martins Garcia, foi um dos primeiros romances portugueses que trataram da guerra colonial; nesse caso, o conflito visto por seu aspecto tambm risvel, e que muitas vezes ironiza o terror daqueles que eram obrigados a suport-lo. Toda a produo literria aoriana erigiu-se a partir de uma viso prpria do mundo e da sociedade, inconfundvel com o modo de ser portugus-continental, e que Vitorino Nemsio8 definiu como aorianidade termo no isento de uma certa impreciso, mas compreensvel quando se percebem algumas recorrncias; mas mais do que isto: quando se identifica um modo aoriano de tratar essas recorrncias. Jos Martins Garcia um autor ao qual ainda voltaremos quem procura conceituar este modo, e o faz, ao tratar da poesia de Roberto de Mesquita, na obra Para uma literatura aoriana (1987), identificando uma dialtica entre o sentir do encarceramento pois o mar cinge a ilha e a infinitude o mesmo mar possibilita o sonho da evaso. Esse autor trata da aorianidade de modo original, na mesma obra: a aorianidade cultural deve ser buscada na especificidade da literatura aoriana, e no ao contrrio:
...no necessitamos de qualquer substncia pr-determinada para que exista uma literatura aoriana. A cultura aoriana que necessitaria de extrair das obras literrias as caractersticas aptas reelaborao do conceito de aorianidade lato sensu. (p. 22)

J Onsimo Teotnio Almeida assume atitude exclusiva quanto ao assunto, na obra Aores Aorianos Aorianidade (1989), ao dizer:
Aorianidade aquilo que so e querem ser os aorianos. E esse conceito alargar-se- sempre que o mundo de qualquer aoriano se alargar mais. (p.169)

Inevitvel afirmar: a aorianidade traz seu cariz de orgulho pela situao de ilhu, e faz com que o aoriano reivindique para si uma prpria escala de valores

Vitorino Nemsio (1901-1978), natural de Praia da Vitria, ilha Terceira, foi professor catedrtico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Romancista, contista, ensasta, msico, poeta, autor de Mau tempo no canal (1944), entre outros ttulos de extensa e variada bibliografia.

210

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

ticos e sociais distinta do Continente. Seria incorreto chamar de bairrismo a essa viso particular, pois o transcende em muitos aspectos: enquanto o bairrismo considera o outro como a sntese dos males e estabelece uma viso dicotmica na realidade, a aorianidade no aparta o aoriano da comunidade portuguesa mas o identifica perante seus patrcios continentais. Unida a esta idia da aorianidade, e quase se confundindo com ela, situa-se a questo da conscincia insular, que ultrapassa o estritamente literrio. um sentimento que se expressa pela distncia, pela nostalgia, pela contemplao melanclica da paisagem, dos garajaus que voltam todo o ano, da bruma que tudo obscurece, do mar quase sempre crespo, das tempestades, das nuvens densas e baixas do inverno, do azorean torpor; significa uma espcie de resignao s inclemncias e dificuldades da vida insular, algo indizvel mas profundamente experimentado. Como assinala Vitorino Nemsio em Corsrio das Ilhas (1956):
Tudo, para o ilhu, se resume em longitude e apartamento. A solido o mago do que est separado e distante. (p. 69)

J em 1932, em artigo para a revista Insula, o mesmo autor identificava a saga aoriana:
Meio milnio de existncia sobre tufos vulcnicos, por baixo de nuvens que so asas e de bicharocos que so nuvens, j uma carga respeitvel de tempo e o tempo o esprito in fieri. (...) Como homens, estamos soldados historicamente ao povo de onde viemos e enraizados pelo habitat a uns montes de lava (...). A geografia, para ns, vale tanto quanto a histria (...) Como sereias, temos uma dupla natureza: somos de carne e pedra. Os nossos ossos mergulham no mar.

evidente que no estamos tratando de regionalismo, tenha ele o conceito que tiver; aqui se configura uma outra atitude, no passadista nem refratria s mudanas; uma perspectiva lcida, de conhecimento crtico da realidade, sem os equvocos a que o regionalismo chegou no apenas nos Aores. Nesse aspecto, a questo das origens fundamental: o Arquiplago formou-se por erupes vulcnicas oriundas do subsolo ocenico (o que, alis, causa de inmeros episdios tectnicos, como o de primeiro de janeiro de 1980, que destruiu a cidade de Angra do Herosmo, ou o vulco dos Capelinhos, no Faial) e essa origem com forte conotao de lenda gerou narrativas que igualmente criam, sob a luz da ironia, suas prprias lendas; assim, em Contrabando original, de Jos Martins Garcia, h a narrativa de uma pseudo origem mitolgica para os habitantes da ilha do Pico:

211

via atlntica

n. 3

dez. 1999

Conta-se que, em meados do sculo XIX, um veleiro foi tragado em noite de temporal a Sul da ilha. O nico sobrevivente meu bisav Saul Rafael foi encontrado aparentemente morto entre o calhau mido, na baa onde desembarcara sculos antes, Ferno lvares Evangelho, um dos supostos descobridores da ilha montanhosa e agreste, vrias vezes incendiada por vulces e penetrada por lnguas de lume advindas do oceano. (p. 92)

De igual forma, em Meu mundo no deste reino (1983), de Joo de Melo, aparece uma lenda, desta vez a explicar a descoberta e povoamento do lugar da Achadinha, na ilha de So Miguel. O cenrio inicial de uma Gnese prpria, insular:
Era no tempo em que as pedras tinham a configurao e o tamanho de ovos de dinossauro. Os esqueletos dos pequenos bichos, at ento desaparecidos, eram desenterrados no seio dos bzios e da rocha dos fsseis. Tudo ali tinha o aspecto remoto e perptuo da gua, pois as prprias crateras vulcnicas, habitadas por ninhos de murganhos e salamandras, apresentavam as arestas limadas pelo torno das grandes chuvas, datando todas elas do tempo do patriarca No. (p. 14)

Seria at desnecessrio dizer que o tratamento do mito d-se, nesses dois autores, com forte carga crtica e que passa freqentemente pela stira. Na representao do viver dirio nas ilhas, Cristvo de Aguiar, na sua citada trilogia Raiz comovida, mostra-nos um lxico bastante prximo fala popular, cheio de localismos e redescobertas lingisticas; nos romances A fome (1978) e O medo (1982), de Jos Martins Garcia, nota-se a reiterao de uma idia: apresentando cenas da ilha e do Continente, vemos o desdobrar de uma inteno narrativa que objetiva contemplar a viso simultnea dos dois mundos, o primeiro com seu carter idlico, ingnuo e repetitivo; o segundo com suas perversidades. Ambos romances j anunciam a marca que viria a definir o Leitmotiv desse autor, que pode ser estendida a outros escritores aorianos, caracterizando uma a esttica da permanncia, implcita nas reflexes do adolescente aoriano, narrador de A fome:
Tinham sido trs anos de vida liceal terceiro, quarto, quinto duros como arestas da cidadezinha infeliz, corredor ou currculo imprescindvel evaso. Nenhuma voz a erguer-se contra a fatalidade, nenhuma teoria capaz de cimentar, em sonho que fosse, a rebelio. Da memria fendida por inmeros terramotos brotava a compenetrao aguda de gentes em eterna semana santa, Senhor dos Passos em cima do andor (...) (p. 38).

Mais tarde aparece, ainda em Contrabando original, uma passagem sempre citada por sua fora simblica:

212

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

O ano novo no era um novo ano; era uma cantoria igual de todos os anos. Todos os anos se matava o porco, o mesmo porco. Todos os anos nascia o mesmo Menino Jesus depois das mesmas novenas. E todos os anos, sem esperana de escapar ao destino, o Menino nascia, ia ao Templo dar uma lio aos doutores (e os mesmos doutores nunca aprendiam a lio; estavam sempre em estado de ignorncia e o menino ensinava-lhes inutilmente a lio de sempre), pregava, aturava o Demnio e suas tentaes, era vendido por Judas, negado por Pedro e morria na cruz, entre dois ladres.(...) Todos os anos se semeava o mesmo milho (...) se rapavam as mesmas vinhas (...) se bailava a mesma chamarrita, se tosquiava a mesma ovelha (...) e tudo sempre em ciclo e crculo at que Deus viesse com o ponto final. (p. 5l). Lcia Helena Marques Ribeiro, em A questo das identidade da terra e a idia de permanncia em Contrabando Original ,de Jos Martins Garcia (1998), verifica:
Os rituais so, ento, a representao da vida; o elo que liga todos os elementos da construo da narrativa. Como realidade e como metfora, so mantidos e se fecham em si e sobre as personagens, tornando-se um peso a ser carregado: o ritual do nascimento e o da morte, os rituais da religio, o ritual familiar e o da violncia, o do plantio e da colheita, o ritual dos sismos, o da fome e da emigrao (p. 37).

Burra preta com uma lgrima (1982), de lamo Oliveira, j possui um tom que o aproxima dos acontecimentos do 25 de Abril. A protagonista, num primeiro instante, parece ser a Burra Preta, que, levada pela fatalidade, peregrina pelas Ilhas e vem encontrar um triste fim, desde logo antevisto por suas burrices. A metfora torna-se gradativamente clara: aceitando seu destino, a burra deixa-se atrelar carroa, cnscia de seu papel coadjuvante, mas imprescindvel; alegra-se em ser til ao meio em que vive, mas sem abdicar da fantasia e da capacidade de rebelar-se quando preciso; por outro lado, encara com naturalidade o imperioso sair para outras terras; entrega-se depois morte, sim, mas no como uma capitulao, mas com digna autonomia emocional. Isto : sabe que no h outro caminho, mas que tambm ressurgir em tantas outras burras. Enfim, no morrer. E ao fim e ao cabo, exsurge a verdadeira protagonista, que a gente aoriana, desta e de outras eras. A lembrar tambm aqui, ao tratar-se da vertente da conscincia insular, o drama No seio desse amargo mar (1992), de Onsimo Teotnio de Almeida. Temos aqui uma diviso tripartida em atos distribudos simetricamente: o primeiro e o terceiro apresentam uma discusso entre intelectuais falecidos dos Aores, e, como entreato, a cena atual de um painel para discusso da aorianidade. Como fio con-

213

via atlntica

n. 3

dez. 1999

dutor, e dando unidade s aes, h a figura de um jovem, que representa, ao mesmo tempo, o papel de corifeu. Antero de Quental, Armando Crtes-Rodrigues, Vitorino Nemsio, Roberto de Mesquita, Tefilo Braga, Francisco de Lacerda, J. H. Santos Barros, Alice Moderno e Domingos Rabelo, todos aorianos de distintas pocas, so nomes emblemticos: poetas, romancistas, ensastas, polticos e artistas de nomeada, j pertencem ao inventrio cultural aoriano para alm de portugus, naturalmente -, e de certo modo, o representam; o autor, jogando com liberdade potica, estabelece um dilogo entre eles. Numa poltrona senta-se o jovem e, saudoso, lana a pergunta ao pblico: Ah! Se Antero voltasse!... Mas onde estar ele?... Essa questo desencadeia um monlogo em que a personagem recorda transes nos quais toma contato com um outro mundo, subaqutico, a que chama de Casa dos Aores da Atlntida a evocar, ao mesmo tempo, a lenda da origem do Arquiplago e a multiplicidade de casas dos Aoresdistribudas pelo mundo onde vagam personalidades, desde os dois irmos Bullar que visitaram a ilha de So Miguel no sculo XIX, at uma mulher faladora e destemida. nesse momento que acontece o surgimento de sombras humanas, inicialmente difusas, e que logo vm plena luz. Estas so Antero e Roberto de Mesquita, em plena conversao. Discutem sobre o spleen de Mesquita e o suicdio de Antero, esses dois fatos que so verdadeiros landmarks da cultura aoriana. A cena inaugural d a tnica de todo o drama: pouco a pouco novas personagens vo surgindo, cada qual trazendo baila seus motivos de ansiedade e alegrias; assim, aparecem Nemsio e seu violo a discutir o carter ilhu, Crtes-Rodrigues com suas dvidas franciscanas, Domingos Rabelo a querer pintar um retrato de Antero, Francisco de Lacerda e suas explanaes musicais. Os temas freqentam desde muito o universo espiritual dos Aores, nomeadamente a religiosidade exacerbada (Nemsio: ... So Miguel uma ilha rodeada de religio por todos os lados, incluindo por cima) ....; o entreato (na verdade, segundo ato) exemplar: no Continente, intelectuais renem-se, ante uma platia, a discutir o famoso tema da identidade dos Aores. Os equvocos sucedem-se: o moderador, ao agradecer a um participante, engana-se quanto denominao de sua Universidade, e, ao ser corrigido, exclama: Mil desculpas, senhor professor! Fora de Lisboa tudo nos parece a mesma coisa. Nesse clima de caos, as confuses risveis permeiam todo momento: Raposo Falla, dando-se por entendido no barroco portugus, refere-se ao barroco da Ribeira Grande, na Terceira, no que o advertem, entre risos: fica, na verdade, em So Miguel. Resposta: Perdo! que me confundo. Na Terceira fica a Horta. (Mais risos). O preconceito aflora: o leitor d-se conta de que a aorianidade est sendo discutida por continentais, pois, em dado instante, o moderador revela que os organizadores do colquio desejaram convidar apenas nomes nacionaispara evitar que os aorianos l ficassem a falar entre si, no que Raposo Falla ajunta, a ttulo de demonstrao, referindo-se s ter-

214

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

tlias aorianas: Deve ser l um grupo de fanticos a ler e comentar O mau tempo no canal, que a Bblia dos gajos!. O jovem do primeiro ato irrita-se com tanto palavrrio e com a estreiteza de pensamento dos oradores que no vem um palmo frente de seus localismos; faz um discurso inflamado: tendo como mote a afirmativa de que os Aores so a ltima colnia do Imprio, faz uma profisso de f em que ressalta seu carter aoriano, verberando contra a adeso vida de Portugal mama europia, como no passado fazia em relao ndia e Brasil... D como modelo a Antero de Quental, ao mesmo tempo aoriano, portugus e europeu, e, portanto, universal. Num gesto romntico, retira-se da sala a gritar, dizendo antes ouvi-los a eles! Aprendo muito mais com eles, os meus amigos do lado de l. Da Atlntida!. Volta a encontrar-se com os amigos do lado de lno terceiro ato. O tom j mais sombrio que o do primeiro. Roberto de Mesquita fala, por exemplo, no rosto tristssimoda imagem do Senhor Santo Cristo, venerada em Ponta Delgada, e a marcar o tnus micaelense; Alice Moderno, essa feminista avant la lettre a faladora e destemida -, irrompe como um furaco na cena, verbera contra o machismo que no a entendeu enquanto vivia, e ao mesmo tempo denuncia a falta de amor dos micaelenses, que s pensam em sexo assim, lava-se a roupa a domiclio, e expem-se as feridas no sentido de livr-las do veneno. o momento das reconciliaes: Tefilo Braga tem uma atitude cordata em relao a Antero, e, dissipando antigas rixas, recita um poema de seu ex-rival. Antero, no decorrer de sua presena, vai ficando paulatinamente mais pensativo e, provocado por Tefilo, declara-se vtima, ainda hoje, da falta de alma da Europa e do tempo: Olhem para a Europa de hoje e vejam se no divisam lugar para um portador de Ideal. A Igreja est moribunda. O Socialismo est morto. preciso um Poeta. A melancolia levao ao gesto fatal, que ocorre em cena. Est presente em toda a obra a idia central de que o aoriano, embora insulado, embora s vezes submetido a equvocos ferozes e eventuais achincalhes, reivindica para si a nacionalidade portuguesa, e por extenso, europia e, mais alm, universal. Cumpre referir duas obras de escritores aorianos e que se inserem dentro desta mesma vertente. Primeiramente Crnica do despovoamento das Ilhas (1997), de Daniel de S. O ttulo, grafado no singular, o naquele sentido antigo: ento temos crnicas, onze no total, que tratam dos teres e haveres aorianos, designadamente da ilha de So Miguel, mas cujos interesses vo alm. No plano da linguagem, o autor mimetiza o lxico e a sintaxe dos antigos papis pblicos e privados, sem que isso comprometa a atualidade textual; isto : percebe-se que estamos ante um escritor de hoje, que pensa e avalia mediante critrios de hoje. O resultado uma prosa tensa, plena de subentendidos, a tecer sua urdidura atravs de achados lingsticos que, se guardam o sabor dos sculos, destacam-se por sua modernidade. No , por certo, mero exerccio de escrita; para alm de repre-

215

via atlntica

n. 3

dez. 1999

sentar a recuperao da abundncia semntica dos vocbulos do idioma e a revitalizao de sua fraseologia habitual, significa uma profunda inteno. No que toca matria, preciso recordar que os Aores conviveram com o isolamento e esse termo, no caso, nunca foi to literal e com os rigores de uma Natureza em que os terremotos no pertencem apenas Histria. Isso, essa particularidade, deu ao Arquiplago e sua cultura uma singular mundividncia, repetindo nas Ilhas o fenmeno que Alejo Carpentier atribui Amrica Latina: o convvio de todas as eras num mesmo tempo. Assim, falar do passado aoriano , tambm, falar do seu presente, e referir-se ao presente remeter inapelavelmente ao passado e a recriao da linguagem arcaica, dentro dessa perspectiva, harmoniza-se ao contedo narrado. O tom narrativo marcado na maioria das vezes pelo humor, mas h tambm momentos reflexivos, em captulos que ferem as cordas ntimas da anima aoriana, como a emigrao: na crnica-ttulo do livro, e que o encerra, contada a calamitosa travessia do Oceano que faz Jos Belizrio, em demanda do Brasil, no sculo XVIII. Narra-se a a odienta viagem, em que o mal menor so os enjos e a degradada comida, e na qual no faltam as doenas e as mortes derivadas da condio brutal em que so transportados aqueles que buscam lugar melhor para exercerem as suas vidas. Em A glria de mandar, e formando um pendant, o autor discute a oposio entre a Amrica e a Europa, pondo a nu a incompreenso dos primeiros povoadores relativamente aos indgenas, ensejando o comentrio
... que o que mais faltou nesse tempo foi os novos senhores do Novo Mundo serem to justos com os verdadeiros donos dele como entre si procuravam ser (p. 181),

o que vem a reforar o juzo de Montaigne em seu ensaio Dos coches, no qual condena as atrocidades cometidas pelos europeus contra os nativos americanos. H, igualmente, uma discusso a respeito das autoridades continentais em servio nos Aores, civis ou eclesisticas. Mandadas por Lisboa, interagem com a ambincia insular, o que se percebe em Os Justos e os pecadores. Aqui, um Ouvidor teimosoe um Corregedor desobedientemaltratam um ao outro, lanando excomunhes e interditos que se estendem ao povo, e to ferozes que obrigam os povos de Ponta Delgada a fazerem requerimento a el-Rei para implorar que Sua Majestade ponha um fim aos seus penares. O livro de Daniel de S celebra um exorcismo dos fantasmas ancestrais que pervagam as Ilhas, no hesitando tocar nas pedras de escndalo que h tanto incomodam, como, por exemplo, o Santo Ofcio, a escravatura e os delitos de morte. Tudo revisto sob uma ptica congruente e compreensiva, nada mais restando intocvel. O que foi dito e resumido poderia lanar a errnea impresso de que se trata de obra referente por

216

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

exclusivo aos Aores; muito ao contrrio: a interdependncia com a realidade continental flagrante; as ilhas, em que pese a distncia, guardam uma profunda relao com a Ptria, estabelecendo com ela um constante dilogo. Assim, se a Crnica diz respeito aos Aores de modo direto, tambm diz realidade portuguesa-continental e de alm-mar, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre as variantes geogrficas e emocionais do idioma. A segunda obra a comentar Com perfume e com veneno (1997), de lamo Oliveira. Talvez nem todos os textos recolhidos sejam contos h, entremeada, uma instigante crnica, a inaugural, intitulada Por uma lgrima gorda, e h sementes de novela picaresca, como em Vida & feytos do bothicaryo de Odemyra. Esse programa abre espaos para a ironia, como em Eureka: um governante, depois de dizer a palavra do sbio grego, imagina destinos s ilhas aorianas: assim, haveria a ilha dos velhos, dividida em duas metades numa delas seria o asilo propriamente dito, e na metade adjacente o inevitvel cemitrio; outra ilha seria destinada exclusivamente aos jogos de cassino, e assim por diante. A ltima seria a ilha dos prazeres, a menina dos olhos, na qual os proxenetas iriam rebentar de felicidade. Os momentos capitais de Com perfume e com veneno esto nos contos de vis surreal ou fantstico, escolha -, e nessa linha h dois, pelo menos. Se fosse possvel e necessrio escolher o mais aoriano conto do livro, este seria O velho Joaquim. Passa-se na ilha mais pequena, e nela h um velho. Um incio trivial, quase um lugar-comum para quem conhece a realidade do Corvo. Mas comeam as novidades: no um velho qualquer: um velho que no fala, e toda a gente aprendeu a saber de suas vidas pela cor dos olhos de Joaquim, que est eternamente sentado a contemplar o oceano. Ocorre, ento, o ltimo prazo para o Presidente da Regio fazer a visita anual ilha, como manda o preceito constitucional. A ilha, porm, em seu isolamento, foi-se degradando, as terras de cultivo foram abandonadas, as pessoas morriam como moscas, e as restantes sentaram-se na igreja espera da morte. Uma onda de ratos devorava tudo que via pela frente, inclusive o nico gato e o nico co restantes da hecatombe. Esqueceram-se do Velho Joaquim, desligaram o telefone e entregaram-se a vagar como ilha perdida. Quando a comitiva presidencial chega ao porto com seus fmulos e cinegrafistas, totalmente devorada pelos milhes de ratos que saltam de toda a parte. E, como diz o narrador, O velho Joaquim, porta de sua casa, agora dono e senhor de sua ilha. No h, aqui, compulso regional, nem interesse descritivo, nem a inteno em discutir as mazelas insulares. S se percebe que o cenrio predominantemente das Ilhas por um pormenor, uma breve aluso, uma palavra ligeira. A ps-modernidade literria aoriana encontra-se representada pelo romance Ptio dAlfndega/Meia-noite, de, ainda, lamo Oliveira (1992); nesta obra, dotada de intensa metafico, h a escrita de um romance dentro do romance: o Poeta

217

via atlntica

n. 3

dez. 1999

Porreirinho, ao falecer, deixa dispersas as pginas de uma narrativa manuscrita e indita, que seu amigo Patacho se encarrega de organizar e trabalhar para fins editoriais. Alternando duas vozes narrativas que se articulam complementarmente (o romance do Poeta Porreirinho e a trajetria de Patacho), lamo Oliveira pe a nu uma sociedade marcada pelo provincianismo e a ganncia, assolada pelos episdios da reconstruo da cidade de Angra do Herosmo, destruda pelo terremoto de 1980. J no se trata da representao de uma sociedade do passado, mas a atual, com seus conflitos e ausncia de perspectivas; neste caso, a conscincia insular apresenta-se contraditria e perplexa, s voltas com as exigncias da modernidade e do estar-europeu. Tal conjunto literrio, consistente em obras e autores das mais variadas vertentes, possui, desde muito tempo, intelectuais aptos a balizarem as etapas de um percurso de quase 500 anos. No sculo XX desponta, depois de Vitorino Nemsio, o nome de Pedro da Silveira, referncia obrigatria, seja como poeta, ensasta, como agitador cultural ou elemento agregador de uma gerao inteira. Ademais, a literatura aoriana, desde que atingiu os pramos universitrios citem-se os trabalhos de Almeida Pavo, Jos Enes, Martins Garcia, Machado Pires, Onsimo Almeida (que instituiu a cadeira de Literatura Aoriana na Brown University, nos Estados Unidos), Urbano Bettencourt (que rege idntica disciplina na Universidade dos Aores), Adelaide Batista a literatura aoriana, dizia-se, vem adquirindo o imprescindvel corpo reflexivo, veiculado seja por jornal, como por revistas e livros. Por recente e por visvel, registre-se uma obra de Vamberto Freitas, um dos mais fecundos e regulares ensastas da poca recente. Depois de O imaginrio dos escritores aorianos (1992), em que lanou as bases de um estudo que viria a aprofundar, Mar cavado: da literatura aoriana e de outras narrativas (1998) uma coletnea de artigos e entrevistas publicadas entre 1992 e 1998. O ttulo imediatamente lembra as contingncias insulares, visto que remete aos limites martimos que rondam o viver ilhu. Estruturalmente, a obra divide-se em duas partes, denominadas de Outras vozes e Revisitaes. Liminarmente, o autor faz questo de esclarecer um assunto j muito discutido: no aceita a existncia de uma literatura aoriana excluda do contexto literrio portugus. A sucesso dos textos prova essa posio crtica e terica. Percorre, no texto de Vamberto Freitas, a busca de um elemento integrador entre a Literatura praticada nos Aores e a portuguesa, como partcipes do todo maior da lusitanidade. O mesmo autor expe seu pensamento numa frase exemplar, ao tratar de Ptio dAlfndega:
O homem das ilhas, enfim, ocupando inteiramente o seu lugar num universo que ele sabe estar longe, mas que seu (p. 156).

218

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

Ou ento:
A aorianidade isso mesmo, sempre o foi na nossa arte querer e saber pertencer grande famlia sem fronteiras. (p. 169).

Se isto verdade, tambm certo que o autor mantm uma atitude de justificada admirao perante a literatura de seus conterrneos. Escreve: No pas portugus, poucas outras comunidades tm produzido uma literatura to viva e conseqente, tanto em termos temticos como estticos (p. 74). Ao examinar as obras de Katherine Vaz, Antnio Tabucchi e Romana Petri, o autor nos alerta para a existncia de um cnone literrio incipiente, qual seja, o dos estrangeiros que se tm ocupado dos Aores, e apresenta-nos uma interpretao desse interesse: uma geografia de mistrio e mais ou menos fora da Histria, prestando-se a certa metaforizao. E esse interesse externo proveitoso, pois gera a possibilidade de um olhar que, melhor do j acostumado, estar atento realidade sem os pr-conceitos habituais. Mais adiante, o terico constata a inexistncia de inovaes formais na atual literatura aoriana est-se, agora, a trilhar uma estrada real aberta pelos precursores da dcada de 1980, busca de uma sedimentao esttica. Afinal, a sucesso de rupturas e experimentalismos, se til em certo momento, deve dar espao para a construo, num continuum de sstole e distole. A destacar o humanismo de Vamberto Freitas, que luta contra a globalizao pasteurizadora. Estudando a obra O homem suspenso, de Joo de Melo, diz-nos: ...se o fim da histria convm aos mercadores e fazedores de coisas, a alma humana resiste por todos os meios e particularmente pela arte banalizao da nossa humanidade. Depois dir:
O que est a acontecer em Portugal, hoje, em muito se assemelha nossa condio de imigrante no exterior: que lugar ocuparemos na Grande Europa, como nos defenderemosdo inevitvel assaltocultural (visto que somos um pas com grande nmero de analfabetos sem conhecimento de sua tradio literria ou erudita), como lutaremos pelo que merece ser defendido da nossa herana nacional e o que deveremos adotar dos outros? (p. 128)

E d-nos a resposta: S uma comunidade viva e culta devidamente informada poder desfrutar a fazer frente a esses gigantesco desafios da globalizao da humanidade em curso. (p. 135). As idias expostas em Mar cavado (e nO imaginrio dos escritores aorianos) fazem surgir uma verdade: constata-se a existncia, nos Aores, daquilo que seria possvel chamar de sistema literrio h leitores para ler, h escritores para escrever, h editoras que fazem circular o livro, h bibliotecas, h livrarias, h ensastas e crti-

219

via atlntica

n. 3

dez. 1999

cos. E mais: no se trata de um sistema endgeno, pois renova-se por pertencer a um espectro mais amplo mas no qual as particularidades regionais tm vez. A ilha em frente: textos do cerco e da fuga (1999), do mesmo autor, um painel do presente estado dos assuntos aorianos, e esse painel possui um tema nico, que perpassa as linhas e entrelinhas: a atual situao das Ilhas, tanto pelo vis poltico-cvico como o da geografia humana e da cultura. Na primeira parte (Do nosso imaginrio), h a meditao sobre uma literatura que atravessa as eras e que reivindica seu espao perante a produo esttica nacional; a aoriana uma literatura com luz prpria, a qual, somada nacional-continental, constitui, com outras vertentes regionais, o panorama da lusitanidade. O que fica a constatao de que os Aores nunca se envolveram na
demanda de uma diferenciao redutora; pelo contrrio haveria de ser sempre a reivindicao de pertena ao todo nacional, mas sem a violao interior de quem se nega a si prprio, ou negado pelos outros. (p. 37).

Aqui est toda a summa do pensamento de Vamberto Freitas: os Aores eram um povo que no conhecia a Histria, a qual os atingiu de cheio por meio da guerra e da emigrao. Tudo mudou: do mundo rural em que nada acontecia passouse modernidade universalista; a aristocracia foi substituda pela democracia; o tempo corre na angstia de sua pressa. Na derradeira seo, Navegaes, nosso autor detm-se na crtica da literatura i/emigrante. Como ele mesmo diz, imagens americanas na literatura aoriana e vice-versa. Se as obras de Katherine Vaz ou rika de Vasconcelos tratam sem contemplaes a figura do emigrado, ao mesmo tempo lhes conferem um estatuto de seres livres que no apenas se adaptaram ao pas de acolhimento mas em certa medida o modificaram. J a literatura aoriana, na sua maior parte, possui certas perspectivas preconceituosas, redutoras e folclricas quanto aos que partiram, enxergando-os sob a mope viso de quem fica, esquecendo-se de que os emigrados enfrentaram o destino em seus novos pases. claro, h excees registradas, e esta breve notcia complementa o ensaio (que de 1997) com o J no gosto de chocolates. De tudo o que se depreende dessa parte, percebe-se que, no entender de Vamberto Freitas, no se pode mais pensar nos Aores sem pensar na Amrica, e a raridade para os continentais transmuta-se em experincia quotidiana para os insulares portugueses: numa casa aoriana, que sempre ter algum do lado de l do Atlntico, e a Amrica no mais novidade, um dado real, j inseparvel da prpria aorianidade; assim, o termo cunhado por Nemsio poderia ser acrescido de um adendo que inclusse a familiaridade com os Estados Unidos.

220

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

Outro acadmico de nossos dias a merecer igual ateno Urbano Bettencourt. Na abertura de seu livro O gosto das palavras III (1999) os anteriores da mesma srie so de 1983 e 1995 o autor assinala que no est s, no trabalho de re-velao do sistema literrio aoriano; s no est, mas nico em sua dico. Percorrendo um itinerrio pessoal que contempla a poesia, o ensaio, a narrativa, esse autor recupera por fragmentos (mas no superfcie), os recortes possveis da literatura dos Aores. Sem auto-indulgncias, escolheu como objeto de reflexo prioritria certas parcelas da lusitanidade literria que lhe dizem melhor respeito, mas isso no o impede de pensar acerca da imensa literatura continental. onipresente questo aoriana, nosso autor responde com idias disseminadas em vrios textos, mas em especial no ensaio Dos Aores e sua literatura: errncia e permanncia. J havia expresso seu pensamento a respeito do sintagma lingstico literatura aoriana, em O Gosto das Palavras [I]:
...aquilo que, em termos literrios, se faz nos Aores pode passar muito bem sem o critrio ou crivo da literatura aoriana: teremos, fundamentalmente, de tentar l-lo segundo uma tica estritamente literria. (p. 86-87)

Superado esse bice, que em outro momento teve forte conotao ideolgica, Urbano Bettencourt aqui distingue perfeitamente o dplice olhar desde a Ilha e para a Ilha: a viso de dentro, marcada pelo pequeno viver insular, com seu quotidiano desgastante e repetitivo, e a viso de fora, que aquela distncia, geradora do desejo da volta e de sua concomitante impossibilidade; ambas perspectivas geram um contraponto tensional entre o que est longe e perto, entre a pequenez da ilha e a imensa largueza do mundo, e tal espcie de frico, encontrada nas personagens da narrativa dos Aores, leva-as a uma vivncia de errnciae, talvez, de desgraas. A preocupao com a literatura aoriana o faz lanar pontes com outras expresses literrias insulares, tais como a caboverdiana; em estudo especfico, o autor verifica e historia a recepo da produo dessa literatura em So Miguel, destacando a figura e a importncia do trabalho de Pedro da Silveira. Vista esta breve e necessariamente incompleta notcia, escrita no propsito de apresentar ao pblico brasileiro uma narrativa a considerar, cabe dizer que a questo aoriana uma entidade em permanente transformao. Sempre haver espao para ser retomada (e revista). Algo, porm, certo: partcipes da Histria lusa h cinco sculos, pertencendo ao universo maior da lngua, colaboradores no processo da formao da nacionalidade, fiadores do passado sem recorrer a sebastianismos retricos, os aorianos instituram-se em entranhada disciplina moral; ultrapassando as dificuldades da terra, do clima, do isolamento e superan-

221

via atlntica

n. 3

dez. 1999

do os mal-entendidos, sempre esteve junto a Portugal nas circunstncias de suas etapas vitais dos ltimos tempos. Derivada formalmente da literatura-me portuguesa e dela participante, a literatura dos Aores investe-se na atualidade de um agregado que, no campo da narrativa, possui autores que vm obtendo o reconhecimento do establishment cultural e status de autntica e definitiva literatura. Rompendo com os limites da regionalidade, constri um arcabouo de idias em que o universal se faz presente, por discutir - no exame da experincia particular das Ilhas - todas as ansiedades, espantos e esperanas do ser humano.

Referncias Bibliogrficas
1. Teoria e crtica consultada ou citada, a que se agregam textos sugeridos para uma introduo literatura aoriana:
ALMEIDA, Onsimo Teotnio. A questo da literatura aoriana. Angra do Herosmo: SREC (Col. Gaivota): 1983. _____. Aores Aorianos Aorianidade. Ponta Delgada: Signo, 1989. BATISTA, Adelaide Monteiro. Joo de Melo e a literatura aoriana. Lisboa: Dom Quixote, 1993. BETTENCOURT, Urbano. O gosto das palavras. Angra do Herosmo SREC (Col. Gaivota), 1983. ______. O gosto das palavras II. Ponta Delgada: Jornal de Cultura, 1995. ______. O gosto das palavras III. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1999 BORGES GARCIA. Por uma autntica literatura aoriana. Ponta Delgada (Supl. de A ilha), 1953. CORDEIRO, Carlos et alii. Aorianidade e autonomia: pginas escolhidas. Ponta Delgada: Marinho Matos-Brumarte-CLR, 1989. FREITAS, Vamberto. O Imaginrio dos escritores aorianos. Lisboa: Salamandra, 1992. _____. Mar cavado: da literatura aoriana e de outras narrativas. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1998. _____. A ilha em frente: textos do cerco e da fuga. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1999. MACHADO PIRES, Antnio M.B. Para um conceito de literatura aoriana, in Raul Brando e Vitorino Nemsio. Lisboa: IN-CM, 1988. MARTINS GARCIA, Jos. Para uma Literatura Aoriana. Ponta Delgada: Universidade dos Aores, 1987. MELO, Joo de. Antologia do conto aoriano. Lisboa: Veja, 1978. NEMSIO, Vitorino. Aorianidade. In Insula no 7-8.Ponta Delgada: 1932. _____. Corsrio das Ilhas. Lisboa: Bertrand (2a ed.) 1983. _____. Aorianidade. In Insula, n 7-8, julho-agosto de 1932.

222

outros ensaios

BRASIL, A narrativa aoriana ps-revoluo...

PAVO, J. Almeida. Caminheiros da cultura. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1991. PAZOS, Vanda Ins da Silva. Nao e identidade em Gente feliz com lgrimas, de Joo de Melo. Porto Alegre, 1998. Dissertao de mestrado em Letras, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. RIBEIRO, Lcia Helena Marques. A questo da identidade da terra e a idia de permanncia em Contrabando Original, de Jos Martins Garcia. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1998. [Originalmente dissertao de Mestrado em Letras, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul]. RIBEIRO, Lus da Silva. Subsdios para um ensaio sobre a aorianidade. Angra do Herosmo: Instituto Aoriano de Cultura: 1964. VV.AA. Conhecimento dos Aores atravs da literatura. Angra do Herosmo: Instituto Aoriano de Cultura, 1988. SILVEIRA, Pedro da. Antologia de poesia aoriana. Lisboa: S da Costa, 1977.

2. Fico narrativa citada ou referida:


AGUIAR, Cristvo de. Raiz Comovida/A Semente e a Seiva. (2a ed.), Lisboa: Editorial Caminho, 1987. _____. Ciclone de setembro. Lisboa: Caminho, 1985. ALMEIDA, Onsimo Teotnio. (Sapa)teia Americana. 1983 _____. No seio desse amargo mar. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), s.d. DIAS DE MELO. Pedras negras. Lisboa: Vega (2a ed.), 1985. MARTINS GARCIA, Jos. A fome. Lisboa: Afrodite, 1977. _____, Jos. O medo. Angra do Herosmo: SREC, 1981. _____ Jos. Imitao da morte. Lisboa: Moraes, 1982. _____ Jos. Contrabando original. Lisboa: Vega, [1983]. _____, Jos. Memria da terra. Lisboa: Vega, 1990. _____, Jos. Lugar de massacre. Lisboa: Crculo de leitores (2a ed.), 1992. MELO, Joo de. O meu mundo no deste reino. Lisboa: Assrio e Alvim, 1983. _____ Autpsia de um mar de runas. Lisboa: Assrio e Alvim, 1984. _____ Gente feliz com lgrimas. Lisboa: D. Quixote, 1988. NEMSIO, Vitorino. Mau tempo no canal. Lisboa: 1944. OLIVEIRA, lamo. At hoje/Memria de co. Lisboa: 1988. _____. Ptio dAlfndega/Meia-noite. Lisboa: Vega, 1992. _____. Burra preta com uma lgrima. (2 ed.) Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau): 1995 _____. Com perfume e com veneno. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1997. _____. J no gosto de chocolates. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1999. S, Daniel de. Ilha grande fechada. Lisboa: Salamandra,1992. _____, Crnica do despovoamento das Ilhas. Lisboa: Salamandra (Coleo Garajau), 1997.

223

You might also like