You are on page 1of 8

maior contedo, disponibilizado gratuitamente, de Teatro Cristo est aqui.

O NATAL NO TRIBUNAL
Autor Desconhecido

Cortinas Fechadas Saudao aos presentes Hino Abrem Cortinas (Cenrio) (Um Tribunal: Bandeiras do Brasil, do Estado, do Municpio; Mesa, Cadeira da juza, Martelo, Cadeira para o Ru, Mquina de escrever, Escrevente... Esto no seus lugares o Escrevente, os dois Advogados e os 7 Jurados Entra a Juza - todos se levantam - depois se sentam... Juza: Senhores e Senhoras presentes. Estamos agora reunidos neste julgamento extraordinrio, mas muito necessrio. O ru vai ser julgado por no ter mais serventia neste novo milnio. O ru o Natal. Estaremos julgando se o Natal ainda tem algum valor neste novo milnio, e que tipo de Natal deve ficar solto, para que tenha alguma serventia e no ameace a humanidade. Juza: Escrevente, quem a primeira testemunha? Escrevente. o Sr. comrcio, Sra. Juza. Juza: Pois faa entrar o Sr. Comrcio. Escrevente: Que entre no tribunal o Sr. Comrcio. O COMRCIO Msica de Fundo ( trazida uma pessoa totalmente vestida em forma de um grande pacote com a palavra "COMRCIO" bem visvel na frente e atrs) Advogado de acusao (AA): Sr. Comrcio! Qual a melhor poca do ano para o senhor?! CO: Sem dvida, a melhor poca do ano para mim o Natal! AA: Mas, explique por que isso? CO: porque d mais emprego, vende mais, as pessoas s querem comprar, junta muito mais dinheiro!

AA: E o Sr.. Acha que o Comrcio depende do Natal, ou o Natal que depende do Comrcio? CO: Ora... Ora... O que seria do Natal sem o Comrcio? O que seria do Natal sem as comprar, os presentes? Qual seria a alegria das crianas e dos adultos? O Comrcio a grande estrela e sentido do Natal!... AA: No tenho mais nenhuma pergunta, Sr.. Juiz. Juza: Com a palavra o Advogado de defesa. Advogado de defesa (AD): Sr. Comrcio! Se a grande alegria do Natal o que o Sr.. Produz, como explicar as tristezas que muitos sentem neste dia? Mesmo com tantos presentes, compras e gastos, nem todos se sentem felizes neste dia. O Sr.. Falou dos empregos gerados durante o tempo do Natal mas, e como ficam estas pessoas depois desses dias. Alm disso, no podemos esquecer da inveja que muitas crianas e at adultos sentem por no poderem ter ganho ou comprado o que os outros compraram e ganharam? Mas... Isso tudo ainda no o pior: como dizer que o sentido do Natal o Comrcio para aqueles que nada conseguiram comprar ou, se compraram, no conseguem pagar as prestaes e tem o seu nome sujo no SPC? No! O Natal no depende do Sr.. Para continuar sendo o VERDADEIRO NATAL! CO: Bom... Na verdade o SPC, a inveja, a tristeza, os sentimentos... Hum... Isso no me interessa. Isso para os fracos. (Olha para o pblico e diz:) No esqueam: com uma boa propaganda na porta, e voc entra direitinho e parcela as suas compras em at 10 vezes... Juza: (bate o martelo) Por gentileza, Sr.. Comrcio! Sem propagandas e manifestaes neste tribunal. AD: Nenhuma pergunta mais ao Sr.. Comrcio. (O Sr.. Comrcio fica em um lado, visvel, no palco, para o visual impressionar mais a platia) Juza: Escrevente, quem a prxima testemunha? Escrevente: Agora a vez da Sra. Igreja, meritssima. Juza: Pois faa entrar a Sra. Igreja. Escrevente: Que entre no tribunal a Sra. Igreja. A IGREJA Msica de Fundo ( trazida uma pessoa completamente vestida de igreja, com cruz, torre e tudo e com a inscrio IGREJA bem visvel a todo o pblico) AD: Sra. Igreja. Como do seu conhecimento, o Natal est sendo julgado e o seu testemunho muito importante. Sra. Igreja, diga-nos: qual o verdadeiro sentido do Natal? IGREJA (IG): Relembrar a vinda de Jesus ao mundo, o grande presente que Deus nos deu, e que no perde a graa e nem o valor no dia seguinte. Um presente que no deixa as pessoas atoladas em dvidas para o resto do ano. Ao contrrio, o presente que nos enriquece de paz, amor, esperana e salvao. Natal Jesus, o presente que Deus oferece para salvar todo o mundo pecador. AD: Infelizmente, Sra.. Igreja, o Natal est virando um simples motivo para compras e vendas. O que a Sra.. Est fazendo para combater este triste mentalidade das pessoas?...

IG: Ns continuamos ensinando e pregando a Palavra de Deus. Ns nos reunimos em Cultos, em Departamentos, ensinamos as pessoas que, mais importante do que as coisas materiais buscar a Palavra de Deus e os Sacramentos em primeiro lugar, para ter Deus e a salvao eterna. AD: Ok! Muito obrigado! No tenho mais perguntas. Juza: Com a palavra o Sr.. Advogado de Acusao. AA: Sra. Igreja. Vocs se renem, aprendem, cantam, fazem reunies, planejam e, acredito eu, oram pelos necessitados. Certo? IG: Sim! Sem dvida! AA: Mas, vocs acham que isso enche a barriga dos pobres e miserveis que vivem por a? Sra. Igreja! Sem falsidades! A Sra.. Disse que o Natal o presente de Deus ao mundo, um presente que traz paz, amor e esperana. De que adianta toda essa baboseira? Pelo que eu sei, esse tal livro, a Bblia, que vocs usam diz: "De que adianta a f se obras? coisa morta em si mesma". Eu pergunto: o que vocs fazem mesmo na prtica para aliviar, por exemplo, a fome do mundo? IG: Por exemplo, muitas igrejas trazem ofertas de mantimento para ajudar aos irmos mais pobres da Igreja e nos cultos de festa da colheita os alimentos so enviados para nosso asilo ajudando aos velhinhos. AA: (chateando diz) Eu duvido que todos esto participando mesmo dessas ofertas!!!... IG: (abaixa a cabea) Bom... Seria o ideal mas, uns esquecem, outros tambm passam dificuldades e, outros talvez no entenderam ou no aceitaram ainda o sentido de AMAR AO PRXIMO COMO A SI MESMO. AA: Sr. Juiz. Ignoro a testemunha e afirmo que esse Natal de Jesus - que traz paz, amor e esperana - um sonho, uma propaganda enganosa e no pode mais continuar. Afinal, j diz o livro que os cristos usam: Quem no ama a seu irmo a quem v, no pode amar a Deus a quem no v." e "Todas as vezes que fizeste a um destes meus pequeninos irmos, a mim o fizeste". Juza: Vamos agora ter um recesso de alguns minutos, e depois ouviremos as testemunhas finais. CORTINAS FECHAM RECESSO CORTINAS ABREM Juiza: Escrevente, quem a prxima terstemunha? Escrevente: A prxima testemunha a dona Ceia. Juza: Pois ento chame a dona Ceia. Escrevente: Por favor, que entre no tribunal, a prxima testemunha, Dona Ceia. Dona Ceia AA: Dona Ceia!.... CEIA: Uma observao: para que ningum me confunda, meu nome todo Dona Ceia Natalina. AA: Perdo, dona Ceia Natalina. Todos os dias as pessoas fazem refeies, e isso acaba virando rotina. Por que a Sra.. Acha que nesta poca de Natal a Sra.. Seria to especial?

CEIA: Ora! Sem comentrios! Vai querer me comparar com feijo, arroz e guisado? Por favor, n!... AA: Ento a Sra.. Acha que a personagem principal do Natal a Sra..?! CEIA: Acha? No!... Tenho certeza que sem a minha presena o Natal nem existe. Natal sem a minha presena um feriado sem sentido. Afinal, eu preparo os estmagos, fgados e intestinos para a chegada de algum to importante quanto eu: O PAPAI NOEL. Sem dvida, eu sou a responsvel pelas grandes alegrias do Natal pois, afinal de contas, o que seria deste feriado se as pessoas no enchessem a barriga? AA: Bom... Diante do explicado, no tenho mais perguntas. Juza: Com a palavra a Defesa. AD: A Sra.. Disse que responsvel pelas grandes alegrias do Natal, mas o que a Sra.. Diz da ressaca, dor de estmago, exageros, brigas e ressentimentos de muitas pessoas no dia seguinte? CEIA: Me poupe de detalhes desinteressantes... Isso tudo faz parte da festa!... Natal isso mesmo! AD: Mas, e quantos nessa cidade e nesse pas no tem o que comer? A Sra.. Se sente feliz sabendo que nas Ceias haver tanto desperdcio? A Sra.. Acha que s traz alegrias? No seria mais justo dividir a comida com os mais necessitados do que v-los nas lixeiras comendo os restos do dia anterior? Dona Ceia! Assim no o Verdadeiro Natal. Este no o Natal que queremos nas ruas. Sr. Juiz, estou satisfeito e gostaria que entrasse a prxima testemunha. Juza: Escrevente, e agora, quem a prxima testemunha? Escrevente: o Sr. Pedrinho. Juza: Sr. Pedrinho? Quem o Sr. Pedrinho? Escrevente: O Sr. Pedrinho a prxima testemunha, Meritssima Juza. Juza: Pois ento faa entrar no tribunal esse tal de Sr. pedrinho Escrevente: Que entre no tribunal o Sr. Comrcio. ( trazido um ex-menino de rua, mas agora bem vestido e arrumado, com ares de bem-educado...) Juiza: Hum!... Que estranho! Aqui consta que o Sr. menino de rua. At que para um menino de rua o Sr.. Est bem apresentvel!... PED: Sr. Juiz, h um engano no seu relatrio. Agora eu sou um "ex-menino de rua" - h um bom tempo j no vivo mais na rua... Juza: Certo! Com a palavra o Sr.. Advogado de Defesa!... AD: Pedrinho... Como que voc conseguiu sair das ruas?... Conte-nos... PED: Olha, doutor. Tudo comeou a praticamente um ano atrs. As pessoas me falavam tanto em Natal. Um dia sa da favela, do meu barraco, e fui por a perguntar o que era Natal!... AD: Pois no.... Prossiga Pedrinho!... PED: Uns me diziam que Natal era comida, outros que era presentes, outros que era pinheirinho. Eu andava bem confuso. Mas foi ento que um moo me explicou o que era Natal. Ele falou de Jesus Cristo - o Filho de Deus que tinha vindo ao mundo, para trazer esperana, amor, paz, perdo dos pecados e salvao eterna. O moo me

levou para dentro de uma igreja e, pela primeira vez, eu pude participar de uma Encenao de Natal. Sabe, foi maravilhoso!... Foi inesquecvel!... AA: Protesto! Meritssima Juza! A testemunha est sendo induzida!... Juza: Protesto aceito. Seja especfico, Sr.. Advogado de Defesa, e no manipule a testemunha! AD: Mas, Sr.. Juza!... Juza: Sem "mas" nenhum! Prossiga, ou seremos obrigados a descartar esta testemunha. AD: E a descoberta do Verdadeiro sentido do Natal mudou sua vida? Por isso que voc est com essa educao melhor, as roupas... Com certeza as pessoas daquela igreja no esqueceram de voc e lhe esto ajudando sempre... AA: Protesto, Meritssimo! A testemunha est sendo induzida!... Juza: Protesto aceito!... AA: E alm do mais, Sr. Juiz, quem garante que estas roupas no so roubos por parte da testemunha!?... AD: Protesto, Sr. Juza! Meu colega est fazendo uma acusao sem provas! Juza: Protesto negado! Contenha-se... se no... Seno vai ser pior para o Sr.. Prossiga, Sr.. Advogado de Acusao. AA: Obrigado, Meritssimo! Bom... Como eu ia dizendo, este menino no tem condies de ajudar para que este tribunal seja justo. Seus antecedentes no lhe favorecem. Sugiro que a testemunha seja descartada. Juza: Pedido atendido! O Sr.. Pedrinho pode ser retirado do recinto. AD: Protesto, Meritssimo! Isso arbitrariedade. O menino tem um passado de pequenos furtos e delitos, mas hoje sua vida diferente. Ele descobriu que o Natal perdo que vem de Deus. Ele pode ajudar para que o verdadeiro Natal permanea nas ruas, casas e coraes neste novo milnio. Esse menino uma pessoa, e a sociedade deve perdo-lo e no discrimin-lo. Juiza: Retirem a testemunha.... E o Sr. Se contenha! AA: (com ironia) Obrigado, Sr.. Juza!... Juza: Ouviremos agora a ltima testemunha. Escrevente, parece que hoje vai vir no tribunal o o bom Velhinho Papai Noel. verdade isto? Escrevente: Sim, Sra. Juza. Hoje neste tribunal, at o Papai Noel vai testemunhar. Juza: Pois ento faa-o entrar. Escrevente: Que venha o bom velhinho Papai Noel. ( trazido um Papai Noel com tudo o que tem direito de enfeites...) Juza: Com a palavra a Acusao. AA: Papai Noel. Desde que esse mundo mundo, o Sr.. Tem se preocupado em alegrar as pessoas. O seu trabalho, com certeza, muito gratificante. Fale um pouco dos seus afazeres, especialmente desta poca de fim de ano...

Noel: Bom, de fato, minha agenda est lotada neste fim de ano. No fcil ser o centro das atenes. Quase nem vim a este julgamento, mas j que o Sr.. Foi to insistente, e disse que....... AA: (D uma boas tossidas...) Bom, (pigarreia) me fale do seu trabalho, Papai Noel - deixe os detalhes para outra hora! Ok!? Noel: Sim... Sim... Estou at estressado. So muitas entregas, muitos presentes, muitas trocas de presentes brinquedos com defeitos - o controle de qualidade no est muito bom - ou as mercadorias so do Paraguai, pois quase no duram nada. Acho tambm que as correspondncias esto um pouco atrasadas. Mas, apesar dos pesares, vamos trabalhando bastante, pois Natal isso mesmo! Sem Papai Noel, nem tem graa... AA: Se o Sr.. Se aposentasse ou desanimasse, ser que continuaria existindo Natal?... Noel: Olha, nunca gostei de falar de mim mesmo ou me exaltar. Profiro no responder. AA: Mas essa pergunta fundamental! (Pede licena ao pblico e cochicha no ouvido da Juza...) Juza: (fala ao pblico) que o Advogado pediu para eu permitir que ele chame algumas crianas da Platia aqui para a frente... Tens a permisso, Sr.. Advogado de Acusao. AA: (j combinado, chama algumas crianas - estas vem frente - ele lhes d alguns doces - e diz): Queridas crianas. Agora a palavra de vocs muitssimo importante: por acaso vocs sabem que , ou j ouviram falar de um tal de Jesus Cristo? Cri 1: Jesus Cristo?!... Em que canal da TV ele se apresenta?!... Cri 2: Jesus? Se no me engano, a minha v um dia me falou... Mas faz tanto tempo... No era um homem que voava e que era forte porque os seus cabelos eram compridos? Na verdade, eu no se direito... AA: (mostrando-lhes o Papai Noel) E ele... Vocs conhecem?!... CRIs: (olham a ele e gritam juntas alegres) PAPAI NOEL!!! Nossa! J Natal de novo! AA: Diante dessa manifestao ser preciso mais perguntas, para que os jurados decidam qual o Natal que ficar nas ruas, casas e coraes daqui para frente? Juza: Vocs, crianas podem se retirar... (As crianas se retiram...) Juza: Sr. Advogado de Defesa, a testemunha sua. AD: S tenho uma pergunta, Sr.. Juiz. Juza: Pois faa essa pergunta. AD: Papai Noel: em que voc se inspirou quando comeou a presentear as crianas e adultos? Noel: Por gentileza, repita a pergunta. Estou ouvindo meio mal... AD: Em que o Sr.. Se inspirou quando comeou a presentear as crianas e adultos? Noel: Me inspirei no amor que Deus teve pelas pessoas quando enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Apenas copiei a idia mas, reconheo que, por mais que eu trabalhe, apenas copiei uma idia... AA: Papai Noel! O Sr.. Falou demais! Estragou tudo! Tem noo do que acabou de dizer?...

Noel: Mas a pura verdade! Apesar de todo o meu esforo em entregar presentes, reconheo que eles do apenas uma alegria passageira. J cansei de ver isso!... AD: De minha parte no tenho mais perguntas. Juza: A deciso agora com os senhores jurados. Baseados em todos os argumentos dados, vocs vo votar e decidir qual o Natal que deve continuar a ser lembrado e vivido. RECESSO PARA A VOTAO DOS JURADOS (Neste momento os jurados saem para os fundos para a votao Fecham Cortinas Hino Versos crianas Abrem Cortinas (est no palco a cena completa do julgamento) A Juza anuncia os resultados dos votos dos Jurados: Juza: Senhoras e senhores presentes. Vou ler agora o resultado da votao dos jurados, para ver com que tipo de Natal ns vamos ficar daqui para frente. O resultado o seguinte: 3 votos para o natal mundano, comrcios, festas, bebedeiras e etc e mais etc. 3 votos para o Natal de Jesus, o Salvador de todo pecador, o maior presente que Deus deu ao mundo. 1 voto em branco. Portanto, deu empate na votao inicial. Por gentileza, senhores jurados. Como a questo muito importante, peo que aquela pessoa que votou em branco vote de novo e tome a sua deciso. UM OLHA PARA O OUTRO; H UM SILNCIO GERAL De repente um dos jurados se levanta e diz: JUR: Senhores, reconheo que muita responsabilidade eu tomar essa deciso sozinho. Gostaria de pedir ao Sr.. Juiz que deixasse o pblico me ajudar nessa deciso. Juza: Bom... Nunca tivemos caso assim, mas acho certo... Aceito a sugesto. A Juza se dirige ao Pblico Ali tem 5 pessoas j preparadas para responderem quando a Juza perguntar Juiza: (ao pblico) Gostaria que neste momento viesse ao palco as 5 pessoas que vo ajudar ao jurado a escolher o Natal que dever vencer. Por favor, possam vir at a minha mesa e depositar aqui os seus votos As 5 pessoas saem do meio da platia, vo frente, e juntamente com o jurado levam cada uma seu papel, entregam a Juza e voltam a seus lugares A Juza vai mesa, olha os votos, volta ao Pblico e diz:

Juza: Senhoras e Senhores. O tribunal vai entrar em recesso mais uma vez e no final, ns vamos chamar ao palco aquele Natal que recebeu os votos favorveis, que venceu neste tribunal! Fecham Cortinas Palavra do pastor e hinos (enquanto isso arruma-se o prespio) Abrem Cortinas Juza: Senhoras e Senhores. Ateno para a sentena final. Agora ns vamos chamar ao palco aquele Natal que recebeu os votos favorveis, que venceu neste tribunal e que no s deve, mas preciso que fique para ser vivido de todo o corao por aqueles que o escolheram e por todos nos. Que suba ao palco o NATAL VENCEDOR E QUE DURA PARA SEMPRE! Neste momento o prespio entra pelos fundos e toda a cena final do Natal se coloca no palco Iluminado: Maria, Jos, Jesus no colo, Os anjos, os Magos, os Pastores, Ovelhas... e tudo... NARRADOR Senhoras e Senhores. Este o Natal que o mundo pecador realmente precisa. Este o Natal que todo o verdadeiro cristo tambm prefere. Um Natal que, mesmo simples e humilde, mas apresenta o Rei, o Salvador de toda a Humanidade. Um Natal que, atravs de Jesus, nascido em Belm, oferece o perdo dos pecados e a salvao eterna, sem distino de raa, cor ou posio social. Desde os mendigos, meninos de rua e bandidos, como qualquer rei, rainha, majestade ou autoridade de qualquer parte do mundo, pelo sincero arrependimento de seus pecados e a verdadeira f e confiana no perdo de Cristo, podem ter a mesma alegria e a mesma salvao que o Natal de Jesus oferece. O mundo materialista e secular transformou o Natal num grande circo apenas de luzes, comrcio, comidas e diverses mas que, no final, s leva ao vazio, ao desespero e condenao eterna. Creia no Jesus Cristo que comemorado no Natal. Ele a Festa da salvao eterna. Ele Natal verdadeiro para esta vida e para a eternidade. FELIZ NATAL! HINO NOITE FELIZ

You might also like