You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE PEDAGOGIA IRENE MYRELLE CAVALCANTE TORRES

EDUCAO ESPECIAL

MACEI 2011

DISCRIMINAO VISUAL
Quebra cabea de cores: Este material feito com madeira, medindo 4cmx9cmx1cm. Cada pea possui duas cores. A pintura feita com tinta lavvel. Facilita a nomeao das cores, a discriminao visual e a

correspondncia um a um. As peas ampliadas permitam melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preenso(faculdade de pegar ou agarrar). O material pode ser higienizado devido tinta lavvel.

Quebra- cabea de cubos: Permite trabalhar com a percepo visual, preenso e discriminao de figuras (parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, seno possvel montar seis desenhos diferentes. O manuseio do cubo foi idealizado para a coordenao com ambas as mos (bi-manual). Indicado para alunos que apresentam distrofia muscular. Por ser um material leve, no recomendado para alunos com paralisia cerebral do tipo atetide, que apresentam movimentos involuntrios. No caso desses alunos, seriam recomendados cubos mais pesados. Este quebra-cabea feito de caixa de papelo, em formato de cubo, plastificado e com aplicao de figuras.

DISCRIMINAO AUDITIVA:
Estas atividades so muito boas para a discriminao auditiva. Nesta primeira a criana tem que dizer qual dos objetos comeam com a mesma slaba do objeto do quadro:

Nesta atividade a criana tem que dizer qual dos desenhos tem a mesma terminao sonora do desenho do quadro:

Outra atividade que pode fazer com as crianas sent-las em uma roda e ouvir CD com vozes de animais, e pedir que as crianas identifiquem atravs das imagens que estaro espalhadas no centro da roda.

SEQUNCIA LGICA
Pede para que o aluno, recorte as figuras e as coloque na sequncia correta.

COORDENAO MOTORA FINA

Pode-se tambm contar com atividades de carimbos diversos. Que exige fora na mozinha para uso do carimbo. Depois pode colorir com giz de cera as figuras. E para realizar essa tarefa p professor pode confeccionar carimbos com espuma floral e colar figuras ou letras emborrachadas.

Outra atividade colocar objetos pequenos dentro de uma lata que contar com buraco pequeno em sua tampa. Essa atividade ajuda na movimentao estilo pina fina, que feita com o indicador e o polegar.

Mais uma atividade colocar os palitos com figuras ou letrinhas na Espuma Floral (ou Tijolo Floral). Ajuda no movimento de fora na mozinha.

ORIENTAO TEMPORAL
So exerccios de Orientao Temporal: ouvir histrias, ou msicas que contenham histrias, e depois contar a seqncia dos fatos. Ordenar cartes com figuras e formas e recompor uma histria com incio, meio e fim. Observar animais (mosca, lesma, largatixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais so os mais velozes e os mais lentos. Mover carrinhos rpida e lentamente, seguindo instrues do professor. Plantar feijes e observar o seu crescimento. Posteriormente, o professor e as crianas desenharo a histria da vida do feijo, passando pelas etapas do seu desenvolvimento, da semente at a planta adulta.

ORIENTAO ESPACIAL

So exerccios de Orientao Espacial: andar pela sala explorando o ambiente e os objetos, inicialmente de olhos abertos e depois de olhos fechados. Montar quebra-cabeas. Jogar amarelinha. Responder onde est o cu, o teto, o cho, a lmpada, com palavras como: em cima, atrs, etc. Andar pela sala e pelo ptio seguindo a direo indicada por setas pintadas no cho.

NOES FUNDAMENTAIS DE LABIRINTO

SNTESE/ANLISE Perceber que o todo formado por partes e que as partes reunidas formam novamente o todo. Uma das atividades mais comuns so a montagem e desmontagem de jogos, ou tatear cada parte do seu corpo: relaxar apalpando o seu corpo, e depois criar histrias a partir de figuras com partes do corpo, ou at mesmo completar/identificar as partes que faltam do desenho.
SNTESE: Unir as partes de uma figura para formas o todo, armar quebra-cabeas.

ANLISE:

Decompor o todo para estudar as partes. E essa atividade de anlise fonolgica e estrutural das Palavras do folclore.

FIGURA DE FUNDO
Nesta atividade o professor deve pedir claramente o que quer, por exemplo, na figura 1: deve-se pedir que ele tenha cuidado e pinte somente o animal que ele v. J na figura 2, deve-se pedir que ele pinte somente as flores.

a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do perifrico com a finalidade de focar a ateno num estimulo concreto.

importante compreendermos que s percebemos com clareza as coisas que nos chamam a ateno. Ento, para que um objeto seja percebido com exatido, deve ser visualizado em relao a seu fundo. Observa-se que, as crianas com dificuldade de diferenciao figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para elas, difcil focar a ateno s no que relevante, dificultando assim a sua aprendizagem. No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento da percepo figura-fundo, auxiliam a criana no perodo da alfabetizao. Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos sinais grfico, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para obter sucesso na aprendizagem.

Nesta figura o princpio da figura-fundo, podemos perceber um vaso ou duas faces se entreolhando, dependendo da escolha do que figura (o tema da imagem) e o que fundo. percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e mal contornados (por exemplo, um clice branco pintado num fundo preto);

You might also like