You are on page 1of 5

Escola Secundria de Jos Afonso Loures Curso Tcnico de Electrotecnia.

a. 2 - BE Jos Carlos Leito da Silva Mateus Jos Jlio Pinto Leal

Energia Solar
Introduo:
A Energia que o Sol fornece a cada hora superior energia utilizada pelo homem em cada ano, apesar disso ela ainda muito pouco aproveitada e a sua distribuio no uniforme. Esta distribuio est dependente da posio geogrfica e das condies climatricas, condies essas que so predominantes nos pases junto a linha do Equador. Apesar disso nalguns pases mais a Norte que esta Energia mais utilizada. Da Energia que chega Terra 15% reflectida de volta ao Espao, 30% so perdidos na evaporao da gua, da restante energia uma parte absorvida pelas plantas pela Terra e pelos Oceanos e a outra parte para manter o equilbrio energtico do Planeta sobre a forma de radiao trmica.

Introduo Histrica:
A utilizao da Energia Solar, remonta ao princpio da humanidade, quando se utilizava o Sol para secar peles e alimentos, foi tambm utilizada no Sculo VII antes de Cristo, para obter fogo atravs duma lente de vidro que concentrava a luz do Sol. Era tambm aproveitada para aquecer gua em recipientes de metal, e tambm as prprias a habitaes, que eram muitas vezes construdas de maneira a aproveitarem a exposio ao Sol. O Primeiro efeito fotovoltico, foi observado em 1839 pelo fsico Becquerel, quando conduzia experiencias electroqumicas, verificou que a exposio de elctrodos de Platina ou de Prata luz do Sol davam origem a um efeito fotovoltaico. Este acontecimento foi a base da descoberta das clulas fotovoltaicas. No incio esta Energia era apenas aproveitada para alimentaes em locais remotos quer na Terra (Linhas de comunicao, bias de sinalizao, etc) quer no Espao (Satlites e Sondas).

Energia Solar Fotovoltaica:


a energia elctrica que se produz atravs do efeito fotovoltaico. A converso direta de raios solares em energia eltrica feita por clulas fotovoltaicas. Estas clulas so compostas por elementos semicondutores, como o silcio. Ligados a um circuito externo, os conversores funcionam de modo que, ao serem atingidos por uma quantidade de luz solar, geram uma corrente elctrica. O emprego de silcio policristalino, de silcio amorfo ou de outros materiais de base, e de novos mtodos de fabricao, por exemplo em lingotes, tende a fazer baixar os custos das clulas. Esta tecnologia utilizada hoje na produo de Energia elctrica em centrais elctricas fotovoltaicas( em Portugal na Amareleja concelho de Moura), em satlites e sondas espaciais, linhas de comunicao, bias de sinalizao, semforos isolados, em relgios e calculadoras, existem tambm j experincias em veculos automveis e outros. No uso domstico embora em alguns casos seja usada para utilizao prpria, no entanto mais utilizada na microproduo e venda EDP.
Esquema de Microproduo

Central Fotovoltaica da Amareleja

Satlite

Painel Solar aquecimento central e de gua

Energia Solar Trmica:


Os sistemas de aproveitamento trmico colectam a energia luminosa incidente do Sol e a convertem em energia electromagntica de baixa frequncia, mais conhecida como calor. O calor recolhido nos colectores destina-se a satisfazer numerosas necessidades, desde a obteno de gua quente para o consumo domstico ou industrial at o aquecimento de casas, escolas, fbricas ou a climatizao de piscinas. Uma das aplicaes mais populares da energia solar trmica o aquecimento trmico e de gua em residncias. tambm utilizada em centrais heliotrmicas onde a Energia solar aproveitada para produo de vapor, que ir fazer movimentar turbinas ligadas a geradores de produo elctrica.

Central Heliotrmica

Vantagens:

No polui durante o seu uso e a poluio que resulta do fabrico dos equipamentos necessrios facilmente controlvel. No produz cheiros nem rudos. No necessita de linhas de transmisso (cabos de alta tenso, postes, redes de distribuio, etc), pelo que pode ser aproveitada em lugares remotos ou de difcil acesso. Em pases com um bom clima, como Portugal, a utilizao de energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica, a sua utilizao ajuda a diminuir a demanda energtica e, consequentemente, a perda de energia que ocorreria durante a transmisso. No provoca desflorestao. So de fcil instalao. Os painis solares esto a ficar cada vez mais potentes e, simultaneamente o seu preo tem vindo a decair. Isso torna esta energia uma soluo economicamente vivel. No dispe de partes mveis: So formados por mdulos e as clulas so agrupadas em painis. Exige pouca manuteno. Tem um tempo de vida elevado (superior a 20 anos). Existem bastantes solues de financiamento para a aquisio de painis solares e o crdito de fcil obteno. O Governo prev benefcios fiscais para microprodutores de energia.

Desvantagens:

necessrio um grande investimento inicial. Um painel fotovoltaico consome uma grande quantidade de energia para ser fabricado. Tm baixo rendimento no processo de converso (25% aprox). Locais em latitudes mdias e altas (Ex: Finlndia, Islndia, Nova Zelndia, etc.) sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de Inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade. Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao atmosfrica (chuvas, neve), alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia. As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), energia hidroelctrica e energia da biomassa. necessrio ocupar grandes reas de terreno se se pretende produzir quantidades significativas de energia (1 ha/MW).

Perspectivas de Futuro:
Esta Energia tem tendncias a ser cada vez mais aproveitada e desenvolvida devido ao esgotamento dos recursos energticos fsseis. Investiga-se a possibilidade de produo de Baterias mais eficazes e compactas de maneira a poder armazenar esta Energia, para utilizao continua.

You might also like