You are on page 1of 7

Encruamento

Objetivo: O ensaio tem como objetivo analisar o processo de endurecimento por deformao plstica, ou seja, encruamento. Realizando ensaio de trao no ao SAE 1045 e analisando seus resultados e procedimento para um estudo aprofundado das caractersticas do material metlico. Resumo: O experimento consiste em se aplicar uma carga sobre um corpo de prova promovendo sua deformao. Durante um intervalo de tempo, a carga descarregada e logo aps seu valor tornar-se, parcialmente ou totalmente, nula aplicada novamente, aumentando sua resistncia. Esse processo refeito, mais vezes para cargas pr-definidas e assim o processo continua at se alcanar a carga mxima e por fim sua ruptura.

Introduo O encruamento de um metal pode ser definido como sendo o seu endurecimento por deformao plstica. Ao se realizar ensaios de trao em materiais slidos, utilizando mquinas que imprimem uma velocidade de trao constante ao corpo de prova, diferentes comportamentos podem ser notados. O encruamento ocorre basicamente porque os metais se deformam elasticamente por movimento de discordncias e estas interagem diretamente entre si ou com outras imperfeies, ou indiretamente com o campo de tenses internas de vrias imperfeies e obstculos. Estas interaes levam a uma reduo na mobilidade das discordncias, o que acompanhada pela necessidade de uma tenso maior para provocar maior deformao plstica. O fenmeno de encruamento ( strain hardening ) ocorre na regio de plasticidade uniforme e corresponde ao endurecimento ( aumento da resistncia) ocasionado pela prpria deformao introduzida no corpo de prova. Este fenmeno pode ser em geral bem representado pela equao:

=K
onde K = coeficiente de resistncia

n = expoente de encruamento, com o valor de 0 < n < 1. Observe que a relao acima uma relao entre tenso e deformao reais.

A zona plstica caracteriza-se pelo endurecimento por deformao a frio, ou seja, encruamento do metal. Quanto mais o metal deformado, mais ele se torna resistente. A figura seguinte apresenta o grfico de encruamento:

Figura 1: Aumento do escoamento pelo encruamento. A rea tracejada representa a perda de energia de deformao dissipada na forma de calor.

O tempo de interrupo pode aumentar ainda mais o escoamento do metal. No descarregamento fica uma deformao permanente, . No carregamento posterior produzida uma deformao elstica, . Verifica-se que o limite de resistncia muito pouco afetado por qualquer descarregamento durante o ensaio.

Onde

a deformao permanente e

a deformao total.

Materiais e Mtodos

Equipamentos

Os equipamentos utilizados para este ensaio so os mesmos para o ensaio de trao.

Corpos de Prova

Os corpos de prova para o ensaio de trao devem seguir um padro de forma e dimenses para que os resultados dos testes possam ser significativos. No Brasil seguida a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimenses para cada tipo de teste.

Figura 2: Corpo de Prova utilizado num ensaio de trao real

Paqumetro

Utilizado para medir os dimetros do c-d-p, assim como a largura.


Mquina para Ensaio de Trao A mquina utilizada no ensaio da marca EMIC semelhante com a da Figura 5.

Figura 3: Mquina EMIC

Seqncia de Ensaio

A seqncia de ensaio tambm parecida com o ensaio de trao. Primeiramente deve-se medir o comprimento e o dimetro da parte mais fina do corpo de prova antes da aplicao da fora. Fixamos o corpo de prova na mquina atravs do rosqueamento, assim liga-se a mquina, que por sua vez faz um esforo axial na pea, este esforo PE a uma taxa de aproximadamente 1 mm/min. Enquanto o esforo ocorre a unidade acoplada a mquina traa o grfico (tenso x deformao) com fundo de escala de 8000 Kgf que est anexo neste relatrio. Para determinada carga aplicada, medimos o dimetro do cdp no exato momento, para posteriormente calcularmos a tenso real. Assim que o corpo de prova rompe, a mquina registra a ultima carga aplicada, o que significa que esta a carga de ruptura. Aps a ruptura mede-se a dimetro e a largura novamente. Assim podemos traar a curva de trao real no Grfico 1 (em anexo) e compar-lo a curva de tenso convencional. Esse processo foi feito uma vez utilizando o Ao AISI 1045R e os dados do experimento assim como os resultados esto dispostos na Tabela 1.

Anlise de Resultados Tabela 1 - Dados Experimentais


Carga (Kgf) 2800 3200 3900 4920 4360 Tenso (Kgf/mm) 34,54 39,47 48,11 60,69 53,78 Largura Inicial(mm) Dimetro Final (mm) Largura Final (mm) 50,52 7,52 63,41 Dimetro Inicial (mm) dmdio 10,01 10,40 10,08 10,16

Escoamento (1) Primeira Parada Segunda Parada Mxima Ruptura

Deformao Total Estrico Tenso= P/A

25,51% 45,54% Estrico= (A0Af)/ A0

Formulrio

Deformao= (Lf Li)/ L0

O resultado desse diferente comprimento mostra-nos as propriedades de resistncia ou ductilidade dos materiais metlicos. Ao apresentar um

comprimento acentuado, pode-se afirmar que o material possui uma propriedade de resistncia maior do que apresenta um comprimento menos alongado.

Concluso: Atravs dos resultados obtidos analisamos que a tenso mxima tende a ser maior com o mtodo do encruamento. Um material pode aumentar sua resistncia atravs deste simples processo. Porem h tambm prejuzos devidos a este aumento, sua ductibilidade reduz, ento dependendo da aplicao deste material este processo uma alternativa vlida.

Referncias Bibliogrficas
Ensaios dos materiais, A. Garcia, J.A. Spim e C.A. Santos, Ed. LTC, Rio de Janeiro, 2000. Ensaios mecnicos de materiais metlicos: fundamentos tericos e prticos, Ed. Edgard Blucher, Sgio Augusto de Souza, 1982 Material Didtico Ensaios Mecnicos Encruamento - Centro de Informao Metal Mecnica - www.cimm.com.br/

FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUET

Relatrio de Propriedade Mecnica dos Materiais

Processo de Encruamento

Nome: Rodrigo Henrique Bahia

N: 08496

Turma: 344

Prof: Tomaz Manabu Hashimoto

Data: 29/04/10

You might also like