You are on page 1of 17

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

Lio 03 NOES DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS

OBJETIVOS:
Proporcionar aos participantes conhecimentos que os capacitem a: - Conceituar posio anatmica e identificar os planos anatmicos; - Conhecer as principais estruturas anatmicas do crnio, trax, abdome, coluna vertebral e MMSI; - Citar a localizao de uma leso utilizando referncias anatmicas; - Descrever o processo de hematose e as funes dos principais rgos do corpo humano.

Revisado em AGO/2011

MP 3-1

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

CONCEITOS ANATMICOS POSIO ANATMICA


O corpo humano visto na posio ereta, de frente para o observador, braos estendidos ao longo do corpo, as palmas das mos voltadas para frente, ps paralelos e olhar dirigido para a linha do horizonte.

Revisado em AGO/2011

MP 3-2

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

REFERENCIAS ANATMICAS CONVENCIONAIS

A
PLANOS ANATMICOS A. PLANO MEDIANO:

Divide o corpo humano em duas metades: direita e esquerda.

B. PLANO TRANSVERSAL:
Divide o corpo humano em duas metades: superior e inferior.

C. PLANO FRONTAL:
Divide o corpo humano em duas metades: anterior (ventral) e posterior (dorsal).

SUBDIVISES ANATMICAS DAS EXTREMIDADES DO CORPO


Revisado em AGO/2011

MP 3-3

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

As extremidades so divididas em 03 pores, os chamados teros, da seguinte forma: 1. PROXIMAL: o tero mais prximo da origem da extremidade. 2. MDIO: o tero central ou mdio da extremidade. 3. DISTAL: o tero mais distante da origem da extremidade. PROXIMAL: refere-se a uma posio prxima da origem de alguma parte. DISTAL: refere-se a posio distante ou mais afastada da origem de alguma parte.

DIVISES DO CORPO HUMANO (SEGMENTOS)


1. CABEA 2. PESCOO 3. TRONCO 4. EXTREMIDADES SUPERIORES 5. EXTREMIDADES INFERIORES

Vejamos a seguir os principais rgos, artrias, veias e ossos inseridos em cada uma dessas divises acima elencadas:

DIVISES CORPORAIS
Revisado em AGO/2011

MP 3-4

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

CABEA E PESCOO Estruturas anatmicas do crnio, face e pescoo, principais vasos sanguneos e nomenclatura ssea correspondente: Caixa Craniana rbita Ocular Vrtebras Cervicais (07)

Maxilar Artria Facial Mandbula Arco Artico Arcos Costais Esterno Veia Jugular Artria Carotdea

TRONCO

Revisado em AGO/2011

MP 3-5

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

Estruturas anatmicas do trax e abdmen e pelve, principais vasos sanguneos e nomenclatura dos ossos correspondentes: Artria Subclvia Artria Carotdea Arco Artico Corao (dividido em trios e ventrculos) Veia Cava Inferior Aorta Inferior

Artria Ilaca Comum lio Sacro Pbis squio

EXTREMIDADES SUPERIORES E INFERIORES


Revisado em AGO/2011

MP 3-6

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

Estruturas anatmicas dos membros superiores e inferiores: Cintura Escapular Trax Brao Antebrao Abdmen Punho Regio Hipotenar Regio Tenar Cintura Plvica

NOMENCLATURA DOS PRINCIPAIS OSSOS DOS MMSS e MMII

Revisado em AGO/2011

MP 3-7

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

CAVIDADE CRANIANA
Revisado em AGO/2011

MP 3-8

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

CAVIDADE TORCICA
Revisado em AGO/2011

MP 3-9

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

CONHECENDO A HEMATOSE
Revisado em AGO/2011

MP 3-10

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH Bem, o nosso corpo precisa de oxignio (O2) para poder queimar nutrientes e assim produzir energia. O sistema respiratrio responsvel por absorver esse oxignio, passar pra corrente sangunea e ainda por cima receber o gs carbnico (CO2) e expel-lo para o ambiente. No ar que inspiramos (atmosfrico) h cerca de 21,0% de oxignio e 0,03% de gs carbnico. No ar que expiramos (alveolar) h cerca de 14,0% de oxignio e 5,60% de gs carbnico. Inspirao e Expirao O ar entra e depois sai... Como ocorre isto? Existem msculos, chamados intercostais e diafragma, que vo fazer com que o pulmo se expanda ou contraia. Quando o pulmo se "contrai" e o ar alveolar (aquele cheio de CO2) sai, falamos que ocorreu e expirao. Quando o pulmo se "expande" e o ar atmosfrico (aquele de fora, cheio de O2) entra, falamos que ocorreu a inspirao. Inspirao: Para ocorrer a inspirao, os msculos intercostais e o diafragma se contraem, fazendo assim o pulmo se expandir e a presso dentro dele ficar menor do que a presso de fora. Por isso, o ar entra no pulmo! Expirao: Na expirao, os msculos intercostais e o diafragma se relaxam e assim o pulmo se contrai fazendo aumentar a presso dentro dele. O ar ento sai para o ambiente (que passa a ter uma presso menor que o pulmo).

Como o oxignio chega s clulas? O oxignio sai dos alvolos e se liga a clulas chamadas hemcias (ou glbulos vermelhos). A hemcia possui uma substncia chamada hemoglobina, essa substncia tem uma cor avermelhada (por isso as hemcias so vermelhas). O oxignio e o gs carbnico se ligam hemoglobina como quando um im atrai um prego. O ar do alvolo mais rico em O2 do que o sangue n? Pois ento o O2 do
Revisado em AGO/2011

MP 3-11

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH alvolo vai para o sangue onde se liga com a hemoglobina. Com o CO2 ocorre o contrrio, o sangue mais rico em CO2 do que o alvolo n? A o CO2 sai do sangue entra no alvolo. Esse processo se chama hematose. Quando o sangue (agora rico em O2) chega s clulas, acontece o contrrio: por difuso o CO2 sai da clula (meio mais concentrado) e vai para o sangue (meio menos concentrado). O O2 ento sai do sangue (meio mais concentrado) e entra na clula (meio menos concentrado).

CAVIDADE ABDOMINAL

Funes dos principais rgos da cavidade abdominal: FGADO:


Revisado em AGO/2011

MP 3-12

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH O fgado processa as reservas de ferro, vitaminas e minerais no corpo. Produz bile para ajudar a digesto do alimento e gorduras. Desintoxica o organismo de substncias qumicas, drogas e bebidas alcolicas. Atua como um filtro, convertendo as substncias que podem ser aproveitadas ou eliminadas. BAO: O bao um rgo linfide situado no hipocndrio esquerdo, abaixo do diafragma, atrs do estmago. O bao influi na composio do sangue que irriga nosso corpo e ele controla a quantidade desse lquido vital em nossas veias e artrias. A atividade do bao est relacionada com o aparelho circulatrio. ESTMAGO: O estmago um saco muscular em forma de J que compreende a parte mais ampla do trato digestivo, ele desempenha trs funes principais no processo digestivo: ele se comporta como uma bolsa de estocagem; no estmago o alimento triturado e amassado, embora voc s note esta atividade quando ela excessiva e, ainda no estmago, o alimento pode permanecer por vrias horas e, durante esse perodo, o cido vai destruir a maior parte das bactrias que porventura contaminavam o alimento.

VESCULA BILIAR: A vescula biliar uma vscera oca em forma de pra, localizada na face inferior do fgado recoberta parcialmente pelo peritnio. Suas funes principais so acumular, concentrar e liberar a bile. INTESTINO DELGADO: A principal funo do intestino delgado absorver nutrientes, fluidos e eletrlitos, um processo que dependente de uma rea de absoro adequada.

INTESTINO GROSSO: O intestino grosso a poro final do tubo digestivo, e tem como funes absorver a maior parte da gua e dois sais ainda remanescentes no bolo alimentar e transform-lo nas fezes.

Revisado em AGO/2011

MP 3-13

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH ESFAGO: A principal funo do esfago conduzir o alimento da faringe para o estmago. Normalmente isso acontece atravs de movimentos peristlticos.

QUADRANTES ABDOMINAIS
Localizao dos rgos nos quadrantes:

Quadrante Superior Direito


Maior poro do fgado Parte do Intestino Grosso Vescula Biliar

Pncreas Parte do Intestino Grosso Clon Ascendente do Intestino Clon Descendente do Grosso Intestino Grosso Parte do Intestino Delgado

Quadrante Superior Esquerdo Quadrante Parte do fgado Inferior Estmago Bao Direito Esquerdo

CAVIDADE ESPINAL

Revisado em AGO/2011

MP 3-14

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

Funes da coluna vertebral: As vrtebras recebem o nome da regio onde esto localizadas, sendo que temos: 7 cervicais, 12 torcicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccgenas. Sua principal funo alm da sustentao do corpo humano na posio ereta, a proteo da medula espinal que conduz todos os estmulos eltricos que vem do crebro.

AVALIAO

Revisado em AGO/2011

MP 3-15

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH

NOES BSICAS DE ANATOMIA


1. Conceitue posio anatmica:

2. Utilizando os termos anatmicos aprendidos nesta lio, descreva a localizao aproximada das indicaes abaixo. Responda nos espaos logo abaixo. Leso A = _________________________ Leso C = ____________________ Leso A Leso F Leso C

Leso B Leso D

Leso E

Leso B =__________________________ Leso F =__________________________ palavras da esquerda. a) Sentidos


Revisado em AGO/2011

Leso D =____________________ Leso E = ____________________

3. No espao abaixo, relacione a coluna de palavras da direita com a coluna de ( ) Sstole e distole MP 3-16

Curso de Salvamentos Especiais 2011 APH b) Glndula Tireide c) Bao d) Estmago e intestinos e) Cotovelo e joelho f) Veias e artrias g) Faringe e esfago h) Controle de movimentos i) Rins j) Corao l) Diafragma ( ) Msculo da respirao ( ) Quadrante superior esquerdo ( ) Urina ( ) Vasos sangneos ( ) Garganta ( ) Sistema nervoso ( ) Sistema Digetrio ( ) Olhos e ouvidos ( ) Articulao ( ) Hormnios

b. Escreva os nomes dos principais rgos existentes nas cavidades corporais.


Cavidade craniana __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Cavidade espinal __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Cavidade torcica __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Cavidade abdominal __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Cavidade plvica __________________________________________________________________

Revisado em AGO/2011

MP 3-17

You might also like