You are on page 1of 2

ATIVIDADE FSICA PARA TODA A VIDA

O sedentarismo pode ser perigoso para o corao As pessoas sedentrias e que no praticam nenhuma atividade fsica possuem maior risco de sofrer de uma doena cardaca. Uma quantidade moderada de exerccio fsico pode ajud-lo a prevenir um ataque cardaco. Se voc acha que no capaz de correr uma maratona, certamente existe alguma atividade que voc gosta e que poder beneficiar seu corao. Porque praticar uma atividade fsica? Uma atividade fsica pode ajud-lo de vrias formas: Melhora a circulao de sangue pelo corpo. Os pulmes, corao, msculos e outros rgos trabalham juntos de forma mais eficiente. Melhora a capacidade de seu corpo de utilizar oxignio e de prover a energia necessria para a atividade fsica. Refora o bem-estar psicolgico. Ajuda a controlar o estresse, a liberar a tenso, a descansar e dormir melhor. Associada a uma dieta adequada, facilita o controle do peso.

E, o melhor de tudo, que voc comear a se sentir melhor em pouco tempo. Voc no tem tempo para praticar uma atividade fsica? Tente isto: Para obter benefcios de uma atividade fsica, voc precisa praticar uma atividade moderada por cerca de 30 minutos diariamente. Esse tempo pode ser dividido em dois perodos de 15 minutos ou em trs perodos de 10 minutos. A maioria das pessoas pode comear com um programa gradual e moderado por sua conta. Algumas pessoas maiores de 40 anos ou com condies mdicas especiais podem precisar de uma autorizao mdica para iniciar um programa de exerccios mais vigorosos. E se voc deseja realmente melhorar seu condicionamento cardiovascular, precisar de apenas 30 a 60 minutos de atividade fsica mais intensa, trs vezes por semana. Trs tipos de atividade fsica Todos os tipos de atividade fsica possuem seus benefcios e, quanto mais intensa for a atividade, maior ser o benefcio para seu corao. Escolha alguma atividade da qual goste e que ser mais adequada ao seu estilo de vida. Alguns exemplos de atividades fsicas de baixa intensidade so a jardinagem, as tarefas domsticas, danar, caminhar, jogar boliche e golfe. Alguns exerccios de intensidade moderada incluem o tnis e as caminhadas mais rpidas. Os exerccios mais intensos e, portanto, mais benficos para o corao incluem a dana aerbica, a natao, o ciclismo, a corrida e pular corda.

Voc precisa de motivao? s vezes esta a parte mais difcil. Primeiro: trace uma meta a curto prazo. Por exemplo, comece correndo 500 metros e, a seguir, aumente gradualmente at um kilmetro. Segundo: converse com sua famlia e amigos para que eles o incentivem. Terceiro: comece gradualmente e, aos poucos, aumente para um tipo de exerccio mais intenso. Finalmente, se no gosta de uma atividade fsica, experimente outra, mas no desista!

You might also like