You are on page 1of 2

TEMA: REDUO CONDIO ANLOGA DE ESCRAVO (ART.

149 DO CP)
1. INTRODUO Ao longo do sculo XX, diante da crescente valorizao da dignidade da pessoa humana e da busca por melhores condies de trabalho, foram realizadas vrias conferncias pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT), com o fim de erradicar a escravido, servido e trabalhos forados, culminando na edio de vrias Convenes, a exemplo da de n 29, adotada pela Conferncia Geral da OIT em Genebra, em 1930. Os pases signatrios da referida Conveno, dentre eles o Brasil, obrigaram-se a suprimir o trabalho forado ou obrigatrio, sob todas as suas formas, no mais breve espao de tempo.

Dessa forma, o caput do art. 149 do Cdigo Penal, com a nova redao que lhe foi dada pela Lei 10.803/2003, atendendo s aludidas exigncias internacionais, responsabiliza criminalmente aquele que reduz algum condio anloga de escravo, praticando os seguintes comportamentos: a) o obriga a trabalhos forados; b) impe-lhe jornada exaustiva de trabalho; c) o sujeita a condies degradantes de trabalho; d) restringe, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto. Trata-se de atividade que se tornou bastante comum na zona rural, distante dos grandes centros urbanos. Atualmente, o combate contra o trabalho escravo vem sendo realizado por Grupos Especiais de Auditores Fiscais do Trabalho e de Procuradores do Ministrio Pblico do Trabalho, atravs de Foras-Tarefas.

2. BEM JURDICO PROTEGIDO E OBJETO MATERIAL

Trata-se precipuamente da liberdade pessoal, entendida aqui como a liberdade de locomoo, isto , o direito de ir, vir ou ficar no local escolhido.

Para Rogrio Greco, quando a lei penal faz meno a condies degradantes de trabalho, podemos visualizar tambm como bens juridicamente protegidos a vida, a sade, bem como a segurana do trabalhador, alm da sua liberdade.

Objeto material a pessoa que reduzida condio anloga de escravo, isto , que posta sob o domnio de outrem.

3. SUJEITOS ATIVO E PASSIVO

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Em regra, o empregador e os seus prepostos. O sujeito passivo, por seu turno, tambm pode ser qualquer pessoa, inclusive o preso (ex: quando submetido a trabalho forado por outro preso).

4. TIPICIDADE OBJETIVA

A conduta tpica consiste em reduzir algum condio anloga de escravo. Reduzir significa subjugar, quer dizer, colocar um indivduo sob o domnio de outrem, suprimindo completamente a sua liberdade pessoal. Trata-se de delito que representa o somatrio dos crimes de constrangimento ilegal (fazer ou no fazer), ameaa (liberdade psicolgica) e sequestro (direito de ir, vir ou permanecer). Aqui, a vtima perde a sua identidade enquanto ser humano, passando a ser considerada coisa. Em suma, a nota caracterstica deste delito reside na reduo da vtima a um estado de submisso fsica e psquica, ensejando na completa anulao da sua personalidade.

Os meios de execuo do delito, a partir da nova redao dada em 2003, hoje se encontram taxativamente especificados no prprio tipo penal, a saber:

a) submisso a trabalhos forados ou a jornada exaustiva; b) sujeio a condies degradantes de trabalho; c) restrio, por qualquer meio, de sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto.

Faz-se necessrio que o estado de submisso se prorrogue por certo lapso temporal de durao considervel. Logo, insuficiente a deteno passageira, que, em certas circunstncias, poderia constituir sequestro ou constrangimento ilegal. 5. ELEMENTO SUBJETIVO

O elemento subjetivo constante no art. 149 do CP o dolo, consubstanciando-se no propsito de submeter algum ao seu poder. No se admite a modalidade culposa.

6. CONSUMAO E TENTATIVA

Consuma-se o delito quando a vtima reduzida condio anloga de escravo por determinado perodo, mediante qualquer das condutas previstas no art. 149 do CP. Trata-se de crime permanente, cujo momento consumativo se protrai no tempo, por vontade do agente. admissvel a tentativa, desde que o agente tenha dado incio execuo do crime e este no tenha se consumado por circunstncias alheias sua vontade. Ex: sujeito ativo preso em flagrante quando transportava trabalhadores para a sua propriedade, onde iriam servi-lo por tempo indeterminado, sem poder retornar.

7. FORMAS EQUIPARADAS (ART. 149, 1) 8. CAUSAS DE AUMENTO DE PENA (ART. 149, 2) 9. AO PENAL

A ao penal pblica incondicionada.


2

You might also like