You are on page 1of 19

CENTRO PAULA SOUZA / ETEC JOO BELARMINO CURSO TCNICO EM EDIFICAES

Dulio O Piassa Michel Franco Leal Vanderlei da Silva Maia

REAPROVEITAMENTO EW RECICLAGEM DE ENTULHOS DE OBRAS: PROPOSTA DE BLOQUETE SEXTAVADO

AMPARO - SP

Dulio O Piassa Michel Franco Leal Vanderlei da Silva Maia

REAPROVEITAMENTO EW RECICLAGEM DE ENTULHOS DE OBRAS: PROPOSTA DE BLOQUETE SEXTAVADO

Projeto de Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Centro Paula Souza - ETEC Joo Belarmino, como requisito para obteno do ttulo de Tcnico no curso de Edificaes.

Orientadora: Prof. Msc. Eliane Cristina Gallo Aquino

AMPARO - SP

RESUMO

Este trabalho mostra como reutilizar entulhos provenientes das obras da construo civil brasileira, de modo a diminuirmos os depsitos inadequados gerados nas cidades e com isso acabando com parte dos danos ambientais ocasionados por esses depsitos. Nossa proposta neste trabalho a de apresentar um projeto de bloquete sextavado derivado de um concreto de entulhos, utilizando como matria prima, agregados grados vindos da prpria obra, como restos de tijolo, blocos de concreto, argamassas e outros materiais. E apesar de demonstrarmos um meio de utiliz-lo, encontramos varias possibilidades de tecnologias com o mesmo concreto, sendo que com uma pesquisa especfica para cada utilizao poderemos us-lo em diversas etapas de uma obra, comprovando sua qualidade e custo reduzido. Tudo embasado de acordo com normas e seus procedimentos, seguindo rigorosamente todos os detalhes para uma pesquisa cientfica e objetiva, e com isso tm a certeza de que nosso projeto de Bloquete sextavado de entulho realmente vivel e compensador.

Palavras-chave: Entulhos. Reciclagem. Impacto ambiental. Concreto.

INTRODUO

Os entulhos produzidos pela construo civil tem sido um grande problema para o oramento das obras, tanto na parte do desperdcio, como em questo da retirada desses resduos nos canteiros de obras, pois, cada vez mais esto escassos os depsitos para essas matrias. Sem contar o dano ambiental, j que a maioria desses entulhos depositada em locais inadequados, gerando grandes depsitos clandestinos, trazendo problemas populao e ao meio ambiente em que vivemos. O entulho de construo civil representa hoje um dos maiores problemas para o saneamento pblico municipal, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Estima-se que as grandes e mdias cidades brasileiras geram uma massa de entulho que pode chegar a 70% conforme PINTO, apud (ZORDAN, 2001) do total dos resduos slidos urbanos produzidos. O reaproveitamento e reciclagem desses entulhos aparecem, junto com a reduo da quantidade gerada, como alternativas para a diminuio destes problemas. Visto todos os problemas causados por esse mau gerenciamento dos entulhos, cada vez mais, est se pensando em solues prticas e com total eficcia, para a diminuio desses impactos ao meio ambiente. Dessa forma, h solues que mecanizem um modo de reciclagem dentro da prpria construo civil, que amenizem esses danos, e no visam apenas o futuro, mas sim nosso presente, ao mesmo tempo em que garantiremos a diminuio dos entulhos. H no mercado, novos produtos, que melhoram a prpria construo e proporcionam novas tecnologias ou melhorias das j existentes. Alm de esses produtos gerarem novos mtodos de construo, tambm ajudam na parte financeira, pois produtos reciclados so mais em conta conforme (MEIRELLES, 2011), e no deixam de ter a qualidade necessria. Junto com tudo isso o prprio construtor tem a sua vantagem, a sua empresa cumpri seu papel em relao s leis e normas, aperfeioa seu mercado, j que sua empresa, funcionando em conformidades com as leis, sem dvidas ter mais procura e ainda ganhar no produto final, pois ela j pagou por um produto e o que restou dele, que seria desperdiado, acaba retornando indiretamente, porque h empresas que compram esses entulhos. O tema reciclagem abrange varias reas e produtos, diversas formas e projetos para execuo dessas atividades. Escolhemos os entulhos macios para enfatizar esse tema, j que o mais abundante no seguimento entulho.

Tijolos, blocos, telhas, concreto e argamassas, so os produtos bsicos na construo civil, utilizados em grande escala, por isso so os campees na gerao de resduos. E j existem varias tcnicas para o reaproveitamento dos mesmos, sendo que os produtos mais conhecidos so as argamassas para assentamento, tijolos e blocos ecolgicos provenientes da triturao e moagem desses materiais, ambos com tcnicas e traos especficos. O que vamos apresentar um projeto especfico de um produto totalmente ecolgico, um bloquete sextavado, utilizado em pavimentao, que tem como matria prima bsica entulhos macios triturados, em forma grada. Estes agregados so necessrios para a produo do concreto utilizado nesses bloquetes. E alm de darmos um destino a esse material que seria jogado fora, com a produo desses bloquetes, estaremos diminuindo o grande problema das cidades, que a impermeabilizao do solo, j que a tecnologia de utilizar bloquetes como pavimentao facilita a drenagem das guas da chuva.

OBJETIVOS

O entulho gerado pela construo civil torna-se a cada dia, mais ligado ao impacto ambiental, gerando grandes depsitos inadequados para esses materiais, razo pela qual, devemos criar formas e tcnicas para a diminuio desses danos. E a forma mais correta a reciclagem, no s acabando com os grandes acmulos desses resduos, mas tambm gerando novos produtos utilizados dentro da prpria construo civil.

Objetivo Geral

Temos como objetivo o reaproveitamento e reciclagem dos entulhos da construo civil, assim estaremos diminuindo o impacto ambiental ocasionado devido a grandes depsitos de entulhos estocados em lugares de forma inadequada, consequentemente barateando materiais bsicos da construo.

Objetivo especfico

Este trabalho tem como objetivo alertar sobre o impacto que a construo civil causa ao meio ambiente com a gerao dos seus entulhos. Nosso objetivo apresentar um meio vivel de reciclagem, exemplificando uma tcnica de reaproveitamento dos entulhos macios, que triturados viram agregado mido e grado, com isso temos a base para um concreto diferenciado, mas de qualidade assegurada, e utiliza-lo para a fabricao de um bloquete sextavado para pavimentao.

MTODO DE TRABALHO

Quando se fala em reciclagem abrem-se centenas de temas e mtodos, razo pela qual, optamos por demonstrar de forma global o tema meio ambiente e reciclagem. Enfatizando um meio sustentvel para tal atividade, apresentando especificamente uma tcnica e um produto, ambos viveis dentro desse contesto. A pesquisa sobre o tema foi embasada basicamente via internet, pois o meio mais completo e rpido de se obter informaes. Processamos todas as informaes para chegarmos a um conceito simples, porm que conseguisse mostrar a grande importncia do tema. Para chegarmos concluso do produto Bloquete sextavado de concreto reciclado, pesquisamos tcnicas j utilizadas, e encontramos esse tipo de concreto, e decidimos ento, dar um uso para ele, pois era utilizado de forma aleatria nas obras. Utilizamos como base para o inicio das pesquisas especficas, uma matria publicada em um site de reciclagem (ZORDAN, 2001), mas adaptando a pesquisa de acordo com o produto que projetamos. Toda a parte de pesquisa, criao e execuo do projeto, foi iniciada a partir de ideias compostas por ns mesmos. Testes especficos, levantamento de dados e resultados, foram de total atribuio s necessidades singulares ao nosso produto. Mas todos seguindo rigorosamente as normas especificadas para a obteno de um resultado slido de total confiana e de mtodo cientfico.

JUSTIFICATIVA

necessrio para a preservao do planeta o reaproveitamento dos entulhos da construo civil e tambm para que as geraes futuras desfrutem de uma boa qualidade de vida. Este um tema tratado por varias atividades pelo mundo, indstrias, comrcios, prestao de servio etc., portanto, na construo civil no seria diferente. Implantar a reciclagem de materiais dentro de nossas obras o meio mais correto para acabarmos com os grandes impactos ambientais, ocorridos atravs desses restos de materiais, que a primeira vista, no tem mais utilizao, mas que trabalhados de forma correta, transformam-se em produtos de alta qualidade e custos acessveis. O presente trabalho se justifica a partir do momento em que no basta apenas se preocupar com o tema reciclagem e sim saber que existe algo a se fazer respeito. Nossa proposta apresentar um projeto que demonstre essa importncia, e implante uma soluo construtiva de forma simples e objetiva. E o projeto Bloquete sextavado de concreto reciclado preenche tudo isso, pois mostra o quanto importante a reciclagem, e apresenta, uma, das vrias tcnicas possveis para se dar um fim aos entulhos, diminuindo a produo de resduos inutilizveis que acabam muita das vezes, depositados em lugares inadequados.

DESENVOLVIMENTO

Iniciamos com a busca dos materiais para a realizao do concreto. Fomos at a cidade de Pedreira - SP na Reciclagem Castelo, localizada Stio Castelo S/N, no bairro jardim Andrade, onde adquirimos 20 (vinte) Kg de entulho triturado como pedrisco (agregado grado) (Foto1); e 20(vinte) Kg de entulho triturado como areia (agregado mido) (foto2). Feito isso, comeamos a efetuar a limpeza das formas de corpo de prova, para serem utilizadas com o nosso com concreto de entulho. Pesquisamos um trao adequado e chegamos ao trao 1:4 sendo: 1(uma) parte de cimento para 2(duas) de entulho como pedrisco e 2(duas) de entulho como areia. Preparamos a betoneira e o concreto seguindo todos os procedimentos de acordo com a NR-6118-Projetos de estruturas de concreto. Com o concreto pronto, foram cheios 4 (quatro) corpos de prova (Foto3), e todos devidamente marcados com data e trao e deixados para a secagem e cura.

Foto 1. Entulho triturado como pedrisco, (LEAL, 2011).

Foto 2. Entulho triturado como areia, (LEAL, 2011).

10

Foto 3. Corpos de prova de concreto de entulho, (Leal, 2011).

Os rompimentos foram efetuados a cada 7 (sete) dias, sendo rompido 1(um) corpo de prova por vez (foto4), fechando um total de 28(vinte e oito) dias de cura. A cada rompimento acompanhamos a resistncia (Mpa) alcanada at aquela data em relao a sua fabricao.

11

Foto 4. Exemplo de um dos corpos de prova sendo rompido (Leal, 2011).

A prensa nos da uma quantia em Tf (tonelada fora) em que o corpo de prova foi rompido, atravs desses resultados utilizamos a formula: Resistncia = Fora / rea Onde Fora a quantia em toneladas que a prensa rompe o corpo de prova, e rea a do corpo de prova, que no caso de 78,54 cm. Depois de transferidos o resultado para a formula, conseguimos a resistncia a compresso que a amostra atingiu, assim sucessivamente a cada 7(sete) dias. Segue abaixo a tabela demonstrativa dos corpos de prova com a primeira composio e suas respectivas resistncias (MPa), (Tabela 1).

12

Corpos de provas de concreto de entulho (1 composio) Rompimento (Dias) 7 14 21 28 Resistncia (MPa) 5,50 7,60 8,12 8,20

Tabela 1. Tabela de resistncias alcanadas.

Conforme resultados demonstrados na tabela acima (Tabela 1), conclumos que com essa composio, no atingimos uma resistncia aceitvel para a sua utilizao proposta por esse trabalho. Baseando-se nesses resultados, comeamos a reformular a composio do concreto, chegando composio final. Trocamos o entulho triturado como areia, por areia convencional. O entulho triturado como areia, por serem gros finos e composto por vrios materiais, mas principalmente materiais cermicos, ao ser molhado, acabam se transformando em uma espcie de barro, afetando diretamente na resistncia do concreto. A utilizao desse material tem sido comum em argamassas de assentamento pr fabricas, pois se caracterizam melhor nessa tecnologia, assim tambm, tendo uma utilizao concreta na construo civil. Seguimos novamente todos os processos de fabricao de acordo com a NBR-6118- Projeto de estruturas de concreto. Produzimos mais 4 (quatro) corpos de prova (Foto 5), marcados com data e trao, e rompidos a cada 7 (sete) dias.

13

Foto 5. Corpos de prova com nova composio, (LEAL, 2011). Tambm foram fabricados de acordo com a NBR-6118-Projetos de estruturas de concreto, 4 (quatro) corpos de prova de concreto convencional (cimento,areia e brita), utilizando-se o mesmo trao utilizado em nosso concreto de entulho(1:4). Efetuando-se os rompimentos a cada 7 (sete) dias, mantendo um padro de avaliao entre ambos os concretos. Aps os teste e avaliaes entre as amostras, comeamos a obter os resultados. Comparamos o peso especfico dos dois concretos, e o nosso concreto proposto obteve um peso mais leve, cerca de 1,8 Tf/m em relao o concreto convencional, cerca de 2,2 Tf/m. Segue abaixo grfico (1) de resultados e comparao da resistncia a compresso (MPa) de ambos os concretos:

14

Grfico 1-Resistncias atingidas pelas amostras

De acordo com os resultados obtidos (Grfico 1), podemos avaliar que o concreto proposto feito de entulho, atingiu uma resistncia satisfatria, porm sua resistncia no permitiu que fosse utilizado em grandes estruturas ou alicerces. Com isso a nossa proposta utiliz-lo em pavimentao e calamento, onde a resistncia atingida de valor necessrio para sua utilizao. Com esta resistncia poder ser utilizado em vrias partes de uma obra, tais como: contra-piso, caladas, pavimentao externa de alguns tipos de comrcio e indstrias. Pode ocorrer uma variao de resistncia devido a quantia de cada tipo de material compostas nos entulhos. Como nas construes utilizam se vrios tipos de materiais, no podemos ter uma quantia exata de cada material, como, concreto, tijolo, pedra, etc. Com isso na preparao do concreto de entulho, no temos como equiparar todas as quantias, conseqentemente partes que contenham mais materiais como concreto ou brita, atingiram uma resistncia maior, j os que apresentam mais materiais como tijolos ou telha ,por exemplo, tero sua resistncia um pouco menor. Contudo a mdia mnima da resistncia atingida em todos os testes demonstra ser satisfatria para sua utilizao. Outro fator determinante o trao utilizado. O trao escolhido por ns, era o necessrio para o nosso projeto, porm podendo ser alterado de acordo com a utilizao do concreto. Sem duvidas com um estudo especifico para uma

15

determinada utilizao, poder atingir resistncias maiores, atendendo as necessidades propostas.

16

CONCLUSO

O nosso concreto reciclado por ser feito de entulho das obras diminuir as sobras que seriam, na maioria das vezes, depositadas em locais inadequados, causando danos ao meio ambiente e populao. Porm no basta apenas reciclar esses materiais, mas tambm dar uma utilizao para este produto feito dos entulhos. Com isso, nosso trabalho, ir apresentar o concreto feito de entulhos, mostrando uma utilizao vivel na construo civil, atravs de um bloquete sextavado 25 cm x 6 cm (foto 6).

Foto 6. Bloquete sextavado de concreto de entulho, (PIASSA, 2011).

Este tipo de bloquete normalmente utilizado em ambientes externos e pavimentao de ruas. Sua utilizao varia de suas dimenses e espessuras, de acordo com o tipo de obra (residncia, comrcio e indstria), trfego leve ou pesado. Apesar da resistncia atingida, utilizaremos nosso concreto para pavimentao leve, visando caladas e reas externas de trfego leve. Nosso bloquete atingiu as necessidades de utilizao, tanto quanto o modelo convencional, porm sendo mais leve e tendo seu custo mais reduzido. Em mdia o custo do m da brita 1 que utilizada na produo dos bloquetes convencionais, de R$80,00 (HELOU Materiais para

17

construo,2011), j o nosso entulho utilizado como brita custa R$17,00 o m (RECICLAGEM CASTELO,2011). Nosso concreto sai a R$102,00 o m, contra R$204,24 o m do convencional (CONTRUCAOMERCADO, 2011). O custo da produo de uma unidade do bloquete sextavado convencional est na mdia de R$1,20 (IRMOS CARVALHO, 2011) em contrapartida o nosso bloquete de entulho, gera um custo de produo de R$0,73 e a mdia do peso unitrio do bloquete proposto por ns de 5,87Kg (Quilo), contra 6,79Kg (Quilo) do convencional, ou seja , o bloquete de entulho chega a ser 920g (gramas) mais leve. Com base nisso, 1m de nosso concreto tem 1800Kg (Quilo), divididos por 5,87Kgf, que a mdia de peso de cada bloquete, temos um total de aproximadamente 306 bloquetes por m do nosso concreto de entulho. Com todas as vantagens apresentadas nesse trabalho conclumos que o concreto reciclado pode ser utilizado facilmente dentro da construo civil, e apesar de indicarmos sua utilizao como forma de bloquete sextavado, sua utilizao muito extensa, at mesmo como outros modelos de bloquetes, ou como pavimentao bsica (contra-piso). E com uma pesquisa centralizada em um determinado trao especifico, sua utilizao atinge at mesmo patamares de concretos para estruturas.

18

REFERNCIAS

MEIRELLES, Gilberto. Empresa em SP lucra com reciclagem de material de construo. 2011. Disponvel em: <http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/04/empresa-em-sp-lucra-comreciclagem-de-material-de-construcao.html> Acesso em: 27/05/2011. ZORDAN, Srgio. O entulho da construo civil e seu potencial de reciclagem como agregado para o concreto. 2001. Disponvel em: < http://www.brasilengenharia.com.br/oentulhopotencialdereciclagem547.htm> Acesso em: 22/04/2011. _____________. A utilizao do entulho como agregado para o concreto. 2001. Disponvel em: < http://www.reciclagem.pcc.usp.br/a_utilizacao_entulho.htm> Acesso em: 22/04/2011. HELOU MATERIAIS PARA CONTRUO, informao obtida em pesquisa de campo. 16 /11/2011. CONTRUCAOMERCADO. Concreto convencional brita 1 e 2 (resistncia: 13,5 MPa. 2011. Disponvel em: <http://www.construcaomercado.com.br/pmp/pmp_busca_resultados[0]_sql.asp ?tipo=213# > Acesso em 17/11/2011. IRMOS CARVALHO COMRCIO DE ARTEFATOS informao obtida em pesquisa de campo. 18/11/2011. EM CIMENTO,

RECICLAGEM CASTELO, informao obtida em pesquisa de campo. 18/11/2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS : NBR - 6118 : Projetos de estruturas de concreto. Rio de Janeiro - RJ. 2004.

19

You might also like