You are on page 1of 3

FACULDADES NORDESTE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: DA CONCEPO PUBERDADE

A COMPLEXA DINMICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (HENRI WALLON) E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO I: ESTRUTURA E PROCESSO (HELEN BEE)

ANA CRISTINA BRAGA SARAIVA PSICOLOGIA/NOITE

FORTALEZA 2011

O texto de Henri Wallon fala sobre a dinmica durante o processo de desenvolvimento infantil. Wallon discorre acerca da interao do sujeito com o ambiente e como este pode influenciar as futuras caractersticas da criana e dependendo do ambiente, essa criana ter meios adaptativos diferentes. Wallon ainda diz que o sujeito extrai do meio que o cerca os recursos necessrios para o seu prprio desenvolvimento. As mudanas ocorrem mutuamente entre o ambiente e a criana, de modo que influenciam uma a outra. Em seguida, pude identificar como o desenvolvimento predisposto tanto por aspectos biolgicos (orgnico) como tambm psicolgicos (social). Recordei dos termos maturao e desenvolvimento utilizado por Spitz. O texto fala que o aspecto orgnico cede espao ao social, para ser desenvolvido. Contudo, as caractersticas que antes eram somente inatas, do lugar para o aprendizado (uso do raciocnio). Com a leitura, pude compreender que no basta obter o desenvolvimento fsico, ele precisa de aprendizagem e de contato social para adequar-se ao meio. Para concluir, Wallon discorre sobre os conflitos que marcam o desenvolvimento que podem ter caractersticas exgenas (pessoas, cultura) e endgenas (maturao do biolgico). Esse processo de maturao pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente no que diz respeito adaptabilidade do sujeito no ambiente em que est inserido? Wallon tambm fala sobre cinco estgios de acordo com a sua psicogentica. Algum desses estgios pode ser inibido devido a alguma atipicidade no desenvolvimento de uma criana? Partindo para o texto da Helen Bee sobre a estrutura e processo do desenvolvimento cognitivo de acordo com a viso de Piaget, ele fala, primeiramente, sobre o estgio pr-operacional, que a utilizao de smbolos em diversos aspectos no comportamento da criana. Apesar de compreender que ele enxergava essa fase da criana como uma fase rgida, sem consistncia e sensibilidade, considero vlida sua afirmao que a criana egocntrica no sentido de pensar que as pessoas enxergam o mundo tal qual elas enxergam. Ele tambm fala sobre a

tomada de perspectiva, onde a criana comea a ter conscincia de um mundo diferente do seu. No que diz respeito idade escolar, Piaget fala sobre o avano dessas operaes citadas anteriormente, ou seja, as operaes concretas, onde a criana comea a ter entendimento de operaes mentais de modo reverso, tambm a capacidade de utilizar uma lgica indutiva para assimilar ideias. Em seguida, a autora fala tambm sobre o desenvolvimento da memria e da estratgia de acordo com Piaget. De acordo com o processamento da informao nas crianas, me questiono acerca da capacidade do sistema nervoso. possvel identificar alteraes desse desenvolvimento processual sem levar em considerao o desenvolvimento maturacional (biolgico)? Em que tipo de situao esse desenvolvimento pode regredir?

You might also like