You are on page 1of 94

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Curso de Licenciatura Plena em Educao Fsica

Camila de Almeida Ferreira

POR ENTRE PELADAS, CORPOS E CULTURALIDADE: a formao humana pela via do esporte de periferia do Tenon.

Belm PA 2009

Camila de Almeida Ferreira

POR ENTRE PELADAS, CORPOS E CULTURALIDADE: a formao humana pela via do esporte de periferia do Tenon.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do grau de Licenciatura Plena em Educao Fsica, da Universidade do Estado do Par. Orientador: Prof. MSc. Vera Solange Pires Gomes de Sousa.

Belm PA 2009

Camila de Almeida Ferreira

POR ENTRE PELADAS, CORPOS E CULTURALIDADE: a formao humana pela via do esporte de periferia do Tenon.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do grau de Licenciatura Plena em Educao Fsica, da Universidade do Estado do Par. Orientador: Prof. MSc. Vera Solange Pires Gomes de Sousa.

Data de aprovao: ___/___/___

Banca Examinadora
Prof. Msc. Vera Solange Pires Gomes de Sousa Mestrado em Mestrado Acadmico em Educao. Universidade do Estado do Par, UEPA, Brasil.

- Orientador

Pro. Dr. Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar Doutorado em Educao Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

- Examinador

DEDICATRIA

Ns somos responsveis por ns mesmos. (Excerto de uma entrevista desta pesquisa) Este trabalho dedicado aos garotos,

moradores de periferia, que batem uma pelada no seu cotidiano e sonham em ser jogadores de futebol. Que esses garotos sejam, atravs de duas atividades corporais e culturais, formadores de opinies.

AGRADECIMENTOS Palavras, por vezes, no so o suficiente para expressar sentimentos to sinceros e to representativos na vida de algum. Tento nestas pginas transformar a dimenso dos meus sentimentos em verbos, de forma simplria, porm com a mais pura sinceridade. Para as pessoas que no tiverem seus nomes citados aqui, no significa menos importncia. Todos ligados direta ou indiretamente a mim e a minha pesquisa possuem uma representatividade significante, pois, um dado importante que pude confirmar com esse trabalho foi a influncia do ambiente social, especificamente das pessoas ao redor, as quais assumem um papel importante na formao humana de cada indivduo. Alm das pessoas em si, existiram fatores abstratos que de alguma forma me passavam segurana e tranqilidade. Refiro-me as energias positivas ao meu redor, que para mim se convergem e so atribudas a Deus. Agradeo a todos os meus familiares que contriburam de alguma forma para a minha formao, em especial as pessoas do meu convvio familiar. A minha me (Laura), por toda a sua coragem e experincia de vida que sempre me daro inspirao e fora de viver, alm de todo o amor e carinho dedicados a mim com tanta transparncia e sinceridade. Ao meu pai (Newton), o qual me proporcionou desde o incio da minha vida, momentos felizes, fortes e de muito aprendizado, alm da prestatividade e o amor mpar dedicados a mim. Ao meu padrasto (Augusto) que guardo um imenso carinho e admirao. A minha irm (Mariana), ou simplesmente, minha maninha. Minha amiga confidente e companhia para todas as horas. Agradeo pela pacincia e compreenso ao deixar eu monopolizar o computador, pela cumplicidade de toda a vida e pelo carinho, amor e jeito to especial comigo. No posso deixar de agradecer a uma pessoa que fez parte da minha vida, mas por destino ou qualquer outro motivo, no se encontra mais entre ns, meu irmo (ngelo). Com ele, mesmo por poucos anos na minha vida, aprendi que para ter xito, necessrio levar a vida com senso de humor, defendendo seus direitos e as pessoas que amamos. Aos meus amigos, todos. Aos amigos de infncia, aos amigos de adolescncia, aos amigos que mesmo distantes, sabem da imensa importncia
5

deles na minha vida. Enfim, aos amigos de todas as fases da minha vida. Aqueles que passam aqueles que ficam, mas que em cada momento vivido so amigos. Em especial, a minha pequena Yza, minha menina tudo Raquel, minha melhor risada Lorena, minha confidente Aline (Bitty), minha jogadora Larissa e malinha me Carol. Aos meus colegas e grandes amigos de curso, com os quais pude vivenciar momentos hilrios, estressantes, construtivos, fundamentais e inesquecveis dentro e fora da Universidade. Nossas festas, nossas reunies, nossos jogos, nossas brigas, nossas conversas, nossas risadas, nossas quedas, nossas subidas, nossas confraternizaes, nossas fases e nossos momentos, sempre nossos, porque sempre fomos ns, um grupo, uma turma, amigos. Em especial, agradeo a Bruna (Lra), Bruno (meu moreno), Leilane (a Leila), Luana (a forrozeira), Raphael (Rafinha, meu amor) e Renata (Renatinha, a risadinha) pela enorme pacincia com as minhas chatices to corriqueiras, pelo companheirismo e pela linda amizade durante esses quatro anos que eu espero perdurar por muitos na minha vida. Aos meus professores, sem exceo, desde o jardim de infncia at os professores da Universidade, pois todos contriburam na minha formao acadmica e de ser humano. Em especial a duas professoras de fases distintas na minha vida, mas de similar importncia. A Ana Claudia (minha professora de alfabetizao) foi tambm professora dos meus irmos e, com seu jeito meigo e respeitoso de tratar os alunos, ela marcou significativamente minha vida no meu primeiro momento de formao escolar, a alfabetizao, e ainda a tenho como exemplo de excelente professora. A Vera Solange Pires Gomes de Sousa, a Sol, minha orientadora nesse trabalho, que me proporcionou momentos de grande aprendizado e contribuiu de maneira decisiva da minha formao acadmica como professora de Educao Fsica. Eu preencheria infinitas pginas de agradecimentos para tentar demonstrar em palavras o quanto sou grata por todas as pessoas que fazem ou fizeram parte da minha vida e que de alguma forma contriburam para esse momento to especial na minha formao enquanto profissional enquanto ser humano. A todos... Muito Obrigada
6

e mais,

O pensamento pode ter elevao sem ter elegncia, mas na proporo em que no tiver elegncia, perder a ao sobre os outros.. (Fernando Pessoa)

RESUMO
FERREIRA, Camila de Almeida. Por entre peladas, corpos e culturalidade: a formao humana pela via do esporte de periferia do Tenon.. Universidade do Estado do Par. Belm, 2009. Orientador: Prof. Msc. Vera Solange Pires Gomes de Sousa.

Este estudo surgiu a partir do interesse em analisar a formao humana de uma forma diferenciada. Uma anlise realizada atravs da Educao Fsica pela via do esporte de periferia considerando as peladas praticadas no campo do Clube Tenon no bairro do Tenon, Belm - PA, como referncia da pesquisa. Com a ntima relao estreitada pela mdia do povo brasileiro com o futebol, este estudo buscou fazer uma anlise da influncia que o futebol da mdia tem sobre a prtica das peladas do Tenon para compreender de que maneira se d a formao humana pela via do esporte de periferia praticado nesse bairro. A pesquisa perpassa pela compreenso de cultura corporal atravs da anlise da culturalidade em um contexto antropolgico do princpio da alteridade, transita por questes socioespaciais da periferia, resgata a origem e a popularizao das peladas a partir do futebol, discute a relao da mdia com o esporte de periferia e enfoca o estudo na formao humana com os elementos significativos de educao e esporte nas peladas do Bairro do Tenon. A pesquisa teve carter qualitativo e observacional, alm de considerar a etnometodologia, a qual possui como objeto de estudo os procedimentos subjetivos que as pessoas na sua cotidianidade empregam para compreender a realidade. O caso em estudo so as prticas das peladas como esporte de periferia no bairro do Tenon e suas eventuais relaes com a formao humana dos praticantes dessa atividade no contexto social e da cultura corporal existente. A pesquisa de campo deu-se do perodo de 16 de abril a 30 de abril de 2009, no bairro do Tenon, Belm PA. Compreender a relao da cultura corporal com a formao do ser humano por meio da prtica corporal como esporte de periferia no bairro do Tenon converge no objetivo da pesquisa. Palavras-chave: formao humana, esporte de periferia, cultura corporal.

ABSTRACT This study emerged from the interest in analyzing the human formation in a differential form. An analysis conducted by the Physical Education through the sport of periphery by considering as a reference of the research, the "peladas" practiced in the soccer field of Tenon Club, in the neighborhood of Tenon, Belm - PA. With the intimate relationship - narrowed by the media - of the Brazilian people with soccer, this study sought to analyze the influence that the soccer of the media has on the practice of peladas in Tenon in order to understand how does the human formation takes place through the sport of the periphery that is practiced in that neighborhood. The research involves the understanding of culture through analysis of body culture in an anthropological context of the principle of alterity, passing through the sociogeographic issues of the periphery, rescues the origin and popularization of the peladas from soccer, discusses the media's relationship with the sports of periphery and focuses the study on human formation with the significant elements of education and sport in the peladas of Tenon District. The research had qualitative character and observacional, besides considering the etnometodology, which possesses as study object the subjective procedures that the people in his/her day-to-dayness use to understand the reality. The case in study is the practices of the "skinned" ones as sport of periphery in the neighborhood of Tenon and their eventual relationships with the apprentices' of that activity human formation in the social context and of the existent corporal culture. The field research felt from the period of April 16 to April 30, 2009, in the neighborhood of Tenon, Belm - PA. Understanding the relationship of body culture with the formation of the human being through the corporal practice of sports of periphery in the Tenon District converges in the objective of the research. Keywords: human formation, sports of periphery, body culture.

SUMRIO INTRODUO ................................................................................................... 11 Captulo 1. AS PELADAS COMO ESPORTE DE PERIFERIA .................... 15

1.1. ORIGEM E POPULARIZAO DAS PELADAS....................................... 15 1.2. A FORMAO SOCIOESPACIAL DA PERIFERIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS ....................................................................................... 19 1.3. A MDIA E O ESPORTE DE PERIFERIA ................................................... 28

Captulos 2. A FORMAO HUMANA VIA CULTURA CORPORAL E CULTURALIDADE ............................................................................................ 33 2.1. SOBRE CULTURA E CULTURALIDADE ................................................... 33 2.2. SOBRE FORMAO HUMANA ................................................................. 40 Captulo 3. AS PELADAS COMO ESPORTE DE PERIFERIA NO BAIRRO DO TENON ...................................................................................................... 47 3.1. A PERIFERIA DO TENON E AS PELADAS........................................... 47 3.2 CORPO, CULTURA, MDIA E FUTEBOL PARA OS PELADAEIROS DO BOCA JUNIORS TENON .............................................................................. 56 CONSIDERAES FINAIS .............................................................................. 62 REFERNCIAS ................................................................................................. 64 APNDICES ANEXOS

10

INTRODUO Este estudo surgiu a partir do interesse em analisar a formao humana de uma forma diferenciada. Uma anlise realizada atravs da Educao Fsica pela via do esporte de periferia considerando as peladas praticadas no bairro do Tenon, Belm PA, como referncia da pesquisa, especificamente no Clube Tenon, por garotos entre 12 a 15 anos de idade e pertencentes ao time Boca Juniors, o qual existe h sete anos. A relao pessoal com o tema escolhido vem de uma afinidade de infncia com a prtica das peladas e do interesse no decorrer da vida acadmica em realizar um estudo de relevncia social. A importncia social da pesquisa se evidencia por dois aspectos. O primeiro por ter a prtica das peladas como foco de anlise, as quais so referentes ao esporte de maior popularidade no Brasil, o futebol. O segundo pela opo do campo de pesquisa, repleto de significados sociais, a periferia do Tenon. A interao da Educao Fsica enquanto rea de pesquisa com os espaos perifricos, se mostra carente no que diz respeito a estudos acadmicos relacionados a formao ou construo do ser humano num contexto social. Por isso, se considera pertinente a inteno de contribuir academicamente atravs da tese de concluso de curso como acrscimo de conhecimento e estmulo para novas pesquisas relacionadas ao tema. Outra relao de interesse com o presente estudo est voltada para a linha de pesquisa da Cultura Corporal e Culturalidade da sociedade. Este trabalho aglutina a importncia social do tema, a vivncia na prtica das peladas e, uma rea de conhecimento ainda recente na Educao Fsica, a relao da formao humana e a Cultura Corporal. No primeiro momento, h uma descrio da origem das peladas atravs de um breve histrico sobre o futebol para compreender a popularizao dessa atividade no Brasil e, consequentemente nas periferias. Em seguida, o trabalho descreve a formao socioespacial das periferias do Brasil e de Belm e relaciona essa formao com a popularizao das peladas como esporte de periferia a partir da mdia.

11

No segundo momento, este estudo perpassa didaticamente pela compreenso de corpo, cultura e cultura corporal, elucidando conceitos a fim de relacion-los com a formao do ser humano enquanto sujeito. Assim, o trabalho tambm permeia pela compreenso de formao humana de acordo com tericos do assunto. A compreenso da formao humana est vinculada ao estudo do corpo como construo cultural e sede de signos sociais (DALIO, 1995). A sociedade redige significados entre seus membros por meio dos seus corpos, tais significados definem o que corpo de diversas formas.
(...) corpo expresso da cultura, portanto cada cultura vai se expressar por meio de diferentes corpos, porque se expressa diferentemente como cultura. (Kofes, 1985 apud DALIO, 1995).

Nesse sentido, se assumiu uma noo de cultura entendida a partir do movimento e da interao conotativa de sujeitos, os quais so portadores de cultura e diversidade de contextos. Atravs de comportamentos e atitudes do ser humano por meio de uma dinmica relacional, a idia da culturalidade se faz significativa na medida em que facilita o conhecimento de processos culturais e elementos educacionais e esportivos (GONALVES, 2006 p.114). Considerando a culturalidade e os elementos significativos de educao e de esporte, se entende a cultura corporal como parte essencial da formao humana. Baseado nisso, h um interesse de compreenso dessa formao humana pela via do esporte de periferia do Bairro do Tenon, Belm - PA. A construo socioespacial do que periferia e da culturalidade existente em locais ditos perifricos, mais especificamente no Bairro do Tenon, so assuntos pertinentes ao entendimento contextual do objeto da pesquisa: peladas praticadas por garotos entre 12 e 15 anos de idade do referido bairro. A pesquisa impulsionada pela transformao espacial sofrida no bairro do Tenon, onde era uma rea rural e atualmente se identifica como rea urbana. H a inteno de analisar a relao dessa transformao com o corpotamento dos peladeiros, especificamente a relao de culturalidade das antigas peladas com a nova possvel significao que tal atividade introduz nos corpos enquanto cultura.

12

As peladas fazem parte de um cotidiano juvenil brasileiro. So consideradas esporte de periferia por serem comuns entre os moradores dessas localidades. A pelada faz referncia ao futebol esporte popular no Brasil que se enraizou e se confunde com a prpria histria do pas. O futebol tem ntima relao com o povo brasileiro. Essa relao estreitada pela mdia quando evidencia jogadores de origem de baixa renda que hoje so bem sucedidos. E este estudo busca fazer uma anlise da influncia que o futebol da mdia tem sobre a prtica das peladas do Tenon para compreender de que maneira se d a formao humana pela via do esporte de periferia praticado nesse bairro. Compreender a relao da cultura corporal com a formao do ser humano por meio da prtica corporal como esporte de perferia no bairro do Tenon converge no objetivo da pesquisa. O processo de formao humana se compreende atravs das relaes do homem entre si e com o meio em que vive, configurando um ser individual e social. Assim, existe uma individualidade do homem que caracterizada por um conjunto de atividades, as quais definem a vida cotidiana de cada ser humano. As peladas do Tenon so atividades cotidianas e, podem ser entendidas como manifestaes corporais e culturais e, portanto, passveis de anlises sobre a formao humana, por exemplo. Alm disso, o bairro do Tenon est localizado numa rea considerada perifrica regada de muitos significados e sentidos culturais e sociais, os quais se convergem na constiuio da natureza humana, ou ainda, na formao enquanto ser humano dos indivduos que o cercam. No ltimo momento, h uma descrio da pesquisa de campo realizada atravs de observaes do ambiente social e fsico, bem como de entrevistas com os sujeitos da pesquisa os peladeiros com o intuito de compreender a relao da cultura corporal e culturalidade com a formao do ser humano atravs da prtica das peladas como esporte de periferia. Ento, diante de fatores sociais, corporais e culturais, esse trabalho pretende abordar os temas: origem e popularizao das peladas, formao socioespacial da periferia Brasil e Belm , relao da mdia e o esporte e dilogos sobre o corpo, a cultura e a cultura corporal para analisar a formao humana dos peladeiros do Tenon.
13

A Educao Fsica d suporte a pesquisa na medida em que insere um novo olhar atravs do corpo, da cultura, de aspectos sociais e dos contedos dessa rea de conhecimento para a compreenso da formao do homem via esporte de periferia.

14

Captulo 1. AS PELADAS COMO ESPORTE DE PEREFERIA. 1.1. ORIGEM E POPULARIZAO DAS PELADAS

Em primeira instncia, para suscitar a origem e a popularizao das peladas, se faz pertinente transitar pela histria do futebol, visto que a prtica dessa atividade faz referncia a esse esporte. Sendo assim, vale afirmar que existem muitos estudos sobre a origem do futebol. Achados arquelogos afirmam que na antiguidade j existiam jogos de objetos esfricos com o p. Na Idade Mdia tambm h relatos de jogos rudimentares que antecedem o futebol e, pesquisas comprovam que foi na Inglaterra, por volta do sculo XVII, que o futebol passa a ser estabeliecido como esporte1. No Brasil, muitos consideram Charles Mller paulistano que viajou para a Inglaterra aos nove anos o precursor do futebol no pas, pois voltou ao Brasil sculo XIX com bolas, camisas, chuteiras e um conjunto de regras na bagagem. O esporte foi disseminado primeiramente entre jovens da elite paulistana, no meio aristocrtico como hbitos de lazer e considerado um elemento de modernizao (RODRIGUES, 2003). A histria do futebol no Brasil se confunde com a prpria histria poltica e social do pas e, para LEVINE (1982, apud RODRIGUES, 2003) pode ser dividido em fases. Nas primeiras fases, herdando uma concepo aristocrtica, o futebol exclua os negros, mulatos e brancos pobres da prtica desse esporte. No incio do sculo XX o futebol comea a se popularizar e ser considerado entre as classes sociais baixas um instrumento de emancipao e asceno social, visto que, nos anos 1930, no governo de Getulio Vargas, o futebol foi regulamentado como profisso. Surge assim, o futebol-espetculo de massa e a fase de modernizao, a qual inlcui grandes recursos financeiros e miditicos. Assim, o futebol torna-se um esporte universal e ajusta o interesse econmico a realidade cultural. Um exemplo disso est nas famosas marcas esportivas, as quais se voltavam ao basquete americano ou outros esportes, e tiveram que se incorporar ao imprio do futebol. Imprio este, que o Brasil se mostra como potncia hegemnica, exportando futebolistas para vrios pases,
1

Disponvel em: (http://www.suapesquisa.com/futebol/). 15

logo, aparece como uma contraposio a hegemonia poltica e econmica norteamericana. O futebol portanto, vai alm de interesse econmico e miditico, e especialmente no Brasil, esse esporte foi resignificado como um jogo que oferece desocupao estrutural, [...] fazendo-o coletivo e individualista, pragmtico e artstico, til e intil, supreendente e belo, carnavalesco e trgico. (WISNIK , 2008, p. 20). Dentro desse contexto do que foi e do que o futebol, esse esporte [...] no se estrutura como uma bateria de provas decisivas de performance, e sim como [...] uma lngua geral que acontece numa zona limiar entre tempos culturais que se entremeiam, fazendo do futebol [...] um campo hospitaleiro ao dilogo polmico e no verbal entre populaes do mundo inteiro, o que o identifica com a vida (idem, 2008). Concomitante ao processo histrico do futebol est a origem e a popularizao das peladas, pois a procedncia do termo pelada retoma os jogos rudimentares de bola com o p jogados na antiguidade. Etimologicamente a palavra originria de pla bola de couro ou borracha derivada do latim vulgar pilella (HOUAISS, 2001). Num segundo sentido, o conotativo, o termo pelada faz aluso a nudez, pois os locais da prtica costumam ser em terrenos desnudos (sem grama) e os praticantes atuam de ps descalos. Alm disso, comum um dos times jogar sem camisa para se diferenciar do outro. (SILVA; CHAVEIRO, 2007). Nesse segundo sentido, possvel observar a simplicidade de praticar essa atividade, o que contribuiu na popularizao entre as classes sociais baixas e consequentemente nas localidades de moradia perifrica, a dita periferia. A origem das peladas tem um caminho semelhante com a histria do futebol, no que diz respeito ao sentido de sua prtica quando constitui um fenmeno sociocultural (SILVA; CHAVEIRO, 2007). O significado e o sentido de bater uma pelada se insere nos hbitos de lazer e nas manifestaes corporais de cada praticante, expressando assim, a culturalidade existente em cada ambiente, ou ainda, em cada indivduo.

16

WISNIK (2008, p. 32), faz um auto relato de como as peladas se organizavam em So Vicente2, explicitado nesse trecho:
O modo de organizao dessa cultura ldica era simples: quem chegava praia e se aproximava de um grupo j reunido em torno de uma bola, no momento da formao dos times entrava no jogo a partir do par-oumpar de dois representantes apontados para escolher os demais. Quem se apresentava para um jogo em andamento, de preferncia em dupla, era geralmente admitido na forma do um-para-cada-lado, at o limite nmerico do generosamente razovel. Esse regime de incluso me parecia to natural como a prpria natureza, o mar e o morro.

Nesse sentido, o jogo se compreende como um substrato ldico, promovendo sociabilizao, mas que se repleta de significados e manifestaes sociais. SILVA e CHAVEIRO (2007) seguem a anlise das peladas como

fenmeno sociocultural dizendo:


As peladas constituem-se num fenmeno sociocultural muito presente na periferia dos centros urbanos. Os atores das peladas, ou seja, os peladeiros apropriam-se, mesmo que temporariamente, de determinado espao para prtica do futebol (no-profissional), construindo assim os territrios das peladas.

Esse contexto das peladas surge com todo o teor simblico adquirido e a rpida difuso do futebol no Brasil, o qual s pode ser compreendido com uma abordagem antropolgica, pois, para DAOLIO (2005) essa prtica se tornou parte integrante da vida dos brasileiros com a mesma representao de outros fenmenos nacionais, como o carnaval, por exemplo. Outra anlise das peladas como fenmeno sociocultural a ideia do princpio da alteridade3 da antropologia, pois aborda a cultura futebolstica como parte do conhecimento de si e diferenciao do outro, o que afirma o contexto social e cultural inseridos nas peladas.
Os peladeiros territorializam-se temporariamente num determinado espao, imprimindo as marcas de sua cultura futebolstica. Entende-se como cultura futebolstica do peladeiro toda uma gama de prticas materiais ou simblicas que permite a ele que se conhea e seja conhecido como diferente do outro (SILVA & CHAVEIRO, 2007).
2

Baixada Santista, no litoral de So Paulo, em So Vicente, nasceu Jos Miguel Wisnik. Ver Jos Miguel Wisnik, Veneno remdio: o futebol e o Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. 3 Princpio da Alteridade a concepo que parte do pressuposto bsico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivduos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alteridade). 17

Sendo assim, existe o sentido da territorialidade que, ao mesmo tempo em que as peladas so populares e massificadas nas periferias, h uma individualidade impressa em cada localidade onde se pratica essa atividade. Atravs da individualidade impressa culturalmente por cada peladeiro no ambiente social em que vive, o corpo cria sentido e significao de ser humano por meio da expressividade corporal ao bater uma pelada. As periferias so os locais onde mais se batem peladas, as quais so utilizadas para designar o futebol perifrico ou amador e que na gria de torcedores uma partida profissional de baixa qualidade tcnica/ttica4. Assim, as peladas fazem referncia ao futebol jogado de forma amadora, ou seja, jogos realizados em qualquer hora e lugar como ruas, terreno baldio, quadras, ginsios, sem regras oficiais. Tambm no h limitao de faixa etria ou gnero para praticar, e comumente, os praticantes fazem das peladas seu cotidiano de fim de tarde.

Foto: Campo do Clube Tenon (ano 2009) Crdito: Alice Maneschy

Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelada_(futebol)>. 18

Foto 2: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy

Logo, retomando o processo histrico, WITTER (1982, apud DAOLIO, 2005) afirmou que a histria do futebol amador e profissional se entrelaa com a do povo brasileiro, na medida em que permite a expresso e vivncia de problemas nacionais (DAMATTA, 1982, 1994), ou ainda, de problemas sociais, como o caso do perodo da industrilaizao e urbanizao das cidades, formando as periferias.

1.2.

A FORMAO SOCIOESPACIAL DA PERIFERIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS

A formao socioespacial da periferia perpassa por momentos histricos e a origem est na Idade Antiga, nas cidades gregas, as quais tendiam a manter o cidado tanto como agentes de periferia quanto de centro, a partir de posses de lotes na periferia e no centro, ou seja, a definio de periferia seria apenas geomtrica (CHAVEIRO e ANJOS, 2007).
19

Mas h uma fragilidade nessa definio geomtrica, pois existe a relao entre distncia espacial e distncia social, cujo teor est no fato de que se excluam as pessoas que no eram consideradas cidados escravos, mulheres, crianas que participavam dessa dinmica espacial (idem, 2007). Portanto, desde a Idade Antiga, o significado de periferia se constitui num contexto social. Quanto a esse contexto, LIMONAD (1999, p. 81) analisa algumas premissas de SOJA (1993), dentre elas est o espao social de carter dialtico como produto de uma sociedade, pois meio das aes e relaes sociais.
A constituio do espao socialmente produzido plena de contradies e lutas, muitas rotinizadas no cotidiano, decorrentes do carter dialtico de sua produo, atravs da atividade social e econmica, por ser simultaneamente suporte, meio, produto e expresso da reproduo das relaes sociais de produo em escala ampliada, o que confere a estas relaes um carter espacial necessrio (LIMONAD, 1999, p. 81).

Diante disso, as relaes sociais se inserem no fenmeno da urbanizao diante da diviso social e territorial do trabalho j existente na Idade Antiga. A urbanizao se modifica no decorrer do processo histrico quanto a qualidade e significado conforme se transforma o carter espacial (LIMONAD, 1999 p. 79). E ainda, a urbanizao pode se configurar como uma forma de estruturao do territrio, o qual varia historicamente de acordo com os processos sociais, econmicos, polticos e culturais, tornando a rede urbana uma expresso [...] cristalizada de diferentes estruturaes do espao em diferentes tempos histricos (idem, p. 82). O arquelogo V. Gordon Childe (1973, 1981 apud SOUZA, 2003, p. 44), por exemplo, considerou o perodo de proliferao das cidades subsequentemente Revoluo Agrcola do neoltico5 uma Revoluo Urbana,

As primeiras cidades fazem seu aparecimento na esteira chamada Revoluo Agrcola ou, tambm, Revoluo Neoltica, por ter ocorrido no perodo pr-histrico conhecido como Idade da Pedra Polida ou perodo neoltico [...]. , com efeito, na Idade da Pedra Polida que se inicia a prtica da agricultura, e graas a isso iro surgindo, aos poucos, assentamentos sedentrios, e depois as primeiras cidades. Levando-se em conta que, at ento, a subsistncia do homem prhistrico, normalmente nmade, era garantida pela caa, pela pesca e pela coleta vegetal, o domnio da agricultura representou um salto extraordinrio, uma mudana radical. Com a agricultura, tornou-se possvel alimentar populaes cada vez maiores, gerando-se inclusive, um excedente alimentar [...]. A cidade, em contraposio ao campo, que de onde vinham os alimentos, foi se constituindo, paulatinamente, como um local onde se concentravam os grupos e classes cuja existncia, enquanto pessoas no - diretamente vinculadas s atividades 20

que pode ser assim entendida se for considerada como um processo de passagem da produo de subsistncia para uma produo visando o comrcio externo e provocando a expanso da populao. O fenmeno urbano, portanto, se desenvolveu em locais e em momentos diferentes. A urbanizao no Brasil se desenvolveu numa relao de espao social e espacial a partir do sculo XVIII quando se iniciou uma inverso quanto ao lugar de residncia da populao brasileira e, consequentemente, ocorreu o aumento da populao nas cidades. Mas foi no sculo XIX que a urbanizao atingiu a maturidade e, a expanso da agricultura comercial e a explorao mineral ampliaram a vida de relaes e o surgimento de novas cidades. A partir da produo do caf, So Paulo tornou-se plo dinmico do pas abrangendo mais estados ao sul, com implantao de estradas e meios de comunicao, porm ainda era uma integrao limitada, pois se tratava apenas de uma parcela do territrio nacional. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a criao de atividades industriais ampliou a formao do mercado nacional, ultrapassando o nvel regional. Essa ampliao impulsionou a vida de relaes e ativou o processo de urbanizao com um alto crescimento demogrfico (SANTOS, 2005, p. 29). O momento atual marcado pelo meio tcnico-cientfico-informacional, no qual a presena da cincia, da tcnica e da informao remodela o territrio e, facilita a circulao, manifestando um modelo de capitalismo maduro (idem, p. 38). Anteriormente a todo esse processo, no perodo da industrializao, ocorreu o encolhimento do espao mais afetado pela modernizao, estimulando o movimento de descentralizao, o que caracteriza uma ocupao perifrica. Quanto a isso, o perodo histrico da industrializao a partir de fins do sculo XVIII vigorando a urbanizao no mbito capitalista, compe um quadro de segregao social. Sobre esse perodo CHAVEIRO e ANJOS (2007) analisam a proposta de LEFEBVRE (1991, p.21) composta por trs fases:
(...) primeiro a invaso industrial, em que o social-urbano negado a favor do econmico-industrial; uma segunda fase em que a cidade entra agropastoris, era tornada possvel graas possibilidade de se produzirem mais alimentos do que o que se seria necessrio para alimentar os produtores diretos. (SOUZA, 2003, p. 43-44). 21

em colapso autodestrutivo em funo dessa industrializao; e, finalmente, a cidade reinventada com o nascimento (ou renascimento) da reflexo urbanstica, ao que sucede um urbanismo sem reflexo, em que a segregao ser considerada algo normal, visando apenas o lucro do capital, num movimento urbanstico vendedor de iluses.

De acordo com CHAVEIRO e ANJOS (2007) quando cita a afirmao de VILLAA (2001), a segregao social de classes sociais um processo que tende a concentrar diversas camadas sociais em diferentes regies ou conjunto de bairros das metrpoles, revelando que a estruturao dos espaos urbanos se configura em desigualdades sociais. Alm disso, a ideia de que apenas as classes de baixa renda ocupam espaos perifricos invlida:
(...) a alta renda tambm ocupa terra barata na periferia [...] no rigorosamente verdadeiro que o preo da terra determina a distribuio espacial das classes sociais [...] os terrenos mais caros so ocupados pelas camadas de alta renda, pois na periferia de metro quadrado barato a alta renda ocupa terrenos grandes ou, em se tratando de condomnios verticais, grandes quotas ideais de terreno [...] a classe mdia tambm ocupa terra cara no que se refere ao preo do metro quadrado de terreno, consumindo pouca terra per capita ou por famlia (...). (VILLAA, 2001, p. 146-147 apud CHAVEIRO e ANJOS, 2007).

Assim, o sentido de morador de periferia relativo, pois depende do cotidiano, da estrutura espacial e das condies de moradia de cada habitante. Outra questo pertinente a estruturao dos territrios que depende da interao das relaes de produo do espao social e espacial, as quais protagonizam a produo do prprio arranjo dos territrios e formao das desigualdades das classes sociais e das atividades produzidas, contribuindo para um desenvolvimento desigual e combinado numa relao de dominao (LIMONAD, 1999, p. 81-82). Segundo SILVA (2003), essa relao se configurou fortemente no Brasil aps a Segunda Guerra Mundial com o aumento demogrfico significante e a intensa urbanizao pela qual passaram a cidades brasileiras, visto que as implicaes no se deram apenas no mbito da configurao urbana, mas tambm no acirramento da pobreza e das desigualdades sociais. Os espaos de pobreza no esto uniformemente dispersos, mas localizados em reas especficas e se configuram [...] por meio de um amplo processo de produo fundiria e habitacional que surgiram margem das leis, dos cdigos e planos urbansticos, estando relacionados com a construo ilegal da cidade
22

contempornea (idem, p. 11), caracterizando a expanso perifrica das cidades. A periferia no Brasil se constitui em meio ao crescimento demogrfico intenso e a falta de planejamento das cidades, ocasionando na segregao tanto espacial distncia entre moradias quanto social distncia de condies de acesso em relao ao transporte e aos servios pblicos. A segregao espacial diz respeito a especulao imobiliria que privilegia pontos estratgicos contendo os servios bsicos como saneamento e transporte, habitados por pessoas de maior poder aquisitivo em detrimento das classes mais baixas que buscam lugares acessveis a sua renda, os quais so distantes do centro e/ou desprovido de condies bsicas de habitao, conduzindo para a periferizao da populao mais pobre pelo dficit de residncias, caracterizando a segregao social. De acordo com SANTOS (2005, p. 106), as carncias em servios alimentam a especulao, pela valorizao diferencial das diversas fraes do territrio urbano, acarretando em maior nmero de reas perifricas e no aumento do tamanho urbano de forma desordenada, o que favorece as desigualdades sociais. Mas como j foi citado anteriormente por VILLAA (2001, p. 146-147 apud CHAVEIRO e ANJOS, 2007), as reas perifricas no so habitadas somente pelas classes mais baixas, uma nova alternativa de moradia surge para as pessoas de maiores recursos financeiros que buscam se alojar em lugares mais convenientes, configurando outra forma de segregao social, os condomnios fechados e privados. A busca de lugares convenientes com as exigncias funcionais o [...] modo que as diversas parcelas da cidade ganham ou perdem valor ao longo do tempo. (SANTOS, 2005, P. 107). Assim, a rea urbana aumenta e, mais um processo se configura na realidade brasileira, chamado por SANTOS (2005, p.73) de urbanizao das reas rurais, repartindo o Brasil em espao agrcola e espao urbano6. Esse processo com validade generalizada e no ainda aprofundada, indica uma expanso do capitalismo assumindo maturidade, mas sem deixar de assinalar a periferia sob suas estruturas e condies socioespaciais.

Ver Milton Santos (2005, p. 73-76). 23

Em Belm PA, a formao da periferia sofre influncias do processo histrico de urbanizao e da geografia da cidade. Desse modo, os espaos perifricos de Belm so formados num contexto social e histrico do perodo de industrializao e urbanizao final do sculo XIX no rush da borracha. Nessa fase ocorreu a implantao de servios pblicos como: servios de esgoto, limpeza urbana, calamento de ruas e avenidas, entre outros. Assim, Belm se ampliou de maneira geogrfica e urbana rumo ao bairro do Marco, com a atual Avenida Almirante Barroso e vias adjacentes (PINHEIRO et al. 2007), acarretando na conurbao com municpios de Ananindeua, Marituba e Benevides, e formando a Regio Metropolitana de Belm (RMB). A partir da decadncia da extrao e do comrcio da borracha, ocorreu uma relativa estagnao no crescimento populacional, pois Belm vivia um perodo de base econmica fundada na agricultura, mas com o fim da Segunda Guerra Mundial, o processo de urbanizao e da diviso do trabalho se modificou, ampliando o crescimento demogrfico e os investimentos econmicos atomizados (SANTOS, 2005, p. 28) Outra influncia para a urbanizao de Belm foi a construo da rodovia Belm-Braslia na dcada de 1960, a qual aproximou a economia regional do sul e sudeste do pas, se estabelecendo [...] como primeiro eixo de penetrao rodovirio para a regio (VICENTINI, 2004 apud BARROS et al., 2008). De acordo com PINHEIRO (et al. 2007), esse fato favoreceu o crescimento demogrfico da RMB com novos ncleos urbanos e aumentou o fluxo migratrio. Essa anlise segue com nfase no processo de verticalizao e ocupao nos terrenos de terra firme, os quais se concentraram nas mos de pessoas com maior poder aquisitivo. (idem, 2007), ficando as reas mais baixas as baixadas sujeitas a inundaes mais freqentes, com a populao de baixa renda. Tal fato favoreceu a especulao imobiliria nos centros e gerou uma [...] ocupao desordenada das baixadas, sem infra-estrutura, por uma populao de baixo poder aquisitivo que tem convivido com a degradao ambiental nesses espaos. 7 (SILVA, S.l.: s.d.).

Ver cidades e suas orlas. Disponvel em: http://www.ufpa.br/projetomegam/anais/Grupo01.pdf 24

Grfico 1: Evoluo da populao de Belm. Fonte: IBGE apud BARROS et. al 2008.

A questo geogrfica de Belm marca o processo da formao socioespacial das periferias da cidade, exposto nesse trecho:
O municpio de Belm possui um relevo similar ao da Regio Amaznica, onde se verifica a presena do igarap, vrzea e terra firme. Toda a rea urbana est coberta por uma extensa rede de cursos dgua, porque o municpio se localiza na confluncia da Baa do Guajar com a foz do Rio Guam. Esses fatores tiveram grande importncia no processo de ocupao urbana da RBM, na medida em que as reas de terra firme foram sendo ocupadas pelas camadas de maior renda, restando somente as reas alagadas para a populao pobre [...]. Essas caractersticas geogrficas tm papel fundamental na forma como as questes socioespaciais esto imbricadas nas questes habitacionais, bem como na forma como a populao de baixa renda busca suprir suas necessidades de moradia na cidade. (PINHEIRO et al. 2007).

A seguir, est destaque a bacia hidrogrfica do Tenon, foco desta pesquisa:

25

Figura 1: Bacias hidrogrficas no Municpio de Belm. Fonte: PMB/SEGEP apud PINHEIRO et al 2007

Na tentativa de suprir suas necessidades de moradia, as populaes de baixa renda protagonizam a problemtica da periferizao em Belm com o Estado e o capitalismo imobilirio impulsionando esse processo. O Estado, como principal controlador da valorizao do espao, tem a funo de definir:
(...) as diferentes formas de uso e ocupao do solo, atuando, principalmente, atravs de aes infra-estruturais, que podem ser entendidas de diversos modos, ora parecendo atender aos anseios da sociedade, ora parecendo estar a servio da reproduo do capital.

Assim, o Estado tanto atraiu pessoas para reas valorizadas, quanto afastou outras de menor poder aquisitivo, sujeitas a economia de especulao. Surge ento a necessidade da implantao de polticas pblicas para atender a demanda da populao (BARROS et al., 2008, p. 4).

26

BARROS (et al., 2008) chamaram ateno para uma rea de expanso da cidade de Belm8, derivada da especulao imobiliria e da imigrao advinda do interior do estado. Estes imigrantes, na dcada de 1970, encontraram Belm com altos preos nos imveis como os bairros de Nazar, Batista Campos, Reduto, Comrcio e Umarizal e as periferias j consolidadas como os bairros perifricos do Guam e Terra-firme, e consequentemente, ocuparam reas que se afastavam gradativamente do centro. Nesse sentido, o Estado implantou uma poltica habitacional, visando o aterramento e saneamento das reas alagveis e construindo conjuntos habitacionais ao longo das rodovias, consolidando a Regio Metropolitana de Belm RMB. Na dcada de 1980 e 1990, ocorreu um processo de verticalizao no centro de Belm, se estendendo ao longo dos eixos rodovirios. RODRIGUES (2000, p.123 apud BARROS et al., 2008 p. 4), diz:
Realiza-se uma veloz expanso horizontal para alm e por dentro do cinturo institucional que se constitui em torno da linha que marca os limites da primeira lgua patrimonial do municpio de Belm. O sentido deste espraiamento d-se principalmente obedecendo dois vetores: o corredor da Rodovia Augusto Montenegro e o da BR-316 (consolidao da antiga estrada e ferrovia Belm- Bragana) onde o municpio de Ananindeua apresenta-se conurbado a Belm e outros, como Benevides, j comearam a funcionar como pertencesse a Regio Metropolitana.

O crescimento do tamanho urbano tambm ocasionou na construo de condomnios fechados, distantes do centro, caracterizando ainda mais uma segregao social e espacial em Belm. Nessas relaes sociais, a periferizao se intitula em nvel de desigualdades sociais, refletindo para as populaes de baixa renda, tanto na dificuldade de acesso a moradias adequadas, quanto na falta de oportunidade de emprego no mercado formal, partindo para a informalidade, comuns em centros urbanos e reas perifricas (BARROS, et al., p. 6). O problema da periferizao, portanto, a questo habitacional, no que concerne a ocupao desorganizada dos espaos nos centros urbanos, principalmente das metrpoles brasileiras.
8

[...] bairros da chamada rea de expanso, como: Bengu, Cabanagem, Mangueiro, Tapan, Guanabara e alguns outros mais que passam a fazer parte da dinmica de periferizao que envolve a cidade de Belm e seu entorno. (BARROS et al., p. 7). Disponvel em:< http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2008/docspdf/ABEP2008_1439.pdf>. 27

Diante disso, vlido enfatizar dois aspectos que discriminam o quadro socioespacial das metrpoles: urbano real x urbano virtual (MARICATO, 1996 apud CHAVEIRO e ANJOS, 2007). Esses aspectos sugerem de um lado uma realidade no dissimulada, do outro uma realidade escondida por uma fora ideolgica de acordo com a populao que habita um determinado espao. Porm, existe uma realidade construda por uma cultura de massa, a qual pode atingir a populao sem delimitao de espaos.

1.3.

A MDIA E O ESPORTE DE PERIFERIA A mdia9 de acordo com uma vertente crtica pode ser designada como

um conjunto de meios de comunicao de massa ou de empresas que produzem e mercadorizam [...] bens culturais banalizados para o consumo, funcionando como o principal brao operacional da Indstria Cultural. (PIRES, G. L. & HACK, C. 2004, p. 162 e 163 apud HACK, 2005). A sociedade atual se caracteriza como uma sociedade de consumo de massa, a qual se vale da capacidade da mdia de [...] criar, circular, massificar e autorizar hbitos e comportamentos na formao do sujeito (HACK, 2005, p. 80), para impor uma espcie de dominao, ou ainda deformao do significado dos meios de comunicao. Significado este que compe a Indstria Cultural. A Indstria Cultural mercantiliza a cultura e entende o indivduo apenas como consumidor, reduzindo a humanidade sob as condies de seus interesses (idem, p. 81). Dessa forma, o ser humano passa por um processo de fragmentao do conhecimento, e consequentemente uma distoro da realidade a alienao10 (BRITO, 1977, p. 344 apud SANTOS, 2007, p. 51), que se reflete no cotidiano do indivduo, incluindo o lazer e os espaos pblicos nessa realidade como formas
9

Palavra aportuguesada do ingls Media, adotando a sua pronncia. Origina-se do latim Media, forma plural de Medium = meio. Aplicada ao campo da comunicao social, associada ao fenmeno de massa, sendo portanto tambm uma simplificao da expresso original em ingls mass media, ou meios de comunicao de massa. (PIRES, G. L. & Hack, C. Verbete Mdia In: GOMES, C. L. (org.) Dicionrio Crtico de Lazer. Belo Horizonte: Autntica: 2004 apud HACK, 2005). 10 Na sociedade, o homem alienado ou se aliena, alm do aparelho, a algum que dirige o aparelho ou que dele tira vantagem. Para desalienar, necessrio compreender a estrutura do aparelho e a estrutura dos poderes intersubjetivos a que serve. (PERROUX, 1970, p. 76 apud SANTOS, 2007). 28

de consumo no-materiais (SANTOS, 2005, p. 41), formando uma relao de influncias da mdia no cotidiano. Anteriormente, na relao de consumo no-material, sem desconsiderar a alienao, existia um vnculo entre os espaos pblicos de lazer,

especificamente na prtica de esportes, e as empresas no perodo da industrializao com caractersticas alienantes, que mais tarde, no perodo tcnico-cientfico-informacional se mantm, tendo a mdia como meio dessa relao. Sobre o perodo industrial e os espaos de lazer, RODRIGUES (s.d) explica:

(...) o crescimento dos centros urbanos e industriais e a conseqente


chegada de levas de migrantes e imigrantes fez com que a cidade se expandisse e necessitasse de uma rea habitacional para [...] trabalhadores. Sem um planejamento adequado ao montante populacional que chegava [...] operrios instalavam-se em locais de pouco interesse imobilirio, geralmente longe dos centros e ao longo das ferrovias que cortavam as cidades poca, criando dessa forma, bairros perifricos.

Com a escassez de espaos pblicos para os trabalhadores, as prprias empresas desse perodo, com vises de lucro, consideraram o entusiasmo em atividades de lazer e passaram a criar espaos de lazer para os funcionrios praticarem esportes, pois observou que isso era uma forma de aumentar a produo nas fbricas, ao essa de carter alienante e dominador11. No perodo atual, de sociedade de consumo, as empresas se aliam a mdia. Um exemplo disso est na publicidade quando h uma [...] percepo das empresas capitalistas sobre a possibilidade de divulgao das suas marcas [...] atravs do esporte. (CAPRARO; JUNIOR [s.d.] apud AGOSTINO, 2002). A mdia permite atravs dos meios de comunicao de massa (televiso, internet, jornais, rdio, revista), se comunicar com qualquer pessoa que tenha acesso direta ou indiretamente a esses meios (BETTI, 1997, p. 33). Sendo assim, ao considerar que o espao e o meio social em que cada sujeito est inserido interagem com a sociedade como um todo independentemente da
11

A percepo do espao parcial, truncada e, ao mesmo tempo em que o espao se mundializa, ele nos aparece como um espao fragmentado, e tal como nos diz A. Frmont (1976, p. 194), temos diante de ns um espao humanamente desvalorizado, reduzido a uma funo. [...] A capacidade de utilizar o territrio no apenas divide como separa os homens, ainda que eles apaream como se estivessem juntos. 29

distncia espacial existente, a periferia como ambiente socioespacial tambm sofre influncias da mdia. Nesse contexto, existe um fenmeno que se insere na relao de influncias da mdia com o cotidiano, o esporte e, conseqentemente o esporte de periferia. O esporte de periferia se compreende no esclarecimento sobre a formao socioespacial da periferia urbana e a relao das manifestaes do esporte como um fenmeno heterogneo (MARQUES, et al. 2007) no contexto contemporneo da mdia. Quanto as manifestaes do esporte, existem dois sentidos: alto rendimento e atividade de lazer (BRACHT, 1997 apud MARQUES et al. 2007), nos quais o segundo [...] pode se apresentar tanto como uma prtica influenciada por normas do ambiente profissional, como de uma maneira resignificada. (MARQUES et al. 2006). Portanto, o esporte pode ser entendido de diversas formas. E ainda seguindo nessa anlise, Marques (2007) diz:
As alteraes no seu sentido se do pela interpretao dos participantes, que deriva de suas caractersticas scio-culturais. Dessa forma, a prtica transformada e caracterizada de acordo com os sujeitos envolvidos e o ambiente em que ela ocorre efeito de apropriao (BOURDIEU, 1990). Por esse motivo, o esporte pode ser caracterizado como um fenmeno heterogneo em processo de constituio, que apresenta, numa perspectiva histrica, continuidades e transformaes que o afirmam como um objeto passvel de interpretaes luz de diferentes olhares (MARCHI Jr., 2002).

Nesse contexto, o esporte de periferia se constitui aglutinando olhares e culturalidade de acordo com a formao socioespacial desses espaos, os quais hoje, tendem a se caracterizar diante da globalizao, do meio tcnico-cientficoinformacional e da mdia contempornea. Assim, o esporte de periferia recebe influncias do esporte-espetculo midiatizado, especialmente do futebol esporte mais popular no Brasil que se tornou um tipo de lngua geral local em contato com populaes que o consomem e o praticam, substituindo as culturas locais, pelas relaes consumistas (WISNIK, 2008, p. 17). Nessa relao de consumismo a mdia dita valores e princpios que contribuem para a descaracterizao da personificao de corpo de cada indivduo, o que insere um carter uniformizante de imitao de corpos, representando no esporte, especificamente no esporte de periferia, a influncia
30

miditica na expresso corporal e na busca de um estilo de vida padro quando, essa mdia, enaltece atletas de performance esportiva bem sucedidos, com status social e financeiro. Em contrapartida, WISNIK (2008) capta uma viso, atentando para expresso extremada da indstria cultural e da sociedade espetculo que diminuem o esporte de periferia, especialmente o futebol por ser o mais popular no Brasil, [...] destituindo-o de qualquer relevncia cultural (idem, p. 16). No contexto de relevncia cultural e ainda considerando o futebol como esporte de periferia mais popular no Brasil, o futebol, se constitui na forma de identidade nacional em mbito ldico, pois associado a arte,ou seja, com dimenses artsticas, funciona escoando a manifestao de diferena e diluindo esteretipos, em oposio a tendncia uniformizante, o que caracteriza um remdio para aliviar a frustrao da sociedade (idem, p. 396-397). Diante dessa interpretao, h quem diga que o futebol se caracterizou de forma alienante, principalmente no final do sculo XX com a capitalizao intensiva da sociedade contempornea, interligada com a midiatizao do esporte. Mas WISNIK (2008) [...] isso no quer dizer que a dimenso criativa e a liberdade no se faam presente no jogo, embora comprimidas por uma restrio de seus horizontes que tem paralelo com as condies da prpria arte contempornea.. Nesse sentido, o esporte de periferia e a mdia parecem estar intimamente ligados no que diz respeito a expresso cultural quanto a cotidianidade e expresso corporal, convergindo na formao do sujeito. E tambm perante o esporte de periferia sob a linha de pesquisa da cultura corporal, a educao fsica, como rea de estudo nesse contexto, parece ativar um olhar diferenciado para a compreenso da formao humana.

31

Foto 3: CEJU (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano

Esse estudo se concretizou na periferia do bairro do Tenon, onde so praticadas as peladas, as quais diante de uma periferia de urbano real e permeada pela mdia foram analisadas e destacaram a formao humana sob a cultura corporal via esporte de periferia. Os itens sobre formao humana e cultura corporal so discorridos a seguir.

32

Captulo 2. A FORMAO HUMANA VIA CULTURA CORPORAL E CULTURALIDADE. 2.1. SOBRE CULTURA CORPORAL E CULTURALIDADE

A compreenso de cultura corporal e culturalidade perpassa pelos conceitos de cultura, integrao cultural e corporal, vinculada a

contemporaneidade de entender o ser humano enquanto corpo de acordo com a integrao entre grupos, identidade e experincia existencial de cada indivduo. Quanto ao corpo importante perceber a abrangncia de sua anlise sem precisar defini-lo, pois o corpo que entendemos para si, nem sempre o mesmo entendido pelo outro (TAVARES, 2003). Sendo assim, o corpo pode ser afirmado como totalidade e de acordo com a percepo com o mundo, que se modifica e constitui o suporte do senso de subjetividade do homem. Para DTREZ (2003 apud PAIM; STREY, 2004) [...] o corpo apresentase como a interface entre a individualidade no que tem de mais singular, e o grupo, mas igualmente entre a biologia e o social.. Esse pensamento reafirma o que MAUSS (1974 apud PAIM; STREY, 2004) diz sobre o corpo do ser humano, o qual historicamente [...] sempre foi alvo de manipulaes fsicas e simblicas no interior das sociedades [...] que podem se concretizar em movimentos, posturas, experesses, higiene, prticas sexuais e esportivas. Alm disso, o corpo copia e armazena dados (SERRES, 2004 p. 76 apud RIGO et al p. 143) que configuram:
(...) uma espcie de memria dos modos do viver corpreo que traz para o centro do plano configurado as formas histricas culturais de exercitar, excitar e manifestar publicamente o corpo (...). (RIGO et al p. 142).

Ento, possvel afirmar segundo DALIO (95, p. 25) e HEILBORN (1997 apud PAIM; STREY, 2004) que o corpo no apenas uma entidade natural, ou seja, biolgica e fisiolgica, mas tambm social e cultural, pois o significado do corpo varia de acordo com a sociedade e o contexto cultural existente. E ainda, no sentido social, cultural e simblico, o corpo remete a antropologia enquanto interao e interdepndencia do homem com outros indivduos.
33

De acordo com SANTANNA (2004, p. 3), o corpo pode revelar a subjetividade e filosofia de um indivduo e ao mesmo tempo ocult-las. O corpo , tambm:
(...) finito, sujeito a transformaes nem sempre desejveis ou previsveis. Ao longo dos anos mudam suas formas, seu peso, seu funcionamento e seus ritmos. Talvez, por isso mesmo, no seja certo que todos os seres humanos no estejam completamente habituados e satisfeitos com seu desenvolvimento. (SANT ANNA, 2004, p. 4).

A subjetividade do corpo passvel de transformaes nem sempre satisfatrias para o indivduo, adiquire uma vontade consciente ou no de manter o prprio corpo sob controle e, a partir disso assume significados diferentes ao longo da histria (RODRIGUES, 1983 apud PAIM; STREY, 2004). Na Grcia antiga, o corpo era valorizado pela capacidade atltica, sade mental prevalecia em Atenas , sade fsica se destacava em Esparta e fertilidade. Na Idade Mdia evidenciou-se a dicotomia corpo e alma, na qual o corpo necessitava de purificao e, a alma [...] estava acima dos desejos e prazeres da carne e, portando, acima dos aspectos materiais. (PAIM; STREY, 2004). Assim, o controle sobre o corpo exigia um controle sobre a sexualidade, caractersticas essas presentes no contexto cultural da poca, as quais, com o cristianismo, pretendiam se tornar verdades universais (SANT ANNA, 2004, p. 16). No Renascimento, sculo XVIII e XIX, acontece a redescoberta do corpo, no sentido de entend-lo como um objeto tcnico, de cdigos genticos. Um corpo reproduzido atravs das artes, como as de Michelangelo e Da Vinci, com uma viso bissexuada e formao de indivduos mais ativos e livres12. J no sculo XX, no priodo da Industrializao, o corpo se atrela ainda mais ao tcnico e tecnologia, porm de forma anloga ao maquinrio e sem atribuio de liberdade e expressividade. Na atualidade, com o meio tcnico-cientfico-informacional, os meios de comunicao de massa passaram a reproduzir e representar o corpo de modo
12

(...) emerge um outro modelo de diferenciao sexual: o modelo dos dois sexos, ou seja, a viso bissexuada do corpo e a redefinio da natureza feminina. O corpo feminino torna-se uma criatura totalmente diferente do masculino, introduz-se a questo binria e esses fatos levam ao aparecimento da identidade sexual, o que ocasiona o aparecimento da identidade de gnero (mulher/homem) nas convenes sociais, polticas, culturais, artsticas. (LAQUEUR, 1990; NICHOLSON, 2000; MEDEIROS, 2003 apud PAIM; STREY, 2004). 34

que atingisse um grande nmero de pessoas, atravs da televiso, fotografia, cinema, internet. A disseminao da representatividade do corpo pela mdia no contexto do meio tcnico-cientifico-informacional gerou um padro de beleza voltado para o consumo. De acordo com GOLDENBERG (2006) a mdia dita valores e princpios que contribuem para a descaracterizao da personificao de corpo de cada indivduo, o que insere um carter uniformizante. Dessa forma, GOLDENBERG (idem) destaca, ainda, a anlise de LIPOVETSKY (2000) de que os corpos modelos assumem um poder normalizador, o qual confronta com o ideal individualista e a personalizao de sujeitos, porm, de maneira contraditria, [...] quanto mais se impe o ideal de autonomia individual, mais se aumenta a exigncia de conformidade aos modelos sociais de corpo.. Essa contradio foi o que FREYRE (2002 apud GOLDENBERG, 2006) chamou de equilbrio de antagonismos. Um exemplo disso est no corpo feminino, o qual se emancipou das antigas servides sexuais e procriadoras mas atualmente parece escravo das cirurgias plsticas, academias de ginstica e implantes de silicone. Portanto, seguindo a anlise de GOLDENBERG (2006), o mundo vive um momento de equilbrio de antagonismos. Momento esse de maior

independncia e liberdade de comportamento, mas tambm uma imposio do alto grau de controle em relao ao corpo e da aparncia fsica. Essa anlise evidencia que a [...] vontade de manter o corpo sob controle, [...] constituda por fragilidades e potncias, expressando especificidade e generalidades culturais. (SANT ANNA, 2004, p. 4). Ento:
O corpo uma sntese da cultura, porque expressa elementos especficos da sociedade da qual faz parte. O homem, atravs do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, num processo de incorporao [...]. Mais do que um aprendizado intelectual, o indivduo adquire um contedo cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expresses. (DALIO, 95, p. 25).

A partir disso, pertinente compreender, mesmo de maneira simplria, o conceito de cultura. DaMATA (1981, p. 1), abordou didaticamente o conceito de cultura quando apontou os sentidos da palavra pelo senso comum e apresentou noes sobre a cultura no apenas como uma simples palavra, mas como uma

35

categoria intelectual,

um conceito antropolgico para melhor compreender e

interpretar a vida social. No senso comum existem dois sentidos mencionados por DaMATTA (idem). O primeiro usa a palavra cultura equivalente a sabedoria ou sofisticao no sentido educacional restrito, ou seja, a capacidade de organizar certos dados, a quantidade de leitura, de determinadas informaes e ttulos universitrios. O segundo senso comum sobre cultura diz respeito ao desconhecido, isto , considerar atrasada ou inferior uma sociedade diferente da qual o indivduo pertence, como os ndios ou determinados povos orientais. DaMATTA (idem, p. 2) segue a anlise afirmando que a cultura no pode ser classificada hierarquicamente pelas diferenas existentes, mas sim entendida como [...] um cdigo atravs do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. Entretanto:
(...) a cultura no um cdigo que se escolhe simplesmente. algo que est dentro e fora de cada um de ns, como as regras de um jogo de futebol, que permitem o entendimento do jogo e, tambm, a ao de cada jogador, juiz, bandeirinha e torcida. Quer dizer, as regras que formam a cultura (ou a cultura como regra) algo que permite relacionar indivduos entre si e o prprio grupo com o ambiente onde vivem. (DaMATTA, 1981, p. 2).

Tais cdigos e regras no impedem a renovao de emoes a cada situao ou contexto social e, em analogia com o futebol, a cada jogo existe uma nova emoo vivenciada. Assim DaMATTA (idem, p. 3) explica:

(...) as regras apenas indicam os limites e apontam os elementos e


suas combinaes explcitas. O seu funcionamento e, sobretudo, o modo pelo qual elas engendram novas combinaes em situaes concretas algo que s a realidade pode dizer. Porque embora cada cultura contenha um conjunto finito de regras, suas possibilidades de atualizao, expresso e reao em situaes concretas, so infinitas.

A compreenso e interpretao de GEERTZ (1978, p. 15) corroboram com o sentido de possibilidades e situaes infinitas de atuao da cultura, pois o homem tece teias de significados como uma cincia interpretativa procura desses significados, os quais so entrelaados simbolicamente e interpretveis como um sistema contextual, ou seja, os acontecimentos sociais, os comportamentos, as instituies e os processos podem ser descritos
36

dinamicamente com densidade e no de forma casual (GEERTZ, 1978 apud BERGER, 2006). O sentido antropolgico de cultura defende a descrio de um contexto social de forma densa, pois existe uma diversidade cultural entre as sociedades, que so compostas de costumes, crenas e regras inseridos em cada ambiente de determinado grupo social. Assim, as diferenas biolgicas e geogrficas no so aceitas pelos antroplogos como determinantes das diferenas culturais e, para KEESING (1961 apud LARAIA, 2001 p. 17) [...] no existe correlao significativa entre a distribuio dos caracteres genticos e a distribuio dos comportamentos culturais [...]. Alm disso, existe diversidade cultural localizada em um mesmo ambiente fsico e, portanto, qualquer ser humano recm nascido pode ser educado em qualquer cultura se for submetido desde o incio a situaes convenientes de aprendizado. Dessa forma, o fator cultural na educao e na formao do ser humano assume uma dinmica de diversidade e interculturalidade. GONALVES (2006) admite o termo dinmica intercultural referente a interao entre grupos, indivduos e identidades e, a noo de culturalidade fortalece essa dinmica na medida em que entendida como [...] uma proposta de educao para e na diversidade de todos e no uma educao para os culturalmente diferentes.. Ento, a diversidade cultural representada atravs da culturalidade, a qual pressupe um olhar sobre o indivduo inserido na cultura. Nesse sentido, existem duas definies de cultura assumidas por PRETCEILLE (1999, p. 48 apud GONALVES, 2006), que se convergem na noo de culturalidade: [...] uma ontolgica, que permite ao ser humano significar-se a si mesmo e aos outros; outra instrumental, que facilita a adaptao aos meios ambientes novos, produzindo comportamentos e atitudes [...] e, na interao e adaptao com o meio que ocorre a reciprocidade e a troca de aprendizagem, na comunicao e nas relaes humanas, portanto, a culturalidade se entende preferencialmente na diversidade cultural. A diversidade cultural presente nas sociedades contemporneas assume a noo de cultura entendida [...] como movimento, dinmica e processo de interao simblica de sujeitos [...] (GONALVES, 2006, p. 114), os quais so produtores e portadores de cultura. Essa dinmica intercultural alcana uma proposta de educao e formao humana, a qual esclarece a cultura no
37

apenas no significado do termo, mas na representatividade para cada indivduo. (idem, p. 115). Diante dessa concepo de cultura, faz-se pertinente retomar ao conceito de corpo para atingir uma discusso acerca da Educao Fsica no que diz respeito a linha de pesquisa da Cultura Corporal. Assim:
(...) corpo expresso da cultura, portanto cada cultura vai se expressar por meio de diferentes corpos, porque se expressa diferentemente como cultura. (Kofes, 1985 apud DALIO, 1995).

Valores, normas e costumes sociais so assimilados num processo de incorporao (idem, 1995), ou seja, o homem aprende a cultura por meio do seu corpo. No basta saber que os corpos se expressam de maneiras diferentes porque representam culturas distintas. Existem smbolos culturais (valores, princpios e normas) representados nos corpos que precisam ser

compreendidos, pois atravs destes smbolos que os corpos se manisfestam de determinada forma. a partir das manifestaes corporais e culturais que h a possiblidade de compreender a cultura corporal e culturalidade alicerada no olhar antropolgico direcionado a Educao Fsica. No perodo aristocrtico, as manifestaes corporais e culturais se originavam de relaes cotidianas de festas populares, espetculos de circos e de rua como passatempo. Nessas prticas corporais ldicas e de lazer se faziam presentes a disciplina e o autoconhecimento corporal, porm, no sculo XIX essas prticas se restringiram ao aspecto utilitrio sob a tica evolucionista e mecanicista e sob a pressuposio cientfica, tcnica e poltica, em que a preservao da sade, fora e carter se baseavam nos fundamentos da anatomia e fisiologia. Tal processo reduzia a concepo de ser humano no mbito fsico e natural e desconsiderava os aspectos sociais, culturais, ideolgicos e afetivos, o que caracterizava a dicotomia corpo-alma (COSTA, 2003). No entanto, no momento atual, as expresses corporais/culturais so tratadas numa dimenso antropolgica, isto , [...] enfocam o ser humano como um ser biologicamente cultural, o que implica o fato de que toda expresso e produo humana se d a partir de um contexto cultural. (COSTA, 2003, p.1). A educao fsica assume o novo paradigma de entender as prticas corporais

38

como representaes recodificadas ao longo do tempo, as quais expressam diversos contextos da cultura humana, constituindo a cultura corporal. Nesse sentido, significativa a idia de culturalidade atravs de comportamentos e atitudes do ser humano numa dinmica relacional, na

medida em que facilita o conhecimento de processos culturais e elementos educacionais e de esporte (GONALVES, 2006 p.114). Esporte esse, trabalhado pela educao fsica como fruto de um longo processo histrico, social e cultural (DALIO, 2004). Seguindo nessa anlise, DALIO (2004 apud COLETIVO DE AUTORES, 1992) sob uma abordagem crtico-superadora inspirada no materialismo histrico-dialtico de Karl Marx, compreende a cultura corporal como objeto de estudo da educao fsica. Ento, [...] as vrias manifestaes corporais humanas, em vez de serem tomadas como contedos tradicionais estanques da rea [...], devem ser vistas como construes histricas da humanidade. (DALIO, 2004, p. 22). Assim, a cultura corporal entendida como rea de conhecimento constituda a partir de atividades corporais jogos, brincadeiras, dana ginstica, lutas, esporte e outras edificadas historicamente ao longo da existncia humana, assim como os smbolos do andar, da postura, das tcnicas esportivas so como os smbolos religiosos ou morais que podem ser sistematizadas ou no e passadas de gerao para gerao (TAFFAREL, 2005, p. 19). TAFFAREL (2005) dialoga sobre a cultura corporal como fruto do desenvolvimento do homem, pois a cultura produto da relao do homem com a natureza, consigo e seus semelhantes e, portanto, construda social e historicamente pela humanidade. E ainda, defende que a origem dos contedos da educao fsica materializada na forma de atividade prtica do homem criativas ou imitativas no sentido da prxis humana, [...] das relaes mltiplas de experincias ideolgicas, polticas, filosficas e outras, subordinadas s leis histrico-sociais. (TAFFAREL, 2005, p. 27). Diante disso, MARX (1985 apud TAFFAREL, 2005, p. 19) identifica o modo de produo capitalista e assume o trabalho como mediador da construo da cultura de um povo com dois aspectos: fundamental para a

39

constituio do ser humano e alienante [...] dentro do ordenamento da produo atravs da propriedade privada dos meios de produo.13. Portanto, a cultura corporal est submetida [...] s relaes da produo econmica, conferindo a ela algumas particularidades que sero determinadas pelas relaes do homem com o meio em que vive. (TAFFAREL, 2005, p. 20). As relaes do homem com o meio em que vive possibilitam a construo e transformao do prprio homem e da natureza. Ao incluir os meios de produo, a poltica, a cultura e a cincia, por exemplo, essas relaes podem ser entendidas como relaes sociais, da qual a cultura corporal faz parte, pois a partir da interao entre indivduos que o homem se percebe enquanto corpo, o qual se distingue dentre outros e, em conseqncia se expressa diferentemente como cultura. Dessa forma, a cultura corporal possibilita a compreenso do processo de construo do conhecimento historicamente determinada pela relao que o homem constri sob o aspecto de produo de sua existncia (TAFFAREL, 2005, p. 21). De acordo com DALIO (2004, p. 22 apud COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 40) a cultura corporal:
(...) desenvolve uma reflexo pedaggica sobre valores como solidariedade substituindo individualismo, cooperao confrontando a disputa, distribuio em confronto com apropriao, sobretudo enfatizando a liberdade de expresso dos movimentos -a emancipao , negando a dominao e submisso do homem pelo homem.

Portanto, surge a necessidade de compreender o homem enquanto ser humano e sua formao. Sendo assim, o primeiro ato histrico que difere os indivduos vivos dos animais no apenas o pensar, mas tambm o de produzir seus meios de vida, os quais so determinados [...] pela sua organizao corporal, o que depende da natureza, dos meios de vida j encontrados e que tem que reproduzir (MARX ,1999, p. 27 apud TAFFAREL, 2005, p. 24).

2.2. SOBRE FORMAO HUMANA

13

Para aprofundar a discusso sobre meios de produo e territrio referentes a cultura corporal e formao curricular de educao fsica, ver: Cultura corporal e territrio: uma contribuio ao debate sobre reconceptualizao curricular. Disponvel em:< http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/4693/3870>. 40

O processo de formao humana se compreende atravs das relaes do ser humano com a natureza e com outros homens e mulheres, constiuindo relaes econmicas e sociais (RAMOS, 2006). O ser humano se configura como sujeito individual e social que, em sua particularidade, rene em si o modo de existncia subjetivo da sociedade pensada e sentida [...] como uma totalidade de exteriorizao de vida humana. (MARX, 1978 p.10 apud RAMOS, 2006 p. 12). RAMOS (2006) segue a anlise afirmando que por meio das relaes que o ser humano constitui:
(...) a individualidade isolada amplia-se para uma individualidade socialmente constituda, de modo que as subjetividades individuais aquilo que se constitui como caractersticas prprias de cada indivduo constroem-se no mbito de subjetividades sociais, como caractersticas humanas socialmente e historicamente determinadas. Esse o processo de formao humana.

Como espcie, os humanos so seres biolgicos, mas o ato da formao humana ultrapassa conceitos biolgicos e [...] resulta de um ato intencional, que transforma a criatura biolgica em um novo ser, um ser de cultura. (RODRIGUES, 2001). Alm disso, a formao humana est vinculada a corporalidade, pois a primeira situao constatada na histria da humanidade a organizao corporal dos indivduos e suas relaes entre eles e a natureza14. Partindo dessa premissa e entendendo a cultura corporal como parte integrante das relaes sociais, possvel afirmar a existncia de uma formao humana via esporte de periferia, o qual, aglutina culturalidade e expresso corporal quanto a sua prtica e contexto social. Desse modo, faz-se necessrio perpassar pela compreenso do desenvolvimento da humanidade enquanto formao de ser humano, histrica e social. A construo histrica e social do homem se originou a partir das necessidades concretas e bsicas como saltar, comer, correr, vestir-se. O homem comeou a intervir na natureza e a se estabelecer em territrios,
14

(...) premissas da concepo materialista da Histria, quais sejam: a existncia de indivduos humanos vivos que, a partir de sua organizao fsica, interagem com a natureza pela atividade prtica; e o primeiro ato histrico, a produo dos meios para satisfazer as necessidades humanas como condio sine qua non para que os homens possam fazer a histria. (TAFFAREL, 2007, p. 4). 41

expandindo a ocupao do planeta (TAFFAREL; ESCOBAR, 2006 apud TAFFAREL, 2007). Concomitante a esse processo de construo histrica e social do homem e ocupao de territrio ocorreu as apropriaes privadas e conseqentemente a organizao da sociedade em classes e a diviso social do trabalho, o que fragmentou e alienou o homem. A alternativa para modificar esse processo seria a formao do homem omnilateral, a qual considera o ser humano como uma totalidade de matria e cultura15. Outra opo seria a compreenso da conscincia humana como produto social, ou seja, a formao do ser humano por meio das interaes sociais passadas de gerao a gerao constri historicamente um ser consciente e, ao considerar que o homem possui conscincia como um produto social (MARX e ENGELS, 1979, p. 56 apud LORIERI et al, 2007, p. 6). Sob a tica de SEVERINO (2002, p. 185 apud LORIERI et al, p. 7) a formao humana:
(...) o desenvolvimento das pessoas como pessoas humanas: Ns nos formamos quando ns nos damos conta do sentido de nossa existncia, quando tomamos conscincia do que viemos fazer no planeta, do porque vivemos. (...) tomada de conscincia denominada de dimenso subjetiva que exige o desenvolvimento de sensibilidades que a constituem: a sensibilidade epistmica, a sensibilidade aos valores morais (conscincia tica), a sensibilidade aos valores estticos (conscincia esttica) e a sensibilidade aos valores polticos (conscincia social).

De acordo com MARX (1996 apud TAFFAREL, S.d), as condies de existncia so sustentadas pela Histria, a qual possui o critrio de teoria e prtica, pautado em categorias como populao, classe, capital e trabalho com mediaes reais, ou ainda, com a transformao do concreto, ou seja, de fatos. Assim, [...] o homem se forma medida que se apropria de ferramentas de anlise, ao passo em que apreende o movimento do real pelo pensamento, tornando-se concreto pensado [...]16 (TAFFAREL, S.d, p. 5).
Sobre isso TAFFAREL (2007, p. 2) comenta: ao nos referirmos formao humana utilizamos a referncia de Manacorda (1991, p. 81), onde desenvolvimento da formao humana omnilateral deve ser entendida como o chegar histrico do homem a uma totalidade de capacidades e, ao mesmo tempo, a uma totalidade de capacidades de consumo e gozo, em que se deve considerar sobretudo o usufruir dos bens espirituais (plano cultural e intelectual), alm dos materiais. 16 Para Marx (2000, p. 1) os homens fazem a sua prpria histria, mas no a fazem como querem, no a fazem sob condies escolhidas por ele, mas pelas condies legadas pelo
15

42

O contexto de teoria e prtica implica na via central de formao dos homens: o processo de educao, o qual para MARX e ENGELS (1992 apud idem) se projeta em trs vrtices: ontolgico17, social e poltico. No plano ontolgico, a educao se deve orientar no trabalho e na produo material, buscando o desenvolvimento integral do homem. No mbito social, deve constituir uma relao dinmica entre a Escola e a sociedade. Por fim, no plano poltico, a educao deve ser pblica e gratuita com o Estado restringido ao financiamento e no ao controle do ensino. Nessa anlise, MOGILKA (2006) defende a concepo de sujeito baseado na pedagogia humanista atravs de trs campos da formao humana cognitivo, afetivo, poltico nas condies sociais vividas no Brasil diviso de classes, desigualdades sociais, problemtica da educao18. Sendo assim, as condies sociais so intimamente relacionadas com o processo de formao humana na medida em que revela a vivncia subjetiva indissocivel das circunstncias histrico-sociais bem como da constituio do sujeito numa relao de pessoa para pessoa (MORIN, 2005, p. 78 apud LORIERI et al, 2007, p. 8). Nesse sentido o convvio e o contato so permeados pela cultura, constituindo o indivduo atravs da tradio, da linguagem oral e corporal. MORIN, idem) ainda acrescenta afirmando que as atividades biolgicas mais elementares como comer, dormir, correr, pular, beber so interligadas com os valores e smbolos, ou seja, caractersticas culturais. O sentido da cultura na formao humana pode ser entendido a partir dos significados do prprio verbo formar: constituir, instruir, educar, criar, fundar, desenvolver. Assim, no caso de seres humanos pensa-se em dar uma forma no conjunto das relaes humanas e, portanto um processo de vir a ser humano, cujo agente s pode ser o prprio sujeito. (SEVERINO, 2006, p. 2 LORIERI, p. 9).
passado. (...)Marx aponta limites ao dos homens, no determinaes e impossibilidades de movimento. Segundo Saviani (2004, p. 26), a forma dialtica de pensar implica em apreender que as circunstncias determinam o homem ao tempo em que so determinadas por ele. TAFFAREL, 2007, p. 5). 17 A ontologia parte da filosofia que trata ser enquanto ser, do ser concebido como tendo uma natureza comum e inerente a todos e a cada um dos seres. (HOUAISS, 2001). 18 Para aprofundar a noo bsica da educao no Brasil. Ver: os desafios da educao no Brasil (SCHWARTZMAN, 2004). Disponvel em:< http://www.oei.es/reformaseducativas/desafios_educacion_brasil_schwartzman.pdf>. 43

apud

A partir disso, possvel refletir sobre formas diferenciadas de processos educativos, isto , de formao de sujeitos autnomos no somente na relao pedaggica pessoal e escolar, mas tambm no mbito da relao social coletiva. E ainda, a partir das relaes sociais, o processo formativo assume o sentido de fazer-se e construir-se no que diz respeito a dois papis da cultura na formao humana: [...] o papel de conformao ou de estabelecedora de limites, (...) e o papel de indicadora e possibilitadora de trilhas ou de trampolim de humanizao.. (DI GIORGI, 1980 apud, LORIERI et al, p. 12). Com a inteno de facilitar a compreenso do sentido da cultura na formao humana, DI GIORGI (1980, p. 75 apud idem, p. 13) utiliza a metfora do banho:
Mais importante talvez que o primeiro banho de gua, foi o banho que o tornou Homem, isto , o banho no universo do smbolo. Isto , o banho da cultura, e de que ns permanecemos perpetuamente midos, que toalha nenhuma enxuga, e se enxugados reverteramos mera biologia que nos anularia como seres humanos. Isto , ns somos seres humanos porque fomos banhados pela cultura.

Sendo assim, existe uma concepo simblica de cultura que faz parte da formao do sujeito. Logo, existem tambm significaes simblicas de cultura, as quais permitem produzir interpretaes sobre as aes humanas como meio de expresso corporal e comunicao entre indivduos e, tal processo se alarga no plano esportivo, fazendo com que [...] sejam atribudos sentidos simblicos aos signos sociais representados pelas condutas e comportamentos dos integrantes dos diversos segmentos do esporte. (PIRES 2005, p. 2). Diante da breve compreenso de cultura e de corpo realizada neste captulo e considerando as anlises sobre o esporte como fenmeno heterogneo no contexto contemporneo no captulo anterior, pode-se tentar uma aproximao com esses temas para construir preliminarmente um conceito de cultura esportiva (PIRES, 2000 - 2005). O conceito de cultura esportiva se anuncia em suma como:
O conjunto de aes, valores e compreenses que representam o modo predominante de ser/estar na sociedade globalizada, em relao ao seu mbito esportivo, cujos significados so simbolicamente incorporados atravs, principalmente, da mediao feita pela indstria da comunicao de massa. (PIRES, 2000, p.15).

44

Tal conceito elucida as compreenses que representam o modo de ser/estar na sociedade globalizada, as quais implicam na formao humana atravs de smbolos e por meio da Indstria de maior representatividade no cotidiano de quem a consome, a Indstria Cultural de massa. Indstria essa, que transmite e vende o esporte atravs de seus meios de comunicao. Essas implicaes se refletem no corpo do homem, no sentido global, ou seja, nas expresses corporais, na linguagem e nas manifestaes culturais. Assim:
Refletir sobre a formao humana significa admitir que, para cada ser humano existe um percurso singular. Pelas diferenas e nas diferenas deflagra-se tudo aquilo que particular, que se revela na expresso de linguagens tambm pertinentes a cada sujeito: verbal, visual, corporal, musical, dentre outras. (FREITAS, 2007).

Nesse sentido, existe uma particularidade na formao humana de cada indivduo sujeita a uma anlise antropolgica atravs do princpio da alteridade. Portanto, existe uma individualidade do homem que caracterizada por um conjunto de atividades, as quais definem a vida cotidiana de cada ser humano. A definio do que cotidiano para HELLER (1982 apud FERRAZ, 2002-2003) est naquilo que espontneo e natural. A formao humana se relaciona diretamente com as atividades cotidianas. Dessa forma, ainda nessa anlise, FERRAZ (2002-2003, p. 122) diz que HELLER (1970) considera:
(...) que o homem na sua cotidianidade manifesta todos os aspectos de sua individualidade e de sua personalidade. Colocam-se em funcionamento todos os seus sentidos, todas as suas capacidades intelectuais, suas habilidades manipulativas, seus sentimentos, paixes, idias e ideologias. O homem, na sua vida cotidiana, atuante e fluidor, ativo e receptivo (...).

Para FERRAZ (2002-2003), alm da espontaneidade, existem outras caractersticas da vida cotidiana, dentre elas est a imitao que FERNANDES (s.d, p.1) conceitua como sendo [...] uma atividade intelectual em que o indivduo age sob a influncia do outro, porm, assimila o saber conforme o nvel de desenvolvimento em que se encontra, permitindo que o ser humano entre em contato com a cultura existente [...], fazendo parte assim, da formao humana. Nesse contexto, a presente pesquisa analisa uma formao humana influenciada via esporte de periferia, o qual, de acordo com os temas elucidados
45

anteriormente origem das peladas, formao socioespacial da periferia, mdia, cultura corporal e formao humana sofre alteraes de significado. Essas modificaes podem ser compreendidas atravs do comportamento dos indivduos baseados na imitao (GOLDENBERG, 2006) por influncia da mdia em localidades perifricas (BETTI, 1997), pelo contexto socioespacial inserido na periferia brasileira contempornea (SANTOS, 2005) e pelo teor cultural do esporte como fenmeno heterogneo, especificamente o futebol (WISNIK, 2008). Tais consideraes compem o processo de formao humana analisado como pesquisa no mbito da cultura corporal com os peladeiros do time Boca Juniors Tenon, no Clube Tenon, descrito no prximo captulo.

46

Captulo 3. AS PELADAS COMO ESPORTE DE PERIFERIA NO BAIRRO DO TENON. 3.1. A PERIFERIA DO TENON E AS PELADAS O bairro do Tenon pertence a Icoaraci19 distrito de Belm. Havia uma estrada de ferro Estrada de Ferro de Bragana que ligava Icoaraci a Belm e, o Tenon era uma das principais estaes. Na dcada de 1930 a 1960, o Tenon era um bairro predominantemente rural, com chcaras, stios e poucas casas de moradores, onde no havia energia eltrica. O futebol se fazia muito presente j em 1930, quando foi fundado, em meio a rea rural, o Clube Tenon. Esse clube era um dos times existentes no bairro, os quais realizavam torneios suburbanos entre si. O Clube Tenon possui sua sede na Rua Alacid Nunes, prximo a Rodovia Augusto Montenegro e, contm um pequeno galpo e um campo de futebol, ambos atualmente com estrutura fsica precria.

Foto 4: Sede do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

19

Para mais informaes sobre Icoaraci, ver:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Icoaraci> 47

Foto 5: Sede do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Na dcada de 1960, no governo do presidente JK (Juscelino Kubitschek) com o chamado Plano de Metas, o qual objetivava investir fortemente nas reas de alimentao, indstria de base, educao, energia e transporte, foi criada a rodovia Belm-Braslia, o que favoreceu o crescimento demogrfico de Belm e regies prximas com novos ncleos urbanos e intenso fluxo migratrio (SANTOS, 2005). Nesse contexto, o bairro do Tenon foi se caracterizando como periferia, no sentido urbano/social e no apenas geogrfico20. No mandato do governador do Par Alacid Nunes (1966 1971), foram feitas instalaes eltricas no Tenon e a principal rua do bairro foi asfaltada, a qual foi denominada com o prprio nome do governador. Alguns antigos moradores participaram de construes de casas, lugares pblicos e condomnios financiados por construtoras ou famlias de classe alta, e mais ainda, trabalharam na retirada dos trilhos da Estrada de Ferro, existente at meados da dcada de 1960 e na construo de ruas de acesso ao bairro, mas atualmente esses moradores continuam morando em casas de locais sujeito a inundao reas ainda
20

Ver o Captulo 1 desta tese no item que aborda a formao socioespacial da periferia. 48

comuns nesse bairro pela caracterstica do solo, enquanto tais construes feitas so usufrudas hoje apenas pelos financiadores21. Na dcada de 1980, aumentaram as condies de acesso ao bairro com instalao de linhas rodovirias de itinerrios por dentro do bairro e, nessa mesma dcada comearam a ser construdos condomnios verticais, bem com a chegada de alguns importantes rgos governamentais, o que atualmente vem ampliando a importncia do bairro e dinamizando o seu comrcio. A partir disso, mais terrenos no bairro passaram a ser ocupados, mas a maioria de forma desordenada e sem saneamento, configurando as chamadas reas de invaso. Esse fato define uma paisagem cad vez mais urbana.
Nas imediaes do bairro, esto o Palcio dos Despachos do Estado do Par, a Secretaria de Educao do Estado do Par - SEDUC, o Centro de Processamento de Dados do Governo do Par - PRODEPA, e o Centro Operacional das Centrais Eltricas do Par - CELPA. O bairro tambm abriga o nico campo de golfe da cidade de Belm, mantido pela comunidade nipnica, o Clube Recreativo Portugus tambm mantm uma extensa rea verde em sua sede no bairro, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, outra associao a ter no bairro do 22 Tenon a sua Sede Social.

Concomitante ao processo de crescimento e urbanizao do bairro, as peladas continuam sendo praticadas como uma atividade corriqueira, mas recebendo reflexos da nova configurao do espao e do meio em que so realizadas at os dias atuais, esses, referentes ao meio tcnico-cientficoinformacional. A pesquisa de campo do presente trabalho deu-se no Bairro do Tenon, especificamente no campo do Clube Tenon na Av. Alacide Nunes n 1, onde realizado uma atividade social sem financiamentos com garotos de 10 a 20 anos de idade. A atividade d-se da seguinte forma: o Clube Tenon cede o campo de futebol para o treinador do time Boca Juniors Tenon realizar treinos de futebol trs vezes por semana teras, quintas e sextas-feiras a partir de 14hs, com garotos moradores ou no do bairro dentro da faixa etria citada. As equipes formadas participam de campeonatos suburbanos, dentre eles a Copa da Juventude transmitida pela RBA.
21

Informao obtida atravs de observaes do local e do relato de Nego Santos, morador desde 1947 do bairro. 22 Ver:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenon%C3%A9_(Bel%C3%A9m)> 49

Nesse contexto, a prtica das peladas assume um papel importante na formao de ser humano desses peladeiros, os quais fazem dessa atividade, algo cotidiano quando participam regularmente dos treinos e almejam se profissionalizar no futebol. Diante disso, a presente pesquisa baseada na Cultura Corporal como linha de estudo da Educao Fsica objetivou compreender a relao da cultura corporal e culturalidade com a formao do ser humano atravs da prtica das peladas como esporte de periferia do Tenon. A amostra foi constiuda por 11 sujeitos do sexo masculino, com idade de 12 a 15 anos classe social baixa, freqentam entre 5 e 8 sries do ensino fundamental , os quais praticavam a pelada a partir de 14:00hs no local da pesquisa, e eram integrantes das equipes sub-13 e/ou sub-15 do Boca Juniors Tenon. Um roteiro de entrevista foi elaborado aps as primeiras observaes para a coleta de dados realizada in loco com enfoque na problemtica da pesquisa23, voltado para a realidade social e para a anlise da relao do esporte de periferia na formao humana. materiais utilizados para a coleta de dados da anlise foram: gravador de voz, cmera fotogrfica, bloco de anotaes, caneta, pastas e grampeador. A pesquisa teve carter qualitativo, observacional e utilizou recursos de entrevistas com os 11 peladeiros de um total de aproximadamente 30 jogadores que compem as equipes do sub-13 e sub-15 e realizou um registro fotogrfico do local e da prtica da atividade. Alm disso, considerou a etnometodologia, a qual possui como objeto de estudo [...] os procedimentos intersubjetivamente construdos que as pessoas na sua cotidianidade empregam para compreender e edificar suas realidades. (GARFINKEL apud MACEDO, 2006). A pesquisa de campo foi desenvolvida do perodo de 16 a 30 de abril de 2009, no campo do Clube Tenon, Belm PA com 7 sesses (dias) de observao e 3 horas por dia. Inicialmente, foi realizado um contato com pedido de autorizao para os responsveis dos sujeitos investigados. Antes de submeter cada sujeito

23

De que forma as prtica das peladas como esporte de periferia do Tenon influencia na formao humana atravs do corpo e da culturalidade? 50

anlise, foram colhidas as assinaturas dos sujeitos e dos responsveis, com um termo de consentimento livre e esclarecido informando aos sujeitos investigados dados acerca da relevncia da pesquisa, seus objetivos e metodologia com a garantia de anonimato, iseno de qualquer dano, bem como uso dos dados somente para fins cientficos. Conforme preconiza a Resoluo 196/96 CNS/MS. A coleta de dados foi realizada de acordo com Chizzotti (2006) e sua obra: Pesquisa em cincias humanas e sociais. Esta aborda a pesquisa qualitativa partindo do fundamento da existncia de uma relao dinmica entre o sujeito e o objeto, afirmando que esse objeto possui [...] significados e relaes que sujeitos concretos criam em suas aes.. A primeira sesso foi realizada no dia 16 de abril (quinta-feira). As observaes conservaram a discrio do observador e os objetivos da pesquisa a fim de experienciar e compreender a dinmica entre os peladeiros e a pelada praticada, descrevendo as aes no contexto natural em que acontecem. Um registro fotogrfico foi realizado no local de anlise com fins cientficos e com autorizao dos sujeitos e moradores da proximidade garantindo a privacidade de cada um. As entrevistas foram realizadas aos sujeitos da pesquisa em dias aleatrios com o intuito de colher informaes cotidianas fidedignas do contexto em que eles se inserem, considerando o esporte de periferia, a eventual influncia da mdia e a culturalidade e, revelando singularidade e historicidade dos atos. As entrevistas aplicadas e a observao realizada tiveram seus dados coletados a partir das interaes verbais e noverbais e da compreenso do contexto, conduzindo a pesquisa para a possvel elucidao do problema e/ou confirmao das hipteses24. Os dados so, aqui apresentados, de forma descritiva de acordo com as entrevistas e observaes realizadas. A partir desse momento do texto farei uso da linguagem na primeira pessoa do singular, me enfatizando como autora do trabalho para possibilitar uma maior aproximao do leitor a minha pesquisa, pois iniciarei a fase de descrio e anlises da pesquisa em si relacionada com os temas j discorridos.

24

As prticas das peladas como esporte de periferia do Tenon influencia na formao humana atravs do corpo e da culturalidade e, o futebol da mdia influencia na prtica atual das peladas como esporte de periferia do Tenon. 51

No primeiro contato com o local da pesquisa, o ambiente fsico foi o que mais me chamou a ateno por confirmar a relao do jogo de futebol amador com o ambiente em que comumente praticado. As peladas, as quais fazem referncia ao futebol amador so geralmente jogadas em em qualquer hora e lugar como ruas, terreno baldio, quadras, ginsios, sem regras oficiais. Isso se confirma no terreno do Clube Tenon, onde o time Boca Juniors treina, pois nessa rea o campo de futebol se assim puder ser considerado quase no possui gramado e as delimitaes da rea de jogo so demarcadas por estacas fincadas ao solo e por muros que cercam o terreno. Nesse campo onde ocorre o treino comandado pelo treinador Mailson com os garotos do time, mas existe tambm um local chamado por eles de arena ou caixa de areia junto ao campo, onde os garotos batem uma bola aps ou durante o intervalo do treino.

Foto 6: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

52

Foto 7: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Essa rea onde ocorre o treino do Boca Juniors um espao de lazer da periferia do Tenon garantido pelos prprios moradores do bairro, os quais o construram e o mantm atravs de aluguel do campo ou apoio da comunidade prxima. O tabalho social realizado com os peladeiros tambm segue a mesma estrutura de permanncia, ou seja, atravs da solidariedade de alguns [poucos] que cedem algum material, como os uniformes, ou o espao, como o terreno do Clube Tenon cedido ao treinador para a realizao de treinos. Essa condies retomam o processo de formao socioespacial da periferia, o qual com a urbanizao em crescimento desordenado se refletiu na periferizao e acirramento das desigualdades sociais. Essas inclusive, por constatao da observao, fazem parte diretamente do ambiente fsico e social dos garotos pertencentes a equipe do Boca Juniors, pois se enraizam no cotidiano deles. Ao citar o cotidiano, descrevo aqui uma caracterstica que pude notar com frequncia no decorrer das observaes. H uma diferena de comportamento dos garotos entre o jogar no campo e o jogar na arena. Durante o tempo do treino no campo de futebol, os peladeiros seguem as orientaes do treinador, realizando as atividades de maneira disciplinar obedecendo as regras propostas. Nota-se introsamento entre o grupo com expresses faciais de seriedade e movimentos corporais controlados, convergindo num interesse de melhorar a performance. Quando termina o treino das equipes sub-13 e sub-15, alguns
53

peladeiros dessas categorias ainda permanecem no Clube para bater uma pelada na caixa de areia e, nesse local o jogo organizado pelos prrpios garotos, os quais sorriem diversas vezes e falam muito entre si. A respeito dessa diferena, no estou classificando como mais divertido ou mais prazeroso uma ou outra atividade, ao contrrio, ambas so de aspectos ldicos e se caracterizam como atividade de lazer25 por fazerem parte do tempo disponvel dos garotos que as praticam e, apesar da intencionalidade de aperfeioar a perfonmance no treino interesse comum no esporte de alto rendimento , os garotos no perdem a criatividade e liberdade de experesses, to expostas no bater a bola deles. (WISNIK, 2008).

Foto 8: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

O bater uma bola retoma a ideia de cotidianidade, pois um dos elementos que compem a vida cotidiana dos garotos do Boca, os quais
25

Lazer pode ser entendido como: cultura vivenciada no tempo disponvel das obrigaes profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando o aspecto tempo e atitude.. Para aprofundar a compreenso de lazer, ver: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org). Lazer e cultura. Campinas, SP: Alnea, 2007. 54

praticam regularmente as peladas no Clube Tenon. Considero a partir disso, o esporte popular, especificamente o futebol, proporcionador de sociabilizao e lazer (WISNIK, 2008), e se, a prtica das peladas como esporte popular de periferia fazem parte do cotidiano dos garotos do time do Boca Juniors, ento, esses vivenciam tambm uma sociabilizao entre eles. Alm disso, existe uma invididualidade de cada peladeiro inserida no conjundo de atividades cotidianas e portanto, inseridas na prtica das peladas. Diante dessas consideraes, faz-se pertinente compreender essas relaes na ideia de cultura coporal e culturalidade, no sentido de expresses culturais dos peladeiros baseados no esporte e no cotidiano , pois envolvem o meio social historicamente construdo e a corporalidade meio relacional entre os indivduos. Esses, de acordo com anlises antropolgicas (MAUSS, 2003), se formam na relao entre si e o meio em que vivem como ser social e individual, considerando o aspecto socio-histrico de cada um. Dessa forma, as peladas se incluem no processo de formao humana na medida em que configuram a particularidade e a sociabilizao dos garotos que a praticam. A individualidade viabiliza a espontaneidade nos indivduos no cotidiano, fomando-os seres humanos, mas h tambm outras caractersticas da vida cotidiana que se incluem no processo de formao humana: o processo de imitao, o qual FERNANDES (s.d, p.1) conceitua como sendo [...] uma atividade intelectual em que o indivduo age sob a influncia do outro, porm, assimila o saber conforme o nvel de desenvolvimento em que se encontra, permitindo que o ser humano entre em contato com a cultura existente [...]. Nesse sentido, as peladas como esporte de periferia e os peladeiros no processo de imitao de corpos e performances de atletas, por exemplo, podem ser caracterizadas no contexto contemporneo da mdia, a qual dita valores que descaracteriza a personificao do corpo do indivduo, pois insere um carter uniformizante. Mas diante das observaes e entrevistas realizadas nesse trabalho, no h a afirmao de que a influncia da mdia possui exclusivamente fatores malficos. A prtica das peladas analisadas nessa pesquisa absorve todas essas relaes citadas anteriormente: os aspectos culturais, corporais, sociais e miditicos, os quais convergem na formao humana via esporte de periferia.

55

Esses aspectos foram confirmados atravs das observaes e das entrevistas analisadas no prximo tem.

3.2. CORPO, CULTURA, MDIA, FUTEBOL E SER HUMANO PARA OS PELADAEIROS DO BOCA JUNIORS TENON As compreenses de corpo, cultura, mdia, futebol e ser humano esto diretamente relacionadas ao esporte de periferia praticado no Clube Tenon pelo time Boca Juniors. Nesse momento fao uma retomada a alguns conceitos j dialogados nesse trabalho com o intuito de relacion-los com o esporte de periferia. O corpo uma totalidade do homem de acordo com a percepo com o mundo e, conotativamente armazena dados de maneira corprea adquiridos pela vivncia na sociedade, os quais se manifestam na forma histrica e cultural de, por exemplo, posturas, expresses e prticas esportivas (MAUSS, 1974 apud PAIM; STREY, 2004).
Corpo movimeno.No futebol tem a ginga, que acho que da cultura brasileira. No dibre, tu ginga pra um lado e vai pro outro. Fazem muito isso aqui!.

Nesse relado, o garoto conceitua o que corpo para ele e relaciona com a cultura, no sentido de manifestaes corporais ao que ele considera comum no meio em que vive. As manifestaes do corpo entendidas como atividades humanas de modos de produo, fazer, ser, interagir e representar, produzem socialmente os smbolos que interpretam a maneira pela qual a vida social se desenvolve, constituindo uma noo de cultura ampliada (VALLE, 1982 apud MARCELLINO, 2007). Nesse sentido, as expresses corporais dos peladeiros tanto individuais, quanto na interao com o grupo, refletem a culturalidade e o contexto social em que esses corpos [dos garotos] esto inseridos.
Periferia so bairros mal visto pelo pessoal bem sucedido. Aqui abandonado, mas eu gosto de morar aqui, da minha casa, da escola e

56

tambm gosto de jogar futebol aqui com meus amigos desde pequeno, isso a minha cultura. E pra poder ficar mais perto aqui do campo.

A noo de cultura para esse garoto de 13 anos que fez o relato acima envolve o ambiente social em que ele vive periferia e suas condies sociais , a historicidade e cotidianidade do jogar futebol. Se para o garoto essa

atividade prazerosa e o acompanha no seu processo de desenvolvimento motor/corporal, ento, o jogar futebol desde pequeno no meio social em que ele se insere faz parte da cultura corporal desse garoto, pois esta, parte integrante das relaes sociais. E ainda, todo esse contexto integra o peladeiro na sua formao enquanto ser humano, na medida em que o processo de formao humana se compreende nas relaes do homem com a natureza o meio em que vive. Ainda analisando o relato do garoto de 13 anos, quando ele diz: [...] gosto de jogar futebol aqui com meus amigos desde pequeno [...], fica implcito que esse jogar futebol no se trata do futebol como esporte profissional e sim da prtica de peladas cotidianas como esporte de periferia. Seguindo essa anlise, faz-se pertinente citar a popularidade do futebol e, consequentemente das peladas, pela facilidade e disseminao de sua prtica por diversas classes sociais. Na histria do futebol consta que na antiguidade existiam prticas de jogos com o p, utilizando objetos esfricos. No Brasil, inevitvel falar de Charles Mller, pois muitos o consideram o precursor do futebol no pas, visto que, quando Mller voltou da europa (sculo XIX) trouxe na bagagem, bolas, chuteiras e um conjunto de regras. O futebol foi primeiramente disseminado entre as elites como um moderno habito de lazer e s foi popularizado entre as classes mais baixas a partir da regulamentao desse esporte como profisso, ato feito no governo de Getlio Vargas nos anos 1930. A partir dessas condies, o futebol se configurou um instrumento de asceno social entre os praticantes e ativou o setor econmico e miditico, pois o futebol tornou-se o futebol-espetculo, o esporte de massa. Atualmente, a mdia designada como um conjunto de meios de comunicao de massa ou de empresas que produzem e mercadorizam (PIRES, G. L. & HACK, C. 2004, apud HACK, 2005), divulga o futebol esporte de maior
57

popularidade mundial e interfere na representatividade desse esporte para a populao e consequentemente, influencia no cotidiano de muitos indivduos que tem algum tipo de relao com o futebol na sua vida cotidiana. Portanto, a prtica das peladas no Tenon sofre influncia da mdia, a qual refletida no comportamento e nas expresses corporais dos peladeiros, visto que, essa prtica regular e faz parte do cotidiano desses garotos.
Na televiso e no youtube, que tem vdeo tambm, passa um monte de coisa que se a gente gosta, a gente imita. Tipo as novelas, o futebol. , eu vi um dia um vdeo que um amigo meu me mostrou o gol mais bonito que eu j vi at agora e eu ainda no consegui fazer...vou tentar fazer amanh no jogo. Ah, e eu gosto de v o Kaka jogar!

Nesses relatos, dois garotos, um de 14 anos e outro de 15 respectivamente, abordam a influncia da mdia em seus cotidianos e em suas expresses corporais quando tentam refazer num processo de imitao, valores, comportamentos ou atitudes vistas na televiso ou internet. Nesse sentido, a mdia impe modelos de corpos uniformizantes, os quais influenciam indivduos tambm no que diz respeito ao esporte, na expresso corporal e na busca de um estilo de vida padro, na medida em que enaltece atletas de performance esportiva bem sucedidos, com status social e financeiro. Sobre o processo de imitao, Goldenberg (2006) analisa as afirmaes de Marcel Mauss (1974):
(...) atravs da imitao prestigiosa que os indivduos de cada cultura constroem seus corpos e comportamentos. Para Mauss, o conjunto de hbitos, costumes e tradies que caracterizam uma cultura tambm se refere ao corpo. Assim, h uma construo cultural do corpo, como uma valorizao de certos atributos e comportamentos em detrimento de outros, fazendo com que haja um corpo tpico para cada sociedade. Esse corpo, que pode variar de acordo com o contexto histrico e cultural, adquirido pelos membros da sociedade por meio da imitao prestigiosa. Os indivduos imitam atos, comportamentos e corpos que obtiveram xito e que viram ser bem sucedidos.

Portanto, a formao do sujeito enquanto ser humano, especificamente os peladeiros, sofre influncia da mdia nesse processo de imitao, o qual forma hbitos e costumes que caracterizam uma cultura refletida no corpo. Quando o garoto diz: [...] o gol mais bonito que eu j vi at agora e eu ainda no consegui fazer...vou tentar fazer amanh no jogo., torna possvel a

58

interpretao de que o garoto ainda no teve xito, mas vai continuar buscando, ou seja, tornou-se algo cotidiano e estimulante. A estimulao atravs da mdia, das relaes sociais do grupo entre si e com o treinador, o qual mantm uma relao de sociabilizao e respeito com os peladeiros, tornou-se uma questo crucial na prtica das peladas no Tenon regio perifrica , pois alimenta os sonhos e objetivos de vida desses garotos.
Eu quero ser jogador de futebol porque gosto de jogar e porque eu quero ganhar dinheiro pra ajudar minha famlia, mas tem que ir pra time grande, fora daqui, porque aqui no do valor.

A diferena dentro do esporte entre regies valorizadas ou no, pode ser explicada no dilogo que TAFFAREL (2005) faz a respeito da centralidade do territrio na cultura corporal, pois o esporte enquanto contedo da educao fsica e componente da cultura corporal pode ser identificado em suas manifestaes [...] enquanto prtica educativa, de lazer, de competio, de espetculo [...] nas diferentes regies do Brasil.
A regio concentrada (So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) como o prprio nome diz, apresenta as condies mais adequadas para o desenvolvimento das prticas corporais e esportivas, condies essas de infra-estrutura, de profissionais, e de condies de financiamento. (TAFFAREL, 2005, p. 26)

Sobre essa diferena de regies, as condies de financiamento e infraestrutura so ainda maiores nos times da Europa, os quais exportam jogadores brasileiros com freqncia. Esse comrcio [lucrativo] se concretiza entre os times, empresas e o empresrio dos jogadores selecionados, alimentando-os dos seus sonhos de fama e fortuna. Nesse contexto, o futebol-espetculo por influncia da mdia pode no ser benfico para os jovens garotos se no houver um comprometimento por parte dos profissionais envolvidos com a formao de ser humano.
Ns somos responsveis por ns mesmos. Pra ser bom jogador, tem que ir pra escola, respeitar os colegas, respeitar a famlia pra ser respeitado.

59

Diante disso, baseada nas observaes e entrevistas realizadas na pesquisa, pude constatar uma relao de benefcios entre as peladas do Tenon, o esporte de periferia futebol a cultura corporal e a mdia com a formao humana, pois apesar da estrutura fsica precria, existe um ambiente social proveitoso para os garotos do Boca Juniors por conta do

comprometimento do treinador e da sociabilizao inserida. nessa condio que o Boca Juniors Tenon coleciona ttulos de campeonatos suburbanos h aproximadamente 7 anos, como o da Copa da Juventude transmitida pela RBA e, ajuda na formao de sujeito dos garotos. Essa constatao foi evidenciada durante a observao da final do Campeonato Suburbano (abril de 2009), a qual o Boca Juniors Tenon, na categoria sub-13, conseguiu mais um ttulo de campeo. Nessa observao ficou evidente a unio do grupo desde a chegada do time no local do jogo at a comemorao final.

Foto 9: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude. (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano.

Portanto, em relao aos sujeitos da pesquisa, foi possvel concluir que a mdia uniformiza e dita valores e comportamentos que descaracterizam o ser humano enquanto ser individual, mas ao mesmo tempo em que ocorre uma
60

espcie de camuflagem na formao humana de conscincia tica, esttica e social, tambm instiga o indivduo a querer se tornar um ser humano jogador de futebol ou no de xito e de carter. O futebol um esporte popular com dimenses criativas e livres presentes no jogo e proporciona liberdade de movimentos corporais, os quais se refletem no comportamento dirio, ou seja, na capacidade de ter atitudes na vida cotidiana que favoream a liberdade e criatividade de expresso de cada indivduo, tornando-o consciente de suas aes. Os peladeiros se estimulam com as informaes e transmisses dos meios de comunicao em relao ao futebol e seus dolos expostos na mdia. A influncia miditica nas prticas das peladas do Tenon pode no ser prejudicial se houver como principal objetivo a formao do sujeito, pontuando a importncia das manifestaes corporais/culturais de indivduo integral e consciente, e ainda, indivduos com capacidade de deciso. Diante dessa anlise, a educao fsica se relaciona com a prtica das peladas do Tenon, na medida em que possui como um de seus contedos, o esporte e, como linha de pesquisa, a cultura corporal, diretamente ligados ao futebol e sua popularidade na identidade cultural brasileira e ao contexto social presente na periferia. Assim, pode proporcionar estudos com embasamento terico nessa rea, visando contribuir para a formao do sujeito na prtica em si. Alm disso, faz-se necessrio o apoio a projetos sociais como o trabalho realizado no Tenon de maneira responsvel, eficaz e multidisciplinar, ou seja, com uma equipe de profissionais nas reas de Educao Fsica, Pedagogia, Nutrio, Psicologia e Servio Social, por exemplo, para contribuir e aprofundar o desenvolvimento enquanto ser humano dos jovens da periferia e, especificamente nas prticas das peladas por ser to popular e histrica no Brasil.

61

CONSIDERAES FINAIS No decorrer da pesquisa que deu origem ao presente trabalho por meio de uma sustentao terica e um olhar diferenciado da Educao Fsica, buscou-se como objetivo geral compreender a relao da cultura corporal e culturalidade com a formao do ser humano atravs da prtica das peladas como esporte de periferia do Tenon. O embasamento terico perpassou pela origem das peladas, a formao socioespacial da periferia, a relao da mdia com o esporte de periferia e por um dilogo sobre o corpo, a cultura e a formao humana. Diante desses assuntos pertinentes para a composio do trabalho, foi possvel realizar uma pesquisa de campo baseada em observaes e entrevistas que resultou numa contribuio acadmica, no que diz respeito a linha de pesquisa da cultura corporal na Educao Fsica. A cultura corporal sustentou a compreenso da formao humana pela via do esporte de periferia. Nas anlises da pesquisa, a prtica das peladas foi considerada parte integrante da formao dos sujeitos que a praticam. Essa considerao partiu da relao de expresses culturais e corporais quanto a popularidade das peladas e ainda, quanto a cotidianidade de suas prticas. Alm disso, foi dialogado o papel da mdia nessa prtica. A mdia atravs dos meios de comunicao de massa, expe diariamente modelos de corpos bem sucedidos com valores e princpios ditados, os quais descaracterizam a personificao do sujeito, mas em relao as peladas do tenon, esse fato no parece prejudicial aos peladeiros, pois o principal objetivo dessas peladas [ainda] a formao do ser humano, ou seja, a relao dos indivduos entre si e com o meio em que vive. Essa afirmao foi baseada na sociabilizao existente na prtica das peladas. A sociabilizao relao dos peladeiros entre si, com o treinador e o espao fsico-social foi um ponto crucial nessa anlise, pois possibilitou a percepo das manifestaes corporais de maneira ldica, bem como a percepo da influncia da mdia numa perspectiva de estimulao para os peladeiros. Portanto, a compreenso da formao humana pela via das peladas do bairro do Tenon depende do ambiente social em que o sujeito vive e da cultura
62

corporal em que se manifesta, ou seja, no caso especfico dos sujeitos analisados, o ambiente social foi favorvel apesar das condies fsicas precrias e as manifestaes corporais/culturais se adaptaram ao contexto contemporneo do futebol da mdia, mas no perderam o fator da capacidade individual e grupal criativa e consciente. Por fim, a presente pesquisa pretendeu fomentar o conhecimento na rea da Educao Fsica, no sentido de compreender a formao do ser humano de forma diferenciada, mas fica evidente a necessidade de ampliar e aprofundar as anlises para de alguma forma contribuir na atuao de trabalhos sociais como o que despertou interesse nessa pesquisa.

63

REFERNCIAS ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine . Lducation Interculturelle. 1 d. Paris: PUF, 1999. AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopoltica e identidade nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ: Mauad, 2002. 272 p. _________________. Vencer ou morrer: futebol, geopoltica e identidade nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ: Mauad, 2002. 272 p. Resenhado por CAPRARO, Andr Mendes; JUNIOR, Miguel A. de Freitas. Disponvel em:< http://futebolesociedade.com.br/download/7b3883ce1f2771b4cfdd.doc> Acesso em: 23 fevereiro 2009. BARROS, Diego Mercs de et al. Fluxos migratrios e seus processos de expanso e periferizao na cidade de Belm e sua regio metropolitana. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP. Caxambu, MG de 29 de setembro a 03 de outubro de 2008. Trabalho apresentado. Disponvel em:< http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2008/docspdf/ABEP2008_1439.pdf> Acesso em: 03 maro 2009. BELLONI, Maria Luiza. O que Mdia Educao. 2ed. [S.l.]: Autores Associados, 2001. BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televiso e educao fsica. 1 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. ___________. A janela de vidro: esporte, televiso e educao fsica. Tese (doutorado). Orientador: Nelson Carvalho Marcellino. _ Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao, 1997. BRACHT, Valter. Esporte, histria e cultura. In: PRONI, Marcelo Weischaupt; LUCENA, Ricardo Ferreira (Orgs.). Esporte: histria e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-205. _____________. Sociologia crtica do esporte: uma introduo. 2.ed.rev. Iju: Ed. Uniju, 2003, 136 p. CASTRO, Ana Lcia de, Corpo, consumo e mdia. Comunicao, mdia e consumo. Revista da Escola Superior de Propaganda e Marketing. So Paulo, vol. 1, n. 1, 2004. Disponvel em:< http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/a rticle/view/5320> Acesso em: 31 maro 2009. CASTRO, Ana Lcia de. Culto ao corpo e sociedade: Mdia, estilo de vida e cultura de consumo. So Paulo: Annableme, 2003. CHAVEIRO, Eguimar Felcio; ANJOS, Antonio Fernandes dos. A periferia urbana em questo: um estudo socioespacial de sua formao. In: Instituto de Estudo Scio-Ambientais. Boletim Goiano de Geografia. Goinia: UFG, 2007.
64

vol. 27, n. 2, jan/jun, p. 181-197. Disponvel em:< http://revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/2663> Acesso em: 25 fevereiro 2009. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. 8 ed. So Paulo: Cortez, 2006. (Biblioteca da educao: srie. 1. Escola; vol. 16). COELHO, Cludio Novaes Pinto. O Conceito de Indstria Cultural e a Comunicao na Sociedade Contempornea. INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. XXV Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Salvador/BA 1 a 5 Set 2002. Disponvel em:< http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_ NP1coelho.pdf> Acesso em: 3 abril 2009. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992. COSTA, Wilson de Souza. Cultura corporal em movimento. Salto para o futuro. Tv Brasil. Maro 2003. Disponvel em:< http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/cronograma2003/ccm/ccm0.htm> Acesso em: 13 fevereiro 2009. DaMATTA, Roberto. Antropologia do bvio: metas em torno do significado social do futebol brasileiro. Revista USP Dossi Futebol, n. 22, p. 10 -17, 1994. ________________. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. ________________. Voc tem cultura. Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981. Disponvel em:< http://www.furb.br/site/arquivos/788660650601/voce%20tem%20cultura.pdf> Acesso em: 4 maro 2009. DIAS, Mrio Benjamim; SILVA, Maria de J. Benjamim da. Urbanizao e meio ambiente no bairro do tenon - Icoaraci, Belm-pa. 59 Reunio Anual da SBPC. [s.d.]. Disponvel em:< http://www.servicos.sbpcnet.org.br/sbpc/59ra/senior/livroeletronico/resumos/R29 18-1.html> Acesso em: 13 fevereiro 2009. DAOLIO, Jocimar. As contradies do futebol brasileiro. In: CARRANO, Paulo C. R. (org.). Futebol: paixo e poltica. Rio de Janeiro: CP&A, 2000. ______________. Da Cultura do Corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995. ______________. Educao fsica e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. - (Coleo polmicas do nosso tempo). ______________ (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas: Autores associados, 2005.
65

______________. Os significados do corpo na cultura e as implicaes para a Educao Fsica. Movimento - Ano 2 - n. 2 - Junho/95. Disponvel em:< http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewFile/2184/902> Acesso em: 27 maro 2009. FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e ps-moderninsmo. So Paulo: Nobel, 1995.
FERNANDES, Vera Lcia Penzo. Uma leitura scio-histrica da imitao no processo de ensino e aprendizagem. UFMS. GE: Educao e Arte, n. 01, [s.d].

Disponvel em:< http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/grupo_estudos/GE013527--Int.pdf> Acesso em: 29 fevereiro 2009. FERRAZ, T.G. Cotidiano e dana na periferia: reflexes para uma prtica educativa. Pensar a Prtica: Revista de Ps-Graduao em Educao Fsica Escolar - Faculdade de Educao Fsica UFG Cmpus II, Goinia, vol. 6, p. 117-138, Jul./Jun. 2002-2003. Disponvel em:< http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewFile/59/58> Acesso em: 25 de fevereiro. FREITAS, Klix Neli. Formao humana, imagens formadoras, educao e sociedade: continuidade de rupturas. Revista Espao Acadmico, Rio de Janeiro, n. 68, 2007. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/068/68freitas.htm>. Acesso em: 13 fevereiro 2009. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. ______________. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. Resenhado por BERGER, Mirela. A interpretao das culturas Clifford Geertz 1926-2006. UFES. Disponvel em:< http://www.mirelaberger.com.br/mirela/download/geertz2.pdf> Acesso em: 27 maro 2009.

______________. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. Resenhado por BERGER, Mirela. A interpretao das culturas Clifford Geertz 1926-2006. Disponvel em:http://www.mirelaberger.com.br/mirela/download/geertz2.pdf Acesso em: 3 abril 2009. GOLDENBERG, Mirian. O corpo como capital: para compreender a cultura brasileira. Arquivos em Movimento. Revista eletrnica da Escola de Educao Fsica e Desportos UFRJ, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 2, jun/dez, 2006. Disponvel em:< http://b200.nce.ufrj.br/~revista/artigos/v2n2/artigo09_v2n2.pdf> Acesso em: 19 fevereiro 2009.

66

GONALVES, Jos Lus Almeida. O educador social, desafiado pela diversidade cultural das sociedades contemporneas. Cadernos de Estudo, Porto: ESE de Paula Frassinetti. n. 3, 2006, p.111-118. Disponvel em:< http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/109/Cad_3EducadorSocialDive rsidade.pdf?sequence=1> Acesso em: 19 fevereiro 2009. HACK, Cssia. Lazer e mdia em culturas juvenis: uma abordagem da vida cotidiana. Mestrado - UFSC, Orientador: Dr. Giovani De Lorenzi Pires. _Florianpolis: s.ed., 2005. 192p. HISTRIA do futebol: origens do futebol, chegada do futebol no Brasil, Charles Miller, FIFA, Copa do Mundo. Sua pesquisa.com. [S.l. : s.d.]. Disponvel em:< http://www.suapesquisa.com/futebol/> Acesso em: 22 fevereiro 2009. HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionrio Houaiss de lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM. JAEGER, Werner Wilhelm. Paidia: A formao do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1994. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 14 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. LEVINE, Robert M. Esporte e sociedade: o caso do futebol brasileiro. In: MEIHY, Jos Carlos S. B. & WITTER, Jos Sebastio (orgs.). Futebol e cultura: coletnea de estudos. So Paulo: Imprensa Oficial, 1982. LIMONAD, Ester. Reflexes sobre o espao, o urbano e a urbanizao. GEOgraphia, Niteri, n.1, ano I, p.71-92, 1999. LORIERI, Marcos Antonio et al. Filosofia e formao humana. 30 Reunio Anual da ANPEd. GT17-3573. Uninove SP, 2007. Disponvel em:< http://www.ufpel.tche.br/gt17/GT173573.doc> Acesso em: 11 abril 2009. MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crtica, etnopesquisa formao. Braslia: lber Livro Editora, 2006. 179 p. (srie pesquisa vol. 15). MARCELLINO, Nelson Carvalho (org). Lazer e cultura. Campinas, SP: Alnea, 2007. MARQUES, R. F. R.; ALMEIDA M. A. B. de; GUTIERREZ G. L. Esporte: um fenmeno heterogneo: estudo sobre o esporte e suas manifestaes na sociedade contempornea. Movimento. Publicao da Escola de Educao Fsica UFRGS, Rio Grande do Sul, vol. 13, n. 3, 2007. Disponvel em:< http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewArticle/3580> Acesso em: 25 fevereiro 2009. MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2003.

67

MOGILKA, Maurcio. A formao humana no horizonte da integralidade. bras. Est. pedag., Braslia, v. 87, n. 215, p. 53-67, jan./abr. 2006. Disponvel em:< http://emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/48> Acesso em: 10 abril 2009. PINHEIRO, Andra et al. A questo habitacional na Regio Metropolitana de Belm. In: CARDOSO, Adauto Lucio (coord.). Habitao social nas metrpoles brasileiras: uma avaliao das polticas habitacionais em Belm, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e So Paulo no final do sculo XX. Porto Alegre: Coleo Habitare ANTAC, 2007. RAMOS, Marise. A educao dos trabalhadores e a utopia da plena formao humana. In: Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio. Temas de ensino mdio: formao. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006. p. 12-17. Disponvel em:< http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/Material/L52.pdf#page=11> Acesso em: 25 de fevereiro. REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL 2008/2009. Confederao Brasileira de Futebol CBF, RJ, julho 2008. Disponvel em:< http://www.cbf.com.br/regras/livroderegras_2008_2009_v2.pdf> Acesso em: 23 maro 2009. RIGO, Luiz Carlos et al. Memrias de corpos esportivizados: a natao feminina e o futebol infame. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.131-146, maio/agosto de 2005. Disponvel em:< http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewPDFInterstitial/2872/14 86> Acesso em: 10 abril 2009. RODRIGUES, Carlos Augusto Ferreira Guimares. Olhares sobre a cidade: reflexos das alteraes urbanas na formao do jogador de futebol ao longo do sculo XX. Uberlndia, [s.d.] Disponvel em:< http://www.horizontecientifico.propp.ufu.br/include/getdoc.php?id=688&article=25 4&mode=pdf>. Acesso em: 13 maro 2009. RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. Modernidade, corpo e futebol: uma anlise sociolgica da produo social do jogador de futebol no Brasil. Revista digital Buenos Aires. Ao 8, n. 57, febrero 2003. Disponvel em:< http://www.efdeportes.com/efd57/jogador.htm> Acesso em: 23 fevereiro 2009. RODRIGUES, Neidson. Educao: da formao humana construo do sujeito tico. Educao e sociedade, Campinas, vol. 22, n. 76, outubro 2001. Disponvel em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302001000300013&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 25 fevereiro 2009. PAIM , Maria Cristina Chimelo; STREY, Marlene Neves. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na histria, e novas configuraes de corpos na atualidade. Revista Digital - Buenos Aires. Ao 10 - N 79 Diciembre de 2004. Disponvel em:< http://200.32.8.208/efd79/corpos.htm> Acesso em: 13 abril 2009.
68

PIRES, Giovani De Lorenzi. A educao fsica e o discurso miditico: abordagem crtico-emancipatria em pesquisa-ao no ensino de graduao. Subsdios para a sade? Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2000. Tese (doutorado em Educao Fsica), Faculdade de Educao Fsica, Unicamp. ______________________. Cultura esportiva. In: FENSTERSEIFER, Paulo; GONZALES, Fernando (orgs.). Dicionrio crtico da educao Fsica. Iju: ed. UNIJU, 2005. Disponvel em:< http://www.nepef.ufsc.br/labomidia/portal/public_2005/36_pires_2005.pdf> Acesso em: 13 abril 2009.

SANTANNA, D. B. possvel realizar uma histria do corpo? In: SOARES, Carmen (org). Corpo e histria. Campinas: Autores Associados, 2004, 2 ed. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo: edusp, 2005. _____________. O espao do cidado. So Paulo: edusp, 2007. SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educao no Brasil. Instituto de Estudos [ do Trabalho e Sociedade, 2004. Disponvel em:< http://www.oei.es/reformaseducativas/desafios_educacion_brasil_schwartzman.p df> Acesso em: 7 maio 2009. SILVA, A. B.; CHAVEIRO, E. F. O jogo de bola: uma anlise socioespacial dos territrios dos peladeiros. Revista Pensar a Prtica, Gois, vol. 10, n. 1, p. 1-14, jan/jun, 2007. Disponvel em:< http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/202/1231> Acesso em: 16 fevereiro 2009. SILVA, Alexsandro F. C. Depois das fronteiras: a formao dos espaos de pobreza na periferia Norte de Natal. Tese (mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Forma urbana e habitao. Orientadora: ngela Lucia de Arajo Ferreira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003. Disponvel em:< http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=74 9> Acesso em: 03 maro 2009. SILVA, Maria Amlia da. Saneamento ambienta em Belm: a experincia da

participao e do controle social. In: TRINDADE JR., S. C.; AMARAL, Mrcio D. B (coords). Grupos de trabalhos: resumos expandidos. Cidades e suas orlas. [S.l: s.d.]. Disponvel em:< http://www.ufpa.br/projetomegam/anais/Grupo01.pdf> Acesso em: 03 maro 2009.
SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Futebol: a construo histrica do estilo nacional. Rio de Janeiro, maro 2003. Disponvel em:< http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/viewFile/180/187.> Acesso em: 13 maro 2009.
69

SOARES, Carmen (org). Associados, 2004, 2 ed.

Corpo

histria.

Campinas:

Autores

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, 192p.
SOUZA, Vanessa Karla Mota de. Individualismo e cultura. CAOS Revista Eletrnica de Cincias Sociais. n. 9 Setembro de 2005. p. 61-73. Disponvel em:< http://www.cchla.ufpb.br/caos/vanessakarla.pdf> Acesso em: 2 abril 2009. TAFFAREL, Celi. A formao profissional e as Diretrizes Curriculares no Programa Nacional de Graduao: o assalto s conscincias e o amoldamento subjetivo. Recife: UFPE, 1998. (mmeo) Disponvel em:< http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3823/2635> Acesso em: 31 maro 2009. ______________. Formao de professores de educao fsica: a histria como matriz cientfica. Salvador> UFBA, [S.d]. Disponvel em:< http://hpopnet.sites.uol.com.br/forma_prof.pdf> Acesso em: 31 maro 2009. _____________. A prtica pedaggica na produo do conhecimento e formao acadmica na rea de educao fsica e esporte no Nordeste do Brasil. Relatrio de Pesquisa financiada pelo CNPq. Processo n 521941/96-2 (NV). Recife: UFPE, 1998. _____________; TEIXEIRA, D. R.; DAGOSTINI, Adriana. Cultura corporal e territrio: uma contribuio ao debate sobre reconceptualizao curricular. Motrivivncia. Ano XVII, n. 25, p. 17-35 Dez./2005. Disponvel em:< http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/4693/3870> Acesso em: 27 maro 2009. TRINDADE JR, S. C. A cidade dispersa: os novos espaos de assentamentos em Belm e a reestruturao metropolitana. (Tese de Doutorado). So Paulo: USP, 1998, pp. 48-149. TUBINO, Manoel. As teorias da Educao Fsica e do esporte: uma abordagem epistemolgica. So Paulo: Manole, 2002. 75p. ______________. Dimenses Sociais do Esporte. So Paulo: Cortez, 1992. WIKIPDIA, A ENCICLOPDIA LIVRE. Pelada (futebol). Disponvel em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelada_(futebol)> Acesso em: 16 fevereiro 2009.
___________________________________________. Tenon (Belm). Disponvel em:<

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenon%C3%A9_(Bel%C3%A9m)> Acesso em: 16 fevereiro 2009.


70

WISNIK, Jos Miguel. Veneno remdio: o futebol e o Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. XAVIER, David; CARDOSO, Tnia; CARDOSO, Gustavo. Media, futebol e identidade na sociedade em rede. Univercincia.org. Observatrio (obs*). [S.l.], vol.1, n. 1, 2007. Disponvel em:< http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/observatorio/article/viewArticle/2 027> Aceso em: 26 fevereiro 2009. XAVIER, Lucas Brunelli; EUZBIO, Carlos Augusto. Educao Fsica, esporte e mdia: reflexes e intervenes. Semana da Educao Fsica e mostra acadmica: trabalhos orais classificados. Santa Catarina: UFSC. Disponvel em:< http://www.cds.ufsc.br/pet/SEF2008/anais/trabalhos/orais/lucas.pdf> Acesso em: 23 fevereiro 2009.

71

APNDICES

72

Apndice (a) TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO-TCLE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO. T TULO DA PESQUISA: POR ENTRE PELADAS, CORPOS E CULTURALIDADE: a formao humana pela via do esporte de periferia do Tenon. ESCLARECIMENTO DA PESQUISA A pesquisa citada um estudo de TCC (Tese de Concluso de Curso) do tipo qualitativo e observacional, desenvolvido como pr-requisito para obteno do ttulo de Graduao no Curso de Licenciatura Plena em Educao Fsica da UEPA (Universidade do Estado do Par) e tem como objetivo compreender a relao da cultura corporal e culturalidade com a formao do ser humano (como o ser humano constitudo) atravs da prtica das peladas como esporte de periferia do Tenon. Para se incluir na pesquisa, o sujeito dever praticar a pelada no bairro do Tenon a partir de 14:00hs, ter entre 12 e 15 anos de idade, ser do sexo masculino e integrante das equipes sub-13 e/ou sub15 do bairro referido. A pesquisa tem a possibilidade de beneficiar a comunidade do bairro do Tenon e a sociedade como um todo, pois avana nos estudos relacionados a periferias, dando visibilidade e uma possvel interveno no espao pesquisado, no sentido de melhoria para a populao atravs de polticas pblicas voltadas para as peladas praticadas. O sujeito que colaborar com este estudo participar de entrevistas relacionadas a prtica das peladas, que ficaro registradas de forma escrita e auditiva no gravador de voz. No local da anlise sero tiradas fotografias utilizadas como registro fotogrfico com fins cientficos e com autorizao dos sujeitos e moradores da proximidade garantindo a privacidade de cada um. Os dados sero utilizados apenas para a finalidade da pesquisa e os resultados sero apresentados na UEPA e outros possveis eventos cientficos e/ou publicados. Na transcrio do material no sero divulgados nomes que possam identificar os sujeitos. O sujeito ter acesso transcrio do material e tambm ao resultado da anlise, beneficiando-se deste resultado para servir de reflexo sobre suas aes e aes da comunidade analisada. Neste estudo no h possibilidade de danos de dimenso fsica, psquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano, em qualquer fase desta pesquisa. A pesquisa garante o total segredo dos dados obtidos e o repasse a sociedade, preservando a dignidade desta pesquisa. As entrevistas e as observaes sero realizadas de forma apenas para retratar a realidade em que os sujeitos vivem. Os sujeitos tero liberdade para participar ou para se retirar da pesquisa a qualquer momento, sem nenhum pagamento financeiro. Alm disso, os sujeitos no sofrero nenhuma penalidade e podero procurar os pesquisadores para tirar dvidas ou outros esclarecimentos sobre a pesquisa. A pesquisadora a aluna Camila de Almeida Ferreira orientanda que pode ser encontrada na Avenida Magalhes Barata 979, Bairro So Braz e pelo telefone (91) 82053233 ou (91) 32290922. Caso no seja localizada, a pesquisadora poder ainda ser contatada por Vera Solange Pires Gomes de Sousa, Prof. Ms., orientadora desta pesquisa, que pode ser encontrada na Avenida Augusto Montenegro. Quinta linha do Tenon. Conj, Tenon 2 associao dos moradores e pelo telefone (91) 32486062.
73

Caso haja dvidas sobre a tica da pesquisa, entre em contato com o Comit de tica em Pesquisa do Curso de Educao Fsica (Av. Joo Paulo II, 817 Marco Belm PA), e-mail cep_cedf@hotmail.com. CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Eu, ___________________________________________________________, portador da Carteira de identidade n _________________ expedida pelo rgo _____________, responsvel pelo menor participante _______________________________________________________, por me considerar devidamente informado (a) e esclarecido (a) sobre o contedo deste termo e da pesquisa a ser desenvolvida, livremente expresso meu consentimento para incluso.

_____________________________________________ Assinatura do Responsvel pelo Menor Participante

Em: ____ / ____/ 2009.

________________________________________ Assinatura do voluntrio

_____________________________________ Assinatura do Responsvel pelo Estudo

74

Apndice (b) ROTEIRO DE ENTREVISTAS Corpo O que os peladeiros entendem por corpo? O que so expresses corporais? Cultura O que os peladeiros entendem por cultura? O que so expresses culturais? Formao humana e o Cotidiano O que os peladeiros entendem por ser humano? O que entendem por formao humana? O que ou quem responsvel pela formao de um ser humano? Quais os objetivos de vida dos peladeiros? Como o cotidiano do peladeiro? Qual a motivao do peladeiro em jogar futebol? A famlia apia a prtica do futebol? Quais os lugares que o peladeiro atividade fsica? Periferia, esporte e mdia. O que os peladeiros entendem por periferia? O peladeiro gosta do local onde mora? O que o peladeiro entende por esporte de periferia? Os peladeiros assistem jogos de futebol? Qual a relao do jogo assistido para o jogo praticado? O que os peladeiros aprendem durante um jogo praticado?

75

ANEXOS

76

GRFICO/FIGURA

Grfico 1: Evoluo da populao de Belm. Fonte: IBGE apud BARROS et. al 2008.

Figura 1: Bacias hidrogrficas no Municpio de Belm. Fonte: PMB/SEGEP apud PINHEIRO et al 2007

77

MATRIA EM JORNAL

J ornal Dirio do Par. Quarta-feira, Belm PA, 13/05/2009. Crdito: Agncia UNAMA.

Jornal Dirio do Par. Segunda-feira, Belm PA, 20/04/2009.

78

REGISTRO FOTOGRFICO

Foto 1: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 2: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

79

Foto 3: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano.

Foto 4: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

80

Foto 5: Sede do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 6: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

81

Foto 7: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 8: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

82

Foto 9: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude. (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano.

Foto 10: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy

83

Foto 11: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy

Foto 12: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Pedro Azevedo.

84

Foto 13: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Pedro Azevedo.

Foto 14: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

85

Foto 15: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 16: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

86

Foto 17: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 18: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy. 87

Foto 19: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 20: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

88

Foto 21: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 22: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano. 89

Foto 23: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano.

Foto 24: Campeonato Suburbano no CEJU Centro esportivo da juventude (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano. 90

Foto 25: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 26: Campo do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Pedro Azevedo. 91

Foto 27: Arena do Clube Tenon (ano 2009). Crdito: Alice Maneschy.

Foto 28: Final do Campeonato Suburbano. Vestirio/Concentrao CEJU - Centro esportivo da juventude (ano 2009). Crdito: Coord. Campeonato Suburbano.

92

Foto 29: Treino no Campo do Clube Tenon. Crdito: Agncia UNAMA.

Foto 30: Arena do Clube Tenon. Crdito: Alice Maneschy.

93

Foto 31: Campo do Clube Tenon. Crdito: Alice Maneschy.

94

You might also like