You are on page 1of 4

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia O Projeto de Naturalizao da Epistemologia de Willard V. O.

Quine Adriano Rodrigues Correia Resumo: Discute-se aqui o projeto de naturalizao da epistemologia proposto por Quine tendo como referncia os seguintes pontos: (1) A crtica a analiticidade (enunciados a priori) levada a cabo em Dois Dogmas do Empirismo1, mostrando as implicaes desta no programa quineano. (2) A partir de Epistemologia Naturalizada2, tratamos da reduo da epistemologia a psicologia, ressaltando o abandono do carter normativo bem como a nova tarefa da epistemologia. (3) Apresenta-se a objeo ao projeto quineano proveniente do desafio ctico proposto por Stroud. Os dois dogmas do empirismo lgico denunciados por Quine so, a saber, a distino entre enunciados analticos e sintticos e o reducionismo conceitual e doutrinal 3. interessante que Wittgenstein tenha, no Tractatus4, declarado que Toda a moderna viso do mundo est fundada na iluso de que as chamadas leis naturais sejam as explicaes dos fenmenos naturais. Assim, detm-se diante das leis naturais como diante de algo intocvel [...] (Cf., TLP, 6.371 - 6.372, p. 273). A pretenso de Quine , precisamente, mostrar que longe de serem intocveis, nossas [...] crenas, das mais casuais questes de geografia e histria, s mais profundas leis da fsica atmica ou mesmo da matemtica pura e da lgica5,
1 2

QUINE, W. V. O. Dois Dogmas do Empirismo. So Paulo: Abril Cultura, 1975. (Usamos a abreviao DD) _____________. Epistemologia Naturalizada. So Paulo: Abril Cultura, 1975. (Usamos a abreviao EN) 3 Priorizamos aqui o ataque quineano a analiticidade, por entendermos que o mesmo se configura como fundamental na construo de uma epistemologia em bases naturalista. Mesmo a crtica ao reducionismo se relaciona diretamente com o problema da analiticidade (Cf., DD, p. 248); ora, Quine pensa o reducionismo principalmente a partir da teoria verificacional do significado que, desde Peirce, afirma que [...] o significado de um enunciado o mtodo de infirm-lo ou confirm-lo, sendo um enunciado analtico [...] aquele caso-limite que confirmado em qualquer circunstncia (Cf., DD, p. 248). Temos aqui o problema da unidade mnima de significncia e verificao, relacionado ao mtodo de confirmao empirica. A teoria verificacional toma isoladamente as proposies da cincia como unidades de significao, afirmando que enunciados so sinnimos quando semelhantes no que diz respeito ao mtodo de infirmao ou confirmao empirica (Cf., DD, p. 248). Caso essa noo da sinonmia puder ser aceita a analiticidade estar salva, diz Quine (Cf., DD, p. 249). Entretanto, Quine nos mostra que tais proposies s ganham significado como partes de um bloco significativo de proposies teorticas e, nesse caso, a unidade mnima de significao e verificao um conjunto de enunciados cientficos enquanto formam uma teoria x passvel de verificao empirica. Ou seja, [...] nossos enunciados sobre o mundo exterior enfrentam o tribunal da experincia no individualmente, mas apenas como corpo organizado, e nesse caso, [...] o todo da cincia a unidade de significao empirica (Cf., DD, p. 251). A referida tese denominada de holismo semntico. 4 WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. 3. ed. So Paulo: Edusp, 2001. (Usamos a abreviao TLP) 5 Quine afirma categoricamente que mesmo a matemtica passvel de reviso. Quine argumenta que a fronteira entre o analtico e o sinttico, se existe, no clara e, em todo caso, no isentaria a matemtica de certo compromisso com a experincia. Diferente de Hume que distingue em suas Investigaes usamos aqui a seguinte edio: HUME, David. Investigaes sobre o entendimento humano e sobre os princpios da moral. So Paulo: Editora UNESP, 2004. questes de fatos de questes de idias (Cf., HUME, IV, p. 53-54), conferindo a matemtica um estatuto superior ao da fsica, por exemplo, Quine pensa que mesmo a matemtica,

uma construo humana que est em contato com a experincia [...] e, portanto, nenhum enunciado imune a reviso (Cf., DD, p. 252). Estabelecer uma epistemologia comprometida com a comprovao empirica passa pelo promover o esfumar-se da suposta fronteira entre a metafsica especulativa e a cincia natural (Cf., DD, p. 237), tornando explicito o carter insatisfatrio da analiticidade. A crtica de Quine a analiticidade pe em xeque a possibilidade do conhecimento a priori e, por conseqncia, questiona a existncia de conhecimentos necessrios: a dissoluo do dogma do a priori nos lega alm do pragmatismo6 uma espcie de relativizao do conceito de necessrio. Quine analisa os juzos analticos principalmente atravs da noo de sinonmia, concluindo que a mesma no suficiente para sustentar a analiticidade; o argumento para tanto o holismo semntico: apenas na abrangncia de uma malha conceitual com certo padro de verificao que podemos inferir a sinonmia entre enunciados. Se os pressupostos da analiticidade no foram eles mesmos suficientemente esclarecidos, a prpria noo de analiticidade no foi bem explicitada ou mostrou-se insatisfatria: a falta de clareza do que seja a analiticidade torna turva a suposta fronteira entre esta e a sinteticidade, o que torna injustificada tal distino. necessrio ter em mente que a crtica ao a priori se constitui como fundamental No estabelecimento de uma epistemologia naturalizada, visto que ao rejeitar o carter analtico, os naturalistas, como afirma Abrantes (1993) 7, dissipam [...]o estatuto privilegiado e autnomo da epistemologia frente s cincias [que] era visto como uma conseqncia do carter a priori das teorias do conhecimento (Cf., ABRANTES, p. 171); nesse caso, a dissoluo do a priori resulta numa epistemologia comprometida com a justificao emprica de suas teses, segundo os termos do tribunal da experincia que no admite enunciados como vlidos seno atravs do crivo da verificao empirica, assumindo a contingncia e revisibilidade dos mesmos. Com Quine a epistemologia perde seu carter normativo: ela j no possui como tarefa a fundamentao e validao do conhecimento produzido pela cincia, seno que, enquanto captulo da prpria cincia natural, deve utilizar-se dos mtodos e resultados dos diversos campos da cincia a fim de levar a cabo sue tarefa: explicitar a relao entre evidncia e teoria, a fim de ver de que [...] maneiras as nossas teorias da natureza transcendem qualquer evidncia disponvel (Cf., EN, p. 170). Assistimos em Epistemologia Naturalizada uma reduo da epistemologia psicologia: sua tarefa investigar o conhecimento enquanto fenmeno natural em um sujeito fsico, real. O pensamento quineano perpassado por uma ntida base behaviorista:
enquanto construo humana, toca de alguma maneira a experincia e, portanto, tambm carrega a marca da contingncia e da revisibilidade; ou seja, todas as nossas crenas esto num mesmo patamar. Por isso mesmo, no possvel reduzir a matemtica a lgica e a teoria dos conjuntos essa ltima sequer possui a obviedade e solidez que atribumos lgica (Cf., EN, p. 163). Quine pensa que a distino feita por Hume depe contra ele, no passando de um dogma. Entretanto, se quisermos fazer justia ao pensador escocs, devemos lembrar que nas mesmas investigaes Hume minimiza sua posio inicial aventando a possibilidade da matemtica ser revisvel e contingente (Cf., HUME, XII, p. 207). 6 Uma vez estabelecida contingncia dos conhecimentos humanos, a epistemologia deve, diz-nos Quine, ser reorientada rumo ao pragmatismo (Cf., DD, p. 238). Nossas crenas devem ser aprovadas pela experincia ou serem revisadas: o critrio agora o nvel de controle sobre a natureza que um determinado conhecimento x nos concede. 7 ABRANTES, Paulo Csar Coelho. Naturalizando a Epistemologia. In: ___________________ (Org.). Epistemologia e Cognio. Braslia: Editora da UnB, 1993, pp. 171-218.

[...] esse sujeito humano recebe certa entrada experimentalmente controlada certos padres de irradiao em variadas freqncias, por exemplo e no devido tempo o sujeito fornece como sada uma descrio do mundo externo tridimensional e sua histria (QUINE, EN, 1975, p. 170).

O sujeito psicolgico recebe estmulos da evidncia sensvel e, posteriormente, fornece uma construo terica a respeito do mundo: epistemologia cabe explicar como de nossa vaga evidncia sensvel surge uma torrencial elaborao terica (Cf., EN, p. 170). Nesse caso, o problema fundamental da epistemologia naturalizada de Quine a relao entre o estimulo da evidncia sensvel e as vastas redes de proposies teorticas (relao evidncia/teoria). As objees de Bonjour8 a Quine visam mostram que a epistemologia naturalizada perde as ferramentas para lidar com problemas da epistemologia tradicional na medida em que abandona a possibilidade de justificao a priori e o carter normativo da epistemologia clssica9. Um dos problemas o ceticismo e a pergunta que se nos impe : seria a epistemologia quineana capaz de lidar com o desafio ctico? A questo proposta por Stroud10 no nova: e se tivermos absolutamente enganados a respeito de nossas experincias? Stroud argumenta que Quine em momento nenhum diz-nos como eliminamos a possibilidade de que todas as nossas experincias sensoriais no passem de um equivoco: que sejam produtos de um sonho ou de um gnio maligno, nos termos do Descartes (Cf., STROUD, p. 221). Ao que parece, Stroud possui certa dose de razo: Quine silencia quase que completamente a respeito do problema ctico11, considerando esta um falso problema. A questo, que se entendemos a filosofia como uma atividade dialgica comprometida com a apresentao argumentativa de suas teses, dizer que um determinado problema um falso problema no basta, mas, preciso mostrar a razo pela qual um problema x um falso problema. Nesse caso, assim como o ceticismo foi um problema para epistemologia tradicional, ao que tudo indica, ele continua sendo um problema para epistemologia naturalizada de Quine. Das objees feitas ao projeto quineano essa nos parece significativa por tocar diretamente uma questo basilar do naturalismo: a experincia.

BONJOUR, L. Contra a Epistemologia Naturalizada. In: Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia, srie 3, n. 2, v. 8, Jul. Dez., Campinas: Unicamp, 1998. 9 Para Bonjour, a epistemologia de Quine se sustenta na rejeio do a priori; entretanto, Quine teria confundido analiticidade (mais restrita) e a priori (mais geral), o que compromete seu sistema. Bonjour pensa que perfeitamente possvel admitir um a priori que seja ao mesmo tempo revisvel e falvel, afirmado que sem isto, a epistemologia autodestrutiva e incapaz de lidar com o ceticismo, por exemplo. 10 STROUD, Barry. Quines Physicalism In: Perspectives on Quine. Cambridge: Basil Blackwell, 1990. pp. 321-333. Nossas reflexes foram suscitadas principalmente por: CONTE, Jaimir. A Epistemologia Naturalizada de Quine e o Ceticismo. (No publicado) Disponvel em: <http://www.cfh.ufsc.br/~conte/txtquine.pdf> Acessado em: <21/11/2011> e PETTERSEN, Bruno Batista: Stroud Ceticismo contemporneo. In: ______________. A Epistemologia Naturalizada de Quine. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG, 2006. pp. 120-124. Disponvel em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ARBZ7KAJ4R> Acessado em: 21/11/2011. 11 Em QUINE, W. V. O. The Nature of Natural Knowledge. In: Mind and Language. Wolfson College: Claredon University Press. 1975., Quine trata do ceticismo, entretanto, sequer aventa a possibilidade de que neste exato momento possamos estar delirando a respeito de nossas experincias, como diz Stroud.

You might also like