You are on page 1of 13

1

Brasil e Chile: sistemas eleitorais em perspectiva comparada Rodrigo Freire de Carvalho e Silva

Referncia Bibliogrfica: SILVA, Rodrigo Freire de Carvalho e. Brasil e Chile: sistemas eleitorais em perspectiva comparada. Uniplac Jurdica, Braslia - DF, v. 3, p. 61-76, 2005.

A inteno deste artigo promover uma apresentao dos sistemas eleitorais adotados no Brasil e no Chile aps o fim do recente perodo de ditadura militar e a reinstalao do processo democrtico-liberal. Centraremos nosso foco de discusso nos sistemas adotados nas eleies parlamentares nestes dois pases. A literatura especializada confere aos sistemas eleitorais um papel singular na formatao de um sistema poltico nacional, seja pela influncia que ele exerce no comportamento das lideranas polticas e nas escolhas feitas pelos eleitores, seja pelas conseqncias decisivas que acarreta na definio do sistema partidrio (NICOLAU: 1996 e 2001 e TAVARES: 1994). Estes elementos podem ser observados nos sistemas eleitorais do Chile e do Brasil. As diferenas nos processos de transio democracia vivenciados no Brasil e no Chile tiveram suas conseqncias sobre os sistemas eleitorais e partidrios que estes pases viram surgir aps a redemocratizao. No Brasil, por influncia dos militares, o sistema partidrio foi refeito ainda em 1979, seis anos antes de o poder ser entregue de volta aos civis e, salvo algumas excees, os partidos que surgiram naquele momento no existiam no sistema partidrio nacional do perodo democrtico de 1945-1964 1 . Entretanto, talvez como uma conseqncia do baixo prestgio que o regime militar

Cientista Poltico. Mestre em Cincia Poltica (UFPE). Doutorando em Cincias Sociais Estudos Comparados das Amricas (Unb). Professor de Introduo Cincia Poltica e de Teoria Geral do Estado e da Constituio na Faculdade de Cincias Jurdicas do Planalto Central (JURPLAC). 1 As excees, neste caso, so o PCB, o PCdoB e o PSB, que reapareceram no cenrio poltico nacional aps 1985, sendo que apenas o PSB era um partido eleitoral no perodo democrtico de 1945-1964, enquanto os dois outros eram clandestinos. Pode-se tomar como exceo, ainda, o PTB; entretanto, o PTB que foi criado em 1979 por Ivete Vargas guardava muita pouca correspondncia com o seu congnere do perodo democrtico anterior. Esta correspondncia poderia ser observada com o PDT, partido criado pela tradicional liderana trabalhista Leonel Brizola em 1979.

2 desfrutava junto populao quando da transio democracia, o primeiro governo civil brasileiro se viu livre para introduzir importantes modificaes no sistema eleitoral brasileiro, como veremos mais adiante. Esta tendncia de reforma dos sistemas eleitoral e partidrio seguiu com a Constituio Federal de 1988 e com as legislaes que regulamentaram a Constituio nestas matrias, e tambm tiveram suas influncias sobre o sistema partidrio. Em se tratando do Chile, por outro lado, os militares deixaram aos governos civis uma herana institucional que encarada como um enclave autoritrio consolidao da democracia. Dentre estes enclaves, est a forte autonomia das Foras Armadas com relao ao poder civil incompatvel com um ambiente democrtico e as dificuldades de reformar-se a Constituio de 1980, elaborada ainda no regime militar. Algumas particularidades do caso chileno que sejam, a sobrevivncia dos partidos polticos que existiam antes do golpe militar de 1973, com destaque para os partidos que faziam oposio ao regime militar, como a Democracia Crist (DC), o Partido Socialista (PS), o Partido Radical (PR) 2 e o Partido Comunista (PC), e a derrota sofrida por ditador Augusto Pinochet no plebiscito de 1988, atravs do qual o ditador chileno esperava conquistar um novo mandato presidencial de oito anos foram decisivos para a implantao, ainda pela Junta Militar, em 1989, do sistema eleitoral chamado binomial, que perdura ainda hoje e que representa um claro favorecimento aos partidos de direita, como a Unio Democrtica Independente (UDI) e a Renovao Nacional (RN), formados por lideranas que apoiaram o regime militar. Uma das explicaes possveis para a manuteno dos enclaves autoritrios que, apesar da derrota no plebiscito de 1988, a ditadura militar chilena saiu do poder prestigiada junto a um setor mais conservador da populao, seduzido, sobretudo, pela estabilidade da economia chilena, uma herana da ditadura. Hoje, pode-se dizer que h na sociedade chilena uma forte bi-polarizao entre os apoiadores e os opositores do antigo regime ditatorial 3 . O sistema eleitoral binomial chileno original dentre as democracias contemporneas, e consiste na diviso do pas em distritos eleitorais de Magnitude igual a 2 (M=2). Ou seja, cada distrito eleitoral elege dois representantes para a Cmara dos Deputados e mais dois representantes para o Senado. Para um partido ou coligao de
Atual Partido Radical Social Democrata (PRSD), aps a fuso com o Partido Social Democrata, j na dcada de 1990. 3 Ao contrrio do que acontecia antes do golpe militar de 1973, quando a sociedade chilena dividia-se em trs correntes poltico-ideolgicas, a esquerda, o centro e a direita.
2

3 partidos eleger os dois representantes de cada distrito, precisa obter mais do que o dobro da votao do segundo partido ou coligao de partidos mais votados no distrito eleitoral. necessrio, portanto, dobrar (doblar) o voto do segundo partido mais votado. Caso nenhum partido ou coligao de partidos consiga esta grande vantagem eleitoral, ele s elege um candidato, sendo a segunda vaga do distrito entregue ao partido ou coligao de partidos que ficou com a segunda colocao na eleio. Mais adiante, falaremos sobre os efeitos prticos deste sistema eleitoral. Junto com o sistema binomial, outro enclave autoritrio vem gerando uma sobre-representao parlamentar das foras polticas favorveis ao regime de Pinochet, a instituio dos senadores designados, como tambm veremos mais adiante. Os sistemas eleitorais chileno e brasileiro, entretanto, guardam algumas semelhanas significativas entre si, como veremos agora. Em seguida, procuraremos ressaltar as especificidades de cada um dos dois sistemas eleitorais.

Similaridades dos sistemas eleitorais brasileiro e chileno

Brasil e Chile adotam o sistema de representao proporcional de lista partidria aberta (NICOLAU: 2001). Tavares (1994), entretanto, considera o sistema binomial chileno como uma variante do sistema majoritrio; para Nicolau, o sistema chileno um exemplar da frmula eleitoral DHondt das maiores mdias (NICOLAU: 2001), que privilegia os maiores partidos na distribuio das sobras eleitorais. No sistema de lista partidria aberta, cabe ao eleitor definir a ordem dos eleitos de cada lista partidria 4 . Assim, nos sistemas de lista partidria aberta, o eleitor desfruta de uma situao de privilgio face aos dirigentes dos partidos polticos no que se refere ordenao da lista partidria (NICOLAU: 1996 e MAINWARING: 2001). Tambm muito particular do Chile e do Brasil a possibilidade de coligao de partidos para eleies proporcionais. Neste caso, a soma de votos da coligao de partidos vai contar na distribuio das cadeiras do parlamento, o que distorce o princpio do sistema proporcional de distribuio destas cadeiras de forma proporcional penetrao que cada partido poltico tem junto ao eleitorado. A principal caracterstica do sistema de lista partidria aberta a adoo do que Nicolau (2001) chama de voto preferencial, contraposto ao voto em partidos que seria
4

Ainda segundo Nicolau (2001), apenas Finlndia, Peru e Polnia adotam a lista aberta, junto com o Brasil e o Chile.

4 caracterstico das listas partidrias fechadas ou pr-ordenadas. Com o voto preferencial, o eleitor escolhe para votar o nome da sua preferncia dentre os apresentados em cada lista partidria. No caso do Chile, s existe a possibilidade do voto preferencial, enquanto que no Brasil so duas as possibilidades: ou o voto preferencial ou o voto em legenda, o que tambm gera um sistema curioso, pois, se o partido escolhido pelo eleitor que votou na legenda estiver coligado com outro partido, o seu voto vai contar para o coeficiente eleitoral da coligao como um todo, podendo favorecer um candidato que no seja filiado ao partido contemplado com o seu voto. Um dado importante e, em geral, pouco lembrado no Brasil, que o voto do eleitor, num sistema de lista partidria aberta, sempre um voto em um partido poltico, e no um voto em um indivduo isolado. Isto implica em que, quando se est votando no candidato da sua preferncia, o que se est fazendo uma escolha quanto ordenao da lista partidria. Esta constatao serve como negativa idia de que, com o sistema de eleio proporcional em vigor no Brasil e no Chile, o eleitor faz uma escolha individual apenas do candidato da sua preferncia. Na verdade, a escolha do eleitor j est condicionada pelo resultado de uma conveno partidria - ocorrida antes do incio da campanha eleitoral que produziu uma lista de candidatos, da qual o eleitor escolhe o nome que ele quer que figure no topo da lista do partido. Tanto no caso chileno como no caso brasileiro, no est em vigor nenhum tipo de clusula de excluso para representao parlamentar. No Brasil, entretanto, a lei 9.096 de 1995 5 prev a entrada em vigor, a partir das eleies de 2006, de uma clusula de excluso no valor de 5% do eleitorado nacional mesmo patamar empregado na Alemanha distribudos em 1/3 dos estados. Segundo alguns comentadores 6 , a incluso, nesta lei, da clusula de excluso contraria o princpio constitucional do livre funcionamento dos partidos polticos, o que seria um contra-senso em se tratando de uma norma infraconstitucional. A proposta de reforma poltica que est parada na Cmara dos Deputados fala na reduo desta clusula para 2% do eleitorado nacional distribudos em 1/3 dos estados, o que favoreceria o funcionamento dos pequenos partidos atualmente representados no Congresso Nacional, sobretudo os partidos considerados ideolgicos, como o PV, o PCdoB e o PPS.

A chamada Lei dos Partidos Polticos, que regulamenta os artigos da Constituio Federal que tratam dos partidos polticos. 6 MEZZAROBA: 2003.

5 Nicolau (2001 e 1996), entretanto, considera que o quociente eleitoral brasileiro, na prtica, j funciona como uma clusula de excluso que bloqueia o acesso dos pequenos partidos ao parlamento. H de se lembrar que a coligao entre partidos polticos para a eleio proporcional uma estratgia para os pequenos partidos que, individualmente, no conseguiriam atingir o quociente eleitoral, elegerem

representantes ao Congresso Nacional. A proibio de coligaes entre partidos polticos nas eleies proporcionais aparece, portanto, como uma boa medida para o aperfeioamento da representao partidria em sistemas eleitorais que adotam a lista partidria aberta.

O sistema eleitoral brasileiro para eleies parlamentares

O parlamento brasileiro composto por duas Cmaras, o Senado (Cmara Alta) e a Cmara dos Deputados (Cmara Baixa). O Senado composto por 81 senadores, eleitos por 26 estados e pelo Distrito Federal. As eleies para o Senado so decididas, portanto, em 27 distritos eleitorais, sendo que cada distrito tem a magnitude igual a 3 (M=3). Os senadores so eleitos por maioria simples dos votos, tendo mandatos de oito anos passveis de reeleio. A cada quatro anos ocorrem eleies para o Senado, sendo que uma eleio renova 2/3 do Senado e a eleio subseqente renova o 1/3 restante. A Cmara dos Deputados tem 513 membros, eleitos por sistema proporcional 7 pelos iguais 27 distritos eleitorais que elegem os senadores, com a magnitude de cada distrito eleitoral determinada de forma proporcional ao nmero de eleitores dos distritos. A Constituio Federal estabelece um uma magnitude mnima de 8 eleitos por distrito eleitoral e uma magnitude mxima de 70 eleitos por distrito eleitoral, o que acaba ocasionando uma distoro da representao parlamentar de vrios estados. Ocorre que os votos dos eleitores de estados mais populosos acabam valendo menos do que os votos dos eleitores dos estados menos populosos, fazendo-se uma diviso entre o nmero de eleitores e o nmero de eleitos por estado. Nicolau (1996) defende que, mesmo nos estados com menor magnitude, pode-se considerar que est estabelecida uma magnitude elevada (M=8), o que resulta na facilidade para a representao parlamentar de partidos pequenos. Resultam da as constantes crticas da literatura especializada sobre os efeitos do sistema eleitoral para a

Tambm so eleitos pelo mesmo sistema proporcional os vereadores e deputados estaduais e distritais.

6 fragmentao excessiva do sistema partidrio brasileiro. Um dos autores que mais aprofundam esta crtica o cientista poltico norte-americano Scott Mainwaring, que nas ltimas duas dcadas vem construindo uma vasta produo cientfica sobre os sistemas eleitoral e partidrio do Brasil e da Amrica Latina. Mainwaring (2001) caracteriza o sistema partidrio brasileiro como sendo pouco institucionalizado vis a vis outras democracias contemporneas, inclusive, da Amrica Latina, como o Uruguai, a Argentina e o Chile. Como algumas caractersticas desta baixa institucionalizao, Mainwaring ressalta a baixa identificao dos eleitores com os partidos polticos, a falta de uma definio ideolgica destes e a possibilidade de troca de partidos por polticos no exerccio de mandatos. Uma outra varivel por ele considerada para definir a baixa institucionalizao do sistema partidrio brasileiro a alta volatilidade eleitoral, que seja, a diferena entre as votaes dos partidos em uma eleio com relao eleio anterior. Com uma declarada postura terica neoinstitucionalista, Mainwaring coloca uma boa parcela de responsabilidade deste cenrio partidrio brasileiro sobre o sistema eleitoral nacional. Para ele, a fragmentao partidria excessiva apareceu no cenrio brasileiro com a reforma poltico-eleitoral de 1985, que retirou a clusula de excluso para representao parlamentar at ento existente na legislao eleitoral brasileira, combinando tal excluso com magnitudes eleitorais altas, quocientes eleitorais baixos e possibilidade de coligaes partidrias para eleies proporcionais. Mainwaring tambm se mostra adepto da tese de que a no-simultaneidade das eleies entre o Executivo e o Legislativo tal como ocorreu no Brasil entre 1985 e 1994 contribui para a fragmentao partidria e para o surgimento de maiorias parlamentares descoladas da composio do Executivo. Entretanto, deve ser observado que, na experincia brasileira a partir de 1994, a coincidncia entre eleies para o Legislativo e o Executivo no necessariamente resultou em maiorias na Cmara dos Deputados para os partidos polticos que elegeram o Presidente da Repblica, como podemos ver na tabela abaixo. Ou seja, os partidos que elegeram o Presidente da Repblica precisaram fazer coligaes com outros partidos para conseguir maioria na Cmara dos Deputados.

Tabela 1 - Nmero de deputados federais eleitos pela coligao de partidos polticos que elegeu o Presidente da Repblica
ANO PARTIDOS COLIGADOS DEPUTADOS FEDERAIS

7
ELEITOS 182 298 130

1994 1998 2002

PSDB PFL - PTB PFL - PSDB PPB PTB -PSD PT PL PCdoB - PMN - PCB

Fonte: Jairo Nicolau (Org.) - Banco de Dados http://jaironicolau.iuperj.br/database/deb/port/index.htm

Eleitorais

do

Brasil

Mainwaring, num comentrio que consideramos muito apropriado, identifica a representao proporcional com lista aberta como mais um elemento que produz uma baixa institucionalizao do sistema partidrio brasileiro, uma vez que favorece o surgimento de padres individuais de campanhas, onde os candidatos tero como principais adversrios os seus prprios companheiros de lista partidria. Tais padres desestimulariam campanhas de candidatos aos parlamentos centradas na defesa de plataformas partidrias, alm de estimular o uso de um grande volume de dinheiro, o que, seguramente, favorece a corrupo no financiamento da campanha. Jairo Nicolau (1996) um tradicional defensor, na cincia poltica brasileira, do sistema proporcional para eleies de deputados e vereadores. A vantagem do sistema proporcional, de acordo com este cientista poltico (e com a nossa concordncia), est na possibilidade de representao parlamentar de partidos polticos que se fazem minoritrios nas eleies, aumentando assim o debate no Parlamento e,

conseqentemente, a qualidade da democracia representativa. Nicolau centra sua crtica, entretanto, em algumas caractersticas do sistema eleitoral brasileiro que provocariam distores do sistema de representao parlamentar. Um dos elementos criticados por este autor a lista partidria aberta e, neste caso, sua crtica assume contornos semelhantes crtica de Mainwaring. Segundo Nicolau, a lista aberta gera campanhas eleitorais individualizadas e descoladas do partido. Outro elemento do sistema eleitoral brasileiro tido como excessivamente permissivo e com efeitos negativos a possibilidade de coligaes entre partidos polticos para as eleies proporcionais. Esta possibilidade, segundo Nicolau, no s contribuiria para o aumento da fragmentao partidria do Parlamento, como tambm serviria para garantir uma sobre-representao para partidos polticos cujas votaes individuais no atingem o quociente eleitoral e, da mesma forma, sub-representaria partidos que atingiram uma maior votao.

As coligaes partidrias criaram a estranha figura dos partidos de coligao: legendas que no tm votos para atingir o quociente eleitoral, mas

8
conseguem representao devido votao de outros partidos. Os pequenos partidos de esquerda (PPS, PCdoB e PV) e diversos partidos de cidados annimos (PRP, PMN, PSD, PST, PSC e PTR) s conseguiram eleger deputados federais [nas eleies nacionais de 1994] graas a esse mecanismo. Em conseqncia das coligaes, o Brasil tem a menos exigente norma de acesso ao parlamento entre todas as democracias. Ou seja, em nenhum outro pas to fcil eleger um deputado (NICOLAU: 1996, 106)

H um outro elemento que abordado por Mainwaring que bastante significativo para o enfraquecimento do sistema partidrio brasileiro, que seja, a ausncia de mecanismos mais rigorosos de fidelidade partidria8 , resultando numa situao que os parlamentares trocam de partido com bastante freqncia durante o exerccio do mandato. Esta prtica, quando combinada ao sistema proporcional com lista aberta e voto preferencial, pode criar situaes estranhas. Por exemplo, nas ltimas eleies parlamentares de So Paulo, a expressiva votao conseguida pelo candidato a deputado federal Enas Carneiro permitiu que o seu partido poltico, o Prona, elegesse outros cinco deputados, alm dele. Entretanto, quatro destes deputados eleitos com menos de mil votos graas votao privilegiada do deputado Enas, j esto filiados a outros partidos. H de se lembrar que, to importante quanto a fidelidade partidria, a fidelidade dos partidos. Refiro-me aqui ao fato de os partidos, depois das eleies, abandonarem as plataformas poltico-ideolgicas que apresentaram no momento da eleio. Recentemente, observamos na poltica brasileira a expulso de um partido poltico de quatro parlamentares que se recusaram a seguir uma nova orientao partidria, estranha linha poltica que este partido tradicionalmente adotava. Como cobrar fidelidade partidria a um deputado cujo partido, no exerccio de uma legislatura, no segue mais os princpios que defendeu nas eleies? Como obrigar um parlamentar a seguir a orientao do seu partido, quando tal orientao fere um princpio de natureza ideolgica ou filosfica deste parlamentar? Questes como estas so importantes e remetem a uma discusso mais profunda sobre os limites da democracia representativa e a necessidade da sua correo com mecanismos de democracia direta como o mandato imperativo

Atualmente, o nico mecanismo previsto pela legislao eleitoral neste sentido a obrigao de filiao a um partido por pelo menos um ano para aqueles cidados que desejem candidatar-se a cargos eletivos.

9 que melhorem a qualidade da representao. Mas isto assunto para um outro momento.

O sistema eleitoral chileno para eleies parlamentares

Como j dissemos mais acima, o sistema eleitoral legado pela ditadura militar chilena para a nova situao democrtica o chamado sistema binomial, de caractersticas bastante singulares vis a vis outras democracias contemporneas. Seguindo o princpio do sistema binomial, o Chile foi dividido em 60 distritos eleitorais para as eleies da Cmara dos Deputados (perfazendo um total de 120 deputados) e 19 distritos para as eleies ao Senado (totalizando 38 senadores eleitos). Acrescente-se a mais 9 senadores designados, sendo que 2 destes senadores so nomeados pelo Presidente da Repblica, 3 pela Suprema Corte e 4 pelo Conselho de Segurana Nacional (correspondendo 1 senador designado para cada uma das Foras Armadas: o Exrcito, a Marinha, a Aeronutica e os Carabineros a Guarda Nacional). Os mandatos dos senadores designados duram oito anos. Considerando que, ao sair da Presidncia da Repblica, Pinochet tinha controle sobre a Suprema Corte e sobre o Conselho de Segurana Nacional, fica claro que o objetivo da criao da figura dos senadores designados era impedir que a Constituio de 1980 fosse reformada pelos governos civis que sucederiam Pinochet (SIAVELIS: 2004 e PASTOR: 2004). H ainda a figura do senador vitalcio, reservada aos ex-Presidentes da Repblica que tenha ocupado o cargo por mais de 6 anos consecutivos. Consequentemente, o primeiro senador vitalcio a ser nomeado foi o prprio Pinochet, ao deixar o cargo de comandante das Foras Armadas, em 1998. Segundo Pastor (2004), Pinochet perdeu sua imunidade parlamentar em 2000 e, atualmente, apenas o ex-Presidente democrata-cristo Eduardo Frei Ruiz-Tagle exerce um mandato de senador vitalcio. Em 2006, aps as eleies presidenciais de 2005, dever ocorrer a nomeao do atual Presidente da Repblica, o socialista Ricardo Lagos, como senador vitalcio. Ainda segundo Pastor (2004), o sistema binomial para eleies para a Cmara dos Deputados e para o Senado chileno no estavam previstos na Constituio de 1980, que se referia apenas a distritos eleitorais de magnitude igual a 2 (M=2). Nada impediria, portanto, que estes dois senadores ou deputados de cada distrito fossem eleitos, por exemplo, por sistema eleitoral de maioria simples. O sistema eleitoral

10 binomial foi introduzido com uma reforma feita em 1989 da Lei 18.700 de 1988, a Lei Orgnica Constitucional que trata do sistema eleitoral. Ou seja, o sistema binomial foi introduzido no ordenamento jurdico chileno um ano aps a derrota de Pinochet no plebiscito de 1988. Fica clara, portanto, que a inteno do sistema binomial chileno justamente bloquear um cenrio de maioria parlamentar folgada dos partidos de centro-esquerda que faziam oposio ao regime militar chileno. Os autores especializados, em geral, convergem que o objetivo do sistema binomial o de garantir a representao parlamentar da direita (uma vez que claramente favorece o segundo maior partido ou coalizo de partidos), impor um sistema bipartidrio, ou de duas grandes coalizes polticas (SIAVELIS: 2004 e PASTOR: 2004) e impedir uma representao parlamentar expressiva do Partido Comunista (PASTOR: 2004).

Os militares supunham que distritos de baixa magnitude conduziriam fuso dos partidos e que a notria polarizao e fracionamento do sistema de partidos chileno seriam moderados. Segundo esta lgica, o Chile acabaria, supostamente, com um sistema bipartidrio ou, pelo menos, com um padro de competio entre duas grandes coalizes 9 . (SIAVELIS: 2004, 61)

Um bom exemplo de como o sistema binomial vem favorecendo os partidos da direita, antigos apoiadores da ditadura militar, se deu logo nas primeiras eleies parlamentares da restaurao da democracia, em 1989. No distrito eleitoral de Santiago Ocidental 10 , a Concertao de Partidos pela Democracia (ou simplesmente Concertacin), coalizo de partidos de centro-esquerda que governa o Chile desde a redemocratizao, lanou dois candidatos que gozavam de grande popularidade junto populao, o democrata-cristo A. Zaldvar, e o socialista Ricardo Lagos 11 , atual presidente do Chile. A coalizo de centro-direita Unio pela Democracia e Progresso lanou como candidatos J. Guzmn, do partido Unio Democrtica Independente, e M. Otero, da Renovao Nacional. Os resultados eleitorais deste distrito eleitoral esto representados na tabela 2.

Traduo livre do autor. A capital do Chile, Santiago, foi dividida em dois distritos eleitorais, levado em conta o seu nmero de habitantes. 11 Nessas eleies, Ricardo Lagos saiu candidato pelo Partido pela Democracia (PPD)
10

11
Tabela 2 resultados das eleies para o Senado no distrito de Santiago Oeste 1989

A. Zaldvar (DC) Ricardo Lagos (PPD) Coalizo Concertacin por la Democracia J. Guzmn (UDI) M. Otero (RN) Coalizo Democracia e Progresso
Fonte: PASTOR: 2004

31,3% 30,6% 61,9% 17,2% 15,3% 32,5%

Est clara a hegemonia que a Concertacin e seus candidatos experimentaram, neste distrito eleitoral, nestas eleies. Entretanto, por causa do sistema binomial, Ricardo Lagos no foi eleito, sendo eleito o primeiro colocado da lista da direita, J. Guzmn, uma vez que a Concertacin no conseguiu dobrar os votos da sua adversria de direita. Ainda segundo Pastor (2004), se o sistema eleitoral empregado no Chile nas eleies de 1989 adotasse magnitudes eleitorais iguais a 1 (M=1), e no o sistema binomial, a Concertacin teria eleito 91,7% dos membros da Cmara dos Deputados e a totalidade dos senadores, podendo implementar facilmente reformas constitucionais que pusessem fim ao cenrio de democracia tutelada que vive o Chile, a partir do ordenamento jurdico que foi implementado pelos militares. O sistema eleitoral chileno, portanto, com sua combinao entre o sistema binomial com senadores designados, foi montado com a clara inteno de impedir reformas constitucionais e polticas que alterassem o modelo poltico-social deixado pelos militares, sobretudo, no que diz respeito s polticas econmicas ortodoxas, principal caracterstica do chamado modelo chileno.

Concluso

Este breve artigo assume a tese de que o sistema eleitoral escolhido por um pas exerce um papel de destaque na formatao do seu sistema poltico, destacando-se a influncia que exerce sobre o sistema de partidos. Sabemos, entretanto, que o sistema eleitoral, sendo parte de um sistema poltico nacional, no a nica varivel a ser considerada na formao do sistema partidrio. Seguramente, outros elementos tais como a cultura poltica e o desenvolvimento de uma comunidade cvica (PUTNAM:

12 2005) desempenham influncia para o surgimento de um sistema poltico mais ou menos participativo, mais ou menos institucionalizado etc. No caso chileno, o grande destaque que o sistema eleitoral foi montado pelos burocratas da ditadura militar para ter um papel de conservao de uma realidade poltica, ao mesmo tempo, autoritria no plano poltico e liberal no plano econmico, que foi montada pelos militares durante o perodo que estiveram no poder. Em se tratando do Brasil, um sistema eleitoral bastante flexvel em algumas das suas regras fundamentais como a fidelidade partidria e o sistema de listas partidrias tem resultado em prticas polticas nocivas para a institucionalizao da democracia e do sistema de partidos, como um alto padro de infidelidade partidria e uma excessiva fragmentao partidria. Mas de se ressaltar que no acreditamos que uma mudana das leis eleitorais e partidrias, produzida por uma eventual reforma poltica, v criar, por si s, um sistema partidrio e um ambiente democrtico institucionalizados, como se fosse uma grande panacia. O estmulo a uma cultura poltica participativa - com o surgimento de uma comunidade cvica -, que melhore a qualidade da representao e aprofunde os canais de participao poltica dos cidados, de fundamental importncia para a institucionalizao da democracia (PUTNAM: 2005). Entretanto, nos casos chileno e brasileiro, a concluso que parece bvia que uma reforma do sistema eleitoral e partidrio um elemento importante (mas no o nico) para o trmino da transio e para a consolidao da democracia. Por outro lado, nos parece que os padres de representao parlamentar atualmente existentes no Chile e no Brasil apresentam-se como um importante entrave para esta reforma, j que so alimentados por este sistema eleitoral e partidrio.

BIBLIOGRAFIA

AGGIO, Alberto & QUIERO, Gonzalo. C. Chile: processo poltico e controvrsias intelectuais. Lua Nova, n 49. So Paulo, 2000, pp.87-111. MAINWARING, Scott P. Sistemas partidrios em novas democracias. O caso do Brasil. Porto Alegre: Mercado Aberto; Rio de Janeiro: FGV, 2001. MARTINS, Renato Chile: a democracia e os limites do consenso. Lua Nova, n 49.

13 So Paulo, 2000, pp.65-85. MEZZAROBA, Orides. Introduo ao Direito Partidrio brasileiro. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2003. NICOLAU, Jairo M. Multipartidarismo e democracia. Rio de Janeiro: FGV, 1996. ________________. Sistemas Eleitorais. Uma introduo. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001. PASTOR, Daniel. Origins of the chilean binomial election system. Revista de Cincia Poltica, v. XXIV, n 1. Santiago, 2004, pp.38-57. PUTNAM, ROBERT D. Comunidade e Democracia. A experincia da Itlia moderna. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. SAZ, Manuel Alcntara. Sistemas polticos de Amrica Latina. v. 1 Amrica del Sur. Madrid: Tecnos, 1999. SIAVELIS, Peter. Sistema electoral, desintegracin de coaliciones y democracia en Chile: El fin de la Concertacin?. Revista de Cincia Poltica, v. XXIV, n 1. Santiago, 2004, pp. 58-80. TAVARES, Jos A. Giusti. Sistemas eleitorais nas democracias contemporneas. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994.

You might also like