You are on page 1of 5

ALUNO: ___________________________________________________________________________________________ TURMA: _________________________________________________________ DATA: _____ / _______ / ____________

AVALIAO DE GEOGRAFIA Questo 01 Leia o fragmento da musica Passarim de Tom Jobim e responda. Passarim Tom Jobim Passarim quis pousar, no deu, voou Porque o tiro partiu mas no pegou (...) E o mato que bom, o fogo queimou Cad o fogo? A gua apagou (...) E a cinza se espalhou E a chuva carregou Tom Jobim sempre foi um grande defensor das matas brasileiras, principalmente da mata atlntica, que foi uma de suas maiores inspiraes. Ele tinha uma preocupao ambientalista da natureza e ficava maravilhado com os pssaros e as plantas do Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Infelizmente, se fosse vivo na atualidade, o grande compositor brasileiro estaria triste e desapontado com o atual nvel de destruio da biodiversidade do Brasil. Neste contexto, explique a importncia da preservao da biodiversidade para as geraes futuras em relao natureza e a economia.

qualquer funda, preservO meio ambiente a base por sobre a qual qualquer sociedade se funda, portanto, preserv-lo tambm preservar as possibilidades de crescimento futuro. Por isso, manter a biodiversidade biodiversidade e o equilbrio dos sistemas fsicos e naturais garantir o desenvolvimento no s das atuais geraes, como tambm das futuras. existir Sempre se falou em existir um conflito entre sociedade e natureza que, na verdade, falso. A recisam matrias atriassociedade e sua economia precisam da natureza para dela extrair as matrias-primas de que necessitam. A reside a necessidade de encontrarmos um caminho do meio para o qualquer desenvolvimento, sob pena de impossibilitarmos qualquer tipo de atividade econmica.
Questo 02 Analise a imagem de satlite.

A partir das imagens de satlites possvel a previso do tempo e o estudo das mudanas meteorolgicas. Nessa imagem visvel uma grande faixa clara sobre o Brasil, adentrando ao pas pelas faixas mais meridionais.

== Prof. Raul Santos ============== Geografia =========== IFPB Campus Joo Pessoa =

Identifique como chamada esta faixa para a meteorologia. Posteriormente explique de que forma a permanncia deste fenmeno sobre o Brasil atinge o cotidiano da populao. Justifique-se citando exemplos.

TrataTrata-se esta da Massa Tropical Atlntica, que adentra ao pas, nos meses de inverno, pelo Atlntica, Sudeste. Em choque com a Massa Polar Atlntica, provoca intensas chuvas frontais que do omo origem a enchentes. Como exemplo, podemos citar os ltimos desabamentos de encostas Janeiro, ocorridos na regio serrana do estado do Rio de Janeiro, em virtude da grande pluviosidade MTA. trazida pela referida MTA.
Considere o mapa a seguir para responder s questes 03 e 04:

Fonte: adaptado de www.geografiaparatodos.com.br. Acesso em 03/11/2009.

Questo 03 No mapa da Amrica do Sul foram destacadas quatro cidades, representadas pelos pontos A, B, C e D. a) Cite quais so os climas das cidades A e B. b) Explique como a maritimidade influencia na diferenciao dos dois climas, mesmo as cidades estando na mesma latitude.

Item A A suborientais. O clima da cidade A o Tropical sub-mido ou mido das encostas orientais. O da cidade B o Tropical alternadamente mido e seco. B Item B A maritimidade provoca menor oscilao das temperaturas no decorrer do dia e do ano. Por isso, o Tropical Alternadamente mido e seco, mais exposto continentalidade, apresenta apresenta maiores variaes trmicas no decorrer do dia e do ano. Por sua vez, o clima mais litorneo A, da cidade A, alm de apresentar maior pluviosidade, tambm mais estvel.
Questo 04 As cidades C e D se encontram, praticamente, na mesma latitude, porm possuem mdias trmicas bastante discrepantes. a) Identifique o fator espacial responsvel por essa diferena. b) Explique como o fator identificado interfere nesse processo.

== Prof. Raul Santos ================================ Geografia ================= IFPB Campus Joo Pessoa ==

C D O fator espacial responsvel pela diferena entre os climas das cidades C e D a altitude, C encontraD j que a cidade C encontra-se na Cordilheira dos Andes e a D na plancie do chaco umidade paraguaio. Por isso, a cidade localizada nas montanhas apresenta menor umidade relativa fria, altitude, do ar e mais fria, j que quanto maior a altitude, menor a presso e tambm menor a reteno de gases e de temperatura. Por sua vez, a cidade localizada no chaco mais mida e mais quente, por haver maior atmosfricos reteno de gases atmosfricos e de temperatura.
Questo 05 Relatrio divulgado pelo Pnuma (Programa da ONU para o Meio Ambiente) apontou que 17% da Floresta Amaznica foi destruda no perodo entre 2000 e 2005, segundo informao do jornal francs Le Monde. Segundo o jornal, durante este perodo foram queimados ou destrudos 857 mil quilmetros quadrados de rvores o equivalente ao territrio da Venezuela. A maior parte do desmatamento ocorreu no Brasil, mas os outros sete pases que tambm abrigam a floresta esto sendo responsabilizados pela Pnuma, com exceo da Venezuela e do Peru (...)
(Revista Conhecimento Prtico em Geografia. N24. Editora escala educacional. p. 9)

Fonte: Revista Conhecimento Prtico em Geografia. N24. Editora escala educacional.

Uma das principais atividades econmicas responsveis pelo desmatamento da Amaznia a extrao de madeira ilegalmente. a) Aponte duas alteraes climticas, caso essa prtica continue se expandindo. b) Destaque e explique duas outras atividades econmicas da Amaznia que tambm so responsveis pelos impactos ambientais nesse ambiente natural.

a) Menor umidade relativa do ar e menos chuvas, j que haver menor evapotranspirao. pecuria, b) Forte expanso das fronteiras agrcolas e da pecuria, sobretudo na rea fronteiria entre a Amaznia e o Cerrado. Essas prticas provocam queimadas e desmatamento.
Questo 06 Do ponto de vista ambiental, cite e justifique quais so as duas bacias hidrogrficas brasileiras que mais sofrem impacto ambiental e as duas que mais sofrem impacto social com a construo de hidreltricas.

Os maiores impactos ambientais so observados na Bacia Amaznia e na Bacia do presena Araguaia, em virtude de serem reas com extensa presena de formaes vegetais nativas. Os maiores impactos sociais se fazem sentir na bacia do Paran e na do So Francisco, j hidreltricas que esto em reas densamente povoadas e a construo de hidreltricas poderia gerar a desocupao de cidades populosas.
Questo 07 O Brasil um dos pases que mais possui potencial hidreltrico e que usa tal recurso. Porm, a ocupao humana de seu territrio contradiz a distribuio espacial desse potencial. Cite uma grande contradio existente entre potencial hidreltrico e ocupao socioeconmica brasileira. Justifique sua resposta.

O maior potencial hidreltrico do Brasil est na Amaznia por causa da presena de rios entanto, concentramCentrocaudalosos. No entanto, as reas populosas concentram-se no Centro-Sul. A a contradio.
== Prof. Raul Santos ================================ Geografia ================= IFPB Campus Joo Pessoa ==

Questo 08

Fonte: www.sintrascoopa.com.br. Acesso em 13/11/2009. O domnio morfoclimtico das araucrias um dos biomas mais devastados no Brasil. Por se localizar numa regio de grande povoamento, sua vegetao tem ficado restrita a alguns parques ecolgicos e as demais reas substitudas por outras atividades econmicas. Identifique os processos responsveis pela devastao das espcies das araucrias.

Os principais processos de devastao das Araucrias so a produo de celulose, levada a cabo cabo pela forte de indstria de papel localizada na regio, e a intensa urbanizao da Regio Sul do pas.
Questo 09 Os climogramas so grficos que permitem comparar os climas por meio de dados referentes a temperatura e umidade.

A partir da anlise desses climogramas, justifique as diferenas de amplitude trmica e de total anual de chuva verificadas entre os dois tipos climticos representados.

localizaKuala Lumpur, na Malsia, localiza-se em rea tropical e por isso tem baixas amplitudes pluviosidade, trmicas anuais e intenso nvel de pluviosidade, caractersticas compatveis com o clima equatorial. cidade equatorial. J a cidade de Barrow, no Canad, est numa regio de clima temperado, por isso h grande amplitude trmica, j que no vero as temperaturas so altas e no inverno muito percebebaixas. Quanto pluviosidade, percebe-se que se d em nvel bem menor que as reas tropicas, j que os climas temperados no tm como caracterstica altos nveis de pluviosidade.

== Prof. Raul Santos ================================ Geografia ================= IFPB Campus Joo Pessoa ==

Questo 10 Analise o mapa do clima do Brasil.

Fonte: FERREIRA, Graa Maria. Geografia em mapas. So Paulo: Moderna, 2005. O territrio brasileiro pode ser dividido em cinco grandes climas, com variaes internas devido a fatores locais. a) Identifique os tipos climticos representados pelos nmeros 1, 2, 3, 4 e 5. b) Relacione na ordem crescente os climas, levando-se em considerao a amplitude trmica. c) Apresente os fatores responsveis por este ordenamento climtico.

Semia) 1. Equatorial; 2. Tropical Alternadamente mido e seco; 3. Semi-rido; 4. Subtropical; 5. SubTropical Sub-mido. b) 1. Subtropical; 2. Tropical Alternadamente mido e seco; 3. Tropical Sub-mido; 4. SubSemiSemi-rido; 5. Equatorial. c) O clima subtropical o de maior amplitude trmica, por ser uma variao do clima destacadas. temperado e apresentar as estaes do ano mais ou menos bem destacadas. O prximo da lista o tropical alternadamente mido e seco, por apresentar, no meio do ano, perodo de tropical Subinverno, baixas mdias trmicas. O terceiro o Tropical Sub-mido pela presenta da MTA mdias est semique, no inverno, baixa as mdias trmicas. Em penltimo, na lista, est o semi-rido, j que climas assim geralmente tm amplitude trmica intensificada pela fenmeno da continentalidade. Por ltimo, est o clima equatorial, rea de floresta amaznica, que apresenta somente uma estao o ano todo: quente e mido, com quase nenhuma variao trmica.

== Prof. Raul Santos ================================ Geografia ================= IFPB Campus Joo Pessoa ==

You might also like