You are on page 1of 21

Captulo 1 - Cor Luz

No h verdadeiramente cor nas coisas, mas na luz. Por atribuio, em funo luz, diz-se a cor. Quando um objeto se mostra amarelo, significa apenas que refletiu as ondas amarelas e absorveu as verdes, azuis, violetas, alaranjadas, vermelhas. Sem entender que a cor pertence luz e no aos objetos que a absorvem e refratam, no se consegue entender a afirmativa de que as coisas ditas coloridas efetivamente no tm cor alguma. Tambm afirmamos que, ao desaparecerem na escurido, quando a luz se ausenta, as coisas assim ficam exatamente porque a cor no lhes pertence, pois na verdade, as cores pertencem luz que retornou aos olhos do observador. 1.1 Aspectos histricos Filsofos e psiclogos, artistas e cientistas sempre foram fascinados pelos mistrios continuamente envolventes da luz. O homem a utilizou como fonte de inspirao: a luz das estrelas, as sombras prprias e projetadas, as teorias acerca da origem do universo, as cores etc. A Bblia, enquanto um livro histrico, d prioridade basilar luz, considerandoa o primeiro suspiro da criao divina. Os egpcios, obviamente, conheciam algo a seu respeito, j que a grande pirmide de Queops tem uma altura proporcional distncia que separa o sol de nosso planeta, e atualmente os clculos dessa distncia s foram possveis com a participao da luz1. Na Grcia, Tales de Mileto (625-543 a.C.), utiliza-se das sombras projetadas de um graveto para o clculo de segmentos proporcionais. No futuro, a demonstrao matemtica lhe atribuiria a descoberta do famoso teorema2. At o tempo de Leonardo Da Vinci, havia uma crena no fato de que a viso humana estaria em poderosos raios emitidos pelo olho. Leonardo afirmou que nada disso ocorria, e semelhantemente ao fenmeno sonoro, nossos aparelhos perceptivos que captavam os estmulos emitidos.

6 A distncia da Terra ao Sol de aproximadamente 146 milhes de quilmetros. Se multiplicarmos a altura da pirmide de Queops por um milho obtemos equivalente distncia. Encontrando-se, frente a frente,com a pirmide de Queops, Tales empregou um mtodo, por ele mesmo criado e que, ainda hoje, nos cativa pela sua simplicidade e preciso para saber sua altura: plantou sobre a areia, verticalmente, um basto de madeira, cujo comprimento conhecia, e mediu a sua sombra. Aps medir a sombra da pirmide, deduziu-lhe a altura, porque sombras e alturas, tanto em pirmides quanto em bastes, quaisquer que sejam seus tamanhos, so proporcionais.Esta proporcionalidade entre alturas e sombras constitui o que hoje se aprende na escola sob a denominao Teorema de Tales.

Figura 1 - Cortes transversais da cabea desenhados por Leonardo Da Vinci por volta de 1500

Isaac Newton foi o primeiro a realizar uma srie de importantes descobertas que estabeleceram as bases do conhecimento cientfico da luz e da viso das cores. Sendo toda a sua teoria baseada nos princpios euclidianos 3, Newton atribuiria luz um carter retilneo. Sua famosa experincia com o prisma de cristal, demonstrando que a luz solar branca, composta de diversos comprimentos de onda (todas as cores), o ponto de partida de muitas teorias posteriores sobre o assunto. A maneira retilnea como os raios luminosos normalmente so representados corrobora com sua afirmao anterior.

figura 3 Roda de Cores de Newton desenho do sculo XVIII autor Moses Harris

. sabido que Newton raciocinava segundo os princpios da geometria Euclidiana, pois em sua poca no existia uma geometria no-Euclidiana .
3

Tendo em vista numerosas experincias que realizou a respeito do comportamento da luz, especialmente dos fenmenos de reflexo, idealizou sua teoria, em que se mostrou convencido de que a luz possua uma estrutura corpuscular. Essas partculas, ao chocarem-se com os corpos, pareciam refletir-se como bolas que se chocam contra paredes resistentes e, ao atingirem o aparelho visual, determinam o fenmeno da viso. Segundo Michael Ference Jr., Harley B.Lemon e Reginald J. Stephenson, em Curso de Fsica (som e luz), Newton no aderiu teoria corpuscular somente por preconceito teoria ondulatria, ele reconhecia que muitos dos efeitos pticos da luz s poderiam ser interpretados se a luz fosse uma onda, mas ele nunca pensou em se aprofundar nisso. Trabalhou somente com as experincias que provavam que a luz tinha movimento retilneo e corpuscular O conceito atmico ainda estava ligado concepo de Demcrito (460-370 a.C) e Leucipo (500-430 a.C.)5, sob influncia de uma esttica dita Newtoniana, acreditava que os tomos se reuniam por intermdio de ganchos, que garantiam o absolutismo da matria6.
4

Obviamente, Newton se encontrava em bases cientficas diferentes do que Leonardo da Vinci, quando da elaborao da sua teoria corpuscular, embora as intuies do mestre florentino lhes fossem concorrentes. No sculo XX vimos a retomada dessa especulao, em bases, mais uma vez, completamente diversas. Newton admitiu que a retina podia conter inumerveis receptores luminosos, cada qual reagindo a um estmulo cromtico nico e transmitindo ao crebro um sinal apropriado. Tal definio de Newton no era perfeita, mas abriu as portas a estudos posteriores. Com a publicao de Opticks7, em 1704, Newton incluiu algumas reflexes arrojadas sobre a viso e, nas edies seguintes incluiu perguntas, para que outros pesquisadores dessem prosseguimento s suas descobertas. Segundo Filardo Bassalo em seu livro Nascimento da Fsica, Newton publicou, em 1704, trs livros que compunham a srie Optikis, sendo que ao final do terceiro livro, como apndice, apresentou suas famosas questes, num total de dezesseis, redigida de maneira problemtica para posteriores pesquisas. Em 1706, quando foi
Demcrito foi um filsofo grego, pr-socrtico, formulador da teoria atomista, segundo a qual a matria se constitui de partculas minsculas chamadas tomos. Ele considerou que toda a realidade se compunha de dois nicos elementos: o vcuo ou no-ser e os tomos. Afirmava, tambm, que o ark so os "tomos", palavra grega que designa aquilo que indivisvel. 5 Leucipo foi um filsofo grego, criador da teoria atomista, que foi desenvolvida por Demcrito. considerado discpulo de Zeno, mas tambm especula-se sobre ser na verdade discpulo de Parmnides e Melisso. Atribuem a Leucipo uma obra: A Grande Ordem do Mundo. Neste livro, diz que nenhuma coisa se engendra ao acaso, mas a partir da razo e da necessidade. Ele concebeu a determinabilidade no de modo superficial, mas de maneira especulativa. Haveria no mundo a matria e o vazio. A matria constituda de tomos, que se movem em torvelinho. O absoluto o tomo, o verdadeiro. O um e o princpio so abstratos. Princpio do um ideal, o pensamento a essncia das coisas. Os tomos movem-se por necessidade, se chocam e se rechaam. So distintos entre si pela ordem e pela posio. 6 A palavra tomo composta de A = "No", TOMO = "Diviso", significando o "Indivisvel". 7 A primeira edio inglesa de Opticks, or A Treatise on the Reflections, Refractions and Colours of Light (1704; ptica, ou Um tratado sobre a reflexo, refrao e cores da luz) traz importantes complementos, entre eles uma prefigurao da noo de comprimento de onda, sob o nome de "teoria dos acessos de fcil transmisso".
4

publicada a edio latina, Newton acrescentou mais sete questes. Finalmente, em 1717, quando publicou a segunda edio inglesa, Newton colocou mais oito novas questes. Em 1865, Maxell apresentou um trabalho no qual demonstrou que a luz, diferente do que pensava Newton, era uma onda eletromagntica. Do ponto de vista cientfico, o eletromagnetismo de Maxwell, a gravitao de Newton e o ter8 fizeram com que os homens do final do sculo XIX afirmassem que os principais conhecimentos acerca do Universo Mecnico haviam sido desvendados. Com a constatao da no-existncia do ter e a nomeao do vcuo para o seu lugar, foi posto termo ao perodo de dominao das teorias absolutistas9. A fsica ondulatria (abrangendo a ptica e a acstica) tambm parecia ter atingido uma grande perfeio durante o sculo XIX. At o sculo XVIII, a opinio predominante era a de que a luz era constituda por pequenas partculas muito rpidas que saam dos corpos luminosos. No entanto, no incio do sculo XIX foram estudados fenmenos de difrao e interferncia, que s podiam ser explicados, supondo-se que a luz fosse constituda por ondas. Graas principalmente aos estudos de Augustin Fresnel (1788-1827)10 e Thomas Young, os fsicos foram se convencendo de que era necessrio abandonar a teoria corpuscular da luz, e o modelo ondulatrio se tornou uma unanimidade. Para o estudo dos fenmenos ondulatrios da luz, foram desenvolvidos mtodos matemticos bastante complicados. Foi tambm durante o sculo XIX que foram estudadas as radiaes infravermelha e ultravioleta, duas radiaes semelhantes luz, porm invisveis. Assim, a ptica se ampliou, passando a abranger no apenas aquilo que vemos, mas tambm certos tipos de luz que no se via. Alm dos estudos puramente cientficos, o estudo da luz levou a importantes inventos, durante o sculo XIX. Nas primeiras dcadas do sculo XIX, Hans Christian Oersted (1777 - 1851) e Michael Faraday (1791 - 1876) descobriram a possibilidade de produzir efeitos magnticos, utilizando a eletricidade, e vice-versa. O primeiro descreveu o desvio produzido pelas correntes eltricas sobre a agulha da bssola e o segundo descobriu os fundamentos da induo eletromagntica. Nascia, assim, o eletromagnetismo. Houve um intenso estudo experimental dessa nova rea, seguido por desenvolvimentos tericos que culminaram com a teoria eletromagntica de Maxwell.

No sculo XIX, com as suas teorias de campo e eletromagnetismo, Maxwell e Faraday passaram a considerar o ter como algo esttico, em oposio aos conceitos primordiais, mas ainda assim o ter era visto como uma realidade e at assumido como meio de propagao dos efeitos de campo. Quando Michaelson-Morley, em 1880, tentaram medir a velocidade da Terra e verificaram que no havia nenhum indicador significativo da presena de uma substncia tal como o ter, que interferisse em seus clculos. Seja pela ausncia de evidncias, seja pela absoluta insignificncia de sua influncia para fins tericos e prticos, o fato que, pela primeira vez, o ter foi descartado do conjunto dos princpios cientficos. Em 1819, o francs Auguststin Fresnel desenvolve a teoria ondulatria da luz.

10

Se compararmos a Fsica do final do sculo XIX com a de cem ou duzentos anos antes, poderemos considerar que o avano cientfico havia sido espantoso. Os maiores sucessos no foram a descoberta de novos fenmenos, mas sim resultados tericos que revolucionaram a viso sobre os principais fenmenos fsicos. O eletromagnetismo conseguiu inicialmente unir duas reas de estudo que eram totalmente separadas antes : a eletricidade e o magnetismo. Essa sntese foi apenas um primeiro passo, pois o estudo dos fenmenos eletromagnticos levou, na segunda metade do sculo XIX, previso de ondas eletromagnticas com a mesma velocidade da luz. Essas ondas foram depois criadas experimentalmente por Gustav Ludwig Hertz (1887 - 1975), e confirmou-se que elas tinham propriedades muito semelhantes s das ondas luminosas. Concluiu-se, ento, que a luz era um tipo especial de ondas eletromagnticas, de alta freqncia, e, assim, a ptica passou a ser uma parte do eletromagnetismo. Portanto, ao final do sculo XIX, os fsicos podiam perceber grandes avanos e importantes sucessos. Novos fenmenos haviam sido descobertos, novas leis tinham sido estabelecidas, e conquistavam-se resultados tericos novos muito gerais. A eletricidade e o magnetismo haviam-se unido; depois o eletromagnetismo e a ptica haviam-se fundido, e a mecnica e a termodinmica tambm estavam produzindo uma sntese terica. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, foram estudadas descargas eltricas em gases rarefeitos. Observando os fenmenos que ocorriam a presses muito baixas, William Crookes (1832 - 1919) descobriu os raios catdicos.

Figura 4 Ampola de Crookes

A "ampola de Crookes" feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vcuo. Ela contm duas placas metlicas ligadas a uma fonte de tenso eltrica. A placa ligada ao plo negativo chamada de catodo e a outra, ligada ao plo positivo, o anodo. Quando a tenso entre o catodo e o anodo fica bem elevada, surge um feixe eletrnico 11 que sai do catodo e atravessa o tubo. So os "raios catdicos".
11

Acreditava-se ser luminoso

Em 1895, quando Wilhelm Roentgen12 (1845-1923) descobriu os raios-X, ningum sabia o que eram esses misteriosos raios catdicos. Os alemes achavam que eram uma forma de onda eletromagntica, mas seus argumentos no eram totalmente convincentes. Procurando detectar a radiao eletromagntica de alta freqncia prevista por Helmholtz, Roentgen dispunha de um tubo de raios catdicos com excelente vcuo e usava, como fonte de alta tenso eltrica, uma bobina de induo parecida com essas que alimentam as velas de um carro, porm maior. Tinha, tambm, por perto, uma placa fluorescente de cianeto de platina e brio: esse material fluorescia, quando recebia radiao, visvel ou no. Para facilitar a observao da fraca luminosidade da placa fluorescente, Roentgen fechou as cortinas do laboratrio e cobriu o tubo de raios catdicos com uma caixa de papelo. Segurou um pequeno disco de chumbo na frente do detector fluorescente, com a inteno de ver a sombra do disco na placa, e notou, no apenas a sombra do disco, mas tambm a sombra dos ossos de sua prpria mo.

Figura 5 - Foto recente do laboratrio de Roentgen no Instituto de Fsica de Wrzburg.

Foi s em 1897 que o ingls J. J. Thomson (1856-1940) mostrou que esses raios so formados por partculas carregadas negativamente. Na poca de Thomson, os fsicos estavam fascinados pelos raios catdicos e trabalhavam arduamente para entender sua natureza. Alguns pensavam que os raios deveriam ser uma forma de luz porque eles tinham vrias das propriedades da luz: eles viajavam em linha reta, produziam alteraes qumicas e brilho fluorescente exatamente como faz a luz. Assim, os raios catdicos seriam ondas eletromagnticas de freqncias maiores ou menores do que as da luz visvel. Hoje, sabemos que essas partculas so eltrons. Quando os eltrons saem do catodo e atingem o anodo ou a parede interna do tubo d-se uma troca de energia. A energia cintica dos eltrons convertida, parte em calor e parte em radiao eletromagntica. Hoje, tambm, sabemos que essa radiao o que conhecemos como raios-X. O estudo da luz e das novas radiaes havia levado a muitos sucessos, mas tambm trouxe grandes problemas. Em 1821, Fraunhofer (1787-1826) j havia
12

Fsico alemo nascido em Lennep, Prssia, descobridor dos raios X. Estudou fsica na Holanda e na Sua e obteve seu doutorado em fsica na Universidade de Zurique (1869). Lecionou Fsica nas universidades de Estrasburgo, Hokenheim, Giessen e Wrzburg (1876-1900).

determinado os comprimentos de onda e, em 1885, Balmer (1825 -1898) j havia descoberto as linhas espectrais do tomo de hidrognio na parte visvel. Em fins do sculo XIX, era bem conhecido que determinadas espcies de tomos emitiam as linhas espectrais prprias. Esses fatos contradiziam evidentemente o modelo atmico determinado por Ernest Rutherford (1871 1937) 13. Se o eltron girava em torno do ncleo com velocidade constante, pelos clculos da teoria de Maxwell, s poderia emitir luzes de uma s freqncia. Por outro lado, emitindo luz, deveria perder energia e iria aproximando-se do ncleo. Concomitantemente, a linha espectral deveria se deslocar. Como resultado, a luz de hidrognio mostraria um espectro contnuo e no-linear. A espectroscopia se tornou um importante mtodo de identificao dos elementos e passou a ser um instrumento fundamental na qumica.Mas qual era a causa fsica dessas raias? De acordo com a teoria ondulatria da luz, cada linha do espectro deveria estar relacionada a algum fenmeno de oscilao regular, de uma freqncia exata, capaz de emitir ou absorver aquela radiao. O que existia, nos tomos, que pudesse produzir isso? Descobriu-se que os raios X e a radiao ultravioleta podiam descarregar eletroscpios. Em alguns casos, a luz visvel tambm podia produzir esse "efeito fotoeltrico", mas o fenmeno dependia da freqncia da luz e do tipo de metal utilizado. No se compreendia como isso ocorria, nem por que motivo alguns tipos de luz no conseguiam produzir o efeito fotoeltrico. Depois compreendeu-se que cada elemento qumico em estado gasoso capaz de emitir ou absorver luz com um espectro descontnuo de raias, e que o espectro do Sol produzido pelos gases que o cercam. Um elemento qumico, quando recebe energia (calor, eletricidade, etc.), emite luz na forma de um espectro descontnuo, que devido aos saltos dos eltrons entre nveis e subnveis energticos. Cada elemento qumico tem seu espectro caracterstico como se fosse uma impresso digital, produzindo raias coloridas especficas. A maneira de medir por meio da freqncia da onda, do comprimento da onda, da velocidade de propagao da onda e da amplitude da onda. Um dos grandes problemas tericos do final do sculo XIX era compreender a interao entre matria e radiao. Como funcionavam os materiais luminescentes e por que os slidos emitiam um espectro luminoso contnuo, e os gases emitiam espectros descontnuos? Se a luz uma onda eletromagntica, existiam cargas eltricas vibrando dentro dos gases, para produzir a luz emitida? Por que essas vibraes possuam apenas certas freqncias, diferentes de um elemento qumico para outro? No final do sculo XIX, o estudo de alguns desses problemas e as tentativas de continuar a unificar a fsica levaram a problemas tericos complicados, desencadeando a criao da teoria da relatividade e da teoria quntica. As dificuldades surgiram basicamente quando se procurou unificar a mecnica com o eletromagnetismo (da surgiu a Teoria da Relatividade) e a termodinmica com o eletromagnetismo (da se originou a Teoria Quntica). A Teoria Quntica surgiu da tentativa de compreender os problemas de interao da radiao com a matria e solucionar alguns desses problemas. Procurando fundir a
13

Em 1896, Ernest Rutherford, da Nova Zelndia, descobre o processo de deteco magntica das ondas eletromagnticas.

teoria eletromagntica da luz com a termodinmica e a mecnica estatstica, logo surgiram dificuldades que pareciam insuperveis. O primeiro passo no desenvolvimento da teoria quntica foi dado por Max Planck (1858-1947) no ano de 1900. Planck viria a dar uma nova direo para a especulao cientfica. Numa reunio da Sociedade Alem de Fsica, em 14 de dezembro de 1900, esse cientista apresentou o artigo "Sobre a Teoria da Lei de Distribuio de Energia do Espectro Normal". Esse artigo, que a princpio atraiu pouca ateno, foi o incio de uma revoluo na fsica. A data de sua apresentao considerada como sendo a do nascimento da mecnica quntica. O quantum, segundo Planck, seria uma unidade indivisvel na qual as ondas podem ser emitidas ou absorvidas. Desta forma, sempre que acendemos a luz dentro de uma sala, a mesma aumenta o seu volume interno, pois os ftons emitidos empurram as paredes. Posteriormente, Albert Einstein, em 1905, escreve a sua tese de doutorado intitulada: Em uma determinao nova de dimenses moleculares, em que postula que a luz ainda caminharia em linha reta pelo vcuo. Einstein examinou o fenmeno descoberto por Max Planck de acordo com o qual energia eletromagntica era emitida em quantidades discretas. A energia desse quanta era diretamente proporcional freqncia da radiao. Isto parecia contradizer a teoria eletromagntica clssica, baseado nas equaes de Maxwell e as leis de termodinmicas que admitiam que aquela energia eletromagntica consistia em ondas que poderiam conter qualquer quantia pequena de energia. Assim, Einstein utilizou a hiptese do quantum de Planck para descrever a Radiao Eletromagntica da Luz. Nessa poca, os cientistas ainda no chegariam a uma concluso definitiva sobre a constituio da luz, j que, em certos eventos, ela se comportava como onda eletromagntica e em outros, como matria14. Essa contradio, inicialmente, afetou os prprios fundamentos da fsica experimental e da lgica, quando se verificou que, segundo as condies experimentais, a luz comportava-se ora como onda, ora como corpsculo. Mas a teoria ondulatria da luz, como hiptese, conquistou um maior nmero de adeptos do que a Teoria Corpuscular. Segundo a Teoria Ondulatria, a natureza da luz seria semelhante das ondas que se produzem e se propagam na superfcie da gua quando jogamos uma pedra. primeira vista, a gua parece afastar-se da pedra, mas na realidade isso no ocorre. Basta observar o movimento de uma bia sobre as ondas a qual oscila para cima e para baixo, no entanto permanece no mesmo lugar. A Teoria Ondulatria sustentou que a luz tinha as mesmas caractersticas. Ao invs de se formarem na gua, porm, as ondas luminosas ocorreriam em outras substncias. Os principais proponentes da Teoria Ondulatria da propagao da luz foram Christian Huyghens, que, em 1690, formulou uma teoria ondulatria da luz; Augustin Fresnel (1788-1827), que, em 1819, desenvolveu a teoria e James Maxwell que afirma o carter eletromagntico em 1831, confirmada, em 1886, por Hertz, que produziu e detectou as ondas em laboratrios.
14

O comportamento da luz , por vezes, corpuscular e, em outras, ondulatrio. Chama-se dualidade partculaonda

Christian Huyghens, que nasceu quatorze anos antes de Newton e sempre defendeu o ponto de vista ondulatrio, mas faltou com qualquer prova experimental de sua afirmao, deu, entretanto, cincia uma construo que serve at hoje para muitos clculos bsicos de ptica. Segundo Michael Ference Jr., Harley B.Lemon e Reginald J. Stephenson, em Curso de Fsica (som e luz): O mtodo de Huyghens muito mais pitoresco e vantajoso, j que ele conserva as caractersticas ondulatrias da luz Em 1801, Tomas Young tambm trabalhou com a teoria ondulatria da luz. Foi um dos primeiros a induzir a idia da interferncia como um fenmeno ondulatrio da luz e do som. O trabalho de Young passou despercebido comunidade cientfica por mais de uma dcada. 1.2 Aspectos Fsicos A correta compreenso da cor importa em conhecimentos complexos de fsica. A percepo da cor em tudo que chega aos nossos olhos requer pouco raciocnio, mas o entendimento de como ela formada, quantificada e avaliada exige um estudo mais aprofundado. A cor um fenmeno qumico-fsico, resultado de reaes moleculares que, quando excitadas eletricamente, geram radiaes. Portanto, no possvel falar em cor sem a existncia da luz e sem o conhecimento da fsica e da qumica. Com a luz, o objeto se acende e se apaga. Quer observemos a luz, quer observemos os corpos que a refletem, a cor se associa ao comportamento da luz. Por isso, no se pode definir a cor como sendo apenas o elemento visual dos corpos, e sim uma relao fsico-qumica entre eles. Portanto, para que possamos entender sobre cores, necessrio que tenhamos noo sobre as ondas eletromagnticas: Ondas Eletromagnticas Conceito de onda: uma onda pode ser definida como propagao resultado de um abalo ou perturbao no meio.

Ondas transversais: so ondas que se originam de uma perturbao perpendicular sua direo de propagao.
perturbao

propagao

Figura 6 Ondas Transversais

Ondas longitudinais so ondas que se originam de uma perturbao paralela sua direo de propagao. Perturbao

propagao
Figura 7 Ondas Longitudinais

Nmero de dimenses da propagao de energia - Unidimensionais: a energia propaga-se linearmente, como na corda. - Bidimensionais: a energia propaga-se superficialmente, como na superfcie da gua. - Tridimensionais: a energia propaga-se no espao, como as ondas sonoras e as luminosas.

As ondas eletromagnticas so ondas transversais e tridimensionais, e tm sempre origem na resultante de dois abalos perpendiculares entre si: um campo eltrico e outro magntico, transportando energia sob a forma de quanta15 Embora tridimensionais, elas no precisam de um meio para propagar-se, como acontece com as ondas sonoras que so tridimensionais16 mas precisam de um meio para propagao, pois, sendo de origem mecnica, trabalham com variao de presso, alm de terem uma relao entre comprimento de onda e freqncia diferente da onda eletromagntica.

Figura 8 Onda eletromagntica

Comprimento de onda

15

20

16

De acordo com Max Planck (1900), quando uma partcula passa de uma situao de maior para outra de menor energia ou vice-versa, a energia perdida ou recebida em "pacotes" que recebem o nome de quanta (quantum o singular de quanta). As ondas eletromagnticas so transversais e tridimensionais e as ondas sonoras so longitudinais e tridimensionais.

As ondas eletromagnticas podem ser caracterizadas pelo seu comprimento de onda. Comprimento de onda a distncia entre uma crista at a outra, ou ento de uma vale (depresso) at o outro. Podemos resumir como a menor distncia entre os dois pontos da onda em concordncia de fase.

Figura 9 Comprimento de onda

Unidades usuais para medir comprimento de onda

Unidade
1 metro 1 centmetro 1 milmetro 1 micrometro 1 nanometro 1 ngstron (m) (cm) (mm) (m) (nm) (A)

fraes
1 0,01 0,001 0,000001 0,000000001 0,0000000001

Freqncia

Tambm encontramos ondas dadas por sua freqncia, que entendida como a quantidade de vezes que a onda se repete em um intervalo de 1 segundo. A freqncia dada em hertz17 (Hz).
Unidades usuais para medir freqncia Unidade 1 hertz 1 kilohertz 1 megahertz
17

mltiplos 1 1000 1000000

Heinrich Hertz (1857-1894) Fsico Alemo, estudou o trabalho de Maxwell e efetuou uma srie de experincias entre 1886 e 1889, envolvendo medies da fora das oscilaes em diferentes pontos ao longo de uma folha de zinco. Essas experincias confirmaram a existncia de ondas, que agiam de forma idntica luz, com relao refraco e polarizao.Em resumo, Hertz tinha provado a teoria de Maxwell de que a luz era uma forma de radiao eletromagntica.Desde ento, em sua homenagem, d-se o nome de ondas hertzianas.

1 gigahertz Velocidade

1000000000

A velocidade v mede a distncia percorrida pelo padro em uma unidade de tempo.

Figura 10 Velocidade da onda Amplitude

Amplitude de uma onda a distncia entre uma crista e um ponto mdio e mede a intensidade luminosa.

Figura 11 Amplitude da onda

Clculo de freqncia

A freqncia, como j visto, o nmero de oscilaes e nos d o nmero de ascenses e descidas de cada perturbao num segundo, da crista ao vale e vice-versa. O tempo necessrio para isso denomina-se durao de oscilaes. Numa freqncia de 50 hz, por exemplo, ou seja, 50 oscilaes por segundo, a durao das oscilaes ser um cinqenta avos de segundo. As duas grandezas so recprocas e uma ser o inverso da outra. Nessa qinquagsima parte de um segundo, opera-se um movimento equivalente a um comprimento de onda; nessa qinquagsima parte dum segundo, a onda avanar para a direita um comprimento de onda digamos, por exemplo, de um metro. Em um segundo, o processo da onda corresponder, portanto, a 1m x 50 = 50 m/s. Esse produto corresponde velocidade a velocidade de propagao da onda.

Logo: Velocidade de Propagao = Freqncia x Comprimento de Onda Ou ento: Freqncia = Velocidade / Comprimento de Onda Como a velocidade de propagao da onda magntica j conhecida- 300 000 km/s aproximadamente:
Quanto maior a freqncia

(freqncia = 300 000 km/s / Comprimento de onda)

Menor ser o comprimento de onda

Quanto menor a freqncia

(freqncia = 300 000 km/s / Comprimento de onda)

Maior ser o Comprimento de onda

O Espectro Eletromagntico

As ondas eletromagnticas so de variado comprimento, sendo as mais curtas os raios csmicos, as mais longas as ondas de TV, as intermedirias, a luz, com suas respectivas cores. A separao natural dos comprimentos de onda ocorre nas diversas maneiras com que os corpos refletem a luz. Alguns comprimentos produzem calor, outros a sensao de cor. Outros ainda no se manifestam aos nossos sentidos, mas se revelam por efeitos que permitem constatar sua presena. Todo corpo que possua uma temperatura acima de 0o absoluto tem a capacidade de emitir ondas eletromagnticas; assim, na natureza podemos encontrar diferentes tipos de fontes capazes de gerar uma grande variedade de ondas eletromagnticas. Podemos entender como Espectro Eletromagntico o conjunto de todas as ondas eletromagnticas conhecidas de acordo com sua freqncia e respectivo comprimento de onda. As radiaes consistem em vrios tipos de vibraes e, nesse grande espectro, cientistas confirmam a formao de cerca de dez milhes de cores que, teoricamente, invadem o campo visual humano. Entretanto, nossa retina registra apenas as variaes de sete cores do espectro eletromagntico emitido pelo sol.

Figura 12 Espectro Eletromagntico

As cores compreendidas no setor que vai de aproximadamente 400 nm a 700 nm de comprimento de onda18 tm capacidade para estimular os cones do olho, provocando a sensao luminosa a que damos o nome de luz e ocasionando o fenmeno da cor. Os raios que no esto no intervalo acima so imperceptveis pelo olho humano. Os raios ultravioletas, por exemplo, possuem comprimento de onda que variam de 300 nm a 400 nm, com todo o seu poder qumico e bactericida, tambm utilizado para detectar falsificaes em pinturas e papel moeda. As radiaes ultravioletas so responsveis por queimaduras de pele, sendo que tais queimaduras e suas conseqncias - cncer de pele - tm sido mais constantes nos ltimos anos com a falta do gs oznio, que funciona como filtro dessas radiaes. J os raios infravermelhos possuem comprimento de ondas que variam de 700 nm a 3000 nm de onde resulta toda a sua ao e seus efeitos trmicos.
Radiaes Visveis

medida que as ondas se revelam aos olhos, denominam-se ondas de luz. Separadas as ondas, pelos seus variados comprimentos, passam a se denominar cores. Cada faixa de comprimento de onda corresponde a um matiz de determinada cor. A variao contnua, mas convencionalmente admite-se a seguinte tabela para caracterizao das mesmas: Violeta Anil
18

400 a 430 nm 430 a 450 nm

1 nm = 1 nanmetro = 0,000000001 metros

Azul Verde Amarelo Alaranjado Vermelho

450 a 500 nm 500 a 570 nm 570 a 590 nm 590 a 610 nm 610 a 700 nm

A cor depende apenas do comprimento da onda eletromagntica19. Cor e comprimento de onda equivalem-se. Apenas a cor conceito qualitativo, intuitivo, um acidente. O comprimento de onda, pelo contrrio, uma grandeza exata, fisicamente mensurvel. Sempre que seja onde for no universo, uma oscilao eletromagntica de comprimento 400 nm nos ferir a retina, o nosso crebro registrar a impresso violeta. Se esbarrarmos com uma oscilao eletromagntica do comprimento de 650 nm, a denominaremos vermelha, porque assim a vem nossos olhos. Pouco importa a origem dessa oscilao. Que ela venha do sol, duma lmpada ou de uma antena poderosa. No nosso olho no h indagao de onde vem a onda, mas exclusivamente se ela tem a medida, isto , o comprimento no intervalo perceptvel. Quando puderes medir, calcular um fenmeno disse lorde Kelvin (1824 1907) sabers alguma coisa a respeito dele. Do contrrio o seu saber ser casual, insuficiente.
20

O conhecimento de que as cores so apenas interpretaes de diferentes comprimentos de onda foi decisivo e permitiu o clculo. Por que o mundo colorido, multicor? Isso tambm depende do comprimento das ondas luminosas. Uma colcha verde, uma ma vermelha, todas guardam em si o seu qualitativo. As molculas da ma absorvem algumas ondas de comprimentos diferentes que nelas incidir, e s refletem a onda de comprimento equivalente ao vermelho, ou seja, ondas de aproximadamente 650 nm.
Fenmenos ondulatrios

A diferena das cores nos objetos da natureza no mais que a diferente capacidade que estes objetos tm de separar as cores. Tratam-se de fenmenos ondulatrios que fazem a absoro e devoluo da luz. A constituio molecular dos corpos tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas at passar atravs, outras so refletidas ou modificadas. Com isso ocorre a separao e a diferenciao das cores que vemos nos objetos. Reflexo - A reflexo de uma onda ocorre aps incidir num meio de caractersticas diferentes e retornar a se propagar no meio inicial. Qualquer que seja o tipo da onda considerada, o sentido de seu movimento invertido, porm o mdulo de sua velocidade no se altera. Isso decorre do fato de que a onda continua a se propagar no mesmo meio.
19
20

Embora a onda possa ser definida tambm pela sua freqncia, mais usual pelo comprimento de sua onda. William Thomson (Lorde Kelvin of Largs) Fsico ingls, inventou galvanmetros e desenvolveu tambm uma teoria sobre a natureza da luz. Diz a literatura que tambm disse:"Meu filho, cincia fsica, o resto coleo de selos

O princpio do funcionamento do espelho to somente uma reflexo das ondas luminosas nele incidente. Desse modo, vemos nossa prpria imagem no espelho quando raios de luz que saem de nossos corpos (corpos que, por si s, j so uma reflexo), atingem a superfcie do espelho e chega at os nossos olhos.

Figura 13 reflexo da luz em caleidoscpio

Refrao - Denomina-se refrao a passagem de uma onda de um meio para outro de caractersticas diferentes (densidade, textura etc). Qualquer que seja o tipo de onda considerada, verifica-se que o sentido e velocidade de propagao no so mais os mesmos de antes da refrao. Tal acontece, pois o meio apresenta propriedades distintas das do meio antigo. A refrao ocorre, por exemplo, quando colocamos uma colher dentro de um copo d'gua e verificamos que a colher parece sofrer uma "quebra" da parte que est dentro da gua em relao a parte que est fora da gua. Isso ocorre devido ao fato da direo original de propagao da luz ter sido desviada devido mudana do meio.

Figura 14 Refrao da luz

Difrao - o encurvamento sofrido por uma onda quando esta encontra obstculos sua propagao. tanto mais acentuado quanto maior o comprimento da onda. Por isso, a difrao sonora mais acentuada e mais facilmente perceptvel que a difrao luminosa.

A difrao da luz e sua posterior interferncia foram conseguidas pela primeira vez em 1800 por Thomas Young, demonstrando, assim, o carter ondulatrio da luz 21. Ele idealizou o seguinte dispositivo: Uma fonte de luz monocromtica foi colocada atrs de uma tela opaca contendo uma estreita fenda da ordem de um mcron. Logo em seguida aparece uma segunda tela, provida de duas fendas idnticas. Caso a luz fosse um feixe de partculas andando em linha reta, no se observaria nada no anteparo, pois toda a luz seria barrada na segunda tela. No entanto, foram obtidas vrias franjas claras e escuras que correspondem s interferncias construtivas e destrutivas respectivamente.

Figura 15 Experincia de Thomas Young

Polarizao - A polarizao, que um fenmeno que acontece somente com as ondas transversais, consiste na seleo de um plano de vibrao frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibrao num certo objeto, este acaba deixando passar apenas as perturbaes que ocorrem num determinado plano. Uma aplicao da polarizao a fotografia de superfcies altamente refletoras como o caso de vitrines de lojas, sem que nelas aparea o reflexo da imagem do fotgrafo. Para isso, utiliza-se um polarizador, que funciona como um filtro, no permitindo que os raios que saem do fotgrafo cheguem at o interior da mquina fotogrfica.

21

O fato de o comprimento da luz ser muito pequeno frente maioria dos obstculos naturais faz com que a difrao no seja fcil de ocorrer, e que levou Newton e outros grandes cientistas a suporem que a luz era um feixe de partculas movendo-se em linha reta e no de maneira ondulatria.

Disperso - A disperso um fenmeno que acontece quando uma onda, resultante da superposio de vrias outras, entra num meio em que a velocidade de propagao seja diferente para cada uma de suas componentes. Conseqentemente a forma da funo de onda inicial muda, sendo que sua forma uma funo do tempo. A luz branca formada pelo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta, que constitui seu espectro. Quando essa luz incide sobre um prisma de vidro, ela acaba sofrendo uma disperso, pois a velocidade da luz diferente para cada cor e a luz branca acaba sofrendo uma decomposio nesta passagem. O violeta o que sofre maior diminuio em sua velocidade, ao passo que o vermelho a cor que sofre a menor diminuio.

Figura 16 - disperso no prisma

Interferncia - Interferncia representa a superposio de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposio pode ter um carter de aniquilao, quando as fases no so as mesmas (interferncia destrutiva) ou pode ter um carter de reforo quando as fases combinam (interferncia construtiva).

Figura 17 - feixe de luz em cruzamento

ARCO-RIS: O arco-ris um dos mais belos espetculos da natureza, resultante da combinao da disperso, reflexo e refrao dos raios de luz em gotculas de gua em suspenso na atmosfera. A luz incidente numa gotcula de gua esfrica acaba sofrendo refrao e uma conseqente disperso, uma vez que a velocidade das ondas luminosas depende da freqncia do meio. Quando um raio luminoso de uma certa cor efetuar seu desvio total mximo, significar que todos os outros de comprimentos de onda prximos emergiro da gota muito juntos, reforando a cor numa direo especfica. Para a luz vermelha, o reforo acontece quando o ngulo entre a gota, o observador e o plano horizontal for de 42 graus; j para o violeta, este ngulo menor (40 graus), sendo que as outras cores possuem valores intermedirios entre estas duas. Nem sempre os artistas entenderam as explicaes da fsica. Richard Dawkins, em seu livro Desvendando o Arco-ris (2000) cita o descontentamento de muitos autores, entre eles John Keats (1795-1821), com relao ao desenvolvimento da fsica, particularmente a reclamao de que Newton teria destrudo a poesia do arco ris: Todos os encantos se esvaem ao mero toque da fria filosofia? Havia um formidvel arco-ris no cu de outrora: Vimos a sua trama, a textura; Ele agora consta no catlogo das coisas vulgares. Filosofia, a asa de um anjo vais cortar, Conquistar os mistrios com rgua e traos, Esvaziar a mina de gnomos, o ar do feitio desvendar o arco ris (KEATS, citado por DAWKIN, 2000, p.64)

Figura 18 arco ris

1.3. A Sntese Aditiva Para criarmos a impresso visual das cores em nosso crebro, necessrio que nosso olho receba energia luminosa em diferentes comprimentos de onda22. Quando estudamos, porm, a origem dessa energia luminosa, ela poder ser percebida diretamente de uma fonte de luz, ou refletida via pigmento, o que chamamos de cor luz e cor pigmento, respectivamente. A composio resultante da cor luz origem diretamente de uma fonte de luz para se obter cores diferentes chamada de sntese aditiva. As cores vermelho, verde e azul so chamadas de cores primrias da sntese aditiva (sistema RGB)23, enquanto que o amarelo, magenta e o cyan so as cores secundrias da sntese aditiva.
22 23

Os cones reagem aos comprimentos de onda do vermelho, do azul e do verde. RGB = Red, Green e Blue

Dessa forma, se projetarmos numa tela branca a luz vermelha e a verde, teremos como resultado a cor amarela. Caso projetemos a luz vermelha e a azul, o resultado obtido ser a cor magenta. J ao projetarmos a luz verde e a azul, obteremos a cor cyan. Finalmente a projeo de todas as luzes vermelha, azul e verde resultar o branco

Figura 19 - Sntese Aditiva

You might also like