You are on page 1of 2

S da valor a educao quem tem.

Com esta simples frase podemos dizer que estamos em uma encruzilhada e que esta pode ser uma das maiores decises que devemos tomar em nossas vidas. Mas, antes dessa tomada de deciso vamos entender um pouco mais o que vem a ser educao. O processo completo de educao engloba os processos de ensinar e aprender. um fenmeno observado em qualquer sociedade e nos grupos que s compem, responsvel pela sua manuteno e perpetuao a partir da transposio, s geraes que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessrios convivncia e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Tendo como fator primordial de sucesso nas organizaes, o fator humano o de maior complexidade dentro de todos os fatores que compem o sucesso destas organizaes na complexa tarefa da gesto do conhecimento. Isso acontece, por que, para que possamos produzir novos conhecimentos temos que deixar para traz antigos paradigmas, assim a mudana no s inevitvel, mas necessria sobrevivncia. Cada vez mais vemos as notcias e ou informaes chegarem com uma maior velocidade e isso nos conduz beira do precipcio do no conhecimento. A grande maioria das novas tecnologias so produtos evoludos das tecnologias atuais, e o que impulsiona todo este desenvolvimento o surgimento de novas necessidades. O ser humano cada vez mais rpido torna os produtos e servios descartveis ou ultrapassados. Vejam que alguns anos atrs um novo modelo de celular se mantinha atual pelo menos por um ano mas hoje com evoluo do conceito de qualidade e a valorizao de novos atributos para os mesmos um produto no continua satisfazendo as necessidades dos clientes por muito tempo. E de uma forma ou de outra os conhecimentos tm de acompanhar tais mudanas e em primeira anlise isso parece ser impossvel, na mesma velocidade. Para que a transformao do conhecimento acompanhe na mesma velocidade que as necessidades dos clientes, o principal fator de transformao de todo este processo que o ser humano precisa estar apto e consciente de sua importncia como agente transformador. O estar apto significa que o mesmo deve ter condies com relao educao de qualidade recebida para toda esta transformao necessria. Para que este fator de transformao saia da inrcia o mesmo tem que ser motivado, ou melhor, temos que criar situaes que os motivem a estarem sempre em carga plena de criao. Para Vianna (1999 - Motivao, Liderana e Lucro), motivar significa colocar o combustvel mais poderoso dentro do crebro de seres humanos que fazem parte de uma equipe. Motivar significa introduzir entusiasmo para modificar o ritmo fsico das pessoas. e muito mais na cadeia emocional estar motivada e estar com os neurnios a plena carga e com isto desenvolver o estmulo da criao. Considerando todos estes fatores podemos evidenciar que o principal agente de evoluo da funo manuteno se baseia na ao do ser humano.

Para que possamos compreender um pouco melhor quais necessidades so bsicas, deste agente de mudana na manuteno, temos que compreender quais so as necessidade humanas bsicas que muito bem exemplificada com a teoria das necessidades de Maslow

Quando ouvimos dizer que est existindo um apago de mo de obra no mercado temos que interpretar esta informao e ir alm, assim sendo constatamos que o mercado nem est exigindo mais mo de obra pronta por assim dizer mas sim, de mo de obra que esteja no mnimo apta a ser desenvolvida e para isso esta mo de obra tem que tido uma educao de qualidade. Outro ponto que tem que ser observado que esta mesma mo de obra tem que estar apta a aceitar novos desafios e se auto motivar. Este diferencial em aceitar novos desafios como motivao deve comear quando tais indivduos iniciam sua vida na escola ou seja a muito tempo atrs desta triste constatao de hoje. Significa que levaremos alguns anos para que possamos novamente suprir o mercado com um indivduo que possa ser motivado atravs de novos desafios. Considerando que cada vez mais aumenta o nmero de escolas que primam pela quantidade em detrimento da qualidade de ensino ficamos refns deste crculo vicioso. Sendo assim cabe a todos os envolvidos no processo de gerao e socializao do conhecimento que a cada dia exijam que tenhamos novos patamares e que estes sejam sempre superiores aos nveis de exigncia anteriores. S assim teremos apenas um caminho a ser seguido e no mais uma encruzilhada.

Prof. Gerson Ap. Arcos

You might also like