You are on page 1of 17

Universidade Federal do Amazonas

Rdio: um veculo inovador

Manaus AM 2011
1

Aluna: Adrielle Rita Nogueira de Souza - 21101523 C i e d

Rdio: um veculo inovador

Trabalho apresentado com o objetivo da obteno de nota na disciplina de Tpicos Especiais em Jornalismo e nas demais disciplinas em que este vir a ser analisado.

Manaus AM 2011
2

Sumrio Introduo ........................................................................................... pgina 4. Um breve olhar no passado ................................................................. pgina 5. Olhando o presente .............................................................................. pgina 7. No Brasil .............................................................................................. pgina 8. Entendendo a dinmica da rdio ......................................................... pgina 10. A rdio comunitria ............................................................................. pgina 12. Filme: Uma Onda no Ar ...................................................................... pgina 14. Na era da tecnologia ............................................................................ pgina 14. Concluso ............................................................................................ pgina 16. Referncias bibliogrficas ................................................................... pgina 17.

Introduo

O rdio a paizo da vida daqueles que com ele trabalho, que exercem importante papel de distribuir novidade na vida da populao com a dificuldade de trabalhar inicialmente somente com a audio. Seu pblico encarado como parceiro na formao da notcia, de forma que fica livre para entrar em contato com a emissora para reclamaes e participao nos diversos programas realizados pela mesma. Inicialmente, o rdio um importante instrumento da democracia, garantindo a liberdade de expresso, mesmo que tantas dificuldades sejam estabelecidas para se chegar a este. Alcanando 96% do territrio nacional, o meio de comunicao de unifica o pas, pois tm a maior cobertura entre os meios de comunicao de massa, podendo atingir do pequeno ao grande cidado, do mais pobre ao mais rico, sem fazer distino. Atualmente no Brasil, existe por volta de 3.647 estaes de rdio espalhadas, que se dividem em estatais e privadas.

Um breve olhar na histria O desenvolvimento da radiodifuso, assim como os outros desenvolvimentos tecnolgicos ou no, teve muitos nomes gravados na histria. Sem as descobertas e identificaes destas pessoas, o rdio que se conhece atualmente teria guiado a histria da sociedade de maneira diferente. Dentre as pessoas mencionadas importantes, cita-se principalmente Heinrich Rudolf Hertz, cujo nome tornou-se conhecido por ser atribudo s ondas de rdio. Entretanto, outras mentes descobriram, inventaram e desenvolveram este aparelho e este meio de comunicao. So eles: James C. Maxwell: descobriu as ondas de rdio que mais tarde seriam identificadas por Hertz; douard Branly: fsico francs que possibilitou que a radiocomunicao fosse estabelecida por um aparelho que concretizaria as ondas hertizianas por meio do coesor. O nome dado ao aparelho foi telgrafo sem fio; Aleksandr Popov: engenheiro russo, um dos responsveis por conseguir a transmisso de sinais a pequenas distncias por meio da construo de um coesor que detectava sinais enviados pelas ondas de rdio, conseguindo realizar e gravar a primeira mensagem sem fio, em Morse, a uma distncia de aproximadamente 250 km; Guglielmo Marconi: registrou em Londres a primeira a primeira patente de um sistema de radiocomunicao e, graas ao telgrafo sem fio, captou e enviou sinais de curta distncia; Sir Henry Bradwardine Jackson: fsico ingls, responsvel pela instalao da aparelhagem de radiotelegrafia em diversos navios, possibilitando a comunicao em alto mar; Sir Oliver Joseph Lodge: fsico ingls que investigou as ondas

eletromagnticas e o telgrafo sem fio. Com a existncia de tal aparelhagem nos navios, muitas vidas puderam ser salvas por meio do S.O.S. emitido pelo sistema sem fio, medida adotada at os dias atuais pelos navegantes. Visto que um grande havia sido dado, companhias Marconi foram criadas em vrios pases do mundo, comercializando o produto inventado.

Em funo do monoplio estabelecido, foi necessrio que houvesse uma regulamentao para as diversas situaes existentes, a qual teria que abranger um parmetro internacional, pois a radiocomunicao j havia sido comercializada e, consequentemente, divulgada. A primeira conferncia radiotelegrfica se reuniu em 1903, em Berlim. Nove anos mais tarde, na terceira conferncia internacional, o Reino Unido e a Itlia concordaram com a liberao de suas comunicaes martimas. A radiodifuso era finalmente vista no mais como um monoplio, mas como um instrumento que auxiliava no desenvolvimento tecnolgico da sociedade e que prezava pelo bem da mesma. Mais tarde, no incio do sculo XX, um novo impulso foi dado radiodifuso. O emissor capaz de produzir uma onda regular e continua de msica e vozes humanas e a vlvula radioeltrica tornaram realidade a melhoria da reproduo do som transmitido at ento. Se com a utilizao do equipamento nos navios todos achavam que o futuro havia chegado, com a msica podendo ser transmitida a longas distncias e com a transmisso de som mais aperfeioada do que a usada em alto mar, as pessoas se deleitavam ao prazer do progresso conquistado. Entrava para a histria ento as emisses radiofnicas, as quais foram de grande auxlio para o servio militar e que se desenvolveram consideravelmente aps o fim da primeira guerra mundial. Dentre os fatos marcantes da radio, esto: Em 1908, Lee De Forest, do Alto da Torre Eiffel, realizou uma emisso ouvida nos postos militares da regio; A voz do tenor Enrico Caruso, em 1909, foi transmitida diretamente do Metropolitan Opera House; Em 1916, Lee De Forest instalou uma emissora experimental em Nova Iorque; A primeira notcia da eleio de um presidente: realizada pela estao KDKA, de Pittsburgh, em 1920 (noite em que os Estados Unidos da Amrica conquistado pelo rdio).

Da radiotelefonia radiodifuso as diferenas eram cada vez mais claras. Uma era destinada aos aspectos da comunicao pessoal, a outra destinou-se a uma grande massa de ouvintes com programas regulares. No ano de 1939, a televiso foi inaugurada e mesmo com som e imagem ao mesmo tempo, no apagou o rdio do cotidiano das pessoas. Nos Estados Unidos, com a proliferao das emissoras, um problema foi desenvolvido de maneira inesperada: as ondas hertizianas se misturavam no ar e interferiam uma nas outras. Desta maneira, tornava-se necessrio que fosse realizada outra regulamentao, mas dessa vez para determinar as horas das transmisses e as frequncias das emissoras. Outra das perturbaes reclamadas durante as emisses era a intromisso de radioamadores. Em 1912, essas pessoas foram expulsas da faixa de ondas longas, entretanto, era permitido que permanecessem em comprimentos de ondas inferiores a 200m. Em 1921 e 1922, foram captadas na Europa emisses dos Estados Unidos e vice-versa. Os radioamadores estavam de volta e agora tornavam realidade a transmisso por ondas curtas, as quais viabilizaram uma prtica internacional de troca de emisses. Na radiodifuso existiram quatro diferentes fases: intercmbio de programas entre os servios de diversos pases; emisses das metrpoles para as colnias; emisses de um pas para seus cidados ou descendentes em outro pas; emisses de um pas objetivando os ouvintes de outro pas.

Olhando o presente No rdio do mundo atual, a UNESCO estabeleceu o mnimo de cinco aparelhos para cada 100 habitantes, de modo a reforar a penetrao da comunicao coletiva com objetivos culturais. Na Amrica do Sul, todos os pases dominam o rdio e em todos predominam as emissoras comerciais. Na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Venezuela e Colmbia e todos tem nmeros elevados em relao exigncia da UNESCO. Na Amrica do Norte e na Amrica Central, os Estados Unidos se destacam como pas lder na radiodifuso no que se refere nmero de emissoras e aparelhos receptores. Mais de
7

um tero de todas as emissoras no mundo esto em territrio americano e cinquenta e cinco por cento dos aparelhos receptores tambm esto. Na rdio americana, predominam os programas de entretenimento, principalmente os de humor, de msica popular e os que o prprio pblico pode participar. No Canad, o sistema misto. H uma rede estatal, a Canadian Broadcasting Corporation, ao lado de qual foram surgindo outras emissoras particulares, as quais fecham a porcentagem do pas em 90%. Na frica, apenas quatorze pases do continente ultrapassam o limite estabelecido pela UNESCO. Dentre eles encontramos o Egito, Senegal, Gmbia, Marrocos, Qunia, Somlia, frica do Sul e Tunsia. A carncia de recursos financeiros e pessoas qualificadas dificultam o desenvolvimento da radiodifuso no territrio. A multiplicidade de idiomas e as desigualdades culturais tornam complicado o intercmbio de programas. Na sia, o Japo o lder de nmero de emissoras e de aparelhos de radio, assim como lder tambm na fabricao do aparelho. O Japo, a Coria do Sul, e as Filipinas tm sistema misto. Na ndia, a concentrao da radiodifuso na Rdio Pan-Indiana, que congrega quase todas as emissoras do pas e inibe as emissoras privadas a apenas quatro. Na Europa, os servios esto entre os melhores do mundo. Os principais pases fazem transmisses para o exterior. Apesar de um considervel nmero de emissoras ser dependente do estado, existem algumas poucas, como a B.B.C. de Londres, independentes desse poder.

No Brasil Com um lpis vermelho na mo, o professor Edgar Roquette Pinto lia atentamente os principais jornais do Rio de Janeiro. As notcias mais interessantes ou fatos curiosos eram sublinhados, tarefa encerrada s depois de virada a ltima pgina. Os textos rabiscados eram a fonte de informao para o Jornal da Manh, uma das primeiras experincias jornalsticas do rdio brasileiro, transmitido, de segunda a sexta, pela Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, a PRA-1. O programa no tinha hora certa para comear. Ou melhor, tinha: assim que Roquette-Pinto terminasse a leitura dos jornais impressos. Era o tempo de telefonar para o estdio da emissora e pedir para o tcnico colocar a rdio no ar. O prprio
8

Roquette-Pinto lia as notcias. Mal imaginava que seu mtodo contaminaria as redaes. As reportagens de jornais rabiscadas com o lpis vermelho, com o tempo, deram espao a laudas com textos de tamanha pr-determinado, e, em alguns casos, de contedo tambm. (JUNG, Milton. Jornalismo de Rdio. So Paulo: Contexto, 2004. (Coleo Comunicao)

A primeira transmisso radiofnica oficial brasileira ocorreu no Rio de Janeiro em sete de setembro de 1922, na comemorao do centenrio da independncia. No alto do Corcovado, uma estao de quinhentos watts, montada pela Westinghouse Eletric International, em combinao com a Companhia Telefnica Brasileira, irradiou msicas e o discurso do presidente Epitcio Pessoa. Entretanto, a radiodifuso s se tornou realmente efetiva no pas quando em vinte de abril de 1923, a Radio Sociedade do Rio de Janeiro foi fundada por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize. Atualmente, a Rdio Sociedade conhecida como Rdio Ministrio da Educao. No ano posterior, foi inaugurado um transmissor mais potente, um Marconi 2000 watts. Na dcada de 1930, a popularizao da radiodifuso j existia e os programas de auditrio comearam a surgir, bem como a concorrncia acirrada. As emissoras se multiplicam de ponta a ponta do Brasil. Os principais programas eram feitos por programistas particulares, que compravam tempo das emissoras, angariavam publicidade e contratavam artistas que faziam sucesso com o pblico. Passaram pelo rdio e gravaram seus nomes, at hoje saudados, os melhores intrpretes e compositores da msica popular brasileira: Carmen Miranda, Noel Rosa, Ari Barroso, Silvio Caldas, Orlando Silva, Vicente Celestino, Lamartine Babo, Francisco Alves, Pixinguinha, Marlene, Emilinha Barbosa, Dorival Caymmi, Elisete Cardoso, Araci de Almeida. Dentre os nomes dos pioneiros da radiodifuso no Brasil, encontram-se: Renato Murce, Ademar Cas, Luiz Vassalo e Gasto Lamounier.
9

Ao longo das ltimas dcadas, o prestgio do rdio, como veculo popular de comunicao de massa, teve que dividir o lugar com a televiso que, para incio de conversa, representaria o fim do rdio. Mas, apesar de a televiso ter som e imagem, o rdio continua a fazer a populao dar a devida ateno a ele. Afinal, rdio e televiso acabam por se complementarem, de forma que o pblico basicamente o mesmo e a programao realizada, normalmente, em horrios distintos. Em elevado nmero, as estaes brasileiras dominam o tipo comercial, pois mantmse a custas de anncios pagos. As estatsticas tambm revelam que no Brasil predomina absolutamente as programaes de msicas nos programas de estaes de rdio, com cerca de cinquenta e quatro por cento. O restante do tempo dividido entre os momentos para publicidade, esporte, informao, programas educativos, emisses religiosas. Em se falando de rdio no territrio brasileiro, no se pode deixar de citar o programa A Voz do Brasil, que h mais de 70 anos est no ar. Este programa tem o objetivo de levar informao aos cidados nos pontos mais distantes do pas, tendo uma hora de durao. Produzida pela EBC Empresa Brasil de Comunicao o programa A Voz do Brasil, tambm divide espao na responsabilidade desta empresa com mais trs programas que almejam inf P e ide t , B -di , Mi i t e B itic i e e te. E e P t . g C f c

Entendo a dinmica da rdio Sete da manh. O telefone toca na redao de uma rdio brasileira. Ningum atende. Um acidente na principal rodovia de acesso capital interrompe o trnsito. Desloca o helicptero para l. O telefone volta a tocar. Na Zona Sul, a polcia ameaa entrar no prdio ocupado por famlias sem-teto. Manda o reprter que iria cobrir a chegada do ministro no aeroporto. Mais uma vez, insistentemente, o telefone. Deixa tocar.
10

Tentativa de fuga em um distrito policial. na Zona Norte. Cad o reprter das sete que ainda no apareceu? O toque do telefone irritante, atrapalha a concentrao do redator, que precisa terminar o texto do noticirio. Braslia avisa que a reunio ministerial vai comear mais cedo. muita gente para entrevistar, precisa de duas equipes por l. O barulho do telefone ainda incomoda. O editor passa correndo ao lado. No d tempo de atender. Tem que entregar o cartucho com o destaque que entrar no ar dali a pouco. Do estdio, vem um chamado: J confirmaram onde ser a reunio dos lderes dos partidos? Quase no d para ouvir a pergunta. O telefone atrapalha. Da central tcnica, o aviso: Rio j gravou, e Minas, tambm. O grito se mistura ao som do telefone. Algum, finalmente, tem a idia genial: Tira o fone do gancho! Problema resolvido. O telefone pra de tocar. Ningum mais precisa atender a ligao. Afinal, todos tm mais com que se preocupar. Deveria ser apenas um ouvinte reclamando que, desde cedo, est sintonizado na rdio, mas at agora no conseguiu a nica informao que realmente lhe interessava: a previso do tempo. sempre assim, do-se todas as notcias e ainda aparece algum para dizer que falta alguma coisa: Rdio bom, o que estraga o ouvinte.) (JUNG, Milton .Jornalismo de Rdio.So Paulo: Contexto, 2004. (Coleo Comunicao) Em seu livro, Milton Jung descreve, ao comear, uma manh tpica de correria numa rdio. No diferente das redaes dos outros meios, na rdio necessrio que muitos detalhes sejam visados, pois a rapidez do meio deste meio de comunicao torna dificultosa a reparao de um erro, visando que o locutor precisa ser claro, correto e tico ao transmitir o conhecimento para o ouvinte.
11

Um dos exemplos a serem citados da eficincia da informao transmitida pela rdio o servio do Departamento de Transporte, que faz uso da rdio para manter a ordem nas vias das cidades, informando os acidentes, as vias congestionadas, quais as melhores opes de rota para trfego. Devido ao agitado ritmo de trabalho nas emissoras, as dificuldades que so impostas pelas limitaes do meio esto sempre presentes, como a exigncia de simplicidade, claridade e objetividade da linguagem coloquial, mas sem vulgaridade. preciso transmitir da forma que o ouvinte possa entender de imediato, trocando se possvel mesmo as expresses utilizadas com frequncia. Outro exemplo o anncio das horas. No rdio no se diz vinte horas, mas oito horas da noite. Na linguagem oral, cometem-se crimes inafianveis, como a pronncia incorreta de algumas palavras ou a distoro de sua pronncia. Quanto ao reprter, o rdio o tem como aquele que vai para a rua e transmite direto para o ouvinte o que se passa. Essa foi uma estratgia adotada para se recuperar o prestgio e competir com a televiso. O dia em geral pode comear s cinco horas da manh, com a chegada do chefe de reportagem. Este se informa dos fatos ocorrentes durante a madrugada e posiciona a equipe. Enquanto isso os jornais matutinos j esto emitindo. Por voltas das oito horas da manh, so decididos os principais assuntos da dia. Durante o dia vo sendo transmitidos os programas temticos. Enquanto estes programas vo sendo transmitidos, a equipe jornalstica edita as matrias e entrevistas que vo ao ar No fim da tarde, quando muitos ouvintes esto no caminho para casa, os fatos principais so apresentados novamente. noite, so postos na balana e analisados os temas e preparado o espelho com a definio dos melhores assuntos que sero destaque nos jornais matutinos no dia seguinte.

A rdio comunitria A rdio tem como uma de suas finalidades a mobilizao da comunidade em torno de temas que geram um interesse comum. Os alvos so os mais variados, mas o resultado tem que ser um sucesso. Esta uma das facilidades e eficincias das rdios comunitrias, que visam o pblico de uma determinada comunidade.
12

Sem fins lucrativos, a rdio comunitria possibilita que haja uma comunicao mais efetiva entre os moradores das pequenas comunidades, podendo debater assuntos comuns que vo dos problemas at as melhorias, da divulgao de produtos e lugares naquela comunidade at os protestos. Nesse tipo de rdio, a populao totalmente responsvel pelo contedo e temas abordados, bem como pela programao e realizao dos programas, dando assim mais nfase te c it i .

A criao de uma rdio desse porte apresenta algumas dificuldades e exigncias amparadas por lei:

Art. 1o Este Regulamento dispe sobre o Servio de Radiodifuso Comunitria RadCom, institudo pela Lei no 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, como um Servio de Radiodifuso Sonora, com baixa potncia e com cobertura restrita, para ser executado por fundaes e associaes comunitrias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestao do Servio. Art. 2o As condies para execuo do RadCom subordinam-se ao disposto no art. 223 da Constituio Federal, Lei no 9.612, de 1998 e, no que couber, Lei no 4.117, de 27 de agosto de 1962, modificada pelo Decreto-Lei no236, de 28 de fevereiro de 1967, e regulamentao do Servio de Radiodifuso Sonora, bem como a este Regulamento, s normas complementares, aos tratados, aos acordos e aos atos internacionais. (Fragmento de parte da lei que decreta as exigncias para a fundao de uma RadCom)

A frequncia destas rdios determinada pela ANATEL Agncia Nacional de Telecomunicaes, sua potncia precisa ser igual ou inferior a vinte e cinco watts, sua cobertura de no mximo mil metros, U A . exe de c i de di c it i e t egi t d fi e U O d

13

Filme: Uma Onda no Ar O tema rdio trs um destaque e AL d de 00 , te ci e t g fic , , d fi de 9 e U i t O d c t

b di e de He vci R tt

histria de quatro amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte, e com perspectivas de vida diferentes, se unem no projeto de uma pequena rdio que transmita para a comunidade em que vivem. Dentre os diversos conflitos apresentados no filme, est presente a dificuldade de tornar a rdio uma realidade, a dificuldade da legalizao, de reconhecimento. O filme apresenta um tempo de racismo a flor da pele no Brasil. Mas traz uma viso de esperana e triunfo. Jorge, personagem que idealiza a radio, um rapaz pestes a completar o segundo grau e h i ge f c d de. A di c de ti e t be ecid q i t d c de

mora com sua me, e com o tempo vai ganhando fama e prestgio, entretanto, surge o conflito com as outras frequncias de rdios maiores e descoberta a existncia da mesma. Mediante todas as dificuldades, os amigos tomam rumos diferentes e retratada mais uma vez a dificuldade da liberdade de expresso da poca, que hoje um pouco mais livre. No fim do filme, depois de vrios anos, a rdio reconhecida por pessoas importantes e de interesse no mbito da radiodifuso, provando que a rdio comunitria um importante instrumento para a populao.

Na Era da Tecnologia A internet surgiu como um veculo de poder, forte e eficaz. Sua rapidez trouxe inmeras facilidades para a vida da populao, de mercado, de poltica, de interatividade. Nela esto inseridos hoje os meios de comunicao de massa, dentre os quais est o rdio. Segundo alguns estudiosos, o rdio foi o meio que mais se beneficiou com a apario e desenvolvimento da web. Com as possibilidades da internet, as emissoras de rdio podem ser simplesmente pesquisadas e sintonizadas sem dificuldade ou chiados que possam interferir nas transmisses e possibilita a inovao do meio que passou a usar do instrumento de vdeo para divulgar a rdio. O celular c eg i t iz di , q e t g eg d e

sintonizao pode ser alterada pelo usurio. Mais de cinquenta e duas milhes e quinhentas mil pessoas, cidados brasileiros, carregam nos bolsos e bolsas esse instrumento hoje
14

indispensvel para se comunicar e caminhar lado a lado das notcias que rodeiam o mundo inteiro, de modo que as notcias fervilham e se torna quase um absurdo no estar em sintonia com alguma pgina de informaes de jornal ou rdio, ou mesmo uma emissora de rdio que esteja transmitindo os hits do momento, as ltimas notcias, o jogo de futebol ou alguma atividade religiosa.

15

Concluso Os meios de comunicao de massa, como o prprio nome j diz, visam o grande pblico e lutam por ele por meio de programas melhores, pessoas mais interessantes para interagir com a populao e deste modo levam para frente seu papel de agentes na formao da sociedade. No h como negar que o rdio exerce, sem dvida, seu papel de maneira efetiva, Percebe-se, pela sua histria, que desde sempre este desperta o interesse da massa e possibilita a voz para quem quer vez, assim como pode ser uma arma nas mos erradas. Como prova da influncia exercida pela rdio e da sua importncia para todos, cita-se o exemplo da Coca-Cola, empresa de refrigerantes que investiu na publicidade abrangente do meio e at os dias atuais considera este o meio mais eficiente para divulgao do seu produto. Assim como a Tramontina, que em 2000 tambm comeou a utilizar-se do rdio para divulgao e comercializao de seus objetos. Comunicar tornar comum, ligar, unir. O rdio nos torna semelhantes como cidados e ouvintes.

16

Referncias bibliogrficas JUNG, Milton. Jornalismo de rdio. So Paulo: Contexto. 2004. PARADA, Marcelo. Rdio: 24 horas de jornalismo. So Paulo: Panda. 2000. Enciclopdia Mirador Internacional, volume 17, pginas 9581 9593.
http://www.interfilmes.com/filme_14078_uma.onda.no.ar.html http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/critica/ult569u890.shtml http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/miltonjung/tag/jornalismo-de-radio/ http://vejaalem.wordpress.com/2009/10/12/jornalismo-de-radio-milton-jung/ http://ojornalismo.blogspot.com/2006/05/o-lpis-vermelho-de-roquette-pinto.html http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria http://fernandinholocutor.com.br/rad_oficial.htm http://www.angelfire.com/ak/nossafm/tudo.html http://www.yojikonda.com/KELETRON/RADIOCOM/DEC2615.HTM

17

You might also like