You are on page 1of 4

BIOGRAFIA DE MILE DURKHEIM

Nascido em 15 de abril de 1858 na Frana, na cidade de Epinal, descendente de lderes judeus possua grandes valores tradicionais e religiosos. Seu pai faleceu quando mile era muito jovem e por ser o primognito , logo passou s ser chefe de famlia Durkheim viva em uma poca de nascimento do capitalismo e para ele a sociedade como um corpo biolgico que necessita conhecer-se bem sua anatomia para descobrir as curas de suas doenas. As obras de Comte e Herbert Spencer influenciaram muito Durkheim. Aps sua formao acadmica, comeou a dar aulas na Universidades de Bordus, lecionando pedagogia e cincia social, mas somente aos 44 anos comea a lecionar na mais importante Universidade da Europa, a Sorbonne formando a cadeira de sociologia, para ele toda forma social deve estar baseada no conhecimento prvio da sociedade e no na ao da poltica. Em 15 de dezembro de 1917, morre na cidade francesa de Fontainebleau.

PRINCIPAIS OBRAS:
Diviso do Trabalho Social, 1893 As regras do Mtodo Sociolgico, 1895 O Suicdio, 1897 As formas Elementares da Vida Religiosa, 1912 Lies de Sociologia Educao e Sociologia Educao e Moral

CONCEITOS BSICOS DO POSITIVISMO


Durkheim desenvolveu uma srie de teorias para a compreenso do capitalismo. Conscincia Coletiva o que a sociedade pensa, coercitava, imperativa, exerce autoridade de como deve agir o indivduo no meio social, impondo suas regras scias.

UNIVERSIDADE FERDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO EDUCACIONAL DO SERID CERES DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO: PEDAGOGIA 2011.1 PROFESSOR: ADALSON TAVARES ALUNA: EMANUELLA MARIA TAVARES VALENA

MILE DURKHEIM : VIDA , OBRA E POSITIVISMO

Caic, setembro de 2011

REFERNCIAS
MEKSENAS, Paulo, Aprendendo sociologia: a paixo de conhecer a vida, 8. ed. so: Loyola, 2001.

A diviso do trabalho social gera na sociedade uma unio e solidariedade que deriva da especializao de cada indivduo em uma determinada funo . Um grande exemplo seria um marceneiro que para fazer uma mesa, depende do lenhador para cortar a rvore, depende do motorista que transporta a madeira, depende do operrio que passa o verniz. Solidariedade Mecnica a unio das pessoas a partir da semelhana na religio, tradio ou sentimento. Solidariedade Orgnica Unio de das pessoas a partir da dependncia que uma tem da outra para realizar alguma atividade social, a diviso do trabalho por exemplo.

Para Durkheim, o capitalismo a sociedade perfeita, trata-se apenas de conhecer os seus problemas e buscar a soluo cientfica para os mesmos. Crise Moral quando um Estado Social tem vrias regras de conduta que no esto funcionando. Caso Patolgico Estado de crise social, onde as leis no esto funcionando. Anomia Problemas scias ocasionados por falta de regras.

Durkheim era uma pessoa conservadora por acreditar que a sociedade atual no deve ser mudada, que os problemas scias criados pelo capitalismo sero resolvidos dentro do prprio capitalismo. O Estado o crebro da sociedade, por isso tem a funo de organizar essa sociedade, reelaborando aspectos da conscincia coletiva. Para a sociologia necessrio observar, entender e classificar os casos patolgicos, procurando criar uma nova moral e cabe ao Estado por em prtica os princpios dessa moral.

You might also like