You are on page 1of 63

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

1 INTRODUO
Todo empreendimento requer investimentos em ativos que caracterizam sua atividade operacional, bem como recursos para seu financiamento, requerendo, assim, uma srie de decises para sua efetivao. Essas decises procuram selecionar as melhores alternativas em conformidade natureza do negcio, bem como ao ambiente econmico caracterstico do momento, sendo esses os principais direcionadores de tais decises. A Gesto Financeira das empresas se preocupa, basicamente, com os aspectos relacionados movimentao de fundos dentro das empresas., mas sem perder de vista a rentabilidade. H tempos atrs, os estudos relacionados aos aspectos financeiros da gesto de empresas eram incipientes. As proposies de Franco Modigliani e Merton Miller, que abordam a irrelevncia da estrutura de capital e dividendos sobre o valor de mercado da empresa, marcam o incio da moderna teoria de finanas. H essas proposies de irrelevncia, foi priorizado tambm com outro importante segmento de estudo a partir do incio dos anos 1990: a gesto de risco. A adoo pelas empresas de estratgias que envolvem derivativos, opes, swaps, hedges etc. acelerou bastante nos anos 1990, tornando as finanas corporativas mais instrumentalizadas a operar no contexto de conflito entre risco e retorno (Assaf Neto, 2003). A gesto financeira de empresas refere-se ao conjunto de decises que se destinam definio, adequao e manuteno da estrutura de recursos monetrios no mbito das organizaes empresariais, visando basicamente assegurar a sua prosperidade e continuidade, sob a tica do binmio liquidezrentabilidade. Tais decises procuram atender, num primeiro momento, aos interesses explcitos e implcitos de proprietrios, acionistas e at mesmo de seus gestores imediatos, mediante a avaliao das diversas decises empreendidas e seus impactos sobre o fluxo de fundos da empresa. Segundo Assaf Neto (2003) a crescente complexidade do mundo dos negcios determinou, ainda, que o responsvel pela rea financeira desenvolvesse uma viso mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Necessita o executivo de maior sensibilidade relativa a outros valores e informaes estratgicos. Estar atento s mudanas ocorridas na economia um ponto chave. As teorias microeconmicas fornecem a base para a operao eficiente da empresa por meio das relaes de oferta e demanda, estratgias para maximizao do lucro ou a maximizao da riqueza do proprietrio. Envolve questes relativas composio de fatores produtivos, nveis timos de vendas e estratgias de determinao do preo. Uma grande contribuio para a tomada de deciso, baseada na Teoria Microeconmica a anlise marginal. Essa anlise permite a avaliao dos benefcios marginais e custos marginais. Segundo este princpio, as decises devem ser tomadas quando os benefcios adicionais superarem os custos adicionais. Por outro lado, a macroeconomia estuda o Sistema Bancrio, Intermedirios Financeiros, Polticas Econmicas dentro da economia globalizada. O Gestor Financeiro tem que ter conhecimento de

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

economia para entender o seu ambiente financeiro e das teorias de decises que constituem as bases da Gesto Financeira. O processo de tomada de decises reflete a essncia do conceito de administrao. Administrar decidir, e a continuidade de qualquer negcio depende da qualidade das decises tomadas. Essas decises so tomadas com base em dados e informaes viabilizados pela Contabilidade, levantados do comportamento do mercado e do desempenho interno da empresa. O sistema contbil o sistema de informaes do conjunto de decises empresariais tomadas por uma empresa, que serve como base para analisar o desempenho desse conjunto de decises e, ainda, serve de base para tomada de decises futuras. O sistema contbil constitui-se, assim, num manancial de dados e informaes acerca dos efeitos do conjunto de decises tomadas por uma empresa no decorrer de determinado perodo, sendo amplamente utilizado nas anlises de desempenho econmico-financeiro das empresas tanto em sentido esttico quanto preditivo. O objetivo deste curso ser, portanto, abordar aspectos relacionados a gesto financeira de curto prazo. Sero estudados o capital de giro, sua composio e seu financiamento, os ciclos operacional e financeiro, a administrao de duplicatas a receber, o ponto de equilbrio e as alavancagens operacional e financeira.

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

2. CONSIDERAES INICIAIS SOBRE GESTO FINANCEIRA 2.1 As decises financeiras


I. Decises de investimento: so as aplicaes de recursos, envolvendo todo o processo de identificao, avaliao e seleo das alternativas de aplicaes na expectativa de se auferirem benefcios econmicos futuros. II. Decises de financiamento: so as captaes de recursos, onde a preocupao com as melhores ofertas de recursos e a melhor proporo a ser mantida entre capital de terceiros e capital prprio. Essas duas decises so tomadas tendo por base as seguintes funes: a) planejamento financeiro: evidencia as necessidades de expanso da empresa e identifica eventuais desajustes futuros; seleciona os ativos mais rentveis; b) controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho financeiro da empresa; c) administrao de ativos: persegue a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais; acompanha as defasagens que podem ocorrer entre entradas e sadas de dinheiro do caixa, o que geralmente associado gesto do capital de giro; d) administrao de passivos: voltada para a aquisio de fundos (financiamento) e o gerenciamento de sua composio, procurando definir a estrutura mais adequada em termos de liquidez, reduo de seus custos e risco financeiro (Assaf Neto, 2003).

2.2 Fatores necessrios para a tomada de decises financeiras


a) econmico: a agregao de valor econmico em uma empresa somente se verifica quando o lucro operacional, apurado em determinado momento, superar o custo total de capital da empresa (anlise marginal); b) financeiro: identificado pela sincronizao entre a capacidade de gerao de caixa dos negcios e o fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

2.3 Riscos associados s decises financeiras


a) risco econmico (operacional): inerente prpria atividade da empresa e s caractersticas do mercado em que opera. Independe da forma como a empresa financiada. Ex.: sazonalidade do mercado, tecnologia, concorrncia, estrutura de custos, qualidade dos produtos etc.; b) risco financeiro: reflete o risco associado s decises de financiamento, ou seja, a capacidade da empresa em liquidar seus compromissos financeiros assumidos. Reduzido nvel de investimento eqivale

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

a baixo risco financeiro. Altos nveis de endividamento (maior capacidade de alavancagem) denotam maior risco financeiro.

2.4 Objetivo da Gesto Financeira


Diante dos diversos objetivos a serem atingidos com o desenvolvimento das atividades empresariais, pode-se destacar que o objetivo-magno da gesto financeira, no mbito das empresas, traduz-se basicamente na maximizao do valor da mesmas, culminando na tambm maximizao da riqueza de seus proprietrios ou acionistas, o que obtido atravs do aumento do valor de mercado da empresa ou de sua capacidade de gerao de fluxos de caixa, cujo pr-requisito constitui-se na obteno e na maximizao de lucros. Entretanto, cabe ressaltar que a mera maximizao dos lucros por si s no deve se constituir no objetivo maior da funo financeira, uma vez que levaria a negligncia quanto a decises fundamentais que asseguram a continuidade das empresas. ASSAF NETO & MARTINS (1995), ASSAF NETO (2003) e GITMAN (2004) mostram que a maximizao do lucro como nico objetivo da Administrao Financeira torna-se falha uma vez que: a) no considera o momento de obteno dos benefcios esperados dos investimentos; b) no leva em conta o risco envolvido na obteno dos benefcios esperados; c) ignora os fluxos de caixa disponveis aos acionistas e; d) seu valor depende das convenes contbeis utilizadas em sua determinao, alm de ser uma medida de eficcia da empresa que se refere a somente um exerccio econmico, enquanto a empresa busca proporcionar retornos a seus proprietrios tambm no longo prazo.

2.5 Decises financeiras no Brasil


A teoria de finanas incorpora preferencialmente seus pressupostos originais, sem atribuir maior preocupao a desequilbrios estruturais de mercado bastante comuns em pases em desenvolvimento. Taxas de juros subsidiadas, taxas de juros de curto prazo mais elevadas que as de longo prazo, carncia de recursos de longo prazo para investimento, elevado grau de concentrao industrial entre outros aspectos, constituem-se em realidades dessas economias, direcionando o conjunto das decises financeiras para um contexto de variveis diferenciadas e de forte influncia sobre os resultados. A aplicao de modelos financeiros requer neste contexto uma maior ateno, j que deve-se considerar que as decises financeiras no so definidas a partir de pressupostos de uma cincia exata, onde se permite a comprovao absoluta e inquestionvel dos resultados. No h uma frmula nica e inquestionvel para as decises financeiras. exigido de todo administrador financeiro o domnio dos conceitos tericos, de suas tcnicas e procedimentos, dos inmeros fatores que condicionam o desempenho e o valor da empresa e das repercusses dos desequilbrios estruturais da economia sobre os resultados financeiros.

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Na realidade brasileira, as decises financeiras em condies ideais de equilbrio so bastante prejudicadas pela persistente insuficincia de recursos de longo prazo para as empresas ou pelo custo desses recursos. Esse ambiente de restries aos recursos de longo prazo necessrios ao financiamento de investimentos produtivos no pas vem limitando a capacidade de crescimento e competitividade das empresas nacionais. Restries ao crdito de longo prazo de terceiros tm levado as empresas a financiar seu crescimento por meio de recursos prprios, cujos montantes no so, evidentemente, suficientes para lastrear a crescente demanda por capital determinada pelo mercado cada vez mais competitivo. Nessas condies de carncia de recursos de maior maturidade, o endividamento da empresa brasileira vem-se concentrando no curto prazo, limitando a folga financeira e sua capacidade de expanso em condies de equilbrio. Privilegia-se desta forma a sobrevivncia financeira e no a competitividade. Deve ser avaliada em nossa economia, ainda, a presena de taxas de juros diferenciadas determinadas pela natureza da fonte de financiamento, e no pelo risco oferecido pela deciso de crdito. Recursos provenientes de agentes oficiais de crdito (sistema BNDES, por exemplo), so oferecidos geralmente a taxas e condies de amortizao sensivelmente inferiores s livremente praticadas no mercado. Apesar das limitaes e dificuldades, muitas empresas brasileiras vm-se desenvolvendo, transpondo barreiras impostas por um mercado desajustado. Alguns setores, no entanto, principalmente os que atuam em segmentos de maior competitividade, ressentem a falta de recursos de maior maturidade de forma a viabilizar seus investimentos e gerar maior capacidade de concorrer no atual ambiente de globalizao da economia (Assaf Neto, 2003).

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

3. ADMINISTRAO DO CAPITAL DE GIRO


3.1 Definio
bastante comum encontrarmos no mercado profissionais efetuando anlises de empresas baseados nos conceitos simples de ndices financeiros estticos. Exemplo deste procedimento a anlise da capacidade de uma empresa pagar suas exigibilidades correntes, baseado na utilizao de ndices de liquidez corrente. O ndice de Liquidez Corrente, calculado a partir da relao entre ativo corrente de curto prazo e as exigibilidades correntes, indica que para cada uma unidade monetria de passivo circulante, a empresa possui X unidades monetrias de ativos circulantes para fazer frente a essas exigibilidades. Assim, uma empresa com um ndice de liquidez corrente R$3,00 por exemplo, seria considerada como possuidora de folga financeira, ou ter ativos em dobro ao valor de seus passivos. Na realidade por tratar-se de um ndice esttico, pressupe a liquidez dos ativos circulantes e sua converso em espcie, para s ento fazer os pagamentos necessrios. Uma empresa em atividade normal, ao dar baixa em um item do estoque ir substitu-lo por outro quase que automaticamente, no ritmo do negcio. Essa converso somente faria sentido na medida em que a empresa fosse liquidada. Os itens componentes do ativo circulante como estoque e contas a receber no tem sua liquidez controlada totalmente pela empresa, mas sim por vrios fatores como por exemplo, o grau de inadimplncia entre os clientes e a obsolescncia dos estoques. A anlise financeira feita de forma adequada deve levar em considerao que dvidas devem ser liquidadas no pela venda dos ativos da empresa, mas sim pela sua capacidade em gerar excedente financeiros a partir de suas operaes. O capital de giro compreende os saldos mantidos por uma empresa nas contas caixa e bancos, ttulos negociveis a curto prazo, contas a receber de clientes e estoques de matria-prima, de produtos em andamentos e de produtos acabados. Assim, o capital de giro composto basicamente pelas contas disponibilidades, contas a receber e estoques ou seja, o ativo circulante. De acordo com Gitman (2004) o investimento em cada item decorre da natureza das operaes as quais a empresa se dedica, bem como das peculiaridades do setor em que ela opera. Por exemplo, uma empresa que fabrica produtos e vende diretamente ao consumidor poder ter um investimento menor em contas a receber. Se os produtos forem vendidos sob encomenda, poder no trabalhar com estoques de produtos acabados. Assaf Neto & Silva (1994) mostram duas importantes caractersticas do capital de giro: a curta durao e a rpida converso de seus elementos em outros do mesmo tipo e a conseqente reconverso, ou seja, mostram a rapidez com que o caixa se transforma em estoques e esses, depois da venda, voltam ao caixa, ou se transformam em duplicatas a receber (Figura 3.1).

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Figura 3.1 - Fluxo do Ativo Circulante Recursos Aplicados no Circulante Disponvel Estoque de Materiais

Realizvel

Vendas Vista

Vendas a prazo

Estoque de Produto Acabado

Produo

Fonte: ASSAF NETO, A. (1998:152)

Segundo Assaf Neto & Silva (1994), cada uma das fases operacionais retratadas na Figura 3.1 tem determinada durao. Para eles, a compra de matrias-primas denota um prazo de estocagem; a fabricao, o tempo requerido para transformar os materiais em produtos acabados; os produtos acabados, o prazo necessrio venda; e o recebimento, o perodo de cobrana das vendas realizadas a prazo. Logo, a soma desses prazos operacionais indica o tempo mdio decorrido desde a compra de matrias-primas at o momento do recebimento do valor da venda (Figura 3.2). Nesse perodo mdio, segundo Braga (1992), so investidos recursos nas operaes sem que ocorram as entradas de caixa correspondentes. Parte do capital financiado por impostos e por fornecedores, que concederem prazos de financiamento. Assim, quanto mais distante se apresentar esse perodo, maior ser a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa. Porm, no suficiente conhecer as duraes das fases operacionais da empresa para se chegar s suas efetivas necessidades de financiamento e ao montante ideal de capital de giro. necessrio que sejam levados em considerao os prazos de pagamento aos fornecedores e outras contas a pagar. Quer dizer, necessrio que seja conhecido o ciclo financeiro da empresa, isto , o perodo durante o qual a empresa financia suas operaes sem a participao dos fornecedores (Braga, 1992, p. 127). Quanto maior for o ciclo financeiro, mais recursos prprios e de terceiros, com exceo dos fornecedores, estaro temporariamente aplicados nas operaes, provocando custos financeiros e afetando

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

a rentabilidade da empresa. Uma boa administrao do capital de giro envolve imprimir alta rotao (giro) ao circulante, reduzindo seu ciclo operacional, tornando mais dinmico seu fluxo de operaes, de modo a fazer frente aos seus compromissos com as fontes de financiamento, e ainda, reduzindo seu ciclo financeiro (Pereira, 1997).

Figura 3.2 - Prazos Mdios e Ciclo Financeiro

Prazo Mdio de Estocagem

Prazo Mdio de Fabricao

Prazo Mdio de Vendas

Prazo Mdio de Cobrana

Prazo Mdio de Prazo Mdio de Pagamento aos Pagamento de Fornecedores despesas

Ciclo Financeiro
Fonte: Adaptado de ASSAF NETO, A. (1998:180)

3.2 CICLO OPERACIONAL E CICLO FINANCEIRO 3.2.1 Prazo Mdio de Estocagem (PME) O Prazo Mdio de Estocagem, nas empresas comerciais, corresponde ao perodo compreendido desde a compra de mercadorias at o momento da sua venda ( vista ou a prazo). Para as empresas industriais, o Prazo Mdio de Estocagem engloba os Estoques de Matria Prima, Materiais Secundrios, Estoques de Produtos em Processo e Estoque de Produtos Acabados. O PME pode ser calculado pela frmula: Estoque PME = -------------------- x dias do perodo Compras

3.2.2 - Prazo Mdio de Cobrana (PMC) O Prazo Mdio de Recebimento (cobrana) reflete o intervalo de tempo entre a venda a prazo e as entradas de caixa provenientes da cobrana das duplicatas. O PMC pode ser calculado pela frmula:
8

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Duplicatas a receber PMC = ------------------------------ x dias do perodo Vendas

3.2.3 - Prazo Mdio de Pagamento (PMP) O Prazo Mdio de Pagamento indica o perodo em que a empresa dispe das mercadorias ou dos materiais de produo sem desembolsar os valores correspondentes. O PMP pode ser calculado pela frmula: Fornecedores PMP = -------------------------- x dias do perodo. Compras

3.2.4 - Ciclo Operacional O Ciclo Operacional corresponde ao intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produo at o recebimento das vendas, conforme mostra a Figura 3.3.
Compra de Mercadorias PME CICLO OPERACIONAL Venda Cobrana de Duplicatas

PMC

Ciclo Operacional = PME + PMC


FIGURA 3.3 Composio do Ciclo Operacional de uma empresa

3.2.5 - Ciclo Financeiro O Ciclo Financeiro corresponde ao prazo que inicia a partir dos pagamentos dos fornecedores e termina com o recebimento das vendas, conforme mostra a Figura 3.4.
Cobrana de Duplicatas PMC

Compra de Mercadorias PME PMP

Venda

CICLO FINANCEIRO

Ciclo Financeiro = PME + PMC - PMP


FIGURA 3.4 Composio do Ciclo Financeiro de uma empresa

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Quanto maior o ciclo financeiro, mais recursos prprios e de terceiros estaro temporariamente aplicados nas operaes da empresa, provocando custos financeiros e, consequentemente, afetando a rentabilidade. Cabe ressaltar que a otimizao do ciclo financeiro pode se constituir em alternativa de financiamento para o conjunto das atividades empresariais, mediante liberao de recursos. Para isso, fazse necessrio empreender um conjunto de decises com vistas reduo dos perodos de estocagem e cobrana, bem como o aumento do prazo de pagamento, as quais se constituem nas estratgias bsicas de gesto do caixa. Segundo Gitman (2004) um ciclo financeiro positivo indica que a empresa forada a usar passivos negociados (por exemplo emprstimos bancrios) para sustentar seus ativos operacionais. Esses passivos possuem um custo explcito, o que quer dizer que a empresa se beneficia com a minimizao de seu uso na sustentao de ativos operacionais. A minimizao pode ser conseguida com a aplicao das seguintes estratgias: acelerar o recebimento das duplicatas sem afastar os clientes por excesso ou rigor de cobrana;
elevar o giro dos estoques, sem faltas que prejudiquem as vendas;

ampliao do perodo de pagamento das duplicatas (retardar os pagamentos dos fornecedores sem comprometer o conceito creditcio que a empresa possui). Exemplo: A Cia. do Papelo produtora de embalagens e tem um faturamento anual de R$ 15 milhes. O Custo dos Produtos Vendidos representa 70% das vendas e as compras equivalem a 60% do custo dos produtos vendidos. O PME igual a 60 dias, o PMC de 40 dias e o PMP de 35 dias. Assim temos: CO = PMC + PME = =

CF = PMC + PME - PMP

10

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Clculo dos recursos aplicados pela Cia. do Papelo no ciclo financeiro (ano de 360 dias): Estoque ( + ) Contas a receber ( - ) Contas a pagar (R$ 15.000.000 x 0,70) x (60/360) (R$ 15.000.000 x 40/360) (R$ 15.000.000 x 0,70 x 0,60) x (35/360) Recursos aplicados = = = =

Alterao em qualquer um desses prazos ir modificar o volume de recursos aplicados nas operaes do dia-a-dia. Supondo que a Cia. do Papelo reduzisse o PMC em cinco dias, qual seria a diminuio (economia) de recursos aplicados em seu ciclo financeiro? Estoque ( + ) Contas a receber ( - ) Contas a pagar Recursos aplicados = = = =

Diminuio (economia) de recursos: .............................................................................................................. Custo da ineficincia financeira: .....................................................................................................................

3.3 Capital Circulante Lquido (CCL) ou Capital de Giro Lquido (CGL) Enquanto h exata determinao das pocas em que devero ser efetivados os pagamentos relativos aos passivos circulantes, o mesmo no ocorre com as entradas de caixa provenientes das necessidades de produo, venda e cobrana (Braga, 1989). A falta de instantaneidade e sincronia entre essas trs atividades bsicas implica impreciso e riscos na converso dos estoques em duplicatas a receber e destas em disponibilidades. Desse modo, o descompasso entre os fluxos de pagamentos e de recebimentos dever ser coberto pelo capital circulante lquido (CCL). Segundo Assaf Neto e Silva (1994), o capital circulante lquido (CCL) obtido pela diferena entre ativo circulante e passivo circulante, refletindo a folga financeira da empresa. O clculo do capital de giro lquido pode ser dado pela seguinte frmula: CCL = Ativo Circulante Rearranjando a Frmula 1, tm-se que: Ativo Circulante = Passivo Circulante + CCL (2) Passivo Circulante (1)

11

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Ficando evidente, pois, que o ativo circulante financiado pelo passivo circulante e pelo capital de giro lquido. A partir da frmulas anteriores tm-se que, se AC - PC > 0 (i.e., CGL positivo), a empresa encontra-se em uma situao favorvel em relao a sua solvncia, j que os ativos circulantes so suficientes para saldar suas dvidas de curto prazo. Analogamente, se AC - PC < 0 (i.e., CGL negativo), a empresa encontra-se em situao desfavorvel, mostrando que os ativos circulantes so insuficientes para saldar as dvidas nas datas de vencimento. Devido prpria contradio inerente natureza do ativo circulante e passivo circulante, no que diz respeito rentabilidade, Van-Horne (1984) afirma que deve haver uma baixa proporo de ativo circulante em relao ao ativo total e uma elevada proporo do passivo circulante em relao ao passivo total, aproveitando os baixos custos dos recursos de curto prazo para financiar as aplicaes de longo prazo. Essa estratgia reduzir o capital de giro lquido, podendo torn-lo nulo ou, at mesmo, negativo. Reduzindo o CGL, o risco de insolvncia cresce de modo a comprometer a rentabilidade esperada. Para esse autor, h insolvncia sempre que o ativo de uma empresa for menor que seu passivo. Porm, a insolvncia tcnica ocorre quando a empresa no consegue fazer frente a suas obrigaes de caixa. O risco que a empresa corre com vrios nveis de ativo e passivo circulante tem que ser avaliado em relao rentabilidade associada a estes nveis. Para Van-Horne (1984), a determinao dos nveis apropriados de ativo e passivo circulante envolve decises fundamentais relativas liquidez da empresa e ao escalonamento dos prazos de seus financiamentos. Num sentido amplo, a varivel de deciso a ser examinada do lado do ativo de um balano o perfil dos prazos, ou seja, a velocidade com que seus ativos se transformam em caixa. Analisando essa velocidade com que os ativos se transformam em caixa, Braga (1989) ressalta a importncia da composio do ativo circulante e a velocidade com que os ativos se transformam em caixa nas datas de pagamento das obrigaes de curto prazo: Se houvesse elevada participao de estoques de realizao difcil ou demorada, a referida folga financeira, apresentada por um CCL positivo, seria apenas ilusria (...) Poderamos encontrar grande volume de duplicatas a receber com prazos superiores a 120 dias, enquanto que as obrigaes a curto prazo teriam de ser liquidadas em at 60 dias. Nesse caso, a viso esttica de um capital circulante lquido elevado estava encobrindo uma defasagem de fluxos de caixa que demandaria o levantamento de emprstimos bancrios e/ou desconto de parte das duplicatas. De acordo com Assaf Neto (1998), empresas com elevado grau de incerteza nas entradas de caixa necessitam manter nveis de ativo circulante igualmente elevados de forma a suportar as obrigaes correntes. Porm, para financiar essas necessidades de recursos preciso equilibrar corretamente os recursos de forma a evitar defasagens entre os fluxos de pagamentos por suprimentos relativos a mo-deobra, matria-prima e duplicatas a receber. Segundo Assaf Neto (1998), para financiar adequadamente os

12

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

recursos necessrios s atividades operacionais da empresa, necessrio, no s entender a interrelao entre esses fluxos, como tambm verificar o que acontece com a empresa quando suas vendas comeam a crescer. Assim, fundamental conhecer o conceito de necessidade lquida de capital de giro. Outra forma de se obter o CCL com o emprego da seguinte frmula:

CCL = (Patrimnio Lquido + Exigvel a Longo Prazo) - (Ativo Permanente + Realizvel a Longo Prazo)

(3)

Por este ngulo de anlise o CCL constitudo por uma parcela dos emprstimos e financiamentos de longo prazo e/ou por uma parcela do patrimnio lquido usado para satisfazer necessidades de fundos a curto prazo (Ronchi, 1977). De acordo com Braga (1989), Assaf Neto & Martins (1992), Assaf Neto & Silva (1994) e Gitman (2003) essa parcela de emprstimos e financiamentos de longo prazo, quando aplicada no ativo circulante, garante a liquidez da empresa uma vez que proporciona recursos para o cumprimento das dvidas de curto prazo, nas datas de vencimento. Assim, quanto ao CCL, percebe-se a seguinte contradio: se, por um lado, nveis elevados de capital de giro lquido garantem a liquidez e a solvncia das empresas, por outro lado, comprometem a rentabilidade da empresa, pois: a) o excesso de ativos circulantes poderia indicar ineficincia no uso dos recursos financeiros, uma vez que o ativo circulante composto pelos itens menos rentveis; b) com exceo dos estoques, os demais ativos circulantes esto expostos aos efeitos da inflao que corri o poder aquisitivo dos valores a receber ou dos valores mantidos sob a forma de disponibilidades; e c) os recursos prprios e de terceiros a longo prazo, que compem o CGL, envolvem custos elevados (Braga, 1989).

3.3 - Caractersticas do Capital de Giro O Capital de Giro se divide em duas partes: parte fixa (ou permanente) e a parte varivel (sazonal). A parte fixa ou permanente refere-se ao volume mnimo de ativo circulante necessrio para manter a empresa em condies normais de funcionamento. A parte varivel ou sazonal definida pelas necessidades adicionais e temporais verificadas em determinado perodo (formao de estoques para atender a uma demanda em uma poca do ano, afrouxamento do crdito para incrementar as receitas de vendas etc.). Algumas caractersticas do capital de giro so as seguintes: a) Menos rentvel que o permanente; b) Curta durao; c) Rpida converso de seus elementos em outros do mesmo tipo e a conseqente reconverso;

13

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

d)O capital de giro responsvel pela alimentao do ciclo operacional da empresa. Este ciclo operacional envolve desde a aquisio de matria prima ate o recebimento das vendas. Assim toda vez que os recursos retornam ao disponvel, so acrescidos de lucros e deduzidos de despesas no desembolsveis. 3.4 Estudo de Caso: LOJAS GUARANI LTDA. Um grupo de pessoas est estudando a possibilidade de abrir um negcio comercial e os estudos preliminares revelaram os dados descritos adiante. O Empreendimento mostrou a possibilidade de vender R$ 720.000,00 por ano. Essas vendas seriam uniformes, de maneira que a venda mdia diria seria de R$2.000,00. A margem de lucro do negcio estimada em 40%. Logo, o custo das mercadorias vendidas de R$432.000,00, o que representa o custo mdio dirio de mercadorias vendidas de R$1.200,00. O prazo mdio de vendas de 90 dias, o que significa que, vendendo R$2.000,00 por dia, a empresa ter um investimento em duplicatas a receber de R$ 180.000,00. Isto se deve ao seguinte fato: a empresa durante os primeiros 90 dias de sua atividade nada recebe pelas vendas e efetua um investimento em duplicatas a receber; a partir do 91 dia, passa a receber as vendas efetuadas h 90 dias, mas mantm o investimento efetuado (ou seja, mantm o volume de ttulos a receber acumulados nos primeiros 90 dias). Isto se manter at que se mudem as condies. No caso, estamos supondo condies estveis para simplificar a exposio da forma que se manteria o volume acumulado de duplicatas de R$180.000,00. O mesmo raciocnio se aplica aos estoques que a empresa dever manter para 60 dias. Vendendo por dia, a preo de custo, R$ 1.200,00 e mantendo estoques para 60 dias, o investimento ser de 72.000,00. Estimativas dos empresrios que esto estudando o empreendimento indicam que ser necessrio ter um caixa com nvel mnimo de R$ 20.000,00. As instalaes necessrias para efetuar a venda atingem a quantia de R$ 130.000,00; para vendas de R$600.000,00 a R$1000.000,00. Abaixo de R$600.000,00, no ser necessrio este investimento e acima de R$ 1000.000,00 seria preciso investimento de mais R$ 130.000,00. Portanto, o investimento inicial em imobilizado deve ser de R$130.000,00. Os empresrios dispem de R$ 150.000,00 de capital, e em contatos efetuados com representantes de bancos de investimentos, verificaram ser possvel obter financiamento de R$ 100.000,00 a prazos variveis de 2 a 4 anos. Considerando que os fornecedores de mercadorias estejam dispostos a conceder prazo de 90 dias, em mdia, e que fornecero diariamente a quantidade necessria de estoques, ou seja, R$1.200,00. Pagando a seus fornecedores 80 dias aps a compra, a empresa ter duplicatas a pagar a fornecedores no valor de R$ 108.000,00 (=90 dias X R$ 1.200,00)
14

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Resumo dos dados Vendas anuais possveis (uniformes durante o ano) Margem Bruta Prazo mdio de recebimento de vendas = PMRV Prazo Mdio de Renovao dos Estoques = PMRE Prazo mdio de pagamento de Compras = PMPC Ativo Imobilizado necessrio para vender at R$720.000,00 Capitais Financiamentos de Longo Prazo obtenveis Disponveis

R$ 720.000,00 40% 90 dias 60 dias 90 dias R$ 130.000,00 R$ 150.000,00 R$ 100.000,00 R$ 20.000,00

As informaes obtidas at agora podem ser expressas no balano, como apresentado a seguir: Balano das Lojas Guarani Ltda. ATIVO Ativo Circulante Disponvel Duplicatas a receber Estoques Total do circulante Ativo Permanente Imobilizado Total do Ativo Balanceamento 130.000,00 402.000,00 Total do Passivo 358.000,00 44.000,00 402.000,00 Neste balano est faltando completar o Passivo Circulante. Este valor dever ser de R$152.000,00, uma vez que a empresa, com esse empreendimento, prev investimentos totais (ativo) de R$402.000,00 e pode obter entre recursos prprios e financiamentos de longo prazo a soma de R$250.000,00. Logo, a diferena dever ser suprida por capitais de terceiros de curto prazo. Sero ainda necessrios, portanto, R$ 44.000,00 de recursos que a empresa poder obter junto a bancos comerciais. A seguir se encontra qual seria o balano completo projetado para as Lojas Guarani Ltda. Balano das Lojas Guarani Ltda. ATIVO Ativo Circulante Disponvel Duplicatas a receber 20.000,00 180.000,00 Passivo Circulante Fornecedores Emprstimos 108.000,00 44.000,00 PASSIVO 20.000,00 180.000,00 72.000,00 ELP 272.000,00 Financiamento Patrimnio Lquido Capital 150.000,00 100.000,00 Passivo Circulante Fornecedores 108.000,00 PASSIVO

15

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Estoques Total do circulante Ativo Permanente Imobilizado Total do Ativo

72.000,00 ELP 272.000,00 Financiamento Patrimnio Lquido Capital 130.000,00 402.000,00 Total do Passivo 402.000,00 150.000,00 100.000,00

CCL = AC - PC: CCL = (PELP + PL) - (AP + ARLP): Capital de Giro: RESUMO DOS CLCULOS Duplicatas a Receber DR DR = Vendas Dirias x PMRV DR = 2.000,00 x 90 = 180.000,00

Vendas Anuais 720.000,00 Sendo que: Vendas dirias = ------------------------ = ----------------------- = R$2.000,00 360 360

Estoque E E = Custo Dirio de Mercadorias Vendidas x PMRE E= 1.200,00 x 60 = 72.000,00

CMV anual 60% x 720.000,00 Sendo que: CMV dirio = ------------------------ = ----------------------------- = R$1.200,00 360 360

Fornecedores F F = Compras dirias x PMPC F= 1.200,00 x 90 = R$108.000,00

Sendo que, neste caso: Compras Dirias = Custo de Mercadorias Vendidas Dirias Anlise: A empresa prev que seus negcios exigem investimentos de R$ 402.000,00 para que possa efetuar as vendas de R$ 720.000,00 por ano. Os scios s possuem R$ 150.000,00 e podem obter mais R$ 100.000,00 de financiamento.

16

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Os R$ 150.000,00 cobrem o investimento necessrio para a instalao fsica da sociedade (Ativo Permanente) e, ainda, resta um saldo de R$ 20.000,00 capaz de financiar parte do Ativo Circulante. A esses R$ 20.000,00 se juntam os financiamentos de terceiros, totalizando R$ 120.000,00 passveis de serem aplicados no Ativo Circulante. Entretanto, o Ativo Circulante necessita de R$ 272.000,00. H uma diferena de R$ 152.000,00 que dever ser obtida com financiamento de curto prazo.

Esquema Ativo Ativo Circulante 152.000 Exigvel LP 100.000 CCL Patrimnio Lquido 20.000 Ativo Permanente 130.000 20.000 130.000 100.000 Passivo Passivo Circulante 152.000

Os recursos no correntes (Patrimnio Lquido + Exigvel a Longo Prazo) cobrem o investimento no Ativo Permanente e ainda sobram R$120.000,00 para financiar o Ativo Circulante. O Passivo Circulante totalmente investido no Ativo Circulante. Completa-se assim o esquema de financiamentos. Verifica-se pelo esquema apresentado que clara a vinculao existente entre financiamentos e investimentos. O Ativo Permanente conta com recursos no correntes que so adequados e suficientes para financi-lo. O Ativo Circulante conta com dois tipos de recursos bsicos: Recursos de Curto Prazo e Recursos de Longo Prazo. Aqui o ponto mais importante desta exposio. O Passivo Circulante representado por recursos fornecidos por terceiros empresa por um breve prazo: 30, 60, 90 e 120 dias. Ao vencerem-se as obrigaes do Passivo Circulante, devem elas ser pagas em dinheiro: os recursos fornecidos empresa por curto prazo sairo da empresa ao trmino desse prazo. O Passivo Circulante deve ser pago com recursos do Ativo Circulante (ou melhor, devem ser pagos com dinheiro atravs de itens do Ativo Circulante, que se convertero em Caixa, visto que a empresa no pode manter um Caixa suficiente para cobrir instantaneamente todas as suas dvidas). J o recursos no correntes aplicados no Ativo Circulante CCL no precisam, em parte, ser pagos (relativamente ao PL) e, em parte, s dever ser pagos a longo prazo. Assim, os recursos no
17

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

correntes permanecem de forma estvel no Ativo Circulante e do empresa certa estabilidade ou folga financeira. No exemplo que vem sendo desenvolvido, dos R$272.000,00 de Ativo Circulante, R$ 120.000,00 permanecero no Ativo Circulante nos prximos meses, enquanto R$ 152.000,00 devero ser renovados. Entretanto, no existe a garantia dessa renovao. a) Aumento de Vendas: Um dos scios das LOJAS GUARANI LTDA contratou uma equipe especializada em Marketing e com ela desenvolveu uma estratgia mercadolgica capaz de ampliar as vendas em 30%. Muito entusiasmado com a campanha elaborada pela equipe de Marketing, ele apresentou aos outros scios. Um deles, que cuidava da gerncia financeira, ressaltou que o aumento de vendas acarretaria uma necessidade maior de capital de giro, e que a empresa tinha uma capacidade mxima de endividamento bancrio de curto prazo de R$60.000,00. Ressaltou tambm a no possibilidade de obter emprstimos de longo prazo e, ainda, a falta de dinheiro dos scios para aumento de capital prprio. Props fazer uma anlise financeira desta estratgia mercadolgica e apresentar dados conclusivos dentro de uma semana. Dez dias depois, em uma reunio, o gerente financeiro apresentou as seguintes informaes: Resumo dos dados Vendas anuais Vendas dirias Prazo mdio recebimento (dias) Prazo mdio de Estocagem (dias) Prazo mdio de Pagamento (dias) Custo anual das mercadorias vendidas Custo dirio das mercadorias vendidas Duplicatas a receber Estoques Fornecedores Situao base 720.000,00 2.000,00 90 60 90 432.000,00 1.200,00 180.000,00 72.000,00 108.000,00 + 30% 936.000,00 2.600,00 90 60 90 561.600,00 1.560,00 234.000,00 93.600,00 140.400,00

O gerente financeiro ressaltou que o lucro da empresa aumentaria muito com o aumento de vendas. Entretanto, a empresa necessitaria de um aumento de capital de giro em R$ 43.200,00 para fazer frente ao aumento de vendas. Balano das Lojas Guarani Ltda ATIVO Ativo Circulante Disponvel Duplicatas a receber Estoques 20.000 PASSIVO Passivo Circulante Fornecedores Emprstimos ELP
18

87.200

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Total do Circulante Ativo Permanente Imobilizado Total do Ativo

347.600 130.000

Financiamento Patrimnio Lquido Capital

100.000 150.000 477.600

477.600 Total do Passivo

Por meio desse balano, comentou, ao final , que quando ocorre um aumento nas vendas, o volume de capital de giro da empresa deve ser analisado, a fim de que no se corra o risco com a inadimplncia e com emprstimos extraordinrios com juros exorbitantes. Mostrou que o CCL com o aumento de vendas seria de: CCL = AC - PC CCL = (PELP + PL) - (ARLP + AP) Capital de Giro: O gerente de Marketing, a partir daquele instante, passou a se interessar mais pelos aspectos financeiros e pelos impactos provenientes das estratgias de Marketing no Capital de Giro. b) Mudanas nos prazos de vendas Uma semana depois, o gerente de marketing comunicou ao gerente financeiro que os concorrentes ampliaram o prazo de pagamento dado aos clientes e que para manter o nvel de vendas em R$720.000,00 seria necessrio tambm, vender com 120 dias de prazo. Ele gostaria de saber qual o reflexo desse novo prazo nas finanas da empresa. Juntos informaes: Nas mudanas de prazos, e somente a, ocorre por alguns dias uma alterao do fluxo. Por exemplo, se a empresa passar dos atuais 90 para 120 dias, haver um represamento de duplicatas, cujo nvel de R$180.000,00 passar para 240.000,00. A, ento, durante 30 dias no haver sada de Duplicatas a Receber (e, portanto, no haver entradas de Caixa), ou seja, por 30 dias ser fechada a sada de Duplicatas a receber. Mas isso s ocorrer daqui a 90 dias, porque at ento estaro sendo recebidas as duplicatas existentes antes da alterao do prazo. Do 91 ao 120 dia da data de ampliao do prazo, no haver nenhuma duplicata a receber, visto que passaram a ser emitidas com prazo de 120 dias. A partir do 121, ser restabelecido o fluxo anterior de entradas e sadas de R$2.000,00. Se a empresa elevar o nvel de Duplicatas a Receber, aumentando o Ativo Circulante, dever obter recursos atravs de uma entre duas alternativas possveis: verificaram que a necessidade de capital de giro aumentaria atravs das seguintes

19

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

a) Aumento de Capital Circulante Lquido mediante aumento de Capital prprio ou de Emprstimos Bancrios a Longo Prazo; b) Aumento de Emprstimos Bancrios de Curto Prazo. Aumentando o Capital Lquido, haver crescimento do Ativo Circulante sem alterao do Passivo Circulante. Aumentando os Emprstimos Bancrios de curto prazo, haver simultneo aumento de Ativo Circulante e de Passivo Circulante. Se a empresa tomar emprstimos bancrios de curto prazo para financiar a expanso de Duplicatas a Receber, no poder computar o pagamento desses emprstimos no fluxo de caixa dirio. Na realidade, no poder pagar esses emprstimos, mas apenas os juros, visto que no haver aumento das entradas dirias de caixa. Assim, toda vez que vencerem os emprstimos bancrios, dever tomar outros de igual montante. Isto porque a expanso de Duplicatas a Receber representa um investimento estvel que requer financiamento estvel. Somente a longo prazo, com o acmulo de lucros, que a empresa poder substituir esses emprstimos por capital circulante lquido. Portanto, a empresa dever renovar os emprstimos bancrios a cada vencimento. No que tange aos juros, devem ser compensados com o acrscimo de lucro decorrente do aumento do prazo mdio de recebimento de vendas. Se a empresa no conseguir essa compensao, estar cavando um buraco no qual poder enterrar-se. Analisando a situao, verificam que haver alterao no Ativo Circulante apenas no item Duplicatas a Receber, pois o Estoque e o Disponvel permanecero constantes. No que se refere ao Passivo, ocorrer um aumento no Passivo Circulante ou no Exigvel a Longo Prazo caso no haja um aumento de Capital. Estas transformaes podem ser visualizadas a seguir: Balano das Lojas Guarani Ltda Ativo Ativo Circulante Disponvel Duplicatass a receber Estoques Total do circulante Ativo Permanente Imobilizado Total do Ativo CCL = AC - PC CCL = (PELP + PL) - (ARLP + AP) Capital de Giro: Passivo Circulante 20.000 Fornecedores Emprstimos ELP 332.000 Financiamento Patrimnio Lquido 130.000 Capital 462.000 Total do Passivo Passivo

104.000 100.000 150.000 462.000

20

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

c) Aumento das Vendas e dos prazos de Pagamentos Partindo das condies originais, suponha que, agora a empresa pretenda usar a ampliao do prazo de pagamento de 90 para 120 dias, visando a aumentar suas vendas em 30%. O reflexo financeiro desta estratgia ser: Resumo dos dados Vendas anuais Vendas dirias Prazo mdio recebimento (dias) Prazo mdio de Estocagem (dias) Prazo mdio de Pagamento (dias) Custo anual das mercadorias vendidas Custo dirio das mercadorias vendidas Duplicatas a receber Estoques Fornecedores 720.000,00 2.000,00 90 60 90,00 432.000,00 1.200,00 180.000,00 72.000,00 108.000,00 936.000,00 2.600,00 120 60 90,00 561.600,00 1.560,00 312.000,00 93.600,00 140.400,00

Balano das Lojas Guarani Ltda. Ativo Ativo Circulante Disponvel Duplicatas a receber Estoques Total do circulante Ativo Permanente Imobilizado Total do Ativo Passivo Circulante 20.000 Fornecedores Emprstimos ELP 425.600 Financiamento 130.000 Capital 555.600 Total do Passivo Passivo

165.200 100.000 150.000 555.600

O crescimento das dvidas da empresa deve ser acompanhado com cuidado, pois amplia o risco de inadimplncia e o custo da manuteno destes emprstimos (Bancos, Financeiras, agiotas). CCL = AC - PC CCL = (PELP + PL) - (ARLP + AP) Capital de Giro: APLICAO: Imagine que o Setor de Marketing da Lojas Guarani Ltda. quisesse saber o impacto no Capital de Giro se ocorressem as seguintes alteraes: a) alterao no volume de vendas para $ 1.100.000,00 (necessidade de investimento de mais $ 130.000,00 no ativo permanente); b) alterao nos prazos de recebimento para 120 dias; c) reduo no prazo mdio de pagamento a fornecedores para 60 dias;
21

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

d) impossibilidade de crditos de longo prazo e de aumento de Capital Prprio; e) a empresa recebeu uma proposta de adquirir os $ 130.000,00 de ativos permanentes de um vendedor que props a empresa pagar a prazo, em 6 meses.

4. ANLISE DINMICA DA ADMINISTRAO DO CAPITAL DE GIRO


4.1 Introduo
FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978) introduziram no Brasil um novo mtodo de anlise do capital de giro. A metodologia baseada na distino dos ativos e passivos circulantes em itens operacionais (ou cclicos) e financeiros (ou errticos). As vantagens do mtodo so associadas a

22

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

possibilidade de se ter uma avaliao mais analtica da posio financeira da empresa, permitindo tambm que se identifiquem as efetivas necessidades de capital de giro, ou seja, o volume de investimento operacional em giro adequado ao equilbrio financeiro. Com a aplicao desse mtodo possvel se ter um melhor entendimento e avaliar a estrutura financeira das empresas. Esse tipo de anlise, conhecida como Necessidade de Investimento em Capital de Giro (NICG), realizada a partir da reclassificao do Balano Patrimonial da seguinte forma: QUADRO 4.1 Reclassificao do Balano Patrimonial ATIVO (APLICAES) ATIVO CIRCULANTE Ativo Financeiro (ou Errtico) Disponibilidades Aplicaes Financeiras Ttulos e valores mobilirios Crditos contra empresas ligadas Outras contas Ativo Operacional (ou Cclico) Duplicatas a receber Adiantamento a fornecedores Impostos Produtivos a recuperar Estoques Outras contas operacionais PASSIVO (ORIGENS) PASSIVO CIRCULANTE Passivo Financeiro (ou Errtico) Duplicatas descontadas Adiantamento de cmbio Emprstimos e financ. Bancrios Dvidas para com coligadas Outras contas Passivo Operacional (ou Cclico) Duplicatas a pagar Salrios, encargos e imp. Produtivos Adiantamentos de clientes Participaes de empregados a pagar Outras contas operacionais

ATIVO PERMANENTE (OU NO CCLICO) PASSIVO PERMANENTE (OU NO CCLICO) Emprstimos a LP de terceiros Aplicaes financeiras a LP Ttulos a receber a LP Investimentos Imobilizado Diferido Emprstimos bancrios a LP Financiamentos a LP Resultado de exerccios futuros Capital Social Reservas Lucros Acumulados

Pelo modelo, FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978) classificam como contas cclicas ou operacionais aquelas que mantm relao direta com o exerccio da atividade operacional da empresa, na medida em que se renovam periodicamente, de acordo com o ritmo dos negcios. So as contas tipicamente operacionais, decorrentes do ciclo de explorao. Como contas permanentes ou no-cclicas, os referidos autores consideram aquelas que no variam em funo do ritmo dos negcios da empresa, sendo a longo prazo o denominador comum de todas essas contas. So as contas de natureza estratgica.
23

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

J as contas errticas ou financeiras so aquelas de curto e curtssimo prazo, que no guardam relao direta com o processo produtivo, mas sim com decises tipicamente financeiras (tesouraria). Essa terminologia representa a preocupao do modelo em associar os elementos do ativo e do passivo aos diferentes nveis de decises empresariais, principalmente no que se refere s decorrentes do ciclo de explorao.

4.2 Aplicao
O exemplo mostra dois Balanos da empresa TUPINAMBS LTDA. O primeiro est de acordo com o modelo tradicional. No segundo Balano ocorreu a reclassificao do primeiro, em funo do modelo proposto por FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978). Balano Patrimonial da TUPINAMBS LTDA ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante Disponvel 30.000,00 Emprstimos Bancrios Aplicaes financeiras 50.000,00 Fornecedores Duplicatas a Receber 140.000,00 Encargos Sociais a pagar Prov. Devedores Duvidosos (5.000,00) Adiantamento a Clientes Duplicatas Descontadas (40.000,00) Dividendos a pagar Adiantamento a fornecedores 6.000,00 Outros Valores Circulantes Estoques 104.000,00 Total Despesas Antecipadas 7.000,00 Exigvel a Longo prazo Outros Valores Circulantes 45.000,00 Patrimnio Lquido Total 337.000,00 Realizvel a Longo prazo 123.000,00 Permanente 500.000,00 Ativo Total 960.000,00 Passivo Total

60.000,00 90.000,00 20.000,00 10.000,00 8.000,00 32.000,00 220.000,00 340.000,00 400.000,00

960.000,00

BALANO RECLASSIFICADO ATIVO (APLICAES) ATIVO CIRCULANTE Ativo Cclico (ou operacional) Duplicatas a Receber 140.000,00 (-) Prov. Dev. Duvidosos (5.000,00) Adiantamento Fornecedores 6.000,00 Estoques 104.000,00 Despesas antecipadas 7.000,00 Outras contas operacionais 45.000,00 Total do Ativo Cclico 297.000,00 Ativo Errtico ou Financeiro Disponibilidades 30.000,00 Aplicaes Financeiras 50.000,00 Total do Ativo Financeiro 80.000,00 Total do Ativo Circulante 377.000,00 PASSIVO (ORIGENS) PASSIVO CIRCULANTE Passivo Cclico ou Operacional) Duplicatas a pagar 90.000,00 Salrios, encargos e Impostos 20.000,00 Adiantamento a Clientes 10.000,00 Dividendos a pagar 8.000,00 Outras contas operacionais 32.000,00 Total do Passivo Cclico 160.000,00 Passivo Errtico ou Financeiro Duplicatas Descontadas 40.000,00 Emprstimos Bancrios 60.000,00 Total do Passivo Financeiro 100.000,00 Total Passivo Circulante 260.000,00

24

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

ATIVO PERMANENTE (NO CCLICO) Realizvel a longo prazo 123.000,00 Permanente 500.000,00 Total do Ativo Permanente 623.000,00 TOTAL DO ATIVO 1.000.000,00

PASSIVO PERMANENTE (NO CCLICO) Exigvel a longo prazo 340.000,00 Patrimnio Lquido 400.000,00 Total do Passivo Permanente 740.000,00 TOTAL DO PASSIVO 1.000.000,00

De acordo com o modelo proposto Duplicatas Descontadas fica melhor empregada como um passivo circulante oneroso para a empresa, juntamente com emprstimos bancrios. Diante desta reclassificao possvel mensurar as principais variveis do modelo funcional e dinmico do balano patrimonial, quais sejam: o Capital de Giro Lquido (CGL), a Necessidade de Capital de Giro (NICG), e o Saldo de Tesouraria (T), as quais se constituem nas variveis-chave para a gesto financeira das empresas.

4.3 Capital de Giro Lquido (CGL)


A varivel Capital de Giro Lquido (CGL) obtida pela diferena entre as contas permanentes do passivo e as contas permanentes do ativo (igual ao modelo tradicional), ou seja, as contas no cclicas e que, em geral, renovam-se na data de seu vencimento. A maior parte desses fundos permanentes destinam-se, sob a tica do equilbrio financeiro, ao financiamento das aplicaes permanentes enquanto apenas uma parte utilizada para o financiamento da necessidade de capital de giro. FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978) evidenciam que algumas informaes adicionais so importantes no sentido de melhor esclarecer o conceito de CGL: a) o CGL possui o mesmo valor que o capital de giro lquido, definido no sentido financeiro clssico como a diferena entre ativo e passivo circulantes, sendo apenas o clculo realizado de maneira diferente. Na definio clssica, o capital de giro lquido representa uma aplicao de fundos, enquanto, na definio apresentada, o capital de giro representa uma fonte de fundos. b) O CGL um conceito econmico-financeiro e no uma definio legal, representando uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a necessidade de capital de giro da empresa. c) O CGL apresenta-se razoavelmente estvel ao longo do tempo. Diminui quando da realizao de novos investimentos em bens do ativo permanente. Aumenta por autofinanciamento, emprstimos a longo prazo e aumento de capital em dinheiro (aumento do passivo permanente). d) O CGL pode ser negativo. Neste caso o ativo permanente maior do que o passivo permanente, significando que a empresa financia parte de seu ativo permanente com fundos de curto prazo. Embora esta condio aumente o risco de insolvncia, a empresa poder se desenvolver, desde que sua necessidade de capital de giro seja, tambm, negativa. Sua sistemtica de apurao pode ser assim esquematizada: CGL = Passivo Permanente Ativo Permanente

25

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

4.4 Exemplo: considerando os dados da Empresa Tupinambs (ver pgina 25):


CGL = Passivo Permanente - Ativo Permanente CGL = 740.000,00 623.000,00 = 117.000,00

Compararando com forma tradicional de clculo, tem-se: CGL = Ativo Circulante CGL = 377.000,00 - Passivo Circulante 260.000,00 = 117.000,00

Com relao ao seu valor, cabe destacar que as situaes bsicas que ocorrem numa empresa, com relao ao CGL podem ser sumariadas como a seguir, conforme FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978):

a) CGL positivo: neste caso as fontes permanentes superam as aplicaes permanentes, indicando a
utilizao de recursos estveis (de longo prazo) no financiamento da NCG, ou seja, o CDGL representa uma fonte de fundos permanentes para financiar as operaes da empresa.

b) CGL negativo: ocorre quando as aplicaes permanentes superam as fontes permanentes,


evidenciando, assim, a utilizao de recursos de curto prazo no financiamento de ativos de pouca liquidez (de longo prazo). Neste caso o CDGL se transforma em aplicao de fundos, ou seja, ativos permanentes esto sendo financiados por recursos de curto prazo, o que pode acarretar problemas de insolvncia.

c) CGL nulo: ocorre quando as aplicaes permanentes se igualam s fontes permanentes, indicando
que os recursos de curto prazo esto financiando as flutuaes da NCG.

4.5- Necessidade de Investimento em Capital de Giro (NICG)


O conceito de capital de giro lquido difere do conceito da necessidade de capital de giro. O capital de giro lquido representa uma situao de fato, ou seja: como a empresa atende s suas necessidades, resultando numa estrutura onde foram investidos recursos prprios ou de terceiros, adequados ou no. J a necessidade lquida de capital de giro, difere para um determinado ciclo financeiro e para um determinado volume de atividade, ou seja: qual o total de recursos necessrios para manter a empresa em funcionamento. Alm disso, a necessidade de capital de giro lquido extremamente sensvel a quaisquer modificaes ocorridas no macro-ambiente econmico em que a empresa atua. Sua natureza depende, basicamente, da natureza e do ciclo de atividades dos negcios, uma vez que a natureza determina o ciclo financeiro, enquanto as vendas determinam o ciclo de atividade. A NICG definida pela seguinte expresso: NICG = Ativo Circulante Operacional - Passivo Circulante Operacional (4)

26

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

4.6 Exemplo: considerando os dados da Empresa Tupinambs (ver pgina 25):


NICG = Ativo Circulante Operacional - Passivo Circulante Operacional NICG = 297.000,00 160.000,00 = 137.000,00

Segundo FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978), a NICG, mede a defasagem de tempo e valor entre as operaes que as contas representam, ou seja, encontra-se intimamente relacionada ao ciclo financeiro1. Alm disso, os referidos autores destacam as seguintes observaes para melhor entendimento do conceito da referida varivel: a) Trata-se de uma varivel diferente do CGL, definido no sentido financeiro clssico. b) um conceito de ordem econmico-financeira e no uma definio legal. c) uma varivel sensvel s modificaes que ocorrem no ambiente econmico em que a empresa atua, dependendo basicamente, da natureza e do nvel de atividade empreendido. A natureza dos negcios da empresa determina seu ciclo financeiro, enquanto o nvel de atividade funo das vendas. Assim, a NCG uma varivel que guarda proporcionalidade ao ciclo financeiro e ao volume de vendas praticado. d) As contas cclicas do ativo e passivo que constituem a necessidade de capital de giro so contas ligadas ao ciclo de explorao da empresa. e) Pode ser negativa, refletindo que no ciclo financeiro as sadas de caixa ocorrem depois das entradas de caixa. o caso do ciclo financeiro negativo. f) No caso de interrupo das operaes, a necessidade de capital de giro, que representava uma aplicao de fundos, passar a constituir uma fonte de fundos que poder, por exemplo, ser utilizada pela empresa para pagamento e credores e acionistas. As situaes bsicas que ocorrem numa empresa, com relao NICG podem ser resumidas:

a) NICG positiva: ocorre quando o ativo de giro (ou aplicaes de capital de giro) maior do que o
passivo giro (ou fontes de capital de giro). Neste caso, a empresa apresenta uma demanda de recursos para o giro dos negcios, o que poder ser financiado com recursos prprios e/ou recursos de terceiros de curto e de longo prazos.

b) NICG negativa: ocorre quando o ativo giro menor do que o passivo de giro. Neste caso a empresa
no apresenta demanda de recursos para o giro dos negcios mas, pelo contrrio, dispe de fontes para financiar outras aplicaes, em conformidade s polticas de suas Administrao.

c) NICG nula: ocorre quando o ativo de giro igual ao passivo de giro. Neste caso a empresa no tem
necessidade de financiamento para o giro dos negcios, financiando-o apenas com contas de giro.

4.7 - Saldo de Tesouraria (T) ou Saldo do Disponvel


1

A relao NICG/Vendas x 365 dias expressa o ciclo financeiro em dias de vendas. 27

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

O acompanhamento da evoluo da necessidade lquida de capital de giro e do capital circulante lquido essencial para a avaliao do desempenho financeiro da empresa. Muitas vezes, esse desempenho pode ocorrer de maneira desequilibrada, permitindo um crescimento das atividades da empresa acima de sua capacidade de financiamento, ou seja, a expanso dos negcios passa a exigir uma elevada aplicao de recursos no capital de giro, ultrapassando o nvel do capital de giro lquido. O saldo de tesouraria dado pela diferena entre o capital de giro lquido e a necessidade lquida de capital giro, ou seja: Saldo de Tesouraria (T) = CGL NICG Saldo de Tesouraria (T) = Ativo Financeiro - Passivo Financeiro (5) (6)

Analisando as frmulas (5) e (6) pode-se perceber que se a empresa apresentar um capital circulante lquido maior que a necessidade lquida de capital de giro, apresentar um saldo positivo. Esse saldo de tesouraria positivo revela que as necessidades que a empresa possui de investimentos em capital de giro so menores que a forma como atendeu a essas necessidades. Nesse caso, h sobra de recursos no circulante, evidenciando uma situao favorvel para a empresa. Assim, quando h sobras, evidenciam-se recursos ociosos na empresa, cabendo, em muitos casos, aplicar essas sobras em ativos mais rentveis. Quando a necessidade lquida de capital de giro superior ao capital de giro lquido, significa que a empresa no atendeu, de forma correta, s suas necessidades de investimento, caracterizando uma situao financeira desfavorvel.

4.8 Exemplo: considerando os dados da empresa Tupinambs (pgs. 25, 26 e 27)


Saldo de Tesouraria (T) = Saldo de Tesouraria (T) = CGL NICG

117.000,00 - 137.000,00 = (20.000,00)

Saldo de Tesouraria (T) = Ativo Financeiro - Passivo Financeiro Saldo de Tesouraria (T) = 80.000,00 100.000,00 = (20.000,00)

Assim, pelo balano reclassificado da TUPINAMBS LTDA. tm-se os seguintes dados: Ativo Circulante Passivo Circulante CGL 377.000,00 260.000,00 117.000,00 Ativo Operacional Passivo Operacional NICG 297.000,00 160.000,00 137.000,00 Saldo de Tesouraria (T) (20.000,00)

28

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

A empresa possui um capital de giro lquido positivo de R$117.000,00. Essa foi a forma como atendeu sua necessidade de capital de giro. Porm, a necessidade de capital de giro foi de R$137.000,00 positiva. Isso mostra que o capital de giro no atendeu no todo a sua necessidade. Para avaliar se a empresa atende ou no s suas necessidades de capital de giro, necessrio que se encontre o saldo de tesouraria. Analisando o resultado do saldo de tesouraria da TUPINAMBS LTDA, verifica-se que o CGL no foi suficiente para atender a NICG. Isso retrata uma situao financeira desfavorvel para a empresa.

4.9 Relao entre CGL, NICG e Saldo de Tesouraria (T)


a)

CLG positivo, NICG positiva e T negativo. Neste caso a empresa apresenta insuficincia de fundos

de longo prazo para o financiamento de suas necessidades de capital de giro, utilizando-se, assim, de crditos de curto prazo. Tal estrutura revela uma empresa em desequilbrio financeiro, apesar de possuir capital de giro positivo.
b) NICG positiva, CGL positivo e T positivo. Este tipo de estrutura revela uma situao financeira

slida, uma vez que a empresa dispe de um saldo de tesouraria positivo que lhe permite enfrentar aumentos temporrios da necessidade de capital de giro. Ou seja, o capital de giro suficiente para banca as necessidades de capital de giro e ainda proporcionar aplicaes em ativos financeiros, facultando, assim, relativa liquidez empresa.
c)

CGL negativo, NICG positiva e T negativo. Retrata a situao em uma empresa que luta pela sua

sobrevivncia. Trata-se de uma situao financeiramente delicada, uma vez que os capitais estveis so insuficientes para bancar os investimentos em ativos permanentes. uma situao de elevado risco financeiro, j que a empresa se utiliza de recursos de curto prazo para financiar aplicaes de longo prazo de maturao.
d) CGL positivo, NICG negativa e T positivo. Refere-se a uma situao de menor freqncia na

prtica, sendo especfica de atividades como supermercados e empresas de transporte, que compram a prazo e vendem vista, permitindo, assim a ocorrncia de ciclo financeiro negativo.

4.10 Efeito Tesoura (Desequilbrio financeiro - Overtrading - Superexpanso das vendas)


FLEURIET, KEHDY e BLANC (1978:45) chamam a ateno para uma importante atividade a ser desempenhada pela gesto financeira de uma empresa, qual seja a de acompanhar a evoluo do saldo de tesouraria, a fim de evitar que permanea constantemente negativo e crescente. Quando a necessidade de capital de giro cresce mais que proporcionalmente s fontes de capital de giro, tem-se a ocorrncia do chamado efeito tesoura (desequilbrio financeiro). Na situao de efeito tesoura, a empresa torna-se incapaz de financiar adequadamente seus investimentos operacionais de giro, operando com recursos de maturidade incompatvel com suas efetivas necessidades financeiras.

29

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

O Efeito Tesoura ocorre quando a empresa financia a maior parte da NICG atravs de crditos de curto prazo no renovveis. Neste caso, o Saldo de Tesouraria se apresenta negativo e crescendo, em valor absoluto, proporcionalmente mais que a NICG. Segundo Assaf Neto (1998), o efeito tesoura ocorre por vrias razes que podem ser assim resumidas: a) crescimento elevado do nvel de atividade empresarial; b) desvio de recursos do giro para o imobilizado; c) inflao; d) manuteno de estoques elevados com baixo giro; e) polticas de cobrana ineficientes; e f) prazos de pagamento inferiores aos prazos de recebimento. Como conseqncia do efeito tesoura, medida que a empresa buscar incrementar suas vendas, menores sero os seus lucros, chegando, at mesmo, a obter prejuzos crescentes. O motivo pelo qual ocorre esse descompasso entre incremento da receita de vendas e reduo nos lucros, consiste, exatamente, no desequilbrio entre ativo circulante e passivo circulante. Isso ocorre porque medida que a empresa, em efeito tesoura, buscar incrementar suas vendas sero necessrias novos investimentos no ativo circulante em termos de matria-prima, mo-de-obra, duplicatas a receber, estoques etc. Porm, a necessidade de financiamento de curto prazo, para atender aos investimentos, tambm aumentar. Como a empresa, nessa situao, encontrar dificuldades de saldar suas dvidas de curto prazo nas datas de vencimento, provocar um aumento mais que proporcional no passivo circulante, corroendo suas bases de lucro.

4.11 Formas de Escapar do Efeito Tesoura


Como forma de escapar do efeito tesoura duas decises devem ser tomadas: aumentar o capital de giro lquido e/ou reduzir a necessidade lquida de capital de giro. Para aumentar o capital de giro lquido, algumas medidas devem ser tomadas tais como: a) aumentar o financiamento de longo prazo; b) aumentar o patrimnio lquido por meio da integralizao de capital; c) reduzir o ativo permanente; d) reduzir o realizvel a longo prazo; e) transformar financiamento de curto prazo em financiamento de longo prazo. Para reduzir a necessidade lquida de capital de giro deve-se: a) aumentar o giro de duplicatas a receber por meio da eficincia de cobrana, reduzindo, com isto, o prazo mdio de recebimento; b) aumentar o prazo mdio de pagamento; c) aumentar o giro dos estoques.

30

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

4.12 As conseqncias da Superexpanso das Vendas


Toda empresa possui um limite financeiro capaz de suportar determinado volume de negcios. Quando o volume de vendas exceder este limite, ou quando a capacidade de financiar os negcios se reduzir, tem-se uma conseqente reduo na margem de segurana da empresa, verificando o que se denomina Overtrading (efeito-tesoura). Uma situao de ocorrncia do Overtrading ocorre quando uma empresa decide promover economias de escala atravs de uma grande expanso em seu nvel de produo e venda. Esta expanso das operaes de produo e vendas demanda naturalmente maior volume de investimentos em giro (duplicatas a receber e estoques, principalmente). O Overtrading revela-se na hiptese de o capital de giro lquido existente no ser suficiente para cobrir financeiramente estes investimentos adicionais. A NICG passa a crescer bastante, superando, em pouco tempo, o nvel de CGL da empresa. Outra causa tambm bastante comum de ocorrncia de Overtrading numa empresa a inflao. Ao promover maior demanda por bens como forma de resguardar o consumidor de aumentos de preos, a empresa pode ser levada, para no perder participao de mercado, a expandir sua atividade acima de sua capacidade financeira. Os aumentos consecutivos dos preos em geral constumam encobrir esta situao de Overtrading. No entanto, quando a economia parte para uma situao de maior estabilidade nos ndices gerais de preos, as conseqncias de um crescimento sem sustentao financeira surgem mais nitidamente, determinando problemas de lucratividade, inadimplncia e estoques volumosos. Evidentemente, outras situaes podem tambm ocorrer e levar a empresa a um crescimento sem sustentao, tais como metas de expanso ambiciosas e superdimensionadas, reduo no capital de giro lquido, polticas aceleradas de imobilizaes etc.

4.13 Dinmica do Overtrading


Para melhor explicar as conseqncias de uma forte expanso das vendas sobre o equilbrio financeiro das empresas, so analisadas trs estruturas de empresas. Estrutura 1 Crescimento proporcional das Vendas, NICG e CGL Vendas Evoluo anual NICG Evoluo anual CGL Evoluo anual Saldo tesouraria (T) Ano 1 1.000 0% 400 500 100 Ano 2 2.000 100% 800 100% 1.000 100% 200 Ano 3 4.000 100% 1.600 100% 2.000 100% 400

31

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Nesta situao, observa-se que a forte expanso das vendas no afeta a sade financeira da empresa. Mesmo diante de um crescimento anual de 100% em sua atividade, a empresa no modificou o seu ciclo financeiro, mantendo a mesma proporo da NICG em relao s vendas. Por outro lado, o CGL mantm tambm sua participao original, revelando que eventuais necessidades adicionais de investimentos permanentes (mquinas, equipamentos etc.), foram financiadas atravs de recursos de longo prazo captados pela empresa de seus credores e proprietrios. A manuteno de um CGL superior NICG, financia o investimento necessrio em capital de giro e ainda compe a reserva financeira da empresa (saldo do disponvel). Na situao comentada, ainda, a elevao da NICG foi acompanhada integralmente pelo maior volume de CGL, no prejudicando a posio financeira da empresa. O expressivo aumento nas vendas foi financiado pelo reinvestimento dos fluxos de caixa provenientes da operao (lucro lquido mais depreciao, basicamente).

Estrutura 2 Crescimento mais que proporcional da NICG Ano 1 Vendas 1.000 Evoluo anual 0% NICG 400 Evoluo anual CGL 500 Evoluo anual Saldo tesouraria 100

Ano 2 2.000 100% 1.000 150% 1.000 100% 0

Ano 3 4.000 100% 2.000 100% 2.000 100% 0

Nesta estrutura percebe-se um aumento da NICG motivado no somente pela expanso de vendas mas tambm pela ampliao do ciclo financeiro. Concesses de maiores prazos de pagamento aos clientes ou redues no financiamento operacional, por exemplo, podem explicar este incremento mais que proporcional em relao s vendas da necessidade de investimentos de capital de giro. O incremento adicional da NICG foi financiado integralmente mediante a utilizao do saldo do disponvel positivo existente no ano 1, suficiente para lastrear financeiramente a necessidade incremental de recursos para giro. Com isso, a reserva financeira da empresa apresenta-se nula para os prximos anos, exigindo novas captaes de recursos externos para financiar eventuais aumentos no ciclo financeiro. Esta situao em que CGL = NICG satisfatria. Estrutura 3 Reduo do CGL em relao NICG Ano 1 Vendas 1.000 Evoluo anual 0% NICG 400 Evoluo anual

Ano 2 2.000 100% 800 100%

Ano 3 4.000 100% 1.600 100%


32

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

CGL Evoluo anual Saldo tesouraria

500 100

800 60% 0

1.400 75% -200

Nesta situao, ocorre uma piora gradual na situao financeira da empresa devido principalmente reduo relativa do volume de capital circulante lquido. Recursos de longo prazo podem estar sendo desviados do giro para financiar investimentos em bens permanentes. De uma posio de folga financeira verificada no ano 1, passa-se para certo equilbrio no ano seguinte pelo uso de toda a reserva financeira, e para uma situao incapaz de financiar adequadamente o aumento da NICG nesta ltima situao. No ano 3, uma parte dos investimentos permanentes em giro encontra-se financiada com recursos passivos no operacionais. Esta situao de Overtrading descreve o efeito tesoura, em que o crescimento expressivo das vendas no vem acompanhado de adequado suporte de recursos para cobrir a maior necessidade de capital de giro. A empresa passa a se utilizar de crditos onerosos de curto prazo para financiar sua NICG, tornando seus negcios dependentes da manuteno destes passivos. 4.13 Exerccios A) Classificao funcional e mensurao das variveis do modelo Fleuriet ATIVO Ativo Circulante Disponvel Aplicaes financeiras Ttulos eValores mobilirios Duplicatas a Receber Prov. Devedores duvidosos Duplicatas descontadas Adiantamento fornecedores Estoques Despesas Antecipadas Outros Valores Circulantes Total do Circulante Realizvel a Longo prazo Permanente Ativo Total Passivo Circulante 51.000,00 Emprstimos Bancrios 85.000,00 Fornecedores 18.700,00 Encargos Sociais a pagar 219.300,00 Adiantamento a Clientes (8.500,00) Dividendos a pagar (102.000,00) Outros Valores Circulantes 10.200,00 Total do Circulante 176.800,00 11.900,00 76.500,00 538.900,00 209.100,00 Exigvel a Longo prazo 850.000,00 Patrimnio Lquido 1.598.000,00 Passivo Total 408.000,00 595.000,00 1.598.000,00 289.000,00 170.000,00 51.000,00 17.000,00 13.600,00 54.400,00 595.000,00 PASSIVO

a) Classificar o Balano Patrimonial segundo procedimentos do modelo dinmico ou funcional; b) Mensurar as Variveis CGL, NICG e Saldo de Tesouraria; c) Analisar a estrutura e a situao financeira da empresa.

33

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

B) Estudo de caso da Indstria de Bolsas Brasil Ltda. Indstria de Bolsas Brasil Ltda. Balano Patrimonial (em R$ mil) ATIVO Ativo Circulante Disponibilidade Contas a Receber Estoques Outros Crd. CP Desp. Antecipadas Total Ativo Circulante Realizvel a LP Ativo Permanente Investimentos Imobilizado Diferido Total Permanente Total do Ativo 19X1 131 1486 785 65 7 2474 55 176 587 72 835 3364 19X2 239 3218 2061 57 19 5594 98 318 1266 146 1730 7422 19X3 PASSIVO Passivo Circulante 415 Fornecedores 6136 Financiamentos 3008 Provises e Obrigaes 145 Total Passivo Circulante 25 Exigvel a Longo Prazo 9729 Patrimnio Lquido 316 Capital Social Reservas de Capital 890 Reservas de Lucros 3362 Lucros Acumulados 456 Total do Patr. Lquido 4708 14753 Total do Passivo 19X1 812 868 359 2039 91 276 554 187 217 1234 3364 19X2 1641 2605 669 4915 463 414 843 457 330 2044 19X3 3799 4827 1210 9836 582 984 1783 884 684 4335

7422 14753

Demonstrao do Resultado do Exerccio (em R$ mil) Itens Vendas (-) Custo dos Produtos Vendidos (=) Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais (+) Resultado de Participaes (-) Despesas Financeiras Lquidas (=) Lucro Operacional (+/-) Resultados no operacionais 19x1 4.597,00 3.244,00 1.353,00 1.073,00 68,00 24,00 324,00 (132,00) 19x2 9.088,00 6.245,00 2.843,00 2.254,00 59,00 106,00 542,00 (143,00) 19x3 19.835,00 14.084,00 5.751,00 4.586,00 129,00 1.119,00 175,00 47,00
34

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

(=) Lucro antes do Imposto de Renda (-) Proviso Para IR (=) Lucro aps IR (-) Participaes e Contribuies (=) Lucro Lquido do Exerccio

192,00 43,00 149,00 13,00 136,00

409,00 137,00 272,00 20,00 252,00

222,00 25,00 197,00 19,00 178,00

Informaes Adicionais Itens Despesas Financeiras Receitas Financeiras Estoques Patrimnio Lquido Contas a Receber Todas as vendas foram feitas a crdito 19x0 512,00 786,00 745,00 19x1 113,00 89,00 19x2 300,00 194,00 19x3 1.215,00 96,00 -

De acordo com as informaes das demonstraes financeiras da empresa de Bolsas Brasil Ltda. aborde os seguintes aspectos: a) Ciclo Operacional; b) Ciclo Financeiro; c) CGL; d) NICG; e) Saldo de Tesouraria. Faa um pequeno diagnstico da empresa e, ainda, apresente alternativas para soluo dos problemas detectados. X1 Receita de vendas Lucro Bruto Lucro Lquido CGL NICG Saldo Tesouraria Ciclo Operacional Ciclo financeiro Pode-se afirmar que a empresa est em condio de Overtrading? Justifique. X2 Var. % X3 Var. %

35

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

5. DETERMINAO DA COMPOSIO DO FINANCIAMENTO EM CAPITAL DE GIRO


5.1 Natureza da relao entre risco e retorno
Como regra geral, as decises financeiras, incluindo aquelas de capital de giro, so baseadas na comparao entre o risco e o retorno. Uma empresa pode decidir minimizar o montante de seus investimentos em capital circulante como estratgia para reduzir seus custos, notadamente os provenientes de suas fontes de financiamento. Neste objetivo de cortar custos e promover maiores lucros, a unidade decisria envolve-se com o dilema risco-retorno, cuja conciliao traz normalmente conflitos ao processo decisrio. aceito que quanto maior o CCL mantido por uma empresa, mais ampla a sua folga financeira e menor seu risco de insolvncia, ou seja, apresenta-se bastante estreita a relao entre capital de giro, folga financeira e insolvncia. Desta forma, uma maior segurana mantida por uma folga financeira crescente incorpora um custo de oportunidade mais elevado para a empresa, pressionando negativamente seus resultados. Para qualquer volume de atividade, quanto maior o montante de recursos aplicados em ativos correntes menor tende a ser a rentabilidade oferecida pelo investimento e, em contra-partida, menos arriscada se apresenta a poltica de capital de giro adotada. Nesta situao, revela-se maior imobilizao de capital em giro (maior folga financeira), que promove retornos relativos menores. De maneira inversa, um montante mais reduzido de CCL, ao mesmo tempo em que sacrifica a margem de segurana da empresa, elevando seu risco de insolvncia, contribui positivamente para a formao de rentabilidade do investimento ao restringir o volume de fundos imobilizados em ativos de menor rentabilidade. Essa relao risco-retorno comporta-se de forma que nenhuma alterao na liquidez ocorre sem que se promova, em sentido contrrio, modificaes na rentabilidade. Assim, na definio do nvel adequado de recursos a serem imobilizados em ativos correntes, a empresa deve levar em conta sua opo entre risco e retorno. Exemplo: Suponha que a TUPI LTDA possua duas alternativas de investimento: Ativo Circulante Ativo Permanente Total Passivo Circulante Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido Total Alternativa 1 420 640 1.060 212 318 530 1.060 Alternativa 2 760 640 1.400 280 420 700 1.400

36

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Supondo que: a) ambas alternativas apresentem Lucro Operacional igual a R$280,00; b) o custo de obteno de capital de terceiros de 10%a.a.; c) a alquota do IRPJ seja de 25%; d) levanta-se os retornos sobre o Ativo da empresa (Lucro Operacional/Ativo Total), o CCL e o retorno sobre o Patrimnio Lquido (Lucro Lquido/Patrimnio Lquido) de cada alternativa, de modo a ilustrar a relao de Risco e Retorno. Quadro 3.1 Indicadores utilizados para anlise das duas alternativas de investimento Indicadores Relao Ativo Circulante/Ativo Total Relao Passivo Circulante/Ativo Total CCL = AC PC Retorno s/ o Ativo = Lucro/Ativo Total Retorno s/ PL = Lucro Lquido/PL Alternativa 1 40% 20% 208 280 ------------ = 26% 1.060 186 ----------- = 35% 530 Alternativa 2 54% 20% 480 280 ----------- = 20% 1.040 178 ---------- = 25% 700

Pelo Quadro acima chega-se as seguintes concluses: a) quanto maior o nvel de CCL na estrutura da menos arriscada se apresenta a estrutura financeira da empresa, porm, menor tende a ser a rentabilidade; b) quanto maior a Relao entre Ativo Circulante e Ativo total, menos arriscada a estrutura da empresa, porm, o custo dessas aplicaes podem trazer menores expectativas de retorno, uma vez que reduz o Retorno sobre o Ativo. c) Percebe-se assim que os Ativos Circulantes e os Passivos Circulantes so responsveis pelo Risco e pela expectativa de retorno da empresa conforme mostram os quadros 3.2 e 3.3 Quadro 5.2 Relao entre Ativo Circulante e Ativo Total com o risco e expectativa de retorno da empresa Relao Ativo Circulante/Ativo Total (AC/AT) Risco Expectativa de retorno Aumenta Diminui Diminui Diminui Aumenta Aumenta

Quadro 5.3 Relao entre Passivo Circulante e Ativo Total com o risco e expectativa de retorno da empresa
37

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Relao Passivo Circulante/Ativo Total (PC/AT) Risco Expectativa de retorno

Aumenta Aumenta Aumenta

Diminui Diminui Diminui

5.2 - Alternativas de Financiamento do Capital de Giro


Uma das decises mais importantes que precisam ser tomadas com respeito aos ativos circulantes e os passivos circulantes consiste em como usar os passivos circulantes (fontes de financiamento de curto prazo) para financiar os ativos circulantes. Trs tcnicas bsicas so utilizadas para ilustrar a determinao adequada de financiamento: a) Tcnica Agressiva b) Tcnica Conservadora c) Tcnica Intermediria ou Mista 5.2.1 - Tcnica agressiva Consiste em financiar as necessidades sazonais com recursos a curto prazo e as necessidades permanentes com recursos de longo prazo (prprios ou de terceiros). Risco - Reduzidos nveis de CCL podem comprometer a empresa no momento da ocorrncia das necessidades sazonais uma vez que o mercado pode estar com recursos escassos e, ainda, o custo de capital de curto prazo pode estar maior que o de longo prazo.

Capital de Giro Sazonal Ativo circulante Permanente

RECURSOS DE CURTO PRAZO CCL RECURSO DE LONGO PRAZO

ATIVO PERMANENTE

5.2.2 - Tcnica conservadora Consiste em financiar todas as necessidades projetadas com recursos de longo prazo. Neste caso o risco mnimo, porm o retorno tambm e mnimo uma vez que os recursos empatados em ativos circulantes so menos rentveis que os aplicados em permanentes. A aplicao prtica dessa tcnica praticamente impossvel, haja vista que recursos de curto prazo so inerentes atividade operacional.
RECURSOS DE CURTO PRAZO Ativo circulante Permanente

38

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Capital de Giro Sazonal

Ativo Permanente

RECURSO DE LONGO PRAZO

5.2.3 - Tcnica intermediria Est entre as duas tcnicas anteriores de modo que se possa ter um equilbrio entre a agressiva com altas expectativas de retorno e alto risco e a tcnica conservadora em que e feita a opo por baixo risco e baixo retorno. Com a tcnica intermediria o Administrador Financeiro faz opo por retorno intermedirio e risco intermedirio. A composio dos recursos de curto e longo prazo definida em funo das especificidades da estrutura de capital de cada empresa.

Capital de Giro Sazonal Ativo circulante Permanente Ativo Permanente RECURSO DE LONGO PRAZO

5.2.4 Estudo de Caso na Siderrgica COSMOS A Indstria Siderrgica COSMOS fez uma estimativa da necessidade total de fundos e as necessidades permanentes e sazonais para o prximo perodo, de modo que possa planejar as fontes de recursos para o financiamento dessas necessidades. Esta estimativa est resumida no Quadro a seguir. O custos do financiamento de curto prazo de 3% ao ano e de longo prazo de 11% ao ano. Pede-se: Encontrar o Custo Total do Financiamento para as trs tcnicas: Agressiva, Conservadora e Mista, utilizando o Quadro auxiliar. Observao: na Tcnica Mista ou Intermediria os Administradores da Empresa fizeram opo pelo ponto mdio, entre a mxima necessidade e a mnima necessidade da empresa, de modo que todos as necessidades abaixo desse ponto so financiadas com recursos de longo prazo e as necessidades acima desse ponto so financiadas com recursos de curto prazo.

Quadro das estimativas de fundos:

39

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Estimativas de fundos A B C D

Agressiva E

Intermediria

Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Mdias

Ativo Ativo Permanente Circulante 13.000,00 4.000,00 13.000,00 3.000,00 13.000,00 2.000,00 13.000,00 1.000,00 13.000,00 800,00 13.000,00 1.500,00 13.000,00 3.000,00 13.000,00 3.700,00 13.000,00 4.000,00 13.000,00 5.000,00 13.000,00 3.000,00 13.000,00 2.000,00 13.000,00 2.750,00

Total de Necessidade Necessidades Ativos Permanentes Sazonais 17.000,00 13.800,00 3.200,00 16.000,00 13.800,00 2.200,00 15.000,00 13.800,00 1.200,00 14.000,00 13.800,00 200,00 13.800,00 13.800,00 0,00 14.500,00 13.800,00 700,00 16.000,00 13.800,00 2.200,00 16.700,00 13.800,00 2.900,00 17.000,00 13.800,00 3.200,00 18.000,00 13.800,00 4.200,00 16.000,00 13.800,00 2.200,00 15.000,00 13.800,00 1.200,00 15.750,00 13.800,00 1.950,00

Quadro auxiliar: Demonstrativo dos custos financeiros ALTERNATIVAS Mdias mensais: F) Recursos permanentes G) Recursos temporrios H) Recursos totais (F + G) I) Ativos totais (C) J) Sobras de Recursos (H - I) K) CCL (F - A) Custos financeiros anuais: L) dos recursos permanentes M) dos recursos temporrios N) dos recursos totais Agressiva Intermediria Conservadora

6. ADMINISTRAO DAS DISPONIBILIDADES


6.1 - Fluxo de Caixa
O Fluxo de caixa um dos instrumentos mais eficientes de que dispe o administrador financeiro, para planejar, controlar, dirigir e avaliar as atividades operacionais da empresa Atravs de sua implantao, objetivos e metas podero ser avaliados atravs de dados concretos, buscando-se as razes das defasagens e implementando medidas que evitem a repetio dos mesmos problemas no futuro. O dimensionamento do capital de giro a ser mantido fica bastante facilitado com a utilizao do fluxo de caixa, pois possibilita a manuteno de recursos mnimos no caixa da empresa, liberando a utilizao dos excedentes em outras atividades mais rentveis.
40

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

6.2 - Vantagens e objetivos do fluxo de caixa


O fluxo de caixa tem como objetivo bsico a projeo das entradas e sadas de recursos financeiros para determinado perodo, visando prognosticar a necessidades de captar emprstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operaes mais rentveis para a empresa. Mais especificamente tem por vantagens e objetivos:

a) demonstra ao administrador financeiro o momento adequado para as retiradas de caixa, sem acarretar problemas financeiros para a empresa; b) programa os ingressos e desembolsos de caixa, de forma criteriosa, permitindo determinar o perodo em que dever ocorrer carncias de recursos e o montante, havendo tempo suficiente para as medidas necessrias; c) permite o uso dos recursos de maneira racional, sem comprometer a liquidez da empresa; d) permite a elaborao de planos de financiamentos, bem como da projeo dos perodos de amortizao; e) auxilia verificar os perodos em que a empresa ter excedentes de caixa, estimando os valores dos saldos de caixa e os perodos em que eles ocorrero; f) possibilita a escolha de aplicaes dos recursos financeiros, bem como das linhas de crdito necessrias ao financiamento dos dficits de caixa; g) possibilita o planejamento integrado das atividades da empresa; h) facilita o processo decisrio; i) j) possibilita a visualizao dos pontos fortes e vulnerveis da empresa, permitindo a implantao de medidas corretivas; permite o estabelecimento de objetivos e metas a serem atingidos, bem como fornece parmetros financeiros concretos para avaliao. k) proporcionar o intercmbio dos diversos departamentos da empresa com a rea financeira; l) providencia recursos para atender aos projetos de implantao, expanso, modernizao ou relocalizao industrial e/ou comercial; m) fixa o nvel de caixa, em termos de capital de giro; n) auxilia na anlise dos valores a receber e estoques, para que se possa julgar a convenincia em aplicar nestes itens ou no;

6.3 - Fatores que afetam o Fluxo de Caixa


O Fluxo de caixa de uma empresa impactado por uma srie de fatores, tanto internos quanto externos. O administrador financeiro deve estar preparado, atravs das indicaes observadas no fluxo de

41

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

caixa para tomar as medidas corretivas em tempo hbil de forma a minimizar o impacto nas contas da empresa. Fatores internos expanso descontrolada das vendas, implicando em um volume maior de compras e custos operacionais; aumento no prazo de vendas concedido pela empresa como forma de aumentar seu grau de competitividade ou aumentar sua participao no mercado; capitalizao inadequada com a conseqente utilizao de capital de terceiros de forma excessiva, aumentando o nvel de endividamento; compras em volume incompatvel com as projees de vendas; diferenas acentuadas no giro do contas a pagar e a receber em decorrncia dos prazos mdios de recebimento e pagamento; ciclos de produo extremamente longos e incompatveis com o prazo mdio concedido pelos fornecedores; giro do estoque lento, significando o carregamento de produtos obsoletos ou de difcil venda, imobilizando recursos da empresa no estoque; baixa ocupao do ativo fixo; distribuio de lucros em volumes incompatveis com a capacidade de gerao de caixa; custos financeiros elevados em decorrncia de um nvel de endividamento incompatvel com a estrutura de capital da empresa; poltica salarial totalmente incompatvel com o nvel de receitas e demais despesas operacionais; aumento do nvel de inadimplncia. Fatores externos reduo nas vendas causadas por retrao do mercado; aumento da concorrncia em decorrncia da entrada de novos concorrentes no mercado; alternaes nas alquotas de impostos seja tributos sobre a venda interna como sobre a importao de produtos concorrentes; aumento geral do nvel de inadimplncia causada por fatores como exemplo, o aumento das taxas de juros.

5.4 Desequilbrio Financeiro


A anlise do fluxo de caixa permite determinar com preciso, uma empresa que se apresente em uma situao de desequilbrio financeiro.

Sintomas insuficincia crnica de caixa; captao sistemtica de recursos atravs de emprstimos.

42

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Causa Bsicas excesso de investimento em estoque; prazo mdio de recebimento maior do que o prazo mdio de pagamento das compras; excesso de investimento em ativos fixos; alto giro de estoque e ciclo de produo elevado. Conseqncia maior grau de vulnerabilidade ante a flutuaes nas condies do mercado em que a empresa atua; atrasos nos pagamentos aumentando as perspectivas de concordata ou falncia. Medidas de saneamento aumento do capital prprio atravs do aporte de novos recursos dos proprietrios atuais ou de novos scios; reduo ou adequao do nvel de atividades aos volumes de recursos disponveis para financiamento das operaes; controle rgido de custos e despesas operacionais;
desmobilizao de ativos ociosos.

5.5 Elaborao do Fluxo de Caixa Na projeo do fluxo de caixa, indica-se no apenas o valor dos financiamentos que a empresa necessitar para fazer frente as suas atividades, mas tambm quando ele ser utilizado. A projeo pode ser realizada, ms a ms, trimestre a trimestre ou at mesmo em bases dirias. Alm de permitir analisar a forma como uma empresa desenvolve sua poltica de captao e aplicao de recursos, o acompanhamento entre o fluxo projetado e o efetivamente realizado, permite identificar as variaes ocorridas e as causas dessas variaes. O fluxo de caixa construdo a partir das informaes relativas a todos os dispndios e entradas de caixa projetados, assim como os dados j de conhecimento da empresa, como por exemplo, o valor de um aluguel ou de um recebimento j confirmado. Na elaborao do fluxo de caixa, as empresas via de regra, utilizam uma srie de mapas auxiliares que serviro para o fechamento final do fluxo. A forma, consistncia, periodicidade e relevncia desses mapas auxiliares, depender do tipo da empresa e a sua complexidade operacional.

43

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Exemplo A Cia Nacional est desenvolvendo um oramento de caixa para o prximo trimestre (setembro, outubro, novembro). O saldo final de caixa do ms de agosto de 2004 foi de R$100,00. A empresa pretende manter um saldo mnimo mensal de caixa de R50,00. Informaes: Vendas realizadas: Julho R$ 200,00 Agosto R$ 400,00 Vendas previstas: Setembro R$ 800,00 Outubro R$ 600,00 Novembro R$ 400,00 Polticas de vendas: 20% vista 50% em 30 dias 30% em 60 dias As compras representam 70% das vendas, sendo que: 10% vista 70% em 30 dias 20% em 60 dias dividendos sero recebidos em novembro no valor de R$60,00; dividendos sero pagos em setembro no valor de R$40,00; os aluguis sero pagos mensalmente no valor de R$10,00; os pagamentos de salrios fixos sero no valor de R$16,00, acrescidos de 10% sobre o montante das vendas referentes ao ms em questo, a serem pagos no primeiro dia do ms seguinte; os impostos a serem recolhidos em novembro sero de R$50,00; em outubro a empresa pretende adquirir e pagar a vista, mquinas e equipamentos no valor de R$260,00; juros sero pagos em novembro no valor de R$60,00. Obs.: os excedentes de caixa sero aplicados no mercado e resgatados no ms seguinte a uma taxa de 2% ao ms e os dficits de caixa sero captados no mercado a uma taxa de 4% ao ms, com amortizao total e pagamento de juros ao fim de cada ms.

Planilha auxiliar 1: Projeo das entradas de caixa Perodos Histrico Vendas (realizadas e previstas) a) Recebido a vista b) Recebido com dias c) Recebido com dias Outras entradas: d) e) f) Total das entradas (a + b + c + d + e)

44

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Planilha auxiliar 2: Projeo das sadas de caixa Perodos Histrico Compras (realizadas e previstas) a) Pago a vista b) Pago com dias c) Pago com dias Outras sadas: d) e) f) g) h) i) Total das sadas (a + b + c + d + e + f + g + h)

Fluxo de Caixa
Perodos Histrico a) Entradas de Caixa (Planilha 1) b) Sadas de Caixa (Planilha 2) c) Saldo Inicial d) Resgate de aplicaes financeiras e) Pagamento de emprstimos f) Saldo Parcial (a - b + c + d - e) g) Emprstimos h) Aplicaes financeiras i) Saldo final (f + g - h) 6. GESTO DE DUPLICATAS A RECEBER (DR) As Duplicatas a Receber (DR) de uma empresa representam a concesso de crdito feita a seus clientes. A fim de conservar os clientes atuais e atrair outros, a maioria das empresas acha necessrio oferecer crdito. As DR e os estoques so os principais ativos circulantes mantidos pela maioria das empresas. Embora haja diferenas quanto ao volume a ser mantido nestas duas contas, o administrador financeiro deve tentar minimizar os investimentos, ao mesmo tempo em que mantm um nvel adequado de servios. 6.1 - ndices Financeiros Bsicos para avaliar a eficincia do controle das Duplicatas a receber: Receita bruta de vendas a prazo Giro Duplicatas a receber = ----------------------------------------------Saldo mdio das duplicatas a receber
representa o nmero de vezes que as duplicatas giram no perodo.

45

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Nmero de dias do perodo Prazo Mdio de Cobrana = --------------------------------------Giro das Duplicatas a receber

representa o nmero mdio de dias que as duplicatas demoram para serem recebidas.

Para uma administrao eficiente das duplicatas a receber deve ser levado em considerao a rotao das duplicatas a pagar. Uma administrao eficiente de contas a receber e a pagar aquela em que consegue-se um melhor prazo de pagamento e um menor prazo de recebimento, reduzindo assim, o ciclo financeiro. Compras anuais a prazo Giro Duplicatas a pagar = ----------------------------------------------Saldo mdio das duplicatas a pagar
representa o nmero de vezes que as duplicatas giram no perodo.

Nmero de dias do perodo Prazo Mdio de Pagamento = -----------------------------------Giro das Duplicatas a pagar

representa o nmero mdio de dias que as duplicatas demoram para serem pagas.

6.2 Os cinco Cs do crdito Carter: histrico do cliente; Capacidade: consiste da avaliao das demonstraes financeiras, com nfase no fluxo de caixa; Capital: volume de dvidas do cliente em comparao com seu capital prprio; Colateral (garantia): volume de ativos que podem ser oferecidos em garantia; Condies: condies de concesso do crdito. 6.3 Polticas de Crdito A poltica de crdito de uma empresa fornece os parmetros para se determinar se deve ser concedido crdito a um cliente e em que valor. A empresa deve preocupar-se no somente com o estabelecimento de padres de crdito, mas tambm com a aplicao correta desses padres tomada de decises de crdito. preciso desenvolver fontes adequadas de informaes sobre crdito e mtodos de anlise de crdito. Cada um desses aspectos importante para administrao eficaz das DR. 6.4 Padro de crdito Os padres de crdito da empresa definem os critrios mnimos para concesso de crdito a um cliente. Certas questes, como classificao de crdito, referncias de crdito, perodo mdios de pagamento e determinados ndices financeiros fornecem uma base quantitativa para o estabelecimento e cumprimento dos padres de crdito. Contudo, deve-se analisar principalmente os impactos que alteraes nos padres de crdito exercem sobre a lucratividade da empresa.

46

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Quando uma empresa torna seus padres de crdito mais rgidos ou mais flexveis deve esperar alteraes em seu volume de vendas, investimento mdio em duplicatas a receber e perda com incobrveis. a) Volume de vendas - Se a empresa flexibiliza seus padres de crdito, deve esperar aumento em suas vendas. Contudo, os efeitos sobre o lucro operacional somente podero ser avaliados aps anlise dos efeitos sobre os investimentos mdios em DR e a perda com incobrveis. b) Investimento mdio em duplicatas a receber Quanto mais Duplicatas a Receber houver, maior ser o custo de mant-las. Se a empresa flexibilizar seus padres de crdito, o nvel mdio de DR deve crescer, ao passo que padres de crdito mais rgidos significam reduo nos investimentos mdios em DR. c) Perda com incobrveis A probabilidade de perda com incobrveis aumenta quando os padres de crdito so flexibilizados e diminui quando estes se tornam mais rigorosos. Para a tomada de deciso em relao a flexibilizao dos padres de crdito a seguinte metodologia empregada: Tomada de deciso: Margem de contribuio adicional (-) Custo do investimento marginal em DR (-) Custo dos incobrveis (marginal) (=) Lucro/Prejuzo com implementao do plano Margem de contribuio adicional indica o aumento esperado no LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda) da empresa aps a introduo do plano. Pode ser obtida atravs da frmula: Nmero de unidades vendidas adicionais X margem de contribuio unitria Custo do investimento marginal em duplicatas a receber: diferena entre o custo de se manter duplicatas antes e aps a introduo de alteraes nos padres de crdito. Nesse modelo de anlise o custo relevante o varivel. A utilizao do custo varivel no lugar do preo de venda porque ele um indicador melhor do investimento feito pela empresa. Custo das vendas anuais Investimento mdio em DR = -------------------------------------Giro das duplicatas a receber 360 Giro das duplicatas a receber = -------------------------------------Perodo mdio de cobrana Custo do investimento marginal em duplicatas a receber:
47

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Investimento mdio com o plano proposto Investimento mdio com o plano atual = Investimento marginal em DR x custo de oportunidade do capital (retorno exigido) = Custo do investimento marginal em DR Custo marginal com devedores incobrveis Custo incobrveis com o plano proposto Custo incobrveis com o plano atual = Custo marginal com devedores incobrveis

Exemplo de aplicao: A Cia TORRES vende seu produto a 12,00. As vendas, todas a crdito, so estimadas em 72.000 unidades. O custo varivel por unidade de 8,00 e o custo mdio unitrio de 10,00. A empresa est analisando a possibilidade de flexibilizar seus padres de crdito e espera um aumento de 5% nas vendas. O atual perodo mdio de cobrana deve passar dos atuais 30 para 45 dias. Espera tambm um aumento nos incobrveis de 1% para 2%. O retorno exigido pela empresa para qualquer investimento de 15%.

6.5 Anlise de crdito Uma vez que a empresa tenha estabelecido seus padres de crdito, precisa desenvolver procedimentos para avaliar os solicitantes de crdito. Muitas vezes, a empresa no apenas ir determinar a credibilidade de um cliente, mas tambm estimar o montante mximo de crdito que o cliente pode receber. Feito isso, a empresa pode estabelecer uma linha de crdito, determinando o montante mximo que o cliente pode dever empresa em qualquer momento. Os dois passos bsicos no processo de investigao para conceder crdito so: 1. obter informaes de crdito; 2. analisar as informaes a fim de se tomar as decises de crdito. 6.6 Condies de crdito As condies de crdito de uma empresa especificam as condies de reembolso exigido de todos os clientes a crdito. Abrangem trs aspectos: a) perodo de crdito; b) desconto financeiro; c) perodo do desconto financeiro. a) Perodos de crdito
O prazo de pagamento a ser concedido aos clientes uma deciso da empresa que est associada a fatores internos e externos. Quando a empresa aumenta o perodo de crdito, pode-se esperar os seguintes efeitos

sobre o lucro:

48

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

aumento do volume de vendas, provocando um resultado positivo no lucro; aumento no perodo mdio de cobrana, provocando um efeito negativo no lucro; aumento com incobrveis, provocando um efeito negativo sobre o lucro. b) Desconto Financeiro Quando uma empresa comea a oferecer ou elevar um desconto financeiro, podem-se esperar as seguintes variaes ou efeitos sobre o lucro: aumento do volume de vendas e aumento no lucro total diminuio do perodo mdio de cobrana e aumento no lucro total diminuio com perda com incobrveis e aumento no lucro total c) Perodo de desconto financeiro O efeito lquido de alteraes no perodo do desconto financeiro bastante difcil de analisar. Quando o perodo do desconto financeiro for aumentado, as seguintes alteraes podem ser esperadas: aumento de vendas; diminuio do perodo mdio de cobrana quando ocorre um nmero maior de clientes que passam a aproveitar o desconto, provocando um efeito positivo no lucro; aumento do perodo mdio de cobrana quando apenas os atuais clientes, que aproveitam do desconto, passam a utilizar esse novo perodo, com isso ocorre o aumento do PMC, reduzindo o lucro; reduo de perda com incobrveis, provocando uma variao positiva no lucro da empresa. Todas estas anlises, contudo, precisam ser adaptadas realidade da empresa onde sero aplicadas. A tomada de decises est relacionada com o efeito conjunto das variaes apresentadas. Exemplo: A Cia. TORRES vende somente a prazo, concedendo um prazo de pagamento de 30 dias para seus clientes. Suponha que ela pretenda implantar a seguinte condio de crdito: desconto de 2% para os clientes que pagarem com 10 dias de prazo. Com isso, a empresa espera que das vendas realizadas, 60% sejam recebidas com aproveitamento do desconto. O perodo mdio de cobrana deve cair para 15 dias. Espera-se queda nos incobrveis de 1% para 0,5%. A taxa de retorno requerida pela empresa de 15%. Observao importante: Deve-se acrescentar anlise a informao relativa ao custo do desconto financeiro, que pode ser obtido atravs do seguinte raciocnio: Custo total do desconto financeiro: Nmero de unidades totais vendidas ................................................................. x = .................un preo de venda ................................................................................................... $.................... valor total das vendas ........................................................................................ $....................
49

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

x x

% do desconto financeiro oferecido ................................................................. % de clientes que utilizaro o desconto para pagamento antecipado ................

...................% ...................%

Desse modo, a tomada de deciso obtida por: Margem de contribuio adicional aos lucros (-) Custo do investimento marginal em DR (-) Custo marginal dos devedores incobrveis (-) Custo do desconto financeiro (=) Lucro/Prejuzo com implementao do plano

7. ADMINISTRAO DE ESTOQUES 7.1 Aspectos Gerais


A empresa deve ter um controle rgido sobre os nveis dos estoques, tanto em relao quantidade quanto em relao a durao, minimizando os seus custos (despesas operacionais, financeiras e outras) e maximizar seu retorno, preservando sua capacidade de solvncia. Para isso necessrio que ocorra o maior giro dos estoques num dado perodo de tempo (normalmente de 1 ano).

7.2 Problemas com estoque


a) Grande estoque Encalhamento de estoques Deteriorao Perda do valor b) Pequeno estoque Atraso dos fornecedores Quebra de equipamentos Greves Pedidos de venda eventual

50

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

7.3 - ndices Financeiros Bsicos para o Controle dos Estoques


Custo das Vendas Giro dos estoques = ---------------------------------Saldo Mdio dos Estoques Nmero dias do perodo Prazo mdio de estocagem = --------------------------------Giro 7.3.1 - Anlise dos ndices Estoques com baixa rotao representam fundos ociosos Estoques com alta rotao representa otimizao de recursos OBS.: No caso de uma empresa trabalhar com muitos itens como o caso dos armazns, supermercados e outros, os ndices Giro dos Estoques e Prazo Mdio de Estocagem correspondem a uma mdia global. Porm, alguns produtos podem apresentar giro superiores a outros, podendo provocar disperses acentuadas. Neste caso, deve ser calculado o giro para cada linha de produtos ou grupos de mercadorias. Em caso de empresas industriais, o giro dos estoques deve considerar no s o produto acabado como tambm o de matria-prima e produtos em processo. Mas, para isso, seria necessrio informaes necessrias sobre o valor de matria-prima total consumida e o custo total da produo acabada no perodo. Nmero de vezes que o estoque gira no perodo Nmero mdio de dias necessrios para que os itens girem no perodo

7.4 - Objetivo da Administrao de Estoques


Conseguir atingir um equilbrio entre os setores de produo, vendas e finanas de modo que no ocorra paradas no setor de produo; ser suficiente para atender as demandas; deve ter um mnimo necessrio para que provoque um alto giro, buscando maximizar o retorno para a empresa.

8. EXERCCIOS 1. Ciclo Financeiro A Companhia de Manufatura Campos est preocupada com a gesto eficiente de seu caixa. O prazo mdio de estocagem de 90 dias e as contas a receber so pagas em 60 dias. As contas a pagar so liquidadas em aproximadamente 30 dias. A empresa gasta R$ 30 milhes em investimentos no seu ciclo operacional por ano, a uma taxa constante. Suponha um ano de 360 dias. a) Calcule o ciclo operacional. b) Calcule o ciclo financeiro.
51

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

c) Calcule o volume de recursos necessrios para sustentar o ciclo financeiro. d) Considerando um custo de capital de 12% ao ano qual o custo da ineficincia financeira da empresa.

2. Ciclo Financeiro A Industrial Daqui S.A. uma empresa fabricante de calados. Ela tem um faturamento anual de R$ 18 milhes. O Custo dos Produtos Vendidos representa 60% das vendas e as compras equivalem a 50% do custo dos produtos vendidos. O PME igual a 40 dias, o PMC de 50 dias e o PMP de 45 dias. a) Calcule o ciclo operacional. b) Calcule o ciclo financeiro. c) Calcule o montante de recursos aplicados no ciclo financeiro. d)Considerando um custo de capital de 15% ao ano qual o custo da ineficincia financeira da empresa. e) Qual estratgia traria mais benefcios para a empresa, a reduo do PMC em 5 dias ou o aumento do PMP em 5 dias. 3. Composio do Capital de Giro Estudo de caso - Loja Tup Ltda. A Loja Tup Ltda. est estudando a viabilidade de abrir uma filial em Belo Horizonte. A empresa possui uma boa margem de contribuio de seus produtos, ou seja, 40% do Preo de Vendas. Segundo os especialistas em Marketing, a capacidade anual de vendas da Tup de R$900.000,00, caso a empresa venda toda a mercadoria por um prazo mdio de 90 dias. Para eles, a empresa, com este prazo, estar adotando uma estratgia de diferenciao dos concorrentes no mercado, uma vez que a empresa sempre adotou tal estratgia para penetrar em novos mercados concorrentes e obteve sucesso. Os investimentos que sero feitos na filial em imobilizados sero de R$200.000,00. O capital prprio disponvel para a implantao da filial de R$200.000,00 e, ainda, a empresa poder conseguir um financiamento de Longo Prazo, junto ao BNDES, no valor de R$100.000,00. Os scios da Tup pretendem manter as mesmas polticas de estoques e de pagamento a fornecedores, ou seja, um prazo mdio de estocagem igual a 30 dias e um prazo mdio de fornecedores igual a 60 dias. A empresa dever manter um caixa mnimo de R$10.000,00. As compras sero iguais ao custo da mercadoria vendida. Pede-se: a) Estruture o Balano da Tup e calcule o Capital de Giro da empresa nas condies apresentadas acima.

52

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

b) Caso a empresa consiga um prazo do fornecedor igual a 90 dias, como ficaria a situao do balano da empresa? Qual o capital de giro nessas condies? c) Caso a empresa consiga vender com um prazo mdio de recebimento em 60 dias, prazo mdio de pagamento de 90 dias e prazo mdio de estocagem igual a 30 dias, como ficaria o Balano da empresa (partindo do princpio que a mudana nos recebimentos no alteraria o volume de vendas)? d) Imagine que a empresa consiga um fornecedor mais prximo que lhe oferece mercadorias semanalmente (prazo mdio de estocagem igual a 7 dias), com prazo para pagamento em 60 dias, como ficaria o novo Balano da empresa e o Capital de Giro, sabendo-se que o prazo mdio de recebimento ser de 60 dias? e) Caso a empresa aumente suas vendas em 30%, com prazo mdio de recebimento de 90 dias, prazo mdio de estocagem de 30 dias e prazo mdio de pagamento de 60 dias. Qual a nova estrutura patrimonial da empresa? f) Caso a empresa aumente suas vendas em 30%, aumente o prazo mdio de recebimento para 120 dias, mantenha o prazo mdio de pagamento para 60 dias e mantenha o prazo mdio de estocagem em 30 dias, qual a nova estrutura patrimonial? Qual o Capital de Giro da empresa? g) Caso a empresa realize 40% das vendas a vista e o restante em 60 dias, com um prazo mdio de pagamento a fornecedores de 60 dias e prazo mdio de estocagem de 30 dias (considerando a receita de vendas igual a 900.000,00), como ficaria a estrutura patrimonial da empresa? Qual o capital de giro dessa estrutura? h) Caso a empresa realize 30% das vendas a vista e o restante em 60 dias e, ainda, realize 20% das compras a vista e o restante em 60 dias. Mantenha prazo mdio de estocagem em 30 dias? Qual a nova estrutura patrimonial? Qual o capital de giro? (considerando a receita de vendas igual a 900.000,00)

4. ANLISE DINMICA DO CAPITAL DE GIRO Estudo de Caso A empresa COMERCIAL LUMILLA LTDA. em fase de avaliao de sua necessidade de investimento em capital de giro, apurou ao final do exerccio de 2004, o seguinte balano patrimonial. Ativo Disponvel Duplicatas a Receber Estoques Permanentes Total 150.000,00 Emprstimos CP 670.000,00 Fornecedores 350.000,00 Financiamentos LP 1.000.000,00 Capital Social 2.170.000,00 Total Passivo 70.000,00 360.000,00 470.000,00 1.270.000,00 2.170.000,00

Os resultados projetados pela empresa para o primeiro trimestre de 2005 so os seguintes: Receita de vendas (-) CMV (=) Lucro bruto (-) Despesas Operacionais 3.770.000,00 2.232.000,00 1.538.000,00 540.000,00
53

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

(-) Depreciao (=) Lucro Operacional (-) Despesas Financeiras (=) Lucro antes de IR (-) Proviso P/ IR (=) Lucro Lquido A empresa trabalha com os seguintes prazos operacionais: PME PMC PMP Demais informaes: . As vendas e as compras so integralmente a prazo. Pede-se: 45 Dias 18 Dias 15 Dias

60.000,00 938.000,00 50.000,00 888.000,00 352.200,00 535.800,00

. As compras de mercadorias previstas para o trimestre = 2.998.000,00

a) Completar o balano final do trimestre, conforme apurado a seguir, utilizando as frmulas do ciclo operacional. Ativo Disponvel Duplicatas a Receber Estoques Permanente Total 400.000,00 Emprstimos CP Proviso p/ IR Fornecedores Financiamentos LP Capital Social 1.140.000,00 Lucros retidos Total Passivo 120.333,33 400.000,00 1.502.000,00

b) Calcular a necessidade de capital de giro em unidades monetrias e em dias de vendas para o primeiro trimestre de 2005. c) Calcular os indicadores financeiros abaixo para o primeiro trimestre de 2005. A partir destas medidas, faa uma anlise sobre a posio financeira da empresa no perodo. Variveis CDG NLCDG Saldo Tesouraria Incio Trimestre Final do Trimestre Variao %

5. Administrao das disponibilidades 5.1 A empresa XANOMUCE LTDA est revisando o fluxo de caixa para os prximos 4 meses. Vendas Salrios Agosto 20.000,00 4.000,00 Setembro 24.000,00 5.000,00 Outubro 30.000,00 6.000,00 Novembro 16.000,00 6.000,00
54

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Aluguis 1.000,00 1.000,00 1.000,00 Compras 6.000,00 10.000,00 8.000,00 Despesas Adm. 1.400,00 1.500,00 1.600,00 A Poltica de Vendas feita da seguinte forma: 30% vista e, o restante iguais vencveis em 30 e 60 dias;

1.000,00 7.200,00 1.800,00 dividido em 2 parcelas

Os salrios so pagos no primeiro dia do ms seguinte, sendo que o salrio do ms de julho foi de 3.000,00;

O Aluguel e as despesas Administrativas so pagas at o ltimo dia do ms em que incorreram; As despesas com vendas correspondem a 10% das vendas incorridas e so pagas no ms seguinte; 20% das compras so pagas vista e o restante dividido em duas parcelas iguais, pagveis em 30 e 60 dias; A empresa vem mantendo um saldo mnimo de caixa de 2.000,00; No ms de setembro, a empresa pretende adquirir a vista mquinas e equipamentos no valor de 5.000,00 para o aproveitamento de um desconto de 10%, uma vez que o valor dos equipamentos em 3 vezes postecipados de 5.500,00. No ms de novembro a empresa pretende comprar um terreno, a vista, no valor de 4.000,00 cujo valor a prazo, em 4 prestaes postecipadas, seria de 5.000,00; Os excedentes de caixa sero aplicados no mercado e resgatados no ms seguinte a uma taxa de 5% ao ms; Os dficits de caixa sero captados no mercado para o pagamento em 60 dias a uma taxa de 10% ao ms a) Estruturar e analisar os pontos fortes e fracos do Fluxo de Caixa da empresa. b) Levantar o valor dos juros recebidos com as aplicaes de excedentes de recursos com os juros pagos com a necessidade de recursos no perodo. c) Imagine que a empresa quisesse parcelar a compra do equipamentos, de acordo com o mximo de prestaes possveis, e o terreno a vista. Como ficaria a situao da empresa? Qual o valor dos juros recebidos e pagos no perodo? d) Imagine que a empresa quisesse parcelar a compra do terreno, de acordo com o mximo de prestaes possveis, e comprar equipamentos a vista. Como ficaria a situao da empresa? Qual o valor dos juros recebidos e pagos no perodo? e) Imagine que a empresa quisesse parcelar a compra do terreno e de mquinas, de acordo com o mximo de prestaes possveis, como ficaria a situao da empresa? Qual o valor dos juros recebidos e pagos no perodo? f) Imagine que a empresa queira mudar a poltica de vendas para 40% a vista e o restante ser dividido em duas parcelas iguais. Como esta estratgia mudaria o fluxo de caixa da mesma? Qual o montante de juros a serem recebidos e pagos no perodo?

55

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

g) Imagine que a empresa queira mudar a poltica de vendas para 40% a vista e o restante ser dividido em duas parcelas iguais e 10% das compras serem pagas vista e o restante ser dividido em 30, 60 e 90 dias. Como estas estratgias mudariam o fluxo de caixa da mesma? Qual o montante de juros a serem recebidos e pagos no perodo? h) Imagine que a empresa queira mudar a poltica de vendas para 40% a vista e o restante ser dividido em duas parcelas iguais e 10% das compras serem pagas vista e o restante ser dividido em 30, 60 e 90 dias. E, ainda, comprasse mquinas a prazo e terreno a vista ?Como estas estratgias mudariam o fluxo de caixa da mesma? Qual o montante de juros a serem recebidos e pagos no perodo? i) Imagine que a empresa queira mudar a poltica de vendas para 40% a vista e o restante ser dividido em duas parcelas iguais e 10% das compras serem pagas vista e o restante ser dividido em 30, 60 e 90 dias. E, ainda, comprasse mquinas a prazo e terreno a prazo. Como estas estratgias mudariam o fluxo de caixa da mesma? Qual o montante de juros a serem recebidos e pagos no perodo?

5.2 ESTUDO DE CASO Mveis Dular A loja de Mveis Dular est preparando pela primeira vez um fluxo de caixa para os quatro ltimos meses do ano (setembro, outubro, novembro e dezembro). Para tanto, os departamentos de finanas e de comercializao prepararam as seguintes informaes: 1) Previso de vendas(em moeda nacional): Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro 1.1) = = = = = 800.000 800.000 1.000.000 1.250.000 800.000

As estatsticas de vendas apresentam as seguintes informaes: 35% vista 25% com 30 dias 25% com 60 dias 15% com 90 dias

2) Poltica de compras a loja mantm estoques para garantir as vendas do ms seguinte. As compras de mercadorias representam 60% das vendas, e so adquiridas no ms anterior ao de venda. 2.1) As compras so realizadas na seguinte condio: 10% vista 35% com 30 dias
56

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

35% com 60 dias 20% com 90 dias 3) A tesouraria apresentou a seguinte posio financeira( operaes j realizadas) 3.1) Posio de contas a receber a) J vencidas at 31.08 b) A vencer em setembro em outubro em novembro TOTAL 3.2) Posio de contas a pagar: CONTAS Fornecedores Impostos Financiamentos Salrio e Encargos Soc. Comisses e Encargos 13 Salrio TOTAIS SET. 298.125 84.375 12.500 36.45022.950 454.400 153.000 13.650 14.300 OUT. 140.000 13.000 NOV. 96.000 13.650 14.300 DEZ 393.750 258.750 101.250 802.000 48.250

3.3) Disponibilidades em 31.08 Caixa e Bancos Aplicaes Financeiras SOMA 5.300 57.200 62.500

3.4) Considerando que existem atrasos nos recebimentos das vendas a prazo, a tesouraria sugeriu que considerasse 97% como valor recebvel em cada ms(isto , conta a receber do ponto do prprio ms + total valores em atraso). 4) A contabilidade informou que as demais despesas so: 4.1) Despesas com pessoal Folha de pagamento (mensalistas) Comisses sobre vendas Encargos Sociais( empregador) 4.2 Impostos sobre vendas
57

32.000 2.5% sobre vendas totais 37%

Os salrios e os encargos sociais so pagos no incio do ms subsequente

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

ICMS, PIS/ COFINS representa em mdia 12,5% das vendas, e so recolhidas no ms seguinte ao fato gerador. 4.3) Demais despesas operacionais representam 8% das vendas, e so pagas durante o ms. 4.4) Previso de reajuste salarial em dezembro data base da categoria a previso ser de reposio de 20% sobre folha dos mensalistas. 4.5) O 13 salrio ser pago em parcela nica nos dias 10 de dezembro cujo valor lquido previsto(salrios + comisses) 5) Investimentos A empresa adquiriu terreno na cidade vizinha para construo de uma filial. O terreno ser pago nas seguintes condies: em setembro em outubro em novembro em dezembro total a pagar = 40.000 = 25.000 = 20.000 = 15.000 = 100.000 = 58.250

Obs: O saldo mnimo de caixa igual a zero 6. Administrao de duplicatas a receber 6.1 A Cia. PETROLINA atualmente vende s a crdito e no oferece qualquer desconto financeiro. A empresa est estudando um desconto financeiro de 2% para pagamento vista. O atual perodo mdio de cobrana de 60 dias, e as vendas so de 45.000 unidades, o preo de venda unitrio de 45,00 e o custo varivel unitrio de 36,00, e o custo mdio por unidade de 40,00 ao volume atual de vendas. A empresa espera que a alterao nas condies de crdito resulte num aumento de vendas para 53.000 unidades, 70% das vendas aproveitaro o desconto, e o perodo mdio de cobrana cair para 30 dias. A inadimplncia de 1% atualmente e no se espera alterao neste percentual. Se a taxa requerida de retorno sobre investimentos igualmente arriscados de 25%, o desconto proposto deve ser oferecido?

6.2 A Cia. NOVA AMRICA est estudando a possibilidade de afrouxar seus esforos de cobrana. A empresa trabalha atualmente produzindo e vendendo 200.000 toneladas de tecidos a um custo unitrio de 58,00, sendo 56,00 de custo varivel. Suas vendas, a um preo nico de 64,00 por tonelada, so realizadas de seguinte forma: 72% para o mercado interno, basicamente Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais, e 28% para o mercado europeu. As vendas para o mercado interno so realizadas a crdito,
58

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

sendo o perodo mdio de cobrana de 40 dias. As exportaes so realizadas vista. As perdas com incobrveis so de 0,5% e os gastos com cobrana so de 120.000,00. Afrouxando seus esforos de cobrana, a empresa espera economizar 80.000,00 por ano nos gastos com cobrana. As perdas com incobrveis crescero para 1% e o perodo mdio de cobrana para 58 dias. As vendas a crdito aumentaro em 2.000 toneladas por ano. Se a empresa exigir uma taxa mnima de retorno sobre investimentos de mesmo risco de 11%, que recomendao voc daria empresa?

LEITURA COMPLEMENTAR
9. APLICAES FINANCEIRAS E FONTES DE FINANCIAMENTO As operaes financeiras de captao (emprstimos e financiamentos) e aplicao de recursos so desenvolvidos por instituies e instrumentos financeiros que compem o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Os investimentos financeiros so classificados da seguinte forma: Monetrios: representam o meio circulante disponvel na economia, representado pelo dinheiro em circulao mais depsitos bancrios movimentveis a vista. No Monetrios: so ttulos e valores mobilirios negociados no mercado, como aes, debntures, letras de cmbio, certificados de depsitos bancrios etc. As instituies financeiras que compem o SFN so classificadas em duas categorias: Bancrias ou monetrias: bancos comerciais No bancrias e no monetrias: Bancos de Investimento, Financeiras depsitos a vista. A operaes do SFN so realizadas pelos seguintes segmentos: Mercado monetrio: onde so realizadas operaes que envolvem ttulos e valores mobilirios de renda fixa, que permitem s empresas aplicar seus eventuais excessos de liquidez. Mercado de crdito: tem como objetivo suprir a demanda por recursos de curto e mdio prazo da economia. Mercado cambial: operaes com moedas estrangeiras, que envolvem instituies bancrias e no bancrias. Mercado de capitais: realiza operaes financeiras de mdio e longo prazos. Pode ser subdivido em mercado acionrio(subscrio de capital) e mercado de emprstimos e financiamentos (captaes de recursos de terceiros). etc., que trabalham exclusivamente com instrumentos financeiros no monetrios, no sendo permitido o recebimento de

59

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

9.1 FONTES DE CURTO PRAZO A) Emprstimo para capital de giro: por meio de um contrato, so estabelecidas as condies gerais e especficas (valor, vencimento, taxa de juros). As garantias exigidas so notas promissrias, duplicatas, hipotecas e penhor mercantil. B) Operaes de desconto: a negociao de um ttulo representativo de um crdito em data anterior ao seu vencimento. Ou seja, uma forma de antecipar o recebimento de um crdito mediante a cesso de seus direitos. O custo desse tipo de operao relacionado ao prazo de antecipao e a reciprocidade bancria. C) Crdito rotativo: refere-se a uma conta tipo emprstimo (conta corrente garantida), aberta pelos bancos comerciais, visando ao financiamento de necessidades de curto prazo (capital de giro) das empresas. D) Operaes de fomento comercial Factoring: uma modalidade de assistncia financeira a curto prazo, cujos benefcios concentram-se potencialmente em micros, pequenas e mdias empresas. Destinase basicamente a negociar crditos de curto prazo das empresas produtoras. Uma das mais importantes caractersticas de uma operao de factoring consiste na transferncia, juntamente com os valores a receber, dos riscos inerentes a esses ativos. No se constitui assim de uma operao de crdito, mas efetivamente uma transferncia (cesso) plena dos crditos do cliente para o factor, isto , uma aquisio definitiva dos valores a receber. E) Certificados de Depsito Bancrio: ttulos emitidos pelas instituies financeiras, por um prazo predeterminado, com taxas prefixadas ou ps-fixadas; so endossveis e, portanto podem ser cedidos a terceiros. F) Recibos de Depsito Bancrios: so semelhantes aos CDBs, porm no so endossveis; podem ser resgatados somente pelo prprio aplicador. G) Fundos mtuos de renda fixa: so fundos administrados por entidades especializadas mediante a cobrana de uma taxa de administrao; ao fazer a aplicao o aplicador torna-se proprietrio de cota do patrimnio lquido do fundo; os resgates sem perda de rendimento devem ser feitos somente nas datas de aniversrio; as carteiras de ativos dos Fundos so compostas por CBDs, ttulos da dvida pblica, debntures, aes etc.

60

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

H) Ttulos da dvida pblica: so ttulos emitidos pelos governos para financiar a dvida pblica; os ttulos federais so emitidos em nome do Tesouro Nacional ou do Banco Central.
9.2 FONTES DE LONGO PRAZO A) Financiamento com recursos prprios: desenvolve-se pela reteno de resultados (autofinanciamento) e pela integralizao de capital em dinheiro. Nas S.A. a integralizao de novas aes se desenvolve dentro segmento acionrio do mercado de capitais, conforme o processo abaixo. Nos demais tipos de empresas esse processo se d pela colocao direta de recursos pelos proprietrios.
Empresa emitente de Novas Aes Instituio Financeira no Bancria intermediadora da Operao Colocao incial: Mercado Primrio Renegociao das aes: Mercado Secundrio

Fonte: Assaf Neto (2003) B) Financiamento com recursos de terceiros: As principais modalidades so as seguintes: Emprstimos e financiamentos diretos: so operaes de captao de recursos processadas diretamente por uma empresa nas instituies componentes do mercado de capitais. As linhas de crdito so provenientes de recursos prprios das instituies e de captaes processadas no mercado. Ex.: colocao de Certificados de Depsitos Bancrios, cujo finalidade suprir o financiamento de capital de giro. Repasses de recursos internos: so recursos oficiais alocados para o financiamento de atividades consideradas como de interesse econmico nacional. As taxas de juros normalmente so inferiores s praticadas no mercado e os fundos provm, basicamente, de dotaes oramentrias da Unio, da poupana compulsria (PIS, Cofins etc.), de incentivos fiscais e de captaes processadas no exterior. Os principais executores dessa poltica so o BNDES, por meio de suas diversas empresas filiadas (Finame, Embramec, Ibrasa e Fibase), Bancos Regionais de Desenvolvimento, Caixas Econmicas e Banco do Brasil. Repasses de recursos externos: so poupanas captadas no exterior, por instituies financeiras nacionais e repassadas no mercado interno para as empresas interessadas. A operao pode ser realizada tambm diretamente por instituio financeira internacional. Subscrio de debntures: so ttulos privados de crdito, emitidos exclusivamente por companhias de capital aberto, cuja sistemtica de lanamento normalmente semelhante aes. A autorizao de lanamento e as caractersticas so de competncia da assemblia de acionistas. As debntures podem ser simples (no conversveis), que somente podem ser resgatadas em dinheiro e as conversveis em aes, que podem na data do resgate ser convertidas em aes. A debnture pode negociada com gio ou desgio. Arrendamento mercantil (leasing): uma operao na qual a empresa utiliza determinado ativo mediante o estabelecimento de um contrato de aluguel (arrendamento) com uma instituio arrendadora.

61

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

Ao final do contrato podem ocorrer as seguinte situaes: renovao do contrato com ou sem substituio do bem, devoluo do bem arrendadora ou aquisio do bem por valor previamente fixado. 10 - BIBLIOGRAFIA ASSAF NETO, A. Estrutura e Anlise de Balano: um enfoque econmico-financeiro. So Paulo: Atlas, 1998, 289p. ASSAF NETO, A., MARTINS, E. Administrao Financeira - as finanas das empresas sob condies inflacionrias. So Paulo: Atlas, 1992, 550 p. ASSAF NETO, A., SILVA, C.A.T. Administrao do Capital de Giro. So Paulo: Atlas, 1994, 210p. ASSAF NETO, A. Finanas corporativas e valor. So Paulo: Atlas, 2003. 609p. BRAGA, R. Fundamentos e Tcnicas de Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1989, 408p. CHING, H. Y.; MARQUES, F.; PRADO, L. Contabilidade e Finanas para no especialistas. So Paulo: Prentice Hall, 2003. 288p. DI AUGUSTINI, C. A. Capital de Giro. So Paulo: Atlas, 1996. FLEURIET, M., KEHDY, R., BLANC, G. A dinmica financeira das empresas brasileiras um novo mtodo de anlise, oramento e planejamento financeiro. Belo Horizonte: Fundao Dom Cabral, 1978. GITMAN, L.J. Princpios de Administrao Financeira. 10 ed. So Paulo: Addison Wesley, 2004. 745p. GITMAN, L.J; MADURA, J. Administrao Financeira: uma abordagem gerencial. So Paulo: Addison Wesley, 2003. 676p. HOJI, M. Administrao financeira: uma abordagem prtica. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2000. 467p. MATARAZZO, D. C; PESTANA, A. O. Anlise Financeira de Balano, So Paulo: Atlas, 1995, 227p. MELLAGI FILHO, A. Curso bsico de finanas. So Paulo: Atlas, 2003. 347p. OLINQUEVITCH, J.L.; SANTI FILHO, A. Manual de anlise gerencial de balano In: Anlise de Balano para controle gerencial - enfoque sobre o fluxo de recursos e preciso de rentabilidade. So Paulo: Atlas, 1987, cap. 5, p. 156-195. PEREIRA, A.S. Administrao do Capital de Giro. Rio de Janeiro: Apostila, 1997, 55p. RONCHI, A.E Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1977, 324p. SILVA, J. P. Anlise Financeira das Empresas. So Paulo: Atlas, 1996. VAN-HORNE, J.E. Fundamentos de Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1984, 495p. ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de Caixa uma deciso de planejamento e controle financeiro. Rio Grande do Sul: D. C. Luzzatto, 1986.

62

GESTO FINANCEIRA DE EMPRESAS

Prof. Roberto do Nascimento Ferreira

63

You might also like