You are on page 1of 3

Aps a leitura atenta do poema, responda de forma clara e completa.

Vero Caracol, caracol Onde vais com tanto sol? Vou loja do senhor Ado Comprar um girassol; Com tanto sol Ningum aguenta o vero. Adeus, adeus, caracol, Tens razo, Sem guarda-sol Ningum aguenta este sol.
ANDRADE, Eugnio, Aquela Nuvem e outras

1.2 Explique, por palavras suas, o que se preparava para fazer o caracol. 1.3 O sujeito potico concordava com o objectivo do caracol. Transcreva os versos que permitem fazer esta afirmao. 1.4 Por que razo o sujeito potico concorda com o caracol? 2 Embora se trate de um dilogo, o poema no apresenta a pontuao caracterstica deste modo de expresso. 2.1 Que sinal auxiliar da escrita no se encontra presente? 3 Atente na forma do poema. 3.1 Indique o nmero de versos que o compem. 3.2 Classifique a estrofe quanto ao nmero de versos. 3.3 Faa o esquema rimtico do poema.

1 Como verifica, neste poema, surge um dilogo entre o sujeito potico e um caracol. 1.1 O que pergunta o sujeito potico ao seu interlocutor?

Aps a leitura atenta do poema, responda de forma clara e completa. Vero Caracol, caracol Onde vais com tanto sol? Vou loja do senhor Ado Comprar um girassol; Com tanto sol Ningum aguenta o vero. Adeus, adeus, caracol, Tens razo, Sem guarda-sol Ningum aguenta este sol.
ANDRADE, Eugnio, Aquela Nuvem e outras

1.2 Explique, por palavras suas, o que se preparava para fazer o caracol. 1.3 O sujeito potico concordava com o objectivo do caracol. Transcreva os versos que permitem fazer esta afirmao. 1.4 Por que razo o sujeito potico concorda com o caracol? 2 Embora se trate de um dilogo, o poema no apresenta a pontuao caracterstica deste modo de expresso. 2.1 Que sinal auxiliar da escrita no se encontra presente? 3 Atente na forma do poema. 3.1 Indique o nmero de versos que o compem. 3.2 Classifique a estrofe quanto ao nmero de versos. 3.3 Faa o esquema rimtico do poema

1 Como verifica, neste poema, surge um dilogo entre o sujeito potico e um caracol. 1.1 O que pergunta o sujeito potico ao seu interlocutor?

Frutos Pssegos, pras, laranjas, morangos, cerejas, figos, mas, melo, melancia, msica de meus sentidos, pura delcia da lngua; deixai-me agora falar do fruto que me fascina, pelo sabor, pela cor, pelo aroma das slabas: tangerina, tangerina.
ANDRADE, Eugnio, Aquela Nuvem e outras

1 Identifique o recurso expressivo presente nos primeiros trs versos. 2 Explique, por palavras suas, o quarto e quinto versos. 3 O sujeito potico gosta de vrios frutos, mas adora um em especial. 3.1 Identifique esse fruto. 3.2 Enumere os motivos que levam o sujeito potico a adorar a tangerina. 4 Aponte o recurso expressivo presente no ltimo verso do poema. 5 Seguindo o exemplo de Eugnio de Andrade, faa um poema com o campo lexical de flores.

Aquela Nuvem - to bom ser nuvem, ter o corpo leve, e passar, passar. - Leva-me contigo Quero ver Granada. Quero ver o mar. - Granada longe, o mar distante. No podes voar. - Para que te serve ser nuvem, se no me podes levar? - Serve para te ver e passar, passar.
ANDRADE, Eugnio, Aquela Nuvem e outras

1 O sujeito potico faz um pedido. 1.1 A quem se dirige esse pedido? 1.2 A resposta a esse pedido positiva? Justifique. 1.3 Como reage o sujeito potico a essa resposta? 2 Identifica os dois recursos expressivos presentes na primeira e quinta estrofes. 3 Classifique as estrofes do poema
ser soldado nem capito.

No quero no No quero, no quero, no, ser soldado nem capito. Quero um cavalo s meu, seja baixo ou alazo, sentir o vento na cara sentir a rdea na mo. No quero, no quero, no, ser soldado nem capito. No quero muito do mundo: quero saber-lhe a razo, sentir-me dono de mim, ao resto dizer que no.
ANDRADE, Eugnio, Aquela Nuvem e outras

1 - Preenche o seguinte quadro, de acordo com o poema. O SUJEITO POTICO QUER NO QUER

No quero, no quero, no,

You might also like