You are on page 1of 12

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Departamento de Qumica Orgnica e Inorgnica Qumica Experimental

CIDOS E BASES

Aluno: Flvison de Almada Vieira Engenharia Mecnica Matrcula: 0320841 Professora: Alda Karine

Fortaleza, Novembro de 2010

Introduo O carter cido e bsico est presente em muitas solues aquosas. Esse carter comportamental de uma substncia depende do solvente, no caso, a gua ser o solvente utilizado, pois se trata de um solvente universal e esse se ioniza com pequeno grau de dissociao em ons H+ e OH- de acordo com a reao: H2O(l) H+(aq) + OH-(aq) Onde, nessa reao, a constante de equilbrio : Kw = [H+][OH-] = 10-14 a 25C. Numa soluo aquosa, o grau de acidez em funo da concentrao de H+, como a possibilidade de concentrao de H+ variar numa faixa muito grande, como de 1M a 10-14 M, ou seja, como torna-se difcil lidar com a concentrao envolvendo estes expoentes extremos, ento o sistema logartmico usado para expressar essa concentrao: pH = -log[H+] Uma soluo cida apresenta o pH < 7 portanto ter maior concentrao de H+ do que OH- e, se o pH > 7, a soluo ser bsica e ter maior concentrao de OH- do que H+. Existem duas formas de se medir o pH de uma soluo: 1) Colocando-se indicadores sensveis ao pH, ou seja, so substncias que possuem uma colorao que muda quando se atinge determinada faixa de pH (faixa de viragem), a qual relativamente pequena. Fenolftalena um bom exemplo, pois ela muda de incolor para vermelho quando o pH varia de 8 a 10. 2) Atravs do pHmetro (potencimetro). Baseia-se na conduo de corrente eltrica pelos ons de hidrognio na soluo. Uma diferena de potencial se desenvolve atravs de uma membrana fina de vidro que separa duas solues de diferentes concentraes de on hidrognio (uma dentro e outra fora do eletrodo de vidro). Assim, o pHmetro mede a diferena de potencial e converte esta diferena em leitura de pH baseado numa calibrao interna que j possui.

1. Constante de Dissociao de um cido fraco: cido e bases fracas, assim como certos sais (como HgCl2 e CdSO4), esto em equilbrio quando em soluo, pois so substncias que no se dissociam totalmente em soluo aquosa. O cido actico, por exemplo, se ioniza de acordo com a equao: HC2H2O2 + H2O H3O+ + C2H3O2-

A expresso para o equilbrio para esta reao ser: K = [H3O+][ C2H3O2-] / [HC2H2O2][ H2O] Em solues diludas, a concentrao de H2O no diferente do que na gua pura, por isso, pode-se consider-la uma constante incluindo a concentrao com o K, assim: K x [H2O] = Ka = [H3O+][ C2H3O2-] / [HC2H2O2] O Ka representa ento a constante de dissociao ou constante de ionizao do cido. Essa expresso do equilbrio pode tambm ser obtida se simplificarmos a dissociao, omitindo o solvente: Ka = [H+][ C2H3O2] / [HC2H2O2] Para qualquer cido fraco, HA, a constante de dissociao do cido ser dada por: Ka = [H+][A-] / [HA] Essa mesma linha de raciocnio pode ser aplicada s bases fracas. Portanto, a constante de ionizao da base, Kb, para qualquer base fraca B dado por: Kb = [BH+][OH-] / [B] 2. Soluo Tampo: So solues resistentes a mudana de pH. Essas solues so formadas por um cido ou base fraca e seu sal correspondente. No caso de um tampo cido (HA/A-) se uma pequena quantidade de um cido forte for adicionada a esta soluo, o on H+ tender a reagir com o on A- presente, mantendo a concentrao de H+ aproximadamente no que era antes da adio: A-(aq) + H+(aq) HA(aq)

Se uma base forte for adicionada a soluo haver reao com o HA presente produzindo on A- e gua sem mudar apreciavelmente a concentrao de ons OH-: OH-(aq) + HA(aq) A-(aq) + H2O(l)

3. Solues Salinas: Os sais possuem a caracterstica de no precisarem conter H+ ou OH- para ter-se uma soluo cida ou bsica. Em soluo aquosa certos ons interagem com gua e alteram a relao on hidrognio / on hidrxido num processo chamado hidrlise. A soluo torna-se cida ou bsica dependendo do on doar ou aceitar um prton da gua. Sal e gua so produtos de reao cido-base. Invertendo esse processo: MA(aq) + H2O(l) MOH(aq) + HA(aq)

Ou seja, a reao ser cida ou bsica dependendo da fora relativa do cido e base produzidos pela hidrlise do sal. Se o cido e a base, por exemplo, produzidos so fortes, portanto h dissociao completa e, assim, o pH deve ser neutro. Porm, para o caso de sais cidos ou bsicos no ocorre uma dissociao completa e o que ocorre pode ser ilustrado pela ao da gua em dois sais encontrados em fertilizantes, sulfato de amnia (fornece o nitrognio) e carbonato de potssio (fornece potssio): NH4+(aq) + H2O(l) NH3(aq) + H3O+(aq)

O sal de amnia age como cido e doa um prton para a gua, assim o sulfato de amnia diminui o pH do solo. CO3-(aq) + H2O(l) HCO3-(aq) + OH-(aq)

O on carbonato age como base aceitando um prton da gua aumentando o pH do solo. 4. Titulao Esse processo baseia-se em determinar-se o volume de uma soluo (cida ou bisca) de concentrao exatamente conhecida, requerida para reagir quantitativamente com um dado volume de uma amostra de soluo (bsica ou cida) sob determinao. O ponto de equivalncia determinado atravs de um indicador que muda de cor de acordo com o pH ou atravs de um pHmetro. Causo escolha-se atravs do indicador, importante escolher o indicador correto para a determinao. A faixa de viragem do indicador deve estar de acordo com o pH da soluo no ponto de equivalncia o qual pode assumir valores diferentes dependendo do produto formado, o sal, que pode ser cido, bsico ou neutro.

Objetivos

1. Classificar como cida, bsica ou neutra diversas solues comerciais; 2. Verificar a faixa de viragem de alguns indicadores; 3. Medir o pH de solues salinas; 4. Verificar as propriedades de uma soluo tampo; 5. Determinar a constante de ionizao de um cido fraco; 6. Titular cidos e bases escolhendo o indicador apropriado para cada determinao.

Procedimento experimental Parte A Medida de pH de solues tipicamente cidas ou bsicas 1. Coloca-se 1 mL de HCl 1 M em um tubo de ensaio. Em outro tubo de ensaio coloca-se 1 mL de HCl 0,1 M . Em um terceiro tubo coloca-se 1 mL de HCl 0,01M. Verifica-se o pH de cada soluo usando o papel indicador e, adiciona-se a seguir, duas gotas do indicador violeta de metila em cada soluo. Verifica-se e anota-se a colorao observada em cada tubo. 2. Em trs outros tubos, coloca-se 1 mL de solues de cido actico 1 M, 0,1 M e 0,01 M. Verifica-se o pH de cada soluo com o papel indicador e, adiciona-se a seguir, duas gotas do indicador amarelo de metila. Verifica-se e anota-se a colorao observada para cada tubo. 3. Em trs outros tubos, coloca-se 1 mL de solues de NH3 1 M, 0,1 M e 0,01 M. Verifica-se o pH de cada soluo com o papel indicador e adiciona-se duas gotas de amarelo de alizarina em cada soluo. Verifica-se e anota-se a colorao observada em cada soluo de NH3. Parte B Constante de dissociao de um cido fraco 1. Prepara-se 100 mL de uma soluo de cido actico pela diluio de 5 mL de vinagre para 100 mL em uma proveta. 2. Dividi-se a soluo em duas partes iguais A e B. 3. Titula-se uma das partes com NaOH 0,2 M usando fenolftalena como indicador. 4. Mistura-se novamente as duas solues e determina-se o pH com o potencimetro. Parte C Verificao da Propriedade de uma soluo tampo 1. Pega-se 25 mL da soluo preparada na parte B e coloca-se num recipiente. Adiciona-se a essa soluo 5 gotas da soluo NaOH 0,1 M. Mistura-se bem e verifica-se o pH. 2. Pega-se mais 25 mL da soluo preparada na parte B e coloca-se em outro recipiente. Adiciona-se 5 gotas de HCl 0,1 M. Verifica-se o pH da nova soluo. 3. Pega-se 25 mL de gua destilada e coloca-se em outro recipiente e mea-se o pH dessa gua. Adiciona-se 5 gotas de NaOH 0,1 M. Verifica-se o pH dessa soluo e anota-se o valor encontrado. Pega-se mais 25 mL de gua destilada

e coloca-se num outro recipiente e adiciona-se 5 gotas de HCl 0,1 M. Verifica-se o pH dessa soluo e anota-se o valor encontrado. Parte D Medida de pH de solues salinas 1. Com medidor de pH, determina-se o pH das seguintes solues salinas: - NaCl 0,1 M; - NaOAc 0,1 M; - Na2CO3 0,1 M; - NH4Cl 0,1 M; - ZnCl2 0,1 M; - Cu(NO3)2 0,1 M. Parte E Determinao de cido actico em vinagre 1. Prepara-se uma bureta com soluo de NaOH 0,2 M. 2. Mea-se com uma pipeta 1 mL de vinagre e transfere-se para um erlenmeyer. Dilui-se com um pouco de gua destilada e adiciona-se 2 gotas do indicador apropriado e agita-se. 3. Adiciona-se lentamente a soluo de NaOH 0,2 M at ocorrer uma mudana de colorao no indicador.

Resultados e Discusses Parte A Medida de pH de solues tipicamente cidas ou bsicas Solues de HCl: Nas amostras de HCl, no utilizou-se o papel indicador devido ser quase que imperceptvel a mudana. Entretanto, ao adicionar-se o indicador violeta de metila, foi observado nas soluos: HCl 1 M: Colorao azul claro; HCl 0,1 M: Colorao azul; HCl 0,01 M: Colorao roxo. pH cido para as trs solues. A literatura indica que para o violeta de metila a mudana de cor do azul para o roxo quando a soluo atinge a sua faixa de viragem que 1,5 3,7. Portanto, somente o HCl 0,01 M possui pH nesse faixa e os outros esto fora da faixa, mais precisamente, abaixo da faixa, pois como a concentrao de HCl maior nas outras, ento mais cida a soluo e menor o pH. Solues de cido Actico: O papel indicador e o indicador violeta de metila forneceram os seguintes resultados: HOAc 1 M: pH = 2, colorao laranja; HOAc 0,1 M: pH = 3, colorao amarelo; HOAc 0,01 M: pH = 4, colorao amarelo claro. pH indica que a soluo cida para os trs casos, pois o ph < 7. A faixa de viragem do indicador amarelo de metila 2,9 4,0 e a mudana de cor vermelho/amarelo, portanto, a colorao laranja indica que o HOAc 1 M ficou prximo ao limite inferior da faixa de viragem e a cor amarela indica que o pH do HOAc 0,1 M est dentro dessa faixa. O HOAc 0,01 M alcanou um pH prximo ao limite superior de viragem. Solues de NH3: O papel indicador e o indicador amarelo de alizarina forneceram os seguintes resultados: NH3 1 M: pH = 10, colorao laranja escuro; NH3 0,1 M: pH = 9, colorao amarela; NH3 0,01 M: pH = 8, colorao amarela. As trs solues so bsicas, pois pH > 7. Na soluo de 0,1 M e 0,01 M a colorao apresentou-se amarela, pois essas solues esto abaixo da faixa de viragem

do indicador amarelo de alizarina que 10,1 12, sabendo que a mudana de colorao para esse indicador amarelo/vermelho. E o NH3 1 M apresentou cor laranja escuro, pois ficou prximo do limite inferior da faixa de viragem, onde ainda tinha amarelo e misturou-se com um pouco do vermelho produzido. Parte B Constante de dissociao de um cido fraco Na metade da soluo inicial, digamos A, foi titulado NaOH, portanto a reao far com que o cido actico (CH3COOH) seja convertido em CH3COO-. A reao dada por: OH-(aq) + CH3COOH(aq) CH3COO-(aq) + H2O(l) Portanto, o numero de moles de CH3COO- produzido igual ao nmero de moles de CH3COOH da soluo B. As duas solues so ento misturadas e o pH da soluo resultante obtido. J que nessa soluo resultante [CH3COOH] = [CH3COO-], ento a equao para a constante de dissociao simplifica-se : Ka = [H+] Como o pH encontrado com o potencimetro igual a 5, ento: pH = -log[H+] 5 = -log[H+] [H+] = 10-5 mol/L Portanto: Ka = 10-5 Parte C Verificao da propriedade de uma soluo tampo Quando se adicionou cinco gotas de soluo NaOH 0,1 M a 25 mL da soluo preparada na parte B o pH medido pelo potencimetro foi igual a 5,2. Portanto, verificase que no houve grande mudana no pH, pois a soluo preparada em B era uma soluo tampo que uma soluo resistente a mudana de pH causada pela adio de cido ou base. Soluo tampo se caracteriza por ter um cido ou base fraca e seu sal correspondente, no caso, o cido fraco o CH3COOH e o sal o CH3COONa. Na primeira ocasio, ao adicionar-se NaOH 0,1M, uma base forte, ento essa base dissocia-se e a seguinte reao ocorre com o OH-: OH-(aq) + CH3COOH(aq) CH3COO-(aq) + H2O(l) Ou seja, h reao com o cido actico j presente produzindo o CH3COO- e gua sem grandes mudanas na concentrao de ons OH-.

Na segunda ocasio, ao adicionar-se HCl 0,1 M, um cido forte, o pH encontrado foi de 4,96, ou seja, uma diferena muito pequena em relao ao pH encontrado na parte B. A pouca variao no pH pode ser explicada pela seguinte reao: CH3COO-(aq) + H+(aq)
+

CH3COOH(aq)

Portanto, observa-se que o H proveniente da dissociao do HCl reage com o on acetato formando CH3COOH, ou seja, a reao est mantendo a concentrao de H+ aproximadamente igual a antes da adio do cido forte. importante ressaltar que nessas duas reaes anteriores no houve mudana no pH mas houveram sim mudanas no equilbrio das reaes, pois houve um aumento da concentrao de um dos reagentes. Na terceira ocasio, o pH encontrado para a gua destilada foi de 6,46, ou seja, ela se apresenta um pouco cida. Quando adicionado NaOH 0,1 M, uma base forte, a 25 mL dessa gua, essa base sofre dissociao completa quando em meio aquoso, portanto: NaOH Na+ + OH-

Portanto, o pH ir aumentar bastante, no caso foi o pH medido foi de 10,95, pois trata-se apenas de uma dissociao de uma base forte que faz o pH da soluo aumentar devido ao aumento da concentrao de OH- e no h nada que faa esse OH- ser consumido como numa soluo tampo. E no outro recipiente, onde foi adicionado HCl, um cido forte, a 25 mL de gua, o pH diminuiu bastante, no caso o pH foi para 3,11, pois houve dissociao completa do HCl, reao: HCl H+ + ClAlm da dissociao completa, no havia nada que consumisse esse H+ produzido, portanto esse aumento da concentrao fez o pH diminuir bastante. Parte D Medida de pH de solues salinas 0,1 M NaCl: pH encontrado: 7,2 Reao: NaCl + H2O HCl + NaOH

pH prximo de 7 (neutro), devido ao fato do HCl e NaOH serem, respectivamente, um cido forte e uma base forte, pois ocorre 100% dissociao de cada.

0,1 M NaOAc: Reao: CH3COONa + H2O CH3COOH + NaOH

pH igual a 8, pois NaOH uma base forte e o CH3COOH um cido fraco, por isso a soluo torna-se mais alcalina. 0,1 M Na2CO3: Reao: Na2CO3 + 2H2O H2CO3 + NaOH

pH encontrado foi de 10,2, ou seja, sal bsico, o qual confirma-se pela anlise da reao, pois NaOH uma base forte e o H2CO3 um cido fraco. 0,1 M NH4Cl: Reao: NH4Cl + H2O HCl + NH4OH

pH encontrado foi de 6,3, ou seja, sal cido, pois HCl um cido forte e NH4OH uma base fraca. 0,1M ZnCl2: Reao: ZnCl2 + 2H2O 2HCl + Zn(OH)2

pH encontrado foi de 5,4, portanto um sal cido, pois HCl um cido forte enquanto Zn(OH)2 uma base fraca. 0,1 M Cu(NO3)2: Reao: Cu(NO3)2 + 2 H2O 2 HNO3 + Cu(OH)2

pH encontrado foi de 4,1, portanto um sal cido o qual confirma-se pela reao, pois HNO3 um cido forte e o Cu(OH)2 uma base fraca. Parte E Determinao de cido actico em vinagre Sabe-se que o volume necessrio de NaOH para que houvesse uma mudana na colorao do indicador igual a 2,6 mL, portanto, atravs dos clculos: M = nNaOH/V(l) 0,2 = nNaOH / 0,0026 nNaOH = 5,2.10-4 mols Proporo de mols de NaOH para CH3COOH : 1:1 Portanto: nNaOH = nCH3COOH nCH3COOH = 5,2.10-4 mols M = nCH3COOH / V(vinagre) M = 5.2.10-4 / 0,001 M = 0,52 mol/L

Concluso

Atravs dos experimentos foi possvel classificar algumas solues comerciais como sendo solues cidas, bsicas ou neutras. Alm disso, foi possvel verificar a faixa de viragem de alguns indicadores utilizando o papel indicador. O pH de vrias solues salinas foi medido atravs de um potencimetro, alm disso, o potencimetro permitiu verificar-se varincias no pH de uma soluo tampo, verificando, assim, as propriedades desse tipo de soluo. Atravs de clculos foi possvel determinar a constante de ionizao de um cido fraco bem como permitiu determinar a concentrao de cido actico em vinagre. A titulao de cidos e bases tambm foi feita com sucesso utilizando-se o indicador apropriado. vlido ressaltar que o pH encontrado para as diversas solues pode no ser exato devido a gua destilada do laboratrio j ser um pouco cida, enquanto para o clculo correto deveria ser neutra.

Bibliografia TEIXEIRA, Eliana M Romero; PAULA, Regina Clia de. Qumica Geral para Engenharia: Manual de Laboratrio. BROWN, T. L.; LeMAY,Jr,H. E.; BURSTEN, B.E.; BURDGE, J.R. Qumica a Cincia Central. 9 Ed. So Paulo, 2005. http://pt.wikipedia.org/wiki/PH, acessado em 23/11/2010. http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas02.htm, acessado em 23/11/2010.

You might also like