You are on page 1of 23

INTRODUO

Compreendi que a nossa vida principalmente a vida dos outros... Ral Brando, in Se tivesse de recomear a vida Toma-se cuidado, no no sentido do ouvinte compreender, se quiser, mas para que compreenda, queira ou no queira. Henry Bett, in Some Secrets of Style

Os alunos no sabem estudar! Quem os ensinou?


O professor muitas vezes o nico que pode desenvolver no aluno a essencial autoconfiana e os hbitos e mtodos de estudo. A comunidade educativa exige do professor cada vez mais competncias e empenho nestas reas. Nos pases de lngua inglesa existe uma longa tradio de didtica das capacidades de estudo e de manipulao de informao. Nos Estados Unidos dos anos 50, nove em cada dez universidades tinham um curso sobre mtodos de estudo destinado a melhorar o rendimento dos estudantes (Serafini, 1991). Em pedagogia no h uma frmula secreta para fazer com que qualquer aluno saiba aprender. Mas h alguns processos e estratgias que maximizam o rendimento escolar de determinados alunos, em determinadas situaes, em determinadas matrias. Cada aluno tem as suas caractersticas e por isso necessita de um plano apropriado de incentivos e aprendizagens em mtodos de estudo. Por isso, junto dos alunos a coordenao escolar estuda, divulga e incentiva a utilizao de diferentes mtodos de estudo. O professor procura transmitir o saber e auxiliado pela coordenao a qual aponta o como saber, procurando estratgias para ajudar o aluno a estudar e a saber cada vez mais. Um aluno mais eficiente se aprender a maximizar as suas capacidades. O mais importante que ele consiga desenvolver a autoconfiana, o esprito crtico e a livre iniciativa. As atividades apresentadas pretendem desenvolver capacidades e atitudes do aluno. E todas as oportunidades podero ser vlidas para consolidar esta perspectiva: O aluno aprende com o professor. So atividades para dentro e fora da sala de aula, de modo a conduzir o aluno para a aquisio progressiva de mtodos e hbitos de trabalho, eventualmente com a interveno do Encarregado de Educao. Ser dado nfase no dilogo professor-aluno, na definio dos objetivos e de estratgias, na organizao do aluno, na elaborao de esquemas e resumos pelo aluno e na resoluo de problemas.

1 - DESDE O INCIO DO ANO


1.1 - Apresentar mtodos de estudo para os alunos. Nas primeiras aulas do ano letivo o professor apresenta aos alunos algumas atividades, pensamentos e estratgias para que estes possam ter melhor sucesso. lhes fornecido um pequeno texto sobre mtodos de estudo. Mas ao longo do ano o professor vai repetindo e sugerindo estratgias e atividades, para reforar a utilizao dos mtodos de estudo sugeridos. Os alunos so conscientizados de que querer estudar mais e melhor no tarefa fcil. Podendo mesmo dizer "Ests com medo de vir a ser diferente? Descansa que ser para melhor" ou ainda "Acreditas que podes ser melhor? Estou para ver!".

1.2 - Manter a disciplina. O professor um lder. Para os alunos, o professor a imagem de um ideal (positivo ou negativo), queira-se ou no. Um objetivo do professor favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno. A aula dever ser cuidadosamente planificada em todos os seus momentos. Promove-se a concentrao. Quanto mais eficaz e bem organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno. O professor assume algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexveis: - mostrar-se srio nas primeiras aulas, no tendo um sorriso fcil; - impedir ou limitar as sadas durante a aula; - no permitir que se levantem do lugar sem que peam autorizao; - no permitir que troquem materiais sem que peam autorizao; - dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperao e a concentrao; - quando um aluno ou o professor fala os outros escutam; - no confundir a simpatia com o "porreirismo da silva". Os motivos da indisciplina podem ser extrnsecos aula , tais como problemas familiares, insero social ou escolar, excessiva proteo dos pais, carncias sociais, forte influncia de dolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunes entre os alunos e a escola. Se o professor assumir uma atitude disponvel mas realista, dando confiana aos alunos mas sem perder a situao e sem se mostrar inutilmente permissivo, possvel que consiga evitar alguns conflitos. muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possvel o recurso a castigos e a crticas. O professor deve assumir a atitude de quem detm um poder mas no se sabe bem quanto nem quando o vai usar. "Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado". No aconselhvel a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorretos que no perturbem diretamente com o desenrolar da aula. Logo no inicio do ano o professor d regras especficas sobre o comportamento dentro da sala de aula, principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Assim, tenta-se conquistar a confiana dos alunos atravs de um comportamento exemplar do professor. O aluno deve ser informado que o seu comportamento refletir-se- na avaliao, quer positivamente, quer negativamente, tendo em considerao os objetivos gerais de ciclo. Alguns artigos de um regulamento de uma turma do ensino no superior. a. S deve falar uma pessoa de cada vez. Quando se pretende falar, levanta-se a mo e espera-se pela autorizao do professor. b. o professor que orienta os trabalhos e permite a participao de todos os alunos. c. Trazer de casa todos os materiais necessrios.

d. No perturbar os colegas com observaes desnecessrias ou inadequadas. e. Respeitar os horrios das aulas, apenas faltando por motivos de fora maior. f. No se levantar do lugar sem pedir autorizao para a ao. g. Pedir autorizao para sair da sala e apenas em casos de extrema necessidade. h. No pregar aos colegas aquelas partidas que no gostaramos que fizessem a ns. i. No distrair os colegas nem os provocar. j. Informar o professor no incio da aula sempre que no se traga material ou no tenha feito o TPC. k. Ajudar os colegas com maiores necessidades. l. Informar o colega de carteira, sempre que ele falta, do que se fez na aula e do TPC. A Conversa entre os alunos pode ser outra forma de indisciplina. Os alunos falam e continuam a falar, mesmo depois do professor os chamar ateno. Porqu esta necessidade de conversar nas aulas? Para relatar assuntos exteriores sala de aula. Para mostrar que faz parte do grupo/turma. Para mostrar oposio autoridade do professor. Para esclarecer e compreender o que o professor acabou de dizer. Para mostrar o seu descontentamento com a disciplina e/ou o professor. Para no se calar Para . . . Utilizam-se estratgias adequadas a cada aluno e a cada situao. A linguagem e o discurso adequados do professor so instrumentos capazes de alterar alguns comportamentos. "O professor est a perder a autoridade!" Que outras forma de autoridade/respeito se podem utilizar? " preciso que eu seja me, amiga ou irm!" Quais os papis que o professor tem de desempenhar?

Que outras formas de autoridade/respeito se podem utilizar? Como prevenir comportamentos indesejveis numa aula?

Refletir sobre as atitudes e funes do professor Cativar os alunos para a sua disciplina. Observar os aluno. Favorecer o desenvolvimento da autoconfiana. Fomentar respeito mtuo entre os alunos e entre os alunos e o professor. Discutir com os alunos o regulamento de uma turma. Estar com ateno a duas situaes simultneas na sala de aula.

Manter ritmo de aula e suavidade na transio entre tarefas (evitando: saltos na matria, comear uma atividade deixando-a no ar, fazer discursos e sermes, fazer demasiadas recomendaes sobre a tarefa ou sobre o material). Diferenciar a aula, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Propondo atividades diferenciadas, utilizando linguagem diferenciada, assumindo atitudes diferenciadas. Manter a aula ativa, motivar o aluno na sala de aula atravs de questes dirigidas. O aluno no dever estar passivo, mas antes sentir-se cmplice da sua aprendizagem. Atender aos feed-back, escutar as participaes e opinies dos alunos. Conversar com o Diretor de Turma sobre as caractersticas da turma. Olhar para os alunos de forma segura e confiante. Utilizar uma linguagem audvel, clara, precisa e sem hesitaes. Atuar imediatamente aps detectar. Atuar com calma e firmeza. Quais as estratgias de remedeio/combate?

No h uma estratgia-padro a aplicar perante uma atitude do aluno. Cada situao nica e irrepetvel. O professor no deve ter comportamentos que induzam violncia fsica ou moral para com os alunos. Compete ao professor conduzir o aluno de forma a que ele se sinta responsvel e cooperante.

Identificar o(s) aluno(s) perturbador(es). Dialogar fortalece a relao entre o professor e o aluno. O uso adequado da palavra reveste o professor de credibilidade e autoridade perante os alunos. O professor o dinamizador da aula, impulsionando a ao, promovendo a aquisio do conhecimento pelos alunos, e assim, atingindo os objetivos. Utilizar uma voz equilibrada, segura, confiante e emotiva. Acompanhada de outras expresses que reforam a mensagem e o dilogo. Pretende-se que o aluno respeite e faa respeitar os outros alunos. Conhecer o aluno, analisar o aluno fsica e emocionalmente, o seu percurso escolar, o seu meio familiar, a sua relao com os outros (alunos, professores, funcionrios, comunidade, ...). Diferenciar a aula, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Gratificar o aluno quando ele assume boas atitudes. Responsabilizar o aluno em causa e a turma pela atitude do aluno. fundamental tratar o aluno como pessoa, contribuindo, sempre que possvel, para a formao de uma auto-estima forte. Repreender o aluno de forma verbal em particular ou perante a turma, responsabilizando-o pelas suas atitudes. Mudar de lugar alguns alunos, tendo em considerao o seu aproveitamento e grau de concentrao. Marcar falta de material, caso o regulamento interno das escola o permita. Contactar com os pais, utilizando a caderneta individual do aluno. Podero ocorrer outras formas de comunicao. A indisciplina na escola combate-se pela co-responsabilizao dos professores, alunos e pais. Os pais devero fazer corpo com os professores nesta tarefa. Avaliar, tendo em considerao os objetivos gerais e de disciplina. Efetuar a auto-avaliao e a hetero-avaliao. Contactar com o diretor de turma, regularmente, por escrito ou no. As participaes disciplinares devero ser cuidadosamente elaboradas. Marcar falta disciplinar, mantendo o aluno na sala de aula(?) e escrever uma participao disciplinar. Conselho de turma onde so definidas estratgias de atuao conjunta. Reunio de professores da turma com os encarregados de educao. Conselho de turma disciplinar.

1.3 - Efetuar as planificaes tendo em ateno a turma a que se destina. medida que se vo conhecendo os alunos de uma turma, verificamos que existem estratgias de leccionar mais adequadas e que promovem a aquisio de conhecimentos. As estratgias das planificaes a mdio prazo e a curto prazo refletem de algum modo as caractersticas da turma. 1.4 - Aplicar metodologias ativas na sala de aula. Quanto mais ativa, melhor a aprendizagem. um principio pedaggico que acompanha o professor sempre que planifica. 1.5 - Registrar sistematicamente a avaliao formativa. O professor avalia sistematicamente os alunos. Este procedimento feito de modo a desenvolver a responsabilidade nos alunos, promover o empenho e reconhecer a imparcialidade do professor. No incio do ano letivo, o professor informa os alunos sobre o processo de avaliao e dos diversos parmetros envolvidos (participao oral e escrita, assiduidade, comportamento, atitudes, trabalhos, testes, ...). Os TPC propostos so sempre corrigidos na aula. Podem ser propostos para TPC alguns dos exerccios que fazem parte do plano da aula seguinte. Nessa aula o professor verifica se o fizeram. O aluno pode e deve observar a grelha de avaliao formativa para se conscientizar do que tem sido o seu desempenho. 1.6 - Fornecer uma grelha de explicao de enunciados. Muitas vezes os alunos no respondem a uma questo porque no compreendem o enunciado. Explicite os verbos que so utilizados mais frequentemente e apresente exemplos. 1.7 - Fornecer fichas de objetivos. Nas primeiras aulas os alunos recebem uma ficha com os objetivos gerais desse ano de escolaridade, que foram sintetizados dos objetivos gerais de ciclo e dos objetivos gerais da disciplina. Estes objetivos referem-se aos comportamentos, atitudes, capacidades e conhecimentos que o aluno dever ser capaz de desenvolver ou atingir nesse ano de escolaridade. 1.8 - Sugerir regras de sade e de alimentao. Sempre que oportuno, referem-se aspectos importantes da higiene e da alimentao. O professor nunca se dirige a um aluno de uma forma ameaadora ou pondo em causa os seus hbitos. Atua diplomaticamente sem que os alunos se sintam humilhados ou sobrevalorizados. 1.9 - Dar um exemplo de um calendrio de estudo. A coordenao deve mostrar a importncia em deixar livre algum tempo de lazer na planificao de um horrio de estudo. Referir a adequada distribuio do tempo pelas disciplinas, lembrando que no se deve deixar para o fim do estudo as disciplinas em que se tem maiores dificuldades. Ter especial ateno com os "desperdcios" de tempo.

1.10 - Sugerir mtodos de organizao do espao e da informao. Mostrar como se deve organizar um dossier. No 3 ciclo o coordenador pode pedir aos alunos para trazer o caderno dirio. Depois de analisado, acrescentam-se os comentrios oportunos. Os rudos da TV ou da rdio podem ser perturbantes para uns e no o ser para outros. O importante que cada aluno consiga concentrar-se. necessrio que o espao tenha pelo menos uma mesa larga, uma estante ou prateleiras (nem que sejam com tijolos e tbuas) e um bom candeeiro. A mesa est colocada de forma a que o aluno no se distraia facilmente com o que se passa para l da janela ou da porta. As coisas mais necessrias devem estar prximas da mesa, tais como canetas, dicionrios e cadernos.

2 - NA AULA
na sala de aula que o professor intervm mais eficazmente para promover condies e vontade de aprender. Nada deve ser deixado ao acaso na planificao de uma aula. Quanto melhor for a planificao, melhor ser a aprendizagem. Muitos alunos apenas estudam na sala de aula. Os seus mtodos de estudo esto reduzidos ao essencial (por diversos fatores). A aula dever ser o local privilegiado para a aprendizagem. 2.1 - Conhecer e aplicar os dez mandamentos para professores de Polya. Polya escreveu estes dez mandamentos* a pensar precisamente nos professores. Mas poderiam ser adaptados para outros desempenhos. Cada frase encerra diversos raciocnios e aes. Leia atentamente e pausadamente. 1. Tenha interesse pela sua matria. 2. Conhea a sua matria. 3. Procure ler as expresses faciais dos seus alunos; procure descobrir as suas expectativas e as suas dificuldades; ponha-se no lugar deles. 4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa descobri-la voc mesmo. 5. D aos seus alunos no apenas informao, mas know-how, atitudes mentais, o hbito de trabalho metdico. 6. Faa-os aprender a dar palpites. 7. Faa-os aprender a demonstrar. 8. Procure encontrar, no problema que est abordando, aspectos que podero ser teis nos problemas que viro - procure descobrir o modelo geral que est por trs da presente situao concreta. 9. No desvende o segredo de uma vez - deixe os alunos darem palpites antes - deixe-os descobrir por si prprios, na medida do possvel. 10. Sugira, no os faa engolir fora. Adaptado do texto publicado no Jornal de Matemtica Elementar n 119 de Junho de 1992.

2.2 - Desenvolver a autoconfiana. Utilizar os reforos positivos e estimular a auto-estima e a autonomia. A autoconfiana a melhor arma do estudante porque favorece a motivao e a aprendizagem. O professor deve ser o catalisador do auto-aperfeioamento do aluno. Para encorajar ou incentivar, o professor apresenta frases como as seguintes. - H poucos gnios! H quem trabalhe, trabalhe e trabalhe. - A dedicao traz os seus lucros, mais cedo ou mais tarde. - No digas "Eu no sou capaz!", diz "Estou a tentar resolver este passo". - No digas "No compreendo nada!", diz que "No compreendo este passo!". - Se os outros so capazes, tu tambm sers. - Pergunta a ti prprio. - J aprendeste muitas coisas. Reflete sobre o que sabes. Mas a desmotivao dos alunos o principal problema. O que fazer na aula para que aqueles que "no sei nem quero saber!" passem a querer alguma coisa? Antes de mais preciso que o professor acredite que o aluno capaz. E durante as conversaes o professor transmite confiana e mtodos de estudo. Coloque este aluno ao p de um que tenha conhecimentos razoveis. O professor poder tambm apresentar exposies diferenciadas do mesmo tema. Comear por sugerir exerccios mais simples, partindo daquilo que o aluno j sabe. Progressivamente aumenta o grau de dificuldade, dando-lhe sempre a confiana de quem j aprendeu algo. 2.3 - No ser permissivo com as datas pr-definidas. O professor inflexvel nas datas que foram previamente discutidas e acordadas na turma. Assim, deve-se cumprir e fazer cumprir as datas, nomeadamente no que se refere a: entrega de TPC ; realizao de testes ; apresentao de trabalhos. 2.4 - Promover o dilogo. Quando um aluno diz que no compreende, repita por outras palavras. Ou talvez, apresente um exemplo ou um contra-exemplo. No conveniente estar a repetir o que j antes tinha dito. Talvez seja boa ideia perguntar ao aluno qual a parte ou raciocnio que no compreendeu. E depois explicar apenas a parte em que o aluno tinha dificuldades. Idealmente o ensino da matemtica prope "venham, vamos raciocinar em conjunto". Mas muitas vezes, o que se sai da boca do professor "ouam, digo-lhes que assim". O professor pretende expor cuidadosamente o processo de resoluo de problemas. Pode utilizar o mtodo heurstico de Polya, questionando sucessivamente os alunos at eles conseguirem resolver o problema. Ou seja, questionar conduzindo o aluno compreenso do assunto. Cada questo construda de modo que o aluno saiba facilmente responder. No final, as concluses so apresentadas. O professor pode apresentar falsas pistas para a resoluo de exerccios, ou ao tirar dvidas, para que os alunos verifiquem que so erradas.

As questes so explicitas, concisas e completas em termos gramaticais. Evitam-se frases do tipo "O que achas?", "A soluo?", "Onde ?" ou "Este lado a ..." De uma forma hbil e imparcial, o professor questiona um por um todos os alunos regularmente. No so privilegiados os "bons" alunos nem os "maus alunos no que se refere ao nmero de perguntas, ao tempo de espera, aos elogios ou s crticas. 2.5 - Promover o predisposio para aprender. Iniciar a unidade ou sub-unidade temtica com uma introduo cativante, tal como um problema, histria da matemtica ou uma aplicao da matemtica. Se possvel levam-se objetos e/ou instrumentos para a aula, relacionados com o que se vai falar. O caminho para a compreenso o caminho original da descoberta. Isto , se conhece o modo como algo foi pensado pela primeira vez, ou de como surgiu o problema, essa pode ser uma boa maneira para apresentar o assunto. 2.6 - Utilizar os TPC como uma forma de incentivo aprendizagem. Os alunos sero informados que existiro TPC, em que o professor corrigir alguns selecionados em cada aula de entre os alunos. Ou poder nunca corrigir nenhum, desde que verifique quem fez e se chegou ao resultado previsto. Para que um aluno possa resolver um TPC ter de conhecer previamente os conceitos envolvidos. Assim, o professor j ensinou o assunto antes de propor o TPC correspondente. Isto pode no acontecer em trabalhos de investigao. Todos os TPC que o professor apresenta so corrigidos na aula para que os alunos verifiquem e aprendam com os eventuais enganos. 2.7 - Promover a cooperao e a unio da turma. Os alunos so dispostos na sala de modo que os "bons" alunos possam estar ao lado dos "maus" para os poderem ajudar. Ambos sero avaliados pelos seus empenhos e progresso. Mas tambm pode acontecer que o professor no altere a ordem da sala a no ser quando h problemas de indisciplina ou de aproveitamento. Ou ainda, os alunos so agrupados de acordo com as suas dificuldades ou competncias, para que se possa maximizar o ensino diferenciado. Quando o professor utiliza o trabalho de grupo, favorece a participao de todos os seus elementos. Perante um acontecimento doloroso ou de pesar de um dos alunos, ou do conhecimento geral, o professor demonstra a sua sensibilidade. Estes momentos estreitam elos de ligao entre os alunos e, em segundo plano, permitem avaliar alguns eventuais comportamentos anmalos. O professor incentiva e promove a unio entre os alunos de forma a que eles formem um grupo construtivo, cooperante, com auto-estima e aberto. 2.8 - Melhorar o aproveitamento dos meios tcnicos disponveis. O professor informa-se sobre os utenslios disponveis na escola e, sempre que seja necessrio, utiliza-os. Apresentar filmes ou diapositivos para motivar os alunos.

Gerir adequadamente e criativamente o quadro da sala de aula. Utilizar vrias cores, apresentar esquemas, dividir o quadro. Apresentar cartolinas, mapas, grficos, instrumentos, etc. No inicio da aula escreve-se o tema geral da aula no canto superior esquerdo do quadro. Por exemplo, "EQUAES DO 2 GRAU" que ficar visvel durante toda a aula. 2.9 - Melhorar as trs fases de aprendizagem de um teste de avaliao (antes, durante, depois). H muitas tcnicas e abordagens a este tema que podero ser teis. Mas o mais importante escolher a estratgia a que o professor se adapta melhor, de forma a levar os alunos a aprenderem com os prprios erros. Apresento aqui algumas sugestes. Na aula de revises, o professor comea por tirar as dvidas dos alunos. E s depois apresenta outros exerccios, de acordo com a sua planificao da aula. Os testes no devem conter apenas os contedos de uma unidade. Principalmente no ensino secundrio, devem ser abordados todos os temas, com destaque da unidade mais atual. No permitir qualquer burburinho durante a aula do teste, sem se tornar num "caso de vida ou de morte". Promove-se a tranquilidade e a descontrao necessria para a concentrao. Utilizar uma notao de correo que seja explcita e compreensvel para o aluno. A aula de correo poder seguir vrias estratgias, no se fixando apenas numa. - O professor apresenta a correo no quadro ou por escrito para todos;. - Os alunos resolvem o teste no quadro. - Formam-se grupos de trabalho de alunos que resolvem o teste e, eventualmente, avaliam-se; - Cada aluno corrige os seus erros com base numa resoluo que lhe fornecida, e eventualmente, avalia-se. - Cada aluno corrige os seus erros, investigando livremente, e eventualmente, avalia-se. - Cada aluno corrige o teste de outro aluno, e eventualmente, avalia-o. Poder ser apresentada ao aluno uma grelha como a seguinte. Este entregue-a ao professor que depois de a observar devolve-a ao aluno. Quanto mais cruzes existirem "pior" o aluno. Ficha de Reflexo "PORQUE QUE EU TIVE ESTA CLASSIFICAO NO TESTE?"

Para cada questo do teste na primeira linha, l as frases todas colocando uma cruz sempre que concordares. Eu penso que \ Questes No estudei o assunto Li mal a pergunta No compreendi a pergunta No sei a definio No apliquei a frmula adequada No apresentei os clculos Errei os clculos 1 2.2 2.2 3 4.1 4.2 5 6

No observei o grfico com ateno No estruturei a resposta No apresentei a concluso No relacionei os conhecimentos Sabia mas no tive tempo No respondi pois no sabia

2.10 - Utilizar o sumrio para O sumrio de uma aula escrito no incio da aula seguinte. Questiona-se os alunos, levando-os a refletir sobre os contedos abordados na ltima aula de forma a construir o sumrio. 2.11- Desenvolver uma pedagogia por objetivos. O professor esfora-se por conhecer e faz com que o aluno se conhea. Questiona o aluno acerca do que estuda porque estuda e para que estuda. Sugere-lhe que escreva os seus objetivos refletir sobre anteriores aprendizagens. a mdio e a curto prazo. Faz-lhe ver que o aluno que conduz a sua vida e que o caminho por ele agora percorrido vai ajud-lo mais tarde atingir as outras metas pretendidas. As questes so elaboradas de forma a que o aluno no se sinta ameaado. O professor consegue captar o momento mais adequado para intervir com este tipo de questes, favorecendo o autoconhecimento do aluno. 2.12 - Responder a questes sobre a utilidade da matemtica. Os alunos tm uma curiosidade natural em saber para que serve a matemtica, onde se aplica, quem a fez, como surgiu, etc. Apresente textos ou apenas alguns comentrios que vo de encontro a estas questes. Esta uma forma de criar ambiente e predisposio para aprender. 2.13 - Pr os alunos prova. Quando um aluno vai resolver um problema ao quadro, sabe que est a ser avaliado. Naquele momento ele vai tentar fazer o seu melhor perante o professor e toda a turma. No correto que os seus colegas o ajudem descaradamente, pois nem o aluno aprende, nem o professor o avaliou adequadamente. 2.14 - Elaborar fichas de trabalho diferenciadas. O professor pode construir fichas de trabalho diferenciadas (na estratgia, nos contedos e/ou nos objetivos) e que levam cada aluno a atingir os objetivos pretendidos. Pode ser - uma ficha de objetivos, - uma ficha de curiosidades, - uma ficha com a exposio de um mtodo de resolver problemas, - uma ficha de texto com espaos em branco para o aluno completar, em que se solicita uma explicao, uma anlise de um grfico ou uma definio,

- uma ficha de exerccios de contedos pr-requeridos, - uma ficha de exerccios com grau crescente de dificuldade, abrangentes, bem formulados e atraentes, - uma ficha com um pouco de tudo anterior. 2.15 - Utilizar o livro adotado. o nico livro onde os alunos tm os contedos da disciplina. Se os alunos o trouxerem para a aula, pode ser uma poupana de tempo porque no se tem de escrever no quadro e os alunos tm sempre a informao frente. Tambm se torna mais fcil marcar os TPC. Cada dois alunos combinam-se para terem sempre um livro na aula. 2.16 - Estudar o seu mtodo de ensino. O estilo do professor dever estar entre o ensino tradicional e o ensino liberal, assumindo caractersticas do professor-companheiro ou do professor-experimentador ou ainda do professordiretor. O professor pode adotar algumas variveis para tornar mais eficaz a aula: 1. Velocidade de exposio; 2. Redundncias na exposio; 3. Exemplos mltiplos; 4. Variaes de voz; 5. Cuidados em apontar analogias; 6. Questionamento individual ou coletivo; 7. Quadro; 8. Suportes visuais ou audiovisuais.

Na aula podero ser desenvolvidas algumas estratgias que incentivam o estudo dos alunos. Leitura Orientada Sem avisar, o aluno l um texto que desconhecia, acompanhado por atividades. Ensino Mtuo Os alunos mais diligentes ou disponveis podem auxiliar o trabalho do professor ajudando regularmente os colegas com mais dificuldades. O ensino mtuo tambm pode ser aplicado a alunos com igual nvel de aproveitamento, alternando os papis. Aulas Dadas Pelos Alunos Um aluno d uma parte (ou toda) a aula sobre um tema previamente selecionado. O professor indicar algumas sugestes de modo a maximizar o desempenho dos alunos. Ou ainda pode ser que um aluno d uma aula a outra turma do mesmo nvel ou de outro nvel anterior. Trabalho de grupo Consiste num trabalho de pesquisa, divulgao ou resoluo de problemas. O grupo tem trs ou quatro elementos e constitui-se espontaneamente ou por indicao do professor ( a sua interveno permite a criao de grupos equilibrados com "bons" e "maus" alunos). Inicialmente o professor apresenta as caractersticas do trabalho de modo que os grupos fiquem com uma ideia clara do que se pretende. Durante o trabalho, o professor circula entre os grupos certificando-se dos seus desempenhos. Discusso Livre (Brainstorming) e Discusso Regulamentada

A discusso livre uma tcnica de debate orientada para a produo de ideias em que cada participante expe em voz alta todas as observaes e todas as ideias que lhe vierem instintivamente cabea. Vo sendo apresentadas novas ideias ou partindo das ideias j apresentadas, respeitando sempre os outros e as suas intervenes. O professor poder apresentar o tema para debate e permite que todos se manifestem. A discusso regulamentada uma forma de debate em que est prevista a existncia de moderador. A este compete-lhe dar incio discusso, regular o debate, criar um bom clima, ajudar a tomar decises e elaborar um relatrio final. Realizao de Projeto Um projeto consiste na recolha de informaes, organizao, sistematizao e apresentao do trabalho. A apresentao poder ser feita utilizando os mais diversos materiais e ser oral, escrita, vdeo, etc. O professor avalia o projeto a nvel cientifico, pedaggico, criativo e qualidade de apresentao.

3 - ENVOLVER OS ENCARREGADOS DE EDUCAO


Cada vez mais, compete aos pais e encarregados de educao auxiliar o desempenho dos seus filhos na escola. Isto traduz-se pela manuteno ou a construo de condies de tranquilidade,
dilogo e autoconfiana nos alunos.

O coordenador pode ter um papel importante ao sensibilizar os pais para estes fatores de sucesso do seu educando. A seguir so sugeridas algumas atividades que pretendem desenvolver a cooperao e responsabilizao dos pais e dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Para se utilizar qualquer uma das sugestes a seguir apresentadas, dever ser estudado o meio sociocultural dos alunos e dos encarregados de educao, bem como outras caractersticas locais. Posteriormente, todas as palavras e temas, que a seguir se apresentam, devero ser adaptadas realidade de cada turma ou de cada aluno, refletindo sempre para no ferir sentimentos nem provocar hostilidades dos pais ou dos alunos. Caso no se pense e repense neste pargrafo, vale mais no entrar em contacto com os pais. 3.1 - Carta dirigida aos Encarregados de Educao no incio do ano letivo. Ex.mo Sr. Encarregado de Educao Os meus respeitosos cumprimentos. Este ano, sou o coordenador do seu filho(a) e desde j desejo que ele tenha sucesso nesta escola. Nesse sentido estarei atento e farei o possvel para que o seu educando aprenda cada vez mais e melhor. Um professor educa numa disciplina; como um jardineiro que apenas cultiva rosas. Mas todos juntos, pais, professores e coordenadores, podemos fazer um lindo jardim. Mas o sucesso do seu filho(a) no depende apenas da escola e especificamente do professor. Antes de mais, ele ter que dizer "Eu quero aprender!". E os pais tm o papel mais importante. Ao fim do dia, pergunte ao seu filho(a) "O que aprendeste nas aulas de hoje?".

E no fique satisfeito com uma resposta do tipo "Aprendi muitas coisas!" ou "Resolvi equaes!". V mais longe e faa perguntas de modo que ele lhe ensine o que aprendeu hoje na aula. Se for preciso pea-lhe que escreva ou faa desenhos. Faa-lhe muitas perguntas. Mesmo que ele diga "no sei!" ou "ainda no estudei!". O que lhe proponho que dedique um tempo considervel por dia ao seu filho conversando sobre a escola e o que ele aprende l. Pergunte-lhe tudo o que lhe apetecer. O mais importante que converse com ele e que o observe. Desta forma j est a ajud-lo a estudar. No fique triste por no compreender tudo o que ele diz. natural. Mas no desista facilmente. Se ele sofre de um caso de "preguia", ajude-o a ganhar motivao e autoconfiana. Preocupe-se com a forma de estudar do seu educando e se necessrio ajude-o a criar um mtodo de estudo. Ser que ele j leu algum livro sobre mtodos de estudo? A biblioteca da escola tem alguns (mas preciso ler o mesmo livro algumas vezes para aprender a estudar). A predisposio para aprender ganha-se cedo mas facilmente se perde. preciso ser paciente e persistente. Nos primeiros dias poder ter dificuldades em comunicar com ele ou mesmo aborrecer-se. Mas se conversar frequentemente, ao fim de algumas semanas verificar que "Afinal conheo o meu filho!" e que "Ajudei-o a pensar". Despeo-me com estima e considerao, atenciosamente, Figueir dos Vinhos, _____________________( Prof. Alcino Simes ) Por favor assine, destaque e devolva-me a parte abaixo. Obrigado. O Encarregado de Educao ______________ do aluno n __ / 9 __ em ___ / ___ / 199__ 3.2 - Informar o diretor de turma sobre o desempenho do aluno. Comunicar regularmente com o diretor de turma, oralmente ou por escrito, sobre o desempenho dos alunos. S assim possvel informar um E.E. que aparea ao meio de um perodo. 3.3 - Carta aos Encarregados de Educao sempre que o aluno demonstre dificuldades ou insucesso. Ex.mo Sr. Encarregado de Educao Os meus respeitosos cumprimentos. Este ano, sou professor de matemtica do seu filho(a). Estive atento ao estudo dele e verifiquei que o seu educando tem muitas dificuldades/ no sabe [ escolher as caractersticas mais importantes. Sugestes: no estuda; no sabe ler; no se concentra; muito irrequieto; muito distrado; no se relaciona com os colegas; raramente fala; etc. ] [ Falar acerca dos contedos em que o educando tem dificuldades ] [ Apresentar um conjunto de sugestes para que os E.E. ajudem o seu educando a estudar] [ Indicar atividades do livro para o E.E. verificar se o educando as fez ] Despeo-me com estima e considerao, atenciosamente,

3.4 - Carta dirigida aos Encarregados de Educao para auxiliar a resoluo do TPC. Ex.mo Sr. Encarregado de Educao Escrevo-lhe para que ajude o seu filho(a) a resolver os exerccios do T.P.C. de matemtica que a seguir apresento. Sem lhe mostrar esta folha, leia estas perguntas em voz alta. O seu filho(a) dever responder sem copiar. Depois coloque uma cruz no local adequado de acordo com a resposta dele. Muito obrigado. T.P.C. COMO RESPONDEU ? QUESTO 1- Classifica os tringulos quanto aos lados. 2- Classifica os tringulos quanto aos ngulos. 3- Define um tringulo retngulo. 4- Desenha um tringulo escaleno. RESPOSTA CORRETA 1- Equiltero, issceles ou escaleno. 2- Acutngulo, retngulo ou obtusngulo. 3- um tringulo em que um dos ngulos internos resto. 4- Ter de ser desenhado um tringulo em que os lados tm diferentes comprimentos. No sabe errado quase certa certa

6- Indica um exemplo de um 5- Por exemplo, pontes de ferro, objeto ou figura onde estejam andaimes, gruas, perfil do telhado, tringulos. tringulo de um carro, ... Despeo-me com estima e considerao, atenciosamente, 3.5 - Carta dirigida aos Encarregados de Educao durante o ano para resolver TPC. Ex.mo Sr. Encarregado de Educao Escrevo-lhe para que ajude o seu filho(a) a resolver os exerccios do T.P.C. de matemtica que a seguir apresento. Deixe que seja o seu filho(a) a responder nesta folha. Ele dever responder sem copiar. No fim ambos procuraro as respostas corretas que esto no livro de matemtica ou no caderno. Por fim, peo-lhe que coloque uma cruz no local adequado de acordo com a resposta que o seu filho(a) escreveu. Muito obrigado. T.P.C. COMO RESPONDEU ? QUESTO 1- Classifica os tringulos quanto aos lados. 3- Define um tringulo retngulo. RESPOSTA DADA 13No sabe Errado Quase certa certa

2- Classifica os tringulos quanto aos ngulos. 2-

4- Desenha um tringulo escaleno. 6- Indica um exemplo de um objeto ou figura onde estejam tringulos.

45-

Despeo-me com estima e considerao, atenciosamente, 3.6 - Comunicar com o E.E. sempre que necessrio. A caderneta escolar ou o caderno dirio do aluno so meios prticos e rpidos de informar o E.E. Pode-se usar estes meios para os informar, sempre que o aluno necessita de ser elogiado ou de ser criticado. No fim da mensagem, o professor solicita ao E.E. para que assine, desenha a sua rubrica e escreve a data. No aula seguinte verifica-se se o E.E. assinou e se escreveu mais algum comentrio. Mas o professor pode contactar diretamente com o E.E., de preferncia com a presena do diretor de turma. Podem-se planificar reunies de professores de uma turma com os respectivos E.E. onde so apresentadas e refletidas em conjunto algumas anlises comportamentais dos alunos e delimitam-se estratgias comuns. 3.7 - Dar sugestes aos E.E. para motivar o aluno durante os exames. Os exames podem ser um momento de tenso tanto para os estudantes como para os pais e amigos. Pergunte a si mesmo se no estar a contribuir para o seu stress ou o do estudante, esperando demasiado ou sobrevalorizando os exames. Por vezes os pais transmitem aos filhos a sua competitividade, exagerando na exigncia de responsabilidade. Pare para refletir na forma como encara os exames do seu filho. alguma coisa do outro mundo? a ltima vez na vida que ele o pode fazer? D valor ao estudo desempenhado por ele? Costuma perguntar-lhe como vo os seus estudos? Verifica se ele anda demasiado cabisbaixo? Talvez pense que o apoio que lhe d no seja o melhor. Fale com o seu filho(a) e verifique a sua reao. Pergunte aos outros pais como que fazem e o que pensam sobre isto. Talvez no fosse m ideia juntar alguns pais para discutir sobre o que podem fazer para ajudar os filhos na poca de exames e para controlar a sua prpria ansiedade. Seja compreensivo e paciente, pois a poca de exames deprimente. Arranje um stio para estudar com privacidade, sem distraes e onde se trabalhe em paz. Oferea uma ajuda experiente: - ajudando na elaborao do horrio de estudo ao verificar se ele se enquadra na rotina familiar e se pode ser cumprido; - sabendo quando deve manter-se distncia, para no aumentar a tenso; - esclarecendo o aluno sobre o que se espera deles, principalmente se ele candidato ao ensino superior; Seja tranquilizador, favorecendo um ambiente sem stress: - encoraje a confiana to essencial para o estudo; - mantenha um ambiente descontrado;

- assegure que o aluno(a) se alimenta regularmente e de forma equilibrada; - sensibilize os outros elementos da famlia para no fazer barulho; - liberte o aluno(a) das tarefas domsticas, principalmente nas vsperas dos exames; - mostre-se disponvel para falar com ele/ela, sempre que ele/ela desejar pois desabafar pode aliviar o stress; - sugira um banho relaxante para aliviar a presso. Esteja atenta aos sinais de alerta, tais como depresso (insnias persistentes, ataques de choro) e ajude a tempo de eles no se tornarem doentios. No seja chato durante a temporada de exames. No seja me galinha ao ponto de interromper por todo e qualquer motivo. Prepare uma surpresa para "depois de". Pode ser um bolo ou um passeio.

4 - FAVORECER A UTILIZAO DE MTODOS DE ESTUDO


4.1) Motivar para aprender. A principal arma do estudante a confiana. O professor desenvolve capacidades de observao e anlise dos comportamentos dos alunos para melhor os conhecer. Posteriormente utiliza estes conhecimentos para os motivar, para favorecer o empenhamento no estudo. Como favorecer a motivao? O professor tem conscincia que: - os alunos nem sempre trabalham pelo prazer de aprender; - energia e clareza dos objetivos so caractersticas da pessoa motivada; - a motivao gera ateno seletiva. Motivaes extrnsecas boas notas prmios, elogios dinheiro, prendas agradar aos pais e aos professores desejo de aceitao social evitar castigos Conselhos para motivar: a) Reagir de forma positiva louvando, mostrando agrado e sorrindo perante cada tarefa bem realizada e cada comportamento que revele um progresso de um aluno relativamente ao passado. Motivaes intrnsecas prazer de aprender curiosidade espontnea desejo de saber desejo de auto-realizao desejo de se relacionar

b) Criar uma atmosfera serena em que o aluno no se sinta ameaado por punies. c) Dar oportunidade a cada um de mostrar em pblico as capacidades que tem, permitindo-lhe desenvolver atividades em que bem sucedido, de modo a que isso constitua um aspecto gratificante. d) Estimular a auto-estima dos estudantes e ajud-los a elevar e a alargar o mbito das suas aspiraes. Muitas vezes os estudantes no tm imaginao suficiente para aspirar a objetivos mais ambiciosos. e) Tornar explcitos os critrios de avaliao. f) Mostrar aos estudantes que se espera deles os melhores resultados. Criar expectativas positivas incita o entusiasmo enquanto expectativas de fracasso criam partida uma atitude de desencorajamento. Louvar e criticar os alunos produz melhores resultados do que uma ausncia de reaes. Numa primeira fase, os elogios e as crticas motivam muito. Mas posteriormente apenas os elogios permitem obter um contnuo melhoramento do rendimento enquanto que as crticas constantes levam a uma diminuio do rendimento. A competio uma das mais antigas estratgias motivacionais e aplicada em muitas atividades humanas. Deve ser utilizada sem muitos exageros pois os seus efeitos secundrios podem ser nefastos, nomeadamente no que se refere personalidade. A cooperao outra estratgia para motivar e que influencia positivamente a personalidade. Conselhos para pr em prtica uma competio equilibrada: a) Garantir que todos possam passar por experincias gratificantes. b) Criar um clima de competio que no sobrevalorize a importncia de vencer. c) Estimular os estudantes por meio de atividades que no sejam diretamente competitivas (como trabalhos de pesquisa e exposies) e em que cada estudante possa evidenciar as suas capacidades sem se medir diretamente com outros. d) No tornar pblicas listas de classificados. A ningum agrada ficar entre os ltimos. e) Proporcionar a todos a possibilidade de experimentar o prazer do sucesso, variando as atividades submetidas a avaliao. f) Estimular a cooperao para alm da competio e premiar aqueles estudantes que sejam mais cooperativos com os seus colegas. g) Encorajar a autocompetio, comparando os resultados atuais com os do passado. 4.2 - Refletir sobre alguns princpios que esto na base da programao das atividades didtica relativas aos mtodos de estudo (adaptado de Serafini, 1991). A) Privilegiar capacidades de estudo especficas. Alunos diferentes assumem capacidades diferentes. No possvel abord-las todas de uma vez. Selecionar as mais pertinentes. B) Definir as capacidades de estudo de um modo explcito. No basta referir "resume" mas antes "l, observa diferentes fontes, sintetiza e depois esquematiza com poucas palavras e/ou smbolos".

C) O conselho de Turma estabelece, no incio do ano, quais so as capacidades de estudo a serem desenvolvidas. Se possvel, distribuir as diferentes atividades a desenvolver ao longo do ano pelos professores. D) Todos os professores contribuem para o desenvolvimento das capacidades de estudo. E) Integrar a didtica das capacidades de estudo na das matrias do programa. No basta que os mtodos de estudo sejam executados com exerccios de psicologia ou similar. F) Elaborar unidades didtica com a finalidade de desenvolver capacidades de estudo especficas; G) Avaliar o aproveitamento individual de cada aluno e corrigir os erros principais. O trabalho do professor no pode ser apenas sugerir. Compete-lhe tambm verificar e corrigir os trabalhos propostos na rea dos mtodos de estudo.

4.3 - Conhecer o estilo de aprendizagem dos alunos. O sucesso do professor est ligado a vrios fatores, entre eles o conhecimento do estilo de aprendizagem dos alunos e as tcnicas necessrias para os motivar. Os dois hemisfrios cerebrais encerram caractersticas cognitivas e de personalidade que so distintas. As pessoas com dominncia do hemisfrio direito do crebro so de alguma forma diferentes dos que tm dominncia do hemisfrio esquerda ou de ambos. O estilo de aprendizagem depende muito desta subdiviso e pode ser descrito com base em cinco componentes: ambiente de estudo; emotividade; sociabilidade; caractersticas fsicas; abordagem analtica ou global. Apresentar ao aluno uma ficha de reflexo de forma a que ele reconhea o seu estilo de aprendizagem e de que forma o poder melhorar. Esta ficha deve abordar os aspectos da organizao mental, da informao e do espao fsico, bem como sobre a forma como encara o seu estudo. O professor ao conhecer os estilos de aprendizagem dos alunos, pode adaptar a planificao ou a abordagem das aulas. 4.4 - Ensinar a ouvir. Quando um aluno afirma que no entendeu, poder ser porque no ouviu. Mas o professor no um repetidor. No habitue os alunos ideia de que o professor pode repetir sempre que se queira. Devemos habituar os alunos a estar atentos. De igual modo, devemos responder (ou fazer algum sinal com a mo) sempre que um aluno nos chama. Sempre que possvel apresente questes a que os alunos tm de dar uma resposta oral sem que recorram aos cadernos. Por exemplo, no captulo "Nmeros Racionais" do 7 ano pode dispor uma aula para questionar oralmente os alunos, um por um, com questes do tipo "2 - 3", "10-100", "3,1 2". Cada resposta avaliada e escrita pelo professor na presena dos alunos.

4.5 - Incentivar a utilizao de tcnicas de memorizao.

O professor apresenta sugestes para memorizar sempre que aparece uma nova frmula ou uma nova estratgia de resoluo. Podero ser mnemnicas, esquemas, iniciais das palavras, versos, desenhos, etc. Auxilie a compreenso de um conceito desdobrando a palavra (tri + ngulo). Por exemplo, pode apresentar a correspondncia entre os nmeros e as slabas mono, bi/isso, tri, tetra/quadi, penta, hexa, ept, octo, enea, deca, undeca, dodeca e ico.

4.6 - Utilizar o sublinhado. Num texto todo sublinhado nada se destaca. O sublinhado deve ser apenas utilizado nas palavras ou frases essenciais ou que traduzam uma concluso. 4.7 - Fazer resumos No inicio do ano escolar o professor explica o que e para que serve um resumo e apresenta alguns exemplos. No inicio de cada unidade temtica, ou de uma sub-unidade, o professor informa os alunos que devero entregar um resumo da unidade que iro estudar, como um trabalho de projeto individual. No fim de cada unidade temtica, em data a marcar, sero recolhidos os resumos. Na aula seguinte o professor entrega os resumos com a correspondente avaliao. No resumo de cada aluno foi escrito um comentrio de forma a sugerir um aperfeioamento ou encorajamento para a realizao dos prximos resumos, referindo-se a aspectos tais como ortografia, esquemas, textos copiados, caligrafia, cor, exemplos, imagens, autoconfiana, definies, apresentao, extenso, organizao, ...

Fazer resumos estimula a memorizao momentnea e a progressiva, alm de reforar a compreenso e a anlise dos conhecimentos.

4.8 - Desenvolver a memria visual e a memria lgica. Apresentar grficos ou esquemas que possam traduzir ou apoiar a explicao do assunto. 4.9 - Apresentar, sempre que possvel, um esquema conceptual para reforar a memria visual. Apresentar a "matria" com a ajuda de um esquema conceptual. No fim pedir uma composio escrita sobre o significado do esquema. Expor uma "matria" e pedir (como TPC) aos alunos para apresentarem um esquema conceptual que represente o que foi exposto.

4.10 - Ensinar a tirar apontamentos.

Apresente sugestes para tirar apontamentos rapidamente. Dar exemplos das abreviaturas mais utilizadas. Smbolos mais utilizados > maior que < menor que e ou reunio interseco est contido no est contido implica; donde se conclui; o que leva a equivalente implicado por ngulo marca registrada;registrado para a frente; avana para trs; retrocede existe; existe apenas um qualquer infinito; muito grande funo mais ou menos

aproximadamente // paralelo x incgnita portanto < gradiente [ ] intervalo { } conjunto vazio; nada 0 zero 1 um 2 dois n muitos;inmeros 1 primeiro 2 segundo

pertence no pertence maior ou a igual que menor ou igual que

= igual a; isto ; ou seja + mais - menos x vezes : a dividir; tal que aumentar diminuir diferente de

O professor chama ateno ao aluno de que as abreviaturas so um meio de facilitar o registro mximo de informao. Por isso, apenas se devem utilizar quando nos facilitam o trabalho e nunca se devem utilizar em exerccios ou em trabalhos escritos de avaliao. A seguir esto alguns exemplos que podero facilitar a tarefa de escrever apontamentos na sala de aula. h. mn. sc. hora minuto(s) sculo m Km ton metro quilmetros tonelada qdo qto qq quando quanto qualquer

Outras abreviaturas usuais para poupar tempo quando se escrevem apontamentos. a. c/ autor com a.C. cap. antes de cristo capacidade art. cat. artigo categoria

cf. col. ed. igual// ob. q.b. sol.

conforme coleo edio igualdade observao quanto baste soluo

cit. d.C. ex. mto. p. ou pg. s/ tb.

citao depois de cristo exemplo muito pgina sem tambm

c/o dificul// i.. n pq. sp. vol.

como dificuldade isto (ou seja) nmero porque sempre volume

4.11 - Incentivar o estudo em grupo. A biblioteca ou o polivalente so espaos da escola onde os alunos podem fazer grupos de estudo. Os trabalhos de grupo ou de investigao permitem que os alunos aprendam comunicando. As questes e afirmaes de um podem e devem ser comentadas pelos outros. Frequentemente os alunos juntam-se para estudar, sem que a iniciativa parta do professor.

4.12 - Utilizar os meios informticos adequadamente. Todos reconhecem as potencialidades computador. Mas o software que se tem disponvel determinante para se atingir resultados positivos. Os programas podem ter imagens "muito bonitas" e um contedo muito vago. Sempre que se utiliza o computador devero ser devidamente observados os programas e questionar sobre a sua necessidade e eficcia. Vale mais no o utilizar se concluir que o software no apropriado ou se os alunos tm de conhecer demasiadas definies informticas para aceder informao pretendida. No entanto, possvel atualmente ter bons programas educativos para o computador e que conseguem seduzir e ensinar. As orientaes e os limites de tempo sugeridos pelo professor so essenciais para que as atividades com o computador sejam ricas e frutuosas. Mas o computador tem de ser considerado como ele : uma ferramenta de apoio.

4.13 - Sugerir formas de gerir o tempo. Os alunos costumam afirmar que no tm tempo para realizar muitas tarefas. verdade que os alunos tm um horrio escolar extenso. Mas muitas vezes desbaratam o tempo de forma descuidada. Para o aluno gerir adequadamente o seu tempo, deve : Ter conscincia do seu ritmo biolgico - perodo do dia mais rentvel,... Ter conscincia de que o seu ambiente de trabalho tem as condies necessrias para promover a concentrao e a ateno (luz, calor, mveis, sons, . . . ) ; Ter conscincia do que realmente sabe; Desenvolver uma viso global de que se quer e definir os objetivos em funo disso;

Estabelecer prioridades nas atividades a que se prope Antever prazos e possveis quebras e planear as atividades de forma a cumpri-

las; Evitar perdas de tempo e interrupes. Escolher ocupaes extra-curriculares saudveis que promovam o convvio e o contacto com o mundo do trabalho.

4.14) Fornecer uma ficha de reflexo sobre mtodos de estudo.

5 - LER ALGUNS LIVROS SOBRE MTODOS DE ESTUDO

5.1 - Sobre mtodos de estudo. Boscato, Graziella, Estudante OK, Edies Salesianas, Lisboa(?), (?); Brown, Michle, Como Estudar com Sucesso, Crculo de Leitores, (?), 1992; O Meara, P. e Outros, Como estudar melhor, Editorial Presena, Lisboa, 1988; Howe, Anne, Como Estudar, Publicaes Europa-Amrica, Lisboa, 1993; Maddox, Harry, Como Estudar, Livraria Civilizao, Porto, 1968; Mendes, M Adelaide C. Loureno, Sala de estudo orientada, (?), Figueir dos Vinhos, 1996; Palmarini, Massimo Piatelli, A vontade de estudar, Difuso Cultural, Lisboa, 1992; Serafini, Maria Teresa, Como se faz um trabalho escolar, Editorial Presena, Lisboa 1986; Serafini, Maria Teresa, Saber estudar e aprender, Editorial Presena, Lisboa 1991;

5.2 - Sobre o ensino da matemtica. D Ambrosio, Ubiratan, Da Realidade Aco, reflexes sobre ed. e mat., Summus Editorial, S. Paulo, 1986 Polya, George, A arte de resolver problemas, Intercincia, Rio de Janeiro, 1986;

5.3 - Sobre Pedagogia educativa. Ferreira, Manuela Sanches e Santos, Milice Ribeiro dos, Aprender a ensinar Ensinar a aprender, Edies Afrontamento, Porto, 1994;

5.4 - Sobre mapas conceptuais. Ontoria, A. e outros, Mapas conceptuais, uma tcnica para aprender, Edies ASA, Porto, 1994;

5.5 - E ainda. Anto, Jorge Augusto da Silva, Comunicao na sala de aula, Edies ASA, Porto, 1993; Coutinho, Maria de Sousa, O Papel Do Diretor De Turma Na Escola Actual, Porto Editora, Porto, 1994; Gardner, Martin, Ah, descobri!, Gradiva, Lisboa, 1990; Pekelis, Viktor, Conhea as suas potencialidades, Editora Mir, Moscovo, 1988; Rutherford, Robert e Joo Lopes, Problemas De Comportamento Na Sala De Aula, Porto Editora, Porto, 1994; Sampaio, Daniel, Indisciplina, Um signo geracional?, IIE, Lisboa, 1997; Vilar, Alcino de Matos, A Avaliao Um Novo Discurso?, Edies ASA, Porto, 1992; Vilar, Alcino de Matos, O Professor Planificador, Edies ASA, Porto, 1993

You might also like