You are on page 1of 52

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

APRESENTAO
O Manual de Regularizao de Obras, editado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paran (CREA-PR), tem como meta principal promover a cidadania com a incluso do profissional dentro de um contexto social e evitar transtornos aos proprietrios no caso de obras irregulares ou clandestinas. O objetivo do manual tambm o de orientar os profissionais quanto s regras necessrias para a regularizao de uma obra, propiciando assim um assessoramento mais eficiente ao cliente, dentro da perspectiva de construo de uma sociedade mais justa e preocupada com a defesa do meio ambiente. CREA-PR

1 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

2 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Este Manual dirigido aos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, atuantes na rea de edificaes e agronomia que venham a assumir a responsabilidade tcnica por empreendimentos j iniciados e/ou concludos sem a participao efetiva de profissional habilitado.

3 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

4 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

OBRA CLANDESTINA
No sentido amplo, ilegal ou ilcito, tudo o que proibido ou vedado por lei. Especialmente, o ilcito profissional que constitui-se em qualquer prtica contrria Legislao vigente no Sistema CONFEA/CREAs. Essa legislao prev que a pessoa fsica ou jurdica sem habilitao legal que realizar atos ou prestar servios pblicos ou privados, reservados aos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, est automaticamente enquadrada no ilcito exerccio ilegal das referidas profisses. Portanto, a obra que no tenha sido ou que no esteja sendo executada por profissional habilitado caracterizada como OBRA CLANDESTINA.

5 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

COMO REGULARIZAR UMA OBRA

Tendo em vista a necessidade de se estabelecer normas para legalizar os trabalhos de Engenharia e de Arquitetura iniciados, ou j concludos, sem a participao efetiva de responsvel tcnico devidamente habilitado, e considerando que esses trabalhos podem se constituir em sria ameaa segurana pblica e afetar o prestgio daquelas profisses, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) estabeleceu dispositivo legal para permitir a regularizao desses trabalhos, atravs da Resoluo n 229, de 27 de julho de 1975, respaldada na Lei Federal n 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Com base na Lei Federal e na Resoluo do CONFEA, que outorgam aos Conselhos Regionais a organizao do sistema de fiscalizao do exerccio profissional no mbito da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia e os critrios de regularizao, o CREA-PR baixou o Ato n 34, de outubro de 1989, estabelecendo os parmetros a serem obedecidos no processo de Regularizao de Obras. A regularizao de uma obra significa que o profissional por ela responsvel passa a responder pela sua segurana, nos termos do Artigo 1.245 do Cdigo Civil. O teor dos dois documentos - Resoluo n 229/75 do CONFEA e Ato n 34/89 do CREA-PR - fornecem aos interessados o roteiro a seguir para regularizao de uma obra.

6 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

RESOLUO N 229/75

Regularizao de Trabalhos
Dispe sobre a regularizao dos trabalhos de engenharia, arquitetura e agronomia iniciados ou concludos sem a participao efetiva de responsvel tcnico. O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no uso das atribuies que lhe confere a letra f do artigo 27 da Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Considerando a necessidade de estabelecer normas para regularizao de trabalhos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, iniciados ou eventualmente concludos sem a participao efetiva de responsabilidade tcnica por profissional devidamente habilitado; Considerando que tais trabalhos podem ameaar a segurana pblica afetando o prestgio das profisses do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrnomo, que so caracterizadas por realizaes de interesse social e humano.

RESOLVE:
Art. 1 - Constatada a existncia de empreendimento de engenharia, arquitetura ou agronomia, iniciado sem a participao efetiva do responsvel tcnico habilitado, o Conselho Regional da jurisdio dever requerer, administrativa ou judicialmente, as medidas que visem a: I - Impedir o prosseguimento da obra ou servio ou o uso do que foi concludo; II - Averiguar as condies tcnicas da obra ou servios realizados. Art. 2 - A critrio de cada Conselho Regional, os trabalhos que estejam sendo ilegalmente realizados em sua jurisdio podero ser regularizados, ainda que j em curso a medida judicial.

7 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Art. 3 - Para regularizao do empreendimento no Conselho Regional, dever o interessado apresentar: I - Os projetos respectivos, nos quais conste o levantamento das etapas j efetuadas e das que sero executadas com a participao do responsvel tcnico; II - Relatrio elaborado pelo responsvel tcnico no qual comprove que vistoriou minuciosamente o empreendimento, com a justificativa de que os trabalhos j concludos apresentam condies tcnicas para seu aproveitamento. Art. 4 - As providncias enunciadsa nos artigos anteriores no isentam os intervenientes nos trabalhos sem a participao do responsvel tcnico das cominaes legais impostas pela Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Art. 5 - A presente Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 27 de junho de 1975. as) PROFESSOR FAUSTO AITA GAI - Presidente as) ENG HEITOR DE ASSUMPO SANTIAGO FILHO - 1 Secretrio Publicado no Dirio Oficial de 22/08/1975.

8 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

ATO N 34/89
Estabelece normas de regularizao de edificaes j iniciadas e/ ou concludas sem a participao efetiva de profissional habilitado. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paran, no uso das atribuies que lhe confere a letra k do artigo 34 da Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966; Considerando que constatada a existncia de empreendimento de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia iniciado sem a participao efetiva de profissional habilitado, o Conselho Regional dever requerer, administrativa ou judicialmente, as medidas que impeam o prosseguimento desse empreendimento ou do uso do que foi concludo e, ainda, averiguar as condies da obra ou servios realizados; Considerando que a pessoa fsica ou jurdica, sem habilitao legal, realizar atos ou prestar servios pblicos ou privados, reservados aos profissionais da Engenharia, Arquitetura ou da Agronomia, est enquadrada no exerccio ilegal das referidas profisses, caracterizando, assim, obra clandestina, aquela que no tenha sido ou que no esteja sendo executada por profissional habilitado; Considerando que o estudo, projeto e execuo de edificaes so de competncia exclusiva de profissionais habilitados, que possuam competncia legal para tal; Considerando o disposto na Resoluo n 229, do CONFEA, de 27 de junho de 1975, que Dispe sobre a regularizao dos trabalhos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia iniciados ou concludos sem a participao efetiva de responsvel tcnico; Considerando que tambm da competncia dos Inspetores a anlise de processos de regularizao, desde que atendidas as formalidades previstas na Portaria n 032/93 do CREA-PR.

RESOLVE:
Art. 1 - As atividades que estejam sendo ilegalmente realizadas, isto , sem a participao de profissional habilitado, podero ser regulzaridas das

9 CREA

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

seguintes maneiras: I - Atravs da anlise dos Inspetores, quando atendidas as formalidades legais previstas na Portaria n 027/93. II - Pelos profissionais junto sede do CREA-PR. Art. 2 - Para a regularizao do empreendimento, o interessado dever apresentar os seguintes documentos: I - Requerimento dirigido ao CREA-PR, solicitando que seja aceito o pedido de regularizao de obra, assinado pelo responsvel tcnico. II - Comprovante de pagamento em banco de guia de recolhimento fornecida pelo CREA-PR, da taxa de ART, com os cdigos de regularizao; III - ART com os cdigos de regularizao, preenchida e assinada pelo proprietrio e profissional que est assumindo a responsabilidade pela obra. IV - Relatrio circunstanciado da obra em regularizao, em uma via, assinado pelo responsvel tcnico pela regularizao, que rubricar as demais folhas, se for o caso, devendo abordar no mnimo os seguntes itens: a. fundaes; b. estrutura; c. paredes; d. esquadrias; e. pisos; f. forros; g. revestimentos; h. cobertura; e se for o caso, os demais itens de instalaes especificados abaixo: 1.a. hidrulicas; 1.b. sanitrias; 1.c. eltrica; 1.d. telefnicas; 1.e. de sonorizao; 1.f. eletrnicas; 1.g. de alternativas de energia; 1.h. de condicionamento de ar; 1.i. de escadas e tapetes rolantes; 1.j. de elevadores, etc., esclarecendo tambm quanto s condies de funcionabilidade, higiene, salubridade e segurana da obra, sempre de maneira minuciosa e detalhada. V - Representao grfica do sistema arquitetnico, com indicao das etapas j executadas sem orientao de responsvel tcnico, contendo as

10 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

assinaturas do profissional e do proprietrio da obra. VI - Representao grfica do sistema estrutural, assinado por ambas as partes, ou termo de responsabilidade assinado pelo responsvel tcnico sobre a solidez e segurana da obra, a fim de surtir os efeitos legais sobre a responsabilidade tcnica dessa estrutura. VII - Representao grfica dos demais sistemas que compem a edificao; VII - ART dos respectivos sistemas a serem executados e/ou j concludos. Art. 3 - Dever constar nas pranchas e/ou no termo de responsabilidade, nome, ttulo, nmero da carteira e assinatura do responsvel pela regularizao da obra e do responsvel pelo projeto, assim como o nome do contratante e sua assinatura. Pargrafo nico - Quando o profissional responsvel pela regularizao da obra no possuir atribuies para uma determinada atividade, dever contratar um profissional habilitado, o qual dever proceder ART, observando tratar-se de Regularizao de Obras. Art. 4 - A regularizao de uma obra implica o fato de que o profissional passa a responder pela segurana e solidez da edificao nos termos do artigo 1.245 do Cdigo Civil. Art. 5 - As providncias enunciadas anteriormente no isentam os intervenientes nos tranalhos, sem participao do responsvel tcnico, das cominaes impostas pela Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Art. 6 - Este Ato entra em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial do Estado do Paran. Engenehrio Civil Ivo Mendes Lima Presidente Arquiteto Brulio Eduardo Mattana Carrolo Primeiro Secretrio
Aprovado por unanimidade na Sesso Ordinria n 650, realizada em 17 de Outubro de 1989. Publicado no Dirio Oficial de 28 de novembro de 1989 - pg. 41 Homologado pelo CONFEA na Sesso Ordinria n 1219, realizada em 11 de maio de 1990.

11 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

PORTARIA N 001/98 DE 23 DE JANEIRO DE 1998.


Estende aos Inspetores do CREA-PR e aos Coordenadores lotados nas Inspetorias, em sua respectiva jurisdio, competncia para analisar e julgar os processos relativos regularizao de obras. Considerando a descentralizao administrativa do CREA-PR;

Considerando o interesse em conferir maior autonomia e ampliar as atividades dos Inspetores dentro do Conselho;
Considerando que as Inspetorias atendem a um calendrios previamente fixado, com reunies mensais abertas aos profissionais; Considerando a estreita colaborao entre as Entidades de Classe e o CREA-PR; O Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paran, no uso de suas atribuies.

RESOLVE:
I - Os Inspetores e Coordenadores Regionais tm competncia para analisar, deferir ou indeferir os processos relativos regularizao das obras clandestinas de sua jurisdio, respeitando-se o disposto no Manual de Regularizao de Obras deste Regional. II - Os Coordenadores Regionais devero montar os processos de regularizao de obras, anexando os documentos necessrios a anlise por parte dos Inspetores e a correta orientao quando os procedimentos no estiverem de acordo com o j referido manual. III - facultado s Entidades de Classe que participarem do processo serem responsveis pelo recebimento dos honorrios dos profissionais,

12 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

podendo estabelecer uma taxa, a ttulo de custas, com vistas administrao desse servio. Pargrafo 2: Sendo o processo originado na Entidade de Classe local, o presidente desta poder reduzir a multa imposta valores mnimos quando constar no processo uma das vias da ART quitada. Nos locais onde no houver Associao ou convnio firmado, a reduo da multa poder ocorrer na Inspetoria do CREA/PR, mediante o deferimento da regularizao da obra. IV - Os Coordenadores Regionais enviaro ao CREA-PR um relatrio mensal contendo todos os pedidos de regularizao de obras deferidos, indeferidos ou em andamento, com cpia para a Entidade de Classe colaboradora. V - Os processos de regularizao protocolados na sede do CREA-PR devero retornar Inspetoria respectiva para anlise, obedecendo ao disposto nos pargrafos e itens anteriores. VI - Os processos de regularizao em que algum Inspetor seja o responsvel tcnico devero ser analisados pelas Assessorias Tcnicas das Cmaras Especializadas de Engenharia Civil e Arquitetura. VII - Caso haja impedimento de qualquer natureza por parte dos Inspetores ou Coordenadores Regionais na anlise dos processos de Regularizao de Obras, estes devero ser encaminhados sede do CREAPR para devida anlise. VIII - Cada Inspetoria/Sede dever manter atualizada uma relao de obras regularizadas na sua jurisdio, contendo o nome do profissional, nome do proprietrio, local da obra, finalidade e metragem. IX - Esta portaria entra em vigor a partir desta data, revogando a de n 32/93. Curitiba, 23 de janeiro de 1998. Engenheiro Ivo Gilberto Martins Presidente

13 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

INSTRUES DETALHADAS PARA REGULARIZAO DE EDIFICAES


Este quadro apresenta instrues para a regularizao de obras, detalhando os itens do inciso IV, artigo 2, do ato 34/89: FUNDAES: Tipo, dimenses principais, materiais empregados, fase de execuo. ESTRUTURA: Tipo, dimenses principais, materiais empregados, fase de execuo. PAREDE: Tipo de materiais empregados, fase de execuo. ESQUADRIAS: Tipo, materiais empregados, fase de execuo. PISO: Tipo, materiais empregados, fase de execuo. FORROS: Tipo, materiais empregados, fase de execuo. REVESTIMENTOS: Tipo, materiais empregados, fase de execuo. COBERTURA: Tipo, materiais empregados, fase de execuo. INSTALAES: a. Hidrulicas: Materiais empregados, dimetro das canalizaes, ramais, capacidade da caixa dgua e/ou cisterna, posicionamento dos registros, fase de execuo, caractersticas da fonte de abastecimento de gua.

14 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

b. Sanitrias: Materiais empregados, dimetros das canalizaes, ramais, localizao das reas de servios, fossas spticas e caixas de gordura, aparelhos sanitrios, fase de execuo, tipo de tratamento de esgoto e/ou destino dos efluentes. c. Eltricas: Materiais, bitolas, nmero de circuitos, tipo de entrada de servio, fase de execuo. Em caso de ampliao de obra, esclarecer sobre a ligao com instalao j existente. d. Telefnicas. e. Sonorizao. f. Eletrnicas. g. Alternativas de Energia. h. Condicionamento de Ar. i. Escadas e Tapetes Rolantes. j. Elevadores, etc. Esclarecendo tambm quanto s condies de funcionabilidade, higiene, salubridade, de segurana da obra, sempre de maneira minuciosa e detalhada.

15 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

OBRAS EM EXECUO:
Representao grfica dos sistemas j executados, com as respectivas ARTs, bem como os projetos e as ARTs dos sistemas a serem executados, a partir da poca em que o profissional assumiu a regularizao da obra, de acordocom as normas tcnicas. Ser sempre necessria a apresentao de documentos com as reas totais das construes, tanto das construdas e em construo.

OBRAS CONCLUDAS:
Representao grfica dos sistemas com as respectivas ARTs, de acordo com as normas tcnicas. No caso do sistema estrutural, a representao grfica pode ser substituda por termo de responsabilidade. Nas representaes grficas, devero constar na prancha, nome, ttulo, nmero da carteira e assinatura do profissional responsvel pela regularizao da obra, assim como o nome do contratante e assinatura. Quando o profissional responsvel pela regularizao da obra no possuir atribuies para uma determinada atividade, dever contratar um profissional habilitado, o qual dever proceder ART, observando tratar-se de regularizao da obra. importante a anexao de fotos, sempre que possvel, para permitir melhor visualizao da obra. Ser sempre necessria a apresentao de documentos com as reas totais das construes. OBS.: O termo projeto usado para expressar uma proposta a ser realizada; representao grfica usada para o levantamento do que foi executado. Cada projeto, para fins de regularizao, dever ter no mnimo os seguintes itens:

16 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

PROJETO ARQUITETNICO:
1. Localizao (localiza a obra e o terreno da cidade). 2. Situao (situa a obra dentro do terreno). 3. Planta Baixa de todos os pavimentos existentes, indicando reas teis internas e total da obra. 4. Corte Transversal. 5. Corte Longitudinal. 6. Planta de Cobertura. 7. Elevao ou Fachada. 8. indicao de vos, como portas e janelas, suas dimenses expressas na planta ou baixa tabela em algumas das pranchas. 9. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO ESTRUTURAL:
1. Localizao das Fundaes e Pilares. 2. Formas das Vigas e Pilares de todos os pavimentos (com indicao do sentido dos Vigotes das Lajes quando forem Pr-Moldadas). 3. Detalhamento da Armadura da Fundao, Vigas e Pilares (o detalhamento das armaduras das vigas deve ser feito, mostrando as vigas em perfil longitudinal com sua respectiva armadura). 4. Detalhamento de Forma e Armadura de Escada (caso houver). 5. Detalhamento de Forma e Armadura de Caixa Dgua e Reservatrios. 6. Detalhamento da Armadura de Lajes, quando for macia (em plantas e cortes). 7. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO ELTRICO:
1. Distribuio e Circuitos nas plantas baixas (em caso de construo

17 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

nova, indicar detalhes de entrada e, em ampliao ou reforma, indicar o ponto de derivao do sistema). 2. Diagrama unifilar. 3. Quadro de cargas. 4. Localizao. 5. Simbologia. 6. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO TELEFNICO:
1. Distribuio e circuitos nas plantas baixas (em caso de construo nova, indicar detalhes de entrada e, em ampliao ou reforma, indicar o ponto de derivao do sistema). 2. Indicao de caixa de distribuio ou PABX, caso houver. 3. Caso exista mais de um pavimento, indicar corte esquemtico. 4. Situao. 5. Simbologia. 6. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO HIDRULICO:
1. Planta Baixa (mostrando distribuio de gua e as colunas, tudo com seu respectivo dimetro). 2. Situao (indicando hidrmetro). 3. Distribuio das colunas na cobertura (indicado reservatrio). 4. Detalhe isomtrico de gua fria e quente, conforme os parmetros do Ato 37/92 - CREA-PR. 5. Corte esquemtico das colunas e seus ramais, se for edifcio acima de dois pavimentos (indicando dimetros dos tubos, vlvulas, registros e cotas dos pontos). 6. Detalhe do barrilete e reservatrio, quando em concreto. 7. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

18 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

PROJETO SANITRIO:
1. Planta Baixa (indicando tubos de queda e ventilao, sistema de captao e destino de esgoto, caixas de passagem, fossa sptica e se existir ligao com a rede pblica); 2. Situao (indicando posio da obra e sistema de esgoto, fossa, etc.). 3. Detalhe de todo o sistema de esgoto na escala 1:20 ou 1:25 (mostrando todas as peas e seu respectivo dimetro em planta, contando tambm a posio dos vasos, pias, tc.). 4. Corte esquemtico do sistema de esgoto (indicando os tubos de queda e ventilao, quando o edifcio tiver acima de dois pavimentos). 5. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO PREVENO CONTRA INCNDIO: POR EXTINTORES:


1. Planta baixa cotada. 2. Detalhe dos extintores. 3. Situao (conforme folha padro do Corpo de Bombeiros). 4. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

POR HIDRANTE:
1. Planta baixa cotada. 2. Situao (conforme folha padro do Corpo de Bombeiros). 3. Detalhe do extintor. 4. Detalhe de hidrante de passeio. 5. Detalhe de caixa de magueira. 6. Detalhe vertical de Incndio. 7. Detalhe de caixa dgua e barriletes. 8. Planilha de clculo dos hidrantes at o hidrante mais desfavorvel. 9. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

19 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

PROJETO PARA AR CONDICIONADO


Memorial descritivo contendo premissas de clculo. Resumo das cargas trmicas. Descrio geral da instalao. Especificao tcnica dos equipamentos. Especificao tcnica dos materiais. Desenhos de plantas baixas (mostrando a distribuio de dutos de ar, tubulao hidrulica, disposio de equipamentos). 7. Cortes (isomtricos, tubulaes hidrulicas). 8. Detalhes tpicos. 9. Esquemas eltricos unifilares (fora e consumo). 10. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data). 1. 2. 3. 4. 5. 6.

PROJETO INDUSTRIAL
1. Projeto de planta industrial com memorial descritivo. 2. Projeto de tratamento de efuentes com cronograma de monitoramento. 3. Projeto de disposio de resduos industriais. 4. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

PROJETO DE TUBULAO DE GS INFLAMVEL


1. Localizador (localizar a obra). 2. Memorial descritivo de clculo de tubulaes (dimetros, espessuras, comprimentos, especificaes de material, singularidades, perda de carga). 3. Isomtricos de distribuio abrangendo todos os pavimentos com representao de todos os componentes da rede. 4. Situao, indicando os gasmetros e os reservatrios de gs. 5. Selo (indicando Responsvel Tcnico, Proprietrio, Tipo de Obra, Local da Obra, Estatstica da Obra, N da prancha e data).

20 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

DELIBERAO NORMATIVA N 001/99 INSTRUO PARA REGULARIZAO DE OBRAS DE AGRONOMIA


Para atividades realizadas na rea de Agronomia, a Cmara Especializada, instituiu, atravs da deliberao normativa n 001/99, os parmetros para regularizao de obras. 1) As atividades que estejam sendo ilegalmente realizadas, isto , sem a participao de profissional habilitado, podem ser regularizadas das seguintes maneiras: a. Atravs da anlise dos Inspetores, quando atendidas as formalidades legais previstas na Portaria n 004/89; b. Atravs da anlise dos profissionais junto a sede do CREA-PR. 2) Para regularizao do empreendimento, o interessado dever apresentar os seguintes documentos: a. Requerimento dirigido ao CREA-PR, solicitando que seja aceito o pedido de regulaizao de obra, assinado pelo responsvel tcnico; b. Comprovante de pagamento em banco, de guia de recolhimento fornecida pelo CREA-PR, da taxa de ART de Projeto/Assistncia Tcnica, com os cdigos de regularizao; c. ART com os cdigos de regularizao preenchida e assinada pelo proprietrio e profissional que est assumindo a responsabilidade pela obra. d. Relatrio circunstanciado da obra em regularizao, em uma via, assinado pelo responsvel tcnico pela regularizao, que rubricar as demais folhas se for o caso, devendo abordar no mnimo os seguintes itens de acordo com a atividade a ser regularizada dentro Tabela de Parmetros das Obras de Agronomia; 1. Conservao do Solo; 2. Preparo do Solo; 3. Calagem; 4. Adubao; 5. Semeadura ou Plantio; 6. Tratos Culturais; 7. Tratos Fitossanitrios; 8. Colheita;

21 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

9. Armazenamento; 10. Manejo Florestal; 11. Explorao Florestal; 12. Plano de Corte; 13. Espcie, raa ou linhagem; 14. Programa de alimentao; 15. Manejo (conduo da criao).

REGIONAL DE CASCAVEL MUNICPIOS


Anahy Braganey Cafelndia Cascavel Catanduvas Corblia Iguatu Lindoeste Nova Aurora Sta. Tereza do Oeste Trs Barras do Paran Assis Chateaubriand Formosa do Oeste Iracema do Oeste Jesutas Ouro Verde do Oeste Palotina So Jos das Palmeiras So Pedro do Iguau Toledo Tupssi

INSPETORIA

Cascavel

Toledo

22 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE CASCAVEL MUNICPIOS


Foz do Iguau Sta. Terezinha do Itaipu Entre Rios do Oeste Guara Mal. Cndido Rondon Marip Mercedes Nova Santa Rosa Pato Bragado Quatro Pontes Santa Helena Terra Roxa Cu Azul Diamante do Oeste Itaipulndia Matelndia Medianeira Missal Ramilndia So Miguel do Iguau Serranpolis do Iguau Vera Cruz do Oeste Medianeira Marechal Cndido Rondon

INSPETORIA
Foz do Iguau

23 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE CURITIBA MUNICPIOS


Adrianpolis Alm. Tamandar Araucria Balsa Nova Bocaiva do Sul Campina G. do Sul Campo Largo Campo Magro Cerro Azul Colombo Contenda Curitiba Doutor Ulysses Itaperuu Pinhais Piraquara Quatro Barras Rio Branco do Sul Tunas do Paran Agudos do Sul Fazenda Rio Grande Mandirituba Pien So Jos dos Pinhais Tijucas do Sul Antonina Guaraqueaba Guaratuba Matinhos Morretes Paranagu Pontal do Paran Campo do Tenente Lapa Quitandinha Rio Negro

INSPETORIA

Curitiba

So Jos dos Pinhais

Paranagu

Rio Negro

24 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE LONDRINA MUNICPIOS


Alvorada do Sul Assa Bela Vista do Paraso Camb Ibipor Jataizinho Londrina Nova Santa Brbara Primeiro de Maio Santa Ceclia do Pavo So Jernimo da Serra So Sebastio da Amoreira Sertanpolis Arapongas Astorga Cafeara Centenrio do Sul Florestpolis Guaraci Jaguapit Lupionpolis Mirasselva Pitangueiras Porecatu Prado Ferreira Rolndia Sabudia Barra do Jacar Cambar Jacarezinho Ribeiro Claro

INSPETORIA

Londrina

Arapongas

Jacarezinho

25 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE LONDRINA MUNICPIOS


Conselheiro Mairinck Ibaiti Jaboti Japira Pinhalo Salto do Itarar Santana do Itarar So Jos da Boa Vista Wenceslau Braz Carlpolis Guapirama Joaquim Tvora Jundia do Sul Quatigu Sto. Antonio da Platina Abati Congonhinhas Cornlio Procpio Lepolis Nova Amrica da Colina Nova Ftima Rancho Alegre Santa Mariana Sto. Antnio do Paraso Sertaneja Ura Andir Bandeirantes Itambarac Ribeiro do Pinhal Santa Amlia

INSPETORIA

Ibaiti

Santo Antonio da Platina

Cornlio Procpio

Bandeirantes

26 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE MARING MUNICPIOS


gua Boa Alto Alegre ngulo Aquidaban Atalaia Colorado Cruzeiro do Sul Doutor Camargo Flora Floresta Floriano Flrida Iguarau Iguatemi Inaj Itaguaj Itamb Ivatuba Jardim Olinda Lobato Mandaguau Mandaguari Marialva Maring Munhoz de Mello Nossa Senhora Graas Nova Esperana Ourizona Paiandu Paranacity Paranapoema Pres. Castelo Branco Santa F Santa Ins Santo Incio So Carlos do Iva So Jorge do Iva So Miguel do Cambu Sarandi Uniflor

INSPETORIA

Maring

27 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE MARING MUNICPIOS


Apucarana Bom Sucesso Borrazpolis Califrnia Cambira Cruzmaltina Faxinal Jandaia do Sul Kalor Marilndia do Sul Marumbi Mau da Serra Novo Itacolomi Rio Bom So Pedro do Iva Tamarana Arapu Ariranha do Iva Barbosa Ferraz Cndido de Abreu Corumbata do Sul Fnix Godoy Moreira Grandes Rios Ivaipor Jardim Alegre Lidianpolis Lunardeli Manoel Ribas Nova Tebas Quinta do Sol Ribeiro Bonito Rio Branco do Iva Rosrio do Iva So Joo do Iva

INSPETORIA

Apucarana

Ivaipor

28 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE MARING MUNICPIOS


Alto Piquiri Altnia Brasilndia do Sul Cafezal do Sul Cruzeiro do Oeste Douradina Esperana Nova Francisco Alves Icaraima Ipor Ivat Maria Helena Mariluz Nova Olmpia Perobal Prola So Jorge do Patrocnio Tapejara Tapira Umuarama Vila Alta Xambre Alto Paran Amapor Diamante do Norte Guairac Itana do Sul Loanda Mandiocaba Marilena Mirador Nova Alina do Iva Nova Londrina Paraso do Norte Paranava Planaltina do Paran Porto Rico Querncia do Norte Santa Cruz do Monte Castelo

INSPETORIA

Umuarama

Paranava

29 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE MARING MUNICPIOS


Santa Isabel do Iva Santa Mnica So Joo do Caiu So Pedro do Paran Santo Antnio do Caiu Tamboara Terra Rica Altamira do Paran Araruna Campina da Lagoa Campo Mouro Farol Iretama Juranda Luiziana Mambor Nova Cantu Peabiru Roncador Ubirat Usina Mouro Aparecida do Oeste Boa Esperana Cianorte Cidade Gacha Engenheiro Beltro Guaporema Goioer Indianpolis Ivailndia Janipolis Japur Jussara Malu Moreira Sales Primavera Rancho Alegre do Oeste IV Centenrio

INSPETORIA

Paranava

Campo Mouro

Cianorte

30 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE MARING MUNICPIOS


Rondon So Loureno So Manoel do Paran So Tom Terra Boa Tuneiras do Oeste Vidigal

INSPETORIA
Cianorte

REGIONAL DE PATO BRANCO


Bom Sucesso do Sul Chopinzinho Coronel Vivida Honrio Serpa Itapejara DOeste Maripolis Pato Branco So Joo Saudade do Iguau Sulina Vitorino Barraco Boa Esperana do Iguau Cruzeiro do Iguau Dois Vizinhos Enas Marques Flor da Serra do Sul Francisco Beltro Manfrinpolis Marmeleiro Nova Esperana do Iguau Renascena Salgado Filho So Jorge DOeste Ver Campo Bonito Cantagalo Diamante do Sul Goioxim Guaraniau Ibema

Pato Branco

Francisco Beltro

Laranjeiras do Sul

31 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE PATO BRANCO MUNICPIOS


Espigo Alto do Iguau Laranjal Laranjeiras do Sul Marquinho Nova Laranjeiras Palmital Porto Barreiro Quedas do Iguau Rio Bonito do Iguau Virmond Cel. Domingos Soares Clevelndia Mangueirinha Palmas Ampere Bela Vista do Caroba Boa Vista da Aparecida Capanema Cap. Lenidas Marques N. Esperana do Sudoeste Nova Prata do Iguau Prola do Oeste Pinhal de So Bento Planalto Pranchita Realeza Santo do Lontra Santa Izabel do Oeste Santa Lcia Sto. Antnio do Sudoeste Antnio Olinto Bituruna Cruz Machado General Carneiro Mallet Paula Freitas Paulo Frontin Porto Vitria So Joo do Triunfo So Mateus do Sul Unio da Vitria

INSPETORIA

Laranjeiras do Sul

Palmas

Realeza

Unio da Vitria

32 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL DE PONTA GROSSA MUNICPIOS


Imbituva Ipiranga Iva Palmeira Ponta Grossa Porto Amazonas Guamiranga Fernandes Pinheiro Incio Martins Irati Prudentpolis Rebouas Rio Azul Teixeira Soares Curiva Figueira Imba Ortigueira Reserva Sapopema Telmaco Borba Tibagi Ventania Arapoti Carambe Castro Jaguariaiva Pira do Sul Sengs Boa Ventura de S. Roque Campina do Simo Candi Foz do Jordo Guarapuava Mato Rico Pinho Pitanga Reserva do Iguau Santa Maria do Oeste

INSPETORIA

Ponta Grossa

Irati

Telmaco Borba

Castro

Guarapuava

33 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

ANEXOS ATO 37/92


Estabelece normas de orientao, controle e fiscalizao de atividades e de Anotao de Responsabilidade Tcnica de execuo de obras e prestao de quaisquer servios de engenharia, arquitetura e agronomia, na jurisdio do Estado do Paran
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paran, no uso das suas atribuies que lhe confere a letra k do artigo 32 da Lei Federal n 5.194, de 24 de dezembro de 1966; Considerando que lhe cabe, na forma do disposto na letra f do artigo 34 da citada Lei, organizar o sistema de fiscalizao do exerccio das profisses referentes engenharia, arquitetura e agronomia na jurisdio; Considerando que as pessoas jurdicas s podero exercer as atividades discriminadas no artigo 7, exceto as contidas na alnea a da referida Lei, com a participao efetiva e autoria declarada do profissional legalmente habilitado e registrado no CREA; Considerando que todo contrato, escrito ou verbal, para prestao de quaisquer servios profissionais relativos engenharia, arquitetura e agronomia, dever ser registrado no CREA sob forma de anotao de responsabilidade tcnica, conforme, preceitua a Lei n 6.496, de 7 de dezembro de 1977, e a Resoluo n 307 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), de 28 de fevereiro de 1986; Considerando que todas as pessoas que tenham atividades na engenharia, arquitetura ou agronomia, ou que se utilizem de trabalhos tcnicos destas categorias profissionais, devem ser orientadas para que seja devidamente observada e cumprida a legislao que rege as atividades profissionais da rea.

RESOLVE
Art. 1 - Todo contrato escrito ou verbal para execuo de obras ou prestao de quaisquer servios profissionais referentes engenharia,

34 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

arquitetura e agronomia, fica sujeito Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART), no Conselho Regional em cuja jurisdio for exercida a respectiva atividade. 1 - A prorrogao, o adiantamento e a modificao de objetivo ou qualquer outra alterao contratual que envolva obras ou prestao de servios de engenharia, arquitetura e agronomia, geraro a obrigatoriedade de ART complementar, vinculada ART original. 2 - Os contratos de subempreitada referentes execuo de obras ou servios esto sujeitos ART. Art. 2 - A ART define, para os efeitos legais, os responsveis tcnicos pela execuo de obras ou prestao de quaisquer servios de engenharia, arquitetura e agronomia, objeto do contrato. 1 - A substituio, incluso ou excluso, a qualquer tempo, de um ou mais responsveis tcnicos pelas obras ou servios previstos no contrato obrigar a nova ART, vinculada ART original. 2 - As atividades tcnicas, caracterizadas no desempenho de cargos ou funes em entidades pblicas ou privadas em que o profissional se acha vinculado por contrato de trabalho, ensejaro ART na forma regulamentar. 3 - O documento comprobatrio de ART no substitui o Certificado de Acervo Tcnico do Profissional, emitido pelo CREA. Art. 3 - A ART ser feita pela pelo profissional pessoa fsica ou pela empresa contratada. 1 - No formulrio (ART) poder ser dispensada a assinatura do contratante se j constar de contrato escrito, apresentado diretamente ao CREA. 2 - Ser considerada nula a ART quando se verificar a inexatido de quaisquer dos dados nela existentes, caso no seja corrigida no prazo de 30 (trinta) dias contados da comunicao que for expedida pelo CREA a respeito.

35 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Art. 4 - Toda obra ou servio referente engenharia, arquitetura e agronomia, nos termos da Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, dever ter a participao real e efetiva de profissional, legalmente habilitado, em sua execuo, seja ela contratada pelo prprio, como pessoa fsica ou como pessoa jurdica, sob pena de autuao e penalizao do profissional e outras pessoas envolvidas na prtica do exerccio ilegal, e de conformidade com as disposies dos artigos 6, 59, 60, 73 e 74 da mencionada Lei. 1 - A participao real e efetiva de profissional, referida neste artigo, ser aferida com vistas nos pressupostos legais inerentes aos encargos tcnicos e sociais, decorrentes do exerccio de atividades de engenharia, arquitetura ou agronomia. 2 - Nenhuma atividade dever ter incio sem que tenha sido feita a competente ART, sob pena de multa, conforme normas especficas. Art. 5 - Para efeitos do artigo anterior, considerar-se-: I - PROJETISTA, o profissional, legalmente habilitado que elabora os estudos, projetos e especificas necessrias obra ou servio; II - FISCAL, o profissional legalmente habilitado que acompanha a execuo da obra ou servios contratados com outro profissional ou empresa legalmente habilitada, com o objetivo de verificar a fiel observncia do que foi projetado, especificado e contratado; III - DIRETOR da obra ou servios tcnicos, o profissional legalmente habilitado que dirige tecnicamente a obra ou servio, coordenando a execuo realizada por outro profissional, empresa ou entidade com habilitao legal; IV - EXECUTOR da obra ou servios tcnicos, o profissional legalmente habilitado, responsvel tcnico pela execuo de todo ou parte de um empreendimento. *Art. 6 - O profissional que vier a ter sob sua responsabilidade tcnica, simultaneamente, atividades discriminadas pelo artigo 7 da Lei n 5.194/ 66, em nmero superior aos limites estabelecidos pela Cmara Especializada de sua respectiva rea, ser enquadrado no presente Ato, sob regime de visto em ARTs at a normalizao comprovada de suas atividades. 1 - O CREA emitir ofcios s Prefeituras e rgos Pblicos informando

36 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

sobre os profissionais enquadrados ou desenquadrados no citado Ato. 2 - A partir da data do enquadramento e, enquanto durar o mesmo, s tero validade as ARTs vistadas pelo CREA/PR, atravs de solicitao formal Cmara Especializada afeta modalidade do profissional. Os requerimentos de visto devero, previamente, ser objetos de anlise por parte da reunio de Inspetores que devero emitir seu parecer justificado, opinando sobre o deferimento ou indeferimento do visto. 3 - Na justiicativa para obteno do visto em ART de projeto, obras ou servios, o profissional dever encaminhar Cmara Especializada de sua respectiva rea os seguintes documentos: I - Relao dos projetos, obras ou servios em andamento com a indicao de suas caractersticas. II - Esclarecimentos quanto a forma em que esto sendo desenvolvidos, fase em que se encontram e poca em que sero concludos. 4 - A Cmara Especializada, ao examinar os documentos ou informaes citadas no 3, poder exigir novas informaes ou justificativas, rejeitar documentos ou informaes que considerar inidneas ou ainda desprovidas de formalidades legais. 5 - Caso as atividades sejam executadas por mais de um profissional na qualidade de co-responsvel ou co-autor, aplicar-se- a cada um, individualmente, o disposto neste artigo. 6 - Caso o profissional enquadrado neste Ato atue sem atender os preceitos legais aqui estabelecidos, ser autuado por infrao ao disposto na alnea c, artigo 6 da Lei n 5.194/66 - Acobertamento do Exerccio Profissional. 7 - O pedido de visto dever obrigatoriamente ser enviado pela Inspetoria Cmara Especializada no prazo mximo de 60 dias a contar da data do protocolo. 8 - A Cmara Especializada analisar o processo at a segunda reunio ordinria realizada aps a chegada dos documentos na Cmara, exigidos pelo pargrafo 3, emitindo o visto na ART ou indeferindo o pedido. Caso

37 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

no seja analisado no prazo acima citado, o visto ser automaticamente deferido. Esse prazo passar a contar a partir do momento em que toda a documentao e solicitao de informao de Cmara Especializada esteja atendida. 9 - Tendo em vista o interesse pblico e a defesa da sociedade, a anlise da Cmara considerar, diante das informaes apresentadas pelo requerente, a viabilidade de realizao simultnea das atividades profissionais, sem prejuzo qualitativo dos empreendimentos em desenvolvimento ou a desenvolver. 10 - Para o desenquadramento do presente Ato, o profissional dever apresentar ao CREA/PR, o Certificado de Concluso de Obras/Servios emitido pelas Prefeituras Municipais ou rgos competentes e/ou declarao do profissional, dando a obra/servio como concluda. Art 7 - As entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista, entidades de crdito oficiais incumbidas de apreciar, registrar, vistoriar ou financiar obras e servios referidos neste Ato, face s delimitaes legais das responsabilidades profissionais, no fiel cumprimento da legislao que rege a espcie, devero exigir, para o processamento de peties, os seguintes documentos: I - Prova de ART perante o CREA; II - Planos e/ou Projetos; III - Documentos tcnicos especiais. Pargrafo nico - As exigncias de projetos e demais documentos, arrolados neste artigo, sero feitas conforme o tipo ou natureza da obra ou servio previsto, e em funo de sua rea ou dimenso. Art 8 - Os anexos deste Ato, que estabelecem os parmetros do que se entende por atividade, obra ou servio de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em suas diversas modalidades, sero definidos em regulamentao prpria pelas respectivas Cmaras, aprovadas pelo Plenrio, aps parecer da Comisso de Coordenadores. Pargrafo nico - Estes anexos sero atualizados, sempre que necessrio, por proposta da respectiva Cmara Especializada e aprovados pelo Plenrio, aps parecer da Comisso de Coordenadores.

38 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Art. 9 - O valor dos honorrios profissionais por projetos ou servios tcnicos no devero caracterizar condies ou propostas que estabelecem competio de preos, sob pena de autuao, por infringir o Cdigo de tica Profissional. Art. 10 - Para a elaborao de projetos e execuo das construes de moradia popular e de pequena reforma, fica dispensada a contratao de profissional ou firma de engenharia e arquitetura, desde que as atividades tcnicas relativas elaborao do projeto e orientao tcnica obra estejam amparadas pelo Convnio de Prestao de Servios Tcnicos, efetivado entre a Prefeitura Municipal, a Entidade de Classe da regio e o CREA-PR. Art. 11 - Para efeitos do artigo anterior, considerar-se-: I - Moradia Popular, aquela que se enquadra nas seguintes exigncias: a) ser de um s pavimento e nica no lote; b) no possuir estrutura especial, nem exigir clculo estrutural; c) ter rea de construo igual ou inferior a 70m (setenta metros quadrados); d) ser unitria, isolada, no constituindo parte de agrupamento ou conjunto habitacional; II - Pequena Reforma, aquela executada uma nica vez na unidade habitacionale que se enquadra nas seguintes exigncias: a) ser executada no mesmo pavimento do prdio existente; b) no exigir estrutura especial, nem clculo estrutural; c) somada rea existente, no ultrapassar a rea de 70m. Art. 12 - Para efeito dos artigos 10 e 11 deste Ato, so consideradas apenas as edificaes destinadas unicamente habitao unifamiliar. Art. 13 - Este Ato entrar em vigor 30 (trinta) dias aps a publicao no Dirio Oficial do Estado do Paran, revogando o Ato n 32/81 do CREA-PR e demais disposies em contrrio. Engenheiro Civil ORLANDO MACIEL STROBEL Presidente

39 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Arquiteto EDISON MOROZOWSKI Secretrio Aprovado na Sesso n 685, realizada em 06/10/92. Publicado no Dirio Oficial do Estado em 14/12/92. *Nova redao do Artigo 6 do presente Ato, em conformidade com o disposto no Ato n 46/98-CREA-PR, aprovado na Sesso n 752, realizada em 12/05/98, e homologado pelo CONFEA em 26/02/99.

40 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

ATO 37/92 - ANEXO I


CDIGOS DE DESCRIO DE ATIVIDADES
AU - Servios tcnicos na rea de Arquitetura e/ou Urbanismo. E - Edificao de qualquer natureza. EH - Edificaes fins habitacionais. EH1 - Habitao unifamiliar. EH2 - Habitao coletiva. EH3 - Conjunto habitacional. EH4 - Conjunto habitacional. EH5 - Equipamento de conjunto habitacional. EH6 - rea comum de conjunto habitacional. EC - Edificaes p/ fins comerciais. EC1 - Pequenas lojas s/ instalaes especiais, at 100,00m de rea construda. EC2 - Demais lojas e conjuntos comerciais. EI - Edificaes fins industriais. EI1 - Edificaes para fins industrais at 100,00m de rea construda. EI2 - Demais edificaes para fins industriais. EE - Edificaes fins especiais. EE1 - Ensino (Grupos Escolares, Jardins de Infncia, etc.) EE2 - Culto (Igrejas, Templos, etc.) EE3 - Sade (Clnicas, Hospitais, Postos de Sade, etc.) EE4 - Esporte (Estdios, Ginsios, etc.) EE5 - Recreao (Clubes, Sedes Sociais, etc.) EE6 - Auditrios. EE7 - Edifcios Pblicos. EE8 - Postos de Servios (Abastecimento, Combustveis, lavagem de carro, etc.). EE9 - Terminais de Passageiros (Aeroportos, Portos, Rodovirios, Ferrovirios, etc.). EE10 - Edificao para outros fins (Piscinas, Caixa dgua elevada, cisterna, muro de arrimo, cortina com altura superior a 2,00m) EE11 - Demais edificaes. EO - Obras especiais.

41 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

OE1 - Obras especiais na rea de transporte (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, pavimentao, obras de arte especiais, etc.) OE2 - Obras especiais na rea de saneamento. II - Instalaes industriais. EEL - Projetos e Instalaes Eltricas, Eletrnicas. TM - Projetos e Servios na rea de engenharia agronmica e florestal. EAF - Servios tcnicos na rea de engenharia agronmica e florestal. AO - Obras de Agronomia.

42 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

ATO 37/92 - ANEXO II


TABELA DE PARMETROS PARA FISCALIZAO
QUADRO I
EDIFICAES
S-TIPO EH1 EH1 EH2 EH3 EH4 EC1 EC2 EI1 EI2 EE EO REA at 100 m acima de 100 m qualquer at 100 m acima de 100 m at 100 m acima de 100 m at 100 m acima de 100 m qualquer qualquer ARQUITETNICO X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X (1) X X X X X X X X (1) X X X X X X X X X X X X X X

PROJETOS NECESSRIOS
ESTRUTURAL ELTRICO TUB. TELEFNICA HIDRULICO PREV. INCNDIO

*(1) SOMENTE PARA PISCINAS, CAIXA DAGUA, CISTERNAS E OUTRAS OBRAS QUANDO NECESSRIO. OBS.1: NO CASO DE 2 PAVIMENTOS PARA QUALQUER REA E TIPO DE OBRA, NECESSRIO O PROJETO ESTRUTURAL. OBS.2: PARA EDIFICAES ACIMA DE 4 OU MAIS PAVIMENTOS (CONSIDERANDO-SE SUBSOLOS, TRREO E PISOS SUPERIORES), SILOS GRANELEIROS E OBRAS DE ARTE EM GERAL (QUE NECESSITEM DE PROJETO ESTRUTURAL), EXIGIR-SE- ART DE PROJETOS DE FUNDAO. OBS.3: PARA CONJUNTOS HABITACIONAIS A REA CONSTANTE NO QUADRO I REFERE-SE A CADA UNIDADE QUE COMPE O CONJUNTO.

Q U A D R O II
OBRAS ESPECIAIS (TRANSPORTES)
S-TIPO RODOVIAS FERROVIAS AEROPORTOS PORTOS PAVIMENTAO OBRAS DE ARTE GEOMTRICO TERRAPLANAGEM PAVIMENTAO X X X X X X X X X X X X DRENAGEM OAC X X X X X X X DESAPROPRIAO X X X X O.A.E. X X X X

PROJETOS NECESSRIOS

Q U A D R O III
OBRAS ESPECIAIS (SANEAMENTO)
S-TIPO BARRAGENS SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA COM CAPTAO COMBATE EROSO X X X INFRA-ESTRUTURA X X ESTRUTURAL X X ELTRICO X X HIDRULICO X X

PROJETOS NECESSRIOS

OBS.: OS PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA ENGLOBAM SERVIOS, TAIS COMO TOPOGRAFIA, GEOTCNICA, LEVANTAMENTO HIDROLGICO, DESAPROPRIAO, ETC.

43 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

QUADRO IV
INSTALAES INDUSTRIAIS
PROJETO COMPRESSOR REDE DE AR COMPRIMIDO PROCESSO E INSTALAES (1) (2) CALDEIRA REDE DE VAPOR (3) (4) EXECUO (5) (6)

TRATAMENTO DE GUA

TRATAMENTO DE RESDUOS

TRANSPORTE DE FLUDOS

TRANSPORTE DE SLIDOS

INVESTIMENTO FIXO At 30.000 UFIR De 30.001 a 90.000 UFIR Acima de 90.000 UFIR

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

CONSTRUO X X X

SEGURANA

HIDRULICA

INDUSTRIAIS PROCESSO

OBSERVAES: (1) Fluxograma operacional, arranjo fsico especificao do equipamento. (2) Quando necessrio a execuo. (3) Referente ao processo industrial. (4) Sistemas e especificaes dos equipamentos. (5) Sistemas de segurana e preveno contra incndio. (6) Projetos de acordo com as exigncias dos rgos de Crdito, COPEL, SANEPAR, TELEPAR, Corpo de Bombeiros, Entidades Estatais, Paraestatais, Autrquicas, e de Economia Mista.

QUADRO V
PROJETO X X X

INSTALAES ELTRICAS, ELETRNICAS E DE TELECOMUNICAES


TIPO Gerao de energia eltrica em corrente alternada Transmisso de energia eltrica em corrente alternada e corrente contnua Transformao de energia eltrica (corrente alternada em corrente contnua) Distribuio de energia eltrica em corrente alternada e corrente contnua, a saber: Sistemas de BT tipos monofsico e bifsico - areos ou subterrneos - de 110 V. entre fase/neutro e 220 V entre fases - residencial: rea igual ou superior a 100 m - demais edificaes para qualquer finalidade: qualquer rea Sistemas de BT tipo trifsico - tenso entre fases de 220V ou mais Sistemas de AT qualquer tipo Sistema de comutao Linhas e redes de telecomunicaes Instalao de telecomunicao (PABX ou similar) Equipamentos eletrnicos e de telecomunicaes Tubulaes telefnicas: residencial: rea igual ou superior a 100 m demais edificaes paa qualquer finalidade: qualquer rea Portes eletrnicos Interfones/Porteiros eletrnicos Alarmes Antenas coletivas e parablicas OBSERVAO: BT - Baixa Tenso; AT - Alta Tenso

X X X X X X

X X X X

44 C R E A

PR

EXECUO X X X X X X X X X X X X X X X

INSTALAO E MONTAGEM X X X

ELETRICIDADE

ESPECIAIS

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

QUADRO VI
TOPOGRAFIA, GEOLOGIA E MINERAO
TIPO Levantamentos topogrficos - planimetria e altimetria: locao de lotes e quadras Geologia, minas e minerao Plano de aproveitamento econmico de jazidas X X X X PROJETO (PTM) PESQUISA LAVRA EXECUO X X X

QUADRO VII
OBRAS E SERVIOS RURAIS
PROJETO ARQUITETNICO PROJETO DO PROCESSO PROJETO EXPECFICO

TIPO

PARMETRO

Indstrias Agro-Florestais Moradias Rurais Instalao para Sunos/Aves e outros animais Silos Trincheira (Forrageiro) Armazns, Galpes e Similares Esterqueiras e Cisternas Sistema Virio para fins agrcolas Gerao de Energia atravs da fora hidrulica/elica Barragens de Terra Biodigestor (Cmara individual de digesto) Eletrificao Rural (Infra-propriedade) Drenagem para fins agropecurios Drenagem para fins florestais Irrigao Sistematizao de Vrzeas Sirgaria Viveiro de Terra Gaiolas e Cercados Race-Way (tanques) Embarcaes de pesca Centro, Estao ou Posto de cultivo e produo de animais aquticos

Acima de 60 m Acima de 70 m Acima de 100 m Acima de 200 m Acima de 100 m Acima de 50 m Acima de 2 Km Acima de 10kVA-BT Qualquer altura Acima de 10 m Baixa Tenso Acima de 2 ha Acima de 2 ha Acima de 1 ha Acima de 1 ha Acima de 100 m Acima de 1000 m Acima de 500 m Acima de 250 m Acima de 20 T.B.A. (*) Qualquer rea

EXECUO X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

(*) T.B.A. Tonelagem Bruta de Arqueao

OBSERVAES: 1. As obras de Agronomia que se enquadrem nos parmetros fixados no QUADRO VII, (inlclusive QUADRO complementar) devero apresentar responsvel(eis) tcnico(s) habilitado(s) para tal, que dever(o) proceder a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART. 2. As atividades que no constam no QUADRO VII (inclusive QUADRO complementar), mas que fazem parte das atribuies dos profissionais ligados rea da modalidade da Agronomia, tambm devero apresentar Responsvel(eis) Tcnico(s) e proceder ART, tal como vem sendo feito anualmente. 3. No que se refere a culturas temporrias e/ou permanentes, exigir-se- responsvel tcnico com a respectiva ART em reas a partir de 2 (dois) mdulos fiscais paranaenses do INCRA, conforme deliberao de 02/12/97.

45 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Q U A D R O V I I - (complementar)
EXPLORAO AGROPECURIA E/OU PESQUEIRA
ASSISTNCIA TCNICA E/OU EXECUO A NVEL DE PRODUTOR E/OU X X X X X X X X X X X (***) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (***) (***) X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X PLANEJAMENTO SEGUNDO A CAPACIDADE DO

PROJETO DE IMPLANTAO COM OU SEM CRDITO

ATIVIDADES

Culturas temporrias Culturas permanentes Cultura de olercolas Cultura de frutcolas Produo de sementes e mudas Apicultura Sericicultura Floricultura Parques e jardins Florestamento e Reflorestamento Explorao Florestal e Plano de Corte Desmatamento e Destoca Armazenamento Avicultura de Corte Avicultura de Postura Bovinocultura e bubalinocultura de leite Bovinocultura e bubalinocultura de corte Suinocultura Ovinocultura Captura de Pescado por Viagem Piscicultura: Viveiro de Terra Gaiolas e Cercados Race-Way (tanques) Produo de Alevinos Malacocultura Carcinocultura: Viveiro de terra Produo de Larvas e Ps-larvas de Camaro Ranicultura e de outros organismos aquticos Indstria Pesqueira Centro, Estao ou Posto de Cult. e Prod. de Animais e Vegetais

(*) (***) (*) (***) (**) (***) (**) (***) (***) (**) (***) (**) (***) (**) (***) (***) (***)

X X X X

X X X X X

CONVENO: (*) ACIMA DO MDULO FISCAL DO INCRA DO MUNICPIO (**) COM FINALIDADE COMERCIAL (***) VER DELIBERAO NORMATIVA DO CEA (****) CAPTURA DE PESCADO POR VIAGEM - EXIGE-SE O PROJETO DE CAPTURA

46 C R E A

PR

PROJETO DE MANEJO

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Q U A D R O VIII
ARQUITETURA E URBANISMO
TIPO Conjunto habitacional e unidade rea comum de conjunto habitacional Equipamento de conjunto habitacional Restaurao de edificao, monumento e rea urbana Urbanizao Reurbanizao Planejamento fsico territorial, urbano, rural e regional Unificao de lote Sub-diviso de lote Loteamento Monumentos, passarelas Arquitetura de interior Reforma de edificaes e adaptao de fachada Restaurao de edificaes ou obras de arte inseridas em reas de preservao do patrimnio histrico, artstico, paisagstico, ecolgico e natural. Praa Cultural Parque de lazer, praas, jardins, play grounds Paisagismo Equipamento urbano e de lazer PROJETO X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X EXECUO X X X X X X X

47 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

ENDEREOS DAS REGIONAIS E INSPETORIAS


REGIONAL CASCAVEL
CASCAVEL Rua Presidente Bernardes, 2069 - CEP 85801-180 Fone/Fax: (45) 225-8188 - e-mail: crea-csc@certto.com.br FOZ DO IGUAU Rua Almirante Barroso, 1293 - Sala 08 - CEP 85851-010 Fone/Fax: (45) 574-1228 - e-mail: crea.pr@fnn.net MAL. CNDIDO RONDON Rua Paran, 570 - Sala 21 - 2 andar - CEP 85960-000 Fone/Fax: (45) 254-2136 - e-mail: creapr@oel.com.br MEDIANEIRA Av. Jos Callegari, 700 - Sala 06 - CEP 85884-000 Fone/Fax: (45) 264-7793 - e-mail: creamed@certto.com.br TOLEDO Rua Raimundo Leonardi, 1809 - CEP 85900-110 Fone/Fax: (45) 277-3153 - e-mail: crea-pr@uol.com.br

REGIONAL CURITIBA
CURITIBA Rua Padre Camargo, 285 - Alto da Glria - CEP 80060-240 Fone: (PABX) (41) 350-6700 / Fax: (41) 350-6780 Central de Informaes: 0800-410067 - e-mail: curitiba@crea-pr.org.br POSTO CREA-PR - BOQUEIRO Rua da Cidadania do Boqueiro - Terminal do Carmo - CEP 81650-010 Anexo Secretaria Urbanismo - Fone: (41) 276-6178 POSTO CREA-PR GUARATUBA Rua Capito Joo Pedro, 195 - CEP 83280-000 - Fone/Fax: (41) 472-3283 PARANAGU Av. Arthur de Abreu, 29 - 2 andar - sala 09 - CEP 83203-480 Fone/Fax: (41) 422-2462 - e-mail: pgua@lol.com.br

48 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

RIO NEGRO Rua Brasilio Celestino de Oliveira, 250 - CEP 83880-000 Fone/Fax: (47) 642-1398 - e-mail: creairn@mfa-creativenet.com.br SO JOS DOS PINHAIS Rua Visconde do Rio Branco, 1693 - sala 02 - CEP 83005-420 Fone/Fax: (41) 283-3385 - crea-sjp@onda.com.br

REGIONAL LONDRINA
ARAPONGAS Rua Beija-Flor, 511 - Sala 1101 - 11 andar - CEP 86701-200 Fone/Fax: (43) 252-4525 - creaiar@onda.com.br BANDEIRANTES Rua Eurpedes Rodrigues, 755 - 5 andar - sala 504 - CEP 86360-000 Fone/Fax: (43) 542-3591 - creaband@ffalm.br CORNLIO PROCPIO Rua Massud Amin, 88 - 4 andar - sala 401 - CEP 86300-000 Fone/Fax: (43) 524-1039 - creacp@cainet.com.br IBAITI Rua Teofilo Marques da Silveira, 287 - sala 13 - CEP 84100-000 Fone/Fax: (43) 546-3535 JACAREZINHO Rua Cel. Alcntara, 176 - Centro - CEP 86400-000 Fone/Fax: (43) 525-1233 - e-mail: creajc@cainet.com.br LONDRINA Av. Duque de Caxias, 630 - CEP 86015-000 Fone/Fax: (43) 342-1900 - e-mail: crealda@inbrapenet.com.br SANTO ANTNIO DA PLATINA Rua Rui Barbosa, 567 - 8 andar - sala 802 - CEP 86430-000 Fone/Fax: (43) 534-2359 - e-mail: creasap@cainet.com.br

49 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

REGIONAL MARING
APUCARANA Rua Lapa, 145 - 1 andar - sala 17 - V. Brasil - CEP 86800-310 Fone/Fax: (43) 422-5373 - e-mail: crea-iap@uol.com.br CAMPO MOURO Rua Harrison Jos Borges, 1154 - 8 andar - sala 802 - CEP 87303-130 Fone/Fax: (44) 525-1150 - e-mail: creaicm@start.com.br CIANORTE Av. Gois, 431 - 8 andar - sala 81 - CEP 87200-000 Fone/Fax: (44) 629-2160 - e-mail: crea-icne@cianet.com.br IVAIPOR Av. Paran, 116 - sala 08 - Edif. Paulino Crocetta - CEP 86870-000 Fone/Fax: (43) 472-1994 - e-mail: creaivp@matrix.com.br MARING Rua No Alves Martins, 1425 - CEP 87050-110 Fone/Fax: (44) 226-4549 - e-mail: rgmga@wnet.com.br PARANAVA Rua Joo Batista Machado, 960 - CEP 87705-070 Fone/Fax: (44) 423-2214 - e-mail: creapvai@fornet.com.br UMUARAMA Av. Pres. Castelo Branco, 3806 - 15 andar - sala 1503/1504 - CEP 87501-170 Fone/Fax: (44) 622-1558 - e-mail: crea-umr@fenixnet.com.br

REGIONAL PATO BRANCO


FRANCISCO BELTRO Rua Tenente Camargo, 1777 - 5 andar - sala 53 - CEP 85601-610 Fone/Fax: (46) 524-4279 - e-mail: crea-fb@netconta.com.br LARANJEIRAS DO SUL Rua Ver. Jos Alves de Oliveira, 2536 - CEP 85301-240 Fone/Fax: (42) 735-2633 - e-mail: crea-pr@orangenet.com.br

50 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

PALMAS Rua Joo Gualberto, 38 - 2 andar - sala 22 - CEP 85555-000 Fone/Fax: (46) 263-2001 - e-mail: crea@proserv.com.br PATO BRANCO Rua Caramuru, 10 - CEP 85501-060 Fone/Fax: (46) 225-6436 - e-mail: crea-pr@whiteduck.com.br REALEZA Rua Belm, 2963 - 1 andar - sala 21 - CEP 85770-000 Fone/Fax: (46) 543-1530 - crea-re@netconta.com.br UNIO DA VITRIA Av. Getlio Vargas, 186 - 3 andar - sala 33 - CEP 84600-000 Edifcio Executivo Center Unio - Fone/Fax: (42) 522-2594 e-mail: creapr@net-uniao.com.br

REGIONAL PONTA GROSSA


CASTRO Rua Padre Damaso, 270 - 2 andar - sala 13 - CEP 84165-210 Fone/Fax: (42) 232-3007 - e-mail: creaica@convoy.com.br GUARAPUAVA Rua Pedro Siqueira, 1610 - Centro - CEP 85010-330 Fone/Fax: (42) 623-5639 ou 623-5053 - creaigua@gol.psi.br IRATI Rua 19 de Dezembro, 83 - 1 andar - CEP 84500-000 Fone/Fax: (42) 423-3004 - e-mail: creaira@irati.com.br PONTA GROSSA Rua Joo Manoel dos Santos Ribas, 370 - CEP 84051-410 Fone/Fax: (42) 222-2844 - e-mail: crpgo@convoy.com.br TELMACO BORBA Av. Paran, 308 - CEP 84261-060 Fone/Fax: (42) 273-3613 - e-mail: creaitb@teb.convoy.com.br

51 C R E A

PR

MANUAL DE REGULARIZAO DE OBRAS

Engenheiro Agrnomo Luiz Antonio Rossafa Presidente do CREA-PR 2001 52 C R E A


PR

You might also like