You are on page 1of 5

RESUMO PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO 2.

SEMESTRE
TEXTO:O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES Bauman usou colocou em seu livro: Na sociedade de consumo, as prprias pessoas transformam-se em mercadorias. 01) Expanso das redes sociais: as pessoas se expem, tornam pblico aquilo que privado (intercmbio social). Publicam a imagem que querem vender. 02)Seleo informatizada de clientes em potencial: pessoas desejam fazer parte dos grupos com direito a crdito, ou seja, as pessoas querem ser bem vistas no mercado, dignas de obter crdito. 03)Seleo de imigrantes: lutam para atingir a pontuao exigida para serem aceitos em outros pases. As pessoas = aumentar o valor dos produtos que esto vendendo = elas mesmas - Espao social = MERCADO. - As pessoas so, ao mesmo tempo: produtores de mercadoria, agentes de maketing, vendedores = Mercadorias que promovem, prprio produto, bens. Commodity (comodificao) = transformar em mercadoria algo que no mercadoria, como o dinheiro e a fora de trabalho, e sem isso, o capitalismo no se sustentaria. A coisas so mais compradas pelo que valem (valor) do que pelo seu uso Preferncia dos empregadores por empregados "flutuantes", flexveis, descartveis, "pau pra toda obra", "chateao zero" - disponveis, que respondem a emergncias, sem vnculos, sem compromisso emocional. 1. Regra: O destino final de toda mercadoria colocada a venda ser consumida por compradores 2. Regra: Os compradores desejaro obter mercadorias para consumo se, e apenas se consumir algo que prometa satisfazer seus desejos. 3.Regra: O preo que o potencial consumidor em busca de satisfao est preparado para pagar pelas mercadorias em oferta depender da credibilidade dessa promessa e da intensidade desses desejos. - Fetichismo

Mercadoria subjetividade

ILUSO

Fetichismo da mercadoria: anula o trabalho humano Fetichismo da subjetividade: indivduo uma mercadoria venda e no se conscientiza disso, o humano se anula, anula sua humanidade.

- As pessoas esto diludas numa massa cinzenta e querem se sobressair, serem notadas, ento elas vo querendo chamar ateno para vender seu produto - As pessoas compram as coisas para mostrarem que tm. - Enfrentar a insatisfao afastar os objetos que a causam. TEXTO: CONSUMO x CONSUMISMO Consumo: algo banal,rotineira, sem planejamento, trivial, uma atividade diria, rotineira ou sobrevivncia biolgica. Ponto de ruptura: Passagem do Consumo ao Consumismo (consumo se torna o propsito da existncia - nossa capacidade de querer, desejar, ansiar por experimentar emoes repetidas vezes passou a sustentar a economia do convvio humano. Tipos ideais: (Max Weber) ferramentas para analisar a realidade. Os modelos de consumismo, sociedade de consumidores e cultura consumista, para Bauman, podem ser usados como tipos ideais para a compreenso de aspectos particulares de nossa sociedade. Consumismo: reciclagem de vontades, desejos e anseios humanos rotineiros, transformando-se na principal fora propulsora e operativa da sociedade. CONSUMISMO um atributo da SOCIEDADE. Para que uma sociedade adquira esse atributo, a capacidade profundamente individual de querer, desejar, almejar deve ser destacada, alienada dos indivduos e reciclada, transformada numa fora externa que coloca a sociedade de consumidores em movimento e a mantm em curso como uma forma especfica de convvio humano. Ao mesmo tempo, estabelece parmetros especficos para as estratgias individuais de vida que so eficazes e manipula as probabilidades de escolha e de conduta individuais. - Bauman acredita ser um erro pensar que aquilo que homens e mulheres lanados ao modo de vida consumista almejam seja, em primeiro lugar, a apropriao, a posse e a acumulao de objetos, valorizados pelo conforto que proporcionam e/ou o respeito que concedem a seus donos. - A apropriao e a posse de bens que prometam garantir o conforto e o respeito podem ser as principais motivaes dos desejos e anseios na sociedade de produtores. - SOCIEDADE SLIDO-MODERNA: sociedade de produtores, onde as coisas eram feitas para permanecerem. Sociedade comprometida com a causa da segurana estvel e da estabilidade segura,basicamente orientada para a segurana, resistente ao tempo e seguro, era de fbricas e exrcitos de massa, de regras obrigatrias e conformidade s mesmas, com exigncia de disciplina e subordinao, baseadas na padronizao e rotinizao do comportamento individual, posse de um grande volume de bens implicava ou insinuava uma existncia segura, imune aos futuros caprichos do destino, segurana a longo prazo. - SOCIEDADE LQUIDO-MODERNA: sociedade de consumidores, onde tudo instvel e se esvai muito rpido.

Estabilidade como um risco, causa de mau funcionamento, uso imediato e rpida substituio dos objetos destinados satisfao, aumento da indstria da remoo e do lixo, instabilidade dos desejos, bens valiosos perdem o brilho rapidamente, cultura do agora, cultura agorista, cultura apressada, necessidade de descartar e substituir, cultura agorista querer que o tempo pare sintoma de estupidez, preguia ou inaptido, apropriao e o armazenamento, hoje, significam estagnao, suspenso ou desgaste do ardor de comprar, paga-se mais pela remoo do lixo, que pela entrega dos produtos ( Bauman cita isto), maiores lucros o servio de remoo e descarte, economia consumista tem que se basear no excesso e no desperdcio. - Excesso de informao: outra caracterstica essencial da sociedade de consumidores HYPE: promoo extrema de uma pessoa, idia ou produto. Excessiva publicidade em torno de um produto. O assunto da moda, sobre o que todos falam. Os hypes focalizam por alguns minutos ou dias um objeto (que se torna) ardorosamente desejado, desviando nossas tentativas de filtragem da informao excedente. MELANCOLIA: quase igual a atitude blas, no tem desejo de se vincular, A melancolia a obrigao de escolher, ou seja, representa a aflio genrica do consumidor; distrbio resultante do encontro fatal entre a obrigao e a compulso de escolher e a incapacidade de fazer essa opo. Bauman discute um pouco o conceito de FELICIDADE - valor mais caracterstico da sociedade de consumidores, seu valor supremo uma vida feliz promessa da felicidade na vida terrena, aqui e agora e em cada agora sucessivo - Infelicidade: desqualifica seu portador como membro autntico da sociedade. - A promessa de satisfao s permanece sedutora enquanto o desejo continua insatisfeito, quando o cliente no est plenamente satisfeito. - Mais temidos adversrios da economia orientada para o consumidor, que devem ser esquecidos: baixo patamar para os sonhos; fcil acesso a produtos suficientes para atingir esse patamar; crena em limites objetivos, difceis ou impossveis de negociar; necessidades genunas e desejos realistas. - A sociedade de consumo prospera enquanto consegue tornar perptua a no-satisfao de seus membros e, assim, sua infelicidade. - O que comea como um esforo para satisfazer uma necessidade deve se transformar em compulso ou vcio. - Cada uma das promessas deve ser enganadora ou ao menos exagerada. Do contrrio, a busca acaba ou o ardor com que feita cai abaixo do nvel necessrio para manter a circulao de mercadorias entre as linhas de montagem, as lojas e as latas e lixo. - O desejo de se sentir seguro, querido e cuidado, na sociedade de consumidores visto como um sentimento perigoso: o impulso de se preocupar com os outros e o desejo de que os outros se preocupem conosco aumenta o perigo da dependncia, de perder a capacidade de selecionar a onda mais favorvel para surfar no momento.

- Hoje a sociedade se configura como um artifcio para tornar acessvel aos seres humanos uma vida auto-centrada, auto-referencial e egosta. TEXTO: BAIXAS COLATERAIS DO CONSUMISMO Desculpar aes prejudiciais, justific-las e eximi-las de punio com base na ausncia de intencionalidade. Envolvem, portanto, negao de responsabilidade moral e jurdica. Aquilo que acontece colateralmente pode no ser exatamente indesejado ou inconsciente, mas significar mantido em segredo, ou acobertado. O que significam baixas colaterias? Consequncias de determinadas aes , cujo os objetivos iniciais, ou declarados, eram outros. Dentro da sociedade de consumidores, a principal baixa colateral identificada por Bauman e a comodificao total e abrangente da vida humana ( na sua relao tambm). - Para Bauman, entre os danos colaterais perpetrados por essa promoo e por essa luta, o principal, mas no o nico, a comodificao total e abrangente da vida humana os fins justificam os meios. Colin Campbell: A atividade de consumir tornou-se uma espcie de padro ou modelo para a maneira como as pessoas das sociedades ocidentais encaram todas as suas atividades. como se o consumo tivesse se transformado em uma filosofia padro de toda vida moderna Arlie Hochschild: Principal dano colateral da invaso consumista a materializao do amor: A ausncia fsica no lar torna os trabalhadores, homens e mulheres, impacientes com os conflitos inevitveis da convivncia, As habilidades necessrias para conversar e buscar entendimento esto diminuindo, cedendo lugar a rompimentos na comunicao e fugas. SUBClASSES: pessoas consideradas fora dos limites de qualquer uma das classes sociais (no faz parte dela, por isso sub no classe social) e a prpria hierarquia das classes, como pouca ou nenhuma chance de remisso. - Sociedade dos consumidores excluir e colocar de lado uma categoria de pessoas (as subclasses = mulheres e homens no comodificados). Os membros desta subclasses so: pessoas sem nenhum papel (sem valor de mercado), que no do nenhuma contribuio til vida dos demais, so seres que se alimentam das essncias vitais de todas as classes sociais (A,B,C,D,etc), provocando a eroso (elas no esto nem a) da ordem da sociedade baseada em classes. So membros desta subclasse: mendigos, sem teto, pedintes, pobres viciados, criminosos de rua. A subclasse considerada perigosa e que devem ser ignoradas , afastadas (so fantasmas) por simbolizarem os desastres que aguardam os consumidores decadentes e o destino final de qualquer um que deixe de cumprir seus deveres de consumo. O Estado Social a inverveno para proteger as pessoas da pobreza, provendoas de necessidade bsicas (assistencialsmo), que no conseguiram ter atendidas de outra maneira, pois as classes sociais mais abastadas preferem a higienizao social do que ajud-las. A finalidade do Estado Maior evitar a multiplicao de vitimas colaterais do consumsmo para evitar um desastre na economia.

You might also like