You are on page 1of 13

A IGREJA COMO UM DOS ALICERCES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL

TALARICO, Cahu A. Bacharel em Direito UNIMES Especializao em Direito Processual - UNISUL LINKE, Willy R. Graduando em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO A presente pesquisa objetiva apresentar o papel da Igreja na Sociedade Medieval e sua influncia no comportamento jurdico da poca, no que tange o Direito Processual Penal e o Direito Penal. Sero tambm abordados os aspectos morais da Igreja diante do Poder na Inquisio. Palavras-chave: histria do direito, direito cannico, direito penal e processual, inquisio. Abstract This research aims to present the Church's role in Medieval Society and its influence on the behavior of legal age, regarding the Criminal Procedure Law and Criminal Law. Aspects will be addressed before the moral power of Church with the Inquisition. Keywords: legal history, canon law, criminal law and procedure, the inquisition.

Introduo: A importncia da igreja na histria do direito


Qualquer estudo de Direito engloba-se no esboo do direito cannico. A Igreja desempenhou um papel considervel na sociedade medieval, na qual teve um poder muito grande em certas pocas e regies. Fatores que salientaram o poder da Igreja na Idade Mdia: a) Carter Unitrio da Igreja: O Cristianismo coloca-se como a nica religio verdadeira para a universalidade dos homens. A Igreja pretende impor a sua concepo ao mundo inteiro, porm, apesar de no conseguir se impor em toda parte, esta tendncia universalista deu ao direito da Igreja um carter unitrio. O direito cannico o nico e comum a todos os pases da Europa Ocidental.

Ano 2, n 1, p.48-105, nov 2010

b) Domnio do Direito Privado: Qualquer litgio relativo a casamento ou divrcio (direito privado), era de competncia da jurisdio eclesistica a partir do sculo VIII. O direito cannico est na base de numerosas disposies do direito civil moderno. c) Codificao Perpetuada: Durante a Idade Mdia, o direito cannico foi o nico direito escrito. E mesmo quando surgem as primeiras redaes de costumes, no muito anterior ao sculo XIII, estas so, mais ou menos, sistemticas do direito cannico, atravs da codificao que se perpetuam at nossos dias. d) Influncia sobre o Direito Laico: O direito cannico foi objeto de trabalhos doutrinais, ou seja, constituiu-se uma cincia do direito, muito antes do direito laico, que foi, evidentemente, influenciado pelo cannico. A Igreja, percebendo seu poder, sente a necessidade de um Direito prprio, ou seja, de um conjunto harmnico de normas que lhe regessem a vida. Foi no sculo II que comeou a formao do Direito Cannico. As fontes se encontravam nas decretais pontifcias, nos cnones oriundos de conclios, nos mais variados estatutos promulgados por bispos, e nas inmeras regras monsticas com seus livros penitenciais. Com o passar do tempo, foi se constituindo abundante massa de textos, que acabou por tornar-se catica, de difcil consulta e, s vezes, at contraditria. Por volta de 1140, o Direito Cannico consolidado por decreto de Graciano, que no final do sculo XV, com acrscimos, veio a formar o chamado Corpus Iuris Canonici1. A Igreja no se identificou com qualquer Estado, em razo de sua universalidade. O Estado cuida de regulamentar o comportamento do homem na medida em que este no interessa salvao das almas (GILISSEN, 2005: 135). Os conflitos entre os dois poderes, o temporal e o espiritual foram muitos, principalmente nos Estados cristos de tendncia imperialista. Com o nascimento do Direito Cannico surgiram tambm grandes codificaes que foram base para o Direito Penal e para os Sistemas Processuais.

Somente em 1917 a Igreja latina promulgou seu primeiro Cdigo de Direito Cannico, substitudo por outro em 1983.
Ano 2, n 1, p.49-105, nov 2010

Direito penal e a igreja


O Direito Penal tem como objetivo tutelar os valores fundamentais que se convertem em bens jurdicos. Qualquer comportamento que lese tais bens reprimido pelo Direito Penal. Porm, esses valores fundamentais, assim como a qualidade censurvel de tais, ou quais condutas, muitas vezes, se aturam no tempo e no espao, na dependncia de mudanas dos costumes e da filosofia Social (GONZAGA, 1994: 79). A proteo penal ocorre em bens materiais (vida, patrimnio, etc.), bens imateriais coletivos (f pblica, paz pblica, pudor pblico, etc.) e bens imateriais individuais (intimidade, honra, liberdade, direito ao culto religioso, etc.). O Direito Penal sempre esteve muito ligado religio, por exemplo, no sistema teocrtico puro, a noo de crime se confunde com a de pecado. Entre os povos selvagens quem exercia o ministrio sancionador eram os sacerdotes. O aplicador da pena atuava como uma espcie de gesto de negcios de Deus. Nas antigas civilizaes, o Direito Penal extrado de escritos atribudos inspirao divina. A pena tinha por objetivo apaziguar a divindade ultrajada pelo crime, evitando a sua revolta contra o povo a que pertence o culpado. Teme-se que Deus faa recair sua vingana sobre a comunidade complacente, desencadeando pestes, seca, fome, terremoto, etc. Entra no campo sancionador a idia de proteo social. Carlos VII da Frana cominou violentas punies aos blasfemos na sua Ordenao de 1460, inclusive determinando o corte dos lbios superiores dos condenados, em caso de reincidncia. Com o mesmo propsito apaziguador, a punio na Inquisio permitia o sacrifcio dos hereges e blasfemos, assim, evitando padecimento para o povo. A noo de crime se confunde com a do pecado.

Ano 2, n 1, p.50-105, nov 2010

Princpios poltico a) A arma do Direito Penal imposta comunidade, com ndole nacionalista, com a finalidade de tornar a nao mais potente e distingindo-a de outros pases. O patriotismo fortalecido pela f comum. b) Acha-se a idia de que a religio educativa, o que constitui poderoso instrumento de paz social e de freio s ms paixes, compelindo os homens moralidade e boa conduta. c) O regime de coero penal para impor a f s pode faz-lo porque cada Estado possua sua crena oficial. Todos achavam natural e justo que o Governo punisse certas faltas religiosas. Se a religio do Estado estava com a verdade, a este cumpria proteger os cidados, evitando que estes perdessem suas almas e se expusessem ao castigo eterno. Cabia, ento, Justia Penal punir os atos dirigidos contra Deus. Os Ilcitos Penais Os ilcitos penais se distribuam em vrias categorias: a) Delitos contra a f: heresia, cisma, apostasia, blasfmia, perjrio, simonia, sacrilgio, magia, etc. b) Delitos carnais: adultrio, bigamia, estupro, sadomia, rapto, lenocnio, etc. c) Crimes comuns: homicdio, furto, calnia, incndio, etc. d) Crimes contra mltiplos bens jurdicos: incolumidade fsica, liberdade pessoal, honra, propriedade, vida, etc. e) Delitos contra a hierarquia religiosa e contra a Igreja: usurpao de funes e de direitos eclesisticos, violao do direito de asilo, ofensa liberdade e imunidade eclesistica, etc. f) Violao, por clrigos, de deveres inerentes ao seu estado. Complexos Normativos O Direito Penal Cannico, aplicado pelos tribunais eclesisticos, possua um complexo normativo com preceitos de natureza repressiva.

Ano 2, n 1, p.51-105, nov 2010

Seu objetivo primeiro foi o de incentivar a perfeio espiritual da sociedade crist, propiciais a ter um arrependimento e, atravs deste, a emenda. A justia acabou levando a Igreja a tutelar seus prprios interesses. Passou a punir atos que atentassem contra a sua integridade e a doutrina por ela professada, como j foi citado no item anterior.

As Penas Cannicas As penas variam muito no tempo e na dependncia do poder. Os tribunais eclesisticos, do mesmo modo que sucedia com a justia comum, no adotavam o princpio nullun crimen, nulla poena sine lege, de forma que os juzes dispunham de poder discricional bastante amplo, sendo-lhes, inclusive facultado optar por sanes diversas das legalmente previstas. As penas cannicas se dividiam em: a) Penas Cannicas Espirituais: excomunho e variadas penitncias, pblicas ou secretas, a interdio de sepultura crist, a perda de direitos eclesisticos, etc. b) Penas Cannicas Temporais: existiam as pecunirias, de multa e de confiscao de bens, o exlio, penas infamantes, etc. Para os eclesisticos, a deposio, a degradao, a suspenso, a perda de benefcios, etc. A priso foi muito adotada no s a clrigos, mas tambm a leigos, visando a reflexo expiatria e salvadora. Quanto s penas de morte e de castigos corporais, nos primeiros sculos eram contrrias ao esprito cristo. Contudo, em razes a ordens prticas ou de proteo social, acabaram verificando a necessidade de apoi-la, desde que aplicada pelo Estado. Ento, a Igreja no pronunciava a pena mxima, limitava-se a afirmar a existncia do crime que a merecia e a inutilidade de seus esforos para obter o arrependimento do culpado. Isso feito entregava o ru justia comum, ou seja, ao braa secular, que iria execut-lo.

Ano 2, n 1, p.52-105, nov 2010

Adoo da Tortura

A Igreja sempre foi contra a utilizao de violncia nas investigaes criminais. Segundo o Papa Nicolau I, em sua carta ao prncipe da Bulgria (ano 886), a confisso deveria ser espontnea e no arrancada. Porm, no sculo XIII, na luta contra a heresia, a tortura ingressou nos domnios da Justia religiosa, autorizada pelo Papa Inocncio IV, em 1252. Se esta medida j era praticada pelo direito comum aos ladres e assassinos, o mesmo deveria ocorrer com os hereges. O Direito Cannico adotou a tortura, mas desde que no colocasse em perigo a vida e a integridade fsica do acusado. Era proibida a efuso de sangue e um mdico deveria estar presente. A tortura s poderia ser aplicada uma vez ,e a confisso obtida somente valeria depois, livremente confirmada.

Sistemas processuais
O Direito Cannico evoluiu paralelamente ao Direito Comum, ambos se influenciando mutuamente. Os tribunais eram presididos por um bispo ou por um seu delegado. Em princpio, o sistema era acusatrio.

Sistema Acusatrio

O sistema acusatrio reduzia o julgamento a um confronto, em termos de rigorosa igualdade, entre dois particulares, nobres ou homens livres. A instaurao da causa dependia da presena de algum que a reclamasse, no existia a noo do interesse pblico em punir os crimes. Sem a presena de vtima, era impossvel instaurar o pleito. O procedimento era pblico, oral e formalista. O autor apresentava a queixa e o acusado tinha que apresentar sua defesa exatamente ajustada aos termos da acusao.

Ano 2, n 1, p.53-105, nov 2010

Concomitantemente, foi instaurada a Justia da Igreja. Em princpio, s se aplicava ao clero. O religioso que cometesse alguma falta devia purg-la. A alma transviada precisava ser reconduzida ao rebanho. O objetivo a alcanar era, pois, a recuperao do faltoso, e qui, a tranquilizao da comunidade (GONZAGA, 1994: 24). A justia da Igreja era mais disciplinar do que judiciria. A apurao dos fatos era secreta e no pblica. A confisso do ru era muito importante, pois constitua vestgios de arrependimento, que dava esperanas para uma regenerao. No sculo XIII, o Papa Inocncio III acrescentou dois outros modos de se abrir um processo: o inqurito e a denncia.
Sistema Inquisitrio

No sistema inquisitrio permitia-se ao juiz, mesmo sem acusador, abrir um processo, e nele, livremente, colher as provas conducentes ao julgamento. A autoridade dispe de poderes para, por sua iniciativa, comear uma ao penal, na qual o procedimento secreto e com interesse em obter a confisso do ru. Comeou, tal sistema, restrito aos abusos do clero, aplicou-se, depois, ao crime de heresia e, por fim, se tornou a regra no foro eclesistico. Nos primeiros tempos, a Igreja tinha a difcil tarefa de formar sua doutrina em meio complexa realidade da vida. Ao mesmo tempo em que ela buscava construir, movimentos heterodoxos, entretanto, a perturbava. Na histria do Cristianismo sempre houve heresias e cismas. Em Roma, surgiram muitos desvios, entre os principais destacam-se, no incio do sculo II, o gnosticismo, a que se seguiu a corrente montanista; no sculo III, o maniquesmo e o donatismo; o priscilanismo do sculo V, etc. Contra esses, a Igreja usou o trabalho pastoral, utilizando a palavra, o livre debate, a persuaso, o trabalho pastoral. Os erros eram examinados e resolvidos por conflitos e snodos. Santo Agostinho, que chegou a aderir ao maniquesmo, destacou depois, com a veemncia de sua palavra e o fulgor de sua inteligncia. Foi graas converso de Constantino (313), que o cristianismo se torna tolerado em Roma, e, em 380, passa a ser a religio oficial. A partir de ento, sucessivos imperadores passam a punir, com extremo rigor, o paganismo, as heresias, e tambm os judeus.

Ano 2, n 1, p.54-105, nov 2010

O Direito Romano cria a figura do crime de les-majestade divina, que, equiparando-se ao de lesa-majestade contra o Poder Civil, passa a ser enfrentado com severidade. As penas contra eles eram de morte, de exlio e a confiscao de bens. As heresias nocivas prosseguem pela Idade Mdia, algumas nos sculos XI e XII, rejeitando todos os sinais exteriores da f. Igrejas so profanadas e altares queimados. Presos no se sujeitam Igreja e, ento, so excomungados e levados fogueira. Por todo canto, enfim, surgem desvios religiosos, que geram confuso e alarmam a cristandade. As heresias, em geral, conseguiam alcanar grande sucesso entre as aldeias, desorientavam as pessoas. Ao mesmo tempo, o povo fiel ortodoxa, se revoltava contra os inovadores, dando origem s desordens e lutas cruentas. Foi por volta de 1216 que o Papa Inocncio III entregou a presidncia de um tribunal a So Domingos de Gusmo, com a inteno de combater a insuficincia do clero. Assim, aos poucos foi nascendo o que, depois, foi designado de Inquisio, que se consolidou em 1231, por bula do Papa Gregrio IX. Comeou o tribunal do Santo Ofcio na Frana e passou, depois, a outros pases europeus. Atravs da Inquisio, unem-se mais fortemente os Poderes (do rei e da Igreja), e reafirma-se a doutrina poltica baseada na idia das duas espadas: a da Igreja e a do rei, delegadas, ambas, por Deus para o exerccio da autoridade na esfera espiritual e temporal. A Justia Comum e a Cannica trabalham juntas no sentido de manter a f, a ordem e a moralidade pblicas, o que j vinha acontecendo, pois a Justia da Igreja e a Justia do Estado j puniam equivalentes infraes. Com a Inquisio, a Igreja apenas buscou obter maior eficincia da sua Justia, com regras mais severas. As tarefas que se tornaram especficas da Inquisio passaram a ser subtrados Justia Cannica tradicional, e confiados ao clero regular. Em princpio, cada tribunal funcionava de modo autnomo, porm, logo sentiu-se a necessidade de um rgo superior que centralizasse os trabalhos, decidisse recursos e resolvesse dvidas. Ento, em 1263, o Papa Urbano IV nomeou Joo Caetano Ursino para as funes de Inquisidor Geral. Este cargo foi abolido somente em 1542, quando Paulo III confiou suas atribuies Inquisio romana. A partir do sculo XV, a instituio foi declinando na maioria dos pases, exceto na pennsula ibrica.

Ano 2, n 1, p.55-105, nov 2010

Organizao do Tribunal e Atos Processuais Como j foi citada, a ao penal podia ter origem numa denncia de qualquer pessoa, ou decorrer de inqurito aberto ex-officio. Em ambos os casos, a instaurao ocorria por determinao da autoridade, e os trabalhos que se desenvolviam eram conduzidos por estas, sendo reduzidos a escrito e de modo religioso. O tribunal era designado Tribunal do Santo Ofcio da Inquisio, e era caracterizado por extrema sobriedade. Compunha-se do inquisidor, seus assistentes, de um conselheiro espiritual, guardas e um escrivo. As regras seguidas, em linhas iguais, foram as seguintes: quando ele se instalava em certas cidades, o primeiro ato consistia em apregoar a sua presena e reunir os fiis, exortando-os, sob juramento, se comprometendo em indicar os hereges e as pessoas suspeitas que conhecessem. Passava-se depois, mais ou menos de quinze a trinta dias, o Tempo de Graa, onde os culpados tinham a possibilidade de se purificarem. Cabia-lhes procurarem seus confessores para serem absolvidos dos pecados. Ao inquisidor deveriam garantir a sinceridade, ento cumprir penitncia, dar Igreja uma parte, ou a totalidade de seus bens e delatar os hereges de que tinham conhecimento. As pessoas suspeitas se no comparecessem por vontade prpria, eram, ento, convocadas a se apresentarem no Tribunal e, assim, eram submetidas a numerosos interrogatrios, tomados por termo pelo escrivo. Como garantia de seriedade e imparcialidade, deviam estar presentes no ato, duas pessoas de confiana e imparciais que mantinham segredo de tudo que assistiam. O interrogado poderia ser torturado e submetido priso processual, caso no confessasse a culpa. Quando concluda a instruo, encerrava-se o processo com sentena absolutria ou condenatria. Para o julgamento, o juiz devia ser assistido por assessores, que o orientavam, em geral selecionados entre jurisconsultos que tivessem amplo conhecimento do Direito Cannico e, tambm, do Direito Comum. O ru no poderia ser condenado priso perptua e, to pouco, a qualquer outra pena grave, sem a concordncia do bispo local. Aps deferidas as decises, realizava-se um ato pblico, designando de autosde-f (Portugal), cuja finalidade era restaurar no povo a pureza da f. Nesta solenidade,
Ano 2, n 1, p.56-105, nov 2010

os rus arrependidos proclamavam os seus arrependimentos e os rus impenitentes recebiam as penas cannicas, ou eram entregues ao brao secular. Quando a dvida persistia, mesmo aps a absolvio do ru, eram tomadas providncias acautelatrias como prestar juramento (purgao cannica), perante os conjuradores escolhidos entre os catlicos de confiana. Caso isso no acontecesse, o suspeito era excomungado, dispondo de um ano para mostrar arrependimento; caso contrrio, era considerado herege. No entanto, o Estado encontrava dificuldades para descobrir os crimes e seus autores, ento, incentivava as acusaes secretas, garantindo sigilo sobre a identidade do denunciante. Esta prtica de delao annima durou at o sculo XVIII, quando desapareceu. Os inquisidores deviam devassar o ntimo do ru, penetrar em seu pensamento e em suas opinies ntimas. O crime que ele perseguia era um crime espiritual. A prpria dvida era uma forma de heresia, e uma das tarefas do inquisidor era ter certeza da f dos fiis. Os atos exteriores e os protestos verbais nada contavam. O acusado podia assistir missa, ser liberal em suas contribuies, confessar-se e comungar pontualmente e, espiritualmente, ser um herege.

A Defesa dos Acusados

A figura do advogado (defesa) era vista com profundo respeito e antipatia, quase como um cmplice do ru. Eles eram considerados homens que s serviam para perturbar o bom andamento da Justia no Direito Comum. O acusador oficial existia, mas o juiz atuava sozinho no processo e admitia-se que ele cuidasse tanto da acusao, como da defesa. A existncia da tripartio de atribuies (acusador, defensor e juiz), eqidistantes e imparciais das partes, aos poucos foi se firmando no Direito Processual, porm, muito tardou esse acontecimento. A atuao do advogado de defesa tambm teve muitas restries no Direito Cannico. A interveno de defensores, enfim, era mal recebida, o que era muito mais grave no Direito Comum, que cuidava do haver da questo, do que no Direito Cannico que se interessava pelo ser.

Ano 2, n 1, p.57-105, nov 2010

Na Justia do Estado, cuidava-se de investigar se o ru havia ou no cometido o crime. Tudo girava em torno da existncia de certos fatos concretos e um advogado de defesa teria muito a fazer, colhendo provas sobre o material ftico e, apresentando argumentos destinados a orientar o juiz. A sua ausncia representava grave lacuna na ministrao da Justia. Quanto ao Direito Cannico, no que se diz respeito heresia, as investigaes giram em torno do dilogo entre o suspeito e o juiz religioso, sendo que o advogado pouco, ou nada, tem a fazer. Porm, quando admitido um advogado ele deveria ter slida formao religiosa.

Decadncia dos Tribunais Eclesisticos

A partir do sculo XVI, o Direito Cannico deixa progressivamente de desempenhar o papel que tinha na Idade Mdia. A sua influncia limita-se, cada vez mais, s questes religiosas. A Igreja encontra-se dividida pela Reforma; numerosos pases, a Inglaterra, as Provncias Unidas, os pases escandinavos, a maior parte da Alemanha, deixam de estar sob a obedincia de Roma. Mesmo onde o catolicismo se mantm, o Estado laiciza-se; rejeita a interveno da Igreja na organizao e funcionamento dos seus rgos polticos e judicirios. Nos sculos XIX e XX os tribunais eclesisticos ordenavam toda a competncia exclusiva, e at concorrente, mesmo relativamente ao clero, salvo, evidentemente, nas matrias disciplinares internas da Igreja. Atualmente, estudiosos catlicos reconhecem, humildemente, os erros e excessos praticados. Porm a Igreja alvo de muitas crticas e, para muitos escritores, ela se torna alvo de escndalos. Apesar disto, o Direito Cannico um direto ainda bem vivo. Apesar da secularizao das instituies pblicas e privadas, e da separao da Igreja e do Estado, estabelecida em vrios pases, ela continua a reger as relaes entre os membros da comunidade crist, uma vez que estes se lhe submetem voluntariamente.

Ano 2, n 1, p.58-105, nov 2010

Concluso
Retomando algumas das posies dispostas anteriormente, temos que a base do Direito Penal constituda pela religio, isto , pelo catolicismo medieval, na qual a noo de crime se confundia com a de pecado e, portanto, deveria ser punida pela justia terrena. Assim, as penas tinham o intuito de apaziguar a divindade ultrajada, evitando sua possvel ira contra o povo a que pertencia o culpado, e atraindo, desta maneira, a bno dos cus. Tanto a justia comum como a eclesistica ocuparam-se dos mesmos assuntos durante a Idade das Trevas, promovendo iguais crimes. O Direito Penal de Crimes, resultante deste ambiente, consistia em reter as ofensas religio, ou prpria Igreja, e contava com a competncia dos Tribunais Seculares e dos eclesisticos para perseguir os autores de tais crimes, reprimindo-os com mtodos processuais e penais extremamente rigorosos. Com a instalao do Tribunal do Santo Ofcio, a Igreja pretendia defender sua integridade, o que, mais tarde, resultou na maior guerra contra ela dirigida. Uma das principais causas do descrdito eclesistico o fato de que, durante a Inquisio, esta, procurando buscar a verdade atravs de atos de violncia e, com isso, adquirindo mais poder e riquezas, chocava a populao, causando profunda repulsa. Bastava mencionar-se a palavra Inquisio para provocar terror e colocar as pessoas em estado de fuga. Se no considerssemos o ambiente cultural e de costumes no qual se desenvolveu a Inquisio, chegaramos concluso de que o Santo Ofcio era formado por pessoas inescrupulosas, desonestas, sdicas e at psicopatas, as quais, com gestos de intensa opresso, prendiam, condenavam e levavam morte todos aqueles que no compartilhassem de seus ideais. A justia eclesistica valia-se do interdicto e da excomunho. Alm disso, devemos considerar, tambm, as precrias condies dos meios comunicacionais da poca, o que dificultava a fiscalizao das cortes inquisitrias. Igualmente, sabe-se que, apesar de alguns juzes serem mais moderados e outros mais severos, todos agiam por razes de ordem sobrenatural.

Ano 2, n 1, p.59-105, nov 2010

Conclumos que, contudo, inevitvel salientarmos que a Igreja foi um instrumento de grande contribuio para a formao do Sistema Jurdico, de um modo geral, pois foi a primeira instituio a ter suas normas escritas das quais se h conhecimento. Obviamente, no passado ficaram grandes erros, os quais jamais, nos tempos atuais, podero ser admitidos. A justia humana de forma alguma pode alcanar o pensamento, a intencionalidade do indivduo sem que este a revele ao mundo, ou seja, o pensamento maldoso somente ser ilcito quando exteriorizado por uma conduta, ativa ou omissa, que repercuta sobre a comunidade.

REFERNCIAS

ALMEIDA JUNIOR, Joo Mendes de. Processo Criminal Brasileiro. Vol. I, 3 edio. Rio de Janeiro: Ed. Rio de Janeiro, 1959. GILISSEN, John. Introduo Histrica ao Direito. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 5 edio, 2005. GONZAGA, Joo Bernardino. A Inquisio em seu Mundo. 2 edio. So Paulo: Saraiva, 1994.

Ano 2, n 1, p.60-105, nov 2010

You might also like