You are on page 1of 8

AQUISIO MVEL

DA

PROPRIEDADE

Vocs j conhecem os quatro modos de aquisio da propriedade imvel (530 do velho CC). Quanto propriedade mvel, esta se adquire pela: 1 - Tradio: a entrega efetiva da coisa mvel feita pelo proprietrio-alienante ao adquirente, em virtude de um contrato, com a inteno de transferir o domnio. A tradio completa o contrato, pois tenda em vista a importncia da propriedade para o direito, necessrio que, para se desfazer de um bem, alm de um contrato, a coisa seja concretamente entregue ao adquirente (ex: comprador, donatrio), confirmando o contrato (1226 e 1267). Com a tradio, o direito pessoal decorrente do contrato, torna-se direito real. O alienante (vendedor, doador) tem que ser dono da coisa (1268, parte inicial), e essa alienao pode ser gratuita (doao) ou onerosa (compra e venda). O contrato tem que ser vlido para eficcia da tradio ( 2 do 1268). Conseqncias prticas da tradio: se eu compro uma TV para pagar a prazo, coloco a TV no meu carro e sou roubado na esquina, no posso deixar de pagar as prestaes pois a TV j era minha, j tinha ocorrido a tradio; ao contrrio, se eu compro uma geladeira a vista e aguardo em casa o caminho da loja chegar, e o caminho roubado, a loja vai ter que me entregar outra geladeira pois a tradio no tinha ocorrido ainda. Em ambos os exemplos predomina o princpio "res perit domino (a coisa perece para o dono)". A tradio ato externo/pblico e corresponde ao registro para aquisio da propriedade imvel. Diz-se que a tradio o registro informal/sem solenidades. S aps a tradio que haver propriedade com todos os atributos do 1228. Seria possvel seqela sem tradio? Excepcionalmente sim, conforme nosso conhecido art. 475.

2 - Ocupao: ocupar se tornar proprietrio de coisa mvel sem dono ou de coisa abandonada. Ressalto que ocupar coisa imvel sem dono ou abandonada gera posse e no propriedade, posse que pode virar propriedade pela usucapio, como j vimos. Essa diferena porque as coisas imveis tm mais importncia econmica do que as mveis, ento a aquisio dos imveis pela ocupao exige mais requisitos. Coisa sem dono e coisa abandonada so coisas diferentes: a) coisa sem dono (res nulius), como a concha na praia ou o peixe no mar (1263). b) coisa abandonada (res derelictae), como o sof deixado na calada (1275, III) Ateno para no confundir estas duas espcies de coisas com uma terceira espcie, a coisa perdida (res amissa), pois as coisas perdidas no podem ser apropriadas pela ocupao, mas sim devem ser devolvidas ao dono. A perda da coisa no implica perda da propriedade. O ditado popular "achado no roubado" falso, e a coisa perdida no pode ser ocupada pelo descobridor sob pena de crime (art. 169, p, II do CP). O descobridor deve agir conforme art. 1233 mas tem direito a uma recompensa do 1234 (achdego o nome dessa recompensa), salvo se o dono da coisa preferir abandon-la, hiptese em que o descobridor pode ocupar a coisa por se tratar, agora, de res derelictae. Este art. 1234 consagra uma obrigao facultativa do dono da coisa/devedor da recompensa. Agora evidente que se o descobridor passar a usar a coisa terminar adquirindo-a pela usucapio e o passar do tempo ir tambm benefici-lo com a prescrio do aludido crime do CP.

3 - Achado do tesouro: isto hiptese de filme, prevista no art. 1264. So quatro os requisitos do tesouro: ser antigo, estar escondido (oculto, enterrado), o dono ser desconhecido e o descobridor ter encontrado casualmente (sem querer). O tesouro se

divide ao meio com o dono do terreno. Se o descobridor estava propositadamente procurando o tesouro em terreno alheio sem autorizao, no ter direito a nada (1265).

4 - Especificao: ocorre quando algum manipulando matria prima de outrem (ex: pedra, madeira, couro, barro, ferro) obtm espcie nova (ex: escultura, carranca, sapato, boneco, ferramenta). Esta coisa nova pertencer ao especificador/artfice que pelo seu trabalho/criatividade transformou a matria prima de outrem em espcie nova. Mas o especificador/artfice ter que indenizar o dono da matria prima. Se a matria prima do especificador no h problema. A lei faz prevalecer a inteligncia/criatividade/o trabalho intelectual/manual sobre a matria prima ( 2 do 1270). 5 - Confuso, comisto e adjuno: so trs modos diferentes e raros de aquisio da propriedade, tratados pelo CC numa seo nica. Tratam-se da mistura de coisas de proprietrios diferentes e que depois no podem ser separadas. A confuso a mistura de coisas lquidas (ex: vinho com refrigerante, lcool com gua - obs: no confundir com a confuso de direitos do 381 pois aqui a confuso de coisas). A comisto a mistura de coisas slidas (ex: sal com acar; sal com areia). E a adjuno a unio de coisas, no seria a mistura, mas a unio, a justaposio de coisas que no podem ser separadas sem estragar (ex: selo colado num lbum, pea soldada num motor, diamante incrustado num anel). As coisas sob confuso, comisto ou adjuno, obedecem a trs regras: a) as coisas vo pertencer aos respectivos donos se puderem ser separadas sem danificao (1272, caput); b) se a separao for impossvel ou muito onerosa surgir um condomnio forado entre os donos das coisas ( 1o do 1272); c) se uma das coisas puder ser considerada principal (ex: sal com areia mas que ainda serve para alimento do gado; diamante em

relao ao anel), o dono desta ser dono do todo e indenizar os demais ( 2o do 1272). Estas regras so supletivas, ou seja, tais regras no so imperativas (= obrigatrias) e podem ser modificadas pelas partes, pois no direito patrimonial privado predomina a autonomia da vontade. Ressalto que tal fenmeno tem que ser involuntrio (= acidental, ex: caminho de acar que virou em cima da areia de uma construo), pois se for voluntrio, os donos das coisas tm que disciplinar isso em contrato (ex: experincia para fazer nova bebida da mistura de vinho com cerveja). Se ocorrer m-f (ex: virar o caminho de propsito em cima da areia), aplica-se o 1273.

6 - Usucapio de coisa mvel (prxima aula, dia 19.10, pois dia 12 ser feriado e dia 14 eu no darei aula). AQUISIO MVEL 1 - Tradio 2 Ocupao 3 - Achado do tesouro 4 Especificao 5 - Confuso, comisto e adjuno DA PROPRIEDADE (continuao)

6 - Usucapio de coisa mvel: Aplica-se aos mveis e tambm aos semoventes (bens suscetveis de movimento prprio, como um boi, um cavalo, art 82). Esta usucapio de mveis mantem os mesmos fundamentos e requisitos da usucapio de imveis (vide aula 10). A usucapio de mveis mais rara e menor o tempo previsto em lei para sua aquisio tendo em vista a maior importncia econmica dos imveis na nossa vida. Para os imveis a usucapio se d entre cinco e quinze anos, j para os mveis se d entre trs e cinco anos.

Espcies de usucapio mvel: a) ordinria: 1260: exige posse, ento no possvel a mera deteno do 1198 ou a tolerncia do 1208; exige animus domini, o que corresponde ao como sua do 1260; incontestadamente, que significa mansa, pacfica e pblica; tambm exige justo ttulo e boa-f, pois o prazo menor, apenas trs anos. b) extraordinria: tem as mesmas exigncias da ordinria (posse mansa, pacfica e pblica com animus domini) , s que o prazo maior, de cinco anos, pois dispensa a boa-f -1261; esta a usucapio de mveis que beneficia o ladro e o descobridor de coisa perdida. PERDA DA PROPRIEDADE MVEL E IMVEL O Cdigo Civil disciplina separadamente a aquisio dos imveis (captulo 2) da aquisio dos mveis (cap. 3), mas a perda da propriedade tratada num nico captulo, tanto para os mveis como para os imveis. Em geral, aos modos de aquisio, correspondem modos de perda, pois enquanto uns adquirem, outros perdem (ex: A perde pelo abandono um sof velho, B pega este sof e adquire pela ocupao: o mesmo fenmeno visto de lados opostos). Vejamos os casos: a) a morte: o falecido perde a propriedade dos seus bens, que automaticamente se transferem para seus herdeiros; 1784 b) a usucapio: a usucapio modo de aquisio para um, e modo de perda para o proprietrio desidioso; o outro lado do mesmo fenmeno. c) a dissoluo do casamento: veremos isso em Dir. de Famlia, como o divrcio pode levar perda de bens (ou aquisio, depende do regime de bens, depende de qual dos cnjuges mais rico) . d) a alienao: modo voluntrio de perda, e a alienao pode ser gratuita (ex: doao) ou onerosa (ex: compra e venda, troca, dao em pagamento).

e) renncia: no confundir com abandono que veremos adiante; a renncia uma declarao de vontade expressa onde o proprietrio afirma que no mais quer aquele bem, mas sem transferi-lo a outrm; a renncia de imveis exige escritura pblica (108) e registro em cartrio (p do 1275); vide renncia de herana no 1806 (veremos no 1813 que a renncia da herana no prejudicar o credor do herdeiro); a renncia rara, o mais comum o simples abandono. f) abandono: um gesto, um comportamento inequvoco de se desfazer da coisa (obs: os loucos e os menores no podem abandonar, pois no podem dispor de seus bens); ateno para no confundir coisa abandonada (res derelictae) com coisa perdida (res amissa), pois a coisa perdida deve ser devolvida ao dono, j a coisa abandonada pode ser apropriada pela ocupao. As coisas mveis abandonadas no preocupam ao Direito; as semoventes preocupam porque animais soltos pelas ruas/estradas provocam acidentes; as coisas imveis abandonadas tambm preocupam ao Direito por causa da funo social da propriedade (ver 1276 e ). Lembrem tambm que ocupar coisa imvel abandonada s gera posse (vide aula 11). g) perecimento da coisa: no h direito sem objeto, e o objeto do direito real a coisa; se a coisa se extingue, perece tambm o direito real. (ex: anel que cai no mar; terreno que invadido pelo mar; carro que sofre um incndio); o perecimento pode ser voluntrio (ex: o dono destruir seu relgio). h) desapropriao: a interferncia do poder pblico no domnio privado, assunto que vocs estudaro em dir. administrativo (DL 3365/41); a desapropriao involuntria. i) execuo: assunto de processo civil; se d a perda da propriedade, pois o Juiz retira bens do devedor e os vende em leilo para satisfazer o credor; perda involuntria.

j) advento da conduo resolutiva: extingue a propriedade resolvel (1359); ex: compro uma casa com clusula de retrovenda, ento se o vendedor exercer a opo de recompra, eu perderei a casa (505); outro ex: o fideicomisso, que veremos em Civil 7 (1951 e 1953); o titular da propriedade resolvel sabe que sua propriedade pode extinguir-se por uma clusula no ttulo aquisitivo. Vide art. 1275, que apenas exemplificativo (no taxativo/exaustivo), pois vimos acima que h outros casos alm dos cinco casos do 1275. DIREITOS DE VIZINHANA J sabemos que a propriedade um direito que se presume pleno, ou seja, completo com suas trs faculdades de uso, fruio e disposio (1231); alm disso, a propriedade um direito absoluto (vide caractersticas da propriedade), assim o dono pode fazer o que quiser com seus bens, o que corresponde ao jus abutendi (= direito de dispor, de abusar da coisa). Mas a prpria lei restringe esse absolutismo da propriedade; uma das restries, j vista, a da funo social da propriedade ( 1 do 1228); outra j vista a do abuso de direito ( 2 do 1228); uma terceira restrio que vamos conhecer hoje so os direitos de vizinhana. Conceito: DV so dir. de convivncia decorrentes da interferncia entre prdios, limtrofes ou no. Juridicamente falando, os vizinhos podem morar no mesmo quarteiro ou no mesmo bairro, no apenas aquele que mora contguo, que seu confinante/limtrofe. Fundamento: os DV existem para limitar a propriedade em prol do bom convvio social entre vizinhos, afinal o Poder Pblico tem interesse em que os cidados vivam em harmonia. Quanto pior e mais amontoadas as pessoas vivem, mais surgem conflitos que sempre desguam no Judicirio. O Governo gosta de criticar o Judicirio, reclamar da lentido da Justia, etc., mas o Governo no investe numa

poltica rural que mantenha o homem no campo, pois nas cidades os conflitos de vizinhana so muito maiores, sobrecarregando os Juzes. Caractersticas dos DV: 1) as normas dos DV so recprocas, ou seja, o que eu no posso fazer, meu vizinho tambm no pode. a lei que obriga, ao invs das servides prediais, que veremos no prximo semestre, pois as SP resultam de contrato e no so recprocas, mas beneficiam um imvel e prejudicam outro (ex: servido de vista, de passagem, etc). 2) os DV correspondem a uma obrigao real, que est vinculada coisa, aplicando-se a qualquer proprietrio, inquilino, detentor, etc. (ex: 1297: eu compro uma fazenda com a cerca quebrada, eu serei obrigado a reparar a cerca, no vou poder cobrar isso do ex-dono, mesmo que a cerca tenha se quebrado na poca dele). Regras dos Direitos de Vizinhana: 1 Do uso anormal da propriedade: o uso nocivo da propriedade de modo a perturbar a sade, o sossego e a segurana dos vizinhos (1277 e p); ex: cachorro brabo/latindo, fumaa, venda de fogos, esgoto, rvore velha ameaando cair, etc. O que sossego do vizinho? O que limite ordinrio de tolerncia? A norma muito ampla e subjetiva, depende sempre do caso concreto e do bom senso do Juiz. (observem que no s a correo da prova que subjetiva, a lei muitas vezes tambm o !). Em algumas situaes, o uso nocivo precisa ser tolerado pelo interesse pblico (ex: hospital que emite fumaa, escola que faz muito barulho, os vizinhos vo ter que aguentar os inconvenientes, mas tero direito a uma indenizao do hospital/escola, 1278, 1279). O critrio de pr-ocupao (de quem chegou primeiro), pode ajudar o Juiz a decidir, assim se voc vai morar perto de um canil, ter que aguentar a cachorrada. Mas se acabaram de inventar um filtro para chamin e voc vai morar perto de uma fbrica, pode o Juiz determinar a instalao do filtro para acabar com o p. Outro critrio objetivo para ajudar o Juiz

analisar o destino do bairro, residencial, comercial, social (barzinhos). Sanes para o infrator - o vizinho que perturba a sade, o sossego e a segurana dos outros dever ser condenado a uma indenizao por danos materiais e morais, bem como a fazer cessar o inconveniente, sob pena de multa diria; outra sano a prestao de cauo (= garantia, ex: fiana, hipoteca, depsito de dinheiro, etc) para garantir a indenizao do vizinho caso o dano iminente ocorra (1280, 1281, 937, 938). Vejam que a questo civil, podendo resolver-se nos Juizados Especiais Cveis, ento no sobrecarreguem a polcia com brigas com seus vizinhos. 2 Das rvores limtrofes: estas regras se aplicam s rvores prximas ou no meio de dois terrenos. A rvore que est no meio dos terrenos pertence aos dois vizinhos (1282), o que se chama de condomnio forado. A rvore que est num terreno pertence ao dono do terreno (79, 92), mas se seus galhos passam para o outro terreno, o vizinho poder pegar os frutos que carem naturalmente (1284 no pode derrubar os frutos) e o vizinho ainda pode cortar os galhos (1283 caso raro de justia privada/com as prprias mos no nosso direito). Se os frutos caem em via pblica (rua, praa), os frutos so do dono da rvore, pois nesse caso ele no ter que pedir autorizao a nenhum vizinho para peg-los, no gerando assim nenhum incmodo de ter que ficar entrando na casa dos outros. 3 Da passagem forada: um prdio (lembrem-se que prdio em direito significa imvel, rural ou urbano, edificado ou no) sem sada intil pois fica sem acesso para moradia e explorao econmica. Se a sada existe mas muito ruim (ex: no inverno fica intrasitvel), tambm prejudica a explorao do prdio. Ento nestas condies o proprietrio ter direito a pedir para passar pelo terreno do vizinho, pagando uma indenizao. um ato lcito com dano, lcito porque autorizado pela lei, mas causa um dano/transtorno ao vizinho, que por isso deve ser indenizado.

Conceito de passagem forada: direito do dono do prdio encravado de pagar para passar pelo terreno vizinho, a fim de ter acesso a via pblica (1285). Fundamento: de interesse pblico que todos os prdios tenham um bom acesso para serem melhor explorados economicamente, gerando lucros, empregos e impostos. Ressalto que a passagem no gratuita mas onerosa, e o proprietrio do prdio encravado, alm de pagar a indenizao, tambm ter que conservar o caminho. A passagem deve ser fixada no caminho mais curto, no prdio mais prximo e de forma mais barata para ambos os vizinhos ( 1 do 1285). A PF difere da servido predial pois esta decorre de contrato (acordo), seja o prdio encravado ou no, enquanto a PF imposta pela lei apenas para prdios sem sada. Se o prdio tem sada mas o proprietrio quer apenas encurtar caminho, no cabe impor a passagem forada, mas sim celebrar atravs de contrato a servido predial de passagem. 4 Da passagem de cabos e tubulaes (prxima aula). DIREITOS DE VIZINHANA Regras dos Direitos de Vizinhana: (continuao) 4 Da passagem de cabos e tubulaes: Trata-se de obrigao de tolerar que um vizinho tem para beneficiar outro vizinho com a passagem de cabos e tubulaes subterrneos pelo seu terreno. uma novidade do Cdigo de 2002, importante tendo em vista o avano da tecnologia e a existncia de cabos de internet, gs encanado, TV por assinatura, etc. (1286) Tambm possvel a construo de aquedutos para transporte canalizado de gua (1293 a 1296). Assemelha-se a uma desapropriao privada, pois preciso pagar indenizao.

5 Das guas: Cresce a cada dia no mundo moderno a importncia das guas, e se diz que no futuro prximo os pases vo brigar por gua potvel, e no mais por territrios ou petrleo. A gua um bem maior de sobrevivncia esgotvel e importante sua regulamentao para evitar poluio e desperdcio (1291). Nosso CC traz algumas regras importantes sobre as guas, vejamos: -1288: toda gua corre naturalmente de cima para baixo, do rio para o mar, ento um vizinho no pode reclamar do estrago que as guas vindas do terreno de cima faam no seu; o proprietrio de baixo deve usar a criatividade e se beneficiar da sua condio inferior, construindo uma bica, um moinho, etc. -1290: as guas que cortam meu terreno podem ser utilizadas para consumo, mas o curso natural das guas no pode ser interrompido. (obs: quando a gua muita, o vizinho inferior prefere que o superior impea seu fluxo, mas em poca de seca o contrrio). - 1292: a lei estimula que as pessoas/fazendas construam barragens para represar gua de chuva, afinal trata-se de uma gua limpa. Parece existir uma contradio entre este artigo e o 1290, mas isso se resolve com bom senso, coibindo-se o abuso, e estimulando o maior aproveitamento da gua para as pessoas e para a agricultura. - 187 e 2 do 1228 : abuso de direito - a lei probe o uso da gua para fins egostas ou inteis Vejam tambm sobre guas o Cdigo de guas (Decreto 24.643/34) e a Lei dos Recursos Hdricos (lei 9.433/97) 6 Dos limites entre prdios O Estado tem interesse que os limites entre prdios (lembrem-se que um prdio qualquer imvel, rural ou urbano,

edificado ou no) sejam corretos para a devida tributao. O proprietrio tem o direito de cercar/murar seu terreno dividindo as despesas com seu vizinho (1297). Este direito chama-se de direito de tapagem e o muro pertencer a ambos em condomnio forado ( 1 do 1297). Os limites podem ser fixados por marcos naturais, como um rio, uma serra, uma rvore, etc. ( 2 do 1297). Se voc quiser exercer este direito, faa um acordo com seu vizinho. Se o vizinho no quiser conversa, pegue trs oramentos do muro, faa o muro pelo oramento mais baixo e v cobrar judicialmente do vizinho a metade do custo. permitido incluir no custo do muro a colocao de ofendculas para impedir a invaso (ex: pregos, cacos de vidro, cercas eltricas, etc., depende do costume do lugar e das normas municipais). Se voc tem dvida sobre os limites do seu terreno, antes de murar entre com uma ao de demarcao (1298 CC e 946, I, CPC). 7 Do direito de construir: O proprietrio pode dispor (jus abutendi), ento pode reformar, demolir, escavar, aterrar e construir no seu terreno. O direito de construir tem limites no CC e em regulamentos administrativos municipais que variam muito (1299). O Juiz geralmente precisa de um engenheiro civil para aplicar estes artigos. O poder pblico municipal quem autoriza, organiza e fiscaliza as construes para a devida cobrana de impostos, para zelar pela segurana das obras, pelo respeito aos direitos de vizinhana, pela arquitetura da cidade e pela intimidade da famlia. Esta autorizao necessria, mas a burocracia poderia ser menor para estimular as construes e a gerao de empregos, afinal a construo civil emprega muita mo de obra sem qualificao. A regra geral a da liberdade de construir, mas no se pode: - despejar goteiras sobre o terreno/teto do vizinho (1300)

- no se pode abrir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho, de modo que entre uma janela e outra deve haver trs metros (1,5 m de recuo de cada lado, art. 1301); se voc no vai fazer uma janela, pode construir na zona urbana at o limite do terreno, mas na zona rural tem que deixar trs metros, mesmo sem abrir janela, afinal os terrenos rurais so maiores (1303). - no se pode encostar na parede divisria fornos muito grandes para no incomodar o vizinho (1308 e p). - no se pode construir fossa junto de poo de gua (1309). - no se pode executar obras arriscadas (1311) Sano para o vizinho que violar estas regras: 1.312. Por outro lado, o vizinho pode: - exercer o direito de travejar ou madeirar (1304), ou seja, em casas alinhadas pode-se construir apoiando na parede divisria do vizinho, pagando a devida indenizao. - pode colocar armrio at o meio da parede divisria, se j no tiver armrio do outro lado (1306). - pode entrar na casa do vizinho para fazer as obras na sua casa com segurana (1313, I e 1); trata-se de uma norma inconveniente que traz muito problema na prtica, pois ningum gosta de ver os vizinhos dentro de sua casa. Final dos Direitos de Vizinhana, na prxima aula veremos Condomnio CONDOMNIO EDILCIO 1 Introduo: Este o condomnio em edifcios, conjuntos residenciais, loteamentos fechados e clubes de campo.

O aumento da populao urbana, o alto preo do solo nas cidades e a moderna tecnologia de engenharia fizeram crescer a importncia do condomnio em edifcio, e o direito no poderia deixar de regul-lo. No s nas metrpoles, mas nas cidades de mdio porte (ex: Caruaru) j se vem vrios edifcios. Alm do novo CC, a matria est regulada pela lei 4.591/64. O velho CC no previa pois no existiam edifcios cem anos trs. A recente lei 10.931/04 j mudou alguns artigos do CC sobre condomnio, procurem esta lei e atualizem o cdigo de vocs. No condomnio edilcio existe duplicidade de direitos reais: 1) propriedade plena e exclusiva dos apartamentos, lojas, casas e garagens; 2) condomnio das reas comuns, disciplinada pela vontade coletiva prevista em conveno e regimento interno, como portaria, escada, circulao, playground, piscina, salo de festas, etc, com uma frao ideal para cada condmino (1331, 1 e 2). 2 - Personalidade: o condomnio edilcio no uma pessoa jurdica e nem pessoa fsica, sua personalidade anmala, e o novo CC manteve essa dvida, apesar do condomnio celebrar muitos contratos na vida moderna. No fundo, o condomnio est mais perto de ser uma pessoa jurdica do que uma pessoa fsica, sendo representado pelo sndico (1347, 1348). Ao sndico cabe tambm administrar o condomnio e prestar contas assemblia geral. 3 - Instituio: surge o condomnio pela vontade das partes (1332), sendo muito comuns os condomnios por incorporao (trata-se de um contrato de dir. comercial que prev a construo de um edifcio para a venda dos apartamentos; o que fazem as construtoras em toda a cidade; ver lei 4.591/64, a partir do art. 28).

4 - Regulamentao: alm da lei, a vontade coletiva que predomina nos condomnios edilcios est sujeita a uma conveno e a um regimento interno. A conveno mais ampla, dispe sobre questes fixas de formao e funcionamento do condomnio (1334), e para ser mudada se exige aprovao de 2/3 dos votos dos condminos (1351). J o regimento interno deve ser feito separado e dispe sobre questes menores, dinmicas (ex: funes do zelador, proibir cachorro, uso da piscina, carrinho de feira s pelo elevador de servio, etc) e pode ser alterado por maioria simples presente na assemblia convocada para este fim (a aludida lei 10.931 alterou o quorum do art. 1351 para o regimento interno). 5 Direitos e deveres dos condminos: os direitos esto no 1335 e os deveres so obedecer conveno e ao regimento interno, alm do 1336. Dvidas antigas de condomnio so de responsabilidade do atual dono, obrigao real do 1345, que vincula a coisa, e no a pessoa do devedor. Fazer seguro obrigatrio, seu edifcio tem seguro (1346)? O descumprimento dos deveres implica em sanes variadas previstas na lei e na conveno. O 1 do 1336 muito criticado por estimular a inadimplncia, porque s permite uma multa de 2% para a contribuio condominial paga em atraso. Em compensao, uma sano grave para o condmino que descumpre suas obrigaes ou tem comportamento anti-social est no 1337 e p, mas deve-se assegurar sempre ampla defesa. 6 Obras no condomnio: 1341; percebam que as benfeitorias teis sempre exigem prvia autorizao, como eu defendo e expliquei a vocs desde os efeitos da posse. Vejam aula sobre os efeitos da posse e indenizao de benfeitorias. 7 Assemblia Geral: o Poder Legislativo do condomnio, enquanto o sndico representa o Poder Executivo. A AG a ltima instncia do condomnio, depois dela s o Poder Judicirio. Todos os condminos tm que ser convocados para as assemblias (1354). Existem assemblias ordinrias (todo ano, 1350), e

extraordinrias (sempre que houver necessidade, 1355), que decidem por maioria, conforme as fraes ideais (1352 e p). 8 Extino do condomnio: 1) por perecimento do bem (1357) 2) por desapropriao do edifcio (1358) 3) por venda de todas as unidades a uma s pessoa, caso todas as pessoas queiram vender; aqui o contrrio do condomnio geral, visto na aula passada, pois para vender necessrio o consentimento de todos, enquanto no condomnio geral basta um querer vender para se impor aos demais (1320).

You might also like