You are on page 1of 3

Projecto Pedaggico e de Animao

a) Princpios, valores, objectivos e estratgias educativas e pedaggicas


Princpios, valores e objectivos tido como certo que comportamentos como a actividade fsica e o exerccio fsico tm efeitos benficos na sade. No entanto, no se verifica o seu reconhecimento por parte da nossa sociedade, o que se repercute na continuidade de estilos de vida cada vez mais sedentrios. Actualmente os nveis de actividade fsica das crianas e jovens so insuficientes para a manuteno e promoo da sade. Principalmente nas cidades h cada vez mais casas e menos espaos verdes; h cada vez mais carros e menos espaos para os pees; h mais crianas dentro de espaos fechados e menos crianas a brincar nas ruas. As brincadeiras das crianas so cada vez mais sedentrias e menos activas. H semelhana do que ocorre no homem moderno, deslocam-se sentadas, trabalham sentadas, distraem-se lendo, vendo televiso, navegando na Internet e jogando computador sempre sentadas! A essncia desta epidemia de falta de exerccio fsico encontra-se nos hbitos sedentrios da populao, s podendo ser alterado com uma aco vigorosa desde muito cedo no indivduo, de forma a desenvolver nas crianas e nos jovens uma verdadeira apetncia por um estilo de vida activo e saudvel que possa ser transportado ao longo da sua vida adulta. As Frias Radicais Natal11 contemplam um projecto pedaggico criado com base em conceitos de Educao, atravs do Desporto. um Programa de actividades que visa a ocupao dos tempos livres nas frias de Natal. Tm como objectivo promover e proporcionar o contacto com vrios desportos, desenvolvendo hbitos de prtica desportiva, contribuindo assim, para a formao e desenvolvimento integral dos Jovens, motivar o trabalho de equipa e o esprito de aventura, adquirir ou aprofundar conhecimentos culturais, criar um sentimento de auto-estima, exercer plenamente a cidadaniaa. O presente projecto tem a inteno de criar oportunidades para Educar e Formar Crianas e Jovens com os valores de autonomia, empatia, iniciativa, confiana e auto-estima (os cinco elementos de sociabilizao na aprendizagem e no relacionamento com o outro). Assim, proporcionado aos participantes um espao de salutar convvio, com actividades que contribuam positivamente para o crescimento e consolidao dos seus conhecimentos, assim como para o despertar de novos talentos e capacidades. Pretende-se ainda, dar uma nova opo de escolha s famlias que necessitam de um espao para deixar os seus filhos; contribuir para uma boa integrao na sociedade civil; proporcionar um ambiente de so convvio entre os participantes; proporcionar novas experincias aos participantes; enriquecer cultural e intelectualmente os participantes.

So finalidades deste Campo de Frias No Residencial: 1 2 3 1. Desenvolver o nvel funcional das capacidades motoras dos participantes, atravs da experincia de um grande e variado leque de actividades desportivas; 2. Realizao das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a aco dos outros participantes; 3. Fomentar a aquisio de hbitos e comportamentos de estilos de vida saudveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos ndices de prtica desportiva da populao portuguesa;

4
5

4. Fomentar o esprito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes;

O projecto Frias Radicais Natal11 possui um contedo educativo, que permite o desenvolvimento de certas dimenses da personalidade dos participantes: - Dimenso motora: Factores perceptivos; Factores de execuo e coordenao motora; - Dimenso cognitiva: Capacidades de observao, anlise, interpretao e adequao das solues; - Dimenso relacional: Relacionamento afectivo; Descoberta do outro; Aprendizagem social. Domnios a desenvolver: - Competncias de Aco (saber fazer): desenvolver habilidades motoras, melhorar o desempenho/ capacidade de realizao; - Aspectos Fisiolgicos e da Condio Fsica: elevar as capacidades condicionais e coordenativas; - Cultura Desportiva (conhecimentos/ saber): conhecer regras dos diferentes jogos / modalidades; identificar / preservar / manusear o material didctico; conhecer equipamento; conhecer o funcionamento do corpo humano; conhecer / aplicar regras bsicas de higiene; - Conceitos Psico-sociais (atitudes / valores saber ser): fair-play; cumprir regras; ter um bom relacionamento interpessoal; adquirir princpios de cordialidade e respeito com os restantes participantes e monitores.

Estratgias Educativas e Pedaggicas A perspectiva pedaggica da entidade organizadora, parte da valorizao dos conhecimentos individuais de cada criana e jovem e de cada membro da equipa pedaggica ou colaborador, considerando todas as aprendizagens como actividades culturais. Estimulamos e promovemos a integrao, participao (promovendo uma implicao activa dos participantes, motivando-os para a aco, assegurando que todos sejam protagonistas nas diversas aces, como membros

integrantes de um grupo), segurana, confiana e relacionamento de todos os participantes nas diversas actividades. Desta forma, privilegiamos em todas as nossas actividades as aprendizagens activas e significativas, a inovao, criao, cooperao, diferenciao pedaggica e a incluso. Assim, pretende-se durante o decorrer dos Campos de Frias obter e conseguir uma aprendizagem constante, activa e com significado futuro para as crianas e jovens. Com actividades de carcter desportivo, cultural ou meramente recreativo, nossa misso proporcionar aos participantes umas ptimas frias, plenas de mil aventuras.

b) Metodologia da avaliao a efectuar em cada campo de frias

A avaliao do Projecto Pedaggico e de Animao feita de forma regular nas reunies de preparao e de reflexo do campo de frias, sendo tambm avaliado no final do seu perodo de vigncia atravs de um inqurito aos participantes e equipa tcnica.

c) Aces previstas, e a ponderar, em relao seleco, recrutamento e formao complementar do pessoal tcnico
Relativamente seleco e recrutamento do pessoal tcnico, adoptamos um conjunto de procedimentos. O recrutamento passa por seleccionar tcnicos especializados em cada uma das actividades a implementar. A aula de Taekwondo ter a presena do Pedro Campanio (treinador adjunto da seleco nacional e do TKD S.C.Braga). A aula de Capoeira e de Hip-hop sero ministradas por professores especializados em cada uma das reas. A aula rope skipping ter a presena da equipa nacional e ser ministrada pelo treinador nacional. O coordenador licenciado em Educao Fsica e Desporto, e os restantes monitores so profissionais de desporto.

You might also like