You are on page 1of 4

QUANTO AO CREDENCIAMENTO DOS INSCRITOS NA OAB - Arts. 1 e 2 da Lei 11.419/2006.

Assegurar que no haver nus para os inscritos na OAB quanto ao acesso aos sites dos rgos do Poder Judicirio pelo meio eletrnico, em razo do cadastro pelo Judicirio ou qualquer outro mtodo de credenciamento que venha a ser criado, que condicione a prtica de atos processuais.

Assegurar que todos os rgos do Poder Judicirio que utilizem senhas para dar acesso aos inscritos da OAB, at o julgamento do mrito da ADI 3880/STF, sejam obrigados a consultar previamente o Cadastro Nacional de Advogados para fins de credenciar advogados e estagirios.

Nos casos em que os rgos do Poder Judicirio j credenciaram os inscritos pela OAB por senhas, sero obrigados a criar um sistema que permita aferir se os inscritos que j se beneficiaram destas senhas esto no regular exerccio profissional, cotejando as informaes constantes no Cadastro Nacional dos Advogados.

QUANTO FORMA DA ASSINATURA DIGITAL UTILIZADA PARA A PRTICA DE ATOS PROCESSUAIS - Art. 1o, III, "a", c/c arts. 556 do CPC, art. 154, 2, do CPC c/c art. 169, 2 e 3, do CPC.

1) Os arquivos eletrnicos correspondentes prtica de atos processuais, bem como o Dirio Eletrnico da Justia, devero ser assinados digitalmente, com certificao eletrnica que indique os dados profissionais do titular (juiz, advogado, membro do Ministrio Pblico, serventurio etc.). Por exemplo - Magistrado: Comarca, Vara etc; Advogado: nmero de inscrio, Seccional e Subseo.

2) Os arquivos correspondentes a atos processuais, inclusive das assinaturas eletrnicas, devem ser sob formato que permita gerao e verificao por diversos programas, evitando-se padres proprietrios.

3) Para efeito de prtica de atos processuais por advogado, somente deve ser admitido certificado eletrnico expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil que, por lei, tem competncia exclusiva para promover a representao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados de toda a Repblica Federativa Brasileira (art. 44, inciso II, da Lei n. 8.906/94).

4) Os Tribunais que utilizarem o processo eletrnico devero adotar normas claras sobre funcionalidade, acesso e responsabilidades, devendo ser vedada qualquer norma que pretenda estabelecer o chamado "no repdio", ou seja, a proibio de algum negar a titularidade, o uso da chave privada ou a titularidade do certificado eletrnico.

PROTOCOLO ELETRNICO - Art. 3o.

Sugerimos que o protocolo eletrnico das peties deva ser facultativo, realizado por meio de assinatura digital com chave privada do respectivo Tribunal, utilizando sistema de datao passvel de auditoria.

Nos casos em que o advogado comparecer presencialmente para o protocolo de peties em papel, os rgos do Poder Judicirio devero prover equipamentos de digitalizao e de acesso rede mundial de computadores disposio dos interessados, nos termos do artigo 10 pargrafo terceiro da Lei n 11.419.

QUANTO AO DIRIO DA JUSTIA ELETRNICO DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO - Art. 4o.

1) Deve ser expressamente vedada a cobrana de valores pela informao aos atos do processo, inclusive s publicaes no Dirio

Eletrnico da Justia.

2) Em razo da operacionalidade e do custo, devem os rgos do Poder Judicirio ser orientados a no utilizarem sistemas de intimao por meio de acesso com login e senha. Isso por ser mais caro, menos seguro e mais demorado do que o prprio Dirio Eletrnico da Justia, alm de no observarem necessria publicidade das intimaes dos atos processuais.

3) O Dirio Eletrnico da Justia deve ser disponibilizado em um nico arquivo e no um arquivo por pgina.

QUANTO S INTIMAES ELETRNICAS DOS INSCRITOS NA OAB PUBLICADAS EM PORTAL - Art. 5o.

Assegurar que os rgos do Poder Judicirio que vierem a criar sistemas de intimao eletrnica de advogados (art. 5o da Lei n 11.419), o faam atravs do sistema de autenticao de acesso somente por meio de certificado eletrnico expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil que, por lei, tem competncia exclusiva para promover a representao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados de toda a Repblica Federativa Brasileira (art. 44, inciso II, da Lei n. 8.906/94).

A lei admite o servio de intimao eletrnica para todos os jurisdicionados, portanto, a regulamentao dever ser voltada em sentido genrico, isto , "aos que se cadastrarem na forma do art. 2". Entendemos que a validao da intimao seja feita por meio de certificado digital.

QUANTO INTERRUPO DO SISTEMA - Art. 10.

Deve ser imediata a suspenso de prazos processuais, declarada por ato oficial, em caso de falhas, inoperncia de sistemas e/ou de links de acesso e transmisso de dados. Visando evitar futuros e previsveis debates sobre eventuais problemas de acesso e transferncia de arquivos, gerando efeitos sobre prazos processuais, faz-se necessrio estudar uma alternativa para quem no conseguir demonstrar seu cumprimento, como a possibilidade de protocolo da petio em papel, no dia seguinte, contendo mdia com o arquivo correspondente.

QUANTO AUDITABILIDADE DOS SISTEMAS IMPLANTADOS NOS RGOS DO PODER JUDICIRIO - Art. 14.

Os sistemas operacionais devem ser padro de mercado, evitando custos desnecessrios, e os sistemas aplicativos devem ser auditveis, permitindo acesso, especialmente Ordem dos Advogados do Brasil e ao Ministrio Pblico, aos cdigos fontes respectivos, assegurando plena transparncia em suas funes.

Os Tribunais devero desenvolver e dar ampla divulgao a planos de segurana fsica e lgica, incluindo plano de contingncia.

QUANTO INFRA-ESTRUTURA DOS SITES DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO.

O lanamento para acesso ao pblico dos portais dos rgos do Poder Judicirio, que hospedarem as funcionalidades previstas na Lei n 11.419, devero ter uma avaliao prvia quanto a sua usabilidade por parte da OAB e do Ministrio Pblico, bem como quanto capacidade operacional adequada demanda do trfego de acesso.

CINCIA PRVIA DO SISTEMA ANTES DO ACESSO AO PBLICO.

Os sistemas dos rgos do Poder Judicirio, que daro suporte prtica e comunicao de atos processuais, devem ser planejados

e desenvolvidos com acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministrio Pblico.

Considerando que esto sendo criados vrios sistemas para a Justia Eletrnica brasileira, que demanda a participao de todos os atores processuais, necessrio assegurar que todos os rgos do Poder Judicirio que decidam a implantar as funcionalidades preceituadas pela Lei n 11419 dem cincia prvia do projeto de informatizao e acesso temporrio para testes, a fim de possibilitar a participao da OAB e Ministrio Pblico na implantao do projeto.

Esta cincia prvia ser efetuada em um lapso de tempo hbil, no inferior a 90 dias, sendo necessria para reforar a ampla divulgao da prtica por meio eletrnico perante seus inscritos em todo territrio nacional, detalhando de forma circunstanciada como ser o seu funcionamento em substituio prtica presencial, de modo a minimizar os naturais problemas operacionais e de aprendizado durante a fase inicial de adaptao para o uso deste novo recurso.

QUANTO TRANSPARNCIA DOS ATOS PROCESSUAIS PRATICADOS PELO MEIO ELETRNICO.

A informatizao deve servir de base para aprimoramento da transparncia da Justia, devendo ser divulgadas estatsticas das movimentaes processuais por Desembargador e por Magistrado, a exemplo do que j ocorre atualmente em alguns Tribunais.

ACESSO NTEGRA DOS AUTOS - Art. 11, 6.

Os arquivos eletrnicos correspondentes prtica de atos processuais, preservados os processos que tramitem em situaes de sigilo ou em segredo de Justia, devero ser disponibilizados pela internet, permitindo-se acesso livre, em respeito ao princpio da publicidade processual.

DA SINCRONIA DE RELGIOS INTERNOS DOS COMPUTADORES SERVIDORES DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO.

Recomendamos a implantao de software de sincronia de relgios internos dos Servidores em todos os rgos do Poder Judicirio, nos mesmos critrios j adotados e implementados pelo STF, CNJ e STJ, para que seja estabelecido gradativamente o horrio oficial do Processo Eletrnico no Brasil, observados os casos de exceo permitidos em lei.

QUANTO LIMITAO DE TAMANHO DOS ARQUIVOS A SEREM TRANSMITIDOS PELO MEIO ELETRNICO.

O art. 6 limita o tamanho mximo dos arquivos a 2 megabytes, restrio que no existe s peties e documentos em papel. Mesmo que a regra se aplique a poucos processos, esta limitao prejudicar tanto os autores, que tero de escolher entre os documentos a acompanhar suas peties, como os rus, que tero cerceado seu direito de defesa.

De fato, mesmo com o disposto no art. 25, 4, da Resoluo, permitindo a apresentao em secretaria dos documentos que excedam o limite de 2 megabytes, em circunstncias envolvendo decises liminares, ficar praticamente inviabilizado o uso de peties eletrnicas quando o volume de documentos a ser juntado exceder o limite de 2 megabytes.

QUANTO RESPONSABILIDADE DO USURIO POR FALHAS NA RECEPO DE DADOS.

O art. 11 da Instruo Normativa transfere para o usurio a responsabilidade por eventuais falhas no sistema de recepo de dados dos Tribunais, o que no nos parece razovel.

Como o envio de peties por via eletrnica poder ocorrer at as 24 horas, o advogado que no conseguir fazer o envio por defeito no sistema de recepo de dados do tribunal poder perder seu prazo.

Note-se ainda que os Tribunais informaro apenas os horrios em que o sistema esteve indisponvel (vide 2) e no se obriga a tornar pblico previamente o horrio em que o sistema sofrer manuteno preventiva.

QUANTO AO PRINCPIO DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA. O art. 13 da Instruo Normativa determina o bloqueio de usurio por uso inadequado do e-doc, contudo sem previso de oitiva do usurio que supostamente teria exorbitado no uso da ferramenta.

You might also like