You are on page 1of 12

Ondulatria Onda uma perturbao que se propaga distancia, permitindo o transporte de ENERGIA pode se propagar atravs de um meio material

al (onda mecnica) ou de espao vazio, vcuo, (onda eletromagntica). Obs: Onda NO transporte matria somente energia!!! CLASSIFICAO 1. Quanto a Natureza *Ondas Mecnicas Quando necessitam de um meio material para se propagarem Ex.: O som, as ondas do mar, e as ondas produzidas em cordas ou molas. *Ondas Eletromagnticas No necessitam de um meio material para se propagarem, ou seja, podem se propagarem no vcuo, so originadas por cargas eltricas oscilantes aceleradas, constitudas por dois campos variveis um eltrico e outro magntico. Ex.: Ondas de rdio, TV, radar, de luz, de rio X, micro-ondas e raios gama. 2. Quanto direo e vibrao de propagao Transversais a direo do movimento perpendicular a direo de propagao da onda. Ex.: todas as ondas eletromagnticas e a onda em uma corda tracionada. Longitudinais a direo do movimento coincide com a direo de propagao da onda. Ex.: ondas numa mola em movimento de vai e vem, ondas sonoras nos lquidos e gases. Ondas mistas quando a onda tem carter longitudinal e transversal ao mesmo tempo. Ex.: as perturbaes que ocorrem nos meios lquidos em forma circular, e as ondas sonoras em meios slidos.

3. Quanto a dimenso Unidimensional ou lineares Quando a onde se propaga em apenas uma direo de propagao, ela se propaga linearmente, como ocorre na corda. Bidimensionais ou superficiais Quando a onde se propaga em uma superfcie plana, as ondas superficiais nos lquidos.

Tridimensionais ou espaciais Quando a onda se propaga em todas as direes, onda sonora no ar. ONDAS PERIDICAS

Quando o formato das ondas individuais se repete em intervalos de tempos. Caractersticas das ondas peridicas: - Amplitude: a distncia entre a parte mais baixa (vale) e a parte mais alta (crista) da onda, ou seja, a altura da onda. - Freqncia: Representa o grau de oscilao dos pontos do meio no qual a onda se propaga. A freqncia de uma onda medida em Hz (hertz), que equivale a 1 segundo. Portanto, se a freqncia

de 75 Hz, podemos afirmar que a onda oscila 75 vezes por segundo. Outro fator importante que o valor da freqncia sempre igual ao valor da fonte. - Comprimento da onda: o tamanho da onda. Esse comprimento pode ser medido de crista a crista (parte mais alta da onda), do incio ao fim ou de vale a vale (parte mais baixa da onda). A crise da onda denominada pela letra grega lambda ().

- Perodo: o tempo que a fonte precisa pra gerar uma onda completa. Relacionando a freqncia (f) com o perodo (T), temos a seguinte equao:

- Velocidade: a velocidade que a onda leva para se propagar. Para calcularmos a velocidade, temos a seguinte equao:

ou

V=

.f

Obs: No vcuo, todas as ondas eletromagnticas se propagam com a mesma velocidade. V= 3.10 8 m/s

Reflexo e refrao de ondas Reflexo


Extremidade fixa A fonte (A) provoca uma oscilao completa e a onda se propaga com velocidade V at o ponto B que est fixo, preso, por exemplo, a uma parede.

Quando o pulso chega B, cada ponto da corda aplica na parede uma fora e, pelo princpio da ao e reao, a parede reagir sobre cada ponto da corda com uma fora de mesma intensidade, mesma direo mas sentido contrrio, produzindo um pulso invertido aps a reflexo, mas com a mesma velocidade V, pois o meio (corda o mesmo. A amplitude A tambm ser a mesma, supondo no haver perda de energia. Extremidade fixa reflexo ocorre com inverso de fase.

- Extremidade livre Neste caso, quando o pulso chega em B,cada ponto da corda no trocar foras com a parede, pois a argola de massa desprezvel e sem atrito, sobe e desce, provocando, aps a reflexo, um pulso que retornar sem inverso de fase, ou seja, idntico ao que chega.

A reflexo com extremidade livre ocorre sem inverso de fase.

Reflexo em meios bidimensionais


- Ondas circulares (esfricas) Considere as ondas circulares (esfricas) da figura abaixo, produzidas pela fonte F e que incidem no obstculo plano P.

FA e FB so dois raios de onda incidentes, perpendiculares cada frente de onda e que indicam a direo e sentido de sua propagao. Ao atingirem o obstculo essas ondas sofrem reflexo de modo que cada ponto do obstculo torna-se fonte de uma onda secundria. Pelo princpio da reflexo os raios incidentes FA e FB sofrem reflexo e retornam (AC e BD), de modo que os ngulos i e r entre a normal N, e os raios incidente e refletido sejam iguais, ou seja, i = r (figura abaixo).

Ento, todos os raios refletidos se encontram em um ponto comum F, e as ondas refletidas se comportam como se fossem originadas por uma fonte F, simtrica de F, em relao ao obstculo refletor P.

Lembre-se de que a velocidade de propagao e o comprimento de onda das ondas incidentes e refletidas so os mesmos, pois o meio o mesmo. A frequncia tambm no muda, a da fonte.

O que voc deve saber


* No importa se o meio uni, bi ou tridimensional, na reflexo das ondas, as ondas incidentes e refletidas tem sempre a mesma velocidade de propagao V (o meio o mesmo), a mesma frequncia f (a fonte a mesma) e consequentemente o mesmo comprimento de onda l, pois V=l.f. * A amplitude A da onda no est relacionada com V, f e l e sim com a energia transportada pela onda. Quanto maior a energia maior a amplitude e vice-versa.

Refrao de ondas em meios unidimencionais

- Refrao fenmeno que ocorre quando a onda muda seu meio de propagao. Considere duas cordas de diferentes densidades lineares (m=m/L), unidas, e o sistema preso numa parede com uma das extremidades fixas. Vamos considerar trs casos: 1o- A densidade linear (m) das cordas a mesma, ou seja, m1=m2. Quando o pulso passa de uma corda para a outra, toda energia transmitida , no ocorrer reflexo e a onda continua como se estivesse no mesmo meio, mantendo todas suas caractersticas (freqncia, amplitude, velocidade e comprimento de onda).

2o A densidade linear da primeira corda (m 1) maior do que a da segunda (m2), ou seja,m1> m2. Quando o pulso chega ao ponto de juno das cordas, ocorre ao mesmo tempo refrao e reflexo. Esse ponto funciona como uma extremidade livre e o pulso refletido retorna sem inverso de fase. O pulso refratado tem sempre a mesma fase do incidente. Parte da energia do pulso incidente transmitida ao pulso refratado e parte ao pulso refletido, diminuindo assim a amplitude desses dois pulsos, ou seja, A>A 1 e A>A2.

A fora de trao nas duas cordas a mesma e a velocidade em cada corda fornecida por V=T/m. Observe nessa expresso que a velocidade V inversamente proporcional densidade linear m, assim, a velocidade da onda na corda mais densa mais pesada menor do que a velocidade na corda menos densa mais leve. Ento, V2>V1. A freqncia f a mesma nas duas cordas, pois a fonte a mesma. V=lf --- f=V/l --- f=V1/l1 e f=V2/l2 --- V1/l1= V2/l2. Observe que, quanto maior a velocidade V maior o comprimento de onda l. Portanto o comprimento de onda da corda menos densa maior que o da corda mais densa.

3o - A densidade linear da primeira corda (m 1) menor <do que a da segunda (m2), ou seja, m1 m1< m2. Quando o pulso chega ao ponto de juno das cordas, ocorre ao mesmo tempo refrao e reflexo. Esse ponto funciona como uma extremidade fixa e o pulso refletido retorna com inverso de fase. O pulso refratado tem sempre a mesma fase do incidente. Parte da energia do pulso incidente transmitida ao pulso refratado e parte ao pulso refletido, diminuindo assim a amplitude desses dois pulsos, ou seja, A>A1 e A>A2.

A freqncia (f) desses dois pulsos a mesma, pois a fonte a mesma. V1>V2 e l1>l2

O que voc deve saber


* A frequncia caracterstica da fonte e independe do meio. Assim, por exemplo, se uma fonte luminosa emitir um feixe de luz azul (frequncia 7.10 14 Hz), em qualquer meio que este feixe luminoso estiver se propagando ele sempre ser azul, pois ter sempre essa frequncia. ONDAS ELETROMAGNTICAS

1.0 Introduo: So ondas criadas a partir de cargas eltricas vibrantes, cujo movimento de vibrao origina campos eltricos e magnticos oscilantes. Ex: A luz, as ondas de rdio e televiso, as ondas de radar, as microondas, os raios X, .... As ondas eletromagnticas podem se propagar no vcuo. 2.0 Consideraes Importantes: i) A direo de propagao de uma onda eletromagntica simultaneamente perpendicular s direes de oscilao de E e B:

As ondas eletromagnticas so sempre transversais.

ii) No vcuo, todas as ondas eletromagnticas propagam-se com a mesma velocidade (c), dada por:
c 1 3x108 m / s 0 0

E, a partir das equaes de Maxwell, demonstra-se ainda que existe uma relao entre a intensidade do campo eltrico e a intensidade do campo magntico:
v E B

iii) A interao de uma onda eletromagntica com a matria depende da freqncia da onda e da estrutura molecular da matria. iv) No ar, as ondas eletromagnticas se propagam com velocidade praticamente igual velocidade de propagao no vcuo. v) As ondas eletromagnticas no interagem com campos eltricos nem com campos magnticos eventualmente presentes no meio por onde passam. 3.0 Espectro Eletromagntico: 3.1 Ondas de Rdio, FM e TV As ondas de rdio, FM e televiso so produzidas por instrumentos eletrnicos, providos de circuitos oscilantes, que fazem com que cargas eltricas oscilem em uma antena retilnea, sendo utilizadas em transmisses de rdio e televiso. Foram produzidas pela primeira vez em 1887, pelo fsico Heinrich Hertz. Devido curvatura da Terra, as ondas mdias de rdio, as ondas de FM e de TV tm alcance pequeno, sendo, em geral, usadas em transmisses dentro de uma mesma cidade. Para que essas ondas atinjam pontos mais distantes, podemos usar estaes retransmissoras ou satlites artificiais que servem de refletores das ondas. 3.2 Microondas Essas ondas tambm so produzidas por instrumentos eletrnicos (como nos casos das ondas de rdio), e so principalmente utilizadas em comunicaes e nos sistemas de radar. O radar formado basicamente por um emissor de microondas e um receptor das microondas refletidas por um objeto qualquer.

Uma utilizao atual desses tipos de ondas o cozimento rpido de alimentos, atravs dos denominados fornos de microondas. Nesses, as ondas produzidas provocam agitao e atrito entre as molculas de gua dos alimentos, aquecendoos. 3.3 Raios Infravermelhos Essas ondas so devidas agitao trmica. Por causa dessa agitao, as cargas eltricas das molculas e dos tomos oscilam, emitindo assim ondas eletromagnticas. Qualquer objeto emite ondas infravermelhas em maior ou menor intensidade, dependendo da temperatura. As ondas infravermelhas so mais facilmente transformadas em energia trmica do que outras ondas quando absorvidas por um corpo, isto , elas so mais eficientes do que outras ondas para provocar aquecimento de objetos. 3.4 Luz Luz a onda eletromagntica capaz de impressionar nossa retina, causando o efeito da viso. Ela abrange uma faixa de frequncias que, para o olho mdio, vai de 4,2 . 1014 Hz a 7,5 . 1014 Hz e produzida por eltrons pertencentes a tomos e molculas. Esses eltrons recebem primeiramente energia por colises, descargas eltricas ou outro processo qualquer, ficando excitados. Essa energia ento devolvida na forma de luz, voltando o eltron para o seu nvel de energia anterior. (A explicao completa desse processo dada pela Mecnica Quntica). A cor da luz est relacionada com sua frequncia. A cor de frequncia mais baixa o vermelho e a cor de frequncia mais alta o violeta (da os nomes infravermelho e ultravioleta). A sensao de branco causada pela mistura de todas as cores. 3.5 Raios Ultravioleta A radiao ultravioleta produzida por tomos e molculas em descargas eltricas. O Sol um grande emissor de radiao ultravioleta, a qual a principal responsvel pelo bronzeamento da pele. Entretanto, em quantidades exageradas, os raios ultravioleta so prejudiciais, podendo chegar a acarretar graves queimaduras e cncer de pele. 3.6 Raios X Uma das fontes de raios X a oscilao dos eltrons mais internos dos tomos. Outro modo de produzir raios X atravs do freamento de eltrons muito rpidos. Esses eltrons so inicialmente acelerados por uma ddp da ordem de milhares de volts; a seguir, eles so freados por um alvo metlico. Durante esse freamento, os eltrons tm uma acelerao de grande intensidade, produzindo assim ondas de grande frequncia. Os raios X so bastante utilizados na pesquisa, na estrutura de cristais e na Medicina, para a obteno de radiografias. Embora os raios X destruam clulas

sadias, eles destroem mais facilmente as clulas cancerosas. Por isso, so utilizadas no tratamento do cncer. 3.7 Raios Gama Os raios gama so produzidos em processos nucleares, sendo muito prejudiciais aos organismos vivos. O grande perigo da radiatividade est exatamente relacionado emisso de raios gama pelas substncias ditas radiativas.

Difrao de ondas Partindo do Princpio de Huygens, podemos explicar um outro fenmeno ondulatrio, a difrao. O fenmeno chamado difrao o encurvamento sofrido pelos raios de onda quando esta encontra obstculos propagao. Imagine a situao em que uma onda se propaga em um meio, at onde encontra uma fenda posta em uma barreira.

Este fenmeno prova que a generalizao de que os raios de onda so retilneos errada, j que a parte que atinge a barreira refletida, enquanto os raios que atingem a fenda passam por ela, mas nem todas continuam retas. Se esta propagao acontecesse em linha reta, os raios continuariam retos, e a propagao depois da fenda seria uma faixa delimitada pela largura da fenda. No entanto, h um desvio nas bordas. Este desvio proporcional ao tamanho da fenda. Para o caso onde esta largura muito inferior ao comprimento de onda, as ondas difratadas sero aproximadamente circulares, independente da forma geomtrica das ondas incidentes. INTERFERENCIA DE ONDAS

Para simplificar a anlise, vamos considerar duas ondas de mesma amplitude e comprimento de onda , se propagando com velocidade v e (-v) conforme mostra a figura 02.

Figura 02: duas ondas de amplitude, comprimento de onda e frequncias iguais se aproximando com velocidade v e (-v).

Quando as duas ondas se encontrarem acontecer o fenmeno da interferncia. A energia das ondas se somam no momento em que elas se encontram.

Interferncia Construtiva
Quando ocorre interferncia entre mximo e mximo, teremos uma amplitude duas vezes maior que a amplitude original. um caso especial onde a diferena de fase entre as ondas zero, ou seja, os mximos ocupam a mesma posio. Da mesma forma para os mnimos, quando ocupam a mesma posio. o que mostra a figura 03.

Figura 03: momento de interferncia mxima de duas ondas de comprimentos de onda iguais.

Interferncia Destrutiva
Se a diferena de fase for de 180 que equivale a os pontos de mximo de uma onda ocupam os pontos de mnimo da outra, e vice-versa. Neste caso ocorre interferncia destrutiva, pois soma-se as amplitudes A e A. Isto resulta em amplitude zero, conforme a figura 04.

Figura 04: dois pulsos ondulatrios iguais no instante em que coincide a superposio entre mximo e mnimo e mnimo e mximo.

A interferncia no muda a velocidade e direo de propagao das ondas, pois a energia e a quantidade de movimento se conservam. o que mostra a figura 05.

Figura 05: continuidade da propagao das ondas.

Ondas Sonoras
Ondas sonoras so ondas longitudinais de presso. Essas ondas tm origem mecnica, pois so produzidas por deformaes em um meio elstico. portanto as ondas sonoras no se propagam no vcuo. 20Hz < f audvel < 20000Hz grave Qualidades fisiolgicas do som: altura: a altura de um som s depende da frequncia. a qualidade que permite o ouvido humano diferenciar sons grave (freqncia baixa, ex.:som do baixo) de sons agudos (freqncia alta, ex.: som da guitarra) agudo

intensidade: a intensidade sonora est relacionada com a energia que a onda sonora carrega. aqualidade que permite o ouvido humano diferenciar sons fortes ( grande volume ) dos sons fracos (pequeno volume ) timbre: a intensidade sonora est relacionada com a forma da onda a qualidade que permite o ouvido humano diferenciar sons de mesma altura e intensidade, emitidos por fontes diferentes. ex.: uma nota L (440Hz) emitida por um piano e um violino. Propriedades dos Sons eco: Retorno do som refletido com mais de 0,1s de intervalo entre a ida e volta. Para tanto, precisamos de 17m no mnimo. reverberao: Retorno do som refletido com menos de 0,1s de intervalo entre a ida e volta, o que percebido com reforo do som, um som mais forte . Exemplo: cantar no banheiro (x < 17m). O efeito Doppler caracterizado pela mudana aparente da frequncia de um som, devido ao movimento relativo entre a fonte sonora e o observador.

You might also like