You are on page 1of 62

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS


Julho de 2003

Esta edio foi baseada nos Manuais de Instalaes Eltricas Residenciais 3 volumes, 1996 ELEKTRO / PIRELLI complementada, atualizada e ilustrada com a reviso tcnica do Prof. Hilton Moreno, professor universitrio e secretrio da Comisso Tcnica da NBR 5410 (CB-3/ABNT). Todos os direitos de reproduo so reservados ELEKTRO / PIRELLI

Copyright 2003 - Todos os direitos reservados e protegidos

Ser permitido o download gratuito do(s) arquivo(s) eletrnico(s) desta publicao para o seu computador, para uso prprio, podendo inclusive ser impressa para melhor leitura ou visualizao pelo usurio. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida, traduzida ou comercializada total ou parcialmente sem autorizao prvia por escrito das empresas detentoras dos direitos autorais e responsveis pela sua criao. Os infratores sero processados na forma da lei.

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

O U SO

DOS

D ISPOSITIVOS DR

Como vimos anteriormente, o dispositivo DR um interruptor automtico que desliga correntes eltricas de pequena intensidade (da ordem de centsimos de ampre), que um disjuntor comum no consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano. Dessa forma, um completo sistema de aterramento, que proteja as pessoas de um modo eficaz, deve conter, alm do fio terra, o dispositivo DR.

Bipolar

Tetrapolar

61

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

R ECOMENDAES

E XIGNCIAS

DA

NBR 5410

A NBR 5410 exige, desde1997: A utilizao de proteo diferencial residual (disjuntor ou interruptor) de alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a:

tomadas de corrente em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens; tomadas de corrente em reas externas; tomadas de corrente que, embora instaladas em reas internas, possam alimentar equipamentos de uso em reas externas; pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro. NOTA: os circuitos no relacionados nas recomendaes e exigncias acima podero ser protegidos apenas por disjuntores termomagnticos (DTM).
62

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Aplicando-se as recomendaes e exigncias da NBR 5410 ao projeto utilizado como exemplo, onde j se tem a diviso dos circuitos, o tipo de proteo a ser empregado apresentado no quadro abaixo:
Circuito n Tipo Tenso (V) Local Seo dos n de Corrente circuitos condutores Quantidade x Total (A) (mm 2) agrupados potncia (VA) (VA) 1 1 1 1 1 1 1 1 1 x x x x x x x x x 100 160 160 100 100 100 160 100 100 Potncia Proteo Tipo n de plos Corrente nominal

Sala Dorm. 1 127 Dorm. 2 Banheiro Hall Copa Cozinha Ilum. 2 servio 127 A. servio A. externa Ilum. 1 social 3 TUGs Sala 127 Dorm. 1 Hall 127 Banheiro Dorm. 2

620

DTM

460

DTM + IDR

1 2

4 x 100 4 x 100 1 x 100 1 x 600 4 x 100 2 x 600 1 x 100 1 x 600 2 x 600 1 x 100 1 x 600 1 x 500 2 x 600 1 x 1000 1 x 5600 1 x 5000

900

DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2 2 2 2

4 TUGs

1000

5 TUGs 6 TUGs 7 TUGs

127 Copa 127 Copa 127 Cozinha

1200 700 1200

TUGs 127 Cozinha +TUEs

1200

9 TUGs 10 TUEs 11 TUEs 12 TUEs

127 A. servio 127 A. servio 220 Chuveiro 220 Torneira Quadro distribuio 220 Quadro medidor

1200 1000 5600 5000

Distribuio

DTM

(DTM = disjuntor termomagntico. IDR = interruptor diferencial-residual)

63

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

D ESENHO E SQUEMTICO

DO

Q UADRO

DE

D ISTRIBUIO

A NBR 5410 tambm prev a possibilidade de optar pela instalao de disjuntor DR ou interruptor DR na proteo geral. A seguir sero apresentadas as regras e a devida aplicao no exemplo em questo.
64

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

O PO

DE

U TILIZAO DE I NTERRUPTOR DR NA P ROTEO G ERAL

No caso de instalao de interruptor DR na proteo geral, a proteo de todos os circuitos terminais pode ser feita com disjuntor termomagntico. A sua instalao necessariamente no quadro de distribuio e deve ser precedida de proteo geral contra sobrecorrente e curto-circuito no quadro do medidor. Esta soluo pode, em alguns casos, apresentar o inconveniente de o IDR disparar com mais freqncia, uma vez que ele sente todas as correntes de fuga naturais da instalao.

65

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Uma vez determinado o nmero de circuitos eltricos em que a instalao eltrica foi dividida e j definido o tipo de proteo de cada um, chega o momento de se efetuar a sua ligao.

Essa ligao, entretanto, precisa ser planejada detalhadamente, de tal forma que nenhum ponto de ligao fique esquecido.

Para se efetuar esse planejamento, desenha-se na planta residencial o caminho que o eletroduto deve percorrer, pois atravs dele que os fios dos circuitos iro passar.

66

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Entretanto, para o planejamento do caminho que o eletroduto ir percorrer, fazem-se necessrias algumas orientaes bsicas:

A D EVE - SE :

Locar, primeiramente, o quadro de distribuio, em lugar de fcil acesso e que fique o mais prximo possvel do medidor.

Partir com o eletroduto do quadro de distribuio, traando seu caminho de forma a encurtar as distncias entre os pontos de ligao. Utilizar a simbologia grfica para representar, na planta residencial, o caminhamento do eletroduto.

Eletroduto Quadro de distribuio embutido na laje embutido na parede embutido no piso

D E

Fazer uma legenda da simbologia empregada.

Ligar os interruptores e tomadas ao ponto de luz de cada cmodo.


67

68

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Para se acompanhar o desenvolvimento do caminhamento dos eletrodutos, tomaremos a planta do exemplo (pg. 68) anterior j com os pontos de luz e tomadas e os respectivos nmeros dos circuitos representados. Iniciando Quadro o caminhamento dos de eletrodutos, seguindo as distribuio orientaes vistas anteriormente, deve-se primeiramente:

D ETERMINAR

O LOCAL DO QUADRO DE DISTRIBUIO

Quadro do medidor

Uma vez determinado o local para o quadro de distribuio, inicia-se o caminhamento partindo dele com um eletroduto em direo ao ponto de luz no teto da sala e da para os interruptores e tomadas desta dependncia. Neste momento, representa-se tambm o eletroduto que conter o circuito de distribuio.

69

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Ao lado v-se, em trs dimenses, o que foi representado na planta residencial.

Do ponto de luz no teto da sala sai um eletroduto que vai at o ponto de luz na copa e, da, para os interruptores e tomadas. Para a cozinha, procede-se da mesma forma.

70

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Observe, novamente, o desenho em trs dimenses.

Para os demais cmodos da residncia, parte-se com outro eletroduto do quadro de distribuio, fazendo as outras ligaes (pgina a seguir).
71

72

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Uma vez representados os eletrodutos, e sendo atravs deles que os fios dos circuitos iro passar, pode-se fazer o mesmo com a fiao: representando-a graficamente, atravs de uma simbologia prpria.
FASE N EUTRO P ROTEO R ETORNO

Entretanto, para empreg-la, primeiramente precisa-se identificar: quais fios esto passando dentro de cada eletroduto representado.
P ROTEO Esta identificao feita com facilidade desde que se saiba como so ligadas as lmpadas, interruptores e tomadas.

FASE

N EUTRO R ETORNO

Sero apresentados a seguir os esquemas de ligao mais utilizados em uma residncia.


73

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

1.

Ligao de uma lmpada comandada por interruptor simples.


Ponto de luz

Disco central Luminria (metlica) Base rosqueada

Retorno Interruptor simples

Ligar sempre: - a fase ao interruptor; - o retorno ao contato do disco central da lmpada; - o neutro diretamente ao contato da base rosqueada da lmpada; - o fio terra luminria metlica.
74

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

2.

Ligao de mais de uma lmpada com interruptores simples.

Fase

Neutro

Retorno

Interruptor simples

75

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

3.

Ligao de lmpada comandada de dois pontos (interruptores paralelos).

I NTERRUPTOR

PARALELO

N EUTRO P ROTEO FASE R ETORNO

R ETORNO R ETORNO
76

Esquema equivalente

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

4.

Ligao de lmpada comandada de trs ou mais pontos (paralelos + intermedirios).

Esquema equivalente

N EUTRO P ROTEO FASE R ETORNO

R ETORNO R ETORNO

R ETORNO R ETORNO

I NTERRUPTOR
PARALELO

I NTERRUPTOR
INTERMEDIRIO

I NTERRUPTOR
PARALELO

77

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

5.

Ligao de lmpada comandada por interruptor simples, instalada em rea externa.

Fase Neutro Proteo

Interruptor simples

Retorno Neutro Fase Retorno Proteo

78

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

6.

Ligao de tomadas de uso geral (monofsicas).

Fase Neutro Proteo

Tomadas universais 2P + T

Esquema equivalente

Neutro

Fase Proteo

79

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

7.

Ligao de tomadas de uso especfico.

M ONOFSICA
Fase Neutro Proteo

B IFSICA
Fase 1 Fase 2 Proteo

80

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Sabendo-se como as ligaes eltricas so feitas, pode-se ento represent-las graficamente na planta, devendo sempre: representar os fios que passam dentro de cada eletroduto, atravs da simbologia prpria; identificar a que circuitos pertencem.

Por qu a representao grfica da fiao deve ser feita ?

A representao grfica da fiao feita para que, ao consultar a planta, se saiba quantos e quais fios esto passando dentro de cada eletroduto, bem como a que circuito pertencem.

R ECOMENDAES

Na prtica, no se recomenda instalar mais do que 6 ou 7 condutores por eletroduto, visando facilitar a enfiao e/ou retirada dos mesmos, alm de evitar a aplicao de fatores de correes por agrupamento muito rigorosos.

Para exemplificar a representao grfica da fiao, utilizaremos a planta do exemplo a seguir, onde os eletrodutos j esto representados.
81

82

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Comeando a representao grfica pelo alimentador: os dois fios fase, o neutro e o de proteo (PE) partem do quadro do medidor e vo at o quadro de distribuio.

Do quadro de distribuio saem os fios fase, neutro e de proteo do circuito 1, indo at o ponto de luz da sala.

Do ponto de luz da sala, faz-se a ligao da lmpada que ser comandada por interruptores paralelos.

83

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Para ligar as tomadas da sala, necessrio sair do quadro de distribuio com os fios fase e neutro do circuito 3 e o fio de proteo, indo at o ponto de luz na sala e da para as tomadas, fazendo a sua ligao. Ao prosseguir com a instalao necessrio levar o fase, o neutro e o proteo do circuito 2 do quadro de distribuio at o ponto de luz na copa. E assim por diante, completando a distribuio.

Observe que, com a alternativa apresentada, os eletrodutos no esto muito carregados. Convm ressaltar que esta uma das solues possveis, outras podem ser estudadas, inclusive a mudana do quadro de distribuio mais para o centro da instalao, mas isso s possvel enquanto o projeto estiver no papel. Adotaremos para este projeto a soluo apresentada na pgina a seguir.
84

85

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

C LCULO

DA

C ORRENTE

A frmula P = U x I permite o clculo da corrente, desde que os valores da potncia e da tenso sejam conhecidos.

Substituindo na frmula as letras correspondentes potncia e tenso pelos seus valores conhecidos:

P = U x I 635 = 127 x ?

Para achar o valor da corrente basta dividir os valores conhecidos, ou seja, o valor da potncia pela tenso:

I I I I

= = = =

? P U 635 127 5A

Para o clculo da corrente:

I = P U

No projeto eltrico desenvolvido como exemplo, os valores das potncias de iluminao e tomadas de cada circuito terminal j esto previstos e a tenso de cada um deles j est determinada. Esses valores se encontram registrados na tabela a seguir.
86

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Circuito n Tipo

Tenso (V)

Potncia Local Quantidade x Total potncia (VA) (VA) 1 1 1 1 1 1 1 1 1 x x x x x x x x x 100 160 160 100 100 100 160 100 100

Corrente (A)

Seo dos n de circuitos condutores (mm 2) agrupados

Proteo Tipo n de plos Corrente nominal

Sala Dorm. 1 127 Dorm. 2 Banheiro Hall Copa Cozinha Ilum. 2 servio 127 A. servio A. externa Ilum. 1 social 3 TUGs Sala 127 Dorm. 1 Hall 127 Banheiro Dorm. 2

620

4,9

DTM

460

3,6

DTM + IDR

1 2

4 x 100 4 x 100 1 x 100 1 x 600 4 x 100 2 x 600 1 x 100 1 x 600 2 x 600 1 x 100 1 x 600 1 x 500 2 x 600 1 x 1000 1 x 5600 1 x 5000

900

7,1

DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2 2 2 2

4 TUGs

1000

7,9

5 TUGs 6 TUGs 7 TUGs

127 Copa 127 Copa 127 Cozinha

1200 700 1200

9,4 5,5 9,4

TUGs 127 Cozinha +TUEs

1200

9,4

9 TUGs 10 TUEs 11 TUEs 12 TUEs

127 A. servio 127 A. servio 220 Chuveiro 220 Torneira Quadro de distribuio 220 Quadro de medidor

1200 1000 5600 5000

9,4 7,9 25,5 22,7

Distribuio

12459

56,6

DTM

Para o clculo da corrente do circuito de distribuio, primeiramente necessrio calcular a potncia deste circuito.
87

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

C LCULO
1.

DA DE

P OTNCIA DO C IRCUITO D ISTRIBUIO

Somam-se os valores das potncias ativas de iluminao e tomadas de uso geral (TUGs).

Nota: estes valores j foram calculados na pgina 22 potncia ativa de iluminao: 1080 W potncia ativa de TUGs: 5520W 6600W

2. Multiplica-se o valor calculado (6600 W) pelo fator de demanda correspondente a esta potncia.
Fatores de demanda para iluminao e tomadas de uso geral (TUGs) Potncia (W)
0 a 1000 1001 a 2000 2001 a 3000 3001 a 4000 4001 a 5000 5001 a 6000 6001 a 7000 7001 a 8000 8001 a 9000 9001 a 10000 Acima de 10000

Fator de demanda
0,86 0,75 0,66 0,59 0,52 0,45 0,40 0,35 0,31 0,27 0,24

potncia ativa de iluminao e TUGs = 6600W fator de demanda: 0,40 6600 x 0,40 = 2640W

Fator de demanda representa uma porcentagem do quanto das potncias previstas sero utilizadas simultaneamente no momento de maior solicitao da instalao. Isto feito para no superdimensionar os componentes dos circuitos de distribuio, tendo em vista que numa residncia nem todas as lmpadas e tomadas so utilizadas ao mesmo tempo.
88

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

3.

Multiplicam-se as potncias de tomadas de uso especfico (TUEs) pelo fator de demanda correspondente.

O fator de demanda para as TUEs obtido em funo do nmero de circuitos de TUEs previstos no projeto.
n de circuitos TUEs
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

FD
1,00 1,00 0,84 0,76 0,70 0,65 0,60 0,57 0,54 0,52 0,49 0,48 0,46 0,45 0,44 0,43 0,40 0,40 0,40 0,40 0,39 0,39 0,39 0,38 0,38

n de circuitos de TUEs do exemplo = 4. Potncia ativa de TUEs: 1 chuveiro de 5600 W 1 torneira de 5000 W 1 geladeira de 500 W 1 mquina de lavar de 1000 W 12100 W fator de demanda = 0,76

12100 W x 0,76 = 9196 W

89

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

4. Somam-se os valores das potncias ativas de iluminao, de TUGs e de TUEs j corrigidos pelos respectivos fatores de demandas.
potncia ativa de iluminao e TUGs: potncia ativa de TUEs: 2640W 9196 W 11836W

5.

Divide-se o valor obtido pelo fator de potncia mdio de 0,95, obtendo-se assim o valor da potncia do circuito de distribuio.
potncia do circuito de distribuio: 12459VA

11836 0,95 = 12459VA

Uma vez obtida a potncia do circuito de distribuio, pode-se efetuar o:

C LCULO

DA DE

C ORRENTE DO C IRCUITO D ISTRIBUIO


P = 12459VA U = 220 V I = 12459 220 I = 56,6A

Frmula: I = P U

Anota-se o valor da potncia e da corrente do circuito de distribuio na tabela anterior.


90

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

D IMENSIONAMENTO DA F IAO DOS D ISJUNTORES DOS C IRCUITOS

Dimensionar a fiao de um circuito determinar a seo padronizada (bitola) dos fios deste circuito, de forma a garantir que a corrente calculada para ele possa circular pelos fios, por um tempo ilimitado, sem que ocorra superaquecimento. Dimensionar o disjuntor (proteo) determinar o valor da corrente nominal do disjuntor de tal forma que se garanta que os fios da instalao no sofram danos por aquecimento excessivo provocado por sobrecorrente ou curto-circuito.

Para se efetuar o dimensionamento dos fios e dos disjuntores do circuito, algumas etapas devem ser seguidas.

1 E TAPA

Consultar a planta com a representao grfica da fiao e seguir o caminho que cada circuito percorre, observando neste trajeto qual o maior nmero de circuitos que se agrupa com ele.

O maior agrupamento para cada um dos circuitos do projeto se encontra em destaque na planta a seguir.
91

92

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

O maior nmero de circuitos agrupados para cada circuito do projeto est relacionado abaixo.
n do circuito 1 2 3 4 5 6 n de circuitos agrupados 3 3 3 3 3 2 n do circuito 7 8 9 10 11 12 Distribuio n de circuitos agrupados 3 3 3 2 1 3 1

Determinar a seo adequada e o disjuntor apropriado para cada um dos circuitos. 2 E TAPA Para isto necessrio apenas saber o valor da corrente do circuito e, com o nmero de circuitos agrupados tambm conhecido, entrar na tabela 1 e obter a seo do cabo e o valor da corrente nominal do disjuntor.

Exemplo

Circuito 3
Corrente = 7,1 A, 3 circuitos agrupados por eletroduto: entrando na tabela 1 na coluna de 3 circuitos por eletroduto, o valor de 7,1 A menor do que 10 A e, portanto, a seo adequada para o circuito 3 1,5mm 2 e o disjuntor apropriado 10 A.
93

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Exemplo

Circuito 12
Corrente = 22,7 A, 3 circuitos agrupados por eletroduto: entrando na tabela 1 na coluna de 3 circuitos por eletroduto, o valor de 22,7 A maior do que 20 e, portanto, a seo adequada para o circuito 12 6mm 2 o disjuntor apropriado 25 A.

Tabela 1
Seo dos condutores (mm 2 ) 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 Corrente nominal do disjuntor (A) 1 circuito por 2 circuitos por 3 circuitos por 4 circuitos por eletroduto eletroduto eletroduto eletroduto 15 20 30 40 50 70 100 125 150 150 225 250 Exemplo do circuito 3 10 15 25 30 40 60 70 100 100 150 150 200 10 15 20 25 40 50 70 70 100 125 150 150 10 15 20 25 35 40 60 70 90 125 150 150

Exemplo do circuito 12

94

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

n do circuito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Distribuio

Seo adequada (mm 2 )


1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 4 6 16

Disjuntor (A)
10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 30 25 70

Desta forma, aplicando-se o critrio mencionado para todos os circuitos, temos:

3 E TAPA

Verificar, para cada circuito, qual o valor da seo mnima para os condutores estabelecida pela NBR 5410 em funo do tipo de circuito.

Estes so os tipos de cada um dos circuitos do projeto.


n do circuito 1 2 3 4 5 6 Tipo Iluminao Iluminao Fora Fora Fora Fora n do circuito 7 8 9 10 11 12 Distribuio Tipo Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora
95

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

A NBR 5410 estabelece as seguintes sees mnimas de condutores de acordo com o tipo de circuito:

Seo mnima de condutores Tipo de circuito


Iluminao Fora

Seo mnima (mm 2 )


1,5 2,5

Aplicando o que a NBR 5410 estabelece, as sees mnimas dos condutores para cada um dos circuitos do projeto so:

n do circuito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Distribuio

Tipo
Iluminao Iluminao Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora Fora

Seo mnima (mm 2 )


1,5 1,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5

96

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

A tabela abaixo mostra as bitolas encontradas para cada circuito aps termos feito os clculos e termos seguido os critrios da NBR 5410

n do circuito 1 2 3 4 5 6

Seo adequada (mm 2 ) 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5

Seo mnima (mm 2 ) 1,5 1,5 2,5 2,5 2,5 2,5

n do circuito 7 8 9 10 11 12 Distribuio

Seo adequada (mm 2 ) 1,5 1,5 1,5 1,5 4 6 16

Seo mnima (mm 2 ) 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5 2,5

Exemplo

Circuito 3
1,5mm 2 menor que 2,5mm 2 seo dos condutores: 2,5mm 2

Exemplo

Circuito 12
6mm 2 maior que 2,5mm 2 seo dos condutores: 6mm 2
97

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Comparando os valores das sees adequadas, obtidos na tabela 1 (pg. 94), com os valores das sees mnimas estabelecidas pela NBR 5410 adotamos para a seo dos condutores do circuito o maior deles.
n do circuito
1 2 3 4 5 6

Seo dos condutores (mm 2 )


1,5 1,5 2,5 2,5 2,5 2,5

n do circuito
7 8 9 10 11 12 Distribuio

Seo dos condutores (mm 2 )


2,5 2,5 2,5 2,5 4 6 16

D IMENSIONAMENTO DO D ISJUNTOR A PLICADO NO Q UADRO DO M EDIDOR


Para se dimensionar o disjuntor aplicado no quadro do medidor, primeiramente necessrio saber:
a potncia total instalada que determinou o tipo de fornecimento; o tipo de sistema de distribuio da companhia de eletricidade local.

De posse desses dados, consulta-se a norma de fornecimento da companhia de eletricidade local para se obter a corrente nominal do disjuntor a ser empregado. Nota: no caso da ELEKTRO, a norma de fornecimento a NTU-1.
98

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Exemplificando o dimensionamento do disjuntor aplicado no quadro do medidor:


a potncia total instalada: 18700 W ou 18,7k W sistema de distribuio: estrela com neutro aterrado

Consultando a NTU-1: Tabela 1 da NTU-1- Dimensionamento do ramal de entrada - Sistema estrela com neutro Tenso de fornecimento 127/220 V (1)
Carga Cateinstalada goria (kW) A1 C 5 Direta Limitao (2) Demanda calcu- Medi- motores (cv) lada o FN FF FFFN (kVA) 1 2 Proteo Condutor ramal de Disjuntor entrada termomag. Chave Fusvel (A) (8) (A) (4) (mm2) (3) (A) 6 16 10 16 25 40 70 40 60 70 30 100 60 60 100 30 70 40 60 70 Eletroduto Aterramento tam. nomi- Cond. Eletroduto tam. nal mm (pol) (mm2) nom. mm (pol) PVC Ao (7) (3) PVC Ao (7) 25 20 20 15 (3/4) (3/4) 6 (1/2) (1/2) 25 20 20 15 (3/4) (3/4) 10 (1/2) (1/2) 32 25 20 15 (1) (1) 10 (1/2) (1/2) 32 25 20 15 (1) (1) 10 (1/2) (1/2) 32 25 20 15 (1) (1) 10 (1/2) (1/2)

A2 5 < C 10 B1 (9) C 10

1 2 Direta 2 3 2 5

B2 10 < C 15 B3 15 < C 20

18,7 kW maior que 15 kW e menor do que 20 kW. A corrente nominal do disjuntor ser 70 A.

D IMENSIONAMENTO

DOS

D ISPOSITIVOS DR

Dimensionar o dispositivo DR determinar o valor da corrente nominal e da corrente diferencial-residual nominal de atuao de tal forma que se garanta a proteo das pessoas contra choques eltricos que possam colocar em risco a vida da pessoa.
99

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Corrente diferencial-residual nominal de atuao

Corrente nominal

A NBR 5410 estabelece que o valor mximo para esta corrente de 30 mA (trinta mili ampres).

De um modo geral, as correntes nominais tpicas disponveis no mercado, seja para Disjuntores DR ou Interruptores DR so: 25, 40, 63, 80 e 100 A.

Assim temos duas situaes:


Devem ser escolhidos com base na tabela 1 (pg. 94). Note que no ser permitido usar um Disjuntor DR de 25 A, por exemplo, em circuitos que utilizem condutores de 1,5 e 2,5mm 2 . Nestes casos, a soluo utilizar uma combinao de disjuntor termomagntico + interruptor diferencial-residual.

D ISJUNTORES DR

I NTERRUPTORES DR (IDR)
Devem ser escolhidos com base na corrente nominal dos disjuntores termomagnticos, a saber:
100

Corrente nominal do disjuntor (A)


10, 15, 20, 25 30, 40 50, 60 70 90, 100

Corrente nominal mnima do IDR (A)


25 40 63 80 100

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Aplicando os mtodos de escolha de disjuntores e dispositivos DR vistos anteriormente, temos:


Circuito n Tipo Tenso (V) Potncia Local Quantidade x Total potncia (VA) (VA) 1 1 1 1 1 1 1 1 1 x x x x x x x x x 100 160 160 100 100 100 160 100 100 Corrente (A) Seo dos n de circuitos condutores (mm 2) agrupados Proteo Tipo n de plos Corrente nominal

Sala Dorm. 1 127 Dorm. 2 Banheiro Hall Copa Cozinha Ilum. 2 servio 127 A. servio A. externa Ilum. 1 social 3 TUGs Sala 127 Dorm. 1 Hall 127 Banheiro Dorm. 2

620

4,9

1,5

DTM

10

460

3,6

1,5

DTM + IDR

1 2

10 25

4 x 100 4 x 100 1 x 100 1 x 600 4 x 100 2 x 600 1 x 100 1 x 600 2 x 600 1 x 100 1 x 600 1 x 500 2 x 600 1 x 1000 1 x 5600 1 x 5000

900

7,1

2,5

DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR DTM + IDR

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 2 2 2 2

10 25 10 25 10 25 10 25 10 25 10 25 10 25 10 25 30 40 25 25

4 TUGs

1000

7,9

2,5

5 TUGs 6 TUGs 7 TUGs

127 Copa 127 Copa 127 Cozinha

1200 700 1200

9,4 5,5 9,4

3 2 3

2,5 2,5 2,5

TUGs 127 Cozinha +TUEs

1200

9,4

2,5

9 TUGs 10 TUEs 11 TUEs 12 TUEs

127 A. servio 127 A. servio 220 Chuveiro 220 Torneira Quadro de distribuio Quadro de medidor

1200 1000 5600 5000

9,4 7,9 25,5 22,7

3 2 1 3

2,5 2,5 4 6

Distribuio

220

12459

56,6

16

DTM

70

101

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Nota: normalmente, em uma instalao, todos os condutores de cada circuito tm a mesma seo, entretanto a NBR 5410 permite a utilizao de condutores de proteo com seo menor, conforme a tabela:
Seo dos condutores Seo do condutor fase (mm 2 ) de proteo (mm 2 )
1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 1,5 2,5 4 6 10 16 16 16 25 35 50 70 95 95 120

A partir desse momento, passaremos para o dimensionamento dos eletrodutos.

M AS ... O

QUE DIMENSIONAR ELETRODUTOS ?


Tamanho nominal do eletroduto o dimetro externo do eletroduto expresso em mm, padronizado por norma.

Dimensionar eletrodutos determinar o tamanho nominal do eletroduto para cada trecho da instalao.

102

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

O tamanho dos eletrodutos deve ser de um dimetro tal que os condutores possam ser facilmente instalados ou retirados. Para tanto obrigatrio que os condutores no ocupem mais que 40% da rea til dos eletrodutos.

60% 40% Dimetro interno

Condutores

Considerando esta recomendao, existe uma tabela que fornece diretamente o tamanho do eletroduto.
Para dimensionar os eletrodutos de um projeto, basta saber o nmero de condutores no eletroduto e a maior seo deles. Exemplo: n de condutores no trecho do eletroduto =6 maior seo dos condutores =4mm2 O tamanho nominal do eletroduto ser 20mm.
Seo nominal (mm2)
1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240

Nmero de condutores no eletroduto 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tamanho nominal do eletroduto (mm)


16 16 16 16 20 20 25 25 32 40 40 50 50 50 60 16 16 16 20 20 25 32 32 40 40 50 50 60 75 75 16 16 20 20 25 25 32 40 40 50 60 60 75 75 85 16 20 20 25 25 32 40 40 50 60 60 75 75 85 16 20 20 25 32 32 40 50 50 60 75 75 85 85 16 20 25 25 32 40 40 50 60 60 75 75 85 20 20 25 25 32 40 50 50 60 75 75 85 20 25 25 32 40 40 50 50 60 75 85 85 20 25 25 32 40 40 50 60 75 75 85 -

103

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Para dimensionar os eletrodutos de um projeto eltrico, necessrio ter: a planta com a representao grfica da fiao com as sees dos condutores indicadas. e a tabela especfica que fornece o tamanho do eletroduto.

Como proceder:

Na planta do projeto, para cada trecho de eletroduto deve-se:

1
Contar o nmero de condutores contidos no trecho;

2
Verificar qual a maior seo destes condutores.

De posse destes dados, deve-se:

Consultar a tabela especfica para se obter o tamanho nominal do eletroduto adequado a este trecho.

104

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

D IMENSIONAMENTO DE A LGUNS T RECHOS E LETRODUTOS DO P ROJETO

DOS

Dimensionando os eletrodutos do circuito de distribuio e boto da campainha.

Trecho: do QM at QD n de condutores: 4 maior seo dos condutores: 16mm 2

Seo nominal (mm2)

Nmero de condutores no eletroduto

2 16 16 16 16 20 20

3 16 16 16 20 20 25

4 16 16 20 20 25 25

5 16 20 20 25 25 32

6 16 20 20 25 32 32

7 16 20 25 25 32 40

8 20 20 25 25 32 40

Tamanho nominal do eletroduto (mm)

1,5 2,5 4 6 10 16

Para este trecho: eletroduto de 25 mm. 105

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Trecho: do QM at boto da campainha n de condutores: 2 maior seo dos condutores: 1,5 mm 2

Seo nominal (mm 2)

Nmero de condutores no eletroduto

2 16 16 16 16 20 20 25 25

3 16 16 16 20 20 25 32 32

4 16 16 20 20 25 25 32 40

5 16 20 20 25 25 32 40 40

6 16 20 20 25 32 32 40 50

7 16 20 25 25 32 40 40 50

8 20 20 25 25 32 40 50 50

Tamanho nominal do eletroduto (mm)

1,5 2,5 4 6 10 16 25 35

Para este trecho: eletroduto de 16 mm.

Repetindo-se, ento, este procedimento para todos os trechos, temos a planta indicada a seguir :
106

16

#1,5

#1,5

#1,5

Os condutores e eletrodutos sem indicao na planta sero: 2,5 mm 2 e 20 mm, respectivamente.


107

16

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

L EVANTAMENTO

DE MATERIAL

Para a execuo do projeto eltrico residencial, precisa-se previamente realizar o levantamento do material, que nada mais que: medir, contar, somar e relacionar todo o material a ser empregado e que aparece representado na planta residencial.

Sendo assim, atravs da planta pode-se:

medir e determinar quantos metros de eletrodutos e fios, nas sees indicadas, devem ser adquiridos para a execuo do projeto.

108

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Para se determinar a medida dos eletrodutos e fios deve-se:

medir, diretamente na planta, os eletrodutos representados no plano horizontal e...

Somar, quando for o caso, os eletrodutos que descem ou sobem at as caixas.

109

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

M EDIDAS

DO

E LETRODUTO H ORIZONTAL

NO

P LANO

So feitas com o auxlio de uma rgua, na prpria planta residencial. Uma vez efetuadas, estas medidas devem ser convertidas para o valor real, atravs da escala em que a planta foi desenhada. A escala indica qual a proporo entre a medida representada e a real. Escala 1:100
Significa que a cada 1 cm no desenho corresponde a 100 cm nas dimenses reais.

Exemplos

Escala 1:25
Significa que a cada 1 cm no desenho corresponde a 25 cm nas dimenses reais.

110

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

M EDIDAS

DOS

E LETRODUTOS AT AS C AIXAS

QUE

D ESCEM

So determinadas descontando da medida do p direito mais a espessura da laje da residncia a altura em que a caixa est instalada.

espessura da laje = 0,15 m

p direito = 2,80 m

Caixas para

Subtrair

Exemplificando
p direito = 2,80 m esp. da laje = 0,15 m 2,95 m caixa para sada alta subtrair 2,20 m = 2,95 m -2,20 m 0,75 m
(medida do eletroduto)
111

sada alta interruptor e tomada mdia tomada baixa quadro de distribuio

2,20 m 1,30 m 0,30 m 1,20 m

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

M EDIDAS

DOS E LETRODUTOS QUE AT AS C AIXAS

S OBEM

So determinadas somando a medida da altura da caixa mais a espessura do contrapiso.

espessura do contrapiso = 0,10m

Caixas para interruptor e tomada mdia tomada baixa quadro de distribuio

Somar 1,30 m 0,30 m 1,20 m

Exemplificando
espessura do contrapiso = 0,10 m 1,30 + 0,10 = 1,40 m 0,30 + 0,10 = 0,40 m 1,20 + 0,10 = 1,30 m

Nota: as medidas apresentadas so sugestes do que normalmente se utiliza na prtica. A NBR 5410 no faz recomendaes a respeito disso.
112

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Como a medida dos eletrodutos a mesma dos fios que por eles passam, efetuando-se o levantamento dos eletrodutos, simultaneamente estar se efetuando o da fiao. Exemplificando o levantamento dos eletrodutos e fiao: Mede-se o trecho do eletroduto no plano horizontal.
escala utilizada = 1:100 p direito = 2,80 m espessura da laje = 0,15 m 2,80 + 0,15 = 2,95

Chega-se a um valor de 3,8 cm: converte-se o valor encontrado para a medida real

Para este trecho da instalao, tm-se: eletroduto de 20 mm = (2 barras) fio fase de 2,5 mm 2 = fio neutro de 2,5 mm 2 = fio de proteo de 2,5 mm 2 = fio fase de 1,5 mm 2 = fio neutro de 1,5 mm 2 = 3,80m 3,80m 3,80m 3,80m 3,80m 3,80m
113

3,8 cm x 100 380,0 cm ou 3,80 m

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Agora, outro trecho da instalao. Nele, necessrio somar a medida do eletroduto que desce at a caixa da tomada baixa.

Medida do eletroduto no plano horizontal Medida do eletroduto que desce at a caixa da tomada baixa Somam-se os valores encontrados

2,2 cm x 100 = 220 cm ou 2,20 m

(p direito + esp. da laje) - (altura da caixa) 2,95 m - 0,30 m = 2,65 m

(plano horizontal) + (descida at a caixa) 2,20 m + 2,65 m = 4,85 m

Adicionam-se os valores encontrados aos da relao anterior: eletroduto de 20 mm eletroduto de 16 mm fio fase de 2,5 mm 2 fio neutro de 2,5 mm 2 fio de proteo de 2,5 mm 2 fio fase de 1,5 mm 2 fio neutro de 1,5 mm 2
114

= = = = = = =

3,80m (2 barras) 4,85 m (2 barras) 3,80 m + 4,85 m = 8,65 m 3,80 m + 4,85 m = 8,65 m 3,80 m + 4,85 m = 8,65 m 3,80m 3,80m

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Tendo-se medido e relacionado os eletrodutos e fiao, conta-se e relaciona-se tambm o nmero de: caixas, curvas, luvas, arruela e buchas; tomadas, interruptores, conjuntos e placas de sada de fios.

C AIXAS
retangular 4 x 2

DE

D ERIVAO
quadrada 4 x 4

octogonal 4 x 4

C URVAS , L UVA , B UCHA


curva 45

A RRUELA

curva 90 luva

arruela

bucha

115

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

T OMADAS , I NTERRUPTORES E C ONJUNTOS

Observando-se a planta do exemplo...

... conta-se
2 4 3 1 1 1
116

caixas octogonais 4 x 4 caixas 4 x 2 tomadas 2 P + T interruptor simples curva 90 de 20 luva de 20

4 4 3 6 6

arruelas de 20 buchas de 20 curvas 90 de 16 buchas de 16 arruelas de 16

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

O desenho abaixo mostra a localizao desses componentes.

luva

20

curva 90 20

caixa de derivao octogonal 4 x 4 curva 90 16

caixa de derivao octogonal 4 x 4

caixa de derivao 4 x 2

curva 90 16

NOTA: considerou-se no levantamento que cada curva j vem acompanhada das respectivas luvas.

Considerando-se o projeto eltrico indicado na pgina 107 tm-se a lista a seguir:


117

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

Lista de material
Condutores Proteo 16 mm 2 Fase 16 mm 2 Neutro 16 mm 2 Fase 1,5 mm 2 Neutro 1,5 mm 2 Retorno 1,5 mm 2 Fase 2,5 mm 2 Neutro 2,5 mm 2 Retorno 2,5 mm 2 Proteo 2,5 mm 2 Fase 4 mm 2 Proteo 4 mm 2 Fase 6 mm 2 Proteo 6 mm 2 Eletrodutos 16 mm 20 mm 25 mm

Preo
Quant. 7m 13 m 7m 56 m 31 m 60 m 159 m 151 m 9m 101 m 15 m 8m 22 m 11 m Unit. Total

16 barras 27 barras 4 barras Outros componentes da distribuio Caixa 4 x 2 36 Caixa octogonal 4 x 4 8 Caixa 4 x 4 1 Campainha 1 Tomada 2P + T 26 Interruptor simples 4 Interruptor paralelo 2 Conjunto interruptor simples e tomada 2P + T 2 Conjunto interruptor paralelo e tomada 2P + T 1 Conjunto interruptor paralelo e interruptor simples 1 Placa para sada de fio 2 Disjuntor termomagntico monopolar 10 A 10 Disjuntor termomagntico bipolar 25 A 1 Disjuntor termomagntico bipolar 30 A 1 Disjuntor termomagntico bipolar 70 A 1 Interruptor diferencial residual bipolar 30 mA/25 A 10 Interruptor diferencial residual bipolar 30 mA/40 A 1 Quadro de distribuio 1 118

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS

ATENO: Alguns materiais utilizados em instalaes eltricas devem obrigatoriamente possuir o selo INMETRO que comprova a qualidade mnima do produto. Entre estes materiais, esto os fios e cabos eltricos isolados em PVC at 750 V, cabos com isolao e cobertura 0,6/1kV, interruptores, tomadas, disjuntores at 63 A, reatores eletromagnticos e eletrnicos. NO COMPRE estes produtos sem o selo do INMETRO e DENUNCIE aos rgos de defesa do consumidor as lojas e fabricantes que estejam comercializando estes materiais sem o selo.

Alm disso, o INMETRO divulga regularmente novos produtos que devem possuir o seu selo de qualidade atravs da internet:

www.inmetro.gov.br

119

I NSTALAES E LTRICAS R ESIDENCIAIS


Julho de 2003

Esta edio foi baseada nos Manuais de Instalaes Eltricas Residenciais 3 volumes, 1996 ELEKTRO / PIRELLI complementada, atualizada e ilustrada com a reviso tcnica do Prof. Hilton Moreno, professor universitrio e secretrio da Comisso Tcnica da NBR 5410 (CB-3/ABNT). Todos os direitos de reproduo so reservados ELEKTRO / PIRELLI

Elektro - Eletricidade e Servios S.A. Rua Ary Antenor de Souza, 321 CEP 13053-024 Jardim Nova Amrica - Campinas - SP Tel.: (19) 3726-1000 e-mail: elektro@elektro.com.br internet: www.elektro.com.br

Pirelli Energia Cabos e Sistemas S.A. Av. Alexandre de Gusmo, 145 CEP 09110-900 - Santo Andr - SP Tel.: (11) 4998-4222 Fax: (11) 4998-4311 e-mail: webcabos@pirelli.com.br internet: www.pirelli.com.br

REALIZAO: Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre Av. Brigadeiro Faria Lima, 2128 CEP 01451-903 - So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3816-6383 e-mail: unicobre@procobrebrasil.org internet: www.procobrebrasil.org

Produo: Victory Propaganda e Marketing S/C Ltda. Tel.: (11) 3675-7479 e-mail: victory@victorydesign.com.br

120

www.procobrebrasil.org

You might also like