You are on page 1of 6

XVII Encontro de Iniciao Pesquisa

Universidade de Fortaleza 17 a 21 de Outubro de 2011

Anlise da gua do Rio Coau


Matheus Gonalves Dutra*(IC), Laio Bringel(E),Ana Claudia Paula de Aguiar Llis (IC), Denise 2 2 2 Fernandes (PO), Mrcia Thelma Rios Donato Marino (PQ), Oyrton de Azevedo Castro Monteiro Junior (PQ) 1. Universidade de Fortaleza PAVIC/UNIFOR Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria. 2. Universidade de Fortaleza Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria. *E-mail: matheusgdutra@hotmail.com Palavras-chave: Rio Coau. Monitoramento ambiental. Anlise de gua.
1

Resumo
Este trabalho visou analisar as guas do Rio Coau, no ano de 2011, caracterizando-se alguns parmetros fsico-qumicos e bacteriolgicos. O Rio Coau um importante rio da Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF) que demarca a divisa entre os municpios de Fortaleza e Eusbio e desgua no Rio Coc, sendo um importante afluente do mesmo. Apresenta influncia das mars sofrendo intruso salina. Aps a anlise para monitoramento ambiental da gua do Rio Coau, este apresentou alguns parmetros que no se enquadram nos valores estabelecidos como mximos na Portaria do Ministrio da Sade (MS) 518/2004 e Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 357/2005 que trata da classificao dos tipos de corpos dgua, e 274/2000 que trata da balneabilidade dos corpos dgua. Os seguintes parmetros da gua do Rio Coau foram analisados: Condutividade Eltrica (835 mho/cm); pH, (7,39); Temperatura o (26,5 C), Oxignio Dissolvido (3,7 mg/L); Salinidade (4,07%); Turbidez (1,91 NTU); Materiais em Suspenso (0,003 mg/L); Clorofila a (46,6 mg/L); Coliformes Totais (30,5 NPM/100ml); E. coli (18,3 NPM/100ml); Sdio (35 mg/L); Potssio (5,5 mg/L); Nitrito (0,96 mg/L); Fsforo (0,1 mg/L); e Silcio (89,25 mg/L).

Introduo
O Rio Coau um importante rio da cidade de Fortaleza, alm de demarcar a divisa entre a cidade e o municpio do Eusbio, desgua junto foz do Rio Coc. um afluente do mesmo e sofre intruso salina por meio deste em condio de estofo de mar. As suas margens apresentam a mata ciliar com predominncia de mangue preto (avicennia SP) fortemente descaracterizada pelo crescimento urbano desordenado (Figura 1), o que interfere no desequilbrio ambiental desse ecossistema. As regies de manguezal apresentam caractersticas litorneas, com alta umidade e vasta biodiversidade. Tambm representa um importante bero de espcies marinhas. Por esses fatores, principalmente, a regio onde correm as guas do Rio Coau protegida pela Reserva Ecolgica Particular da Sapiranga. Apesar de encontrar-se inserido em uma reserva ecolgica particular, possvel observar o descarte de efluentes domsticos nesse manancial hdrico, devido alta interferncia antrpica, com intensa presena de casas sem saneamento. No local de coleta foi possvel visualizar uma horta e um reservatrio de gua para criao de peixes, denotando a importncia desse recurso para as populaes ribeirinhas. Diante do exposto, este estudo reveste-se de grande importncia, no intuito de caracterizar a qualidade da gua do Rio Coau, preservando a qualidade de vida dos moradores do seu entorno e que utilizam suas guas para diversos meios de subsistncia. A amostragem para anlise foi realizada no perodo chuvoso, no dia 12/02/11 na Av. Sabiaguaba, coordenadas (561.051-E, 9.580.332-N). No momento da coleta (Figuras 2 e 3), a gua se encontrava em condio de estofo de mar, com a mesma alcanando 2,2m. O objetivo principal deste trabalho foi determinar e analisar os seguintes parmetros fsicos (Temperatura, Turbidez, Materiais em Suspenso e Condutividade Eltrica), qumicos (pH, Oxignio Dissolvido, Salinidade, Cloretos, Sdio e Potssio, Nitrito, Silcio e Fosfato Dissolvido) e biolgicos (Coliformes Totais, E. coli e Clorofila a), de acordo com os mtodos descritos no Standard Methods (1992), e compar-los Portaria do Ministrio da Sade (MS) 518/2004 e Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 357/2005 que trata da classificao dos tipos de corpos dgua, e 274/2000 que trata da balneabilidade dos corpos dgua.

ISSN 18088449

1 

Figura 1: Vista area fechada do local de amostragem, sinalizado com um circulo vermelho na imagem. Fonte: Google Maps,2011.

Figura 2: Vista parcial do Rio Coau e da mata ciliar. Fonte: Arquivo pessoal,2011.

Figura 3: Coleta da gua para anlise. Fonte: Arquivo pessoal,2011.

Metodologia
. Os trabalhos foram iniciados com as medidas in situ de pH e temperatura da gua. A coleta (figura 3) foi realizada em trs recipientes: No primeiro recipiente foram coletados 1,5L de gua do Rio para anlise em laboratrio de Condutividade Eltrica, Oxignio Dissolvido, Salinidade, Turbidez, Cloretos, Materiais em Suspenso, Sdio e Potssio, Nitrito, Silcio e Fosfato Dissolvido. No segundo recipiente foram coletados 0,5L para anlise de clorofila a, sendo que a amostra foi conservada at o momento da anlise com a adio de 1,0 ml de MgCO3 (carbonato de magnsio) e refrigerada ao abrigo da luz. No terceiro recipiente foram coletados em frasco estril 300 mL de gua para anlise de Coliformes Totais e E. colli. As amostras coletadas foram transportadas do local de amostragem ao Laboratrio de Tecnologia Ambiental da Universidade de Fortaleza, armazenadas em gelo, onde foram realizadas anlises de acordo com o Standard Methods (1992). Na anlise de condutividade eltrica foi utilizado o Condutivmetro digital de bancada, da marca Analyser, modelo 650M, calibrado com uma soluo padro. O valor foi obtido aps a estabilidade pela indicao digital. A leitura do pH foi realizada com um medidor porttil, da marca Quimis, modelo Q400M, que foi submerso em um Becker com uma quantidade de gua suficiente para cobrir o seu sensor. O valor foi obtido aps a estabilizao do indicador digital. A temperatura da gua da superfcie foi medida in situ com um termmetro comum, com coluna de mercrio, que foi submerso em um Becker com gua recm coletada. O valor foi obtido aps a estabilidade da coluna de mercrio. Na determinao de oxignio dissolvido na gua foi utilizado o medidor de oxignio dissolvido na gua porttil, da marca Quimis, modelo Q758P, sendo o mesmo submerso em um recipiente de plstico com uma quantidade de gua suficiente para cobrir o seu sensor.

Para a medida de salinidade realizou-se o procedimento experimental do clculo do teor de cloreto, Mtodo de Morh, na amostra em ppm, seguido do clculo da relao salinidade-clorinidade. A medio da turbidez foi feita atravs de um turbidmetro da marca Tecnopon, modelo TB 1000, calibrado com diferentes padres de turbidez. O valor foi obtido aps a estabilizao do indicador digital. Para determinao de material em suspenso foi realizado o procedimento atravs do princpio de gravimetria de volatilizao, onde 0,3L da amostra (V) foi filtrado com a ajuda do compressor da marca Fanem, Modelo 089/CL em um filtro pr-pesado (P1). Aps a secagem, o filtro contendo a amostra foi pesado (P2) para realizao do clculo do valor de g/mL para mg/L de materiais em suspenso: (P2-P16 Br)x10 / V. No clculo da clorofila a foram utilizados a Centrfuga Excelsa II, da marca Fanem, Modelo 206 BL, para centrifugar a amostra durante 10 minutos, e o Espectrofotmetro Femto 800XI, para determinar a absorbncia, seguindo o Mtodo de Lorenzen. Para a determinao de Coliformes totais e E. colli. realizou-se o mtodo do substrato cromogneo, colocando as cartelas com a amostra na Estufa incubadora, marca Quimis, modelo Q316M, a 35C por 24 horas. Aps esse perodo foi possvel determinar a quantidade de coliformes totais e aps submeter a cartela luz ultravioleta 365nm, foi identificado E. coli. A determinao de Sdio e Potssio se deu atravs da utilizao do Fotmetro de Chama, marca Celm, modelo FC-280, calibrado com gua de osmose reversa. Depois de calibrado, analisou-se 25 ml da amostra. O valor foi registrado aps a estabilizao do indicador digital. A anlise de nitrito foi realizada pelo Mtodo da sulfanilamida e N-(1-naftil)-etilenodiamina, e utilizando o espectofotmetro da marca Femto, modelo 800XI, para obter a absorbncia. Na determinao de fosfato dissolvido foi realizada pelo Mtodo de Strickland & Parsons (1965) e para obter a absorbncia utilizou-se o espectofotmetro UV, da marca Femto, modelo 800XI. Para a anlise de silcio foi utilizado o Mtodo de GRASSHOFF.; EHRHARDT; KREMLING (1983).

Resultados e Discusso
Visando uma melhor avaliao dos resultados, foram comparados os valores obtidos nas anlises de temperatura da gua, salinidade, pH, turbidez, oxignio dissolvido e clorofila a com as estaes de coleta E1, localizada na foz do Rio Coc na praia do Caa e Pesca, e E2, localizada no "per" do Parque Ecolgico Adahil Barreto, do artigo "Estudo do Standing-crop da gua do esturio do Rio Coc, como indicador das modificaes fsico-qumicas no meio", de autoria de Pessoa (2002). Essas estaes de coleta foram escolhidas pelo fato do Rio Coau desaguar no Rio Coc entre esses locais, sofrendo influncia direta do Rio Coc. A salinidade est relacionada com a composio inica dos corpos dgua, podendo variar desde valores menores que 0,5 (doces), passando por diferentes graus de salubridade at valores maiores que 35 (hipersalinas) (ESTEVES, 1998). De acordo com a Resoluo 375/2005 do CONAMA, aps a anlise de salinidade pode-se dizer que o Rio Coau enquadra-se em: Seo II, das guas salobras; Artigo 6, II - classe 1: guas que podem ser destinadas: a) recreao de contato primrio; b) proteo das comunidades aquticas; c) aqicultura e atividade pesqueira; d) ao abastecimento para consumo humano aps tratamento convencional ou avanado; e) irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoo de pelcula, e irrigao de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o pblico possa vir a ter contato direto. No local de amostragem foi possvel observar a utilizao da gua para recreao de contato primrio, aquicultura, abastecimento para consumo humano e irrigao de hortalias e frutas. O resultado para salinidade foi obtido pelo Mtodo de Mohr, com valor obtido de 4,07, o que classifica a gua do Rio Coau como salobra de acordo com a Resoluo 357/2005 do CONAMA, pois apresenta salinidade superior a 0,5% e inferior a 30%. No artigo de Pessoa (2002) foram obtidos os valores de 26 para a estao E1 e 0,6 na estao E2. O parmetro condutividade eltrica fornece a medida da capacidade da gua de conduzir corrente eltrica. Porm no determina, especificamente, quais os ons que esto presentes em determinada amostra de gua, mas pode contribuir para possveis reconhecimentos de contaminaes que ocorram de guas, ocasionados por lanamentos de resduos industriais, minerao, esgotos, etc. Como h uma relao de proporcionalidade entre o teor de sais dissolvidos e a condutividade eltrica, pode-se estimar o teor de sais pela medida de condutividade eltrica de um corpo dgua. Para a anlise de condutividade eltrica obteve-se o valor de 835 mho/cm. No existem valores mximos para o parmetro de condutividade eltrica. O pH representa a concentrao de ons de hidrognio H+, dando uma indicao sobre a condio de acidez, neutralidade ou alcalinidade da gua. Corpos dgua com pH entre 6,0 e 9,0 so considerados ideais para a sustentabilidade do ambiente. Sua importncia em estudos ambientais deve-se ao fato de estar

relacionado geoqumica do sistema CO2, atuando como um indicador dos processos que envolvem a produo e a respirao biolgica (SILVA, 2004). O valor obtido a anlise do pH foi de 7,39. De acordo com a resoluo 357/2005 do CONAMA, o valor de pH est dentro do padro para esse parmetro. No artigo de Pessoa (2002) a mdia dos valores de pH obtidos foram 7,75 na estao E1, e 6,98 na estao E2. A temperatura um importante fator regulador do metabolismo, do crescimento, da atividade e da sobrevivncia dos organismos aquticos (Kubitza,1997). Em temperaturas abaixo ou acima do ideal, entre o 26 e 30 C, h possibilidade de morte de espcies. A temperatura da gua medida no local de amostragem foi de 26,5 C. No existe um valor mximo para esse parmetro. A mdia da temperatura da gua registrada nas estaes do artigo analisado foram de 27,4 C na estao E1 e 28,1C na estao E2. O oxignio dissolvido na gua um elemento de vital importncia para os seres aquticos aerbios. As redues nas concentraes de oxignio dissolvido nos corpos dgua so provocadas, principalmente, por dejetos de origem orgnica (Derisio, 2000). um dos mais importantes na dinmica e na caracterizao de ecossistemas aquticos. As principais fontes de oxignio para gua so a atmosfera e a fotossntese (ESTEVES, 1998). O valor obtido para oxignio dissolvido na amostra foi 3,7 mg/L, muito abaixo do valor determinado pela Resoluo 357/2005 do CONAMA, indicando poluio por matria orgnica na gua. De acordo com a Resoluo 357/2005 do CONAMA, o valor de oxignio dissolvido no deve ser inferior a 5 mg/L. Os valores obtidos para a concentrao de oxignio dissolvido no artigo de Pessoa (2002) foram de 5,41mg/L na estao E1 e 1,79 mg/L na estao E2. Essa grande diferena se deve pelo fato da proliferao de microorganismos aerbicos, responsveis pela decomposio aerbica e pela presena de grandes quantidades de macrfitas aquticas (aguaps). A turbidez causada pela presena de substncias suspensas e coloidais. determinada pela quantidade de luz dispersada quando ela passa atravs de uma amostra. um parmetro que indica a qualidade esttica das guas para abastecimento pblico, sendo encontrada em quase todas as guas de superfcie, em valores elevados, mas est normalmente ausente nas guas subterrneas. O valor da turbidez da amostra foi de 1,91 NTU. O valor obtido est dentro do aceitvel para o consumo humano, que segundo a Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade deve ser de 2 NTU. A determinao quantitativa da frao particulada viva dentro do meio aqutico importante para o estudo e a compreenso dos fenmenos ecolgicos. Portanto, uma estimativa do fitoplncton por meio qumico, pela extrao e determinao dos pigmentos fotossintticos satisfatria, mais simples e mais rpida que pelos mtodos bsicos. por exemplo, pela contagem de clulas (AMINOT in: AMINOT e CHAUSSIPIED, 1983). Na determinao de Materiais em Suspenso obteve-se o resultado de 0,003 mg/L. No existem valores mximos para materiais em suspenso. A quantidade de materiais em suspenso encontrada no Rio Coau suficiente para influir na cor da gua, mas no foi constatada mudana no odor da mesma. O valor de clorofila "a" apresentado na amostra foi 46,6 mg/L. No artigo analisado, a mdia dos valores de clorofila a obtidos foram 5,32 mg/L na estao E1, e 6,36 mg/L na estao E2. De acordo com Passavante (2003) os resultados obtidos para o Rio Coau representam altssima produo de fitoplncton. J para os resultados do Rio Coc, a produo fitoplanctnica se encontra normal. Os coliformes fecais so indicadores de presena de microrganismos patognicos na gua. Existem em grande quantidade nas fezes humanas e, quando encontrados na gua, significa que a mesma recebeu esgotos domsticos, podendo conter microrganismos causadores de doenas. Na determinao de coliformes totais e E. colli. foram obtidos os valores de 30,5 NMP/100 mL para coliformes totais e 18,3 NMP/100 mL para E. colli. De acordo com a Resoluo 274/2000 do CONAMA, os valores obtidos so considerados na categoria prpria e possuem valores enquadrados em excelente (quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no mximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia colli ou 25 enterococos por l00 mililitros). De acordo com a Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade a gua encontra-se imprpria para consumo humano devido amostra apresentar resultado positivo para coliformes totais e E. colli. Para as anlises de metais alcalinos (sdio e potssio) foram obtidos os teores de 35 mg/L de sdio e 5,5 mg/L de potssio. De acordo com a Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade o resultado obtido para alcalinidade est dentro do limite de 200mg/L, o que a torna prpria para consumo humano, quando a mesma no estiver sofrendo influncia da mar alta. O nitrognio um dos elementos mais importantes no metabolismo de ecossistemas aquticos devido sua participao na formao de protenas, podendo atuar como fator limitante na produo primria desses ecossistemas e, em determinadas condies, tornar-se txico a organismos aquticos. Dentre os compostos de nitrognio dissolvidos na gua, pode-se encontrar uma forma ionizada (NH4+), denominada on amnio e/ou amnio, e outra no ionizada (NH3), amplamente conhecida como amnia. As duas formas juntas constituem a amnia total e/ou nitrognio amoniacal total (ESTEVES, 1998).

Em nenhum ciclo biogeoqumico os microorganismos tm maior participao do que no ciclo do nitrognio. Neste ciclo podem-se encontrar representantes de praticamente todos os grupos fisiolgicos, que tomam parte em quatro processos bsicos: amonificao, nitrificao, desnitrificao e amonificao do nitrato (ESTEVES, 1998). Para a anlise de nitrito obteve-se o resultado de 0,96 mg/L. Este valor, de acordo com a Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade est dentro do padro para o consumo humano, o valor mximo de 1 mg/L e no CONAMA 357/2005 de 0,07mg/L N, estando portanto acima do limite aceitvel para balneabilidade. O fsforo um elemento nutritivo sendo a forma mineral majoritria, o ortofosfato, essencial vida aqutica. Na gua do mar, os ortofosfatos esto presentes essencialmente em duas formas PO4-(10%) e HPO4 (90%); H2PO4 representa menos de 1% desse total. Atua, particularmente, em processos de metabolismo dos seres vivos, tais como armazenamento de energia, estruturao da membrana celular. Na gua o on fosfato (P-orto) pode estar sob diferentes espcies inicas em funo do pH do meio (ESTEVES, 1998). Na determinao de fosfato dissolvido foi obtido o valor de 0,1 mg/L. De acordo com a Resoluo 357/2005 do CONAMA, a concentrao de fsforo encontra-se prxima do limite para guas salobras de classe 1, que de 0,124 mg/L P, o que denota processo de eutrofizao, e corroborado pelo valor de clorofila a. O silcio o elemento mais abundante no universo. o sexto elemento mais abundante na atmosfera, logo aps o oxignio, muito comum na crosta terrestre e na litosfera superior da terra (Grasshoff; Ehrhardt; Kremling, 1983). um elemento nutritivo, pois participa da composio de certas espcies fitoplanctnicas (diatomceas, radiolares...) sendo, portanto, indispensvel para estas espcies, pois utilizada na elaborao das suas carapaas A concentrao nas guas ocenicas de superfcie encontradas da ordem de <1 mol/L. As concentraes se elevam progressivamente quando se aproxima do litoral e em particular dentro dos esturios (AMINOT; CHAUSSPEID, 1983). A concentrao da anlise de silcio foi de 89,25 mg/L, este elemento no normatizado pela Resoluo CONAMA 357/2005.

Concluso
De acordo com os resultados obtidos na realizao da anlise de gua do Rio Coau pode-se dizer que: O Rio Coau apresenta valor abaixo do aceitvel para oxignio dissolvido, o que significa elevada concentrao de microorganismos aerbios, responsveis pela decomposio da matria orgnica; Apesar do valor para turbidez apontar que a gua do Rio Coau prpria para o consumo humano, o resultado do exame bacteriolgico invalidam esse uso, pois apontaram a presena de coliformes termotolerantes e E.colli; Aps realizar a anlise de clorofila a foi constatada altssima produo fitoplanctnica, apesar do resultado para materiais em suspenso 0,003 mg/L. Pode-se dizer que a produo fitoplanctnica eleva a quantidade de matria orgnica na gua; O local de amostragem apresenta grande interferncia antrpica e pode-se afirmar que a populao local utiliza a gua do rio para recreao e em plantaes; Foi possvel observar diversos tipos de materiais poluentes, como vidros, plsticos e lixo orgnico, alm de esgoto sendo despejado sem tratamento no rio; e Resultados em desacordo com os padres do CONAMA indicam um alto grau de poluio da gua do Rio Coau, com suas guas devendo ser destinadas a usos menos exigentes.

Referncias
AMINOT, A. & CHAUSSEPIED, M. Manuel ds analyses chimiques en milieu marin. 1re ed. Brest Cedex, Centre National pour l'Exploitation des ocans,1983. APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard Methods for the Examination of Water and waste water. 18 ed. Washington, APHA, AWWA, WEF,1992 BAUMGARTEN, M. G.; ROCHA, J. M. B. & NIENCHESKI, L. F. Manual de anlises em oceanografia qumica. Porto Alegre: Editora da FURG,1996. BRASIL.Portaria do Ministrio da Sade (MS) 518/2004. BRASIL. Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 357/2005. BRASIL. Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 274/2000. DERSIO, J. C. Introduo ao controle de poluio ambiental. 2, Ed. So Paulo: Signus, 2000. ESTEVES, F.A.. Fundamentos de limnologia. 2 ed., Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. GRASSHOFF, K.; EHRHARDT, M.; KREMLING, K.. Methods of seawater analisis. Contribuio M. O. Andreae ET.al. Weinheim; Deerfield Beach, Florida; Basel: Verdag Chemie, 1983.

KUBITZA, F. Qualidade do alimento, qualidade da gua e manejo alimentar na produo de peixes. In: impsio sobre manejo e nutrio de peixes, 1, 1997, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Colgio Brasileiro de Nutrio Animal, 1997. PASSAVANTE, Jos Zanon de Oliveira. Produo fitoplanctnica do esturio do rio Capibaribe (Recife, Pernambuco, Brasil) In:Congresso Nordestino de Ecologia, 10. , 2003, Recife.Anais.... PESSOA, E. V. Estudo do Standing-crop da gua do esturio do Rio Coc, como indicador das modificaes fsico-qumicas no meio. Fortaleza: Programa de Desenvolvimento do Meio Ambiente, 2002. Universidade Federal do Cear. SILVA, J.T.A. da; CARVALHO, J.G. de. Propriedade do solo, estado nutricional e produtividade de bananeiras Prata an (AAB) irrigada com guas calcrias. Cincia e Agrotecnologia, Lavras, 2004. STRICKLAND, J.D.H ; PARSONS, T.R. A manual of sea water analysis, with special reference to the more common micronutrients and to particulate organic material. Fisheries Research Board of Canada, Bull n. 125, second edition. Ottawa, 1965, 203..

Agradecimentos
Ao Programa Aluno Voluntrio de Iniciao Cientfica PAVIC, ao curso de Graduao em Engenharia Ambiental e Sanitria e a Universidade de Fortaleza, pelo apoio e por desenvolver este espao para a divulgao de trabalhos cientficos.

You might also like