You are on page 1of 5

Resultado: o segundo elemento do fato tpico: art.

. 13 CP Segundo o conceito naturalstico: ele a modificao do mundo exterior provocado pelo comportamento humano voluntrio. Resultado: o efeito natural da ao que configura a conduta tpica, ou seja, o fato tipicamente relevante produzido no mundo exterior pelo movimento corpreo do agente e a ele ligado por relao de causalidade. OBS: Como ficam os crimes que no h modificao no mundo exterior? A exemplo dos crimes de: injria real; ato obsceno; violao do domiclio, etc. R: resolve se buscando um conceito jurdico de resultado: Assim, resultado deve ser entendido como leso ou perigo de leso de um interesse protegido pela norma penal. OBS: segundo Damsio, o resultado pode ser fsico (dano), fisiolgico (leso, morte), ou psicolgico (o temor no crime de ameaa, o sentimento do ofendido na injria). Relao de causalidade: Para haver fato tpico ainda necessrio que exista relao de causalidade entre a conduta e o resultado. Conceito de causa: a conexo, a ligao que existe numa sucesso de acontecimentos que pode ser entendida pelo homem. Causa em sentido jurdico penal: Teorias sobre a relao de causalidade: a)- teoria da causalidade adequada: causa adequada, a condio necessria e adequada a determinar a produo do evento. b)- teoria da relevncia jurdica: entende como causa a condio relevante para o resultado. c)- teoria da equivalncia dos antecedentes causais (ou da conditio sine qua non): considera-se causa a ao ou a omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido (adotada pelo nosso CP). OBS1: Isso significa que todos os fatos que antecedem o resultado se equivalem, desde que indispensveis sua ocorrncia. OBS2: Verifica-se se o fato antecedente causa do resultado a partir de uma eliminao hipottica. Se, suprimido mentalmente o fato, vier a ocorrer uma modificao no resultado, sinal de que aquele causa deste ltimo.

Pela teoria da conditio sine qua non. Observa-se que, partindo do resultado, deve-se fazer uma regresso almejando descobrir tudo aquilo que tenha exercido influncia na sua produo. Crtica: dessa regresso em busca de apontar todas as causas que contriburam para o resultado, chegaria-se a uma regresso ad infinitum; Soluo: evita-se tal regresso: interrompendo a cadeia causal no instante que no houver dolo ou culpa por parte daquelas pessoas que tiveram alguma importncia na produo do resultado. Segundo Mirabete: deve existir sempre o nexo causal para a atribuio de uma conduta tpica ao agente. No havendo nexo causal, no h que se cogitar de responsabilidade penal. Espcies de causas: As causas, assim consideradas aquelas que interfiram na produo do resultado, podem ser absoluta ou relativamente independentes. Causas supervenientes: praticada a conduta, possvel que ocorra uma segunda causa que determine a ocorrncia do resultado. Causa absolutamente independente: aquela causa que teria acontecido, vindo a produzir o resultado, mesmo se no tivesse havido qualquer conduta por parte do agente. Podem ser: a)- preexistentes: est querendo dizer que essas causas preexistem; b)- concomitantes: ocorrem numa relao de simultaneidade; c)- supervenientes: Causa preexistente absolutamente independente: aquela que ocorreu anteriormente conduta do agente. Quando a causa absolutamente independente e em virtude dela ocorre o resultado, no deve imput-lo ao agente. EX: Alfredo, querendo a morte de Paulo, contra este desfere um tiro, acertando-o na regio do trax. Embora atingido numa regio letal, Paulo veio a falecer no em virtude do disparo, mas porque, com inteno suicida, ingerira veneno momentos antes da agresso sofrida. Paulo morreu envenenado e no em razo do disparo. 1 Questo: Essa causa, ou seja, o fato de ter a vtima ingerido veneno, anterior, concomitante ou posterior conduta do agente?

Sabe-se que Paulo ingeriu veneno antes de ser alvejado. Esta causa, a ingesto do veneno, deve ser considerada como uma causa preexistente conduta de Alfredo que consistiu em atirar em Paulo. 2 Questo: Se Alfredo no tivesse atirado em Paulo, este, ainda assim, teria falecido? Sim, porque havia ingerido veneno, e esta foi a causa de sua morte. Causa concomitante absolutamente independente: aquela que ocorre numa relao de simultaneidade com a conduta do agente. Acontece no mesmo instante e paralelamente ao comportamento do agente. EX: se A e B, com armas de calibres diferentes, atiram contra C (afastada a hiptese de co-autoria) e ficar provado que o projtil de B que, atingindo o corao da vtima, a matou, ao passo que o de A alcanou levemente em um brao, somente aquele responde por homicdio. OBS: No caso, mesmo que o projtil disparado pela arma de A tivesse atingido a vtima de forma grave, mas no sendo o causador do resultado fatal, responderia ele to-somente pelo seu dolo. Causa superveniente absolutamente independente: diz-se superveniente absolutamente independente a causa ocorrida posteriormente conduta do agente e que com ela no possui relao de dependncia alguma. EX: Augusto e Bento discutem no interior de uma loja, oportunidade em que Augusto saca o revlver que trazia consigo e atira em Bento, causandolhe um ferimento grave, que certamente o levar a morte. Logo aps ter efetuado o disparo, o prdio no qual ambos se encontravam desaba e, posteriormente, comprova-se que Bento no morrera em virtude do disparo recebido, mas sim por ter sido soterrado. Questo: Se aqui, por mais uma vez, suprimir mentalmente a conduta de Augusto, isto , o fato de ter atirado contra Bento, ainda assim o resultado morte teria ocorrido? R- sim, ento, pode-se concluir que a conduta de Augusto no causou o resultado, razo pela qual dever responder somente pelo conatus (tentativa de homicdio). Concluso: pgina 224 Greco: ler. Causa relativamente independente: relativamente independente a causa que somente tem a possibilidade de produzir o resultado se for conjugada com a conduta do agente.

OBS1: Existe uma relao de dependncia entre a conduta do agente e a causa que tambm influencia na produo do resultado. OBS2: A ausncia de qualquer uma delas (causa relativamente independente + conduta do agente) faz com que o resultado seja modificado. As causas relativamente independentes podem ser: a)- preexistentes; b)- concomitantes; c)- supervenientes. Causa preexistente relativamente independente: aquela que j existia antes mesmo do comportamento do agente e, quando com ele conjugada numa relao de complexidade, produz o resultado. EX: Vtima hemoflica, Joo, querendo causar a morte de Paulo e sabendo de sua condio de hemoflico, nele desfira um golpe de faca. O golpe, embora recebido numa regio no letal, conjugado com a particular condio fisiolgica da vtima, faz com que esta no o suporte e venha a falecer. OBS1: aqui duas situaes podem ocorrer: 1 se o agente queria a morte da vtima, atuando com animus necandi, responder pelo resultado morte a ttulo de homicdio doloso; se, embora sabendo da condio de hemoflico, o agente s almejava causar leses na vtima, agindo to-somente com animus laedendi, responder por leso corporal seguida de morte (pargrafo 3 do art. 129 CP), aplicando-se aqui a regra contida no art. 19 do CP: agravao pelo resultado. OBS2: assim, o resultado morte uma conjugao da conduta do agente com uma causa (hemofilia) que j existia anteriormente. As duas causas conjuntamente, so consideradas produtoras do resultado. Causa concomitante relativamente independente: concomitante a causa que, como j foi visto, numa relao de simultaneidade com a conduta do agente e com ela conjugada, tambm considerada produtora do resultado. EX: A desfecha um tiro em B, no exato instante em que este est sofrendo um colapso cardaco, provando-se que a leso contribuiu para a ecloso do xito letal.

OBS: se fizer a supresso mental da conduta do agente, ou seja, o fato de sacar a sua arma e dispar-la em direo vtima, esta no teria se apavorado e, com isso, sofrido o enfarte. Assim, a conduta do agente e o colapso cardaco so, conjuntamente, causadores do resultado morte, razo pela qual o agente responder pelo delito de homicdio doloso consumado. Causa superveniente relativamente independente: aquela ocorrida posteriormente conduta do agente, e que com ela tenha ligao (art. 13, pargrafo 3 CP): diz que estas somente poderiam excluir a imputao quando, por si ss, produzissem o resultado. EX: aquele que, atingido gravemente por um disparo de arma de fogo, conduzido a um hospital. L chegando, o aludido nosocmio sofre um atentado terrorista, e a vtima vem a falecer no em virtude dos ferimentos originrios do disparo por ela recebidos, mas em razo do desabamento do prdio. OBS: o problema ser resolvido a partir da interpretao da expresso por si s, do art. 13 pargrafo 1 CP: quando a lei diz que a supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado, significa que somente aqueles resultados que se encontrarem como um desdobramento natural da ao, ou seja, estiver, na linha de desdobramento fsico, ou anatomopatolgico, que podero ser imputados ao agente. Ler Ex do Greco da pagina 227:

You might also like