You are on page 1of 26

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Tempo Social; Rev.

Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 A R T I G O Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em 1995). (editado em jun. jun. 1995).

A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil


JOS DE SOUZA MARTINS
RESUMO: A acelerada expanso territorial do capital, sobretudo na regio amaznica, a partir de meados dos anos sessenta, revigorou ali, mas tambm em outras regies do pas, a escravido por dvida ou peonagem. Diversa da escravido clssica, que no Brasil se firmou no cativeiro do negro, a peonagem recente entre ns marcada por extrema violncia fsica contra os trabalhadores, em alta proporo culminando com o assassinato daqueles que procuram fugir. A tese do autor a de que a escravido por dvida variao extrema do trabalho assalariado em condies de superexplorao, isto , em condies de mercado em que a explorao do trabalhador levada ao limite de comprometer sua prpria sobrevivncia. E de que se d especialmente quando mecanismos de acumulao primitiva so incorporados no processo de reproduo ampliada do capital. UNITERMOS: peonagem, trabalho escravo, superexplorao, Amaznia.

pequena e fascinante literatura histrica e sociolgica relativa persistncia ou ao renascimento de formas escravistas de relaes de trabalho, em diferentes sociedades, pe o pesquisador diante de alguns dilemas de soluo difcil. O principal deles o da prpria conceituao da modalidade de trabalho que, num pas como o Brasil, com facilidade tem sido definida como trabalho escravo1. Outro, de soluo j no to difcil, o da sua insero histrica ou, dizendo de um modo discutvel, o do modo de produo de que tais relaes fazem parte. Prefiro, neste meu trabalho, seguir um caminho diferente. Ao invs de perder-me na intil tentativa da classificao prvia de tais relaes, parece-me mais sensato, ao considerar o caso brasileiro, iniciar por uma descrio delas, expor a complexa e contraditria teia de conexes que lhes d vida e sentido. Sobretudo porque se pode facilmente constatar que a modalidade de escravido a que me refiro, a escravido por dvida,

Trabalho apresentado na Conference on Free and Unfree Labour, organizada pelo International Institute for Social History, Amsterd (Holanda), 13-14 de janeiro de 1995. O texto foi preparado, em parte, durante o tempo em que fui professor-titular da Ctedra Simn Bolivar (no ano acadmico de 1993/ 94), da Universidade de Cambridge (Reino Unido), qual sou agradecido pelo apoio e pelas excepcionais condies de trabalho. Agradeo, tambm, a generosa acolhida de meu College, o Trinity Hall, a cujos membros fiz uma primeira exposio sobre este tema, em reunio promovida pela Maurice Society.
Professor do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP 1

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

ou peonagem, encontrada em diferentes atividades econmicas, organizadas segundo graus extremos e opostos de modernizao econmica e tcnica. H economias que ainda seguem padres do sculo 19 e at do sculo 18, como o caso de setores do extrativismo amaznico, em particular o da borracha. E no outro extremo, h atividades, sobretudo as das novas fazendas de criao de gado, na Amaznia, desenvolvidas por empresas modernas, algumas vinculadas a destacados grupos econmicos internacionais. No estamos, portanto, apenas diante de um fenmeno de persistncia de relaes arcaicas de trabalho que, primeira vista, tm sido muitas vezes definidas, impropriamente, como pr-capitalistas. Pois, o que constatamos que modernas empresas capitalistas que investem em empreendimentos agropecurios na vasta regio da Amaznia brasileira (mais da metade do territrio de um pas com cerca de oito milhes e meio de quilmetros quadrados) rotineiramente tem recorrido escravido por dvida em algumas de suas atividades2. Meu objetivo , pois, propor uma compreenso sociolgica da persistncia dessas relaes, mas sobretudo da sua revitalizao, nos ltimos trinta anos, como prtica de empresas cuja lgica econmica, caracteristicamente capitalista e moderna, faz supor que nelas a escravido seria uma contradio e uma irracionalidade. Prefiro, assim, no percorrer, em princpio, o caminho j percorrido com competncia por diferentes pesquisadores, que entenderam situar suas anlises do problema na prpria conceituao dessas relaes de trabalho. Uma definio a priori pode ser uma armadilha que faz perder de vista detalhes e diversidades do problema que so essenciais para compreend-lo. As reiteradas denncias de ocorrncia de escravido no Brasil, sobretudo na regio Amaznica, a partir de 19703, sugerem a possibilidade de uma reflexo crtica fundamentada a respeito da ampla diversidade de caractersticas das relaes de trabalho na sociedade capitalista. Sugerem, enfim, que h na realidade contraposies suposio de que tais relaes se definem necessariamente por um padro tpico, racional e legal, isto contratual, no pressuposto de um relacionamento juridicamente igualitrio entre empresrio e trabalhador4.
I

O quadro de referncia da possibilidade desta reflexo se constitui a partir de 1966, quando a ditadura militar (instaurada em 1964 e encerrada em 1985) pe em prtica um amplo programa de ocupao econmica da Amaznia brasileira, em bases supostamente modernas. Embora, at por tradio, viesse ocorrendo um lento processo espontneo de ocupao do Oeste, e a partir de meados dos anos cinqenta, do CentroOeste e do Norte do pas, o regime militar decidiu acelerar, definir as caractersticas dessa ocupao e control-la. Os objetivos eram econmicos, mas eram sobretudo geopolticos. O lema da ditadura era integrar (a
2

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

Amaznia ao Brasil) para no entregar (a supostas e gananciosas potncias estrangeiras). Os militares falavam em ocupao dos espaos vazios, embora a regio estivesse ocupada por dezenas de tribos indgenas, muitas delas jamais contactadas pelo homem branco, e ocupada tambm, ainda que dispersamente, por uma populao camponesa j presente na rea desde o sculo 18, pelo menos. Em face dessas preocupaes, a modalidade de ocupao proposta era contraditria: a da agropecuria, uma atividade econmica que dispensa mo-de-obra e esvazia territrios. No limite, previa-se a criao de apenas cerca de quarenta mil empregos em toda aquela ampla regio. Sem contar que, em conseqncia da modalidade de ocupao proposta, tribos indgenas sofreriam, como sofreram, pesadas redues demogrficas no contacto com o branco e suas enfermidades. Algumas tribos perderam nesses poucos anos at dois teros de sua populao5. Sem contar, tambm, que milhares de camponeses teriam que ser expulsos de suas terras de trabalho, como de fato o foram, para que nelas fossem abertas grandes pastagens6. Muitos deles acabaram migrando para as cidades da prpria regio, para viver na misria da subocupao e das favelas. As novas atividades econmicas instauraram o grande latifndio moderno, vinculado a poderosos conglomerados econmicos nacionais e estrangeiros. Para lograr esse resultado, o governo federal concedeu s grandes empresas, nacionais e multinacionais, incentivos fiscais, isto , a possibilidade de um desconto de 50% do imposto de renda devido pelos seus empreendimentos situados nas reas mais desenvolvidas do pas. A condio era a de que esse dinheiro fosse depositado no Banco da Amaznia, um banco federal, e, aps aprovao de um projeto de investimentos pelas autoridades governamentais, fosse constituir 75% do capital de uma nova empresa, agropecuria ou industrial, na regio amaznica. Tratava-se de uma doao e no de um emprstimo. O governo agia desse modo para assegurar rentabilidade aos novos investimentos, j que, em princpio, os grandes empresrios dos bancos, da indstria e do comrcio no tinham at ento manifestado interesse por estender a ao de seus capitais agropecuria. No s devido a caractersticas tradicionais da agricultura brasileira, em que a lucratividade maior sempre esteve no comrcio dos artigos agrcolas e no na sua produo. Mas, tambm, devido ao clssico bloqueio representado pela propriedade da terra e, portanto, pelo seu preo, a renda fundiria, expanso do capital na agricultura. Pois, sabemos, o preo da terra representa uma deduo do capital propriamente dito, diminuindo a quantia disponvel para o investimento produtivo, o investimento propriamente capitalista. O governo militar oferecia aos empresrios dos outros setores a recompensa dessa doao de 75% do capital que necessitavam para o novo empreendimento, cabendo-lhes entrar com 25% de recursos prprios. Ou podiam se associar a grandes proprietrios de terra para estabelecer as novas atividades econmicas.
3

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

Essa opo era tambm poltica: por esse meio, o governo assegurava a sobrevivncia econmica e poltica das oligarquias fundirias7, controladoras do poder regional nos estados do Centro-Oeste e do Norte. Assim, no ficavam privadas da renda da terra, privao que seria a soluo alternativa, por meio de uma reforma agrria que abrisse o territrio expanso capitalista. O governo militar socializou os custos da ocupao capitalista da Amaznia, transferindo para toda a sociedade o preo da no realizao de uma reforma agrria, isto , a opo por um modelo concentracionista de propriedade e no por um modelo distributivista, este ltimo reivindicado nas presses sociais anteriores ao golpe de Estado. O sentido dessa opo estava no prprio fato de que a classe dos proprietrios de terra e as oligarquias tradicionais de base fundiria foram uma importante base social de sustentao do golpe de Estado e do regime militar. Golpe que fora dado para conter uma suposta revoluo agrria, de orientao comunista, levada a cabo por camponeses pobres, sobretudo do Nordeste do Brasil8. A rpida expanso da frente pioneira em direo Amaznia deu-se num contexto bem diverso do das histrias costumeiras em pases que servem de modelo ao debate do tema, como os Estados Unidos: ao invs de se constituir numa abertura do territrio com base nos valores da democracia e da liberdade, constituiu-se numa expanso apoiada num quadro fechado de ditadura militar, represso e falta de liberdade poltica. Sobretudo, num contexto de anticomunismo em que, justamente as classes trabalhadoras, na cidade e no campo, tornavam-se automaticamente suspeitas de subverso da ordem poltica sempre que reagiam s ms condies de vida que o regime lhes impusera. Esse clima repressivo, associado ao fato de que os proprietrios de terra e os empresrios eram os principais aliados e beneficirios do regime militar, criou para camponeses e trabalhadores rurais uma situao extremamente adversa. Num pas em que o poder pessoal do grande proprietrio rural ainda hoje um poder emblemtico, um poder de vida e de morte, criou-se, assim, uma situao em que a explorao do trabalho ficava acentuadamente na dependncia do arbtrio do fazendeiro ou de seus representantes. Na verdade, as instituies da justia e da polcia foram severamente debilitadas, quando no se tornaram abertamente coniventes com a escravizao de trabalhadores e com a expulso de camponeses da terra, como de tradio em muitas e remotas regies do pas. A grande propriedade sempre foi um enclave sujeito a critrios prprios de direito, embora ilegais; lugar do reino do arbtrio do senhor de terras, que se torna, por isso mesmo, ainda hoje, senhor de conscincias e de pessoas. Esse extraordinrio poder multiplicou-se na onda da converso do grande empresrio em proprietrio de terra, alm do mais com base numa ampla multiplicao do tamanho das propriedades fundirias. O fato de que os novos proprietrios rurais viessem de uma tradio urbana, mo4

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

derna e propriamente capitalista no impediu que em suas fazendas se reproduzisse com facilidade o tipo de dominao, represso e violncia caractersticos da dominao patrimonial. Em parte, porque, absentestas, embora coniventes e beneficirios, delegaram a intermedirios, como os gerentes e capatazes, educados na tradio do poder pessoal, a responsabilidade pelas decises e pela administrao de seus bens. Esse poder multiplicou-se tambm com o dinheiro que chegou s mos de proprietrios tradicionais, educados na tradio oligrquica da dominao pessoal e da violncia. Um quadro do que ocorreu nas 431 fazendas, em que se sabe que houve trabalho escravo, de 1970 a 1993, e em relao s quais pude colher informaes, constitui, penso, um adequado ponto de partida para uma anlise do problema da escravido por dvida no Brasil contemporneo. Delas, 308 esto localizadas na Amaznia e 123 fora da Amaznia. Especificamente nessas fazendas, foi estimado que, somadas as denncias de diferentes pocas, houve pouco mais de 85 mil trabalhadores escravizados. Esse um nmero mnimo, isto , no mnimo foram esses os trabalhadores submetidos a cativeiro. Nmero que foi obtido com base nos depoimentos dos pees que conseguiram fugir e fizeram denncias s autoridades (como a Polcia Federal, legalmente incumbida da represso ao trabalho escravo e da represso ao trfico de pessoas; e os agentes locais ou regionais do Ministrio do Trabalho). Esse nmero, porm, muito inferior ao nmero real. Em seu bem feito estudo sobre a frente pioneira, Branford e Glock mencionam a estimativa de que, no incio dos anos setenta, havia entre 250 mil e 400 mil pees trabalhando nas fazendas amaznicas na estao seca. O governo do estado do Maranho estimava que, em 1975, havia cerca de cem mil pees originrios daquele estado trabalhando nas fazendas da Amaznia (cf. Branford & Glock, 1985, p. 55). Uma nica fazenda, a Sui-Miss, empregou cerca de trs mil pees na fase do desmatamento. Mas em seu projeto previa-se que, uma vez encerrada essa fase, haveria apenas 250 empregados fixos na propriedade de quase 700 mil hectares, dos quais cerca de 217 mil hectares includos nas atividades agropecurias propriamente ditas (cf. Mller et alii apud Mahar, 1978, p. 161 e Casaldliga, 1971, p. 49). As informaes sobre a escravizao de pees nas fazendas foram fornecidas no s s autoridades federais, mas tambm a membros da Igreja Catlica, cuja Comisso Pastoral da Terra organizou um consistente arquivo de dados sobre o assunto. Em algumas regies, como em So Flix do Araguaia (Mato Grosso) e em Conceio do Araguaia (Par), sacerdotes e agentes de pastoral recolheram e anotaram depoimentos desses foragidos, de modo a viabilizar denncias e a pedir a interveno das autoridades9. Foram quase nove mil os trabalhadores que conseguiram fugir do cativeiro, na imensa maioria fugas de fazendas amaznicas. Eles constituem 10,2% dos pees cuja situao chegou a ser denunciada no conjun5

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

to do pas e 13,1% na Amaznia. Em 18,3% das fazendas denunciadas houve assassinato de pees, geralmente quando tentavam escapar, perseguidos por pistoleiros. Essa proporo mais alta na Amaznia: 22,7%. Alm disso, houve tortura de pees em 33,4% do total das fazendas e em 37,0% das fazendas amaznicas arroladas. Apesar dessas condies adversas, em todo o pas houve alguma revolta de pees em apenas 5,6% das fazendas denunciadas por escravizao de seus trabalhadores; e em 6,5% na Amaznia.
II

Penso que essas referncias sugerem, desde logo, que a questo principal no a da anlise em que um autor se perca no dilema de decidir se isso escravido ou no. Esse quadro certamente no sugere, a quem quer que seja, que estamos diante do que os tericos definiram como trabalho livre. Certamente, estamos diante, ao mesmo tempo, do que os mesmos tericos definiram como capitalismo. Estou de acordo com os autores que consideram a escravido de hoje como um componente do prprio processo do capital. o caso de Brass, para quem o capitalismo no s compatvel com o trabalho no-livre, como em certas situaes prefere-o a uma fora de trabalho livre (cf. Brass, 1993, p. 31). Meu prprio entendimento do problema o de que o capital pode no s preferir o trabalho no-livre. Estou de acordo com Brass quando diz que o processo de desproletarizao determinado pela luta de classes. Mas entendo que isso depende das circunstncias do desenvolvimento do capital e da sua reproduo ampliada, isto , as circunstncias sociais, polticas e culturais da acumulao, enfim suas circunstncias histricas, que so tambm as circunstncias da luta de classes. A idia da desproletarizao, para explicar o envolvimento ativo do capital no estabelecimento de formas coercitivas de trabalho, pode abranger, num caso como o brasileiro, a conduta preventiva converso plena e definitiva do peo condio de proletrio10, especialmente num contexto de grandes conflitos tnicos, com os ndios, e sociais, com os camponeses da regio amaznica. Pode-se dizer que o capital tanto remove ou dissolve relaes sociais (e relaes de produo) que bloqueiam sua reproduo ampliada, quanto incorpora a ela aquelas persistentes relaes que, ainda que temporariamente, no podem ser substitudas. Nesse sentido, de fato ele as recria, mas agora como momento do seu processo de reproduo. Elas parecem ser as mesmas relaes, mas so agora outra coisa, isto , so agora forma social carregada de novas determinaes decorrentes da mediao do capital no movimento da sua reproduo ampliada. Na verdade, o problema da persistncia ou do renascimento de formas contemporneas de escravido tem sociologicamente a importncia de um analisador-revelador11. Sua anlise permite ampliar a nossa compreenso do que o capitalismo um sculo depois das anlises de Marx,
6

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

quando essas diferenas podiam ser atribudas a estruturas sociais, econmicas e polticas de um passado que ainda estava muito prximo. Elas apareciam, muitas vezes, enganosamente, como meras sobrevivncias de modos de produo ainda no completamente destrudos pelo desenvolvimento do modo de produo capitalista. Quando, na verdade, estavam se tornando produtos do capital. O componente mais notvel dessa incorporao (e, portanto, no de uma transio) foi a redefinio capitalista da renda fundiria e a prpria gnese da propriedade capitalista da terra. Essa forma da renda territorial foi precedida pela renda em trabalho e pela renda em espcie. A prpria renda em dinheiro nem sempre renda capitalista da terra, pois pode permanecer com o carter de tributo pessoal, deduo dos ganhos do trabalho na terra, pago pelo campons ao proprietrio. A renda capitalista da terra, obviamente sob a forma de renda em dinheiro, surge quando deixa de ser um tributo pessoal para se tornar um tributo social. Isso s possvel quando parte da mais-valia transferida ao proprietrio de terra, no preo dos produtos comercializados, o que se viabiliza pela diferente composio orgnica do capital na agricultura e na indstria. A diferena entre a composio mdia e a baixa composio orgnica do capital na agricultura se materializa na renda fundiria, como se ningum a estivesse pagando, quando de fato a sociedade inteira agora devedora desse tributo ao proprietrio pelo simples fato de que ele tem um ttulo de propriedade e por isso cobra pelo uso de sua terra (cf. Martins, 1983, p. 151-177). O capitalismo certamente no apenas constitudo do quadro de opresso e violncia contidas nas informaes sobre a peonagem no Brasil atual. Mas, o capitalismo, certamente, tambm o conjunto dos processos sociais, procedimentos e situaes que esse quadro nos revela. Para expliclo necessrio compreender que o tempo do capital no concretamente apenas o tempo unilinear do progresso, da modernizao, da conduta racional com relao a fins e do desenvolvimento. No se pode atribuir a momentos, circunstncias e particularidades do processo de reproduo do capital caractersticas formais cuja validade est fundamentalmente referida ao seu processo geral e, sobretudo, s suas tendncias gerais, que o que se fixa nos modelos interpretativos e na teoria. O tempo da reproduo do capital o tempo da contradio; no s contradio de interesses opostos, como os das classes sociais, mas temporalidades desencontradas e, portanto, realidades sociais que se desenvolvem em ritmos diferentes, ainda que a partir das mesmas condies bsicas. Henri Lefebvre sugere bem que a interpretao do capitalismo contida em O Capital est baseada numa concepo de desenvolvimento igual; e que, outras obras de Marx, como os Grundrisse, se apiam na concepo do desenvolvimento desigual do capital, em que os componentes do processo no se regem pelos mesmos ritmos e temporalidades. As foras produtivas se desenvolvem mais depressa do que as relaes sociais; no capitalismo, a produo social, mas
7

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

a apropriao dos resultados da produo privada. Essa contradio fundamental anuncia o descompasso histrico entre o progresso material e o progresso social. A desigualdade do desenvolvimento se expressa nos desencontros que nos revelam diversidades e no uniformidades da mesma realidade econmica e social (cf. Lefebvre, 1957, esp. p. 206 ss). Essa caracterstica do processo do capital, mesmo na indstria, aparece, muitas vezes, nos descompassos tcnicos dos diferentes momentos do processo de trabalho. O desenvolvimento tecnolgico de cada momento desigual e implica, pois, em formas sociais distintas de extrao do excedente econmico e de explorao do trabalhador que ali trabalha diretamente. necessrio, portanto, conhecer em que tarefas o trabalho escravo empregado hoje, para poder, ento, compreend-lo como momento do processo do capital. Meus dados indicam que, na Amaznia, 72,7% dos pees so empregados no desmatamento da floresta virgem para posterior formao de pastagens para o gado. Fora da Amaznia, apenas 26,2% dos pees so ocupados em desmatamento ou reflorestamento. Ambas as atividades dizem respeito formao da fazenda, isto , transformao da natureza bruta em base de um empreendimento econmico lucrativo, processo que na indstria nem to dramtico nem to demorado e nem to extenso. No total do pas, 53,3% dos pees escravizados foram empregados nessas tarefas e 46,7% em agricultura e pecuria, indstria extrativa e indstria propriamente dita. Na Amaznia, apenas 12,2% dos pees foram utilizados em trabalhos permanentes na agricultura e na pecuria, ou seja nas atividades rotineiras das fazendas j implantadas. E em todo o Brasil 34,4% dos pees escravizados foram empregados nessas ocupaes. Comparando dois perodos distintos, o que vai at o final da ditadura, em 1984, e o posterior ditadura, a partir de 1985, a mdia anual de casos denunciados de escravido praticamente dobra, saltando de 13,5 para 25,1. Na Amaznia, o salto de 9,8 para 17,7 casos anuais. Ao mesmo tempo, quando se toma especificamente o caso da Amaznia, possvel observar que as ocorrncias se deslocam progressivamente do CentroOeste para o Norte, acompanhando o movimento da frente pioneira: em 1970/73, 52,2% dos casos eram relativos ao Centro-Oeste, enquanto que em 1990/93, apenas 36,8% dos casos ali ocorreram. Inversamente, as ocorrncias no Norte passaram de 47,8% para 63,2% nesses mesmos anos. Portanto, na frente pioneira, o trabalho escravo est sendo utilizado sobretudo fora do processo de trabalho propriamente dito, isto , fora do processo normal e permanente de produo propriamente capitalista. Nesse sentido, uso de trabalho em tarefas prprias de uma situao de acumulao primitiva. Conceito que, alis, ganha melhor definio se alm de considerarmos a expropriao que fora a entrada do trabalhador no mercado de trabalho, considerarmos, tambm, que esse momento de expropriao dos meios de vida se prolonga na superexplorao da fora8

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

de-trabalho. Ou seja, quando o trabalhador compromete a sua prpria sobrevivncia, ou de sua famlia, quando expropriado da possibilidade de viver, trabalhando mais do que a jornada normal de trabalho, acima do trabalho excedente extorquido sob a mscara do salrio e da contratualidade da relao entre patro e empregado. Isso fica claro quando, ao final de meses de trabalho nada tem a receber; ao contrrio, ainda tem que pagar algo a quem o empregou. , no fundo, procedimento que faz parte do mesmo quadro confiscatrio em que o trabalhador se v privado dos meios de produo que ainda possui, como terra e ferramentas, pois a superexplorao introduz em sua vida dificuldades (como doenas e endividamentos, ou mesmo sua morte) que lentamente o incorporaro e/ ou sua famlia ao chamado exrcito industrial de reserva, a fora de trabalho disposio do capital. Quando se pensa na acumulao primitiva como processo e no como rtulo, pode-se entender que processo que pode ter, e tem, ritmo mais ou menos lento. Por isso, alm de ser um requisito histrico da acumulao capitalista (e no necessariamente um requisito simultneo dessa acumulao em todos os ramos e momentos da produo), a acumulao primitiva pode se mesclar e se confundir com a reproduo do capital. Essa modalidade de explorao do trabalho se traduz em acumulao primitiva porque , em parte, produo de capital no interior do processo de reproduo ampliada do capital. Isso fica claro se entendermos que, historicamente, pode-se falar em reproduo capitalista de capital, reproduo de capital com base em relaes formalmente capitalistas de produo. Mas, no se pode falar em produo capitalista de capital, pois a produo do capital envolve mecanismos e procedimentos prprios da acumulao primitiva. Envolve, portanto, a converso de meios e situaes no-capitalistas ou pr-capitalistas em instrumentos da produo capitalista propriamente dita, isto , produo de mais-valia. Essencialmente, o que define o processo no o resultado, mas o modo como foi obtido, isto , o modo de produo do excedente econmico: o resultado capital, capitalista, mas o modo de obt-lo no o . O que a peonagem tem promovido na frente pioneira, desde pelo menos a expanso dos cafezais brasileiros para o oeste de S. Paulo, no sculo 19, a produo de fazendas (cf. Martins, 1979, p. 9-93) e no, fundamentalmente, a produo de mercadorias, nas fazendas, para o mercado de consumo; isto , a peonagem tem produzido, sobretudo nos casos recentes, os meios de produo a serem utilizados pelo capitalista na produo de mercadorias. E no principalmente nem diretamente as prprias mercadorias. Nesse sentido, o caso brasileiro recente mostra que a expanso territorial do capital e sua extenso s atividades agropecurias no se d exclusivamente nem predominantemente como resultado de reaplicao de capital num setor econmico novo. Ao contrrio, ela se apia em incentivos fiscais e subsdios governamentais, de um lado, e no uso no-capitalista da mo-de-obra
9

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

necessria fundao propriamente dita do novo empreendimento12. Ou seja, a reproduo ampliada do capital, nesses casos, inclui a produo no-capitalista de capital. Essa caracterstica da peonagem tem sido recorrente na histria brasileira, mesmo na poca da escravido negra, em que o escravo constitua um caro investimento para os fazendeiros. A fase de formao das fazendas utilizava trabalhadores livres, ao invs de escravos, que trabalhavam por empreitada em troca do direito de cultivarem, nas novas terras, gneros alimentcios. Obrigavam-se, em contrapartida, durante alguns anos, a desmatar o terreno e a plantar as mudas de caf fornecidas pelo fazendeiro. Entre as jovens plantas de caf podiam, durante algum tempo, plantar milho e feijo para seu consumo e at para venda. Ou seja, os fazendeiros preferiam reduzir seus dispndios financeiros com a fase de formao das fazendas para aplic-los no seu funcionamento produtivo normal, ainda que, neste caso, com a compra de escravos negros. Essa a caracterstica que no se perdeu no caso da Amaznia atual e da frente pioneira. Se, principalmente no perodo recente, a peonagem tem sido a forma predominante de explorao do trabalho para formao das novas fazendas, houve outras situaes, e ainda h, em que foi e a forma regular de explorao do trabalho no processo rotineiro de produo. Refiro-me ao chamado regime de aviamento na produo da borracha e da castanhado-par na regio Amaznica, um regime de trabalho que se tornou particularmente disseminado a partir dos anos setenta do sculo 19 e que ainda persiste, com modificaes, em algumas reas. O regime de aviamento tem, como a peonagem recente, uma ampla variedade de caractersticas. Como observou Teixeira, no seu bem feito estudo sobre os seringais, so vrias, e no apenas uma, as relaes que se desenvolvem sob a gide do aviamento (cf. Teixeira, 1980, p. 3). Sobretudo por ser a forma normal e permanente de explorao do trabalho, produz resultados sociais que no podem ser observados na peonagem atual. O aviamento se tornou no s um regime de explorao do trabalho, mas tambm um sistema de dominao poltica e de manifestao do poder pessoal. Na verdade, ele passou a regular inteiramente as relaes sociais dos trabalhadores dos seringais, do trabalho festa. Ele se firmou como um modelo de relacionamento entre o trabalhador e o patro derivado da dominao de tipo patrimonial. No aviamento, o ncleo da relao de trabalho parece se constituir em variaes de um duplo sistema de crdito sem dinheiro, bancrio e comercial13, em que os juros so cobrados extorsivamente ao longo da cadeia de financiamentos que vai da casa exportadora de borracha ao trabalhador do seringal. A operam velhos mecanismos de extorso e usura. H situaes recentes em que as relaes de trabalho no seringal aparecem (e iludem) como relaes de arrendamento da terra pago em produto, com toda a produo ou uma parte dela, como se o ncleo do vnculo fosse o do trabalho autnomo, como se o trabalhador fosse um campons (cf. Zanoni, 1979,
10

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

p. 63). Tende a aparecer, tambm, como explorao mercantil e no diretamente como explorao do trabalho. A poca de florescimento recente da peonagem, no incio dos anos setenta, foi tambm poca do chamado milagre brasileiro, poca de grande crescimento econmico. A expanso da fronteira coincidiu com a ampliao das alternativas de investimentos em outros setores da economia, onde, aparentemente, a rentabilidade do capital era maior e mais rpida do que na agropecuria. Chegou-se a supor, na poca, que havia transferncia clandestina dos incentivos fiscais, obtidos pelas empresas, da frente pioneira para a rea mais desenvolvida e industrializada do pas, o Sudeste, principalmente para aplicaes financeiras. A fundao de fazendas (ou de indstrias) na Amaznia era o meio de obter os recursos dos incentivos fiscais. Mas isso dependia de mecanismos atrasados e arcaicos de explorao do trabalho e acumulao de capital, como a peonagem e a expropriao violenta dos ocupantes originais da terra, os ndios e posseiros. A expanso territorial do capital no podia depender do capital propriamente dito, atrado para setores mais lucrativos, restabelecendo-se mecanismos e processos de acumulao primitiva. A ocupao da fronteira se inseria marginalmente no processo de reproduo ampliada de capital. A expanso territorial do capital revelou-se, assim, uma forma diversa e peculiar de sua reproduo ampliada. O objetivo da expanso territorial no era a produo pecuria, mas a produo de fazendas. A disseminao da peonagem tambm em reas de ocupao tradicional, fora, portanto, da frente pioneira e da regio amaznica, sugere, em princpio, que esse regime de trabalho no floresce unicamente em reas de ocupao territorial recente e de simultnea escassez de mo-deobra, embora seja caracterstico delas. Nessas reas no-amaznicas tem sido ocupados 26,2% dos pees em atividades de implantao de fazendas. Portanto, um fenmeno similar ao da frente pioneira (e, de certo modo, um fenmeno residual e retardatrio da passagem da frente pioneira por rea j incorporada economia nacional) e ao de implantao de novas atividades econmicas em reas j ocupadas (como o reflorestamento). Em atividades permanentes, as da rotina normal das fazendas, tem sido empregados 73,8% dos pees, inclusive na indstria (que tem 4,9% dos pees empregados fora da regio amaznica), embora indstria primitiva, como o caso das olarias. Nas tarefas rotineiras da agricultura, esses trabalhadores tem sido usados sobretudo no corte da cana-de-acar, na colheita de caf e na colheita de semente de capim para formao de pastos. So atividades sazonais em que normalmente emprega-se o trabalho do chamado bia-fria, cujas condies de vida tem sido reiteradamente denunciadas pelos sindicatos e outras agncias como inferiores s que possam assegurar a mnima sobrevivncia ao trabalhador e sua famlia14. O aparecimento de casos de escravido nesse tipo de trabalho indicativo no s de intensificao da explorao dos trabalhadores rurais, mas indicativo,
11

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

tambm, de que a escravido atual , no limite, uma variao extrema do trabalho assalariado. O fato de que seu emprego se d em setores da economia agrcola, tradicionalmente voltados para o mercado interno e para a exportao, faz pensar que, nesses casos, aparentemente, no estamos em face de uma modalidade de explorao do trabalho pelo grande capital segundo regras da acumulao primitiva. Entretanto, minha hiptese, mesmo em relao a regies no pioneiras, a de que mecanismos e procedimentos de acumulao primitiva podem se estender pelo interior do prprio processo de reproduo ampliada do capital, especialmente em setores situados margem daqueles de maior vitalidade e rentabilidade econmica. Estamos, na verdade, em face de uma situao de superexplorao. O capital pode extrair mais-valia alm do limite determinado pela reproduo da fora-detrabalho, pagando aos trabalhadores salrios insuficientes para a recomposio de suas foras fsicas aps a jornada de trabalho, ou aps o pagamento do salrio. Nesse caso, o salrio pago, sendo insuficiente, compromete a sobrevivncia do trabalhador e/ou dos membros de sua famlia, comprometendo a reproduo da mo-de-obra. Isso possvel, evidentemente, quando o excesso relativo de mo-de-obra torna o trabalhador substituvel e descartvel. O que parece explicar a acentuada reduo nas condies de vida desses trabalhadores, que vivem no limite do assalariamento normal, que trabalham em atividades j inseridas, ainda que marginalmente, em setores e processos modernos da economia capitalista, nos quais h grande investimento de capital, seja nas plantaes seja nos equipamentos ali necessrios. Teoricamente, esses empreendimentos deveriam ter uma alta composio orgnica do capital, isto , o montante de capital varivel (de capital empregado na compra de fora de trabalho), deveria ser proporcionalmente inferior ao montante de capital constante (o capital empregado em mquinas, equipamentos e tecnologia). Devido insero dessas novas atividades nos setores propriamente dinmicos da economia, como o capital industrial e o capital financeiro, a rentabilidade das atividades agrcolas assim vinculadas determinada por uma taxa de lucro acima do que seria a taxa real de lucro do empreendimento. Isso porque a composio orgnica do capital dessas novas empresas de fato inferior composio que deveria ter ou inferior composio mdia. Justamente por isso que ao setor mais dbil no conjunto dos fatores econmicos envolvidos, o da fora-de-trabalho, atribui-se uma remunerao residual em relao do capital, cuja taxa de lucro fica assim assegurada, como se fosse um setor moderno, organizado segundo composio orgnica mais alta do que a real. Desenvolvem-se estratgias de reduo de salrios, sem a contrapartida do desenvolvimento das foras produtivas e, portanto, sem reduo no trabalho propriamente dito. Essas estratgias permitem, ao mesmo tempo, diminuir a participa12

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

o relativa do capital varivel em face do capital constante na composio orgnica do capital da empresa. Embora sejam setores realmente de baixa composio orgnica do capital, funcionam como se fossem setores de alta composio orgnica do capital. O que, no fim das contas, assegura ou impe que se amplie a extrao de trabalho excedente, no pago, ao peo. Esse processo j opera no caso do trabalhador bia-fria, freqentemente submetido superexplorao de sua fora-de-trabalho. Quando a superexplorao se acentua, em face da necessidade de reduo adicional do capital varivel, isto , do dispndio em salrios, a explorao do trabalho facilmente desliza para a peonagem e os mecanismos repressivos da escravido por dvida. o que explica alguns dos problemas trabalhistas nos canaviais de usinas de acar no Mato Grosso do Sul. Basicamente, os mecanismos so os mesmos que se encontram na frente pioneira e no trabalho de implantao de novas fazendas na rea amaznica e que explicam o uso da peonagem naquela regio. Porm, ali imediatamente visvel que a escassez de mo-de-obra uma das causas do emprego de mtodos coercitivos e violentos de manuteno dos trabalhadores no interior da fazenda. No final, tambm nas reas no-amaznicas a peonagem acaba sendo utilizada por empresas que, muito provavelmente, tem dificuldades para recrutar sua mo-de-obra pelo salrio que esto dispostas a pagar, sobretudo porque operam em setores, como o do corte de cana, em que muitas fazendas, at um certo limite, esto dispostas a recrutla. Mesmo a, a reproduo ampliada do capital assegurada por um desfrute da fora de trabalho alm da possibilidade de reproduo desta. Isso indica que essa reproduo ampliada de capital se faz mediante a incorporao de mecanismos de produo de capital, isto , de acumulao primitiva. o que assegura a certos setores e a certas economias a insero no processo capitalista de produo, mesmo no estando organizados segundo padres tpicos de relacionamento entre o capital e o trabalho.
III

O caso brasileiro sugere, porm, que a relao entre peonagem e acumulao de capital seja vista na diversidade de caractersticas que a peonagem assume concretamente. Sob o rtulo comum de escravido por dvida, h uma razovel variedade de situaes envolvendo os pees das grandes fazendas brasileiras, sobretudo na regio amaznica. nesse sentido, tambm, que h diferenas substantivas entre a escravido negra extinta em 1888 e as novas formas de escravismo. A escravido negra estava definida pelo costume e pela lei e ganhava sentido no fato de que legalmente o cativo era mercadoria. Na nova situao, o peo pode se tornar ou no se tornar mercadoria. Isso depende de circunstncias locais e setoriais. Portanto, a peonagem no uma instituio. Fato que dificulta a sua compreenso quando se pe a nfase no aspecto
13

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

meramente conceitual do problema. No arrolamento que fiz h casos de escravido de curta durao, os mais comuns sendo os que duram a estao seca na Amaznia, perodo em que se faz a derrubada da mata para queim-la antes das chuvas e ter o terreno limpo para semear o capim. Depois disso os trabalhadores so libertados. Mas h casos, tambm, como o dos ndios Tkuna, do Amazonas, que em 1985 denunciaram que haviam sido escravizados, por duas geraes, por mais de vinte anos, por dois fazendeiros. Ou casos em que aps o trmino da empreitada, os pees so vendidos a outro fazendeiro a pretexto de que esto endividados. Alm de casos de notria mercantilizao da pessoa, h casos em que o mecanismo do endividamento no impede que o peo, ao final do perodo de trabalho, disponha de um pequeno saldo em dinheiro. Essa , provavelmente, a ocorrncia mais comum. H casos em que o peo pode ir nos fins de semana, ou a cada ms, ao povoado, quando este relativamente prximo. O que sugere que a o mecanismo da dvida muito mais para assegurar o seu retorno ao trabalho ou a sua permanncia no trabalho e no um mecanismo importante de acumulao de capital. Mas h outros casos em que os pees so proibidos de deixar a fazenda e o acampamento mesmo quanto atacados de malria ou por qualquer outro motivo de sade e, nesses casos, precisariam recorrer ao mdico ou ao hospital da cidade mais prxima, quase sempre muito longe. Pistoleiros se encarregam de impedir as sadas. Na Fazenda Codeara, do Banco de Crdito Nacional, no Mato Grosso, no incio dos anos setenta, s era possvel sair com salvo-conduto. Se por um lado preciso explicar a peonagem pelos mecanismos de acumulao de capital, como parte do processo global de acumulao, por outro preciso compreender que grande parte da sua dimenso propriamente dramtica procede do que se poderia chamar de pequena acumulao. Refiro-me importncia que tem a peonagem nos ganhos dos membros do pequeno mundo que se organiza em torno dela15: os traficantes propriamente ditos, responsveis pelo recrutamento dos trabalhadores, pelo endividamento inicial atravs do adiantamento deixado com a famlia do peo e que, afinal, os vendem s fazendas; donos de prostbulos nas regies de peonagem (que estabelecem com as prostitutas uma relao de escravido similar do peo) onde o peo que consegue saldo em relao s suas dvidas gasta boa parte do pouco dinheiro que recebe; os vendedores de roupas e bugigangas (como rdios de pilha, relgios, culos de sol, etc.); os donos de penses que abrigam e financiam a manuteno dos pees quando seu dinheiro acaba e que os vendem a um novo traficante ou recrutador que aparea procura de trabalhadores; a polcia que a pedido de traficantes de mo-de-obra prende forasteiros noite, nos povoados, confisca os bens dos presos e cobra deles ilegalmente a carceragem (isto , o tempo de permanncia na priso), que acaba sendo paga pelo traficante que os compra, comeando, assim, uma nova dvida; os pistoleiros empregados pelos traficantes e pelos capatazes das fazendas para vigiar e disci14

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

plinar os pees ou persegu-los quando fogem (houve casos em que esses mesmos pistoleiros mataram os pees que haviam recebido saldos, tocaiando-os na sada das fazendas para se apropriarem do dinheiro, como ocorreu, nos anos setenta, em Ribeiro Cascalheira, no Mato Grosso). nesse pequeno universo que se cria a complexa teia de relaes sociais que reproduzem o cativeiro do peo e que transformam a superexplorao em escravido. nesse pequeno universo que a escravido se reproduz em primeira instncia, pois sobretudo nele que se recria o endividamento do peo, e no necessariamente ou, ao menos, nem sempre nas prprias fazendas, pois estas necessitam dos trabalhadores apenas temporariamente. De qualquer modo, a fazenda no aparece como a responsvel imediata pela escravido do peo nem como a primeira beneficiria da explorao de que ele vtima. Embora, em segunda instncia, seja na economia das fazendas que operem os mecanismos que determinam a superexplorao e, no limite, a escravido. Isto , embora todas essas relaes se dem no interior do processo de reproduo ampliada de capital, ainda que no imediatamente no interior do processo capitalista de trabalho. Uma parte desses pequenos acumuladores torna-se comerciante, estabelecido e enraizado, depois da passagem da frente pioneira. Ao menos um deles, que transportava os pees de avio para as clareiras da selva onde se fazia o desmatamento para as novas fazendas, organizou uma pequena companhia de transporte areo que acabou se tornando uma das mais importantes empresas do transporte areo regional. Ou ento migram acompanhando o deslocamento da frente pioneira e dos pees. Na verdade, temos a duas situaes bem distintas: a das pequenas atividades econmicas resultantes do dinheiro posto em circulao com o saldo dos pees que conseguem pagar suas dvidas; e a dos intermedirios no recrutamento e manuteno dos esquemas repressivos, que oneram diretamente a contabilidade da fazenda, considerados que so custos de mo-de-obra, responsveis pela reduo ainda maior do pagamento real ou nominalmente destinado ao trabalhador. A escassez de mo-de-obra nas reas em que tem sido empregado o regime de peonagem certamente um de seus fatores. Mas, no o nico, nem necessariamente o que predomina, do ponto de vista dos prprios trabalhadores. Basicamente, o que os traficantes fazem transferir trabalhadores de reas em que h excesso deles e h desemprego ou subemprego para as reas que deles necessitam. Por falta de dados, impossvel calcular, em termos de nmero de pessoas, de onde vm e para onde se destinam os pees que trabalham para fazendas acusadas de promover a escravizao de seus trabalhadores. Mas, possvel distribuir as fazendas por referncia aos locais de origem e destino de seus pees, tendo em conta apenas aquelas para as quais essa informao existe. Dessas fazendas, 74,1% esto na Amaznia
15

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

e 25,9% nas outras regies. Das que esto na Amaznia, 50,2% recrutaram seus pees na prpria Amaznia e 49,8% fora da Amaznia. Mas necessrio considerar que recrutamento na prpria Amaznia significa quase sempre que um peo amaznico que trabalha numa fazenda do Mato Grosso, por exemplo, foi provavelmente recrutado no Estado de Gois. Ou seja, quase sempre muito longe da sua morada habitual. Das fazendas que no esto na Amaznia, 0,5% os recrutaram na Amaznia e 92,5% fora da Amaznia. Porm, no conjunto do pas, apenas 29,7% das fazendas tem recrutado seus trabalhadores no Sul e no Sudeste, isto , nas reas mais modernas e onde com maior probabilidade eles j tem o que se poderia chamar de uma carreira de assalariados agrcolas. Esses trabalhadores, normalmente, so empregados nessas mesmas regies, geralmente como bias-frias. Portanto, acidentalmente foram empregados em fazendas que os submeteram a formas servis de trabalho por meio do endividamento. Se juntarmos, como regies de recrutamento, o Centro-Oeste, o Norte e, tambm, o Nordeste, poderemos ver que 70,4% das fazendas do pas que tem escravos buscam ali os seus pees (31,1% os recrutam no Nordeste, a maior rea de recrutamento de cativos, sobretudo para a regio amaznica). Nesse caso, as indicaes que se tem sugerem que esses trabalhadores so membros de famlias de pequenos agricultores pobres (cf. Esterci, 1980, p. 138 e 1979, p. 124-125), que se empregam sazonalmente como assalariados, quase sempre em lugares diferentes e distantes dos de sua prpria residncia habitual. Sobretudo entre o fim da colheita e o incio do plantio, os jovens so estimulados a aceitar essas ocupaes temporrias fora do lugar onde vivem, de modo a no sobrecarregar a economia familiar num momento de desocupao ou subocupao. Ou, ao menos, tolera-se que o faam, pois muitas vezes eles mesmos querem sair para ganhar algum dinheiro prprio, coisa difcil na pequena economia de excedentes agrcolas, precria ou insuficientemente mediada pelo dinheiro, o que inviabiliza a aquisio de pequenos luxos, como o rdio-porttil, a roupa vistosa, etc. O pagamento de um abono famlia, por parte do traficante, isto um adiantamento em dinheiro pelo trabalho que seu membro dever realizar, alm de ser o primeiro passo do endividamento, tambm um meio que faz da famlia cmplice do recrutamento e da escravizao. Justamente por isso, fica difcil, sobretudo no caso da Amaznia, supor que o cativeiro apenas um recurso para assegurar mo-de-obra para as fazendas. A hiptese de que a peonagem se desenvolve onde no h terras disponveis e onde os trabalhadores no tem a alternativa de se tornarem ou se manterem camponeses16 no se confirma no caso dessa frente pioneira. Sendo regio onde tem havido as chamadas terras livres, embora cada vez mais escassas, aparentemente sem dono e portanto disponveis para a ocupao por novos lavradores, poderiam os pees optar por trabalharem para si mesmos como camponeses. Isso no se d, porm, em conseqncia do prprio modo como a peonagem entra na vida dos traba16

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

lhadores. Sobretudo por causa dos vnculos da famlia, que ficou em outro lugar e que os espera de volta, de preferncia com dinheiro. No se d, tambm, porque a aventura de deixar a casa da famlia, muitas vezes a casa paterna, tem por objetivo justamente escapar das limitaes patriarcais da economia camponesa de excedentes, uma economia mercantil simples em que o dinheiro circula de modo insuficiente ou escasso. E o nico meio de faz-lo trabalhando para quem possa pagar em dinheiro pelo trabalho do peo. As indicaes at agora obtidas por outros pesquisadores e tambm por mim so de que boa parte dos pees que tem trabalhado nas novas fazendas da Amaznia so principalmente jovens que procedem de famlias camponesas do Nordeste e do Centro-Oeste. Embora haja tambm casos de pees escravizados que foram recrutados em cidades e at cidades grandes, como Goinia e Teresina17. Se h, ciclicamente, como parece, na histria familiar dos camponeses um momento de ruptura entre o pai e os filhos homens18, incio de uma nova unidade familiar ou surgimento de uma alternativa de vida, h tambm a poderosa interferncia da necessidade de dinheiro na vida das novas geraes. Essa origem camponesa parece essencial para compreender porque, apesar das denncias de violncia e de escravizao, a peonagem persiste como meio de recrutamento e de formao da mo-de-obra de que as fazendas necessitam. Eles imaginam estar migrando temporariamente para um ganho adicional em dinheiro num momento de falta de trabalho nos locais de origem. Certamente, um fator de adeso dos trabalhadores condio supostamente temporria de pees o de que nem todos os pees se tornam escravos. Provavelmente, a maioria dos pees deslocados para a frente pioneira, apesar das pssimas condies de trabalho, no se tornam efetivamente escravos. Na verdade, o sistema funciona, isto , nem sempre o trabalhador cai num regime que ele possa reconhecer como servil. Alm disso, entra em relaes de trabalho que, no geral, no so piores do que as que conhece habitualmente. A peonagem parece ser, assim, a ponta extrema de uma condio de trabalho que dela diferente. A peonagem se configura quando as condies propriamente servis das relaes de trabalho dominam o relacionamento entre o peo e a fazenda (isso talvez explique porque os que, com justia, se compadecem e se preocupam com a violao dos direitos humanos com facilidade estendam suas denncias a situaes que no podem ser formalmente caracterizadas como de peonagem). O material que reun sobre a peonagem indicativo de que a condio de escravo emerge conscincia do trabalhador quando ele se d conta de que no tem liberdade de deixar a fazenda, mesmo abrindo mo de qualquer ganho, pois est endividado. Essa conscincia emerge quando os pistoleiros da fazenda exibem armas ostensivamente ou torturam na frente dos demais os que eventualmente tenham tentado escapar sem pagar o dbito.
17

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

Ou ainda quando matam o fugitivo e deixam o cadver exposto, ou ento o retalham e o do para os porcos, para aterrorizar e dissuadir da fuga os outros pees19. A conscincia que produz a crtica das relaes de trabalho e as classifica como escravido uma conscincia fluida. Ela pode surgir ou no surgir em face de condies idnticas de trabalho, dependendo de uma grande variedade de circunstncias na definio da subjetividade do peo. Essa ponta extrema sugere um quadro em que as relaes de trabalho rurais combinam inovaes de relacionamento e tradies de explorao com tempos diversificados e histrias diversificadas. Isto , aparentemente, persistem componentes de relaes de trabalho servis do passado, que no foram totalmente abolidas ou superadas. E no o foram porque suas condies de reproduo tambm persistem. Entre elas, uma certa cultura da servido e da dependncia pessoal que ainda se difunde entre as populaes pobres do campo e da cidade. No demais lembrar que os camponeses pobres das regies em que ocorre a peonagem tenham em relao aos pees uma atitude de desprezo e temor, considerando-os gente desenraizada, itinerante, pouco afeita moral e disciplina - o mesmo que, enfim, se pensava do escravo negro at o sculo 19 - sobretudo por tem-los como possveis candidatos a matrimnio com suas filhas (cf. Esterci, 1980, p. 134 e Lisansky, 1980, p. 215)20. Aparentemente, as fazendas preferem o esquema de usar temporariamente o trabalho de camponeses para os quais um provvel ganho em dinheiro seria um adicional em relao aos meios de vida habituais, na casa dos prprios pais, sobretudo possvel na poca de entressafra, quando a famlia deles no precisa e eles representam uma boca a mais em poca de poucos recursos. Os trabalhadores disponveis esto, por isso, num momento de poucas exigncias quanto ao tipo de trabalho, suas condies e sua remunerao. A mo-de-obra, nesse caso, no circula segundo regras de mercado perfeitas21, pois a oferta de trabalho no est condicionada, seno parcialmente, pelas condies de sobrevivncia do trabalhador. um esquema difundido no Brasil e inclui os que vo trabalhar temporariamente nas cidades, quase todos os anos, na construo civil e em outros servios pesados e mal pagos, para adicionar algum dinheiro s condies de vida da famlia (cf. Oliveira (org.), 1982). Ou ento como um prmio, uma liberao temporria, que os filhos jovens recebem na entressafra, podendo trabalhar para si ao invs de trabalhar para a famlia. Nessa situao, as empresas modernas, sobretudo na agropecuria, podem tirar vantagem dessa temporria superoferta de mo-de-obra desqualificada que no se disporia a fazer o mesmo trabalho em carter permanente. No meu modo de ver, justamente uma certa miragem do carter ldico desse trabalho fora do lugar (e fora da vigilncia e da disciplina dos pais e, tambm, das esposas) (cf. Esterci, 1987, p. 145 e 167; 1980, p. 130) torna o trabalhador acentuadamente vulnervel ao recrutamento e complacente com as
18

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

ms condies de trabalho, o pouco ganho e a violao de seus direitos trabalhistas. claro que isso se d tambm como conseqncia da pobreza e da falta de alternativas de emprego nos lugares de origem. Mas, sobretudo em conseqncia da crescente necessidade de dinheiro para fazer frente a novas carncias decorrentes da presena cada vez maior da mercadoria na vida das populaes camponesas e, ao mesmo tempo, da crnica deteriorao das relaes de troca entre as mercadorias vendidas pelo campons e as mercadorias que ele precisa ou quer comprar. Por esse meio fica claro que a superexplorao alcana no s o peo propriamente dito, mas todo o seu grupo familiar, base de sua reproduo como fora de trabalho e agora fora de trabalho para o capital. No fim das contas, por esse meio, o capital tira vantagens das diferenas de preos, custos e necessidades que h entre diferentes regies e setores da economia, alguns mais e outros menos profundamente inseridos na lgica capitalista22. essa a forma que assume a diferena entre setores inteiramente dominados pela mediao do capital e setores s externamente atingidos por essa mediao. Neste segundo caso, setores em que a reproduo da fora-de-trabalho s complementarmente depende de recursos produzidos diretamente por meio do capital. O capital tira, pois, vantagens comparativas do atraso social e econmico. Sobretudo tira vantagens do amortecimento da conscincia de seus pees quando estes usam como parmetro para medir o valor de sua fora-de-trabalho o complementar e, s vezes, o ldico e o suprfluo23.

Recebido para publicao em maro/1995

MARTINS, Jos de Souza. Capital reproduction in the pioneer front and slavery rebirth in Brazil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

ABSTRACT: The rapid territorial expansion of capital which took place mostly in Amazonia in the mid-60s, has reinforced slavery through debt or peonage not only there, but in other areas in the country. Unlike classic slavery, settled in captivity of black people, the peonage of our days is characterized by extreme physical violence against workers, often culminating in the murder of those who try to escape. The authors thesis is that slavery through debt is the utmost variety of waged work at overexploitation conditions, namely, in market conditions at which the workers exploitation goes until the limits to put their own survival in jeopardy. Also, that slavery through debt occurs specially when primitive accumulation mechanisms are incorporated in the process of enhanced capital reproduction.

UNITERMS: peonage, slave labour, overexploitation, Amazonia.

19

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

Notas
1

Alguns acadmicos tem notria e compreensvel dificuldade para dar a essa relao de trabalho o nome que lhe mais apropriado: escravido. Ainda que se trate, claramente, de uma relao de sujeio, que vai ao ponto de fazer o patro supor que tem um direito absoluto ao corpo do trabalhador, alm do prprio trabalho, como se v quando este submetido humilhao, tortura, ao castigo e at morte. Essa dificuldade decorre, no meu modo de ver, de opes tericas inadequadas ao tratamento do tema. De um lado, de uma concepo liberal e tpico-ideal de capitalismo, que os impede de aceitar que o capital possa gerar outra forma de explorao do trabalho que no seja formalmente contratual e livre. De outro lado, porque seu quadro terico , explcita ou disfaradamente, marxista-estruturalista, de inspirao althusseriana e, portanto, de fundo positivista. Nessa linha de interpretao s h lugar para relaes sociais de uma nica temporalidade, a do tempo linear. A complexidade histrica das relaes sociais na sociedade contempornea diluda (e desfigurada) em estruturas particulares de temporalidade nica, artificialmente ligadas entre si pela concepo de articulao de modos de produo. Os desvios, nessa orientao hbrida, aparecem como tipos dotados de vida e historicidade prprias. o que se v na esdrxula distino dualista entre capitalismo burgus e capitalismo autoritrio, como se fosse possvel outro capitalismo que no o burgus e como se o capitalismo autoritrio no fosse ele prprio o capitalismo burgus. So justamente os seguidores dessa orientao que no conseguem compreender que as contradies engendradas pelo capital, em seu processo de reproduo ampliada, incluem formas sociais e mediaes formais, como o caso da escravido por dvida, diversas de suas outras manifestaes formais, como a do trabalho livre. Nesse caso, referem-se imprpria e eufemisticamente peonagem como represso da fora de trabalho ou como imobilizao da fora de trabalho. Na verdade, esto em face do que ficaria melhor definido como trabalho sob coao. Ou seja, so formas coercitivas extremadas de explorao do trabalhador, produzidas em momentos e circunstncias particulares da reproduo do capital. Trata-se, como mostro, de escravido temporria, no mbito do prprio processo do capital, que, obviamente, no pode ser reduzida ao equvoco de um modo de produo. Essas formas coercitivas extremadas da explorao capitalista surgem onde o conjunto do processo de reproduo capitalista do capital encontra obstculos ou no encontra as condies sociais e econmicas adequadas a que assuma, num dos momentos do seu encadeamento, a forma propriamente capitalista. De uma identificao ainda incompleta dos grupos econmicos a que pertencem as fazendas envolvidas em denncias de utilizao de trabalho escravo, constam: Bradesco - Banco Brasileiro de Descontos S. A., BCN - Banco de Crdito Nacional, Banco Bamerindus, Slvio Santos, Bordon, Liqifarm, Daniel Keith Ludwig, Manah, Camargo Corra, Eletronorte, Caf Cacique, Volkswagen (que depois vendeu sua fazenda na Amaznia ao grupo Matsubara), Supergasbrs e White Martins S. A. J antes dessa poca, a escravido por dvida nos seringais da Amaznia foi tema de contundentes e fundamentadas denncias. Destaco, em especial, o conjunto de ensaios de Euclydes da Cunha, escritos no incio do sculo (Cunha, 1946) e o clssico romance, de 1934, de Ferreira de Castro (s/d.). Ferreira de Castro viveu e trabalhou num seringal e conheceu diretamente o drama dos seringueiros escravizados, que o tema de seu livro. A imprensa desde h muito tem denunciado casos de escravido no Brasil. Um jornal operrio noticiava, em 1913, a ocorrncia de escravido nos ervais da Cia. Mate Laranjeira, no Paran (A Voz do Trabalhador, 1913, p. 1). A complacncia com a escravido moderna foi quebrada no Brasil pela Carta Pastoral de Dom Pedro Casaldliga, de 1971, no ato de sua investidura como bispo de So Flix do Araguaia, no Mato Grosso (cf. Casaldliga, 1971, esp. p. 104-118). E tambm pelas denncias do jornalista Lcio Flvio Pinto, posteriormente includas em seus livros (cf. Pinto, 1980, esp. p. 99-104). A partir de 1975, as ocorrncias de escravido passaram a ser sistematicamente denunciadas pela Comisso Pastoral da Terra. Mais recentemente, entidades internacionais devotadas defesa dos direitos humanos, realizaram suas prprias investigaes sobre escravido em diferentes regies do Brasil e publicaram teis relatrios a respeito (cf. Americas Watch (ed.), 1991, esp. p. 102-117; Sutton, 1994). Tanto Marx quanto Weber assinalaram que o trabalho livre e sua mercantilizao pelo prprio trabalhador condio da reproduo de capital: ... para que o possuidor de dinheiro encontre no mercado a fora de trabalho, como mercadoria, devem cumprir-se diversas condies. A troca de mercadorias, em si e para si, no implica em maiores relaes de dependncia do que as que surgem de sua prpria natureza. Em decorrncia desse pressuposto, a fora de trabalho,

20

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

como mercadoria, s pode aparecer no mercado na medida em que e pelo fato de que o seu prprio possuidor - a pessoa a quem pertence essa fora de trabalho - a oferea e venda como mercadoria. Para que o seu possuidor a venda como mercadoria necessrio que possa dispor dela e que, portanto, seja proprietrio livre de sua capacidade de trabalho, de sua pessoa (cf. Marx, 1982, p. 203-204); uma contradio em relao essncia do capitalismo, e o desenvolvimento do capitalismo impossvel, se no h uma camada de destitudos de propriedade, uma classe compelida a vender sua fora de trabalho para viver; e do mesmo modo impossvel se apenas trabalho no livre est disponvel. O clculo capitalista racional s possvel com base no trabalho livre... (cf. Weber, 1961, p. 208-209 (grifo meu); Weber, 1958, p. 22).
5 6 7

Cf. Martins (1978); Davis (1978); Carelli & Severiano (1980); Carvalho (1982). Cf. Casaldliga (1978); Kotscho (1981); Figueira (1986 e 1992); Souza (1990). Emmi, que realizou pesquisa a esse respeito na regio de Marab, sugere que a expanso capitalista na Amaznia, ao diversificar e ampliar a classe dominante, promoveu a decadncia das oligarquias. Seus prprios dados, porm, indicam que a reduo do poder poltico da mais importante famlia da oligarquia regional se deveu, antes de tudo, cassao de mandatos polticos de dois de seus membros e no diretamente da prpria diversificao social e econmica decorrente da expanso capitalista. Alm disso, seus dados mostram claramente que a mesma famlia tinha 45.135 ha de castanhais em 1960 e, em 1980, esse nmero saltara para 131.332 ha, embora houvesse diminuio do percentual representado por essas terras sobre o total da rea ocupada: de 80,7% para 39,4%. O mesmo aconteceu com as outras grandes famlias da oligarquia regional (cf. Emmi, 1988, p. 121). As concepes que, antes do golpe, definiam e polarizavam o movimento campons no Nordeste do Brasil esto expostas nestes textos de dois protagonistas dos acontecimentos: Francisco Julio (1972) e Clodomir Moraes (1970, p. 453-501). Alm dos dados que eu mesmo colhi nos locais em que realizei minha pesquisa sobre a luta pela terra na Amaznia, para redao deste artigo vali-me amplamente dos materiais existentes no arquivo da Comisso Pastoral da Terra (CPT), em Goinia, resultado de um paciente trabalho de seus agentes e funcionrios, no registro e sistematizao dos dados. Usei, tambm, os pioneiros, oportunos e imprescindveis registros feitos pelo padre Antonio Canuto, em So Flix do Araguaia, no Mato Grosso; e os que foram feitos pelo padre Ricardo Rezende Figueira, em Conceio do Araguaia, no Par, e pelos membros da Comisso Pastoral da Terra local. Meu dbito se estende a Jean Rocha, que me cedeu dados de alguns casos de peonagem constantes de seu prprio arquivo e a Ana de Souza Pinto, que me deu sugestes inestimveis para contatos e entrevistas em Ribeiro Cascalheira, no norte do Mato Grosso. A noo de desproletarizao aparece como noo-chave em vrios trabalhos de Brass. Entre outros, cf. Brass (1988, p. 187). Certas situaes de crise social, segundo Lefebvre, servem como analisadores-reveladores, no s porque permitem melhor compreenso sociolgica, mas tambm porque evidenciam com nitidez as contradies sociais. Cf. Lefebvre (1973, p. 14). Cf., tambm, Lefebvre (1978, p. 232-233), e Guterman & Lefebvre (1979, p. 3). Um levantamento realizado em 1970 revelou que s no norte do Mato Grosso, no CentroOeste, 66 empresas j haviam obtido aprovao do governo federal e estavam se instalando na regio, todas elas com 75% do capital proveniente dos incentivos fiscais, isto , doaes governamentais. A rea total de 51 delas era de quase dois milhes e duzentos mil hectares (43 mil hectares, em mdia, cada uma) (cf. Pedro Casaldliga, 1971, p. 49-59). Dennis Mahar, por seu lado, com base em dados da realidade regional, fez clculos hipotticos sobre o impacto do simples assalariamento em dinheiro nos custos de um seringal (um estabelecimento dedicado extrao da borracha) e o impacto do sistema de aviamento, isto , de endividamento do trabalhador e sua sujeio ao barraco, o armazm da fazenda. No primeiro caso, a receita do seringal seria 7,7% menor do que os custos. No segundo caso, a receita seria 23,5% maior que os custos. Ou seja, o assalariamento daria prejuzo e a peonagem daria lucro (cf. Mahar, 1978, p. 207). Cf. o excelente estudo de Roberto Santos (1980, p. 155-175). Um estudo das condies nutricionais do bias-frias cortadores de cana, no interior de So Paulo, assinala que o exame antropomtrico das famlias de bias-frias revela condies
21

10

11

12

13 14

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

fsicas de nvel muito baixo em adultos e crianas, sendo que a maior parte deles mostra sinais de desnutrio proteico-calrica de primeiro grau (cf. Oliveira & Oliveira (orgs.), 1981, p. 112). A mesma equipe fez avaliaes das condies fsicas de filhos de trabalhadores biasfrias e concluiu que existe desnutrio entre os adolescentes filhos de bias-frias e que seu crescimento e desenvolvimento, assim como suas respostas fisiolgicas, incluindo a capacidade para o trabalho ficam bastante reduzidos, quando comparados com os de adolescentes ricos (p. 128-129).
15

H claras indicaes nesse sentido na entrevista que o gato Raimundo, de Conceio do Araguaia (Par), deu a Maria da Conceio Quinteiro a respeito da peonagem: L uma fazenda boa [Fazenda Macednia], se o peo ganha o dinheiro, ele recebe, l tambm no tem castigo. Porque algumas fazendas, o povo pega o servio e deixa os peo na agonia, no paga, amarra o peo, at ele fugi. Tem muito gato, pe os home l, vem pra c, cai na farra, bebe todo o dinheiro, e deixa os peo por l. E explica seu prprio ganho: Empreitei 50 alqueire por cem mil conto; oitenta mil pros peo, e vinte mil pr mim e pra pag todas essas despesa [transporte de caminho at Redeno e avio de Redeno at a fazenda, o avio cobrando mil conto o vo (cf. Ianni, 1978, p. 124-126). Bergad sugere que a escassez de mo-de-obra responsvel pela peonagem, no caso que estudou, decorria do acesso potencial terra por parte dos trabalhadores (cf. Bergad, 1984, p. 154). Portanto, o fechamento da fronteira , o cerceamento da ocupao das terras livres, que responderia pelo incremento da proletarizao dos trabalhadores. Um questionamento desse ponto de vista encontra-se em Tom Brass (1986, p. 187). Foi o caso de 42 homens recrutados em julho de 1984 na Vila So Francisco, um bairro pobre de Teresina (Piau), com muitos moradores subempregados, para trabalhar no desmatamento da Fazenda Santa Rosa, no sul do Par (cf. Cadernos do Ceas, 1985, p.40-44). Cf. Esterci (1980, p. 127); Esterci (1979, p. 124); Esterci (1987, p. 169); Esterci (1994, p. 107). Este ltimo caso ocorreu na Fazenda Jandaia, em Parauapebas, no Estado do Par, em julho de 1990, e foi comprovado pela Polcia Federal, chamada a intervir em face de denncia de trabalhadores fugidos. Cf. Aconteceu (1990, p. 6) e O Estado de S. Paulo (26.07.1990, p. 22). Alm do estilo de vida descompromissado com os valores locais e familistas, que os pees levam aos povoados, aparentemente, permaneceu na memria popular o sentido que tinha a palavra peo nos sculos 16 e 17. Era peo quem estava obrigado a andar a p e descalo por oposio ao cavaleiro. Portanto, uma distino estamental que designava quem servia e quem era servido, quem obedecia e quem mandava. Na cultura dos pobres, no Brasil, os sinais externos so ainda fortes indicadores de posio (e dominao) social. Por razes diferentes, Bauer conclui em seu estudo sobre a ocorrncia da peonagem no Mxico, Peru, Argentina e Colmbia, que se trata de uma situao de mercado imperfeito de trabalho (cf. Bauer, 1979, p. 34-63). No meu modo de ver, situao similar dos trabalhadores africanos na Frana, imigrados das excolnias, cuja fora de trabalho comprada abaixo de seu valor (cf. Meillassoux, 1976, p. 57-70). Esterci, falando do papel do traficante de mo-de-obra, diz que este tem possibilidade de dar abono - adiantamento em dinheiro - seja para zuar, como eles dizem, fazer farra antes de voltar ao trabalho, seja para saldar as dvidas contradas, seja para manter a famlia quando deixam a casa para se empregar (cf. Esterci, 1980, p. 128). REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

16

17

18

19

20

21

22

23

A Voz do Trabalhador. (1913) Horroroza escravatura operaria no estado do Paran. Rio de Janeiro, Orgam da confederao operaria brazileira. Anno VI, n 32, 1 de junho. Aconteceu. (1990) Fazendeiro mantm trabalho escravo em Xinguara (PA). Rio de Janeiro, Centro Ecumnico de Documentao e Informao, n 543, 5 de maio a 20 de junho.
22

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

AMERICAS WATCH (ed.). (1991) Violncia rural no Brasil. So Paulo, Ncleo de Estudos da Violncia da Universidade de So Paulo/Comisso Teotnio Vilela. BAUER, Arnold J. (1979) Rural workers in Spanish America: problems of peonage and oppression. The hispanic american historical review, Dursham, Duke University Press, Volume 59, N 1, February. BERGAD, Laird W. (1984) On comparative history: A reply to Tom Brass. Journal of Latin American studies, Cambridge, Cambridge University Press, Volume 16, Part 1. BRANFORD, Sue & GLOCK, Oriel. (1985) The last frontier (fighting over land in the Amazon). London, Zed Books Ltd. BRASS, Tom. (1986) Review and commentary: free and unfree labour in Puerto Rico during nineteenth century. Journal of Latin American studies. Cambridge, Cambridge University Press, Volume 18, Part 1. ______ . (1988) Review essay: Slavery now - unfree labour and modern capitalism. Slavery and Abolition. London, Frank Cass & Co. Ltd, Volume 9, Number 2, September 1988. ______ . (1993) Some observations on unfree labour, capitalist restructuring, and deproletarianization. In: BRASS, Tom, VAN DER LINDEN, Marcel & LUCASSEN, Jan. Free and Unfree Labour. Amsterd, International Institute for Social History. Cadernos do Ceas. (1985) Em busca de salrio e comida (relato da experincia de subempregados de Teresina no trabalho escravo do Par). Salvador, n 95, janeiro/fevereiro. CARELLI, Vincent & SEVERIANO, Milton. (1980) Mo branca contra o povo cinza. s/l, Brasil Debates. CARVALHO, Jos Porfrio Fontenele de. (1982) Waimiri-Atroari - A histria que ainda no foi contada. Braslia, s/e. CASALDLIGA, Pedro. (1971) Uma Igreja da Amaznia em conflito com o latifndio e a marginalizao social. So Flix (Mato Grosso), s/e. ______ . (1978) Creio na justia e na esperana. Trad. Laura Ramo, Antonio Carlos Moura e Hugo Lopes. 2 edio. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. CASTRO, Ferreira de. (s/d) A selva. Rio de Janeiro, Moura Fontes. CUNHA, Euclydes da. (1946) margem da histria. 6 edio. Porto, Livraria Lello & Irmo Editores. DAVIS, Shelton H. (1978) Vtimas do milagre (O desenvolvimento e os ndios do Brasil). Trad. Jorge Alexandre Faure Pontual. Rio de Janeiro, Zahar Editores.
23

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

EMMI, Marlia Ferreira. (1988) A oligarquia do Tocantins e o domnio dos castanhais. Belm, Centro de Filosofia e Cincias Humanas/ NAEA/UFPA. ESTERCI, Neide. (1979) Peonagem na Amaznia. Dados. Rio de Janeiro, n 20. ______ . (1980) Campesinato e peonagem na Amaznia. Anurio antropolgico - 1978. Rio de Janeiro, Editora Tempo Brasileiro. ______ . (1987) Conflito no Araguaia (pees e posseiros contra a grande empresa). Petrpolis, Vozes. ______ . (1994) Escravos da desigualdade (um estudo sobre o uso repressivo da fora de trabalho hoje). Rio de Janeiro, Cedi/Koinonia. FIGUEIRA, Ricardo Rezende. (1986) A justia do lobo - posseiros e padres do Araguaia. Petrpolis, Vozes. ______ . (1992) Rio Maria - canto da terra. Petrpolis, Vozes. GUTERMAN, Norbert & LEFEBVRE, Henri. (1979) La conscience mystifie. Paris, Le Sycomore. IANNI, Octavio. (1978) A luta pela terra (histria social da terra e da luta pela terra numa rea da Amaznia). Petrpolis, Vozes. JULIO, Francisco. (1972) Cambo - the Yoke (the hidden face of Brazil). Transl. by John Butt. Harmondsworth, Penguin Books. KOTSCHO, Ricardo. (1981) O massacre dos posseiros (conflitos de terras no Araguaia-Tocantins). So Paulo, Editora Brasiliense. LEFEBVRE, Henri. (1957) La pense de Lnine. Paris, Bordas. ______ . (1973) La survie du capitalisme (la re-production des raportes de production). Paris, ditions Anthropos. ______ . (1978) De ltat, tome IV. Paris, Union Gnrale dditions. LISANSKY, Judith Matilda. (1980) Santa Terezinha: life in a brazilian frontier town. Ph.D. thesis. Gainesville, University of Florida. MAHAR, Dennis J. (1978) Desenvolvimento econmico da Amaznia (uma anlise das polticas governamentais). Rio de Janeiro, IPEA/ INPES. MARTINS, Edilson. (1978) Nossos ndios, nossos mortos. Rio de Janeiro, Editora Codecri. MARTINS, Jos de Souza. (1979) A produo capitalista de relaes nocapitalistas de produo: o regime de colonato nas fazendas de caf. In: ________ . O cativeiro da terra. So Paulo, Livraria Editora Cincias Humanas. ______ . (1983) A sujeio da renda da terra ao capital e o novo sentido da luta pela reforma agrria. In: _________ . Os camponeses e a poltica no Brasil. Petrpolis, Vozes.
24

MARTINS, Jos de Souza. A reproduo do capital na frente pioneira e o renascimento da escravido no Brasil. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 1-25, 1994 (editado em jun. 1995).

MARX, Karl. (1982) El Capital - crtica de la economa poltica. 11. edio. Libro Primeiro, Vol. I. Trad. de Pedro Scaron. Mxico, Siglo Veinteuno Editores. MEILLASSOUX, C. (1976) Desenvolvimento ou explorao. In: HINKELAMMERT, F. et alii. Formas polticas, econmicas e sociais de explorao. Porto, Edies Rs Ltda. MORAES, Clodomir. (1970) Peasant Leagues in Brazil. In: STAVENHAGEN, Rodolfo (ed.). Agrarian problems and peasant movements in Latin America. Garden City, Anchor Books. MLLER, G. et alii. (1975) Amaznia: Desenvolvimento scio-econmico e polticas de populao. So Paulo, Cebrap (mimeo). Apud MAHAR, Dennis J. (1978) Desenvolvimento econmico da Amaznia (uma anlise das polticas governamentais). Rio de Janeiro, IPEA/INPES. OLIVEIRA, Antonia Alves de (org.). (1982) Os nordestinos em So Paulo. So Paulo, Edies Paulinas. OLIVEIRA, Jos Eduardo Dutra de & OLIVEIRA, Maria Helena Silva Dutra de (orgs.). (1981) Bias-frias, uma realidade brasileira. So Paulo, Academia de Cincias do Estado de So Paulo. PINTO, Lcio Flvio. (1980) Amaznia: no rastro do saque. So Paulo, Editora Hucitec. SANTOS, Roberto. (1980) Histria Econmica da Amaznia (1800-1820). So Paulo, T. A. Queiroz, Editor, Ltda. SOUZA, Mrcio. (1990) O empate contra Chico Mendes. So Paulo, Marco Zero. S UTTON , Alison. (1994) Slavery in Brazil (A link in the chain of modernization). London, Anti-Slavery International. TEIXEIRA, Carlos Corra. (1980) O aviamento e o barraco na sociedade do seringal (estudo sobre a produo extrativa de borracha na Amaznia). Dissertao de mestrado. So Paulo, Departamento de Cincias Sociais,FFLCH, Universidade de So Paulo. WEBER, Max. (1958) The protestant ethic and the spirit of capitalism. Transl. by Talcott Parsons. New York, Charles Scribners Sons. ______ . (1961) General economic history. Transl. by Frank H. Knight. New York, Collier Books. ZANONI, Mary Helena Allegretti. (1979) Os seringueiros (estudo de caso de um seringal nativo do Acre). Braslia, p. 188, dissertao de mestrado. Departamento de Antropologia da Universidade de Braslia.

25

You might also like