You are on page 1of 1

Qumica - Solues (I)

Classificao de Solues
Solues so misturas homogneas em que o componente que se encontra em maior quantidade denominado solvente e o(s) componente(s) que se encontra(m) em menor quantidade (so) denominado(s) soluto(s). Classificao Soluo Gasosa Quanto fase de agregao Lquida Slida Quanto conduo de corrente eltrica Molecular: no conduz corrente. Inica: conduz corrente. Diluda Solvente Gasoso lquido Slido Molecular Molecular-inico Muito solvente em relao ao soluto. Pouco solvente em relao ao soluto Soluto Gasoso Gasoso, lquido ou slido. Gasoso, lquido ou slido. Molecular Inico-Molecular At 0,1 mol por litro de soluo. Exemplo N2(g) + O2(g) + Ar(g) H2O(l) + NaCl(s) Au(s) + Hg(l) H2O(l) + C12H22O11(s)

Prof. Ferrari

Partindo-se do coeficiente de solubilidade do soluto numa determinada temperatura, podemos classificar as solues em insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Observe: Soluo Instaurada Contm uma quantidade de soluto dissolvido inferior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura. estvel e no apresenta corpo de fundo (soluto depositado no fundo do recipiente). Num grfico que relaciona CS e temperatura, todos os pontos abaixo da curva de solubilidade indicam soluo insaturada. Definio Caractersticas

Saturada
H2O(l) + NaOH(s) 0,09 mol/L de NaCl(s) em gua. 0,2 mol/L de NaCl(s) em gua.

Quanto quantidade de soluto

Contm uma quantidade de soluto dissolvido igual ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura.

estvel. Pode ou no apresentar corpo de fundo. Num grfico que relaciona CS e temperatura, todos os pontos da curva de solubilidade indicam soluo saturada sem corpo de fundo e todos os pontos acima da curva de solubilidade indicam soluo saturada com corpo de fundo.

Concentrada

Mais de 0,1 mol por litro de soluo

Supersaturada

Coeficiente de solubilidade
Denomina-se coeficiente de solubilidade (CS) a quantidade mxima de soluto capaz de se dissolver totalmente numa quantidade padro de solvente (por exemplo, 100g) numa determinada temperatura. O coeficiente de solubilidade uma propriedade caracterstica de cada substncia e pode aumentar ou diminuir com o aumento da temperatura conforme mostra o quadro a seguir: Tipo de dissoluo Ao da temperatura Curva de solubilidade Contm uma quantidade de soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura. muito instvel. Qualquer perturbao no sistema que contm a soluo supersaturada capaz de transform-la em soluo saturada com corpo de fundo.

Expresses Fsicas de Concentrao


O aumento da temperatura favorece a dissoluo do soluto no solvente. Exemplo: KNO3(s) em H2O(l) As expresses fsicas de concentrao so aquelas que no dependem de massa molecular do soluto. Para diferenciar o soluto do solvente nas expresses usaremos o ndice 1 para o soluto e o ndice 2 para o solvente e tudo que se relaciona a soluo no possui ndice.

Endotrmica (ocorre com absoro de energia)

1) Ttulo em massa (no possui unidade) T = m1 m1 = m1 + m2 m


(Ttulo Comum)

%T = T . 100% (Ttulo Porcentual) Exotrmica (ocorre com liberao de energia) O aumento da temperatura diminui a dissoluo do soluto no solvente. Exemplo: Ca(OH)2(s) em H2O(l)

2) Ttulo em Volume (no possui unidade) T= V1 V1 = V1 + V2 V

Composto hidratado

O aumento da temperatura modifica o grau de hidratao do composto, provocando pontos de inflexo na curva de solubilidade. Exemplo: Na2SO4(s) em H2O(l)

%T = T . 100%

3) Concentrao Comum C= m1 V (g/L)

You might also like