You are on page 1of 4

PROPAGAO DE ERROS FERNANDO PIAIA Prof: DENISE KALEMPA

INTRODUO Para facilitar o comrcio internacional, diversos pases criaram padres comuns para medir grandezas atravs de um acordo internacional. A 14a Conferncia Geral sobre Pesos e Medidas (1971) elegeu as sete grandezas fsicas fundamentais, que constituem a base do Sistema Internacional de Unidades (SI): comprimento (metro), massa (kilograma), tempo (segundo), intensidade de corrente eltrica (ampre), temperatura (kelvin), quantidade de matria (mol) e intensidade luminosa (candela). Um valor medido nunca representa o valor verdadeiro da grandeza, pois este nunca conhecido com total certeza. Quando este resultado (nmero e unidade) vai ser aplicado ou registrado necessrio saber com que confiana se pode dizer que o nmero obtido representa a grandeza fsica. O valor medido ou o resultado deve ser expresso com a incerteza da medida, utilizando uma representao em uma linguagem universal, fazendo com que seja compreensvel a outras pessoas. Chama-se valor verdadeiro ou valor do mensurando ao valor que seria obtido se a medio da grandeza fosse feita de maneira perfeita e com instrumentos perfeitos. Por isso, deve-se necessariamente associar um erro ou desvio ao valor de qualquer medida.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Ao expressar uma medida necessrio saber expressar o nmero de algarismos com que se pode escrever tal medida, a unidade e o grau de confiana do valor expresso, ou seja, necessrio incluir uma primeira estimativa de incerteza. O erro de uma medida classificado como incerteza do tipo A ou incerteza do tipo B. A incerteza obtida a partir de vrias medies chamada de incerteza padro do tipo A, que o desvio padro determinado por mtodos estatsticos. A incerteza estimada em uma nica medio classificada como incerteza padro tipo B, que a incerteza obtida por qualquer mtodo que no seja estatstico. A incerteza pode ser estimada como sendo a metade da menor diviso da escala do equipamento utilizado. A estimativa da incerteza uma avaliao visual, podendo ser considerada uma frao da menor diviso da escala, feita mentalmente por quem realiza a medio. Por exemplo: uma medida do comprimento S = 5,75, o resultado apresentado com trs algarismos significativos. A incerteza ou erro na medida representado pelo termo 0,05 cm ou 0,5 mm, que a metade da menor diviso da escala do equipamento. Este procedimento s pode ser adotado quando houver segurana de quem realiza a medio, ao avaliar visualmente uma casa decimal a mais que a descrita na escala do equipamento. Caso contrrio a incerteza deve ser considerada a menor diviso da escala do equipamento.

Medidas devem ser escritas com o nmero correto de algarismos significativos, omitindo todos os algarismos sobre os quais no se tem informao. Ao efetuar alguma operao com tais nmeros, no se deve escrever algarismos sem significado. A adio ou subtrao de nmeros que possuem algarismos significativos feita com o alinhamento das casas decimais, sendo completados com zero, da mesma forma que em uma operao aritmtica de soma e subtrao convencional. Ao final da operao, o nmero de algarismos significativos do resultado o mesmo do elemento somado com menor preciso. REGRAS DE ARREDONDAMENTO O arredondamento dos nmeros feito de acordo com as seguintes regras: Os algarismos 1,2,3,4 so arredondados para baixo, isto , o algarismo precedente mantido inalterado. Por exemplo: 3,14 e 2,73 so arredondados para 3,1 e 2,7 respectivamente. Os algarismos 6,7,8,9 so arredondados para cima, isto , o algarismo precedente aumentado de 1. Por exemplo: 3,16 e 2,78 so arredondados para 3,2 e 2,8 respectivamente. Para o algarismo 5 utilizada a seguinte regra: 5 arredondado para baixo sempre que o algarismo precedente for par e, arredondado para cima sempre que o algarismo precedente for impar. Por exemplo: 4,65 e 4,75 so arredondados para 4,6 e 4,8 respectivamente.

ERROS OU DESVIOS Os erros podem ser classificados em dois grandes grupos: erros sistemticos ou erros aleatrios. Os erros sistemticos so aqueles que resultam das discrepncias observacionais persistentes. Os erros sistemticos ocorrem principalmente em experimentos que esto sujeitos a mudanas de temperatura, presso e umidade. Estas mudanas esto relacionadas a condies ambientais. Os erros sistemticos podem e devem ser eliminados ou minimizados pelo experimentador. Isso pode ser feito, observando se os instrumentos esto corretamente ajustados e calibrados, e ainda se esto sendo usados de forma correta na interligao com outros instrumentos, na montagem experimental. Os erros aleatrios (ou estatsticos) so aqueles que ainda existem mesmo quando todas as discrepncias sistemticas num processo de mensurao so minimizadas, balanceadas ou corrigidas. Os erros aleatrios jamais podem ser eliminados por completo.

DESVIO PADRO AMOSTRAL E POPULACIONAL Define-se desvio padro amostral ou desvio mdio quadrtico, a raiz quadrada da varincia amostral, descrita pela relao:

O valor de s fornece uma idia sobre a incerteza padro (incerteza tpica) de qualquer medida, tendo como base o conjunto das N medidas. O parmetro s pode ser interpretado como sendo a incerteza que se pode esperar, dentro de certa probabilidade, se uma (N+1)-sima medio viesse a ser realizada, quando j se conhece o que ocorreu nas N medies anteriores. O desvio padro amostral indica uma boa avaliao sobre a distribuio das medidas, em torno do valor mdio. Considerando um conjunto de dados experimentais, so apresentados na Tabela I, alguns parmetros estatsticos como: o seu valor mdio, o seu desvio experimental mdio, o seu desvio absoluto mdio e o seu desvio quadrtico mdio. Tabela I - Parmetros conjunto de dados medio da massa metlico, utilizando brao. estatsticos de um obtidos com a de um cilindro uma balana de

PROPAGAO DE ERROS OU DESVIOS Na maioria dos experimentos, a medio de uma grandeza M de interesse feita de maneira indireta, sendo esta grandeza obtida a partir de medidas de n grandezas primrias {a1, a2, a3,..., ak,..., an}. O clculo de M feito a partir de uma funo conhecida das grandezas primrias. Estas grandezas so tambm denominadas grandezas de entrada, enquanto a grandeza M denominada grandeza de sada. Um exemplo o clculo da densidade de um objeto (grandeza M), no qual se mede a massa e o volume do corpo. As grandezas massa e volume so chamadas grandezas de entrada. Os valores das grandezas de entrada provm, todos ou em parte, de medies diretas. Utilizando aproximaes e um grande nmero de medidas (amostras), podemos admitir que o valor mdio seja considerado o valor verdadeiro. Da mesma forma, a incerteza padro pode ser considerada como o desvio padro verdadeira. Em muitas situaes no necessrio muito rigor quanto exatido nos valores das incertezas combinadas, sendo aceitvel que sejam usadas expresso para obter valores aproximados das grandezas de interesse. Neste caso, quando realizada apenas uma medio isolada (e no uma srie de medies) devemos usar o conceito de limite mximo de erro. Por exemplo, considerando uma grandeza M derivada da medida de outras trs grandezas X, Y e Z. Isto anlogo a considerar que M uma funo de componentes X, Y e Z. Logo, como X, Y e Z foram obtidas experimentalmente, suas incertezas X, Y e Z podem ser quantificadas seguindo o exposto na seo anterior. Para a obteno da incerteza da

A partir dos resultados apresentados na Tabela I, supe se que as medidas foram realizadas com muito cuidado pois o desvio percentual tem um valor muito abaixo de 1%. O desvio padro S uma medida, que permite fornecer intervalos que quantificam a qualidade das medidas, indicando qual a probabilidade mais provvel de encontrar as medidas nesse intervalo, conforme os desvios vo se afastando do ponto de valor mdio.

grandeza M, deve-se utilizar a definio de diferencial total de M, ou seja:

Assim, tendo a equao que expressa M em funo de suas componentes X, Y e Z, deve-se, primeiramente, obter as expresses das derivadas parciais da funo M em relao a cada uma das componentes. Obtidas essas expresses, substituem-se os valores apropriados e calcula-se o valor de cada derivada parcial em questo. A seguir, deve-se multiplicar cada valor obtido pela incerteza da respectiva componente. Por fim, procede-se a soma de todas as parcelas, sendo cada parcela relativa a uma determinada componente da funo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Domiciano, J. B., Juraltis K. R., Introduo ao laboratrio de Fsica Experimental, Departamento de Fsica, Universidade Estadual de Londrina, 2003. Vuolo, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros Ed. Edgard Blcher , So Paulo, 1992.

You might also like