You are on page 1of 16

a interveno do Estado na economia

UNIDADE 11: A INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA

11.1 Funes e organizao do Estado 11.2 A interveno do Estado na Economia 11.2.1 Funes econmicas e sociais do Estado 11.2.2 Instrumentos de interveno econmica e social do Estado 11.2.2.1 O Planeamento 11.2.2.2 O Oramento de Estado 11.2.2.3 Polticas econmicas e sociais 11.2.2.4 Algumas polticas econmicas e sociais do Estado 11.3 As polticas econmicas e sociais do Estado portugus 11.3.1 O Pacto de Estabilidade e Crescimento 11.3.2 Algumas linhas orientadoras do governo portugus para reas consideradas prioritrias

a interveno do Estado na economia 11.1 funes e organizao do Estado Quando uma comunidade deseja promover interesses colectivos comuns, escolhe algum a quem atribui o encargo de orientar as aces a desenvolver com vista a alcanar esses interesses colectivos Ora, com o Estado passa-se o mesmo. O Estado assim uma autoridade social que toma decises concretas relativamente aos interesses colectivos e resoluo de conflitos e, ainda, impe o respeito pelas regras em vigor. Ao Estado compete, portanto, a defesa dos interesses colectivos. Independentemente da sua definio em concreto, os fins de Estado sero sempre a promoo do bem-estar econmico e social, a realizao da justia social e a garantia da segurana. Com a finalidade de cumprir o seu principal objectivo, a satisfao das necessidades colectivas, o Estado desenvolve todo um conjunto de actividades que se designam por funes. Assim, temos:

Funo poltica: consiste na escolha de medidas de vria ordem (econmica, social, cultural, ambiental, etc.), consideradas como as melhores para prossecuo dos interesses colectivos. Funo legislativa: consiste na elaborao das leis que, de acordo com as opes polticas tomadas, vo regular a vida em sociedade. Funo executiva: consiste na necessidade do cumprimento da leis e na satisfao das necessidades colectivas, de acordo com as opes polticas e legislativas tomadas. Funo judicial: tem por fim administrar a justia, assegurar a defesa dos direitos e interesses pblicos e privados e punindo a violao da Constituio e das leis.

De acordo com a Constituio da Repblica Portuguesa, so consideradas tarefas fundamentais do Estado: a) Garantir os direitos e liberdades fundamentais, o respeito pelos princpios do Estado de direito democrtico; b) Defender a democracia poltica, incentivar a participao dos cidados na resoluo dos problemas nacionais; c) Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cidados e a igualdade real entre os portugueses; d) Promover a igualdade entre homens e mulheres.

Mas esta classificao j no se coaduna com as funes que so atribudas ao Estado contemporneo, solicitado a intervir em mltiplos aspectos da vida social. Da que hoje se adopte a seguinte classificao das funes de Estado.

Funo poltica: atravs da qual o Estado garante os superiores interesses da Nao, promovendo a paz social, gerindo a administrao pblica e aplicando os recursos na satisfao das necessidades colectivas. Para isso, o Estado dispe de diversas instituies, tais como as polcias, os tribunais ou o exrcito.

Funo social: atravs da qual o Estado cria as condies necessrias ao bem-estar da populao, garantindo padres mnimos de vida aos cidados. A adopo de medidas efectivas de aumento dos rendimentos dos mais pobres, como a fixao do salrio mnimo, a atribuio de um rendimento mnimo garantido s famlias mais carenciadas e a atribuio de subsdios aos desempregados, fazem parte da poltica social do Estado.

Funo econmica: atravs da qual o Estado promove o desenvolvimento econmico, criando infra-estruturas, como a construo de estradas; apoiando a cincia e a investigao; promovendo a sade e a educao; preservando os recursos naturais e o ambiente para garantir a satisfao das necessidades no s do presente, como das geraes vindouras.

a interveno do Estado na economia Para levar a cabo cada uma destas funes o Estado dispe de entidades prprias, designadas por rgos de soberania e cujas competncias se encontram constitucionalmente estabelecidas. oportuno referir que os rgos no se confundem com os respectivos titulares: o rgo permanece sempre o mesmo, embora variem os seus titulares, que so cidados eleitos. Pela mesma razo, quando acontece um rgo estar desprovido do seu titular, tal no origina o desaparecimento desse rgo de soberania. Segundo a Constituio da Repblica Portuguesa, so considerados rgos de soberania: Presidente da Repblica, Assembleia da Repblica, Governo e Tribunais. 1 - Presidente da Repblica - eleito de cinco em cinco anos, por sufrgio universal directo e secreto, detm vrias competncias que vem definidas na Constituio da Repblica Portuguesa. 2 - Assembleia da Repblica - eleita de quatro em quatro anos, representativa de todos os cidados portugueses; as suas competncias vem estabelecidas na Constituio da Repblica Portuguesa. 3 - Governo - rgo de conduo da poltica geral do pas; os seus elementos so eleitos por perodos de quatro anos e as suas competncias vem definidas na Constituio da Repblica Portuguesa. 4 - Tribunais - so os rgos de soberania com competncias para administrar a justia em nome do povo. Compete aos tribunais assegurar, com independncia, a defesa dos direitos dos cidados, resolver os conflitos de interesses pblicos e privados.

Para levar a cabo as suas mltiplas tarefas, o Estado cria uma estrutura relativamente pesada a que se d a designao de Sector Pblico. O Sector Pblico abrange duas categorias muito diferentes, quer no aspecto jurdico, quer nas suas componentes econmicas: - Sector Pblico Administrativo; - Sector Empresarial do Estado.

O Sector Pblico Administrativo (Administrao Pblica) engloba o conjunto de servios aos quais compete desempenhar as actividades tradicionais do Estado. Tratam-se de matrias de interesse geral, que no visam o lucro mas a satisfao de necessidades colectivas, como a sade, a educao, a defesa, a segurana, etc. Assim sendo, incluemse neste sector toda a orgnica do aparelho de Estado que suporta a gesto administrativa: ministrios, autarquias locais. Entre ns, o Sector Pblico Administrativo abrange trs subsectores:

- Administrao Central, que inclui os rgos e entidades estaduais com os seus servios e departamentos directamente dependentes do Estado: Ministrios, Secretarias de Estado, Direces-gerais, Institutos Pblicos, etc.

- Administrao Local, que engloba as autarquias locais (Municpios e Freguesias), visa satisfazer de
forma eficiente as necessidades especficas das diversas comunidades locais.

- Segurana Social, que engloba todas as unidades institucionais, Centrais ou locais, cuja funo principal se traduz no financiamento de prestaes sociais a determinadas camadas da populao.

O Sector Empresarial do Estado, a designao dada ao sector produtivo do Estado que intervm directamente na produo de bens e servios comercializveis entrando, por vezes, em concorrncia com o sector privado. A sua interveno enquanto empresrio tem-se verificado, em muitos pases, sobretudo nos sectores mais importantes da economia como, por exemplo, a siderurgia, os cimentos, as refinarias de petrleo, a banca, os transportes, etc., substituindo-se assim aos empresrios privados.

a interveno do Estado na economia Considera-se Sector Empresarial do Estado o conjunto de empresas em que o Estado detm tot ou a maioria do seu capital social. O carcter de empresa pblica determina-se, portanto, pela propriedade, podendo distinguir-se: - empresas pblicas: so as empresas cuja propriedade do Estado, ou seja, cuja totalidade do capital pertence ao Estado e que so criadas de raiz pelo prprio Estado; - empresas mistas: so as empresas cuja propriedade do Estado e de particulares, mas em que a maioria do capital pertence ao Estado, directa ou indirectamente, isto , ou por seu prprio intermdio ou por intermdio de outras entidades pblicas; - empresas intervencionadas: so as empresas privadas em que, perante uma situao crtica, o Estado resolve intervir na sua gesto de forma a apoiar a sua recuperao. Foi, sobretudo, aps a Revoluo do 25 de Abril de 1974 que foi constitudo em Portugal um vasto Sector Empresarial do Estado resultante do processo de nacionalizaes, que fez passar para as mos do Estado vrios ramos de actividade econmica como Bancos, Companhias de Seguros, Cimentos, etc. Por outro lado, e para fazer face a situaes de crise, o Estado recorreu interveno em algumas empresas privadas, traduzida sobretudo na concesso de crditos e na nomeao de gestores. A partir de 1978, deu-se uma inverso nesta poltica e comearam a ser devolvidas aos anteriores proprietrios vrias empresas. Mas foi a partir de 1989 que o Estado decidiu privatizar a maiorias das empresas que tinham sido nacionalizadas. Assim, a quase totalidade dos Bancos e dos Seguros, a Brisa, a EDP ou a Telecom passaram para as mos dos seus accionistas privados. Actualmente assiste-se ao evoluir da tendncia no sentido de diminuir a interveno do Estado na economia, reduzindo ao mnimo o Sector Empresarial do Estado e passando para o sector particular muitos servios essenciais que competem ao Estado, como o caso da sade ou da educao. Contudo, esta tendncia no aceite pacificamente por todas as correntes de opinio da sociedade portuguesa. Os defensores de uma poltica de Estado menos intervencionista defendem uma interveno do Estado na economia ao mnimo possvel. Argumentam que o Estado um mau gestor e que as suas decises so muito morosas. Para eles, o sector privado teria condies para fazer melhor e de forma mais produtiva aquilo que o Estado faz mal. J para os defensores de um Estado mais intervencionista defendem a manuteno dos servios sociais e dos sectores-chave da economia nas mos do Estado. Argumentam que os servios pblicos tm em vista a satisfao das necessidades colectivas, sobretudos das populaes mais carenciadas, tendo que garantir servios a preos baixos. Para eles, o sector privado, que funciona numa lgica de lucro, deixaria de cumprir essa funo social, o que iria prejudicar os mais carenciados, agravando as fortes desigualdades sociais.

SECTOR PBICO PORTUGUS

SECTOR PBLICO ADMINISTRATIVO

SECTOR EMPRESARIAL DO ESTADO

ADMINISTRAO CENTRAL

EMPRESAS PBLICAS

ADMINISTRAO LOCAL

EMPRESAS MISTAS

SEGURANA SOCIAL

EMPRESAS INTERVENCIONADAS

a interveno do Estado na economia 11.2 a interveno do Estado na actividade econmica

11.2.1 As funes econmicas e sociais do Estado Dissemos que os fins do Estado esto inter-relacionados e interdependentes, mas destacmos o bem estar econmico e social como aquele que se prende directamente com o nosso estudo. Efectivamente, se a actividade econmica objecto de estudo da Economia todo o esforo desenvolvido pelo Homem com vista obteno de bens para satisfazer as suas necessidades e aumentar o seu bem-estar, ento, fcil perceber que o Estado desempenha um papel importante na economia

Vimos que a funo poltica consiste na mltipla escolha de medidas de carcter econmico, social, cultural, etc., consideradas como as melhores para a prossecuo dos interesses colectivos. Ora, os interesses colectivos revestem-se de aspectos to diferentes como o mercado do trabalho e as condies de execuo do mesmo, o nvel de preos, a qualidade dos bens alimentares, da atmosfera, a qualidade e condies de ensino, dos cuidados de sade prestados. Enfim, mltiplos aspectos, mas que podem ser reconduzidos a dois grandes grupos: um de carcter econmico, o outro de carcter social. Assim, falamos em funes econmicas e sociais do Estado, que visam garantir a eficincia, a equidade e a estabilidade da vida econmica e social. Com efeito, na actualidade face incerteza e complexidade da vida econmica, caracterizada por uma inflao constante, por um elevado desemprego, por uma pobreza e excluso social cada vez maior, o Estado no desempenho das suas funes econmicas e sociais deve procurar garantir uma eficincia nos seus recursos, uma equidade no acesso de toda a populao aos bens e servios essenciais, bem como, um a estabilidade, nomeadamente do nvel dos preos e ao nvel do emprego.

- eficincia Nas economias modernas pressupe-se que o mercado funcione, de acordo com a lgica de mercado, como um elemento equilibrado, isto , os agentes econmicos devem efectuar escolhas racionais e eficientes que lhes permitam um elevado grau de satisfao a um baixo custo. Contudo, a realidade bem diferente, pois o funcionamento do mercado nessas economias modernas, nem sempre funciona como a soluo mais eficiente para os agentes econmicos. Com efeito, verificam-se, muitas vezes falhas de mercado, como a poluio provocada pelas fbricas, nos rios ou nos solos, a existncia de monoplios, etc. Assim, quando o mercado se mostra incapaz de responder de uma forma eficiente s necessidades da economia, o Estado tem que intervir para corrigir essas falhas de mercado e assim poder garantir a eficincia da economia.

- equidade A distribuio dos rendimentos pelos Estado diversos agentes econmicos geram desigualdades econmicas que tambm se traduzem em desigualdades sociais. Esta desigualdade na distribuio do rendimento provoca, em geral, um fosso cada vez maior entre os grupos de rendimentos elevados e os grupos de rendimentos de mais baixos. Com efeito, enquanto umas pessoas vivem na opulncia, outras pessoas no conseguem ter acesso satisfao das necessidades mais elementares. Para evitar a existncia destas situaes de grandes desigualdades econmicas e sociais entre os cidados, o Estado dever garantir uma maior equidade entre as pessoas, efectuando assim uma redistribuio dos rendimentos.

a interveno do Estado na economia - estabilidade Com alguma frequncia, verificam-se nas economias reguladas pela livre iniciativa e pelo mecanismo do mercado, a existncia de situaes de instabilidade, caracterizadas por forte desemprego, por aumentos de preos, por falncias de empresas, por quebras de produo. Efectivamente, se podemos observar perodos em que se verificam aumentos de produo, em que h mais empregos e um melhor nvel de vida, tambm, podemos observar outros perodos em que existem falncias de empresas, aumento do desemprego e um pior nvel de vida. para prevenir situaes de instabilidade que o Estado deve intervir na economia de um pas. Neste sentido, o Estado pe em marcha um conjunto de medidas que protejam os trabalhadores afectados pelo desemprego ou medidas que levem os empresrios a fixarem-se em zonas mais carenciadas, ou a produzirem certos bens em que necessrio aumentar sua oferta. Pode ainda o Estado, com o objectivo de garantir a estabilidade da economia, pr em marcha um conjunto de medidas de combate inflao e assim garantir a estabilidade dois preos e da moeda.

A complexidade das sociedades actuais exige que o Estado intervenha cada vez mais na actividade econmica de um pas, para corrigir as chamadas falhas de mercado. So consideradas falhas de mercado, a concorrncia imperfeita, as externalidades e os bens pblicos.

- concorrncia imperfeita As economias actuais so caracterizadas por serem mercados de concorrncia imperfeita, dominados por monoplios, oligoplios e concorrncia monopolista. Com efeito, as grandes empresas no utilizam, muitas vezes, as tcnicas que minimizem os seus custos de produo, porque ao dominarem o mercado, conseguem impor preos mais elevados a par de uma oferta tambm elevada. Por outro lado, o conceito de eficincia de uma empresa pode no coincidir com o do pas, isto , o interesse privado pode no se encontrar em sintonia com o interesse social. o que se passa quando as empresas colocam no mercado bens prejudiciais sade dos consumidores, porque pouparam recursos para atingir o mximo lucro, que a finalidade dessas empresas. A crise das vacas loucas, os frangos com excesso de dioxinas, so exemplos reveladores de que os mercados no so eficientes, pois existem falhas de mercado.

- externalidades A ocorrncia de externalidades justifica a interveno do Estado na economia, no sentido de as minimizar, ou at, de as resolver. Como j estudmos, uma externalidade, seja ela negativa ou positiva, est sempre associada ideia de um custo ou de um benefcio, que certa produo ou certo consumo teve a nvel de toda a economia. Portanto, tambm um custo social ou um benefcio social e no apenas um custo econmico, pelo que se justifica a interveno do Estado.

- bens pblicos Como facilmente se compreende, existem certos bens, os bens pblicos, que devido s caractersticas que apresentam, no podem ser produzidos empresas. Com efeito, os bens pblicos no so atractivos para a iniciativa privada, existindo assim uma falha de mercado relativamente sua oferta. Por esta razo, o Estado tem que intervir para assegurar a sua produo. O exemplo mais comum de bem pblico a defesa nacional de um pas. Com efeito, o Estado assegura a manuteno da defesa do pas, o que para a iniciativa priva se tornaria pouco lucrativa, pois as pessoas que no pagassem para este servio, no caso de um ataque, beneficiariam tambm deste servio.

a interveno do Estado na economia 11.2.2 - Instrumentos de interveno econmica e social do Estado

11.2.2.1- Planeamento Para levar a cabo a as suas tarefas, o Estado tem que elaborar um Plano de actuao. O Plano tem por finalidade estruturar a sua actuao de modo a conseguir: - o desenvolvimento articulado de toda a economia; - o aumento do bem-estar econmico e social. - adequar os recursos existentes s necessidades colectivas, de modo a alcanar-se a melhor utilizao possvel da capacidade produtiva da economia; Por isso o Plano pode e dever resultar de um consenso alargado entre os parceiros sociais (associaes patronais e sindicatos), pois a adeso e a cooperao dos agentes econmicos particulares fundamental para o cumprimento dos objectivos traados. De facto, o Estado no tem meios para impor os objectivos definidos no Plano ao sector privado, mas somente ao sector pblico. Da que, para o sector pblico o Plano imperativo, sendo os directores-gerais e os administradores das empresas pblicas, obrigados a cumprir o Plano, isto , so obrigados a orientarem a actuao dos seus servios e das suas empresas com o que est determinado no referido Plano. Mas para o sector privado o Plano j meramente indicativo. Ento, para levar os particulares a adoptarem os comportamentos desejados, o Estado lana mo de certas estratgias, nomeadamente, de poltica fiscal (concedendo isenes ou benefcios fiscais s actividades que pretende incentivar, ou, pelo contrrio, tributando mais ou impondo restries s actividades que pretende desincentivar); e de poltica financeira (concedendo subsdios, aumentando / diminuindo as taxas de juro).

a interveno do Estado na economia 11.2.2.2 - Oramento de Estado A actuao do Estado exige um documento onde possa inscrever uma previso das despesas que vai realizar e das receitas necessrias para as satisfazer. Esse documentando chama-se Oramento de Estado. Trata-se de um documento de previso e com uma durao limitada, geralmente de um ano, apresentando as seguintes caractersticas: - documento de previso, porque prev as despesas a realizar e as receitas a obter num ano; - documento politico, porque contm a autorizao parlamentar para realizar as actividades inscritas; - documento jurdico, porque traduz uma limitao de poderes do Estado no domnio financeiro; - documento econmico, porque revela a previso da actividade econmica do Estado. Por isso, o Oramento constitui um elemento essencial na actuao do Estado. A prestao de servios de utilidade pblica (educao, sade, justia, segurana, ) bem como, os abonos, os subsdios, implicam despesas, para as quais necessrio angariar receitas. Ora, atravs da anlise das receitas e das despesas do Estado, podemos avaliar o grau da sua interveno econmica e social e das opes que presidem a essa actuao. Por exemplo, a percentagem de despesas gasta em educao, sade e defesa revelam as opes do Estado face a estes aspectos. Por outro lado, as suas fontes de financiamento revelam a situao econmica do pas. O Oramento , assim, um instrumento de interveno econmica e social, pois atravs dele o Estado condiciona, de facto, a actividade econmica. Por exemplo, o aumento generalizado de receitas pela cobrana de impostos, tem como consequncia a reduo do consumo privado e do investimento.

- receitas e despesas pblicas As receitas pblicas so os recursos do Estado para fazer face s despesas, podendo ser: - receitas tributrias que provm da cobrana dos impostos.

- receitas creditcias - provenientes dos emprstimos concedidos. - receitas patrimoniais rendimentos vindos do patrimnio do Estado, por exemplo com a venda de instalaes, com a venda de madeira das suas florestas. evidente, que dentro destas receitas do Estado, os impostos constituem, sem dvida, a fatia mais importante. Dentro dos impostos h que distinguir dois tipos: - os impostos directos so os que incidem directamente sobre o rendimento ou sobre o patrimnio, sendo o IRS e o IRC, os impostos directos mais conhecidos. - os impostos indirectos so os que incidindo sobre o consumo e a despesa realizada, recaem indirectamente sobre o rendimento, como o caso, por exemplo do IVA. Convm referir que, pese embora a necessidade de cobrana de impostos seja reconhecida por todos, os impostos nunca foram populares e at sob o ponto de vista econmico e social podem, por vezes, apresentar inconvenientes, sobretudo quando o valor da sua taxa desajustado. Por exemplo, os impostos directos fortemente progressivos podem ser desencorajadores para quem pretende obter rendimentos suplementares, e assim, constiturem-se elementos desincentivadores do crescimento econmico. Por outro lado, os impostos indirectos so socialmente mais injustos, j que por exemplo uma taxa elevada do Iva, embora seja igual parra todos, penaliza mais o cidado pobre que o cidado rico.

As despesas pblicas so as despesas financiadas pelo Estado, sendo realizadas para a: - pagamento de vencimentos aos funcionrios pblicos; - pagamento das prestaes sociais. - compra de bens e servios necessrios ao bom funcionamento da Administrao Pblica. e demais servios dependentes do Estado;

Quer as receitas quer as despesas, sob o ponto de vista econmico, podem classificar-se em recitas e despesas correntes e, assim como, receitas e despesas de capital. 8

a interveno do Estado na economia

As receitas correntes so as receitas que Estado obtm dentro do perodo oramental, como o caso dos impostos, taxas. J so despesas correntes, as despesas que o Estado faz em bens de consumo, como o pagamento da energia, a compra de papel, o pagamento aos seus funcionrios pblicos. Por outro lado, as receitas de capital, so as receitas que o Estado obtm originadas de aplicaes da poupana do Estado, como emprstimos. Por ltimo, as despesas de capital so as despesas pblicas em bens de capital, como a construo de estradas, de edifcios pblicos, etc.

Para alm da exposio do plano financeiro para um determinado perodo de tempo, o Oramento de Estado constitui um instrumento de interveno do Estado na esfera econmica e social, j que, atravs das receitas cobradas e das despesas que efectua, o Estado influencia o comportamento dos agentes econmicos e de toda a actividade econmica em geral. Ao nvel das receitas, os impostos tm uma aco preponderante sobre o comportamento dos agentes econmicos e sobre a actividade econmica. Os impostos directos actuam directamente na repartio dos rendimentos dos factores produtivos, gerando de certa forma um nivelamento dos rendimentos. Os impostos indirectos, ao recarem sobre os bens e servios de consumo, podem estimular ou retrair o seu consumo e igualmente a sua produo e a oferta. Tambm a nvel das despesas o Estado pode actuar quer ao nvel econmico, quer ao nvel social. O aumento das despesas correntes traduz-se geralmente num impacto positivo para os agentes econmicos e para a actividade econmica. Por exemplo, o aumento das despesas correntes pode, traduzir-se num aumento dos vencimentos da Funo Pblica, aumentando os seus rendimentos e naturalmente um maior consumo. Pode traduzir-se num aumento das despesas em bens de consumo do Estado o que provocar um aumento da produo de bens das empresas fornecedoras.

Do confronto entre o valor das receitas pblicas e o valor das despesas pblicas, resulta um saldo, o saldo do Oramento de Estado. Este saldo do oramento de Estado, pode apresentar um equilbrio, um dfice ou um superavit Quando o Estado no consegue arrecadar recitas pblicas suficientes para cobrir as despesas pblicas, estamos perante um saldo oramental negativo - dfice oramental. Pelo contrrio, quando o valor das receitas excede o valor das despesas pblicas, estamos na presena de um saldo oramental positivo - superavit oramental. O saldo oramental constitui um indicador muito utilizado na anlise da situao econmica de um pas, pois reflecte a evoluo dos rendimentos dos agentes econmicos. Um saldo oramental negativo, ou seja, o total das receitas a cobrar menor do que o total das despesas a realizar, corresponde a uma situao de abrandamento da economia, pois h uma descida dos lucros das empresas, ou do consumo das famlias e, portanto, menos impostos pagos pelos contribuintes. Um saldo oramental positivo significa que as receitas pblicas so superiores s despesas pblicas. Assim, o Estado contribui para a poupana nacional e para a reduo da despesa global da economia.

a interveno do Estado na economia 11.2.2.3 - polticas econmicas e sociais J vimos, a economia de um pas apresenta falhas de mercado, que justificam a interveno do Estado na vida econmica e social do pas; para corrigir essas falhas o Estado utiliza vrios instrumentos nas reas econmica e social. Um dos instrumentos de interveno a nvel econmico e social, utilizado pelo Estado, so as polticas econmicas e sociais. Podemos definir polticas econmicas e sociais como o conjunto de actuaes desenvolvidas pelo Estado, ao nvel econmico e social, com a finalidade de atingir objectivos previamente definidos. Em termos gerais, o Estado ao definir polticas econmicas e scias, pretende garantir uma melhor utilizao dos recursos disponveis, de forma a melhorar o nvel e a qualidade de vida dos cidados; pretende tambm, regulamentar a actividade econmica, de forma a evitar situaes de desemprego ou de inflao, e tambm pretende intervir na redistribuio dos rendimentos, de forma a reduzir as desigualdades sociais e a garantir uma justia social.

- poltica econmica Quando falamos em poltica econmica, referimo-nos ao conjunto de aces levadas a cabo pelo Estado para alcanar determinados objectivos que foram previamente definidos. Embora algumas pessoas distingam poltica econmica de poltica social, essa distino, no entanto, mais aparente do que realidade. Efectivamente, a realidade mostra que estas duas reas, econmicas e sociais, esto fortemente interrelacionadas e que qualquer actuao numa dessas reas ter repercusses na outra. Assim, habitual as pessoas falarem em poltica econmica para se referirem a todos os instrumentos que o Estado utiliza para intervir na realidade econmica e social, entendida esta como um todo.

- construo de uma poltica econmica Em primeiro lugar, deve-se diagnosticar e caracterizar a situao econmica e social do pas naquele momento. S depois deste passo possvel fixar os objectivos que se pretendem atingir, isto , aquilo que se pretende modificar. O passo seguinte ser a escolha dos instrumentos mais adequados para alcanar os objectivos fixados, isto , definir as medidas concretas e precisas a tomar para que os objectivos sejam alcanados e no apenas meras intenes inatingveis. Uma vez definidos os objectivos e escolhidos os instrumentos a utilizar, h que tomar decises, ponderando os meios e os fins que se pretendem alcanar, para se passar fase de implementao, da politica econmica. O processo ficar concludo com a avaliao dos resultados atravs da medio do grau de realizao dos objectivos fixados. Nesta ltima fase, reinicia-se todo o processo, servindo o diagnstico feito para apuramento da situao, como ponto de partida para a definio de novas polticas econmicas.

- polticas conjunturais e estruturais Um aspecto importante na definio das polticas do Estado a definio do seu horizonte temporal, pois a sua eficcia depende da oportunidade da sua aplicao no tempo certo. Desta forma, existem: - polticas econmicas conjunturais: tratam-se de polticas de curto prazo, destinadas a corrigir desequilbrios que se vo gerando na economia, como o desemprego ou a inflao; - politicas estruturais: quando se esperam resultados num perodo de mdio ou longo prazo. Tratam-se de polticas em que se pretendem alterar as condies de funcionamento da economia

10

a interveno do Estado na economia 11.2.2.4 - Algumas das polticas econmicas e sociais do Estado Como as finalidades implicam uma actuao em diversas reas, as polticas do Estado perpassam todo o domnio social, com especial incidncia no campo econmico. Da podermos falar em polticas essencialmente econmicas e em politicas essencialmente sociais. As polticas essencialmente econmicas podem incidir ou sobre um sector especfico da actividade econmica, polticas sectoriais, ou sobre reas especficas poltica monetria, poltica fiscal, poltica de emprego, etc. As polticas essencialmente sociais, visam cumprir funes sociais, nomeadamente a satisfao das necessidades colectivas, como a poltica da educao, da sade, de redistribuio de rendimentos, etc. Como j sabemos, os fenmenos sociais so fenmenos totais. Da que, mesmo quando o Estado actua atravs de polticas econmicas, alcana tambm consequncias sociais. Quando o Estado lana mo da poltica fiscal para operar uma poltica de redistribuio de rendimentos, corrige, de alguma forma, as desigualdades sociais. Vamos, de seguida, fazer uma breve referncia s principais polticas econmicas e sociais do Estado: ( 1 ) - Poltica oramental ( 3 ) - Poltica fiscal ( 5 ) - Poltica de redistribuio de rendimentos ( 2 ) - Politica monetria ( 4 ) - Poltica de combate ao desemprego ( 6 ) - Poltica ambiental

( 1 ) - poltica oramental A poltica oramental consiste na utilizao do Oramento de Estado, para atingir, fundamentalmente, os seguintes objectivos: - satisfao das necessidades colectivas, uma vez que cabe ao Estado assegurar a satisfao de necessidades que, pela sua natureza, no podem ser produzidas ( na totalidade ou em parte) pelo sector privado. o caso, da educao, da sade ou da justia. - redistribuio dos rendimentos, com vista a corrigir as desigualdades provocadas pela repartio dos rendimentos efectuada aquando da produo. O Estado pode, utilizando o Oramento de Estado, efectuar uma redistribuio, pois ao aumentar a carga fiscal dos rendimentos mais elevados e a transferir rendimentos para famlias mais carenciadas, est a redistribuir rendimentos. - estabilizao da economia, pode o Estado atravs da utilizao do Oramento de Estado, estabilizar a actividade econmica e promover o crescimento econmico, sem fazer disparar a inflao. Assim, o Estado pode aumentar as despesas pblicas e/ou reduzir os impostos, provocando um efeito expansionista da economia ou provocar um efeito contraccionista na situao contrria.

( 2 ) - poltica monetria A poltica monetria tem como principal objectivo garantir a estabilidade dos preos, como forma de assegurar o crescimento econmico e o emprego. Os principais instrumentos utilizados pela poltica monetria so, nomeadamente: o enquadramento do crdito, ou seja, limitando ou aumentado o volume de crdito a conceder quer s famlias quer s empresas. Tambm pode o Estado utilizar a taxa de juro para aumentar ou diminuir o recurso ao crdito. Em qualquer desta duas situaes, o objectivo controlar a quantidade de moeda em circulao. as operaes de mercado aberto, que consistem na compra ou na venda de ttulos da divida pblica, por forma a diminuir ou a aumentar a quantidade de moeda em circulao. as reservas obrigatrias. O Estado pode aumentar ou diminuir a quantidade de moeda em circulao ao reduzir ou aumentar a reserva monetria de caixa que os bancos so obrigados, por lei, a ter para poderem responder s solicitaes dos seus clientes. Mas, com a adeso de Portugal Unio Econmica e Monetria, a poltica monetria, de carcter exclusivamente nacional, deixou de existir, vigorando a poltica monetria nica, definida pelas autoridades monetrias da zona euro.

11

a interveno do Estado na economia ( 3 ) - poltica fiscal A poltica fiscal uma das mais importantes polticas do Estado, seno mesmo a mais importante, visto que, se os organismos pblicos no tiverem os recursos financeiros necessrios, no podero executar nenhuma das suas medidas. Nesse sentido, a poltica fiscal tem como objectivos principais: - a satisfao das necessidades financeiras do Estado e outras entidades pblicas; - a correco da desigualdade na repartio dos rendimentos. Como sabido, a poltica fiscal incide sobre os impostos, que a principal fonte de receitas pblicas. Da, que uma variao nos impostos traz consequncias para a economia, pois pode fazer aumentar ou diminuir o rendimento disponvel das famlias, o consumo privado e o investimento. Assim: - aumento dos impostos - O aumento das receitas fiscais, atravs do aumento dos impostos, vai provocar a diminuio do rendimento pessoal disponvel das famlias e a diminuio dos investimentos das empresas. - reduo dos impostos - Mas, se a prioridade do Estado promover o crescimento econmico, ento, deve desenvolver uma poltica fiscal que estimule o consumo e o investimento. Deste modo, deve reduzir os impostos de forma a aumentar o rendimento disponvel das famlias e os lucros das empresas. A utilizao de qualquer destes instrumentos fiscais traz consequncias para economia. Uma poltica fiscal que estabelea um aumento dos impostos, poder estar a contribuir para reduzir o dfice oramental, mas tambm, poder estar a comprometer o crescimento econmico e a aumentar o desemprego. Por outro lado, uma poltica fiscal que estabelea uma reduo de impostos, poder contribuir para um maior crescimento econmico, certo, mas tambm, poder estar a contribuir para o aumento da inflao devido ao aumento da procura e da quantidade de moeda em circulao.

( 4 ) - poltica de combate ao desemprego A ateno dada pelos Estados poltica de combate ao desemprego muito grande., O desemprego o principal factor de excluso social, considerado um dos problemas mais graves da actual sociedade. As polticas de combate ao desemprego esto condicionadas e variam consoante as causas que em cada poca levam a esta situao. Uma verdadeira poltica de combate ao desemprego no deve s reduzir o desemprego existente como tambm preveni-lo e evit-lo. As polticas de combate ao desemprego so, portanto, muito complexas e exigem uma actuao coordenada ao nvel do Estado, dos trabalhadores e das empresas. Vejamos, ento, algumas das medidas, que se podem adoptar para a preveno ao desemprego, bem como, alguns instrumentos utilizados pela poltica de combate ao desemprego. - Adopo de medidas preventivas do desemprego devem assentar: - na empregabilidade dos candidatos a emprego; - na adaptao das empresas e dos trabalhadores s novas tecnologias; - na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. - Instrumentos das polticas de combate ao desemprego so de diversa ordem: - aumento da escolaridade e sua adaptao s necessidades reais do pas; - incentivos s empresas, concesso de subsdios, isenes fiscais em aces que provam o emprego - formao profissional contnua; - diminuio da idade da reforma.

12

a interveno do Estado na economia ( 5 ) - poltica de redistribuio de rendimentos A poltica de redistribuio de rendimentos actua sobre os rendimentos e tem como prioridade reduzir as desigualdades sociais. Esta poltica utiliza os instrumentos das polticas fiscal e oramental, como sejam os impostos, a prestao de servios essenciais, a fim de promover um melhor nvel e qualidade de vida dos cidados. Assim sendo, a poltica de redistribuio de rendimentos pode utilizar as seguintes medidas: - carga fiscal: atravs da utilizao de impostos directos progressivos. Deste modo, as famlias e as empresas com maiores rendimentos tero de pagar ao Estado um valor muito mais elevado. A receita obtida pode ser canalizada para servios de apoio s famlias mais necessitadas. - transferncias sociais: atravs do aumento das penses de reforma, invalidez, subsdio de desemprego, para as famlias mais desfavorecidas para que estas posam viver com mais dignidade. - preos de alguns bens: atravs da prestao de servios, na educao, na sade, na habitao social, nos transportes pblicos, postos disposio dos cidados. - sistema de segurana social: atravs da taxa nica que os trabalhadores e as empresas pagam para a Segurana Social, o Estado recolhe receitas que depois so transferidas para as famlias sob a forma de subsdios de invalidez, de desemprego, em penses de reforma ou abono de famlia.

( 6) - poltica do ambiente A preocupao com o ambiente passou a fazer parte do programa dos governos quando, pelos finais da dcada de sessenta, se passou a falar na destruio em que a Natureza estava a caminhar: seja a poluio, afectando a qualidade de vida das populaes, seja, no esgotamento de recursos, que comprometia a satisfao das necessidades para as geraes futuras. O reconhecimento da gravidade da situao e urgncia de solues levou os governos dos Estados a inclurem nos seus programas medidas de proteco ambiental. Hoje, na maioria dos pases, essa matria j aparece como uma necessidade colectiva e considerada um direito fundamental, pelo que constitui um campo de interveno obrigatria do Estado, impondo a definio de uma verdadeira poltica do ambiente. A actuao do Estado faz-se atravs: - do poder legislativo, que usa para emitir normas de proibio ou de imposio, como: - proibio de certas actividades poluentes, em determinadas reas; - imposio de limites para a emisso de poluentes, como o dixido de carbono; - exigncia de instalaes e equipamentos antipoluentes, como filtros; - controlo do uso de recursos naturais por intermdio de cotas de extraco. - de instrumentos econmicos, como: - taxas de poluio que devem ser calculadas segundo o grau de degradao ambiental causado pelo poluidor; - subsdios para incentivar os poluidores a reduzirem os nveis de poluio e adoptarem comportamentos antipoluidores; - criao de mercados, consistindo na criao artificial de mercados para a poluio, que permitam aos agentes comprar ou vender direitos (cotas de poluio / direito de poluir) Na actualidade, a generalidade dos pases industrializados j assumiram polticas ambientais. Mas, mais importante do que autonomizar sectorialmente uma poltica ambiental, assumir globalmente, uma verdadeira atitude de defesa do ambiente.

13

a interveno do Estado na economia Esta atitude dever funcionar como uma espcie de conscincia crtica de todas as outras polticas, passando a constituir preocupao de todos os departamentos governamentais, tais como, obras pblicas, indstria, pescas, etc. Por outro lado, controlar a poluio apenas atravs da lei no chega. H que implementar medidas eficazes, tais como a tributao e a responsabilizao, princpio do utilizador/pagador e poluidor/pagador, em articulao com uma pronta e eficaz fiscalizao. Isto at que a defesa do ambiente seja assumida por todos como uma questo vital para a sobrevivncia da Humanidade. Por se tratar de um problema global, impem-se medidas concretas entre os pases.

Depois de termos analisado algumas das principais polticas utilizadas pelo Estado, convm frisar que estas polticas no devem ser vistas como polticas independentes e que funcionam de forma automtica. Com efeito, para atingir um determinado objectivo, o Estado pode optar por utilizar uma determinada poltica, embora existam outras que poderiam ser utilizadas. Por outro lado, no devemos esquecer que o objectivo de uma determinada poltica pode ser, tambm, objectivo de outra poltica econmica ou social. Observemos o seguinte esquema, no qual se representam duas finalidades, o combate inflao e o combate ao desemprego e as respectivas polticas e instrumentos que possvel utilizar.

FINALIDADE

OBJECTIVO

POLTICA UTILIZADA

INSTRUMENTOS
- aumento dos impostos

reduo da procura

poltica oramental

- reduo da despesa pblica - aumento das taxa de juro

COMBATER A INFLAO

reduo da procura

poltica monetria

- limitaes do crdito - operaes no mercado aberto

aumento da procura

poltica monetria

- aumento taxas de reserva - moderao salarial

reduo de custos

poltica de rendimentos

- concertao social - reduo de impostos

aumento da procura

poltica oramental

- aumento da despesa pblica - reduo das taxas de juro

COMBATER O DESEMPREGO

aumento da procura

poltica monetria

- acesso ao crdito - incentivos s empresas

aumento produtividade

poltica de emprego

- incentivos aos trabalhadores - reduo das taxas de juro

aumento produtividade

polticas estruturais

- linhas de crdito especiais

14

a interveno do Estado na economia

11.3 - As polticas econmicas e sociais do Estado portugus

11.3.1 O Pacto de Estabilidade e Crescimento Portugal um dos doze pases que compem a designada Zona Euro, onde circula o euro. Os pases da Zona Euro integram a Unio Econmica e Monetria, que se rege por um conjunto de polticas econmicas comuns. Desta forma, pelo facto de fazer parte da Unio Econmica e Monetria, o Estado portugus, bem como os restantes pases membros, deixou de poder utilizar por sua prpria iniciativa, as polticas monetria e cambial, que agora so geridas em comum. Com efeito, a integrao na Unio Europeia e a adopo de uma moeda nica, o euro, vieram impor a Portugal e aos restantes pases aderentes, a adopo de uma poltica monetria comum. Ora, inconcebvel ter uma poltica monetria nica com polticas oramentais divergentes. Por isso, a convergncia da poltica oramental foi objecto de um Pacto de Estabilidade e Crescimento que comprometeu todos os Estados membros a manterem os limites estabelecidos em de Maastricht para a adeso moeda nica, o euro Portugal, bem como os restantes pases, comprometeram-se ento com programas de reequilbrio financeiro que fixavam em 3% do PIB o limite do dfice pblico e em 60% o limite para a dvida pblica.

O Pacto de Estabilidade e Crescimento tem dois grandes objectivos: - construir um instrumento de convergncia: o limite de 3% do PIB inultrapassvel. Para os pases que ultrapassem esse limite esto previstas sanes financeiras, salvo se excepcionais, como catstrofes, que sero apreciadas pelas autoridades polticas da Unio Europeia. - construir um instrumento de folga oramental: a lgica do Pacto de Estabilidade e Crescimento no que os governos planifiquem dfices prximos do limite dos 3% do PIB, mas, sim, que procurem obter o equilbrio financeiro quando as circunstancias foram mais favorveis de modo a obterem margem de manobra para manterem o dfice dentro daquele limite quando as circunstancias forem bem menos favorveis. Por outro lado, a fixao do limite de 3% do PIB para o dfice pblico visa impedir que os erros de poltica econmica de um pas tenham consequncias negativas para o conjunto de pases membros: um governo que deixasse deslizar o seu dfice oramental muito para alm dos limites previstos, poderia forar o Banco Central Europeu a intervir, o que poria em causa a estabilidade da poltica econmica do conjunto da zona euro, traduzindo-se na subida das taxas de juro, o que penalizaria todos os pases. O Pacto de Estabilidade e Crescimento contempla ainda a ideia de manter o emprego no primeiro plano das preocupaes das polticas da Unio Europeia, tendo sido criado um Conselho Informal para o efeito. Trata-se de uma instncia poltica em que participam os ministros da Economia e das Finanas dos pases membros, que est encarregado de coordenar as polticas econmicas relacionadas com o emprego.

Em virtude da diminuio da autonomia de que Portugal goza em matria de poltica econmica, tal como acontece com os restantes pases membros da Unio Europeia, torna-se necessrio que se explorem outras possibilidades, principalmente ao nvel dos instrumentos utilizados. Mas, no podemos esquecer que a evoluo das economias europeia e mundial influencia decisivamente a evoluo da economia portuguesa, que uma pequena economia muito aberta e dependente. Neste sentido, j estamos em condies de compreender melhor as linhas orientadoras para algumas reas consideradas prioritrias pelo Governo portugus.

15

a interveno do Estado na economia 11.3.2 Algumas linhas orientadoras do governo portugus para reas consideradas prioritrias Vejamos, ento, algumas linhas orientadoras, governo portugus para reas consideradas prioritrias: - na rea da sade: reformular o sistema de cuidados de sade mais primrios, estabelecer parcerias entre o sector pblico e o sector privado na gesto de hospitais, divulgao e promoo do uso dos genricos para uma nova poltica da utilizao dos medicamentos. - na rea do ensino no superior: melhorar a qualidade do ensino primrio, unificado e secundrio, atravs da racionalizao dos meios utilizados e da melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. - na rea do ensino superior: melhorar a qualidade do ensino superior, atravs de uma gesto mais eficiente e eficaz, bem como de uma maior aproximao entre o ensino superior pblico e privado. - na rea da segurana social: alterar o sistema de segurana social, atravs da introduo de novas regras de clculo das penses de reforma, da definio de um novo regime de atribuio do abono de famlia, de novos critrios de atribuio do rendimento mnimo. - na rea dos transportes: liberalizar as regras de concorrncia para o transporte ferrovirio de mercadorias, bem como criar novas leis para o transporte rodovirio de mercadorias perigosas, e melhorar os servios dos portos martimos e dos aeroportos. - na rea fiscal: reduzir a evaso fiscal, bem como fiscalizar mais rigorosamente as empresas que apresentem, sistematicamente, resultados negativos, e aperfeioar o modelo de relacionamento entre a administrao fiscal e os contribuintes.

16

You might also like