You are on page 1of 13

44

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido. d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

EDITAL No 1 PETROBRAS PSP RH - 1/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I As trs experincias H trs coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou a minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O amar os outros to vasto que inclui at o perdo para mim mesma com o que sobra. As trs coisas so to importantes que minha vida curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. No posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros a nica salvao individual que conheo: ningum estar perdido se der amor e s vezes receber amor em troca. E nasci para escrever. A palavra meu domnio sobre o mundo. Eu tive desde a infncia vrias vocaes que me chamavam ardentemente. Uma das vocaes era escrever. E no sei por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para outras vocaes eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado a prpria vida se vivendo em ns e ao redor de ns. que no sei estudar. E, para escrever, o nico estudo mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a lngua em meu poder. E no entanto cada vez que eu vou escrever, como se fosse a primeira vez. Cada livro meu uma estreia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda medida que o tempo passa o que eu chamo de viver e escrever. Quanto aos meus filhos, o nascimento deles no foi casual. Eu quis ser me. Meus dois filhos foram gerados voluntariamente. Os dois meninos esto aqui, ao meu lado. Eu me orgulho deles, eu me renovo neles, eu acompanho seus sofrimentos e angstias, eu lhes dou o que possvel dar. Se eu no fosse me, seria sozinha no mundo. Mas tenho uma descendncia, e para eles no futuro eu preparo meu nome dia a dia. Sei que um dia abriro as asas para o voo necessrio, e eu ficarei sozinha. fatal, porque a gente no cria os filhos para a gente, ns os criamos para eles mesmos. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres. Sempre me restar amar. Escrever alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que j escrevi o que meu lote neste mundo e que eu devo aprender tambm a parar. Em escrever eu no tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso at a hora de morrer. Amar no acaba. como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera. [...]
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 101-102. Adaptado.

Texto II Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

10

ANDRADE, Oswald. Pronominais. In: MORICONI, talo (Org.). Os cem melhores poemas do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 35.

15

20

A narradora do Texto I (As trs experincias) se refere a trs experincias marcantes em sua vida, dentre as quais a de escrever. De acordo com o que se relata no 3o pargrafo, a escrita, para a narradora, baseia-se em (A) estudo (B) regras (C) adestrao (D) vivncia (E) inabilidade O Texto II (Pronominais) pode ser desmembrado, conforme o seu significado, em dois blocos de sentido delimitados pela palavra mas. No primeiro, observa-se uma crtica s regras lingusticas da gramtica normativa; no segundo, uma valorizao do falar do povo. Os recursos que corporificam esse ponto de vista do eu lrico se encontram no uso (A) encltico do pronome me (verso 1) e no emprego do adjunto adverbial todos os dias (verso 7). (B) posposto do sujeito a gramtica (verso 2) e no isolamento do adjunto adnominal Da Nao Brasileira (verso 6). (C) recorrente da conjuno aditiva e (versos 3 e 4) e na falta da vrgula antes do vocativo camarada (verso 8). (D) repetitivo da contrao do (versos 3 e 4) e no uso do pronome me em prclise (verso 9). (E) irnico do adjetivo sabido (verso 4) e na repetio do adjetivo bom (verso 5).

25

30

35

40

45

50

Tanto o Texto I quanto o Texto II defendem, de maneira subentendida, um modo de ver a lngua, em que ela se (A) constri a partir de regras que definem as noes de certo e errado. (B) pauta em regras padres baseadas no uso individual. (C) resume s regras prescritas pela gramtica normativa. (D) constitui no uso que dela fazemos em nossa vida cotidiana. (E) forma por meio das regras estabelecidas pela norma-padro.

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

4
Segundo a gramtica do professor, do aluno e do mulato sabido a que se refere o Texto II (Pronominais), em qual das frases abaixo, todas as palavras so adequadas ortografia oficial da lngua portuguesa? (A) A discuo sobre o portugus mais correto rerpercutiu bastante da mdia. (B) A discusso sobre o portugus mais correto repecutiu bastante na mdia. (C) A discusso sobre o portugus mais correto repercutiu bastante na mdia. (D) A discuso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia. (E) A discurso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia.

8
Em qual das sentenas abaixo, a regncia verbal est em DESACORDO com a norma-padro? (A) Esqueci-me dos livros hoje. (B) Sempre devemos aspirar a coisas boas. (C) Sinto que o livro no agradou aos alunos. (D) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza. (E) Fomos no cinema ontem assistir o filme.

9
Em uma mensagem de e-mail bastante formal, enviada para algum de cargo superior numa empresa, estaria mais adequada, por seguir a norma-padro, a seguinte frase: (A) Anexo vo os documentos. (B) Anexas est a planilha e os documentos. (C) Seguem anexos os documentos. (D) Em anexas vo as planilhas. (E) Anexa vo os documentos e a planilha.

5
Em qual das frases abaixo, a palavra destacada est de acordo com as regras de acentuao grfica oficial da lngua portuguesa? (A) Vende-se cco gelado. (B) Se amssemos mais, a humanidade seria diferente. (C) importante que voc estude ste item do edital. (D) Estavam deliciosos os caqus que comprei. (E) A empresa tm procurado um novo empregado.

10
Segundo o conceito de lngua defendido pelo eu lrico do Texto II (Pronominais), deveramos colocar os pronomes oblquos tonos moda brasileira. Entretanto, em situaes formais, em que se exija a norma-padro, o pronome estar colocado adequadamente, na seguinte frase: (A) Interrogamo-nos sobre a polmica. (B) No podemo-nos dar por vencidos. (C) Me disseram que voc perguntou por mim. (D) Lhes deu o aviso? (E) Te daria um cigarro, se pudesse.

6
Observe as frases abaixo. I - Os linguistas tiveram participao na polmica. II - Caberam todos no carro. III - Quando o sol se pr, vamos embora. A(s) sentena(s) em que os verbos irregulares ter, caber e pr esto flexionados de acordo com a norma-padro (so) APENAS (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

MATEMTICA
11
Brincando de arremessar uma bola em uma cesta de basquete, Pedro e Joo combinaram que cada um faria 10 arremessos, ganhando 2 pontos por acerto e perdendo um ponto a cada erro. Quando terminaram, Joo falou: Eu acertei dois arremessos a mais que voc, mas minha pontuao foi o qudruplo da sua. De acordo com o que disse Joo, quantos arremessos Pedro errou? (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8

7
Por fugir norma-padro, a frase que seria provvel alvo de crticas pela gramtica do professor a que se refere o Texto II (Pronominais) est presente em: (A) (B) (C) (D) Somos todos falantes do mesmo idioma. Fazem dois meses que surgiu a polmica. Sempre h mais dvidas que certezas sobre a lngua. Sou eu que no quero mais discutir sobre esse assunto. (E) A maior parte das pessoas aceitam a variao lingustica.

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

12
Uma torta de chocolate foi dividida em 12 fatias iguais, das quais foram consumidas 4 fatias. Sendo a torta um cilindro reto de 30 cm de dimetro e 6 cm de altura, qual , em cm3, o volume correspondente s fatias que sobraram? (A) 450 (B) 900 (C) 1.350 (D) 1.800 (E) 3.600

15

Na igualdade 2x-2 = 1.300, x um nmero real compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 8 9 10 11 12 e 9 e 10 e 11 e 12 e 13

13
O grfico abaixo apresenta o desenvolvimento do refino de petrleo no Brasil, de 2003 a 2009.

16
Em uma loja, trabalham 8 funcionrias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionrias para trabalharem no prximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no ltimo feriado e, por isso, no podem ser escolhidas. Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poder fazer a escolha? (A) (B) (C) (D) (E) 15 28 32 45 56

17
Disponvel em: <http//www.movidospelatecnologia.com.br> Acesso em: 23 jun. 2011.

Considerando que o aumento observado de 2007 a 2009 seja linear e que assim se mantenha pelos prximos anos, quantos milhes de barris dirios sero refinados em 2013? (A) (B) (C) (D) (E) 1.978 1.994 2.026 2.095 2.228

Voltando do trabalho, Maria comprou balas para seus quatro filhos. No caminho, pensou: Se eu der 8 balas para cada um, sobraro 2 balas. Mas, ao chegar a casa, ela encontrou seus filhos brincando com dois amigos. Ento, Maria dividiu as balas igualmente entre as crianas presentes, e comeu as restantes. Quantas balas Maria comeu? (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

14
Um cartucho para impressoras, com 5 mL de tinta, custa R$ 45,00. J um cartucho com 11 mL de tinta, para o mesmo tipo de impressora, vendido a R$ 70,40. A empresa X comprou 11 cartuchos de 5 mL, enquanto que a empresa Y comprou 5 de 11 mL. Desse modo, as duas empresas adquiriram a mesma quantidade de tinta para impresso, mas no gastaram o mesmo valor nas compras. Em relao ao valor gasto pela empresa X, a empresa Y economizou, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 50,8% 42,4% 35,2% 28,9% 25,4%

18
Dentro de uma urna h bolas brancas e bolas pretas. Retirando-se uma bola ao acaso, a probabilidade de que ela seja preta . Se fossem retiradas da urna 5 bolas

pretas e colocadas 10 bolas brancas, a probabilidade de uma bola branca ser retirada ao acaso passaria a ser Quantas bolas h nessa urna? (A) 30 (B) 35 (C) 42 (D) 45 (E) 56 .

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

19
Ao global contra petrleo caro A Agncia Internacional de Energia (AIE), formada por 28 pases, anunciou ontem a liberao de 60 milhes de barris de petrleo de reservas estratgicas [...]. Os EUA vo entrar com metade do volume, [...] a Europa ir colaborar com , e o restante vir de

Austrlia, Japo, Coreia e Nova Zelndia.


O Globo, Rio de Janeiro, p. 17. 24 jun. 2011. Adaptado.

Suponha que os pases asiticos (Japo e Coreia) contribuam juntos com 1,8 milho de barris a mais do que a contribuio total dos pases da Oceania (Austrlia e Nova Zelndia). Desse modo, quantos milhes de barris sero disponibilizados pelos pases asiticos? (A) 5,2 (B) 5,6 (C) 6,9 (D) 7,4 (E) 8,2

rea S, e o retngulo ABCH, de rea

Observe que o segmento AH uma das alturas do tringulo MAR. A rea do trapzio ABCR (A) (B) (C) (D) (E)

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

Na figura abaixo, temos o tringulo equiltero MAR, de

20

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21

A figura acima representa um multiplexador digital, no qual algumas entradas so conectadas a + VCC (nvel lgico 1) e as demais terra (nvel lgico 0). Os bits de seleo E0, E1 e E2 esto ligados aos sinais A, B e C conforme ilustrado na figura. Dessa forma, a expresso booleana que expressa a sada Y em funo dos sinais de entrada A, B e C (A) Y = AB + BC (B) Y = AC + BC (C) Y = AB + AC (D) Y = AC + AB (E)

22
A funo booleana
Y = (A B)C + A(B + C)

pode ser expressa apenas em funo de mintermos, conforme mostrado em (A) Y = ABC + ABC (B) Y = AC + ABC (C) Y = ABC + ABC (D) Y = ABC + ABC (E) Y = AB + ABC

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

23
D Q Q D Q Q D Q Q

25

RESET

RESET

RESET

Q PQ PQ P P+Q P

D3 D2 D1 D0 S1 S0

RST CLK A RST CLK T1 T2 t t B C

O circuito acima usa um multiplexador de 4 entradas para 1 sada. A lgica da sada Y, em funo de P e Q, (A) P (B) PQ (C) (D) (E) P + Q

Na figura acima, apresentado o diagrama esquemtico de uma mquina de estados construda com quatro flip-flops, juntamente com os grficos que apresentam a evoluo no tempo dos sinais de reset (RST) e de clock (CLK). No instante de tempo T2 indicado na figura, os nveis lgicos das sadas A, B e C sero, respectivamente, (A) 0, 0 e 0 (B) 0, 1 e 0 (C) 1, 0 e 0 (D) 1, 0 e 1 (E) 1, 1 e 0

26

CLK D Q D Q D Q D Q

24
P A3 A2 A1 A0 B3 B2 B1 B0

A>B A=B A<B

Considere que os flip-flops da figura acima comecem zerados. O nmero de estados transitrios que s aparecem uma vez, antes de se atingir a sequncia permanente, (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4

27
Sejam A, B e C nmeros representados com sinal e A, B e C os nmeros que representam os respectivos complementos de A, B e C. A expresso da soma S = A + B + C (A) S = -4 - A - B - C (B) S = 3 - A - B - C (C) S = - A - B - C (D) S = -3 - A - B - C (E) S = 4 - A - B - C

O circuito acima usa um comparador de igualdade e magnitude para nmeros de 4 bits, como o 7485. As lgicas das sadas A>B, A=B e A<B, em funo de P e Q, so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E)

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

28

31
A atenuao sofrida pelo sinal ao ser enviado do transmissor ao receptor, a largura de banda de um sistema de comunicao, os distrbios que corrompem o sinal na entrada do receptor e a complexidade das tcnicas de transmisso e recepo sofrem influncia direta do tipo de canal de transmisso utilizado. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir. I A bra ptica o canal de transmisso connado que apresenta os menores valores de atenuao e de largura de banda. II Em sistemas que usam bra ptica monomodo, mais apropriado empregar led do que laser. III Uma desvantagem da bra ptica que as interfaces utilizadas nos transmissores e receptores so mais caras do que as eltricas. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) I e III

A figura acima mostra um enlace ptico contendo duas emendas e dois conectores. Nesse enlace, a atenuao na fibra igual a 0,2 dB/km, a perda de insero em um conector igual a 0,5 dB e a perda de insero em uma emenda igual a 0,25 dB. A perda total no enlace ptico, em dB, (A) 11,00 (B) 11,50 (C) 12,00 (D) 12,25 (E) 12,50

29
Dez sinais, cada um deles com largura de banda igual a 4 KHz, so multiplexados usando a tcnica de multiplexao por diviso no tempo (TDM). Sabe-se que no so utilizados canais de controle. Qual a largura de banda mnima, em KHz, necessria para a transmisso desse sistema TDM? (A) 4 (B) 8 (C) 40 (D) 80 (E) 100

32

30
Um sistema de comunicao em canais AWGN, que emprega a modulao 16-ASK, apresenta uma taxa de erro de bit muito elevada. Para essa situao, considere os procedimentos descritos a seguir. I - Trocar a modulao 16-ASK pela modulao 32-ASK. II - Aumentar a potncia de transmisso. III - Trocar a modulao 16-ASK pela 16-QAM. Reduz a taxa de erro de bit na transmisso APENAS o que se descreve em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

A figura acima mostra o diagrama de blocos, em banda bsica, de um transmissor contendo um cdigo corretor de erro, que introduz um bit de paridade a cada dois bits da mensagem, e um modulador 8-ASK. Nessa figura, so mostradas, tambm, a taxa R da fonte digital e a taxa de sinalizao (ou de transmisso) S. Sabendo-se que S igual 20 Kbaud, a taxa R, em Kbps, (A) 10 (B) 20 (C) 40 (D) 60 (E) 90

33
Deseja-se modular um sinal analgico utilizando uma modulao digital. Antes, porm, que a modulao possa ser realizada, o referido sinal dever passar, obrigatoriamente, por um processo para adapt-lo a um sistema de transmisso digital. Essa adaptao pode ser realizada por (A) Equalizao (B) Codificao de Hamming (C) Sincronizao de portadora (D) Modulao por Codificao de Pulso (PCM) (E) Controle Automtico de Ganho (AGC)

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

34

36
Qual o esquema de multiplexao em que um usurio pode transmitir o seu sinal usando toda a banda disponvel do canal durante uma pequena janela de tempo (que se repete em perodos regulares)? (A) FDM (B) CDM (C) TDM (D) WDM (E) DWDM

37
Nas redes de comutao por pacotes, considerando aplicaes que no fazem uso contnuo do canal, necessariamente, A figura acima representa a tela de um equipamento que mostra o diagrama de constelao de um receptor digital. Que tipo de modulao digital est representado na tela? (A) 8-ASK (B) 8-PSK (C) 8-QAM (D) 16-PSK (E) 16-QAM (A) todos os pacotes enviados para um destinatrio seguem o mesmo caminho. (B) todos os pacotes chegam no destinatrio na mesma ordem em que foram enviados. (C) todos os pacotes chegam ao destinatrio com o mesmo tempo de transmisso. (D) a banda de transmisso do canal melhor aproveitada do que nas redes de comutao por circuito. (E) a latncia menor do que a observada para redes de comutao por circuitos.

35

38

A figura acima apresenta a descrio de um sinal no domnio da frequncia, onde se observa que sua banda de frequncias limitada ao intervalo de B a B Hz . A figura acima representa a tela de um equipamento exibindo o diagrama de olho de um receptor digital com uma taxa de erro de bit muito elevada. Analisando-se esse diagrama, constata-se que o baixo desempenho do receptor se deve (ao) (A) interferncia co-canal (B) baixa relao sinal-rudo (C) jitter (D) erro de quantizao (E) erro de sincronizao Para a transmisso desse sinal atravs de um canal cuja banda passante situa-se em torno da frequncia de 1 GHz (B << 1 GHz ), esse sinal deve sofrer o processo de (A) (B) (C) (D) (E) amostragem codificao decodificao filtragem modulao

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

39
Em uma transmisso de dados utilizando a modulao PSK-8, verifica-se que a taxa de erro de bits est elevada. Considerando que h sobra de banda passante do canal e que a relao sinal-rudo no receptor e a taxa de transmisso no podem ser alteradas, o esquema de modulao que deve ser adotado para reduzir a taxa de erro de bits (A) PSK-4 (B) PSK-16 (C) ASK-8 (D) QAM-64 (E) FSK-32

42
Considerando que o intervalo entre bits (Tb) de 1 seg, a frequncia da portadora, em Hz, (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

43
Atualmente, roteadores vm sendo utilizados em redes de computadores padro Wireless, operando com as seguintes caractersticas: (A) (B) (C) (D) (E) Frequncia de operao de 2,4 e/ou 5 MHz; Mtodo de transmisso MIMO/OFDM; Taxas tpicas de transmisso de 150 a 300 Mbps. IEEE-802.11a IEEE-802.11g IEEE-802.11n IEEE-802.12g IEEE-802.12n

40
Considere um enlace tico no qual se utiliza um led transmissor que consegue acoplar 10 W de potncia mdia na fibra. No receptor tico, utiliza-se um fotodiodo cuja sensibilidade de 40 dBm. Admitindo-se que as perdas de conexo somam 5 dB e que a margem de segurana para esse enlace deve ser de 5 dB, a perda de potncia na fibra, em dB, NO deve ultrapassar o valor (A) 10 (B) 20 (C) 30 (D) 40 (E) 50

Esse padro conhecido como

44
A figura abaixo ilustra o formato dos frames do protocolo orientado a byte denominado Point to Point Protocol (PPP).

O frame PPP possui campos com as seguintes caractersticas:

BLOCO 2
Considere a figura e as informaes a seguir para responder s questes de nos 41 e 42.

(A) (B) (C) (D)

controle fixo e igual a 11001100 endereo constante e igual a 11111111 flag o delimitador e padronizado como 10000001 payload utiliza o CRC-32 e representa a deteco de erros (E) FCS carrega dados e possui tamanho mximo de 1.500 bytes

45
A implementao do Gigabit Ethernet pode ser classificada como de dois fios, que usa cabo de fibra ptica de ondas curtas, de ondas longas ou par tranado STP, e a de quatro fios, que emprega cabos de par tranado UTP categoria 5, anteriormente utilizados em servios de telefonia ou Fast Ethernet. Essa ltima, a de quatro fios, identificada, de acordo com a nomenclatura Gigabit Ethernet, por (A) (B) (C) (D) (E) 1000Base-T 1000Base-U 1000Base-CX 1000Base-LX 1000Base-SX

A figura acima mostra um sinal utilizado para a transmisso da sequncia binria 010010.

41
Qual a modulao digital empregada nessa transmisso? (A) (B) (C) (D) (E) BFSK BPSK QPSK QAM-4 ASK On-Off

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

10

46

47

Considere que o circuito apresentado no esquemtico da figura acima recebe uma tenso VIN fornecida por um retificador de onda completa com filtro capacitivo. Assim, o circuito acima corresponde a um (A) conversor Buck (B) conversor Boost (C) conversor Flyback (D) conversor CC-CA (E) regulador de tenso

48

Sobre dispositivos semicondutores de potncia, considere as afirmativas a seguir. I - O diodo e o SCR so dispositivos que so capazes de conduzir corrente em apenas um sentido e bloquear a conduo no sentido oposto. II - Ao contrrio do diodo, o SCR pode ser operado como uma chave, onde a tenso de porta permite comandar a abertura e o fechamento da chave. III - Assim como um SCR, um DIAC funciona como uma chave comandada por um sinal aplicado ao terminal de porta, sendo capaz de conduzir nos dois sentidos. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. Cdigos corretores de erro introduzem redundncias, de forma controlada, na mensagem digital a ser transmitida para detectar e, at mesmo, corrigir erros que ocorrem na transmisso. A respeito do uso de cdigos corretores de erro em sistemas de comunicaes de dados, considere as afirmativas a seguir. I - A reduo da taxa do cdigo tende a aumentar as capacidades de correo e deteco de erro. II - O aumento da distncia mnima do cdigo reduz a capacidade de deteco. III - A capacidade de correo de um cdigo sempre maior do que a sua capacidade de deteco de erro. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

49

No Circuito A da figura acima, ao conectar o primrio do transformador rede eltrica de corrente alternada, o resistor RL dissipa uma potncia PA = 40 W. Mantendo o mesmo transformador e o mesmo resistor RL nos Circuitos B e C apresentados acima e considerando os diodos ideais, as potncias PB e PC , em W, dissipadas no resistor RL nos Circuitos B e C sero, respectivamente, (A) 40 e 80 (B) 40 e 20 (C) 20 e 80 (D) 20 e 40 (E) 20 e 20

11

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

50

53
As redes de computadores atuais empregam switches num ambiente totalmente comutado em que os ns s se comunicam com o switch e no diretamente com outros ns. Nessa situao, utilizado um mecanismo em que as informaes podem viajar de um n para um switch e de um switch para um n simultaneamente. Essa modalidade de comutao denominada (A) (B) (C) (D) (E) biplex simplex multiplex full-duplex half-duplex

A figura acima apresenta trs formatos de sinalizao distintos (cdigos de linha) para a sequncia de dgitos binrios (1 0 0 1 1). Os cdigos de linha I, II e III, so, respectivamente, (A) RZ unipolar, RZ bipolar e AMI (B) NRZ bipolar, RZ bipolar e Manchester (C) NRZ bipolar, Manchester e AMI (D) Manchester, AMI e RZ unipolar (E) AMI, RZ unipolar e NRZ bipolar

54
Um banco de dados foi implantado em uma instituio, tendo uma rede de computadores com acesso internet como infraestrutura para seu funcionamento. Nesse banco de dados, foi utilizado o comando SQL SELECT Localidade FROM Postal, que gerou a tabela abaixo. LOCALIDADE PORTO ALEGRE RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO SALVADOR SALVADOR SO PAULO SO PAULO SO PAULO Convm ressaltar que as cidades RIO DE JANEIRO, SALVADOR e SO PAULO aparecem tantas vezes quantas as ocorrncias na tabela Postal, bastando, no entanto, que as referncias a essas cidades sejam mostradas apenas uma vez, para que se saiba que elas constam da tabela acima. Para eliminar as repeties existentes nas linhas resultantes, a instruo SQL que deve ser usada (A) (B) (C) (D) (E) SELECT DEFAULT Localidade FROM Postal SELECT DELETE Localidade FROM Postal SELECT ONLY Localidade FROM Postal SELECT UNIQUE Localidade FROM Postal SELECT DISTINCT Localidade FROM Postal

BLOCO 3
51
Dentre as caractersticas dos switches de nvel 2, podem ser destacadas as seguintes: operam numa determinada camada do modelo OSI/ ISO; realizam uma funo de alta importncia para a melhoria de desempenho da rede; funcionam com base em um determinado tipo de endereo. A camada, a funo e o tipo de endereo so, respectivamente, (A) enlace, paginao e IP (B) enlace, segmentao e MAC (C) transporte, segmentao e TCP (D) rede, paginao e MAC (E) rede, multiplexao e IP

52

Um switch usa o endereo de origem para determinar qual computador se conecta a cada porta e o endereo de destino no frame para determinar o ponto da rede para onde o mesmo deve ser enviado. Assim, um switch Ethernet ou de camada 2 pode ser visto como semelhante ao equipamento de rede denominado (A) Hub (B) Bridge (C) Router (D) Gateway (E) Repeater
TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

12

55
Switches utilizam um esquema de comutao em que, assim que recebem e armazenam o cabealho dos frames, eles processam o endereo de destino e estabelecem um circuito entre as portas de origem e de destino, enquanto durar a transmisso do frame. Normalmente, esses switches so implementados com tecnologia ASIC (Application Specific Integrated Circuit). Esses switches empregam um esquema denominado comutao por (A) frame (B) software (C) hardware (D) datagrama (E) chaveamento

59
Na arquitetura da rede Internet, o protocolo UDP utilizado na camada (A) fsica (B) de rede (C) de enlace (D) de aplicao (E) de transporte

60
Na arquitetura TCP/IP, a(o) (A) camada IP garante que os datagramas sero entregues sem erros no destino. (B) protocolo TCP orientado a conexo e permite que os datagramas sejam entregues sem erros no destino. (C) protocolo IP garante que os datagramas so entregues em ordem no destino. (D) protocolo UDP responsvel pelo roteamento dos pacotes. (E) protocolo SMTP um exemplo de protocolo da camada de transporte.

56
A linguagem SQL declarativa, permitindo ao usurio expressar o que pretende sem ter que entrar em grandes detalhes sobre a localizao fsica dos componentes. A SQL possui trs sublinguagens: a DML, a DDL e a DCL, respectivamente, para a manipulao, a definio e o controle dos dados. Nesse contexto, alm de CREATE, pertencem DDL os comandos (A) ALTER e DROP (B) INSERT e ALTER (C) DROP e UPDATE (D) REVOKE e INSERT (E) UPDATE e REVOKE

57
Uma rede de computadores suporta uma sub-rede, possui fisicamente conectadas as mquinas MARLIM, BADEJO e NAMORADO, sendo 194.220.163.167, 194.220.163.178 e 194.220.163.190 os endereos IP com que esto operando via DHCP. Sabendo-se que somente uma faixa de endereos foi atribuda sub-rede, uma mscara, alm da 255.255.255.0, que pode ser utilizada por essa sub-rede, (A) 255.255.0.0 (B) 255.255.248.0 (C) 255.255.255.224 (D) 255.255.255.240 (E) 255.255.255.255

58
No modelo de referncia OSI da ISO, a camada de rede responsvel por (A) implementar cdigos corretores de erro na transmisso. (B) realizar o roteamento dos pacotes. (C) estabelecer pontos de sincronizao (usados para retomar a transmisso caso haja alguma interrupo). (D) controlar o acesso ao meio de transmisso. (E) definir os protocolos usados na transmisso de e-mails.

13

TCNICO(A) DE TELECOMUNICAES JNIOR

You might also like