You are on page 1of 4

CICATRIZ HIPERTRFICA E QUELOIDE ATUAO FISIOTERAPUTICA: UMA BREVE REVISO

INTRODUO

A cicatrizao um processo complexo que resulta na formao de um novo tecido para o reparo de uma soluo de continuidade (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). As cicatrizes so o resultado inevitvel da leso, intencional ou acidental, da pele. A cicatriz final, secundria a um processo de reparao, varivel e nunca completamente previsvel (ANTUNES & DOMINGUES, 2008). Dentre as cicatrizes patolgicas se destacam as cicatrizes hipertrficas e as cicatrizes queloideanas, com incio de manifestao cerca de 30 dias aps a leso e cuja diferenciao muitas vezes difcil (PEREIRA, 2003). Queloides e cicatrizes hipertrficas ocorrem a partir de hiperproliferao de fibroblastos, com conseqente acmulo de matriz extracelular, especialmente pela excessiva formao de colgeno (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). Cicatrizes hipertrficas se iniciam com placas rosadas ou vermelhas, de consistncia firme e elstica, bem definidas que evoluem para cicatrizes largas ou espessas, em tamanho maior do que esperado, havendo uma relao

correspondente entre a forma, local e tamanho da ferida. Sua origem, no uma transformao celular, antes, o colgeno produzido pelo fibroblasto funciona como uma espcie de cimento e provoca a cicatrizao exacerbada. Essa cicatriz elevada pode semelhar-se a um queloide, mas que no se alastra para tecidos subjacentes. formada pela ampliao e super crescimento de tecido cicatricial, no entanto, regride espontaneamente. O queloide uma cicatriz hipertrfica agudamente elevada, de formato irregular, que se amplia progressivamente, resultante da formao de quantidades excessivas de colgeno na derme durante o reparo do tecido conectivo e em sua periferia observam-se fibrilas colgenas dispostas similarmente a uma cicatriz normotrfica (GLINARDELLO et al., 2009). Na prtica, o tratamento e a preveno de quelides e cicatrizes hipertrficas so bem similares. O diagnstico precoce de um distrbio cicatricial muito importante. H um consenso entre a maioria dos autores sobre um maior

sucesso de tratamento no cirrgico quando se intervm sobre cicatrizes imaturas (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). Diversas modalidades de tratamento so relatadas na literatura, sendo utilizadas separadamente ou de forma combinada. Com isso, esse estudo visa citar as diferentes formas de tratamento no cirrgicos em cicatrizes hipertrficas e queloides.

MATERIAIS E MTODOS

Foi realizada uma pesquisa bibliogrfica atravs de artigos encontrados na base de dados do SciELO, artigos encontrados no Google Acadmico e em sites de Dermatologia.

REVISO BIBLIOGRFICA

Foram encontrados artigos que citam diversas formas propostas para o tratamento de cicatrizes hipertrficas e queloides. As modalidades teraputicas propostas at hoje so ainda bastante diversas, em virtude da falta de compreenso da verdadeira fisiopatogenia do queloide e da cicatriz hipertrfica. Em termos de profilaxia, h pouco disponvel, merecendo destaque a compresso mecnica de uma ferida operatria recente em paciente com tendncia a desenvolver queloide e cicatriz hipertrfica (HOCHMAN).

Tipos de Teraputica Placas de silicone gel tm sido amplamente utilizadas como opo teraputica de quelides e cicatrizes hipertrficas. O silicone gel parece atuar no controle cicatricial, aumentando a temperatura da cicatriz e, consequentemente, levando a uma maior atividade da colagenase, alm de exercer compresso local. O tratamento com gel de silicone somente deve ser institudo aps completa cicatrizao, portanto, no pode ser empregado enquanto houver reas cruentas. Alm da apresentao sob a forma de placas, algumas formulaes de silicone lquido tm mostrado serem efetivas no controle de pequenas cicatrizes

hipertrficas, embora haja necessidade de estudos mais aprofundados (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). A terapia compressiva tem sido o padro de tratamento para cicatrizes hipertrficas de queimadura, e ainda opo de primeira linha em muitos centros. Trata-se de um mtodo efetivo no tratamento e preveno de cicatrizes hipertrficas. Para obteno de resultados efetivos, a presso recomendada de 24 a 30 mmHg, sendo mantida continuamente por seis a doze meses, podendo ser exercida atravs do uso de malhas compressivas. Em queloides de lobo de orelha, a terapia compressiva realizada atravs de dispositivos como brinco de presso. A compresso deve ser iniciada logo aps a retirada dos pontos, ou seja, aps completa epitelizao da ferida (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). O Laser Fracionado de CO2 consiste em um laser que tem alta afinidade pela gua da pele e ao ser utilizado promove sua vaporizao com consequente cicatrizao e estmulo formao de colgeno, que diminuem cicatrizes traumticas, cicatrizes cirrgicas, estrias e manchas na pele, alm de promover o rejuvenescimento. O tempo de recuperao rpido, de 3 a 7 dias e no impede o trabalho. Aps o procedimento deve-se evitar o sol e deve-se utilizar fotoprotetor solar, com alta proteo UVA e UVB (MEDSTETICA).A crioterapia passou a ser usada no tratamento de quelides a partir de 1982. O congelamento do quelide com nitrognio lquido causa leso celular e microvascular, o que leva necrose e conseqente involuo do mesmo. Crioterapia isoladamente foi capaz de melhorar 51 a 74% dos quelides aps duas ou mais sesses, tendo bons resultados para cicatrizes de acne grave. A crioterapia causa um edema no quelide que facilita a injeo intralesional de corticide. Quando essas duas modalidades teraputicas foram associadas, a taxa de resposta foi de 84% (FERREIRA & ASSUMPO, 2006). A massagem, seja feita por tcnicas manuais ou com o auxlio de aparelhos, tambm tem sua aplicabilidade na teraputica para melhoria das cicatrizes, assim como o ultra-som e a iontoforese (GLINARDELLO et al., 2009). Quanto a acupuntura, o tratamento para as queloides constitui da insero de 4 agulhas 0,20x15mm lado a lado formando uma "espinhas de peixe" aplicadas por 20 minutos na panturrilha, perna, cotovelo e lbulo da orelha (SIMONETI et al.).

CONCLUSO Vrias so as tcnicas de tratamento de cicatrizes hipertrficas e queloides, com isso a escolha da melhor e mais vivel tcnica feita pelo profissional especializado na rea. A fisioterapia tem ganho espao nessa rea, j que resultados mostrados por tratamentos no cirrgicos tem apresentado bons ndices de satisfao, embora haja ainda a necessidade de mais estudos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FERREIRA, CM; ASSUPO, EA. Cicatrizes Hipertrficas e Queloides. Rev. Soc. Cir. Plst. 2006; 21(1): 40-8. PEREIRA, JRC. Tratamento de cicatrizes patolgicas com a associao de cepalin, heparina e alantona. Rev. Bras. Med. - Vol. 60 - N 8 ago 2003. ANTUNES, MM; DOMINGUES, CA. As principais alteraes posturais em decorrncia das cicatrizes de cirurgias plsticas. ConScientiae Sade, 2008;7(4):509-517. GLINARDELLO, MMC et al. Leso epitelial e cicatrizao de natureza hipertrfica e queloide. Corpus et Scientia, vol. 5 , n. 2 , p. 37-44, set 2009. HOCHMAN, B. et al. Disfunes cicatriciais hiperproliferativas: queloide. Disponvel em: <www.queloide.com.br/images/pesquisas5disfuncoeshiper.pdf> Acessado
em 26 de novembro de 2011.

Laser Fracionado de CO 2. Disponvel em: <http://www.medstetica.com.br/laserfracionado-co2-bh/> Acessado em 26 de novembro de 2011. SIMONETI, A. et al. Acupuntura no tratamento do vitiligo e cicatriz quelide: Aspectos fsicos e emocionais. Um estudo de caso. Disponvel em: <http://www.cetn.com.br/artigos/acupuntura-no-tratamento-do-vitiligo-e-cicatrizqueloide-/20111025093504_B_646> Acessado em 26 de novembro de 2011.

You might also like