You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAO CURSO DE EDUCAO FSICA BACHARELADO

Adriana Camila Jssica Bezerra da Silva Igor Fernando Janayna Rodrigues dos Santos Silva Jssica Lopes Luana Juliete

A Escola Francesa

Macei 2011

Adriana Camila Jssica Bezerra da Silva Igor Fernando Janayna Rodrigues dos Santos Silva Jssica Lopes Luana Juliete

A Escola Francesa

Trabalho apresentado como requisito parcial para obteno da AVB1 da disciplina Fundamentos Histricos e Filosficos da Educao Fsica sob a orientao da

professora Maria Aparecida Araujo Mendes.

Macei 2011

A Escola Francesa A Frana o bero das concepes liberais clssicas de educao, concepes essas que incluam tambm o exerccio fsico como elemento indispensvel educao do homem universal. A ginstica integra a ideia de uma educao voltada para o desenvolvimento social, onde todo cidado tem direito educao. nesta perspectiva que a ginstica ser organizada no somente para militares, mas tambm para toda a populao, colocando-se como uma prtica capaz de contribuir para a formao do homem completo e universal. A ginstica na Frana desenvolveu-se na primeira metade do sculo XIX, baseada nas idias dos alemes John e Guts Muths, contendo alm das preocupaes bsicas com o corpo anatomofisiolgico, um forte trao moral e patritico, para seu fundador, D. Francisco de Amoros y Ondeao (1770-1848), a ginstica teoria na Frana deveria abranger a prtica de todos os exerccios que torna o homem mais corajoso, mais inteligente, mais sensvel, mais forte, mais habilidoso, mais adestrado, mais veloz, mais flexvel e mais gil, predispondo-o a resistirem s variaes dos climas, a suportar todas as privaes e contrariedades da vida, a vencer todas as dificuldades, a prestar enfim servios assinalados ao Estado e a humanidade. (apud Marinho, S. d. -2, p. 102)10. A ginstica responsvel pelo desenvolvimento das qualidades fsicas, psicolgicas e morais, tem ainda como finalidade o alcance da sade, o prolongamento da vida e consequentemente, o melhoramento da espcie humana. Era receitada para todos, era como um remdio que teria a capacidade de extirpar a fraqueza e desenvolver a virilidade ao povo. A frana na metade do sculo XIX teve serias dificuldades em arregimentar soldados para a infantaria devido s leis que regulamentavam altura mnima exigida para o alistamento na tropa alem disso os corpos saudveis tambm era exigncia do capito. O mtodo de ginstica de Amores, bastante semelhante ao de Ling na Sucia, sua ginstica, poderia ser: civil e industrial, militar, mdica e cnica ou funambulesca. A ginstica civil foi a mais disseminada e a que mais despertou interesse nos brasileiros. O mtodo de ginstica proposto por Amores abrange quinze series de exerccio absolutamente conforme a ideologia da poca, entre elas: Exerccio de marchar e correr em terrenos os mais variados, escorregar e patinar, habituar suas corridas de fundo e velocidade. Exerccio de saltar em todas as direes, com o auxlio de uma vara ou basto, de fuzil ou lana. Exerccio de transposio de obstculos naturais como barreiras e muros Exerccio das mais diversas luta para desenvolver a fora muscular. Exerccio para a prtica de danas pricos e militares.

Na segunda metade do sculo XIX a ginstica francesa ser pontuada por questes militares, mas estaro mais prximos de cientistas, mdicos, higienitas e laboratrios, do que de generais e batalhas. Mtodo Frances No fim do sculo XIX sofreu influencia do desporto ingls e da sueca. A codificao definitiva surgiu a partir de 1927, com a publicao de Regulamento Geral de Educao Fsica; plano de educao corporal para o conjunto da nao. Eminentemente ecltico, o mtodo contrario a estagnao.

Para a realizao do trabalho, quatro so as regras a seguir: grupamento dos indivduos, adaptao do exerccio, atrao do exerccio e verificao peridica. O mtodo para alcanar os seus objetivos preconiza sete formas de trabalho: jogos, flexionamentos, exerccios educativos, exerccio mmicos, aplicaes, desportos individuais e desportos coletivos. Elas so utilizadas dentro de diferentes regimes de trabalho, no quadro da lio de educao fsica. A lio de educao fsica do mtodo divide-se em trs partes: sesso preparatria, lio propriamente dita e volta calma. A primeira compreende os seguintes exerccios: evolues, flexionamento de braos, pernas, tronco, combinados, assimtricos e da caixa torcica. A segunda comporta exerccios naturais das sete famlias: marchar, trepar (escalar, equilibrar), saltar, levantar e transportar, correr, lanar e atacar e defender-se. Finalmente, a volta calma, construda por exerccios de fraca intensidade: marcha lenta com exerccios respiratrios, marcha com canto ou assobio e alguns exerccio de ordem. Embora o mtodo esteja em desuso, suas regras gerais de aplicao e seus elementos de trabalham ganham cada vez mais fora, expresso e valor quando se toma conhecimento das modernas orientaes no campo das atividades fsicas. Educao Fsica Desportiva A Educao Fsica Desportiva procura substituir o exerccio feito por obrigao pelo executado por prazer ou necessidade imperiosa. Tudo feito para englobar o individuo como um todo. Os exerccios devem atuar simultaneamente sobre o corpo, o esprito, o carter e o senso social. As etapas da educao desportiva so: 1. Iniciao Desportiva generalizada ou especializada. 2. Treinamento Desportivo generalizado ou especializado. Sua forma mais simples de trabalho, em um quadro pedaggico, a chamada lio de Educao Fsica Desportiva Generalizada, comportando, na sua organizao, quatro partes: 1 2 3 4 Exerccio de aquecimento (efeitos higinicos) Exerccio de flexibilidade e desenvolvimento muscular (efeitos morfolgicos). Exerccio de agilidade e de energia (efeitos sobre o carter). Exerccio desportivo sob forma ldica, tendo carter de competio.

Considerando que os movimentos espontneos e naturais despertam prazer pela atividade fsica, procura o sistema, atravs de a lio generalizada livrar-se da concepo de uma nica ginstica e de um nico desporto de especializao prematura, realizando a unificao das duas atividades. Fiel ao seu passado, mas robustecida pelos progressos da cincia, a escola francesa mantm objetivos claros relacionados com as exigncias da vida atual aperfeioando real da natureza humana, sentido social, rendimento mximo obtido por exerccios globais e elevado esprito desportivo. Ginstica Francesa no Brasil Foi implantada oficialmente em 12 de abril de 1921, sua chegada, porm deu-se no ano de 1907, atravs da misso militar Francesa que veio aos pais com a finalidade de ministrar instruo militar a Fora Publica do Estado de So Paulo, onde fundou uma sala de armas que mais tarde deu origem Escola de Educao Fsica do Estado de So Paulo.

You might also like