You are on page 1of 12

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas? _______________________________________________________________________________


Dropout in high school: old or new dilemmas?
Antonia de Abreu Sousa* Tssia Pinheiro de Sousa** Mayra Pontes de Queiroz*** rika Sales Lbo da Silva**** A anlise da evaso escolar de alunos que cursam o Ensino Mdio regular da rede pblica, no municpio de Maracana Cear Brasil, precisamente, na Escola Estadual, aqui denominada A.B.C., constitui-se um estudo de caso. Procurou-se identificar o que leva os alunos a abandonar as salas de aula e buscouse identificar o motivo que os conduz a no prosseguir quando retornam vida escolar. Para a coleta dos dados, foram entrevistados o diretor, os professores e os alunos. Esta pesquisa teve incio em abril de 2009, como requisito da prtica na disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, do Curso de Licenciatura em Qumica, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia IFCE, campus de Maracana. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos que tratam dos fatores internos e externos escola com base nos estudos crticos feitos no incio dos anos 1970 e na pesquisa do economista-chefe da Fundao Getlio Vargas, Marcelo Nri (2009), matrias de jornais e da revista poca sobre a educao no Brasil, dentre outros que sero mencionados ao longo desta pesquisa. Os resultados comprovam que direo, docentes e discentes apontam como causas para a evaso escolar: falta de incentivo da famlia e da escola; necessidade de trabalhar; excesso de contedos escolares e amizades erradas.
Palavras-chave: Evaso Escolar. Ensino Mdio. Jovens.
* Doutora em Educao. Professora no Instituto Federal de ifce.edu.br/ ** Aluna de Licenciatura em Qumica no Instituto Federal Maracana. Email: taty_piaui@hotmail.com *** Aluna de Licenciatura em Qumica no Instituto Federal Maracana **** Aluna de Licenciatura em Qumica no Instituto Federal Maracana. Email: rika@vincunha.com.br

A case study on school dropout was carried with public high school students in the town of Maracanau, Cear, Brazil. The school is called ABC in this study. We have investigated what causes students to abandon classrooms, and tried to identify the reason why they do not carry on with their studies. We have interviewed the principal, teachers and students to collect data. This research began in April 2009 as a practice requirement in the subject called Structure and Education Functioning in the Chemistry Education course at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFCE), Maracanau campus. The literature review included studies dealing with internal and external factors regarding the school based on studies made in the early 1970s, a survey made by Marcelo Neri (2009), the chief economist at the Getulio Vargas Foundation, and newspapers and Epoca magazine articles discussing education in Brazil, among other materials. Results show that principals, teachers and students consider the following reasons for school evasion: lack of family and school encouragement, need of a job, excess of school content, and inadequate friends.

________________

Key words: School Dropout. High School. Young people.


Educao, Cincia e Tecnologia do Cear. Email: antonia@ de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear, Campus de de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear, Campus de de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear, Campus de

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

25

Antonia de Abreu Souza et al.

Introduo
A evaso escolar no Brasil um problema antigo, que perdura at hoje. Apesar dessa situao ainda existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que chama ateno o nmero de alunos que abandonam o Ensino Mdio. De acordo com o censo escolar de 2007 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP/MEC), a evaso escolar entre jovens alarmante. Dos 3,6 milhes de jovens que se matriculam no Ensino Mdio, apenas 1,8 milho concluem esse grau. A taxa de evaso de 13,3% no Ensino Mdio contra 6,7% de 5 a 8 srie e 3,2% de 1 a 4 srie. O Brasil tem, atualmente, 8,3 milhes de alunos no Ensino Mdio, matriculados em 24 mil escolas sendo 17 mil pblicas e metade dos alunos, conforme o Ministrio da Educao, no finalizam seus estudos (BRASIL, 2007). Esta situao vinculada a muitos obstculos, considerados, na maioria das vezes, intransponveis para milhares de jovens que se afastam da escola e no concluem a educao bsica. Dentre tais bices, destacamos a necessidade de trabalhar para ajudar a famlia e, tambm, para seu prprio sustento; o ingresso na criminalidade e na violncia; o convvio familiar conflituoso; a m qualidade do ensino, todos considerados fatores comuns de evaso escolar. vlido dizer que a evaso est relacionada no apenas escola, mas tambm famlia, s polticas de governo e ao prprio aluno. Todo esse contexto faz com que o estudante do Ensino Mdio deixe de acreditar que a escola contribuir para um futuro melhor, j que a educao que recebe precria em relao ao contedo, formao de valores e ao preparo para o mundo do trabalho. Outro fator impediente relacionado ao desinteresse dos jovens estudantes do Ensino Mdio so as sucessivas reprovaes, que tm significativo peso na deciso de continuar ou no os estudos, pois, geralmente, a repetncia seguida pelo abandono escolar (LOPEZ; MENEZES, 2002). O fenmeno da repetncia no Brasil, que tambm ocorre no Ensino Fundamental, ocasiona outros problemas, dentre os quais a distoro idade-srie (muitos alunos chegam ao Ensino Mdio fora de faixa etria) e o fracasso escolar. Por se encontrar em distoro idade-srie, o aluno se matricula nas turmas de Ensino Mdio noturno, na tentativa de concluso do Ensino Bsico, pois, apesar de toda dificuldade encontrada nas etapas do ensino e das dificuldades da vida cotidiana, esse aluno ainda busca, na escola, igualdade de oportunidade e formas de no-excluso social (TOGNI; SOARES, 2007). Essa suposta soluo esbarra em um Ensino que adota as mesmas metodologias diurnas e, em alguns casos, a mesma carga horria, mas, sem o rigor adotado nas turmas regulares do perodo diurno. Esses estudantes ficam submetidos a um Ensino de qualidade duvidosa e de pouca ou nenhuma utilidade para a vida prtica, acreditando que fracassaram.

26

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

Abordagens tericas sobre os problemas da evaso escolar


lcito acentuar que as pesquisas e os estudos que analisam a evaso escolar, apontam para duas diferentes abordagens tericas, a primeira das quais explica a situao com base nos fatores externos escola, enquanto, a segunda se pauta nos fatores internos da instituio escolar. Os fatores externos so o trabalho, as desigualdades sociais, a relao familiar e as drogas. Os internos mais comuns esto assentados na prpria escola, na linguagem e no professor. Assim, lana-se mo de parte da literatura cientfica acerca da evaso do Ensino Mdio brasileiro para compreender os velhos e os novos dilemas.

A literatura sobre os fatores externos escola


Em meados dos anos 1970 e 1980, um amplo estudo revisou a literatura nacional e internacional sobre evaso e repetncia no Ensino Fundamental (antigo 1 grau). Tais estudos foram feitos por educadores como Brando, Bianchini & Rocha (1983). Revisando as pesquisas de Gatti et al. (1981), Arns (1978) e Ferrari (1975), esses autores encontram a seguinte explicao para o problema: os alunos de nvel socioeconmico mais baixo tm um menor ndice de rendimento, portanto, so mais propensos evaso. Outra anlise de relevncia foi desenvolvida por Meksenas (1992), enfocando os cursos noturnos. Restou apontar o fato de que a evaso escolar acontece em virtude de os alunos serem obrigados a trabalhar para sustento prprio e da famlia, exaustos da maratona diria e desmotivados pela baixa qualidade do Ensino, muitos adolescentes desistem dos estudos sem completar o curso secundrio. (p. 98). De acordo com o autor, essa realidade dos alunos das camadas populares difere do que ocorre com os alunos da classe dominante, porque, com base nas pesquisas realizadas em escolas da Frana pelos crticos-reprodutivistas Establet-Baudelot, nos anos 1970, enquanto os filhos da classe dominante tm tempo para estudar e dedicarse a atividades como dana, msica, lngua estrangeira, e outras, os filhos dos estratos dominados mal tm acesso aos cursos noturnos, sem possibilidade alguma de freqentar cursos complementares e de aperfeioamento. (p. 98).

A literatura sobre os fatores internos escola


J os defensores dos fatores internos como determinantes da evaso escolar, como Bourdieu-Passeron (1975) e Cunha (1997), expressam a ideia de que a escola responsvel pelo sucesso ou fracasso dos alunos, principalmente daqueles pertencentes s categorias pobres da populao, explicando teoricamente o carter reprodutor desta instituio compreendida como aparelho ideolgico de Estado (AIE).

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

27

Antonia de Abreu Souza et al.

Os autores mencionados assinalam a responsabilidade da escola, pois para eles, a evaso e a repetncia esto longe de serem problemas relacionados s caractersticas individuais dos alunos e suas famlias. Ao contrrio, so reflexos da forma como a escola recebe e exerce ao sobre as pessoas dos diferentes segmentos da sociedade. Ainda para os autores, a evaso e o fracasso escolar trazem embutida na sua problemtica a responsabilizao do aluno pelo seu fracasso na escola. Esta tese apoia-se teoricamente no pensamento educacional da doutrina liberal, que oferece argumentos legitimadores da sociedade capitalista, a qual tenta fazer com que as pessoas acreditem que so responsveis pelo sucesso ou fracasso social. O fato de ser a escola das classes populares que fracassa ocorre em virtude de servir de instrumento de dominao, reproduo e manuteno dos interesses da classe burguesa. Conforme Bourdieu e Passeron (1975), a escola desconsidera o capital cultural de seus estudantes da classe pobre, sendo o professor responsabilizado pela evaso e pelo fracasso escolar do aluno, ou seja, os professores partem da hiptese de que existe, entre o ensinante e o ensinado, uma comunidade lingstica e de cultura, uma cumplicidade prvia nos valores, o que s ocorre quando o sistema escolar est lidando com seus prprios herdeiros. (p. 12). Como se pode notar, a literatura a respeito do fracasso escolar aponta que, se por um lado h aspectos externos escola que interferem na vida escolar, h, de outra parte, aspectos internos da escola que tambm interferem no processo socioeducacional da criana, do adolescente, do jovem e do adulto, que, direta ou indiretamente, excluem os pobres da escola, seja pela evaso, seja pela repetncia.

Alguns posicionamentos sobre a evaso escolar no Ensino Mdio no contexto dos anos 2000 no Brasil
Segundo matria assinada pela jornalista Ana Aranha, da revista poca, de 17 de agosto de 2009, denominada A escola que os jovens merecem, os maiores dilemas enfrentados pelos jovens, na atualidade, no Ensino Mdio, so: a) turmas lotadas (chegam a 50 alunos por sala); b) contedos extensos e especficos e c) professores despreparados para lidar com o estgio de desenvolvimento dos alunos. Enumerando os dilemas, temos: 1. Ao fim do 3 ano, apenas 25% dos alunos demonstram domnio do contedo de Lngua Portuguesa e 10% de Matemtica; 2. Entre os 10 milhes que tm entre 15 e 17 anos, s a metade est no Ensino Mdio. A outra metade, 1,8 milho de alunos, desistiu de estudar e 3,5 milhes continuam presos pelos obstculos do Ensino Fundamental; 3. O 1 ano do Ensino Mdio o que apresenta o maior nmero de desistncias

28

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

(mais de 20%), por nele haver alunos com 15 anos que j tm autonomia para avaliar se querem enfrentar mais trs anos de escola. Este o ano de alto ndice de repetncia: 15%. Um dos motivos a transferncia do Ensino Fundamental para o Ensino Mdio, que uma novidade na cabea do jovem. como se ele estivesse entrando em outro mundo, pois deixa de ser tratado como criana e agora tem autonomia de fazer as prprias escolhas. Isso traz uma confuso no pensamento de muitos. Aqui entram tambm as conversas que agora passam a ser frequentes nas rodas de amigos, sobre sexo, drogas e festas. Como, porm, ser capaz de decidir continuar ou no os estudos sem maturidade suficiente? Para amenizar esta situao, h um projeto do Ministrio da Educao de tornar o Ensino Mdio obrigatrio. Colabora com o projeto a professora Lucola Santos, da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Para a pesquisadora, a obrigatoriedade do Ensino Fundamental pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) facilitou o acesso e a permanncia na escola. Eu acho que j est na hora de se pensar no Ensino Mdio tambm como um nvel de Ensino obrigatrio, defende:
Os alunos trabalhadores, s vezes, comeam os estudos e depois se cansam, acham que comeam a gastar muito com transporte, s vezes mudam de emprego, passam a trabalhar noite. A diferena social interfere nos sonhos dos alunos do Ensino Mdio. Enquanto os estudantes da escola privada esto preocupados com o vestibular, os da pblica se ocupam em arrumar emprego ao terminar o Ensino Mdio. (Disponvel em:<http:// www.ufmg.br >. Acesso: ago.2010).

Nessa circunstncia, o desafio recuperar os jovens que desistem da escola e garantir qualidade para que completem os estudos. Pensando nisso, est sendo defendida por Marcelo Neri a extenso da cobertura etria do Programa Bolsa Famlia. Ele diz:
Os resultados mostram que a chance relativa dos beneficirios potenciais do Bolsa Famlia de evadirem a escola por motivos de insuficincia de renda caiu 18,21% em relao ao grupo de no elegveis ao programa. A reduo da insuficincia de renda como motivo de baixa freqncia escolar consistente com a idia do Bolsa Famlia de diminuir a restrio de liquidez (dificuldade econmica) que empurra as crianas e jovens adolescentes para o mercado de trabalho. (2009, p. 42).

Para Marun (2008), os alunos prestes a abandonar os estudos normalmente o faro sem qualquer tipo de pronunciamento dos responsveis pelo processo educativo, se, no caso, forem maiores de idade. No menos comum, no entanto, v-los retornar instituio da mesma forma que a deixaram, sem justificativas plausveis para a sua ausncia temporria. A autora diz, ainda, ser notrio o fato de que essa ausncia, por pouco tempo ou por um perodo mais prolongado, parea acarretar dificuldades em seu retorno.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

29

Antonia de Abreu Souza et al.

Este afastamento costuma distanci-lo de seus antigos pares, bem como dos objetivos estabelecidos pela instituio, quanto ao que transmitido no ano em questo (2008, p. 14). Outros aspectos a serem levados em conta so, muitas vezes, salas superlotadas, contedo pouco atraente, professor mal treinado e pais que no se envolvem com o aprendizado dos filhos consoante a opinio do jornalista Gilberto Dimenstein publicada no Jornal do Oeste, em Curitiba, no 1 Encontro da Comunidade Escolar, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, rgo consultivo do sistema FIEP Federao das Indstrias do Estado do Paran em setembro de 2006. Segundo a pesquisa da revista poca, o excesso de contedo e a falta de tempo para atividades, problemas presentes nas escolas, so outros causadores da evaso escolar. A escola deve ouvir os alunos e testar sua capacidade de construir projetos e tomar decises, palavras de Marrie Pierre Poier, representante no Brasil do UNICEF Fundo das Naes Unidas para a infncia. (2009, p. 67). Para o educador Mrio Volpi, do programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF, essa a fase em que os alunos aprendem mais rapidamente, e, se tiverem interesse, so criativos e questionadores. Esse o momento certo para desenvolver neles um pensamento crtico. Para o educador, necessrio ento que
[...] Os professores aproximem-se mais de seus alunos, procurando entend-los e interagir com eles para que seja fortalecido um lao entre o professor e sua turma, isso contribui para o desenvolvimento da aprendizagem fazendo com que os alunos interajam com o professor deixando as aulas mais agradveis proporcionando um momento de conhecimento. (2009, p. 72).

Tomando como base o referencial terico e o posicionamento de educadores envolvidos com a temtica, levantamos as seguintes indagaes: quais as causas da evaso escolar no Ensino Mdio? O que pensam a escola e os professores a respeito da evaso escolar?

Procedimentos metodolgicos
Com o intuito de responder s questes do estudo, a pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Mdio regular, da rede pblica estadual, localizada no municpio de Maracana1, no Cear, precisamente, no estabelecimento, aqui denominado, A.B.C., e constitui um estudo de caso. A necessidade de se utilizar a estratgia de pesquisa estudo
1

Maracana uma cidade com 26 anos, com intenso processo de industrializao. Faz parte da Regio Metropolitana de Fortaleza, estando a 20 km da Capital, com uma rea de 105.696 km, e com 199.808 habitantes (IBGE, 2008). a quarta cidade mais populosa do Estado do Cear, e a segunda em arrecadao de impostos. Segundo Manoel Alves, autor do livro Maracana: Histria e Vida!: o voo das maracans auriverdes e o pouso dos ventos da industrializao (1996). A Cidade conta com 42.870 alunos matriculados em 2008, sendo que, destes, 13.131 so estudantes do Ensino Mdio (BRASIL, 2009).

30

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

de caso nasceu da inteno de entender o fenmeno da evaso escolar descrevendo-o em um contexto de vida real. Gil (2000) descreve um estudo de caso como exame profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Utilizamos uma combinao de mtodos e tcnicas de coletas de dados: pesquisa documental (stio), aplicao de questionrios, anlise de contedo e de discurso. Para a coleta dos dados, foram entrevistados um diretor, sete professores e quinze alunos. Esta pesquisa teve incio em abril de 2009 e se insere nas de perfil quantitativoqualitativo.

Discusso dos resultados Caracterizao da escola


A escola A.B.C. encontra-se localizada no Conjunto Timb, no municpio de Maracana, um conjunto habitacional com 14.652 habitantes, e seus jovens esto divididos em escolas pblicas e particulares, com uma procura maior pelo Liceu Estadual, haja vista ser um colgio-referncia no Estado. De acordo com a Figura 1, a escola conta com a matrcula, no exerccio de 2009, de 948 alunos. Comparando com o ano de 2005, que teve 1005, houve uma perda de 57 alunos. Na anlise do grfico, ainda possvel verificar que, no perodo de 2005 a 2009, no houve aumento de matrculas. Com relao s taxas de aprovao, reprovao e abandono/evaso, a analise ser feita com base na Figura 2.

Figura 1 Matrculas no Ensino Mdio Escola A.B.C. Maracana 2005 a 2009 Mdia Geral
Fonte: SEDUC/COAVE/CEAVI, 2005-2008/SIGE-ESCOLA, 2009

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

31

Antonia de Abreu Souza et al.

Figura 2 Taxa de Rendimento do Ensino Mdio Escola A.B.C. Maracana 2005 e 2007
Fonte: SEDUC/COAVE/CEAVI, 2005 e 2007

Os dados demonstram que, no exerccio de 2005, os ndices de aprovao corresponderam a 65,9% de um total de 867 alunos e, em 2007, esse ndice cai um pouco, totalizando 63,2% da matrcula geral de 986 estudantes. Quando se verificam as taxas de reprovao, essas tm decrscimos significativos, pois, o que em 2005 representou 14%, em 2007, caiu praticamente pela metade, ou seja, 7,3%. J os dados relativos ao abandono ou evaso se mostram deveras preocupantes: em 2005, evadiram a escola 20% dos jovens, e em 2007 este percentual cresceu muito, totalizando 29,5% cerca de 290 alunos deixaram escola.

Os problemas da evaso escolar sob a ptica dos pesquisados


Questionamos o diretor sobre as taxas de rendimento do Ensino Mdio, destacando a evaso, e tivemos o seguinte quadro: o problema se concentra no turno da noite, pois compreende os alunos que mais abandonam a escola e, por consequncia, detm o maior ndice de reprovao. Tratando da evaso escolar, o diretor enuncia trs fatores como determinantes: contexto familiar no h motivao por parte da famlia para que o aluno conclua o ano letivo escolar. Ela prefere que ele trabalhe para ajudar no oramento da casa;

32

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

trabalho grande parte dos alunos que estudam noite composta de trabalhadores da indstria ou do comrcio; sentem desnimo para ir escola, porquanto suas mentes esto cansadas e com difcil raciocnio; alimentao2 em razo do trabalho, esses estudantes no tm tempo de se alimentar antes da aula, pois chegam do servio na hora de ir para a escola, visto que as aulas do turno da noite iniciam-se s 18h30min; portanto preferem perder mais um dia de aula. Ante tal situao, apresentamos, na Tabela 1, com base nos dados do trabalho Motivos da Evaso Escolar, de Marcelo Neri, os motivos e o peso desses para uma evaso to significativa.
Tabela 1 Motivos para Evaso, no Contexto Geral Motivos de Evaso Oferta Falta de Interesse Falta de Renda Outros Motivos Total
Fonte: Apud Neri (2009).

2006 10.89 40.29 27.09 21.73 100

2004 11.14 45.12 22.75 20.77 100

Os nmeros da Tabela 1 mostram que a falta de interesse um dos principais fatores de evaso, talvez pelo descrdito do aluno em relao escola como instituio que pode ajud-lo na vida. J a necessidade de renda vem demonstrar as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famlias dos alunos da rede pblica de ensino. Isso sugere a prescrio de polticas de incentivo aos alunos do Ensino Mdio como oferta de crdito educativo, concesso de bolsas ou de transferncia de renda condicionadas, conforme o exposto por Nri (2009). Aos professores fizemos duas perguntas. A primeira foi: Na sua opinio, o que leva o aluno a evadir-se da escola? Obtivemos como respostas o que vem na sequncia. ________________
2

Para incentivar os alunos do Ensino Mdio, sejam eles do turno diurno ou noturno, no dia 16/06/09, foi sancionada a Lei n 11.947, que amplia a merenda escolar. At ento, apenas o Ensino Infantil e Fundamental recebiam recursos federais para a merenda escolar. O Ministrio da Educao repassa para os municpios e estados valor, por aluno, para a compra de alimentos, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

33

Antonia de Abreu Souza et al.

A existncia de uma escola no atrativa (faltam atividades extras, professores qualificados, gesto comprometida e apoio da famlia), com aulas montonas, cansativas, sem estmulo. A falta de acompanhamento por parte dos pais, (problemas sociais com a famlia, situao financeira difcil) e dos professores. A necessidade de trabalhar e a falta de estmulo na escola. A realidade em que ele vive. A segunda pergunta foi: Quando o aluno abandona a escola, o que voc acha que preciso fazer para ele voltar? Eis as respostas: Pela Lei, entrar em contato com a famlia e, logo em seguida, acionar o Conselho Tutelar para acompanhamento; Saber a causa do abandono e tentar encontrar solues adequadas com o auxlio dos professores e da diretoria, ou seja, escutar o aluno e tentar reconquist-lo, bem como acompanh-lo junto famlia, buscando estabelecer aes e polticas pblicas que atendam as novas necessidades da juventude. importante que a escola ligue para o aluno, para saber se est doente, qual motivo o levou a no frequentar mais a escola; que oferea uma flexibilidade quanto ao horrio e ao sistema de notas. Para os alunos foram feitas trs perguntas: 1) Quais so os motivos que levam o aluno a deixar a escola? Falta de oportunidade, de interesse, namoro e preguia. Acho que so as amizades erradas que levam vagabundagem e s drogas, assim como a falta de motivao dos pais e professores; trabalho. A necessidade de trabalhar, a falta de apoio da prpria escola, ou seja, a incompreenso escolar; faltam amor e carinho na sala de aula. A falta de apoio e incentivo dos pais, pois os filhos se espelham muito neles. Talvez o emprego que surge antes do tempo e a carga horria a ser cumprida na escola que muito cansativa. 2) O que a escola representa na vida dos alunos? Representa o comeo de um futuro, brincadeira e amigos. Bom, hoje ela est sendo s mais uma obrigao; os alunos vm s porque so obrigados pelos pais. Local de estudo, a primeira fase para o ingresso na faculdade. Parte de nossas vidas, o caminho, o futuro promissor, representa o comeo de um futuro brilhante, ou seja, algo muito importante para quem realmente se interessa. 3) Ela atende aos interesses dos alunos? No, pois em alguns aspectos no nos prepara para vestibulares. Pra mim ela atende a muitos interesses, mas tem alunos que no tm interesse algum; quando a gente quer, s vezes atende. Sim, podemos dizer que a escola nos ensina e nos educa a ser gente de verdade, divulgando a responsabilidade e a cultura.
34
VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

Evaso escolar no ensino mdio: velhos ou novos dilemas?

Consideraes finais
Procurando amenizar o problema da evaso, a escola A.B.C. empreende esforos para que os alunos retornem s salas de aula. So eles conversa individual com o aluno que retorna no incio do ano para se matricular novamente na srie abandonada anteriormente; conversa por telefone para incentiv-lo a assistir s aulas; carta de motivao foram enviadas 98 cartas, no incio deste ano, para os alunos faltosos (a escola teve o retorno de 17 alunos); reunies que mostram a importncia de concluir o Ensino Mdio, e seus benefcios para a vida cotidiana, buscando incentivar a formao profissional. Diante de tudo o que levantamos e estudamos, podemos concluir que tanto os fatores externos quanto os internos esto presentes na problemtica da evaso escolar, mas possvel um projeto que trabalhe com a cultura erudita para os jovens do Brasil. So urgentes: um novo currculo de Ensino Mdio, com espao para o professor despertar no aluno um raciocnio crtico, e uma escola vinculada com a realidade fatores que podem servir de estmulos aos estudantes; uma educao de qualidade e igualdade para todos; escolas com infraestrutura, como bibliotecas, laboratrios de cincias e de informtica, quadras de esportes; incentivo cultura; polticas de bolsas de estudos, crditos educativos; merenda escolar nutritiva; aumento de carga horria nas escolas com atividades extras de interesse do aluno; professores qualificados para esse nvel de ensino, com salrio digno e com carga horria que permita o planejamento das aulas.

Referncias
ARANHA, Ana. A escola que os jovens merecem. Revista poca, n. 587, ago. 2009. ARNS, O. et al. A comunicao lingstica paranaense: evaso e reteno escolar no 1 grau. Curitiba: UFPR; INEP, 1978. BRANDO, Zaia; BIANCHINI, Anna Maria; ROCHA, Any Dutra Coelho da. O estado da arte da pesquisa sobre evaso e repetncia no ensino de 1 grau no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v. 64, n. 147, p. 38-69, maio/ago.1983. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP. Censo Escolar de 2008. Braslia, 2007. BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. CEAR. Secretaria de Educao Bsica (SEDUC). Mdia Geral das Matrculas no Ensino Mdio das Escolas Estaduais de Maracana de 2005 a 2009. Fortaleza, 2009. ____. Secretaria de Educao Bsica (SEDUC). Taxa de Rendimento do Ensino Mdio nas Escolas do Municpio de Maracana de 2005 a 2007. Fortaleza, 2008.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

35

Antonia de Abreu Souza Silva; Marconi F. Costa; Sara O. et al. Thatiana G. M. Costa

CUNHA, L. A. Ensino Mdio e Ensino Profissional: da fuso excluso. In: REUNIO ANUAL DA ANPED, 20., 1997, Caxambu. (Mimeo). DIMENSTEIN, Gilberto. O Ensino Mdio no Brasil. Jornal do Oeste de Curitiba, Paran, 2006. FERRARI, A.R. Fatores escolares e no escolares de 1 grau. Estudos Leopoldenses, So Leopoldo, RS, n. 33, p.3-64, 1975. GATTI, B. A. et al. A reprovao na 1 srie do 1 grau: um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, Fundao Carlos Chagas, n. 38, p. 3-13, ago. 1981. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo: Atlas, 2000. LOPEZ, F. L.; MENEZES, N.A. Reprovao, Avano e Evaso Escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econmico, n. 32, 2002. MARUN, Dulcina Janncio. Evaso Escolar no Ensino Mdio: Um Estudo Sobre Trajetrias Acidentadas. Pontifcia Universidade de So Paulo, 2008. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educao: uma introduo ao estudo da escola processo de transformao social. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1992. no

NERI, Marcelo. Motivos da Evaso Escolar. Braslia: Fundao Getulio Vargas, 2009. POIER, Marrie Pierre. A escola que os jovens merecem. Revista poca, n. 587, ago. 2009. SANTOS. Lucola. Abandono da escola mais preocupante no ensino mdio e na educao de jovens e adultos. Disponvel em: <www.ufmg.br>. Acesso: ago. 2010. SOUSA, Manoel Alves. Maracana: Histria e Vida! o vo das maracans auriverdes e o pouso dos ventos da industrializao. Fortaleza: Tropical, 1996. TOGNI, Ana Ceclia & SOARES, Marie Jane. A Escola Noturna de Ensino Mdio no Brasil. Revista Iberoamericana de Educacin, n. 44, p. 61 76, 2007. VOLPI, Mario. A escola que os jovens merecem. Revista poca, n. 587, ago.2009.

Artigo recebido em: 15 abr. 2010 Aceito em: 24 jan. 2011

36

VRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 13, n. 1, p. 25-37, jan./abr. 2011

You might also like