You are on page 1of 4

ESCOLA ESTADUAL WALTON RODRIGUES BIZANTINO

PROPOSTA CURRICULAR DE FSICA ENSINO MDIO 2010


PROFESSORES: VICTOR RAUL MOLINA VEGA. ALCILA LAZARO

MAUS- AMAZONAS

INTRODUO:
Como seria este nosso mundo sem os computadores? A resposta a esta pergunta talvez exija alguma reflexo. Mas se a questo fosse: como seria este mundo sem a luz eltrica? Provavelmente ocorreria a voc uma resposta bem mais rpida, que poderia expressar-se das mais diferentes maneiras. Ningum hesita diante da afirmao de que a energia eltrica faz parte da prpria essncia da civilizao moderna. menos evidente , no entanto , para muitos , que a cincia responsvel pelos conceitos e princpios que tornaram possveis invenes e descobertas , tais como o aproveitamento da energia eltrica ou a construo de computadores, a Fsica. O objetivo do estudo dos fenmenos fsicos por meio de observao, medio, experimentao- permitir aos cientistas identificar os princpios a leis que regem estes fenmenos e fazer generalizaes que so a base para invenes capazes de mudar o percurso da historia da humanidade. A fsica se preocupa com fenmenos tais como a organizao da matria ,movimentos, propagao de ondas ,efeitos provocados pela corrente eltrica e outros .Nesta proposta os diferentes assuntos da Fsica sero apresentados em quatro assuntos importante: Mecnica; Termologia ;Eletricidade e ptica e Ondulatria.

OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolvimento do esprito cientfico e aperfeioamento do raciocnio lgico. Aquisio de conhecimentos que o auxiliem: Na formao de uma cultura geral. No entendimento e desenvolvimento dessa cultura. Na sua vida profissional e social. A se posicionar diante do nosso ser csmico. Aquisio de hbitos formativos como: Respeito pela vida e pela verdade. Uso do bom senso. Atitude filosfica diante das mais variadas situaes. Formao de uma conscincia honesta para o desenvolvimento de conceitos justos. Prtica de atitudes que visem ao bem comum.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Aps o estudo de cada unidade, o aluno dever estar apto a: Enunciar os princpios fundamentais da teoria; Relacionar esses princpios; Discutir, terica e praticamente, uma questo proposta; Interpretar, terica e praticamente, um fenmeno fsico. Generalizar, a partir de dados; Operar com as equaes matemticas que representam os fenmenos fsicos; Realizar experincias de aplicao da teoria; Elaborar esquemas e formular questes; Resolver problemas referentes ao assunto; Tomar decises fundamentadas no pensamento lgico e no mtodo cientfico.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MDIO


( Transcrio de trechos da resoluo N 1598 da Cmara d Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao) DIRETRIZES PEDAGGICAS: A. Identidades, diversidade, autonomia: Os sistemas e os estabelecimentos de ensino mdio devero criar e desenvolver, com a participao da equipe docente e da comunidade. Os sistemas devero fomentar no conjunto dos estabelecimentos de ensino mdio , e cada um deles , sempre que possvel , na sua organizao curricular , uma amplia diversificao dos tipos de estudos. A diversificao dever ser acompanhada de sistemas de avaliao que permitam o acompanhamento permanente dos resultados, tomando como referencia as competncias bsicas a serem alcanadas por todos os alunos de acordo com a LDB, as presentes diretrizes e as propostas pedaggicas das escolas. O exerccio pleno da autonomia se manifesta na formulao de uma proposta pedaggica prpria, direito de toda instituio escolar. A proposta pedaggica deve refletir o melhor equacionamento possvel entre recursos humanos ,financieros,tcnicos ,didticos e fsicos ,para garantir tempos,espaos situaes de interao, formas de organizao da aprendizagem e de insero da escola no seu

ambiente social, que promovam a aquisio dos conhecimentos ,competncias e valores previstos na lei. A proposta pedaggica antes de tudo deve ser simples,acompanhadas por procedimentos de avaliao de processos e produtos ,divulgao dos resultados e mecanismos de prestao de contas.

B) CURRICULO VOLTADO AS COMPETENCIAS BSICAS. A formao bsica a ser buscada no ensino mdio se realizar mais pela constituio de competncias ,habilidades e e disposies de condutas do que la qualidade de informao

You might also like