You are on page 1of 9

A cano: um canal de expresso de contedos simblicos e arquetpicos

A CANO: UM CANAL DE EXPRESSO DE CONTEDOS SIMBLICOS E ARQUETPICOS The Song: a Way to Express Symbolic and Arquetype Issues
Sofia Cristina Dreher1

Resumo
Este trabalho visa fazer uma reflexo sobre a utilizao da cano no processo musicoteraputico. Propese uma anlise maior dos contedos que so expressos pela cano. Para tanto, fez-se uma pesquisa sobre o pensamento simblico. Esses questionamentos surgiram a partir de um trabalho com pacientes oncolgicos. Palavras-chave: Cano; Canal de Expresso; Prtica Musicoteraputica.

Abstract
This text aims a reflection about the utilization of the song in a musictherapeutic proceeding. It recommends a greater analysis of the contents expressed through the song. Therefore a research about the symbolic thinking was effectuated. These questions appeared during a work with cancer patients. Keywords: Song; Expression Channel; Musictherapeutic Practice.

Musicoterapeuta (Faculdade de Artes do Paran). Aluna da especializao em Comunicao e Semitica: teoria e crtica da sociedade de informao, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Endereo para contato: Rua Ubaldino do Amaral, 360 ap. 17 CEP 80060-190 Curitiba-PR E-mail: sofiasoft@yahoo.com.br

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

55

Sofia Cristina Dreher

A cano, enquanto linguagem, considerada um canal de expresso, que contm contedos que se relacionam com a histria do indivduo. A cano, como canal de expresso, abre as portas do inconsciente do indivduo, a partir de uma abordagem simblica.

O pensamento simblico
O pensamento simblico se constitui de trs entidades que esto interligadas, os complexos, os arqutipos e os smbolos. Segundo o dicionrio Aurlio, complexo o grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstncias que tm qualquer ligao ou nexo entre si. Partindo para um conceito mais direcionado rea de psicologia, tem-se algo mais completo quando Ulson (1998) coloca que complexo um agrupamento de idias, sentimentos e imagens com um ncleo em comum e que se comporta como uma individualidade. (p.23). Os dois conceitos acima mencionam conjunto e agrupamento de idias que se relacionam, mas h um aspecto importante a ser ressaltado, o de que eles unem sob uma carga de sentimento, emoo muito forte. Assim, podem-se relacionar os complexos com os temas de vida que se tem. Kast (1997) fala dos complexos como pontos suscetveis de crise no indivduo, ou seja, so temas com os quais se lida no transcorrer da vida, temas que movem essas vidas. importante ressaltar que todos tm complexos e que eles que do a dinmica vida, em funo deles que se procura a transformao, o equilbrio na psique, na vida. Para falar a respeito dos complexos, precisa-se antes localiz-los na estrutura da psique. Eles residem no inconsciente, ou seja, num local onde no se tem acesso, a no ser por meio dos sonhos. Quando se quer e consegue tornar esses contedos conscientes, ocorre ento o que Jung chamou de dialtica entre consciente e inconsciente, ou seja, passa a existir um intercmbio de informaes. Mas enquanto alguns contedos complexos no se tornam conscientes, eles agem sobre as pessoas inconscientemente, portanto sem controle e percepo dessa ao. Esse o aspecto negativo do complexo, o da dominao. Perante esse complexo, essa problemtica, passa-se a reagir sempre dentro de um padro de comportamento e de idias.

Nem sempre se tem estrutura e suporte para receber devidas informaes do inconsciente. Os complexos que se formaram a partir de determinadas situaes, s quais se foi confrontado durante a vida, que nos deixaram suas marcas positivas ou negativas, prazerosas ou no. A represso desses contedos transforma-os em complexos inconscientes. Lidar com o inconsciente se torna muitas vezes algo dolorido, pois retoma os temas que se fez questo de esquecer. A hora e o momento de lidar com esses contedos no podem ser impostos, pois, caso contrrio, o bloqueio e a represso sero ainda maiores. O caminho do processo de lidar com os complexos no pode ser nem o da defesa nem o do controle; trata-se de permitir que os complexos se desdobrem em fantasias, de v-los e compreend-los em padres e ento incorpor-los ao consciente por meio do trabalho com o smbolo. (Kast, 1997, p. 47) A partir do momento em que existe determinado comportamento frente a um tema, passa-se compreenso dessa ao e acaba-se por incorpor-la ao seu consciente, ou seja, pode-se prever que aquele tema mobiliza a pessoa e, dessa forma, at torna o complexo mais sutil, menos prejudicial a si e aos que o rodeiam. Ao final, retorna-se ao ponto de partida do pensamento de Jung, o de que o indivduo deve buscar o equilbrio, a dialtica, nem a defesa nem o controle, mas a compreenso e adaptao. Contudo, apesar desses aspectos puramente pessoais, que dependem das experincias vividas por esses indivduos, h algo que d forma a tais experincias, que molda esses conglomerados de idias e emoes segundo padres tpicos da nossa espcie humana. O complexo, dessa forma, um ncleo inatingvel abstrato, puramente formal, que Jung chamou de arqutipo. (Ulson, 1998, 33) Arqutipos so, portanto, segundo Ulson (1998), as formas de agir e pensar, que temos em comum com todos os seres humanos. So as estruturas bsicas da psique e so herdadas. Para que uma idia, um comportamento seja arquetpico, ele deve ter aparecido em diversas pocas, regies e civilizaes. Por esse motivo que se fala que os mitos so o veculo mais exato dos arqutipos, porque falam de acontecimentos passados que tocam, ou seja, que espelham os comportamentos atuais. O arqutipo visto como um conceito puramente formal, um arcabouo ento preenchido com imagens, idias, temas, etc. A for-

56

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

A cano: um canal de expresso de contedos simblicos e arquetpicos

ma ou padro arquetpico herdada, mas o contedo varivel, sujeito a mudanas histricas e ambientais.(Samuels, 1989, p. 43) Portanto, arqutipos so os padres que so passados, so herdados, transmitidos, como os mitos, mas cujo contedo advm da poca, do ambiente. E essa possibilidade de lidar, relacionar o passado com o presente que d a dimenso de um tempo atemporal ao que se chama de tempo mtico.
No pensamento mtico, o tempo no quantitativo, contnuo, homogneo e infinito, como o conhecemos atravs da cincia. Tampouco como o tempo que Mircea Eliade chama profano - esse com que convivemos -, contado em horas, dias, meses, anos, sculos, milnios, compartimentado por relgios, agendas, calendrios ou Histria. No conceito abstrato, vivncia - conhecido atravs da emoo, vivido como sagrado. (Seabra, 1996, p.89)

A prpria definio de smbolo dada por Jung pode ser resumida como referindo-se melhor formulao possvel de um contedo psquico relativamente desconhecido que no pode ser compreendido pela conscincia. Para Jung, um smbolo no um sinal; este se refere quilo que j conhecido (um sinal de estrada, um sinal indicando o banheiro, etc). A psique produz espontaneamente smbolos quando o intelecto est confuso e no sabe como lidar com uma situao interna ou externa. Um smbolo no analogia que simplesmente elucida ou traduz. (Samuels, 1989, p.118)

A partir do momento em que o indivduo tem conscincia de que a dor no s sua, mas tambm de outras pessoas, ele se coloca num plano maior, o da humanidade. por meio desse lugar, posicionamento que ele d um sentido maior vida, que ele se introduz num plano transcendental, onde passa a entender que outras pessoas vieram antes dele e que viro outras depois, e, o mais importante, de que h um sentido aps a morte. ... o indivduo que sofre pode relacionar seus problemas aos problemas que sempre constituram o ser humano; desperta-se sobretudo a esperana de poder viver com os problemas, de dominar a vida. (Kast, 1997, p.113) Quando se diz que os arqutipos so os padres, so os olhos do observador e no aquilo que ele observa, precisa-se incluir um conceito que surgiu juntamente com o arqutipo, o do inconsciente coletivo. Quando se fala dos complexos, localizam-se os dentro do inconsciente, agora especificado como inconsciente pessoal, por se tratar de contedos provindos de experincias pessoais, mas, para inserir esses contedos numa abrangncia maior, o da humanidade, precisa-se conferir aos contedos arquetpicos a localizao no inconsciente coletivo, do qual todos fazem parte. Como j foi esclarecido anteriormente, o arqutipo algo formal, so os olhos do observador, mas aquilo que ele observa, o contedo, surge pelas imagens arquetpicas, o smbolo.

Partindo da citao acima, tem-se a funo do smbolo, a de mediar o inconsciente com o consciente. Como foi visto anteriormente, os complexos, bem como os contedos arquetpicos, rompem a mente consciente, num intuito de equilibrar os pensamentos e comportamentos, e isso s possvel por meio do smbolo, que o veculo de comunicao entre o inconsciente e o consciente. importante ressaltar que por meio do smbolo que se tem a possibilidade de uma melhor compreenso e adaptao de contedos do inconsciente, pois, do contrrio, acabariam reprimindo-os e negando-os. Quando se lida com o smbolo, faz-se necessria a distino do sinal. Como citado acima, o sinal algo conhecido de todos e cujo significado igual para todos. J o smbolo trata de elementos do cotidiano dotados de significados, dentro de um contexto de histria e de vida do indivduo, cujo significado no pode ser traduzido, decifrado, mas sim ampliado, ressignificado. A etimologia do conceito mostra o smbolo como algo composto. Apenas quando combinado um smbolo, tornando-se smbolo de alguma coisa. (Kast, 1997, p.19) Aqui se retoma a importncia de se contextualizar o smbolo, ao qual se defrontado. Se no se tiver o cuidado de localizar o smbolo dentro do contexto de vida do indivduo, cai-se na traduo do smbolo, o que acarretaria em interpretaes certas ou erradas. Um smbolo jamais ter apenas um significado, mas muitos, pois cada vez que se entra em contato com ele, ele diz algo do qual se est precisando saber. Mostra a verdade e a realidade interiores do paciente como realmente so, no como eu conjecturo que sejam e no como ele gostaria que fossem, mas como

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

57

Sofia Cristina Dreher

elas so. (Whitmont, 1969, p.34) por esse motivo que, quando um smbolo atinge o indivduo, ele causa mudanas, transformaes, porque ele real, o indivduo no pode fingir, ignorar a sua existncia, para tanto, tem que estar preparado. Para vivenciar os smbolos realmente como tais e em ltima anlise o que importa a vivncia - e no apenas v-los como sinais, devemos estar prontos para nos deixar tocar emocionalmente por eles. (Kast, 1997, p.25)

O pensamento simblico na cano


Suzanne Langer amplia o olhar perante as obras de arte. Faz buscar o sentimento dentro delas. Em suas palavras: A arte a criao de formas simblicas do sentimento humano. (Langer, 1953, p.42), traduz-se bem o valor que as obras de arte contm e carregam. No se trata apenas do sentimento que o artista imprime na obra, mas tambm do sentimento com que se aprecia essa obra e, na linguagem musical, com que se expressa ela. Portanto, a msica forma significante, e sua significao a de um smbolo, um objeto sensorialmente articulado que, em virtude de sua estrutura dinmica, pode expressar as formas da experincia vital que a linguagem especialmente inadequada para transmitir. Sentimento, vida, movimento e emoo constituem seu importe. (Langer, 1953, p.34) Aqui se tem a oportunidade de compreender melhor o envolvimento de cada indivduo com a msica, com a cano, o que atrai em determinadas canes e como elas falam, ao mesmo tempo, da vida, de momentos que se est vivendo. Para isso sero tomados trs termos, o significante, o significado e o signo, os quais aparecem tambm dentro do mito. Como diz a citao acima, a msica o significante, ou seja, uma forma, uma obra, um veculo, um canal. O contedo dessa forma, e como relatado acima, formas de experincia vital, como sentimento, emoo, vida, denominada como significado. A autora ainda ressalta um aspecto de grande valia, a estrutura dinmica que a msica tem e que possibilita imprimir na obra as experincias humanas, quase que de forma real, tamanha a comoo que causa. Isso fica muito claro quando se entende que a msica possui um tempo, um andamento, um fluir, um prosseguir, um

retornar, um fim, ou seja, todos esses aspectos tambm fazem parte das vidas. Mas cabe ressaltar aqui que apenas esses dois termos, o do significante e o do significado, no teriam a menor valia se no fosse a existncia de um terceiro, que depende muito de cada indivduo, ou seja, o smbolo. Esse sim tem o papel de associar e de dar a significao da obra de arte com a obra da vida, ou seja, as vidas. Pois, para que se possa associar a forma (significante) com o contedo (significado) e proporcionar uma significao, precisa-se passar a obra e a impresso pelos sentimentos para que ela expresse algo para o indivduo. mais ou menos como se tivesse que passar tal obra e contedo pelo filtro de nossas experincias de vida. Feito isso, no por acaso que muitas, seno todas, das canes que se canta, escuta, aprecia, traduzem o momento pelo qual se est vivendo. A cano carrega contedos de experincias humanas, vitais, pelas quais tambm se passa, vive, e daqui provm as associaes, significaes que ligam as pessoas diretamente, numa conexo atemporal.
Os afetos existem no tempo, como a msica, e o tempo passa, no h como peg-lo, estanc-lo. H sim. As canes seriam uma das formas privilegiadas de fazer isso. Elas guardam blocos de tempo, de memria. E com seu formato circular, de eterno retorno, voltam sempre resgatando a carga afetiva com que as associvamos - sem o perceber, e da vem o seu poder - na poca em que as ouvamos ou cantvamos. (Costa, 2001, p. ix)

J foi relatado anteriormente o valor da cano quanto associao, significao que se tem com ela devido aos contedos de obras distintas, a saber, arte e vida, porm de experincias vitais e humanas iguais. O autor acima traz um outro aspecto muito importante e de grande poder para a Musicoterapia, o de eterno retorno, ou seja, quando se canta hoje uma cano que se aprendeu na infncia, aquele tempo retorna ao tempo do hoje. Mais importante do que o retorno do tempo, so as cargas afetivas que, em alguns casos, podem conter complexos no resolvidos que retornam, estando anteriormente escondidos no inconsciente, e agora emergem no consciente. Aqui novamente se confirma a tese de que a cano um canal de expresso. A cano, como relatado

58

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

A cano: um canal de expresso de contedos simblicos e arquetpicos

acima, tem o poder de fazer emergir os complexos, as experincias vitais, que nem sempre so to claras enquanto apenas vividas. medida que se canta, os contedos das canes vo sendo associados com os contedos dos indivduos e, atravs dessa significao, que se toma conhecimento de pontos anteriormente encobertos, que impossibilitavam um entendimento, um equilbrio maior do ser e de suas experincias vitais. H momentos de entraves, bloqueios, onde no conseguimos traduzir em palavras o que sentimos. As canes podem permitir, ento o emergir dos contedos bloqueados. (Millecco Filho, 2001, p. 98) Quando as palavras entram para a msica, elas no so mais poesia ou prosa, so elementos da msica. Sua tarefa ajudar a criar e desenvolver a iluso primria da msica, o tempo virtual, e no a da literatura, que outra coisa; assim, elas desistem de seu status literrio e assumem funes puramente musicais. (Langer, 1953, p.156) Muitas pessoas acreditam que no funo do Musicoterapeuta dar importncia s letras das canes, mas apenas estrutura musical desta. Talvez porque entendam que a poesia apenas uma comunicao verbal e esquecem que na cano ela no est sozinha e nem pode sobreviver individualmente. No possvel imaginar, lembrar e at recitar a cano Desafinado, de Tom Jobim, sem a estrutura musical. Consegue-se entender o termo desafinado, a passagem ...que isso bossa nova, isso muito natural? Quando palavra e msica se conjugam na cano, a msica engole as palavras; no s meras palavras e sentenas literais, mas at mesmo estruturas literrias de palavras e poesia. A cano no um compromisso entre poesia e msica, embora o texto tomado em si mesmo seja um grande poema; a cano msica. (Langer, 1953, p.158) A autora acima expe a unicidade da cano, nela no existe msica sem poesia, nem poesia sem msica. Assim como se pediu anteriormente para recitar a cano Desafinado sem a msica, o contrrio tambm se faz necessrio. Toda vez que a melodia surge nos ouvidos, automaticamente a letra, a poesia tambm vem, pois ambas so uma unidade, uma complementa o sentido da outra. A partir desses entendimentos, reafirmase novamente que a cano um canal de expresso e que tarefa sim, do Musicoterapeuta, dar suporte para os contedos pessoais que vm atrelados a essa expresso, esta comunicao.

Quando se produz, se expressa um som, uma cano, esse som se reverbera, se expande, amplia o smbolo da arte. Essa, carregada de experincias vitais, amplia as experincias dos indivduos, no apenas no tempo do hoje, mas tambm no tempo do passado e do futuro. O reverberar, que nada mais do que o refletir, faz com que se reproduza imagens, contedos simblicos e arquetpicos, ou seja, contedos que transcendem e existem. Para que toda essa ampliao do smbolo ocorra, torna-se necessrio que o smbolo traga os contedos vitais pelos quais se vive.
O Canto um elemento estruturante para o ser humano, quer em sua histria filogentica, colaborando na construo cultural, fazendo parte do universo simblico de todas as culturas, quer em sua histria ontogentica, graas qual, cada indivduo, ao nascer, utiliza vocalizaes para iniciar o intercmbio com o mundo. O homem vem, ento, expressando-se musicalmente atravs da voz: nos cantos de trabalho, nos cnticos guerreiros, nos cantos religiosos ou sacros, nos acalantos de mes ou pais embalando filhos, nas festas, nos jogos, na crnica social de poca, nas peras associando dramas e mitos ao canto, nas canes populares... Enfim, em suas atividades, talvez mais significativas, o ser humano lana mo do cantar. (Millecco, 2001, p.109)

Na poca em que foram e que so feitas as canes, os artistas imprimem no apenas a sua vida, ou seja, seu trabalho, divertimento, mas tambm, e principalmente, todo o contexto no qual esto inseridos, como as guerras, a represso, a seca. Isso tudo fica muito evidente quando se tem contato com canes como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, o Hino de Duran (Hino da represso), de Chico Buarque, e tantas outras. Elas no tratam apenas de experincias individuais do compositor, mas de todo um contexto no qual esto inseridos e isso faz com que esse smbolo seja entendido e tenha significao para muitas pessoas. Assim, elas passam a ser utilizadas como a expresso de um povo. Outro tipo de canto de grande importncia para a compreenso do aspecto da expresso de contedos arquetpicos so os cantos religiosos ou sacros.

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

59

Sofia Cristina Dreher

Talvez seja o canto, uma das mais antigas maneiras do homem entrar em contato com o transcendente, com as foras divinizadas da natureza, com a idia de um ser supremo. As canes e danas indgenas, os cantos Gregorianos, os mantras, as ladainhas, os spirituals, os pontos de terreiro, as incelnas, enfim, as evocaes religiosas, funcionam como um canal de comunicao entre cu e terra, entre homem e Deus. (Millecco, 2001, p.48)

Tanto esse tipo de canto como a cano que fala da seca, a Asa Branca, levam a uma reflexo sobre algo maior, sobre a existncia. Algo que iguala os indivduos aos demais seres e que coloca a dor no mais como nica, mas como a dor de um povo, de uma civilizao.

so palco interior costuma ser uma encenao do drama humano geral. Os artistas e os sbios sempre souberam disso. Nossos problemas particulares - nascimento, morte, relacionamentos, conflitos e a busca de significado - so problemas humanos. Quem estiver passando por um deles tem chance de perceber que essa experincia uma verso de imagens grandiosas que simbolizam o medo como a humanidade sempre vivenciou esse problema. Jung chamou de arqutipos essas imagens atemporais. So dinamismos que fornecem padres de um comportamento, de emoo e de experincias pessoais que transcendem a histria pessoal. (Whitmont, 1991, 47)

Um olhar do musicoterapeuta sobre a cano


Bruscia, em seu livro Definindo Musicoterapia, traz uma definio de trabalho, em que consta que Musicoterapia um processo sistemtico de interveno em que o terapeuta ajuda o cliente a promover a sade utilizando experincias musicais e relaes que se desenvolvem atravs delas como foras dinmicas de mudanas. (Bruscia, 2000, p.22) Dentro dessas experincias musicais, existem as classificaes de tcnicas e recursos utilizados na prtica musicoteraputica, tais como as tcnicas da recriao, composio, audio e improvisao, bem como recursos instrumentais, udios e canes. importante ressaltar que a cano pode ser utilizada dentro de todas as tcnicas citadas anteriormente, mas cabe enfatizar que a cano no o nico canal de expresso na musicoterapia. O ato de cantar est muito presente em nossa sociedade. E pelo povo que a cano, a composio do autor, se torna popular, difundida, ou seja, a cano que o autor criou, passa a ser um significante para o povo. E dessa forma que o smbolo emerge, uma vez que a cano contm vivncias, experincias, imagens da natureza em que se vive e que se sente.
As imagens produzidas pela psique podem ser altamente pessoais, mas o drama em nos-

O autor Milton Nascimento, como tantos outros autores, consegue imprimir esses dramas humanos, dos quais o autor fala acima. Dentre tantas canes da autoria de Milton Nascimento, uma em especial se encaixa dentro da abordagem desse trabalho, a cano intitulada: Certas Canes. Certas canes que ouo cabem to dentro de mim que perguntar carece como no fui eu quem fiz. Certa emoo me alcana corta minha alma sem dor. Certas canes me chegam como se fosse o amor. (Certas canes Milton Nascimento) Como no fui eu quem fiz? Certas canes falam tanto da vida, que, por um instante, se confunde, como se passasse de uma cano para um relato de vida pessoal. E essa mgica que a cano, como portadora de elementos simblicos, nos proporciona. Na estrofe ...eu perguntei a Deus do cu, por que tamanha judiao. (Asa Branca Luiz Gonzaga), percebe-se que a judiao, a dor do povo relatado na cano, de uma realidade, mas a dor no s de domnio desse povo, mas de todo ser humano, da a capacidade de ampliao do smbolo, do significado que damos a ele. Percebe-se a Quem se refere a splica, a indagao, o pedido. A constelao do arqutipo do Pai reflete a ajuda, o amparo, o consolo, que tanto necessitam nesse momento. importante que a cano seja esmiuada at que o smbolo seja ampliado e significado

60

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

A cano: um canal de expresso de contedos simblicos e arquetpicos

para o paciente, ou seja, que o paciente se sinta atingido, tocado pela mensagem. Isso fica muito evidente quando o paciente canta a cano uma vez, mas no compreende o que cantou e nem est predisposto a receber o significado do smbolo.
Atravs de canes, eles podem comunicar seus problemas, suas necessidades ou desejos insatisfeitos do passado ou do presente, suas alegrias, sua solido. Eles podem ser lembrados de perodos tristes ou felizes que podem providenciar uma introspeco maior de seus problemas do presente, ou que podem lev-los para longe de seus desconfortos imediatos. Atravs do ouvir ou cantar canes, eles podem aprender ou ensinar, podem experimentar ou re-experimentar fatos e sentimentos, podem tocar ou ser tocados pela audio. (Bailey, 1984, p. 6)

momento de intenso prazer, alegria e distanciamento, nem que por alguns minutos, daquela situao real que esto vivendo e sentindo. Deve-se ressaltar que o trabalho da musicoterapia, realizado com os pacientes oncolgicos, feito durante a quimioterapia, portanto, num momento em que para uns h dor, desconforto e muita tenso.
O contedo de canes significante. Pessoas preferem ouvir e participar de canes que expressem suas necessidades e que convm ao nimo e s mensagens que eles desejam ouvir. Informaes variadas a respeito das necessidades fsicas, emocionais e espirituais de pacientes e famlias podem ser obtidos ao prestar mais ateno s canes que eles escolhem e s razes para suas escolhas. Os contedos da escolha ou lembranas. (Bailey, 1984, p.7).

Nesse sentido tambm se pode dizer que foram tocados pelo smbolo. Isso que a autora fala acima s pode ser entendido dentro do pensamento simblico, uma vez que os problemas, as necessidades e desejos, no so somente expressos de forma verbal, mas pelas palavras das canes. Estas, contendo material simblico, permitem fazer associaes, ligaes, ressignific-las com a vida pessoal do paciente. Nem sempre essa expresso provm dos pacientes, em termos do ato de cantar. Muitas vezes, a escuta da cano contm letras, das quais emergem smbolos, mensagens de que estavam precisando. Dentro da prtica musicoteraputica com pacientes com cncer, percebe-se que uma das primeiras necessidades dos pacientes falar, cantar algo que os leve daquele lugar, daquela situao. No por acaso que, em alguns atendimentos, solicitam canes alegres, contradizendo, saindo do estado em que se encontram. Quando se percebe que a vontade e a necessidade deles de fugirem um pouco daquela realidade, pedese que recordem de canes da infncia e pocas significativas de suas vidas, como o namoro. No so raras as vezes em que as risadas e expresses de lembranas alegres vm ao rosto, antes de expressarem as canes. Aqui fica muito evidente o aspecto do espao atemporal que a cano proporciona. Ela permite que as lembranas, as cargas afetivas venham tona, no momento em que so resgatadas as canes. Muitas tambm so as histrias que vm atreladas a essas canes. um

Dentre as canes que aparecem com mais freqncia entre os pacientes com cncer, pode-se dizer que uma em especial acompanha o trabalho do incio at o presente momento: Nossa Senhora, de Roberto Carlos. O smbolo de cuidado, de ajuda, que essa cano contm, ampliado por muitos, uma vez que a situao em que esto vivendo pede pela ajuda, pelo cuidado. A cano fala do pedido pelo cuidado: Nossa Senhora me d a mo. Cuida do meu corao. Da minha vida, do meu destino, cuida de mim. (Nossa Senhora Roberto Carlos) importante ressaltar, mais uma vez, que a ajuda pedida a um plano maior, um plano transpessoal, o arqutipo est novamente presente. Segundo os estudos da autora Kbler-Ross (2000), dentro de um processo do morrer, existem cinco estgios pelos quais se passa, a saber: a negao, a raiva, a negociao, a depresso e a aceitao. O caso a ser relatado agora de uma paciente que se encontra numa fase de transio entre a depresso e a aceitao. Quando a musicoterapeuta chega sala, a paciente est chorando e algumas enfermeiras dizendo a ela que no tem por que chorar, que, pelo contrrio, deve ficar alegre. Aqui cabe fazer uma constatao perante a dificuldade dos profissionais de sade em darem suporte dor emocio-

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

61

Sofia Cristina Dreher

nal dos seus pacientes. Esses profissionais no so preparados para lidar com a dor emocional, e sim, apenas com a dor fsica. Em alguns casos, os pacientes sentem uma angstia muito grande por no serem compreendidos na sua dor, uma vez que ela no se divide em dor fsica e emocional. Voltando ao relato do caso, a paciente disse que no estava encontrando lugar para chorar em sua casa, que apenas o conseguia fazer, noite, em seu quarto. A musicoterapeuta ento cochichou com ela, que fariam daquele lugar e daquele momento, um local para chorar, porque o choro faz bem. Antes mesmo de terminar de falar, o choro ganhou espao e saiu. Enquanto isso, a musicoterapeuta pediu licena para tocar e cantar uma cano, Aquarela, de Toquinho e Vincius de Morais. Foi escolhida Aquarela, por falar de um futuro do qual no se tem controle, por falar de um fim que chega para todos: Basta imaginar ele est partindo sereno e lindo e se a gente quiser ele vai pousar. E o futuro uma astronave que tentamos pilotar; no tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licena muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar. Nessa estrada no nos cabe conhecer ou ver o que vir. O fim dela, ningum sabe bem ao certo onde vai dar. Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela, que um dia enfim, descolorir. (Aquarela Toquinho/Vincius) A musicoterapeuta pediu que, dentro do possvel, a paciente a acompanhasse no canto, uma vez que apresentava dificuldades de respirao devido a um cncer no pulmo. Cantaram, conversaram, a paciente chorou e, em um determinado momento, perguntou o que a musicoterapeuta tinha para dizer a ela. Esta olhou em seus olhos e perguntou o que a paciente gostaria de dizer a ela mesma. O choro veio com mais fora, juntamente com a frase: Que eu no tenho cura. A constatao e aceitao tinham ganhado espao para a expresso, uma vez que em sua casa no havia espao para esse dilogo. A musicoterapeuta acolheu a sua constatao e ficou num movimento mais de escuta, uma vez que era isso que no estava encontrando, mas precisando. Mas, tambm,

teve um movimento de confirm-la dentro da sua dor e de uma morte iminente. Como j sabia de seu estado terminal, a cano Aquarela no foi escolhida por acaso. A musicoterapeuta trouxe essa cano por revelar que ela no tinha mais cura e que a morte algo que vem para todos, que faz parte da vida. Ao final, quando foi solicitada uma cano para o prximo encontro, a paciente pediu a cano: Se eu quiser falar com Deus, da autoria de Gilberto Gil. Naquele instante, a musicoterapeuta pde compreender que o corao da paciente estava mais aliviado e que o medo da morte tinha sido amenizado, e talvez at superado. Se eu quiser falar com Deus Tenho que ficar a ss Tenho que apagar a luz Tenho que calar a voz Tenho que encontrar a paz ... Se eu quiser falar com Deus Tenho que me aventurar Tenho que subir aos cus Sem cordas pra segurar Tenho que dizer adeus Dar as costas, caminhar Decidido, pela estrada. (Se eu quiser falar com Deus Gilberto Gil) dessa forma que a cano pode falar a respeito dos pacientes, pode ajudar a compreend-los e, principalmente, eles compreenderem a si prprios, dentro da situao em que esto vivendo. Nos momentos em que palavras no podem ser ditas ou nem se consegue mais diz-las, as canes ampliam e falam a respeito de seus sentimentos e vivncias para eles mesmos. Mensagens contidas nas canes podem providenciar suporte para necessidades internas e podem ajudar pessoas a processarem perdas e aflies. Canes podem evocar imagens prazerosas e podem provocar alegria. (Bailey, 1984, p.12) Compreende-se que a cano, como portadora de contedos simblicos, torna-se um veculo de comunicao entre o consciente e o inconsciente. Dessa maneira, tem-se a possibilidade de uma melhor adaptao e compreenso de contedos do inconsciente. importante ressaltar que o smbolo no traduz, elucida ou decifra, mas sim, amplia e

62

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

A cano: um canal de expresso de contedos simblicos e arquetpicos

ressignifica. Dessa maneira fica claro que o musicoterapeuta no pode classificar as canes, dizendo que aquela fala disso e assim por diante, porque no se trata de um sinal, mas de um smbolo e, como tal, s pode ressignificar a partir das vivncias de cada indivduo. Como foi relatado no trabalho, constatouse que a cano, devido ao seu carter simblico, nem sempre diz algo de que gostamos ou queremos, mas sim, do qual se est precisando, algo por muitas vezes inesperado. Alm disso, a cano permite aos musicoterapeutas a compreenso dos seus pacientes, bem como do momento que esto vivendo, em que as palavras cantadas soam melhor e mais fceis aos ouvidos, ao entendimento e ao corao, possibilitando uma comunicao mais eficaz e autntica.

Costa, M. S. R.(2001). Prefcio. In Millecco Filho, Luis Antnio. preciso cantar: Musicoterapia, cantos e canes. Rio de Janeiro: Enelivros. Kast, V. (1997) A dinmica dos smbolos: fundamentos da psicoterapia junguiana. So Paulo: Loyola. Kbler-Ross, E. (2000). Sobre a morte e o morrer. So Paulo: Martins Fontes. Langer, S. K. (1953). Sentimento e forma. So Paulo: Perspectiva. Langer, S. K. (1989). Filosofia em nova chave. So Paulo: Perspectiva. Langer, S. K. (1991). Retorno da Deusa. So Paulo: Summus. Millecco Filho, L. A. (2001). preciso cantar Musicoterapia, cantos e canes. Rio de Janeiro: Enelivros. Samuels, A.(1989). Jung e os ps-junguianos. Rio de Janeiro: Imago. Seabra, Z. (1996). Tempo de Camlia - o espao do mito. Rio de Janeiro: Record. Ulson, G. (1988). O Mtodo Junguiano. So Paulo: tica. Whitmont, E. C. (1969). A busca do smbolo: Conceitos bsicos de Psicologia Analtica. So Paulo: Cultrix.

Referncias
Bailey, L. M.(1984). The Use of Songs in Music Therapy With Cancer Patients and Their Families. The Journal of the American for Music Therapy: New Jersey EUA, 4(1). Bruscia, K. E. (2000). Definindo a Musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros. Bruscia, K. E. Complexo. (1997). In Ferreira, A. B. de H. Dicionrio Aurlio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Conde, C. Orelha do livro. (2001). In Millecco Filho, Luis Antnio. preciso cantar: Musicoterapia, cantos e canes. Rio de Janeiro: Enelivros.

Recebido em/received in:10/3/04 Aprovado em/approved in: 22/6/04

Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 42 p. 55-63, jul./set. 2005.

63

You might also like