You are on page 1of 9

RUDO OCUPACIONAL Contnuo/Intermitente e de Impacto

O Rudo

Quando um de ns se encontra num ambiente de trabalho e no consegue ouvir perfeitamente a fala das pessoas no mesmo recinto, isso uma primeira indicao de que o local demasiado ruidoso. Os especialistas no assunto definem o rudo como todo som que causa sensao desagradvel ao homem. As perdas de audio so derivadas da frequncia e intensidade do rudo. A fadiga evidencia-se por uma menor acuidade auditiva. As ondas sonoras transmitem-se tanto pelo ar como por materiais slidos. Quanto maior for a densidade do meio condutor, menor ser a velocidade de propagao do rudo. O rudo pois um agente fsico que pode afectar de modo significativo a qualidade de vida. Mede-se o rudo utilizando um instrumento denominado medidor de presso sonora, e a unidade usada como medida o decibel ou abreviadamente dB.

Sem medidas de controlo ou proteco , o excesso de intensidade do rudo, acaba por afectar o crebro e o sistema nervoso . Em condies de exposio prolongada ao rudo por parte do aparelho auditivo, os efeitos podem resultar na surdez profissional cuja cura impossvel, deixando o trabalhador com dificuldades para se relacionar com os colegas e famlia , assim como dificuldades acrescidas em se aperceber da movimentao de veculos ou mquinas , agravando as suas condies de risco por acidente fsico.

Decibel O decibel uma unidade de medida da intensidade do som. O ouvido humano capaz de perceber presses sonoras (intensidades) desde cerca de 0 dB (limiar da audio) at algo acima de 130 dB (limiar da dor). Como a audio registra com mais facilidade as freqncias mdias e agudas, o nvel sonoro expresso em dB corrigido por aparelhos de medio de rudo. Esse sistema de correo chama-se "filtro de ponderao", "curva de ponderao "ou escala de compensao". Existem diversos sistemas mas, o mais comumente utilizado a Escala de Compensao A de nvel sonoro expresso em dB(A) e que representa a sensao de rudo efetivamente percebida pelo ouvido. Exemplos em escala gradativa de medio por decibis: Decolagem de avio a jato (a 33 metros): 130 dB(A) - Britadeira ou perfuratriz: 120 dB(A) - Show de rock (alto-falantes perto): 110 dB(A) - Metr (dentro do vago): 95 dB(A) - Aspirador de p: 80 dB(A) - Carro em movimento (a 5 metros):70 dB(A) - Conversa normal: 60 dB(A) - Sussurro leve:30 dB(A)

Rudo contnuo e intermitente

Rudos contnuos : so aqueles cuja variao de nvel de intensidade sonora muito pequena em funo do tempo. So rudos caractersticos de bombas de lquidos, motores eltricos, engrenagens, etc. Exemplos : chuva, geladeiras, compressores, ventiladores.

Segundo a NR 15 o ruido continuo aquele nao classeificado como impacto. Do ponto de vista tcnico, ruido continnuo e aquele cujo NPS varia de 3 bD durante um periodo longo ( mais de 15 minutos) de observaao. Exemplo: o ruido dentro de uma tecelagem.

Ruido de Impacto ou impulsivo

Rudos impulsivos, ou de impacto : apresentam altos nveis de intensidade sonora, num intervalo de tempo muito pequeno. So os rudos provenientes de exploses e impactos. So rudos caractersticos de rebitadeiras, impressoras automticas, britadeiras, prensas, etc. .

A NR 15, anexo 2 define ruido de impacto como picos de energia acustica de duraao inferior a 1 segundo, a intervalos uperiores a 1 segundo.

Medidor de nvel de presso sonora: decibelmetro

O Decibelmetro um aparelho que mede precisamente reas de rudos e outros nveis de som. O decibelmetro digital designa e mede caractersticas especiais, possuindo grfico de barras e outros dados de gravao, definindo com preciso qualquer ambiente acstico. O medidor leve e fcil de operar. A medio dos nveis de som a principal atividade para avaliao dos problemas do rudo em um ambiente. Podemos fazer desde uma simples avaliao local, passando por um levantamento mais minucioso, at uma anlise de alta preciso usando analisadores de freqncia. Essas medies devem ser realizadas por medidores de nvel de presso de som, que estejam de acordo com as normas internacionais. importante que o medidor no seja do tipo hobby, facilmente importado e encontrado no mercado por contrabando. Por outro lado, os mtodos de medio e anlise dos resultados devem ser escolhidos por pessoas que tenham um conhecimento sobre acstica e devem conhecer as normas nacionais e internacionais, bem como as leis em vigor. A instrumentao para medio de rudo a nica que tem regulamentao internacional e a que apresenta a maior versatilidade e opo de modelos, desde simples at complexas anlises de nveis sonoros, com diferentes graus de exatido. Os aparelhos de boa procedncia atendem os padres da IEC (International

Electrotechnical Commission) e do ANSI (Americam Standards Institute). Portanto ao comprar ou usar um equipamento de medida de som, verifique se ele atende a uma dessas normas : - IEC 651 (1979) - Sound Level Meters - IEC 804 (1985) - Integrating-Averaging Sound Level Meters - ANSI S1.4 - (1983) - Specification for Sound Level Meters - ANSI S1.25 - (1991) - Specification for Personal Noise Dosimeters - ANSI S1.11 - (1986) - Specification for Oitave Filters.

Em funo de sua preciso nas medies (tolerncias), os medidores so classificados pela ANSI em trs padres, e pela IEC em quatro, como mostra a tabela a seguir.

Padres dos medidores de rudo conforme a aplicao

Os medidores de presso sonora constam, normalmente de :

Microfone: tem com funo neste sistema de captar o sinal acstico e o transformar em sinal eltrico. Assim, temos que a intensidade da corrente eltrica proporcional a intensidade da onda sonora. Amplificador: tem como finalidade aumentar o sinal eltrico do microfone j que o ms mo possui sinal eltrico muito pequeno (milivolts). Filtros de freqncias: separam o sinal eltrico em bandas de freqncias, atenuando ou amplificando cada uma. Os medidores possuem vrios filtros padronizados pela norma ISO. Integrador: tem como funo obter a mdia da intensidade sonora em um tempo. O tempo de resposta se divide em trs grupos: resposta lenta o ponteiro indica a mdia do nvel sonoro a cada 1 segundo, resposta rpida T igual a 1/8 ou 0,125 segundos e a resposta impulso o T 1/20 ou 0.050 segundos. Mostrador: apresenta os nveis medidos. Pode ser analgico (ponteiro) ou digital (dgitos).

Obrigatoriamente os equipamentos devem conter : - 2 curvas de ponderao - os circuitos de equalizao devem fornecer ao usurio a opo de escolha para as curvas A ou C. Alguns aparelhos contm as curvas B e D - No mnimo, 2 constantes de tempo : lenta (slow) ou rpida (fast). Alguns aparelhos possuem as constantes impulso e pico. - Faixa de medida de 30 a 140 dB. - Calibrador.

As curvas de ponderao (ou equalizao) dos medidores so usadas para que o aparelho efetue as medies do rudo de acordo com a sensibilidade do ouvido humano. Essa equalizao dada pela curva "A" que atenua os sons graves, d maior ganho para a banda de 2 a 5 kHz, e volta a atenuar levemente os sons agudos : exatamente essa a curva de sensibilidade do ouvido. Comparando as curvas, percebemos que a "Curva A" faz com que o medidor perceba o som como ns ouvimos. A curva de ponderao "C" quase plana e foi incorporada aos medidores caso haja necessidade de medir todo o som do ambiente (sem filtros), ou para avaliar a presena de sons de baixas freqncias. Como se v na figura 2 a grande diferena entre as Curvas "A" e "C" est na atenuao para baixas freqncias. Portanto, se durante uma medio de rudo, constatarmos uma grande diferena entre os valores medidos na escala "A" e "C", isto significa que grande parte do rudo encontra-se na faixa de baixas freqncias.

Os medidores de nvel de presso sonora usam duas constantes de tempo, aceitas internacionalmente. So os tempos correspondentes s respostas lenta (slow), de um segundo e, rpida (fast), de 0,125 segundos. O medidor apresenta em seu mostrador a

mdia quadrtica (RMS = Root Mean Square) das variaes da presso do som dentro do tempo especificado pela constante de tempo. escolhida o valor RMS da presso sonora porque ela relata fielmente a energia contida na onda sonora. Como ns sabemos, a resposta do ouvido proporcional energia das variaes da presso. Alguns aparelhos, mais sofisticados, possuem a constante de tempo de 35 ms (0,035 s), correspondente operao "impulso". Essa constante existe em normas de alguns pases sendo usadas para sons de grande intensidade e tempo de durao muito pequeno. Devemos tomar as seguintes precaues com o medidor de nvel de presso sonora: - Verificar a calibrao sempre que for usar o aparelho: O medidor, por ter um circuito eletrnico, muito sensvel temperatura, e o seu microfone tem alta sensibilidade umidade e presso atmosfrica; - respeitar as caractersticas do microfone, quanto a limites de temperatura, umidade, ngulo de colocao, etc.; - verificar a bateria antes de cada medio; - fazer as devidas correes, quando utilizar o cabo de extenso; - usar adequadamente o fundo de escala em dB do aparelho, para obter maior preciso; - usar corretamente as curvas de ponderao "A", "B" ou "C"; - usar de maneira adequada a constante de tempo.

Precaues durante as medies

Alguns cuidados devem ser tomados quando medimos os nveis de rudo de um ambiente: Os principais so : medidor deve ser colocado na posio de trabalho dos operrios e na altura do ouvido dos mesmos; deve ser evitada a interferncia do vento no microfone do medidor. Para anular esse efeito, existe um dispositivo denominado "windscreen" que evita o "sopro" sobre o microfone; a distncia do medidor fonte de rudo deve estar de acordo com as Normas ISO 1999, ISO 1966/1 e as recomendaes ISO R 131, R 266 e R 495; devem ser evitadas superfcies refletoras, que no sejam comuns ao ambiente. Assim, deve-se evitar que o corpo da pessoa que faz a medio no interfira nas medidas;

recomenda-se fazer pelo menos 5 medies em cada local; o principal causador de erros nas medies de rudo o Rudo de Fundo. Trata-se do rudo do ambiente, que no faz parte do rudo daquele local. Para comprovar a sua influncia, mede-se o nvel de rudo de uma mquina em funcionamento e, em seguida, desligada. No primeiro caso medido o rudo total (rudo da mquina + rudo de fundo), e no segundo caso apenas o rudo de fundo. Se a diferena do nvel for menor que 3 dB, indica um rudo de fundo bastante intenso, que deve ser levado em considerao nas medies.

Mtodos de medio de rudo

A seguir, vamos apresentar uma srie de mtodos de avaliao do rudo em ambientes, com crescente grau de sofisticao. No final, apresentaremos os mtodos usados no Brasil, fixados pelas Normas Brasileiras e pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

Percepo Subjetiva do Rudo (sem o medidor)

Ns percebemos claramente quando estamos num ambiente com rudo pois o nosso aparelho auditivo tem grande sensibilidade para detectar a intensidade do som. Existem duas maneiras fceis para constatarmos se os nveis de rudo esto se tornando elevados demais, sem o uso do medidor: - A primeira verificar se existe dificuldade de comunicao oral dentro do ambiente. Essa dificuldade constatada ao se tentar conversar com outras pessoas a um metro de distncia com nvel normal de voz. Caso haja dificuldade de comunicao, ou necessidade de gritar, ou falar mais prximo da outra pessoa, indicar que o nvel de rudo do ambiente est acima do nvel da voz (que pode ser tomado prximo de 70 dB). - A segunda maneira constatar se as pessoas, aps permanncia prolongada no local, sofrem uma diminuio da sensibilidade auditiva (tambm chamada de sensao de campainha nos ouvidos). A diminuio da sensibilidade auditiva e o zumbido nos ouvidos so causados por uma proteo natural que contrai os msculos do ouvido mdio, proporcionando um amortecimento nas vibraes dos trs ossculos. Essa contrao permanece por algum tempo, mesmo depois de cessado o rudo, causando uma diminuio da acuidade auditiva. Caso um desses dois testes releve resultados positivos, existe grande

possibilidade dos nveis estarem acima do recomendvel. Deve-se portanto, providenciar a imediata avaliao da situao acstica do ambiente.

Medio de Rudos Contnuos

A avaliao dos nveis de rudo contnuos feita diretamente com o medidor de nvel de presso sonora. Aproximamos o aparelho da fonte, na posio de trabalho do operrio e lemos diretamente no aparelho o nvel de rudo do local. Por ser um rudo do tipo contnuo, dever haver pouca variao nos valores marcados pelo mostrador. O medidor deve estar regulado na curva de ponderao "A" e com a constante de tempo em lenta (Slow = RMS da presso sonora em 1 segundo).

You might also like