You are on page 1of 6

1

A TRANSFERNCIA DE FREUD A LACAN Transferncia modus operandis da psicanlise, a mola mestre da cura. Lacan: fundamento da transferncia Sujeito Suposto Saber (1964/65) O analisante comea supondo que o analista est de posse do saber que lhe concerne, e progressivamente descobre que no assim, mas a anlise se estabelece na base dessa suposio. Evoluo da tcnica: arte de interpretar idade de ouro da psicanlise Ics rebelde interveno psicanaltica trabalho da resistncia. Se a tcnica psicanaltica evoluiu porque o Ics mesmo evoluiu.

Transferncia freudianase produz quando o desejo se aferra a um elemento muito particular que a pessoa do terapeuta o significante do analista e no sua pessoa. o momento em que o desejo do paciente se apodera do terapeuta, em que o psicanalista imanta as cargas liberadas pelo recalqueno h exterioridade da analista com relao ao Ics. O analista, como significante, faz parte da economia psquica. H um lugar na economia psquica que o analista vem ocupar O analista uma formao do Ics A emergncia da transferncia na cura testemunho do Ics. A transferncia a atualizao do Ics (Lacan)

Transferncia permite ver o funcionamento de um mecanismo inconsciente na prpria atualidade da sesso. A emergncia da transferncia assinala que os processos inconscientes foram ativados. A transferncia um obstculo para a cura tem uma funo de tampa para as associaes inconscientes e vem interromp-las. A anlise se faz graas transferncia e apesar dela. Repetio e Resistncia:
Cada indivduo tem uma placa estereotipada da qual tira exemplares, indefinidamente, no decorrer de sua existncia, e, afinal, a transferncia o momento em que o analista captado nesses esteretipos, o momento em que a carga libidinal introduz o analista em uma dessas sries psquicas que o paciente constitui no decorrer de sua existncia. A transferncia aparece como uma iluso, imaginria, algo que no racional.

A transferncia, segundo Freud, aparece como um fragmento de repetio inconsciente, como presa ao automatismo da repetio. O analista exerce uma presso sobre o Ics pela prpria oferta que faz de escutar o paciente, e sabe-se que o que se diz nunca qualquer coisa, e essa qualquer coisa o conduz zona que se imagina no mais profundo, onde estaria escondida sua libido, que correlativa a uma resistncia. O paciente paciente, e o analista que pratica a anlise das resistncias, , ele, impaciente Resta uma margem de sugesto em toda operao de transferncia.

como lugar onde se dirige o sintomaanalista, pela transferncia, opera sobre o sintoma. O psicanalista pede a rememorao, a transferncia opes rememorao, a repetio.
Sintoma se dirige ao Outroanalista

A vida fundamentalmente uma repetio, que tem-se a iluso do novo, mas de fato, a vida constituda pela repetio.

Precisa-se da psicanlise para se notar os limites to estreitos em que se est capturado por um nmero extremamente limitado de significantes. Freud diz que o Ics no resiste, o Eu que resiste, porque a liberao do recalcado, provoca desprazer. Sujeito Suposto Saber uma conseqncia direta do procedimento da regra fundamental da psicanlise, a associao livre, que diz ao pacientediga qualquer coisa, isso sempre vai querer dizer algo. O psicanalista est para garantir ao paciente que esse exerccio sem lucro quer dizer alguma coisa, mesmo antes que se saiba o qu. Pacto analtico: iluso fundamental saber do Ics est constitudo no analista

Busca da verdade no limite da palavra: palavra do analista enquanto Outro (significao) Transferncia: relao dissimtricaamo da verdade. Analista duplica o valor discricionrio da palavra SintomaOutro Analistalugar que se dirige o sintoma Analistaopera sobre o sintoma Transferncia: tempo da experincia e da elaborao.

You might also like