You are on page 1of 8

ANLISE LOGSTICA DE UMA EMPRESA DO MEIO OSTE CATARINENSE, NO RAMO DA FRUTICULTURA, LOGSTICA E DISTRIBUIO

RESUMO As rpidas transformaes no novo milnio tornam cada vez mais desafiadoras a gesto das empresas no que se diz respeito competitividade. A globalizao expande significativamente o nmero de concorrentes de todos os ramos de atividades, inclusive na fruticultura. Cada vez mais atributos esto sendo adicionados a qualquer produto e ou servios que passam a ser oferecidos. Por isso as empresas esto cada vez mais voltando sua ateno qualidade de seus produtos e servios, mas, sem deixar de preocuparem-se com aes que reduzam significativamente os custos da produo, processamento e distribuio dos produtos. A logstica vital para a economia e para as empresas. fator chave para incrementar o comrcio regional, nacional e internacional. Sistemas logsticos eficientes na fruticultura significam melhor padro de servios e dos produtos que vo chegar mesa do consumidor. As atividades logsticas absorvem uma poro significativa nos custos das organizaes. Estes custos, muitas vezes determinam se uma empresa ser ou no competitiva no mercado. PALAVRAS CHAVES LOGSTICA, DISTRIBUIO, FRUTICULTURA. 1 INTRODUO Dentro da logstica observamos que muitas empresas dentre as quais, destacamos uma empresa que atua dentro do ramo da fruticultura, situada no meio oeste catarinense sendo que sua principal forma de transporte para distribuio de seus produtos o transporte terrestre. Mas tambm necessita de outro modal que considerado essencial para exportao que o transporte martimo. Na fundamentao terica nos referenciamos aos seguintes autores, Varela prope algumas mudanas nos transportes da referida empresa para que possa atender melhor s necessidades dos clientes, Novaes acredita que a logstica uma grande arma que as empresas possuem ou podem incrementar em suas empresas para obter sucesso e uma concorrncia sadia, Caixeta filho fala sobre a importncia de uma distribuio bem feita, mas cada empresa tem que se adaptar conforme seu produto ou servios e por fim Nunes que comenta sobre os canais de distribuio e suas funes, que julga muito importante para a chegada dos produtos ou servios ate o consumidor final. Na analise dos dados apresentamos informaes de como feita a distribuio dos produtos da referida empresa, desde o seu cultivo no pomar, at o consumidor final, sendo que: apresentamos dados crescentes, com isso mostraremos a praticidade do transporte terrestre na empresa. E finalmente so feitas as consideraes finais.

2 FUNDAMENTAO TERICA A logstica no Brasil viveu longo perodo esquecida, sendo considerada por muitos como um mal necessrio para operaes das empresas. No sobrevivem sem a competncia administrativa. Assim, necessrio entender logstica como sinnimo de transporte e operaes de movimentao e armazenagem. muito pouco pela abrangncia do tema. A logstica mais do que isso; uma especialidade que tem sob sua competncia o planejamento, implementao, gesto e controle dos fluxos de informao relacionados movimentao de materiais e produtos dentro das organizaes participantes de uma mesma cadeia. Ela uma arma importantssima para a criao de ambiente de satisfao plena dos clientes. E isso j era falado e praticado na dcada de 50 conforme relata a historia. (NOVAES, 2001 p.44) A logstica compreende ou interage com todas as atividades empresariais envolvidas nos fluxos de informaes e materiais/produtos. Dessas atividades fazem parte as estruturas fsicas, organizacionais e modelos de gesto. Portanto, alm das operaes como movimentao, armazenagem, transporte. Ela tem de estar envolvida no desenvolvimento de projeto ttico e estratgico como novos modelos de distribuio. A logstica deve tambm participar ativamente da previso de demanda, planejamento integrado, suprimentos, manufatura, distribuio, desenvolvimento de embalagem e administrao de custos lgicos. O fato que as transformaes ocorrem com uma velocidade incrvel. Contudo, no se implanta logstica da noite pro dia. Para isso necessrio disposio para tomadas de decises em todos os nveis, mas sem atropelos. Fazer investimentos outro ponto chave, alm da natural administrao. Muitas vezes, para reduzir custos necessrio antes, investir corretamente. momento de dar foco logstica. Ela , ao lado do marketing, o outro grande pilar de sustentao dos negcios de uma organizao. H um sculo, John F. Crowell j se preocupava com a distribuio de produtos agrcolas. De l para c, muitos acontecimentos tem constitudo a sua histria e, a cada dia, a logstica se torna atual e necessria. A distribuio o ramo de logstica empresarial que trata da movimentao, estocagem e processamento de pedidos dos produtos da empresa. O tipo de distribuio depende, em grande parte, da natureza do produto movimentado, do padro de sua demanda, dos custos relativos das varias opes de distribuio fsica e das exigncias de nvel de servio. (CAIXETA FILHO, 2001) O nvel de servio uma das razoes do esforo logstico. Ele tem muitas dimenses, mas, para especialistas da rea, a mdia e a variabilidade do tempo de preenchimento e entrega do pedido, a exatido com que os pedidos so preenchidos e as condies com que os produtos chegam so suas principais incumbncias. Estes so os

elementos do nvel de servios que custam estar sob controle da logstica e que so em geral facilmente mensurveis. A maioria dos fabricantes e produtores utiliza-se de intermedirios para levar seus produtos ate o mercado. Esse processo chamado de canal de distribuio, que objetiva atravs de um conjunto de organizaes interdependentes envolvidas em levar o produto ou servio ao consumidor final. Os intermedirios so necessrios devido sua grande capacidade de tomar os bens acessveis aos mercados-alvos. Atravs de seus contatos, experincias, especializao e escala operacional, eles garantem oferecer as empresas mais do que elas podem render por conta prpria. (Novaes, 2001) O conceito dos canais de distribuio no se limita distribuio de bens fsicos; os prestadores de servios, lojas de departamento, hotis, bancos, agncias de servios, entre outros, tambm enfrentam problemas em tornar produtos disponveis e em locais estratgicos para o cliente alvo. 2.1 FUNO DOS CANAIS DE DISTRIBUIO O canal de distribuio faz a ligao entre o produtor e o consumidor. Os membros do canal de distribuio ajudam a completar as transaes na medida em que se envolvem com a informao, promoo, contato, adaptao, negociao, distribuio fsica, financiamentos e riscos. (Nunes, 2001) Informao: coleta e distribui informaes proporcionadas pela pesquisa e pela inteligncia de distribuir sobre os fatores e foras do ambiente, necessrio para planejar e para facilitar a troca; Promoo: desenvolve e distribui comunicaes sobre uma oferta; Contato: mantm contatos freqentes com compradores potenciais; Adaptao: modela e adapta a oferta s necessidades do consumidor; Negociao: chega a um acordo sobre preo e condies de oferta; Distribuio fsica: transporta e armazena os produtos; Financiamento: obtm e aloca os recursos necessrios para cobrir os custos do trabalho do canal; Riscos: assume os riscos de executar o trabalho do canal. Uma empresa nova geralmente comea com um sistema regional de vendas em uma rea limitada do mercado. Por ter um capital limitado, usa um nmero reduzido de intermedirios existentes em cada mercado, sendo eles agentes de vendas, atacadistas, diversos varejistas, algumas empresas de transporte e alguns depsitos. Decidir quais so os melhores canais no o problema maior, mas sim convencer um ou melhores intermedirios a aceitarem trabalhar com sua a sua linha. Quanto mais descentralizado for o canal, mais rpida ser a entrega e maior o sortimento.

Os objetivos do canal devem ser definidos em termos de nvel de servios desejados pelos consumidores alvo. Em cada segmento, a empresa deve minimizar o custo total do anal para atender s exigncias de servios do consumidor. (CAVANA FILHO, 2001)

2.2 OS CANAIS DE DISTRIBUIO Canal de distribuio e uma rede organizada de agencias e instituies que, em combinao, executam todas as atividades necessrias para ligar produtores e usurios a fim de realizar a tarefa de disponibilizar tais produtos para o consumidor final. (NOVAES, 2001) Distribuio o fluxo fsico de bens pelos canais, que so constitudos por grupo coordenado de indivduo ou empresas. Estas realizam funes que acrescentam utilidade a um produto ou servio. Com a crescente demanda por produtos e servios aos clientes, com elevados ndices de qualidade, o negcio de distribuio caracteriza-se altamente competitivo e interessante para as empresas. O fabricante tem o produto para ser comercializado e passa por vrias fases: o fabricante vende direto ao consumidor final. O fabricante vende ao varejista que vai repassar ao consumidor final com um preo diferente daquele que compraria direto. O fabricante vende ao atacadista e este vende ao varejista que ir disponibilizar para o consumidor final. O fabricante vende a um distribuidor que fornece a um atacadista que ir repassar ao varejista que ir disponibilizar ao consumidor final que pagar um alto preo por este produto, pois o mesmo ter seu preo acrescido de todo o custo na cadeia de distribuio.

2.3 SISTEMA DE DISTRIBUIO Muito embora possa ocorrer, na prtica, um nmero razovel de situaes diversas na distribuio fsica de produtos pode resumi-las em duas configuraes bsicas, a saber:

Distribuio um para um em que o veculo totalmente carregado no depsito da fbrica ou num CD do varejista (lotao completa) e transporta a carga para outro ponto de destino, podendo ser outro CD, uma loja, ou outra instalao qualquer. Distribuio um para muitos, ou compartilhada em que o veculo carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas s diversas lojas ou clientes, e executando um roteiro de entregas pr-determinado.

Na distribuio um para um, o carregamento do veculo e realizado de forma a lot-lo completamente. Ao carregar o caminho, vai se acomodando a carga nos espaos disponveis, visando o melhor aproveitamento possvel de sua capacidade. Esse aspecto importante, pois na distribuio um para muitos no se consegue, com freqncia, um bom aproveitamento do espao dentro do veculo. Isso porque obrigado a carreg-

lo na ordem inversa das entregas, o que impede a otimizao do arranjo interno carga no caminho. Na linguagem do pessoal de transportes, este tipo de distribuio um para um e denominado transferncia de produtos. J na distribuio um para muitos, o veculo carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, e executa a distribuio das entregas pr-determinadas.

2.4 MODALIDADE DE TRANSPORTES Cada modalidade de transporte oferece uma srie de vantagens e desvantagens para a movimentao de produtos. O transporte ferrovirio, com suas caractersticas de custos fixos altos e custos variveis relativamente baixos, se eficientemente operado, poder absorver custos unitrios reduzidos para movimentao que envolva grandes quantidades de carga. Diferentemente do transporte rodovirio, no se tem um comportamento sistemtico dos valores de frete ferrovirio, que variam praticamente em funo das quantidades a serem movimentadas, tambm em comparao ao transporte rodovirio, que sempre uma opo de atendimento ponta a ponta, o transporte ferrovirio apresenta baixa flexibilidade. Com relao ao transporte fluvial, caracterizado pela movimentao de cargas volumosas de baixo valor agregado, a baixas velocidades, tem sido o mais indicado para movimentaes de longa distancia e apresentado o menor consumo de combustvel. Sendo que no Brasil para uma distribuio interna esse tipo de transporte no teria como funcionar por completo, em funo dos portos e das poucas rotas existentes, ficando em primeiro lugar em se tratando de exportaes. (VARELA, 2002, p. 18) Falando de fruticultura, s nos resta o transporte rodovirio como sendo o mais eficiente para curtas e longas distancias, isso passando por cima de algumas referncias universais, que dizem que, o transporte rodovirio seria recomendado para distncias inferiores ou iguais a 500 km. Mas sabemos que hoje, no Brasil e no mundo, essas distncias no nos dizem nada e ficam s no papel, j que temos carretas e caminhes que cruzam fronteiras para nos trazerem frutas de outros pases como, argentina, Uruguai e Chile. Para nossa regio o transporte mais recomendado de cmaras frias para distncias superiores a 800 km e carga seca para distncias inferiores a 800 km onde se usa lonas especiais chamadas lonas trmicas.

3 APRESENTAO DOS DADOS

Fonte: VARELA (2002, p. 19)

Acompanhando um planejamento de vendas mensal, faz-se atualmente a comercializao conforme fluxograma descrito acima.

3.1 DESCRIO DO PROCESSO ATUAL DE DISTRIBUIO DOS PRODUTOS A determinada empresa possui seus pomares em diversas regies do estado, e at mesmo fora do estado, onde o transporte de produtos agrcolas feitos 50% por veculos da empresa e 50% com empresas terceirizadas. J na colheita esse transporte das frutas feito 100% com uma empresa que terceirizou os servios, recolhendo a fruta no pomar e levando ate o destino final que a armazenagem em cmaras frias situada no parking house da empresa. Daqui em diante a comercializao realizada atravs de televendas, com contatos dirios com clientes. Aps a concluso da negociao do tipo de produto ser embarcado, emite-se um pedido de vendas que encaminhado on line para o setor de expedio. Este por sua vez vai separar o produto citado no pedido de venda e aguardara a chegada do caminho ou carreta para carregamento do mesmo. A empresa adota um sistema de que o cliente quem vai escolher o tipo de transporte que deseja para sua mercadoria, contatando assim diretamente com transportadoras da regio. A empresa possui clientes em todas as regies do Brasil, seus principais clientes esto localizados na regio Nordeste e Sudeste, o percentual comercializado via atacadista (CEASA) de 90% do volume de fruta disponvel; restando 10% para varejo (SUPERMERCADO). Os fretes para o setor atacadista seguem na modalidade FOB, ou seja, o cliente se responsabiliza pelas despesas de frete e para varejistas na modalidade CIF onde a empresa paga as despesas com frete. A fruta transportada em caminhes de carga seca, ba trmico, sider e frigorfica, a maior parte transportada em carga seca, isso provoca perda na qualidade e reduz o tempo que a fruta pode ficar exposta para venda.

3.2 RASTREABILIDADE Para garantir o fornecimento de produtos com qualidade a empresa dispe de um sistema que controla a movimentao e armazenagem processada eletronicamente, fornecendo controle total sobre os processos e estoques. Esse sistema indica qual a maa deve ser processada o carregada, onde esta armazenada, e qual seu perfil de qualidade, alem de tornar o processo de expedio mais seguro. (VARELA, 2002) A referenciada empresa foi fundada em 27 de maro de 1962, tendo como objetivo social explorao de empreendimentos agropecurios, incluindo a comercializao de frutas em geral, mudas frutferas e sementes. Atualmente tambm opera na prestao de servios a terceiros relacionados classificao, armazenagem, importao e exportao de frutas. uma das maiores empresas arrecadadoras de impostos da regio. O seu produto principal a ma, cuja produo vem crescendo a cada ano.

uma das empresas que mais investiu em pesquisa no mundo na rea de ma, assumindo papel decisivo no desenvolvimento da fruticultura do sul do Brasil. Os resultados das pesquisas foram repassados para rgos oficiais brasileiros, sendo que as diversas tcnicas de manejo desenvolvidas pela empresa se tornaram modelo no pas. Alm das tcnicas inovadoras e eficazes, a referida empresa foi responsvel pelo sucesso das principais variedades de ma no Brasil, as variedades gala, Fuji e belgoldem. Destas, a que se revelou ideal para produo em grande escala foi a gala. Esta variedade surgiu em 1939 na Nova Zelndia, e chegou ao Brasil graas logstica que j existia na poca, pelos fundadores da referenciada empresa. Depois de vrios anos pesquisando e aprimorando a qualidade, a empresa fez sua primeira colheita de ma gala em escala comercial em 1976. Possui atualmente 1600 hectares de ma plantados, com pomares em Fraiburgo e gua Doce, no estado de Santa Catarina e em Vacaria-RS. Seu Packing House e o setor administrativo esto instalados na cidade de Videira-SC, e conta hoje com aproximadamente 600 funcionrios chegando a dobrar esse nmero no perodo de safra. Investimentos constantes altos padres de qualidade, rigor no plantio, e cuidados desde a muda da macieira ao controle informatizado da produo, tem sido fatores de sucesso da empresa. E como empresa inovadora, foi a primeira do setor de mas a buscar as certificaes ISSO-9000 e APPCC (anlise de Perigos e pontos crticos de controle), para dar segurana maior ao consumidor final. A empresa mencionada responsvel por 9% da produo brasileira de ma, o que corresponde a 3,6 milhes de caixas de ma produzidas por ano. Classifica 24 toneladas de ma a cada hora, por dimenso e cor. Possui atualmente uma capacidade de estocagem em cmaras frigorficas de 40 mil toneladas de fruta, sendo 23 mil toneladas em cmaras de atmosfera controlada e 17 mil toneladas em cmaras de atmosfera convencionais, participando com 10,2% da capacidade de estocagem no Brasil, neste setor. Essa empresa comercializa atualmente 70.000 toneladas de mas. Com uma carteira de aproximadamente 300 clientes em todo territrio nacional, desde a regio Sul at o Norte do pas, e para atender seus clientes deve e precisa contar com a logstica de distribuio, para que seus concorrentes no tomem espao no mercado.

4 CONCLUSO O termo logstica muito abrangente. Procurou-se neste trabalho focar a distribuio dos produtos, desde o momento em que esto sendo embalados at a chegada junto ao consumidor final. A mencionada empresa conta hoje, com 90% de seu sistema logstico com empresas terceirizadas. Com isso diminuiu o custo com veculos e conseqentemente com manuteno dos mesmos, sendo que o transporte para o mercado interno feio 100% pelo transporte rodovirio e para exportao 100% martimo.

A principal preocupao da empresa propiciar sempre a satisfao plena do cliente. Por isso esta todos os dias em busca da perfeio. Sabe-se que difcil ter a perfeio, principalmente porque se trabalha com produto perecvel. Porem isto torna possvel com a reduo do manuseio da fruta, carregando-a de forma adequada e conscientizando o atacadista ou varejista para armazen-lo de forma adequada.

5 REFERNCIAS
CAIXETA FILHO, Jose Vicente e GAMIERO, Augusto Hauber. Transporte e Logstica em sistemas agroindustriais. So Paulo: Atlas, 2001 CAVANA FILHO, Armando Oscar. Logstica: Novos modelos. Rio de Janeiro: Qualimark, 2001. NOVAES, Antonio Galvo. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuio. Rio de Janeiro: Campus, 2001 NUNES, Mekler Nichele. Quem vai Distribuir? Projees e estratgias sobre o 3 P do Marketing para empresas intermediarias no Brasil. Rio de Janeiro: Qualimark, 2001. VARELA, Walmir. Logstica de Distribuio. Fraiburgo SC ,2002.

You might also like