You are on page 1of 58

Imprimir

Baixar

Voltar a Legislao

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

LEI

COMPLEMENTAR

64,

DE

19

DE

JULHO

DE

2005.

DISPE SOBRE O ESTATUTO DOS SERVIDORES PBLICOS DO MUNICPIO DE NILPOLIS, E REVOGA A LEI COMPLEMENTAR N 08 DE 22 DE JUNHO DE 1992. A CMARA MUNICIPAL DE NILPOLIS, decreta e eu sanciono e promulgo a seguinte LEI : -

TTULO I CAPTULO NICO DISPOSIES GERAIS Art. 1- O regime jurdico dos servidores pblicos do Municpio de Nilpolis, incluindo suas autarquias o estatutrio institudo por esta Lei. Art. 2- Este Estatuto institui as normas que regulamentam as relaes funcionais do Poder Executivo com os servidores municipais. Pargrafo nico. As disposies contidas neste Estatuto aplicam-se aos membros do Magistrio Pblico, no que no colidirem com as normas estatutrias prprias. Art. 3- Servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico de provimento efetivo ou em comisso, mediante condies estabelecidas nesta Lei. TTULO II CAPTULO I DOS CARGOS PBLICOS Art. 4- Cargo Pblico o conjunto de atribuies, deveres e responsabilidades cometidas ao servidor, identificando-se pelas caractersticas de criao em lei, denominao prpria, atribuio especfica e estipndio correspondente, pago pelo Tesouro Municipal, sendo o menor centro hierarquizado de competncias da Administrao Pblica.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 5- Os cargos pblicos da Administrao Municipal de Nilpolis so acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, nas condies previstas em lei. Art. 6- vedado atribuir ao servidor funes diversas das prprias do seu cargo, definidas em lei ou regulamento, ressalvados os casos de readaptao mdica. Art. 7- vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias de cargos pblicos municipais, de qualquer natureza, para efeito de vencimento ou remunerao. Art. 8- Os cargos pblicos da Administrao Municipal podem ser de provimento efetivo ou em comisso. I- Cargo de provimento efetivo aquele que exige prvia aprovao e classificao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. II- Cargo de provimento em comisso o de livre nomeao e exonerao pelo Chefe do Poder Executivo do Municpio e se destina, apenas, s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Art. 9- proibido o exerccio gratuito de cargos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. Art. 10- O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente do Poder Executivo ou do dirigente superior de autarquia. CAPTULO II DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSO Art. 11- Os cargos em comisso so providos atravs de livre escolha do Prefeito Municipal, entre pessoas que possuam capacidade profissional e renam as condies necessrias ao desempenho das atribuies do cargo. Pargrafo nico- A remunerao pelo exerccio de cargo em comisso ser a do valor do respectivo smbolo. Art. 12- Dois por cento (2%), no mnimo, dos cargos de provimento em comisso destinam-se aos servidores municipais efetivos, que disponham dos requisitos de escolaridade e capacidade profissional necessrios ao desempenho das atribuies de direo, chefia e assessoramento. 1- No caso de a escolha recair em servidor de rgo pblico no subordinado ao Prefeito do Municpio de Nilpolis, o ato de nomeao ser precedido da necessria autorizao. 2- No poder ocupar cargo em comisso o servidor que tenha sido aposentado por invalidez, salvo cessarem os motivos que determinaram a inatividade. 3- permitido ao servidor aposentado, desde que, dita aposentadoria no tenha sido compulsoria, exercer cargo em comisso, desde que seja considerado apto em processo de inspeo de sade. 4- O servidor aposentado perceber integralmente o valor do smbolo do cargo em comisso para o qual foi nomeado.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 13- No poder ser nomeado para cargo em comisso aquele que houver sido condenado por furto, roubo, abuso de confiana, falncia fraudulenta, falsidade ou crime cometido contra a administrao pblica ou defesa nacional.

CAPTULO III DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 14- Os cargos de provimento efetivo da Administrao Pblica Direta e das Autarquias do Municpio de Nilpolis sero organizados em carreiras, exceto os que se configurem como cargos isolados, identificados em lei. Art. 15- As carreiras sero organizadas em classes de cargos, observadas a escolaridade e a qualificao profissional exigidas, bem como a natureza e complexidade das atribuies a serem exercidas por seus ocupantes na forma prevista em lei especfica. Art. 16- A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse e o exerccio. Art. 17- O servidor no poder, sem prejuzo de seu cargo, ser provido em outro cargo efetivo, salvo nos casos de acumulao legal definidos na Constituio Federal. Art. 18- O ato de provimento dever indicar, necessariamente, a existncia de vaga, com todos os elementos capazes de identific-la. Art. 19- So requisitos bsicos para ingresso no servio pblico: I- Ter nacionalidade brasileira, ou, se estrangeiro, atender s condies estabelecidas em lei; II- Estar em pleno gozo dos direitos polticos; III- Estar quite com as obrigaes militares e eleitorais; IV- Ter idade mnima de 18 (dezoito) anos; V- Ser julgado apto em exame de sanidade fsica e mental; VI- Possuir idoneidade moral; VII- Estar apto, legalmente, para o exerccio do cargo. 1- As atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei. 2- s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras. Art. 20- So formas de provimento dos cargos pblicos:

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

I- Nomeao; II- Reintegrao; III- Aproveitamento; IV- Readaptao V- Reverso

SEO II DA NOMEAO Art. 21- A nomeao far-se-: I- em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado ou de carreira; II- em comisso, para cargos de confiana, de livre escolha e exonerao. Art. 22- A nomeao para cargo isolado ou de carreira depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico. Os requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira sero estabelecidos por lei especfica, que fixar diretrizes do sistema de carreira na Administrao Pblica Municipal e seus regulamentos. Art.23- No poder ser nomeado para cargo pblico aquele que houver sido condenado por furto, roubo, abuso de confiana, falncia fraudulenta, falsidade ou crime cometido contra a administrao pblica ou defesa nacional. SEO III DA REINTEGRAO Art. 24- A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel ao mesmo cargo de que fora exonerado ex ofcio ou demitido, ocorrendo por deciso administrativa ou por sentena judicial, com o ressarcimento de todos os vencimentos e vantagens do perodo de afastamento. 1- Far-se- a reintegrao no cargo anteriormente ocupado; se alterado, no resultante da alterao; se extinto, em outro cargo de vencimento equivalente, atendida a habilitao profissional. 2- No ocorrendo qualquer das hipteses previstas no pargrafo anterior, restabelecer-se- o cargo anteriormente exercido, que ficar como excedente, e nele se far a reintegrao. 3- A reintegrao ocorrer, sempre, no sistema de classificao a que pertencia o funcionrio.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

4- Reintegrado o servidor, o eventual ocupante do cargo, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, podendo ser aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio; caso no seja estvel, ser exonerado. SEO IV DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO Art. 25- Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o funcionrio estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional calculados na razo de 1/35 (um trinta e cinco) avos por ano de servio, acrescidos das gratificaes, adicional por tempo de servio e salrio famlia. 1- O retorno atividade do servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento, sendo aproveitado, obrigatoriamente, em cargo de natureza e vencimento compatveis com os do anteriormente ocupado. 2- O rgo de pessoal determinar o imediato aproveitamento do servidor em disponibilidade, em vaga que vier a ocorrer nos rgos ou entidades da Administrao Pblica Municipal. 3- Havendo mais de um candidato mesma vaga, ter preferncia o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de servio pblico municipal. 4- O aproveitamento depender de prova de sanidade fsico-mental verificada mediante inspeo mdica oficial. 5- Se julgado apto, o servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato de aproveitamento. 6- Ser tornado sem efeito o aproveitamento e extinta a disponibilidade, se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo caso de doena comprovada em inspeo mdica por junta mdica oficial. 7- Provada a incapacidade definitiva em inspeo mdica, o servidor em disponibilidade ser aposentado, percebendo proventos integrais. SEO V DA READAPTAO Art. 26- A readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental. Art. 27- O servidor estvel poder ser readaptado ex oficio ou a pedido em funo mais compatvel, de vencimento equivalente, respeitada a habilitao exigida.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 28- A readaptao depender sempre de prvia inspeo realizada por junta mdica oficial e far-se- por reduo ou cometimento de encargos diversos daqueles que o servidor estiver exercendo, na mesma ou em outra unidade administrativa, consideradas a hierarquia e as funes do seu cargo. Art. 29- Se julgado incapaz para o servio pblico, o servidor ser aposentado. Art. 30- Em qualquer hiptese, a readaptao no poder acarretar aumento ou reduo da remunerao do servidor. Art. 31- o servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato. Art. 32- Ser tornado sem efeito a readaptao, se o servidor no entrar em exerccio, no prazo legal. SEO VI DA REVERSO Art. 33 - A reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistente os motivos da aposentadoria. Art. 34- O servidor aposentado poder retornar as atividades a pedido, desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos 05 (cinco) anos anteriores a solicitao. Art. 35- A reverso dever se dar no mesmo cargo ocupado anteriormente aposentadoria, e encontrando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. 1- O tempo em que o servidor estiver em exerccio, ser considerado para concesso da aposentadoria. Art. 36- O servidor que retornar a atividade por reverso, perceber, em substituio aos proventos da aposentadoria, a remunerao do cargo que voltar a exercer. Art. 37- No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade. Art. 38- o servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato. Art. 39- Ser tornado sem efeito a reverso, se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal. CAPTULO IV DO CONCURSO PBLICO Art. 40- A investidura em cargo pblico de provimento efetivo depende de aprovao e classificao em concurso pblico de provas escritas ou de provas e ttulos, podendo, tambm, os candidatos serem submetidos a provas prticas, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo. 1- Para provimento do cargo de Procurador e os profissionais do magistrio, ser exigido concurso de provas e ttulos .

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 41- As pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, e para as quais sero reservadas at 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no concurso. 1- A deficincia dever ser comprovada em exame feito por junta mdica oficial, segundo os critrios estabelecidos em lei municipal e, na falta desta, por lei estadual, e na falta desta, por lei federal, mediante as condies estabelecidas para provimento do cargo. 2- Os portadores de deficincia fsica participaro de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, em igualdade de condies com os demais candidatos, inclusive no que se refere ao contedo, avaliao, data, horrio e local de realizao das provas. Art. 42- O concurso de provas ou de provas e ttulos para provimento de cargos efetivos ser sempre pblico, dele se dando prvia e ampla divulgao da abertura de inscries, requisitos exigidos, programas, critrios de julgamento, prazo de validade e as condies de sua realizao e tudo o mais que interessar aos possveis candidatos. 1- O edital do concurso estabelecer as normas, de acordo com o especificado no caput deste artigo e ser publicado no rgo oficial e em jornal de grande circulao no Municpio e na regio. 2- O concurso pblico poder ter validade de at dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez por igual perodo. 3- O concurso pblico objetiva avaliar: I- Conhecimento e qualificao profissionais, mediante provas ou provas e ttulos; II- Habilidade para a execuo de tarefas do cargo, no caso de provas prticas; III- Capacidade fsica e psicolgica, no caso de cargos que exijam condies especficas para o desempenho das atribuies inerentes. 4- As atribuies inerentes ao cargo serviro de base para o estabelecimento dos requisitos a serem exigidos para inscrio no concurso pblico. 5- A pessoa portadora de deficincia fsica somente ser nomeada aps comprovao, em exame mdico oficial, de sua capacidade para o exerccio do cargo. 6- No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso pblico anterior, com prazo de validade ainda no expirado. SEO I DA POSSE E DO EXERCCIO Art. 43- Posse a aceitao expressa das atribuies, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossado.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

1- A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato de nomeao, prorrogvel por at mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado e ocorrendo motivo relevante, a critrio da Secretaria Municipal de Administrao. Art. 44- So requisitos para a posse, alm dos previstos no art.19, os seguintes: I- habilitao em concurso pblico; II- habilitao em exame de sanidade fsico-mental realizado, exclusivamente, por rgo oficial do Municpio; III- Declarao de bens e rendas que constituem o seu patrimnio; IV- Comprovao de bons antecedentes; V- Declarao sobre se detm outro cargo, funo ou emprego, ou se percebe proventos de inatividade; VI- Inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF). Art. 45- So competentes para dar posse: I- O Prefeito, os Secretrios Municipais e demais autoridades que lhe sejam diretamente subordinadas; II- Os Secretrios Municipais aos ocupantes de cargo em comisso no mbito das respectivas Secretarias, inclusive aos dirigentes de autarquias a estas vinculadas; III- Os dirigentes de autarquias aos seus servidores, inclusive aos ocupantes de cargo em comisso das respectivas entidades. Pargrafo nico. A competncia para dar posse poder ser objeto de delegao. Art. 46- Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo e ocorre aps a posse. Art. 47- competente para dar exerccio o dirigente do rgo ou entidade para onde for designado o servidor. Pargrafo nico. Ao entrar em exerccio o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao assentamento individual. Art. 48- O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. 1- O servidor que deva ter exerccio em outra localidade ter 15 (quinze) dias de prazo para faz-lo, incluindo neste tempo, o necessrio ao deslocamento para nova sede, desde que implique mudana de seu domiclio. 2- Na hiptese de o servidor encontrar-se afastado legalmente, o prazo a que se refere o pargrafo anterior ser contado a partir do trmino do afastamento. Art. 49- O ocupante de cargo de provimento efetivo fica sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, salvo quando, pela natureza do cargo, for estabelecida durao diversa. Art. 50- A investidura em cargo em comisso ocorrer com a posse, da qual se lavrar termo, incluindo o compromisso de fiel cumprimento dos deveres da funo pblica, bem como consignando a apresentao de declarao de bens e rendas.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico. Quando a investidura de que trata este artigo, recair em pessoas estranhas ao servio pblico, ser exigida a comprovao dos requisitos a que se referem os artigos 19 e 28, excetuada habilitao em concurso pblico. Art. 51- O exerccio de cargo em comisso exige, de seu ocupante, integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao. Art. 52- Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse e o exerccio no se verificarem nos prazos estabelecidos. 1- Em caso de empate na classificao do concurso, ter preferncia o candidato que no pertena ao servio pblico municipal, e havendo mais de um candidato no pertencente ao servio pblico municipal, o desempate ser em favor do mais idoso. 2- Se ocorrer empate de candidatos no pertencentes ao servio pblico municipal, decidir-se- em favor do mais idoso. Art. 53- Considera-se em efetivo exerccio o servidor afastado por motivo de: a- frias; b- Casamento (por oito dias) contados da data de sua realizao; c- Luto por oito dias, por falecimento do cnjuge, companheiro, pais, padrasto, madrasta, filhos, enteados, d- Menor sob guarda judicial ou tutela e irmos, a contar da data do bito; e- Desempenho de cargo de confiana na administrao pblica federal, estadual ou municipal; f- Licena especial; g- Licena gestante, licena aleitamento, licena paternidade e licena adotante; h- Acidente em servio ou doena profissional ou doena de notificao compulsria; i- Licena para tratamento de sade; j- Licena por motivo de doena em pessoa da famlia, respeitado o prazo estabelecido no art. 70 2; l- Misso oficial; m- Prestao de prova ou de exame em curso regular ou em concurso pblico; n- Recolhimento priso, se absolvido afinal; o- Suspenso preventiva, se inocentado afinal; p- Convocao para servio militar, jri e outros servios obrigatrios por lei; q- Faltas por motivo de doena comprovada, inclusive em pessoa da famlia, at o mximo de trs durante o ms, e outros casos de fora maior. r- Falta por convocao para jri, servio eleitoral, e para doao de sangue. Art. 54- O afastamento do servidor pblico de sua unidade administrativa dar-se- sempre com nus para a unidade cedente. SEO II DA ESTABILIDADE

10

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 55- O servidor nomeado em virtude de concurso pblico, adquirir estabilidade aps 3 (trs) anos de efetivo exerccio. 1- Nenhum servidor pode ser efetivado ou adquirir estabilidade se no for aprovado e classificado em concurso pblico. 2- Como condio para a aquisio de estabilidade, obrigatria a aprovao em avaliao especial de desempenho, por comisso instituda para essa finalidade. Art. 56- O servidor pblico estvel s perder o cargo: I- Em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II- Mediante processo administrativo disciplinar em que lhe seja assegurada ampla defesa; III- Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa ou quando ocorrer a extino do cargo ou a declarao do Poder Executivo, da sua desnecessidade. 1 Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade pelo chefe do Poder Executivo, por decreto, o funcionrio estvel ser posto em disponibilidade remunerada, com vencimentos proporcionais ao tempo de servio, at seu obrigatrio aproveitamento. 2- Os vencimentos da disponibilidade do funcionrio sero calculados na razo de 1/35 (um trinta e cinco avos) por ano de servio, se homem e 1/30 se mulher, acrescido da gratificao adicional por tempo de servio a que fizer jus na data da disponibilidade e do salrio famlia. CAPTULO V DAS LICENAS SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 57- Conceder-se- licena: I- Para tratamento de sade; II- Por motivo de doena em pessoa da famlia; III- gestante e adotante, bem como para aleitamento; IV- Paternidade pelo prazo de 5 (cinco) dias; V- Para servio militar, na forma da legislao especfica; VI- A ttulo de prmio, licena especial; VII- Para acompanhar o cnjuge ou companheiro(a); VIII- Para desempenho de mandato eletivo; IX- Para o desempenho de mandato classista

11

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

X- Sem vencimento para o trato de interesses particulares. XI- Para aperfeioamento profissional. XII- Por motivo de acidente em servio. SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 58- Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, pelo prazo de 12 meses, prorrogvel por igual perodo a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, assegurados os vencimentos e vantagens, includos nestas, por acidente em servio, doena profissional ou doena de notificao compulsria; Pargrafo nico- O servidor no reassumir o exerccio do cargo sem nova inspeo mdica, quando a licena concedida assim o tiver exigido. Art. 59- No curso da licena, poder o servidor requerer inspeo mdica, caso se julgue em condies de reassumir o exerccio ou de ser aposentado. Art. 60- O servidor que apresente indcios de leses orgnicas ou funcionais ser submetido inspeo mdica. Art. 61- O servidor no poder permanecer em licena para tratamento de sade por prazo superior a vinte e quatro meses. 1- Realizada nova inspeo, aps o prazo de que trata este artigo, o respectivo laudo mdico concluir pela volta ao servio, ou pela sua aposentadoria. 2- Em caso de doena grave, contagiosa ou no, que imponha cuidados permanentes, poder a junta mdica, se considerar o doente irrecupervel, determinar, como resultado da inspeo, sua imediata aposentadoria. Art. 62- So consideradas doena grave ou contagiosa ou incurvel: I- tuberculose ativa; II- alienao mental; III- neoplasia maligna; IV- cegueira posterior ao ingresso no servio pblico; V- lepra; VI- cardiopatia grave; VII- doena de Parkinson; VIII- paralisia irreversvel e incapacitante; IX- espondiloartrose anquilosante; X- nefropatia grave;

12

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

XI- estados avanados de doena de Paget (ostete deformante); XII- sndrome de imunodeficincia adquirida AIDS; e XIII- outras molstias que a lei indicar, com base nas concluses da medicina especializada. Art. 63- O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, salvo quando se tratarem de leses produzidas por acidente em servio ou de doena profissional, quando esta circunstncia se far expressamente consignada. 1- A licena para tratamento de sade ser concedida sempre com vencimentos e vantagens integrais. 2- Excetua-se do prazo estabelecido neste seo a licena para tratamento de sade, quando o servidor for considerado recupervel, a juzo de junta mdica. 3- Nas licenas dependentes de inspeo mdica, expirado o prazo mencionado no artigo 61 e ressalvada a hiptese do 1, o servidor ser submetido a nova inspeo, que concluir por sua volta ao servio, pela readaptao, ou pela aposentadoria, se for julgado definitivamente invlido para o servio pblico. 4- A licena prevista no inciso I do artigo 57, ser concedida por mdico do Servio de Percia Mdica do Municpio. 5- Estando o servidor, absolutamente impossibilitado de locomover-se, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 6- Estando o servidor, fora do Municpio, o exame mdico dever ser feito onde o mesmo se encontrar, aps contatos mantidos pelo Secretrio Municipal de Sade de Nilpolis com o Chefe da Percia Mdica do local onde se encontrar, ou com o mdico particular que atestou a doena. Art. 64- Terminada a licena, o servidor reassumir imediatamente o exerccio, ressalvados os casos de prorrogao. Pargrafo nico- O pedido de prorrogao dever ser apresentado antes de findo o prazo da licena; se indeferido, contar-se- como de licena o perodo compreendido entre a data do trmino e a da publicao oficial do despacho. Art. 65- A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias contados do trmino da anterior ser, a critrio mdico, considerada como sua prorrogao. Art. 66- Ressalvada a hiptese de abono de faltas de at 3 (trs) dias, o tempo necessrio inspeo mdica ser considerado como de licena. 1- Considerado apto, o servidor reassumir o exerccio, sob pena de serem computadas como faltas os dias de ausncia ao servio. Art. 67- Se da inspeo ficar constatada simulao do servidor, as ausncias sero havidas como faltas ao servio, e o fato ser comunicado ao rgo de pessoal para as providncias disciplinares cabveis. Art. 68- No processamento das licenas dependentes de inspeo mdica, ser observado o devido sigilo sobre os respectivos laudos ou atestados.

13

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 69- vedado o exerccio de atividade remunerada, no curso das licenas a que se referem os incisos I, II, III, IV e XI do artigo 57, sob pena de interrupo da licena, com perda total do vencimento e demais vantagens, at que reassuma o exerccio do cargo, sendo considerados como faltas ao servio os dias correspondentes perda de vencimento. SEO III DA LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA Art. 70- O servidor poder obter licena por motivo de doena na pessoa de ascendente, descendente, padrasto ou madrasta, colateral consangneo ou afim, at o 2 grau civil, cnjuge ou companheiro(a), ou pessoa que viva a suas expensas e conste do respectivo assentamento individual, desde que prove ser indispensvel sua assistncia pessoal e esta no possa ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo, o que dever ser apurado atravs de acompanhamento social. 1- A licena, a que se refere este artigo, ser concedida ou prorrogada, a pedido do servidor, instrudo com atestado ou exame mdico e comprovante do vnculo, devendo o assistido ser submetido inspeo mdica do municpio de Nilpolis. 2- O servidor no poder permanecer em licena por motivo de doena em pessoa da famlia por prazo superior a vinte e quatro meses. Art. 71- A licena, de que trata esta Seo, ser concedida com vencimentos e vantagens integrais nos 06 primeiros meses, e no caso de prorrogao, o servidor perceber os vencimentos e vantagens com perda de 30% dos mesmos, podendo o servidor, para garantia da percepo dos vencimentos e vantagens integrais, optar pela metade da carga horria obrigatria. SEO IV DA LICENA GESTANTE, ADOTANTE, POR ALEITAMENTO E DA LICENA-PATERNIDADE Art. 72- servidora gestante ser concedida licena pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias consecutivos, a partir do oitavo ms de gestao, salvo prescrio mdica em contrrio. 1- A licena gestante de recm-nascidos pr-termo ser acrescida do nmero de semanas equivalente diferena entre o nascimento a termo 37 semanas de idade gestacional e a idade gestacional do recm- nascido, devidamente comprovada. 2- No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, fsica e mentalmente, reassumir o exerccio; caso no seja julgada apta, a licena concedida ser para tratamento de sade.

14

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

3- No caso de aborto natural, a servidora ter direito a 15 (quinze) dias de repouso remunerado. 4 - O mdico atestante da servidora gestante, ser o da escolha da mesma. Art. 73- servidora gestante, quando em servio incompatvel com seu estado, aplicar-se-, a partir do quinto ms de gestao e at o incio da licena, de que trata o artigo anterior, a readaptao provisria pela reduo ou atribuio de novos encargos na mesma ou em outra unidade administrativa, consideradas a hierarquia e as funes do seu cargo. Art. 74- servidora que adotar ou obtiver guarda judicial, para fins de adoo de criana, ser concedida licena maternidade, que somente ser concedida mediante apresentao do termo judicial de guarda adotante ou guardi. 1- No caso de adoo ou guarda judicial de criana at 1 (um) ano de idade, o perodo de licena ser de 120 (cento e vinte) dias. 2- No caso de adoo ou guarda judicial de criana a partir de 1 (um) ano e at 4 (quatro) anos de idade, o perodo de licena ser de 60 (sessenta) dias. 3- No caso de adoo ou guarda judicial de criana a partir de 4 (quatro) anos e at 8 (oito) anos de idade, o perodo de licena ser de 30 (trinta) dias. Art. 75- gestante, poder ser concedida licena para aleitamento por, no mnimo, 30 (trinta) dias, estendendo-se, no mximo, at 90 (noventa) dias, iniciando-se imediatamente aps o trmino da licena maternidade. 1- Para prorrogao da licena, em cada perodo de 30 (trinta) dias, a lactante ter que apresentar declarao do pediatra do filho, afirmando que o mesmo est sendo alimentado com o leite materno. 2- Para amamentar o prprio filho, at 6 (seis) meses de idade, a servidora ter direito, durante a jornada de trabalho, a duas horas, que poder ser parcelada em dois perodos de uma hora. Art. 76- Pelo nascimento de filho, o servidor ter direito licena paternidade por 5 (cinco) dias consecutivos. Art. 77- As licenas, de que trata esta Seo, sero concedidas com vencimento e vantagens integrais. SEO V DA LICENA PARA SERVIO MILITAR Art. 78- Ao servidor convocado para servio militar ou outro encargo da segurana nacional, ser concedida licena pelo prazo que durar a sua incorporao ou convocao, vista de documento oficial que as prove. 1- Do vencimento do servidor ser descontada a importncia percebida na qualidade de incorporado, salvo se optar pelas vantagens do servio militar. 2- Ao servidor desincorporado ou desconvocado ser concedido prazo no excedente a 15 (quinze) dias para reassumir o exerccio, sem perda do vencimento.

15

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

SEO VI DA LICENA ESPECIAL Art. 79- Conceder-se-, a ttulo de prmio, licena especial pelo prazo de trs meses, com vencimentos e vantagens do cargo, aps cada quinqunio ininterrupto de efetivo exerccio no servio pblico municipal ou autrquico ou fundacional do Municpio de Nilpolis. 1- No ser concedida a licena especial se houver o servidor no quinqunio correspondente: I- Sofrido pena de suspenso ou multa; II- Gozado as licenas para tratamento de sade, por motivo de doena em pessoa da famlia e por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro, por prazo superior a 90 (noventa) dias, em cada caso; III- Gozado licena para trato de interesses particulares; IV- Sofrido condenao pena privativa da liberdade, por sentena definitiva. 2- Suspender-se-, at o limite de 90 (noventa) dias, em cada uma das licenas referidas no inciso II do pargrafo anterior, a contagem de tempo de servio para efeito de licena especial. 3- As faltas injustificadas ao servio retardaro a concesso da licena prevista neste artigo, na proporo de um ms para cada falta. Art. 80- O direito licena especial no tem prazo para ser exercitado, podendo ser gozada integralmente ou em perodos de um a dois meses. Pargrafo nico- Se a licena for gozada em perodos parcelados, deve ser observado intervalo obrigatrio de um ano entre o trmino de um perodo e o incio de outro. Art. 81- Em caso de acumulao de cargos, a licena especial ser concedida em relao a cada um deles, simultnea ou separadamente. Pargrafo nico. Ser independente o cmputo do quinqnio em relao a cada um dos cargos acumulveis. Art. 82- O nmero de servidores em gozo simultneo de licena especial no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade. Pargrafo nico- A licena especial, uma vez averbada nos assentamentos funcionais no poder ser revogada. SEO VII DA LICENA PARA ACOMPANHAR CNJUGE OU COMPANHEIRO(A)

16

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 83- O servidor ter direito licena sem vencimentos, quando seu cnjuge ou companheiro(a) for exercer mandato eletivo ou, sendo militar ou servidor da administrao direta, de autarquia, de empresa pblica, de sociedade de economia mista ou de fundao instituda pelo Poder Pblico, for mandado servir, ex ofcio, em outro ponto do territrio estadual, nacional ou no exterior. Art. 84- A licena depender de pedido devidamente instrudo, que dever ser renovado de dois em dois anos; finda a sua causa, o servidor dever reassumir o exerccio dentro de 30 (trinta) dias, a partir dos quais a sua ausncia ser computada como falta ao trabalho. Art. 85- Independentemente do regresso do cnjuge, o servidor poder reassumir o exerccio a qualquer tempo, no podendo, neste caso, renovar o pedido de licena seno depois de um ano da data da reassuno. 1- O prazo de licena de que trata esta seo, ser de 02 (dois) anos, prorrogveis por igual perodo. 2- A licena de que trata este artigo, extensiva ao servidor em estgio probatrio, devendo seu estgio ser suspenso para todos os efeitos. SEO VIII DA LICENA PARA DESEMPENHO DE MANDATO ELETIVO Art. 86- O servidor ter direito a licena para desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal. Pargrafo nico. A licena, a que se refere este artigo, ser concedida a partir da diplomao do eleito, pela Justia Eleitoral, e perdurar pelo prazo do mandato. Art. 87- Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: I- Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo; II- investido no mandato de Prefeito ou de Vice-Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III- Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber o vencimento e as vantagens de seu cargo, sem prejuzo dos subsdios do cargo eletivo a que faz jus; no havendo compatibilidade, ser afastado do cargo, sendo aplicado a norma do inciso anterior; 1- Em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; 2- No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuir para a seguridade social como se em exerccio estivesse. 3- Para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse.

17

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

SEO IX DA LICENA PARA DESEMPENHO DE MANDATO CLASSISTA Art. 88 - assegurado ao servidor o direito licena para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe no mbito nacional ou sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso, com remunerao. 1- Somente podero ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direo ou representao nas referidas entidades, at o mximo de 03 (trs) por entidade. 2- A licena ter a durao igual a do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio e por uma nica vez. 3- O servidor ocupante de cargo em comisso ou funo gratificada, dever desincompatibilizar-se do cargo ou funo quando empossar-se no mandato de que trata este artigo. SEO X DA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES Art. 89- A critrio da Administrao, poder ser concedida ao servidor, com mais de 3 (trs) anos de efetivo exerccio, includo o tempo de estgio probatrio, licena para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de at 2 (dois) anos consecutivos, sem vencimentos, prorrogvel uma nica vez por igual perodo. 1- A licena poder ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do servidor. 2- No se conceder nova licena antes de decorridos 2 (dois) anos do trmino da anterior. SEO XI DA LICENA PARA APERFEIOAMENTO PROFISSIONAL Art. 90- Sendo de interesse da Administrao Municipal, o servidor poder obter licena, com vencimentos e vantagens, para aperfeioamento profissional, sendo a sua concesso de competncia exclusiva do Prefeito Municipal. Pargrafo nico. O Poder Executivo baixar normas regulamentares para a concesso da licena de que trata este artigo. SEO XII DA LICENA POR ACIDENTE EM SERVIO

18

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 91- Considera-se acidente em servio todo aquele que se verifique pelo exerccio de atribuies do cargo, provocando, direta ou indiretamente, leso corporal, perturbao funcional ou doena que determine a morte; a perda total ou parcial, permanente ou temporria, da capacidade fsica ou mental para o trabalho. Art. 92- Equipara-se ao acidente em servio o ocorrido no deslocamento entre a residncia e o local de trabalho e vice-versa, bem como o dano resultante de agresso no provocada, sofrida pelo servidor no desempenho do cargo ou em razo dele. Art. 93- A prova do acidente ser feita em processo especial, no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo, quando as circunstncias o exigirem. Art. 94- O servidor acidentado em servio, que necessite de tratamento especializado, dever ser tratado, prioritariamente, em hospitais pblicos, previdencirios ou filantrpicos, ou, a critrio do servidor em hospitais particulares. Art. 95 Entende-se por doena profissional a que se deve atribuir, como relao de efeito e causa, as condies inerentes ao servio ou fatos nele ocorridos. Art. 96- A prova pericial da relao de causa e efeito, a que se refere o pargrafo anterior, ser produzida por junta mdica . Pargrafo nico- A licena para tratamento de sade ocorrido por acidente de servio ser concedida sempre com vencimentos e vantagens integrais. CAPTULO VI DO ESTGIO PROBATRIO Art. 97- Ao entrar em exerccio, o servidor concursado para o cargo de provimento efetivo estar submetido ao estgio probatrio, pelo perodo de 3 (trs) anos, nos termos do artigo 41 4 da Constituio da Repblica e em consonncia com a Emenda Constitucional nmero 19/98. Art. 98- O estgio probatrio far-se- sempre observados os seguintes fatores: I- assiduidade; II- capacidade III- iniciativa IV- pontualidade V- disciplina VI- responsabilidade VII- idoneidade moral VIII- produtividade

19

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 99- O chefe imediato do servidor em estgio probatrio e uma comisso formada por, no mnimo 3 (trs) membros, informaro, reservadamente, 60 (sessenta) dias antes do trmino do perodo, ao rgo de pessoal, com relao ao preenchimento dos requisitos essenciais aquisio de estabilidade. Pargrafo nico. A comisso, a que se refere o caput, ser constituda em carter varivel, com a finalidade de supervisionar o processo de avaliao dos servidores pblicos, de cuja deciso caber recurso. Art. 100- De posse da informao, o rgo de pessoal emitir parecer conclusivo a favor ou contra a confirmao do servidor em estgio probatrio. 1- Sendo o parecer favorvel, ficar automaticamente ratificado o ato de nomeao. 2- Sendo o parecer desfavorvel, dar-se- conhecimento do teor do mesmo ao interessado, para efeito de apresentao de defesa escrita, no prazo de 30 (trinta) dias. 3- O rgo de pessoal encaminhar o parecer e a defesa ao Chefe do Poder Executivo, que decidir sobre a exonerao ou a permanncia do servidor. 4- O procedimento para apurao dos requisitos dever processar-se de modo que a exonerao, se houver, possa ser efetuada antes de findo o perodo do estgio probatrio. SEO I DAS LICENAS DO SERVIDOR EM ESTGIO PROBATRIO Art. 101- assegurado ao servidor em estgio probatrio o direito as tratam os incisos : I, III, IV, V, VII, XII do artigo 57. CAPTULO VII DO TEMPO DE SERVIO Art.102- A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerando o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Art. 103- Feita a converso, os dias restantes, at 182 (cento e oitenta e dois) dias no sero computados, arredondando-se para um ano, quando excederem esse nmero, para efeito de aposentadoria. Art. 104- Os dias de efetivo exerccio sero computados vista do registro de freqncia, das folhas de pagamento ou das certides extradas dessas fontes. Pargrafo nico. Sempre que se verifique no existirem, em virtude de extravio,incndio ou destruio total ou parcial, os livros ou documentos necessrios ao levantamento de certides probatrias de tempo de servio do servidor, caber ao Departamento de Pessoal certificar o perodo de comprovao prejudicada, cabendo ao servidor interessado suprir a falta mediante justificao judicial. licenas e afastamento de que

20

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 105- Alm dos afastamentos do servio previstos no artigo 53, so considerados como de efetivo exerccio, sem qualquer prejuzo, os afastamentos em virtude de: I- Participao em programa de treinamento institudo e autorizado pelo respectivo rgo ou repartio municipal; II- Ausncia por um dia, para se alistar como eleitor. Art. 106- vedada a soma de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo em rgo ou entidade dos poderes da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, salvo os cargos acumulveis. 1- Na hiptese de acumulao de cargos, vedada a transposio de tempo de servio de um para outro cargo. 2- No ser contado o tempo de servio que j tenha servido de base para concesso de aposentadoria para outro cargo, funo ou emprego. 3- O tempo de servio municipal ou estranho ao municpio depois de averbado ou anotado em seu cargo, considerado vinculado a este cargo para efeitos deste artigo. Art. 107- Para efeito de aposentadoria e disponibilidade, computar-se- integralmente: a- O tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal, autrquico, empresa pblica ou sociedade de economia mista ou fundao instituda pelo poder pblico municipal, federal e estadual; b- O perodo de servio ativo nas Foras Armadas em tempo de paz; c- O tempo de servio prestado como extranumerrio, ou sob qualquer outra forma de admisso, desde que remunerado pelos cofres pblicos; d- O perodo de trabalho prestado instituio de carter privado que tiver sido transformada em estabelecimento de servio pblico; e- O tempo em que o servidor estiver em disponibilidade desde que ocorra a reverso; f- O tempo de licena de que tratam os incisos I ao XII do artigo 57; g- O tempo de servio prestado instituio de carter privado. 1 - As frias e perodos de licenas no gozadas referentes a tempo de servio anterior estranho ao municpio no sero consideradas para qualquer efeito. CAPTULO VIII DA VACNCIA Art. 108- Dar-se- vacncia do cargo na data do fato ou da publicao do ato que implique desinvestidura. Pargrafo nico- Em se tratando de cargo em comisso e at o seu provimento, poder ser designado, pela autoridade superior, responsvel pelo expediente, no podendo a substituio recair em pessoa estranha ao servio pblico municipal de Nilpolis. Art. 109- A vacncia do cargo pblico decorrer de:

21

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

a- exonerao; b- demisso; c- aposentadoria; d- falecimento. CAPTULO IX DA EXONERAO Art. 110- A exonerao ocorrer: I- a pedido; II- ex ofcio. 1 - Aplicar-se- a exonerao a pedido, quando servidor estvel ou exercente de cargo em comisso no mais desejar pertencer aos quadros do servio pblico municipal de Nilpolis, devendo requer-la ao chefe do Executivo Municipal. 2- Aplicar-se- a exonerao ex ofcio: I- No caso de exerccio de cargo em comisso, a juzo da autoridade competente; II- No caso de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrio e o servidor no houver requerido a exonerao; III- Quando no satisfeitas as condies de estgio probatrio; IV- Quando, tendo tomado posse, no entrar em exerccio. CAPTULO X DA DEMISSO Art.111- Aplicar-se- a demisso nos seguintes casos: I- Crime contra a administrao Pblica; II- Abandono de cargo; III- Inassiduidade habitual; IV- Improbidade administrativa; V- Incontinncia Pblica; VI- Insubordinao grave em servio; VII- Ofensa fsica em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa ou na defesa de outrem; VIII- Aplicao irregular de dinheiro pblico, bem como leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio municipal;

22

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

IX- Corrupo. 1- vedado o retorno do ex-servidor estvel aos quadros do servio pblico municipal nos casos de que tratam os 1 e 2 incisos II, III, IV do artigo 110 e artigo 111 incisos I ao IX. 2- Nos casos da exonerao ex ofcio e demisso, de que tratam os artigos 110 e 111, sero assegurada ao servidor a ampla defesa. Art. 112- A vaga ocorrer na data: a- Do falecimento; b- Imediata quela em que o servidor completar 70 (setenta) anos de idade (aposentadoria compulsria); c- Da publicao do ato de aposentadoria, ou de exonerao ou de demisso; d- Da publicao da lei que criar o cargo e conceder dotao para o seu provimento, ou da que determinar esta ltima medida, se o cargo j estiver criado. Art. 113- Declarar-se- a perda do cargo: I- Nas hipteses previstas na legislao penal; II- Nos demais casos especificados em lei. CAPTULO XI DA READMISSO Art. 114- A readmisso ocorrer nos casos de demisso de servidor estvel, quando o mesmo aps praticar as infraes de que tratam o artigo 111 incisos I ao IX, e sendo-lhe assegurado a ampla defesa, for concludo que no subsistiram os motivos que determinaram sua demisso. 1- A readmisso far-se-, de preferncia, no cargo anteriormente ocupado, ou em outro de atribuio anloga, e de vencimento equivalente, respeitada sempre a habilitao profissional. 2- A readmisso depender de prova de capacidade mediante inspeo mdica e da existncia de vaga no destinada a outra forma de provimento. 3- A readmisso ocorrer tambm nos casos de exonerao ex-ofcio de servidor em estgio probatrio que no tenha satisfeito as condies do estgio, sendo-lhe assegurado a ampla defesa, e concludo que no subsistiram os motivos que determinaram sua exonerao ex-oficio, dever ser readmitido in continenti. CAPTULO XII DA SUBSTITUIO Art. 115- Os cargos em comisso ou funes gratificadas podero ser exercidos, eventualmente, em substituio, nos casos de impedimento legal e afastamento de seus titulares.

23

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico. A substituio no poder recair em servidor contratado ou em pessoa estranha ao servio pblico municipal. Art. 116- A substituio, que ser automtica ou depender de ato da Administrao, independe de posse. 1- A substituio automtica a estabelecida em regulamento e processar-se- independentemente de ato. 2- Quando depender de ato e se a substituio for indispensvel, o substituto ser designado por autoridade superior quela substituda. 3- A substituio ser gratuita, percebendo o substituto, os vencimentos do seu cargo, salvo se a substituio exceder a 30 (trinta) dias, quando o substituto perceber o vencimento do cargo substitudo, que, se inferior ao seu cargo, far jus percepo da diferena, sendo remunerado por todo o perodo. 4- Em caso excepcional, atendida a convenincia da Administrao, o titular do cargo de direo ou chefia poder ser designado, cumulativamente, como substituto para outro cargo da mesma natureza, at que se verifique a nomeao do titular; neste caso, somente perceber o vencimento correspondente a um cargo. Art. 117- No caso de vacncia de cargos em comisso ou de funo gratificada podero ser designados servidores municipais para responder pelo expediente. TTULO III DOS DIREITOS E DAS VANTAGENS CAPTULO I DAS FRIAS Art. 118- O servidor gozar, obrigatoriamente, por ano de exerccio, 30 (trinta) dias consecutivos de frias, concedidas de acordo com a escala organizada pela chefia imediata. 1- A escala de frias poder ser alterada por autoridade superior, ouvido o chefe imediato do servidor. 2- Somente depois de cada perodo de 12 (doze) meses de efetivo exerccio, adquirir o servidor direito a frias. 3- vedado levar, conta de frias, qualquer falta ao servio. 4- No sero concedidas frias com incio em um exerccio e trmino no seguinte. 5- Os ocupantes de cargo em comisso faro jus a 30 (trinta) dias ininterruptos de frias, ainda que o regime de seu cargo efetivo estabelea perodo diverso. 6- Quando o ocupante de cargo efetivo participar como membro de rgo de deliberao coletiva, as frias sero gozadas, obrigatria e simultaneamente, nas duas situaes funcionais. 7- Excludo o pessoal do magistrio, fica vedada a possibilidade da concesso de frias coletivas aos servidores pblicos municipais.

24

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

8- O servidor exonerado do cargo efetivo ou em comisso, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo exerccio, ou frao superior a 14 (quatorze) dias. 9- A indenizao ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicada o ato exoneratrio. Art.119- Somente por absoluta necessidade de servio o servidor deixar de gozar as frias do perodo, podendo ser acumuladas at o mximo de dois perodos. 1- O impedimento por imperiosa necessidade do servio no ser presumido, devendo o chefe imediato do servidor comunicar o fato, por escrito, ao respectivo rgo de pessoal. 2- A chefia imediata do servidor impedido de gozar frias, responsabilizar-se- pela declarao da imperiosa necessidade do servio, sujeitando-se s penalidades previstas neste Regulamento, caso comprovada a no-correspondncia realidade do declarado. Art. 120- Todos os servidores que operem diretamente com Raios X ou substncias radioativas, gozaro, obrigatoriamente, frias remuneradas de 20 (vinte) dias consecutivos por semestre de atividades, no parcelveis nem acumulveis. Pargrafo nico. O Secretrio Municipal de Administrao, em ato prprio, poder estender o disposto no presente artigo aos servidores que lidem diretamente com outras substncias consideradas altamente txicas ou insalubres, ou estejam em contato direto e permanente com portadores de doena infectocontagiosa. Art. 121- As frias sero remuneradas com um tero a mais do que o salrio normal, independentemente de solicitao. 1- No caso de o servidor exercer funo gratificada ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. 2- O servidor em regime de acumulao perceber o adicional de frias calculado sobre a remunerao dos cargos, sendo devido em funo de cada um. 3- Durante as frias, o servidor ter direito alm do vencimento, a todas as vantagens que percebia no momento em que passou a frui-las. Art. 122- O perodo de frias ser computado para todos os efeitos, como tempo de servio. Art. 123- O servidor em estgio probatrio, aps decorridos 12 meses de exerccio, far jus as frias de que trata essa seo. CAPTULO II DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO

25

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 124- Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei, nunca inferior a um salrio mnimo, reajustado periodicamente de modo a preservar-lhe o poder aquisitivo. Art. 125- Remunerao o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas em lei. Art. 126- A fixao dos vencimentos e dos demais componentes do sistema remuneratrio, observar o grau de instruo, escolaridade e a extenso e a complexidade do trabalho. 1- Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. 2- Os vencimentos dos ocupantes de cargos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto no art. 37, inciso XV, da Constituio Federal. Art. 127- Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior aos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, pelo Prefeito Municipal de Nilpolis. Pargrafo nico O subsdio mensal do prefeito no poder ser superior a 95% (noventa e cinco por cento) da remunerao global dos deputados estaduais. Art. 128 Os vencimentos do cargo do Poder Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Art. 129- O servidor no deixar de receber vencimentos e vantagens, quando se afastar do exerccio do cargo, para prestar servio Unio, ao Estado, a outro Municpio, Sociedade de Economia Mista, Empresa Pblica, Fundao ou Organizao Internacional, direito esse assegurado somente ao servidores estatutrios, no extensivos aos servidores em estgio probatrio. 1 - A cesso do servidor estvel, ser sempre com nus do Municpio. 2- O servidor deixar de receber vencimentos e vantagens, exceto gratificao adicional por tempo de servio, quando se afastar do exerccio do cargo em decorrncia de priso administrativa, salvo se inocentado afinal, sendo-lhe assegurada a percepo da remunerao por todo o perodo em que permaneceu afastado. Art. 130- O servidor deixar de receber: a- um tero do vencimento e vantagens, durante o recolhimento priso por ordem judicial no decorrente de condenao definitiva, ressalvado o direito diferena, se absolvido afinal; b- dois teros do vencimento e vantagens, durante o cumprimento, sem perda do cargo, de pena privativa de liberdade; c- o vencimento e vantagens do dia em que no comparecer ao servio, salvo em se tratando de falta abonada; d- a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas iguais ou superiores a 60 (sessenta) minutos.

26

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico. Na hiptese de suspenso preventiva, o recebimento de vencimento e vantagens ser proporcional ao tempo de servio, ressalvado o direito diferena em caso de arquivamento do inqurito. Art. 131- As reposies e indenizaes Fazenda Pblica far-se-o em parcelas mensais no excedentes dcima parte do vencimento ou provento, exceto na ocorrncia de m-f, hiptese em que no se admitir parcelamento. 1- Ser dispensada a reposio nos casos em que a percepo indevida decorrer de entendimento expressamente aprovado pela Procuradoria-Geral do Municpio de Nilpolis. 2- Independentemente do parcelamento previsto neste artigo, o recebimento de quantias indevidas poder implicar processo disciplinar para apurao das responsabilidades e aplicao das penalidades cabveis. Art. 132- O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassadas, ter o prazo de 60 (sessenta) dias para quit-lo. 1- A no quitao do dbito no prazo previsto ou se o ex-servidor vier a falecer, a quantia devida ser inscrita como Dvida Ativa e cobrada judicialmente. 2- A no ser por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento, salvo a obrigao sindical obrigatria ou mediante autorizao do servidor. Art. 133- O vencimento e as vantagens pecunirias do servidor pblico no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, salvo quando se tratar: I- de prestao de alimentos resultante de deciso judicial; e II- de dvida para com a Fazenda Pblica. Pargrafo nico- A remunerao e o subsdio dos servidores, ocupantes de cargos, funes, empregos, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais, ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal no Chefe do Executivo. CAPTULO III DAS VANTAGENS SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 134- Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens pecunirias: I- ajuda de custo; II- dirias ao servidor que, em funo de servio, se deslocar eventualmente da sede;

27

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

III- abono famlia; IV- exerccio de comisso; V- gratificao natalina; VI- adicional por tempo de servio; VII- adicional por exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; VIII- adicional pela prestao de servio extraordinrio; IX- adicional noturno; X- auxlio doena XI- auxlio funeral XII- auxilio natalidade XIII- pelo exerccio de encargos especiais XIV- gratificao pelo exerccio do cargo em regime de tempo integral e dedicao exclusiva. SEO II DA AJUDA DE CUSTO Art. 135- A ajuda de custo destina-se compensao das despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio pblico municipal, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. 1- A concesso de ajuda de custo no impede concesso de dirias e vice-versa. 2- O valor a ser pago como ajuda de custo ser disciplinado pelo Prefeito Municipal, em ato prprio. Art. 136- No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo; ao servidor posto a servio de qualquer outra entidade de direito pblico; ou quando a designao para a nova sede se der a pedido. Art. 137- O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede; ou quando, antes de decorridos trs meses do deslocamento, regressar, pedir exonerao ou abandonar o cargo. Art. 138- A restituio de exclusiva responsabilidade do servidor e no poder ser feita parceladamente. Pargrafo nico - No haver obrigao de restituir a ajuda de custo nos casos de exonerao de ofcio, ou de retorno por motivo de doena ou de motivo de fora maior, comprovadas. SEO III DAS DIRIAS

28

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 139- Ao funcionrio que, por determinao do Prefeito Municipal, deslocar-se, temporariamente do Municpio para outro local, no desempenho de suas atribuies ou em misso ou estudo, ser concedida a diria, a ttulo de indenizao das despesas de alimentao, transporte e pousada. 1- O valor da diria ser calculado com base no ndice oficial do Municpio, sendo o percentual regulamentado atravs de ato do Poder Executivo. 2- No se conceder diria: I- Durante o perodo de trnsito; II- Quando o deslocamento constituir exigncia permanente do cargo ou funo; III- Quando o Municpio para o qual se deslocar o funcionrio, seja contguo ao de Nilpolis e em relao a este constitua unidade urbana. SEO IV DO ABONO FAMILIAR Art. 140- Abono familiar o auxlio pecunirio especial concedido pelo Municpio ao servidor ou ao inativo, como contribuio ao custeio das despesas de manuteno de sua famlia. Pargrafo nico. A cada dependente relacionado no artigo seguinte corresponder uma cota de abono famlia. Art. 141- Conceder-se- abono familiar: I- Por filho menor de at 14 anos; II- Por filho invlido; III- Pelo ascendente, sem rendimento prprio, que viva a expensas do servidor; IV- Pelo cnjuge ou companheiro (a) que no exera atividade remunerada, enquanto subsistir esta situao, ou por motivo de invalidez permanente. Pargrafo nico. Compreende-se neste artigo o filho de qualquer condio, o enteado, o adotivo e o menor que comprovadamente viva sob a guarda e o sustento do servidor. Art. 142- Ao pai e me equiparam-se o padrasto e a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes ou os que, mediante autorizao judicial, tenham sob sua guarda e sustento os dependentes a que se refere o artigo anterior. Art. 143- A cota de abono familiar por dependente invlido corresponder ao triplo da cota normal. Pargrafo nico. A invalidez que caracteriza a dependncia a comprovada incapacidade total e permanente para o trabalho; ou presumida, em caso de ancianidade. Art. 144- O abono familiar ser pago independentemente de freqncia do servidor e no poder sofrer qualquer desconto, nem ser objeto de transao ou consignao em folha de pagamento. Pargrafo nico. O abono familiar no est, tambm, sujeito a qualquer imposto ou taxa, nem servir de base para qualquer contribuio, ainda que de finalidades previdenciria e assistencial.

29

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 145- Nos casos de acumulao legal de cargos, o abono familiar ser pago somente em relao a um deles. Art. 146- O cancelamento do abono familiar ser feito de ofcio nos casos de implemento da idade, pelo dependente. Pargrafo nico. O cancelamento ser feito, a requerimento do interessado, nos casos de exerccio de atividade remunerada, falecimento, abandono de lar, casamento, separao judicial ou divrcio do dependente, respondendo o servidor ou inativo, civil, penal e administrativamente pela omisso ou inexatido de suas declaraes. Art. 147- O abono familiar, relativo a cada dependente, ser devido a partir do ms em que tiver ocorrido o fato ou ato que lhe deu origem, embora verificado no ltimo dia do ms. Art. 148- Deixar de ser devido o abono familiar, relativo a cada dependente, no ms seguinte em que se tenha verificado o ato ou fato que haja determinado a sua supresso, embora ocorrido no primeiro dia do ms. Art. 149- Quando o pai e a me forem servidores municipais ativos, o abono famlia ser devido a ambos, equiparando-se aos pais o padrasto, a madrasta, e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Art. 150- Ocorrendo o falecimento do servidor, o abono familiar continuar a ser pago a seus beneficirios, por intermdio da pessoa em cuja guarda se encontrem, enquanto fizerem jus concesso. 1- Com o falecimento do servidor e falta do responsvel pelo recebimento do abono famlia, ser assegurado aos beneficirios o direito sua percepo, enquanto assim fizerem jus. 2- Passar a ser efetuado ao cnjuge ou companheiro(a) sobrevivente o pagamento do abono familiar, correspondente ao beneficirio que vivia sob a guarda e sustento do servidor falecido, mediante autorizao judicial para mant-lo e ser seu responsvel. 3- Caso o servidor no haja requerido o abono familiar relativo a seus dependentes, o requerimento poder ser feito aps sua morte pela pessoa cuja guarda e sustento se encontrem, operando seus efeitos a partir da data do falecimento do servidor. Art. 151- O valor do abono familiar ser igual a 5% (cinco por cento) do valor do salrio mnimo vigente no municpio. Pargrafo nico. O responsvel pelo recebimento do abono familiar dever apresentar, no ms de julho de cada ano, declarao de vida e residncia dos dependentes, sob pena de ser suspenso o pagamento da vantagem. Art. 152- Todo aquele que, por ao ou omisso, der causa a pagamento indevido de abono familiar ficar obrigado sua restituio, sem prejuzo das demais cominaes legais.

30

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

SEO V DO EXERCCIO EM COMISSO Art. 153- A gratificao do exerccio em comisso aquele concedido pelo municpio, como contribuio ao exercente de cargo em comisso em que depende da confiana pessoal para o seu provimento, devendo ser disciplinado em ato prprio pelo chefe do Executivo. Pargrafo nico O valor da gratificao do exerccio em comisso ser fixado pelo Prefeito Municipal, em ato prprio.

SEO VI DA GRATIFICAO NATALINA Art. 154- A gratificao natalina ser paga, anualmente, a todo servidor municipal, independentemente da remunerao a que fizer jus. 1- A gratificao natalina corresponder a 1/12 (um doze avos), por ms de efetivo exerccio, da remunerao devida em dezembro do ano correspondente, incluindo, para o clculo, todas as vantagens percebidas pelo servidor durante o ano. 2- A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de exerccio ser tomada como ms integral, para efeito do pargrafo anterior. 3- A gratificao natalina ser estendida aos inativos e pensionistas, com base nos proventos que perceberem na data do pagamento daquela. 4- A gratificao natalina poder ser paga em duas parcelas, sendo a primeira at o dia 30 de junho e a segunda at o dia 20 de dezembro de cada ano. 5- O pagamento de cada parcela ter por base a remunerao do ms em que ocorrer o pagamento. Art. 155- Caso o servidor deixe o servio pblico municipal, a gratificao ser-lhe- paga, proporcionalmente, ao nmero de meses de exerccio do ano, com base na remunerao do ms em que ocorrer a exonerao. SEO VII DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO

31

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 156- A gratificao adicional a vantagem concedida aps cada trinio de efetivo exerccio, no percentual de 5% (cinco por cento) do vencimento base do cargo efetivo, contados para todos os efeitos, o perodo de estgio probatrio, bem como o perodo em que o servidor exerceu suas atribuies em outro Municpio, Estado ou Unio. 1- O adicional devido a partir do dia imediato quele em que o servidor completar o tempo de servio exigido. 2- Em caso de acumulao, o adicional ser devido para cada cargo efetivo exercido, entretanto, os perodos anteriores acumulao, quando computados para efeito de uma concesso, no sero considerados para concesso em outro cargo. 3- O servidor efetivo investido no cargo em comisso, perceber a gratificao de que trata este artigo. SEO VIII DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE Art. 157- Os servidores que trabalham, com habitualidade, em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas ou com risco de vida, fazem jus aos adicionais sobre o respectivo vencimento. 1- O funcionrio que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade dever optar por um deles, no sendo acumulveis estas vantagens. 2- O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa sua concesso. Art. 158- Haver permanente controle da atividade de servidor em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. Art. 159- A servidora gestante ou lactante ser afastada, enquanto durar a gestao e a lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, passando a exercer suas atividades em locais que no sejam de risco. Art. 160- Na concesso dos adicionais sero observadas as situaes especficas obedecendo aos seguintes critrios: I- 40% sobre o salrio mnimo vigente no municpio, aos servidores operadores de raio x ou substncia radioativas, aos que mantm contato com esgoto sanitrio, os que coletam lixo urbano e limpeza de bueiro. II- 30% sobre o vencimento, aos servidores que trabalhem e/ou operem com materiais inflamveis, recinto onde so armazenados e manipulados, bem como contato com rede eltrica ou com explosivos, e aos varredores de vias pblicas; III- 20% sobre o salrio mnimo vigente no municpio, aos servidores que trabalhem em contato permanente com substncias contendo solvente, tinta, verniz, composto de hidrocarbonetos aromticos, limpeza de motores, soldador, carpinteiro , e aos servidores que estejam em contato permanente com

32

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

pacientes ou material infecto-contagioso em hospitais, servios de emergncia, enfermaria, ambulatrio, posto de sade, e aos servidores que desenvolvam suas funes em cemitrios, salvo, neste caso, as funes de carter burocrtico, caracterizando grau mdio de insalubridade. Pargrafo nico- A Secretaria de Administrao, dever solicitar, junto ao Ministrio do Trabalho, laudo tcnico, a fim de que a referida entidade certifique as situaes especficas. SEO IX DO ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO Art. 161- Ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes de emergncia, excepcionais e temporrias, respeitado o limite de at duas horas dirias, mediante autorizao da chefia imediata que justificar o fato. 1 - O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho. 2 . Nos domingos e feriados, o acrscimo ser de 100% (cem por cento), em relao hora normal de trabalho. Art. 162- O servio extraordinrio realizado em horrio noturno ser acrescido do percentual relativo ao servio noturno, em funo de cada hora extra. Art. 163- No poder receber gratificao por Servio Extraordinrio os ocupantes de cargo de direo ou chefia. Pargrafo nico- A prestao de servios extraordinrios poder dar-se em outro rgo que o de lotao de servidor, desde que se manifestem favoravelmente os respectivos dirigentes. SEO X DO ADICIONAL NOTURNO Art. 164- O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor/hora acrescido de mais 30% (trinta por cento), computandose cada hora como de 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. 1- Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo, de que trata este artigo, incidir sobre o valor da hora normal de trabalho acrescido do respectivo percentual de hora extraordinria. 2- No faro jus ao adicional noturno, os que laborarem em sistema de revezamento. SEO XI DO AUXLIO-DOENA

33

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 165- Aps cada perodo de doze meses consecutivos de licena para tratamento de sade, o servidor ter direito a um ms de vencimento, a ttulo de auxlio-doena. 1- Quando ocorrer o falecimento do servidor, o auxlio-doena a que tiver feito jus ser pago de acordo com as normas que regulam o pagamento de vencimento no recebido. 2- O auxlio-doena no sofrer descontos de qualquer espcie, ainda que para fins de previdncia e assistncia. Art. 166- Nos casos de acumulao legal de cargos, o auxlio-doena ser devido somente em relao a um deles e calculado sobre o de maior vencimento, se ambos forem municipais. SEO XII DO AUXLIO-FUNERAL Art. 167- famlia do servidor ou inativo falecido ser concedido auxlio-funeral, no valor correspondente a um ms de remunerao ou provento, acrescidos das gratificaes e vantagens. Art. 168- Se as despesas do funeral no forem ocorridas por pessoa da famlia do servidor ou inativo, o respectivo auxlio ser pago a quem, comprovadamente, as tiver realizado. Pargrafo nico- No caso de acumulao legal de cargos, o auxlio funeral ser pago somente em razo do cargo de maior remunerao. Art. 169- O pagamento do auxlio-funeral ser feito no prazo de 48 horas, por meio de procedimento sumrio, pessoa da famlia que houver custeado o funeral, mediante a apresentao da certido de bito e de documentos comprobatrios a satisfao da despesa pelo requerente. SEO XIII DO AUXLIO NATALIDADE Art. 170- O auxilio natalidade devido a servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do servio pblico municipal, inclusive no caso de natimorto. Art. 171- Na hiptese de parto mltiplo, o valor ser acrescido de 50% (cinquenta por cento), por nascituro. Art. 172- O auxlio ser pago tambm, ao cnjuge ou companheiro servidor pblico, quando a parturiente no for servidora. Art. 173- O pagamento do auxilio natalidade ser feito no prazo de 30 (trinta) dias, aps requerimento feito pelo cnjuge, companheiro(a) ou qualquer pessoa da famlia. Art. 174- Para a concesso do auxilio de que trata esta seo, qualquer pessoa da famlia, dever ser comprovado os laos familiares e mediante a apresentao da certido de nascimento do filho.

34

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

SEO XIV DE EXERCCIO DE ENCARGOS ESPECIAIS Art. 175- Ao Chefe de Gabinete do Prefeito, Secretrio Municipal, Sub Secretrio, Procurador Geral, Sub Procurador, Presidente, Vice-presidente, Superintendente e Diretores do Previnil, ser concedida uma gratificao a ttulo de encargos especiais, no valor de at 50% (cinquenta por cento) do respectivo vencimento. Pargrafo nico A gratificao pelo exerccio de encargos especiais, s ser devida aos servidores mencionados no artigo anterior que estiverem no exerccio de suas funes, e tais concesses, ficaro a cargo do chefe do Executivo Municipal. SEO XV DA GRATIFICAO PELO EXERCCIO DO CARGO EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL E DEDICAO EXCLUSIVA Art. 176- As gratificaes pelo exerccio do cargo em regime de tempo integral e dedicao exclusiva aquela concedida pelo municpio, como contribuio ao exercente de cargo em que requer dedicao exclusiva do servidor, bem como tempo integral, devendo seu valor ser disciplinado em ato prprio pelo chefe do Executivo. SEO XVI DA MANTENA DAS GRATIFICAES NO CASO DE AFASTAMENTO:

Art. 177- As gratificaes sero mantidas nos casos de afastamento : I- para tratamento de sade; II- por motivo de doena em pessoa da famlia, com observncia ao artigo 71; III- licena gestante e adotante, bem como para aleitamento; IV- licena paternidade ; V- para servio militar, na forma da legislao especfica; VI- licena especial; VII- licena para desempenho de mandato eletivo; VIII- para aperfeioamento profissional. IX- por motivo de acidente em servio.

35

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

CAPTULO IV DOS BENEFCIOS DA APOSENTADORIA Art. 178- Aos servidores titulares de cargo efetivo da Prefeitura Municipal de Nilpolis, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. Pargrafo nico- Os proventos, penses ou outra espcie remuneratria dos aposentados e pensionistas, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder aos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo pelo prefeito municipal de Nilpolis. Art. 179- Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia sero aposentados, calculados os seus proventos com base na remunerao do servidor no cargo em que se der a aposentadoria e correspondero totalidade da remunerao, observados os seguintes critrios: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei. II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. 1- Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 2- vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados os casos de atividades exercidas

36

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

exclusivamente sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, definidos em lei complementar. 3- Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no artigo 179 III "a" para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio nas funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. 4- Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma da Constituio Federal, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto neste artigo. 5 - Lei dispor sobre a concesso do benefcio da penso por morte, que ser igual ao valor dos proventos do servidor falecido ou ao valor dos proventos a que teria direito o servidor em atividade na data do seu falecimento. 6- O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade. 7-. A lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. 8- Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio, aplica-se o regime geral de previdncia social. 9 - Lei Complementar dispor sobre as normas gerais para a instituio de regime de previdncia complementar pelo Municpio, para atender aos seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo. 10- O regime de previdncia complementar de que trata o pargrafo anterior ser institudo por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, por intermdio de entidades fechadas de previdncia complementar, de natureza pblica, que oferecero aos respectivos participantes planos de benefcios somente na modalidade de contribuio definida. 11- Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncias. 12- Todos os valores de remunerao considerados para o clculo do benefcio sero devidamente atualizados, na forma da lei. Art. 180- Observado o disposto na Emenda Constitucional nmero 20 de 15 de dezembro de 1998, assegurado o direito de opo pela aposentadoria voluntria com proventos calculados de acordo com o artigo 179 11 e 12, ao servidor que tenha ingressado regularmente no servio pblico municipal at a data da publicao da Emenda n 20 de 15/12/1998, quando o servidor cumulativamente: I- tiver 53 (cinquenta e trs) anos de idade, se homem e 48 (quarenta e oito) anos de idade se mulher; II- tiver cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria; III- contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de: a- trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher e b-um perodo adicional de contribuio equivalente a 20% (vinte por cento) do tempo que na data da Emenda 20 de 15/12/1998, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea "a" do inciso III.

37

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

1- O servidor de que trata este artigo que tenha completado as exigncias para a aposentadoria voluntria estabelecida no artigo 179 III a desta Lei, e que opte por permanecer em atividade, far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria, at completar as exigncias para aposentadoria compulsria. 2- O servidor de que trata este artigo que cumprir as exigncias para aposentadoria na forma do caput, ter o seus proventos de inatividade reduzidos para cada ano antecipado em relao aos limites de idade estabelecidos pelo artigo 179, III, "a" e 3 , na seguinte proporo: I- trs inteiros e cinco dcimos por cento, para aquele que completar as exigncias para a aposentadoria na forma do caput, at 31 de dezembro de 2005; II- cinco por cento, para aquele que completar as exigncias para a aposentadoria na forma do caput, a partir de 1 de janeiro de 2006. 3 - O(a) professor(a) servidor(a) do municpio de Nilpolis, que at a data da Emenda Constitucional nmero 20 de 15 de dezembro de 1998, tenha ingressado, regularmente em cargo efetivo de magistrio, e que opte por aposentar-se voluntariamente, ter o tempo de servio exercido at a publicao daquela Emenda contado com os acrscimos de 17% se homem e de 20% se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exerccio nas funes de magistrio. 4- assegurado a concesso, a qualquer tempo, de aposentadoria aos servidores pblicos, bem como penso aos seus dependentes, que, at a data da publicao da Emenda Constitucional nmero 41 de 19 de dezembro de 2003, tenham cumprido todos os requisitos para obteno desses benefcios, com base nos critrios da legislao ento vigente. 5- Os proventos da aposentadoria a ser concedida aos servidores pblicos referidos no caput, em termos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuio j exercido at a data da publicao da Emenda nmero 41 de 19 de dezembro de 2003, bem como as penses de seus dependentes, sero calculadas de acordo com a legislao em vigor poca em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concesso desses benefcios ou nas condies da legislao vigente. 6- O servidor de que trata este artigo, que optar por permanecer em atividade tendo completado as exigncias para aposentadoria voluntria e que conte com, no mnimo, vinte e cinco anos de contribuio, se mulher, ou trinta anos de contribuio, se homem, far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para a aposentadoria compulsria. 7- A aposentadoria compulsria vigorar a partir do dia seguinte em que for atingida a idade limite. 8 - Ressalvado o direito de opo aposentadoria estabelecida pelo artigo 179 e 180 desta lei, ou pelas regras estabelecidas pelo artigo 2 da Emenda Constitucional nmero 41 de 19 de dezembro de 2003, o servidor que tenha ingressado no servio pblico at a data da citada Emenda, poder aposentarse com proventos integrais, que correspondero a totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, desde que observadas as redues de idade e tempo de contribuio contidos no 2 do artigo 179 , preencha cumulativamente, as seguintes condies:

38

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

I- sessenta anos de idade, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade se mulher; II- trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; III- vinte anos de efetivo exerccio no servio pblico; IV- dez anos de carreira e cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria. 9- Os proventos de aposentadoria dos servidores e as penses dos dependentes, sero revistos na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrente da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. 10- Para os efeitos do inciso I do artigo 179, so consideradas doena grave, contagiosa ou incurvel: tuberculose ativa; alienao mental; neoplasia maligna; cegueira posterior ao ingresso no servio pblico; lepra; cardiopatia grave; doena de Parkinson; paralisia irreversvel e incapacitante; espondiloartrose anquilosante; nefropatia grave; estados avanados de doena de Paget (ostete deformante); sndrome de imunodeficincia adquirida AIDS; e outras molstias que a lei indicar, com base nas concluses da medicina especializada. 11- Entende-se por acidente em servio aquele que acarrete dano fsico ou mental e tenha relao, mediata ou imediata, com o exerccio do cargo. 12- Equipara-se ao acidente em servio o ocorrido no deslocamento entre a residncia e o local de trabalho, bem como a agresso fsica sofrida em decorrncia do desempenho do cargo, salvo quando provocada pelo servidor. 13- Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 14- Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto neste artigo. 15- assegurada ao servidor a contagem de tempo em que manteve-se afastado por doena, quando constada por junta mdica a sua impossibilidade de labor, para os efeitos de aposentadoria. Art. 181- Para efeito de aposentadoria assegurada a contagem do tempo de servio prestados nas atividades pblicas, privada, rural ou urbana. 1- Computar-se- o tempo somente uma vez para cada efeito, vedada a acumulao daquele prestado concomitantemente. 2- A prestao de servio gratuito ser excepcional e somente surtir efeito honorfico. 3- Os servidores aposentados recebero juntamente com os seus proventos, a gratificao adicional por tempo de servio e outras vantagens que lhes sejam atribudas, observado o princpio da proporcionalidade, na data de sua aposentadoria.

39

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

4 - O servidor pblico que retornar atividade aps a cessao dos motivos que causaram sua aposentadoria por invalidez, ter direito, para todos os fins, a contagem do tempo relativo ao perodo de afastamento. 5- O servidor aposentado compulsoriamente ter seu provento fixado com base no vencimento do cargo efetivo e nas vantagens percebidas em carter permanente, proporcionalmente ao tempo de perodo apurado. 6- automtica a aposentadoria compulsria, calculando-se os proventos do aposentado com base no vencimento e nas vantagens a que fizer jus, no dia em que atingir a idade limite. 7- Ser aposentado o servidor que, depois de 24 (vinte e quatro) meses de licena para tratamento de sade, for considerado invlido para o servio pblico, calculando-se para os efeitos da aposentadoria, o perodo da referida licena. 8- vedado a renncia a aposentadoria aps passados 12 meses de sua concesso. CAPTULO V DA CONSIGNAO EM FOLHA DE PAGAMENTO Art. 182- permitida a consignao em folha de pagamento sobre a remunerao do servidor. 1- Considera-se para fins deste artigo: I- Consignatrio: O destinatrio dos crditos resultantes das consignaes compulsria e facultativa; II- Consignante: O setor da administrao pblica que procede aos descontos relativos as consignaes compulsria e facultativa na ficha financeira do servidor, em favor do consignatrio 2- As consignaes compulsrias tm prioridade sobre as facultativas. 3- Consignao compulsria o desconto incidente sobre a remunerao do servidor, efetuado por fora de lei ou mandado judicial, assim compreendidas: contribuio para o sistema previdencirio, penso alimentcia judicial, Imposto sobre o rendimento do trabalho, reposio e indenizao ao errio, outros descontos compulsrios institudos por lei. 4- Consignao facultativa o desconto incidente sobre a remunerao do servidor mediante sua autorizao prvia e formal e anuncia da administrao, nas seguintes modalidades, assim compreendidas: mensalidade instituda para o custeio de entidade de classe, associao e clubes de servidores, contribuio para plano de sade patrocinados por entidade fechada ou aberta, amortizao de emprstimos concedidos por instituio ou estabelecimento bancrio, penso alimentcia voluntria. 5 - A penso alimentcia voluntria dever ser consignada em favor de dependente que conste dos assentamentos funcionais e ser instrudo com a indicao do valor ou percentual de desconto sobre a remunerao, conta bancria em que ser destinado o crdito e aquiescncia do consignatrio ou representante legal.

40

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

6- O consignatrio de que trata o 3, excetuado o beneficirio de penso alimentcia voluntria, devem apresentar solicitao de consignao facultativa Secretaria de Administrao, instruda da comprovao de autorizao de cada servidor. 7- A consignao facultativa, ou a soma das mesmas, mensalmente, no poder exceder ao percentual de 30% da remunerao do servidor. 8- No ser permitido o desconto mencionado no pargrafo anterior, quando a soma das consignaes facultativa com a compulsria exceder, mensalmente, a setenta por cento da remunerao do servidor. 9- A Secretaria de Administrao dever observar, na elaborao da folha de pagamento, as regras estabelecidas relativamente s consignaes compulsria e facultativa. CAPTULO VI DO ESCALONAMENTO VERTICAL DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO Art. 183 - A cada cargo ser atribudo uma sigla, compreendendo: AV1 a AV6 - Auxiliar de Vigilncia ASG1 a ASG6 - Auxiliar de Servios Gerais AS1 a AS6 - Servente AM1 a AM6 - Maqueiro A Ad.1 a A Ad.6 - Agente Administrativo AVS1 a AVS6 - Tcnico de Vigilncia Sanitria AIA1 a AIA6 - Inspetor de Alunos AGT1 a AGT6 - Agente de Trnsito AxE1 a AxE6- Auxiliar de Enfermagem ATA1 a ATA6 - Tcnico de Administrao ATE1 a ATE6- Tcnico de Enfermagem AGM1 a AGM6 - Guarda Municipal ACA1 a ACA6- Cincias Atuariais ACC1 a ACC6 - Cincias Contbeis AJ1 a AJ6- Jornalista AEc1 a AEc6- Economista ADE1 a ADE6 - Administrao de Empresas AMT1 a AMT6- Motorista AC1 a AC6 - Cozinheiro AxC1 a AxC6 Auxiliar de cozinha

41

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

AeL1 a AeL6 - Eletricista ACP1 a ACP6 - Carpinteiro AP1 a AP6 Pedreiro AXP1 a AXP6 Auxiliar de Pedreiro AB1 a AB6 Bombeiro hidrulico AMC1 a AMC6 Bombeiro mecnico AOPM1 a AOPM6 - Operador de Mquinas AD1 a AD6 - Digitador ADS1 a ADS6 - Desenhista ATT1 a ATT6 - Tcnico de Tipografia ATI1 a ATI6- Tcnico de Informtica AA1 a AA6 - Arquiteto AEG1 a AEG6 - Engenheiro AAR1 a AAR6- Arquivista AB1 a AB6 - Bibliotecrio AFT1 a AFT6- Fiscal de Tributos MIA a MIF- Professor I MIIA a MIIF - Professor II MIIIA a MIIIF- Professor III MIVA a MIVF - Professor IV AP1 a AP6 - Procurador PS1 a PS6- Mdico 1- A cada 05 anos os servidores estatutrios alcanaro a mudana de referncia. 2- Aos vencimentos dos servidores estatutrios bem como aos exercentes de cargos em comisso, podero a critrio do chefe do Executivo, ser acrescidos os valores referentes aos smbolos: CC1, CC2, CC3, CCAE1, CCAE2, CCAE3 , CCAE4, CCAE5. 3- Aos vencimentos dos servidores estatutrios podero a critrio do chefe do Executivo, ser acrescidos os valores referentes aos smbolos FG1, FG2 e FG3. 4- A concesso das gratificaes de que cuida este captulo, no prejudicar a percepo cumulativa de outras vantagens pecunirias atribudas ao funcionrio. CAPTULO VII DO DIREITO DE PETIO Art. 184- assegurado ao funcionrio o direito de petio em toda a sua amplitude, assim como o de representar.

42

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

1- O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermdio daquela a quem estiver imediatamente subordinado o requerente. 2-Do requerimento constar: Io nome, cargo, matrcula, unidade administrativa em que lotado o funcionrio, e sua residncia; IIos fundamentos, de fato e de direito, da pretenso; IIIo pedido, formulado com clareza. 3 - No ser recebido, e se o for, no ser despachado, sem a prvia satisfao da exigncia, o requerimento que no contiver as indicaes do item I, do pargrafo anterior. 4 - O requerimento ser instrudo com os documentos necessrios, facultando-se ao funcionrio, mediante petio fundamentada, a respectiva anexao no curso do processo. 5 - Os documentos podero ser apresentados por cpia, fotocpia, xerocpia ou reproduo permanente por processo anlogo, autenticada em cartrio ou conferida na apresentao pelo servidor que a receber, excetuando-se da disposio de que trata o pargrafo precedente as certides de tempo de servio, que sero apresentadas sempre em seus originais, e outros documentos que assim sejam exigidos pela Administrao. Art. 185- Nenhum documento ser devolvido sem que dele fique, no processo, cpia ou reproduo autenticada pela repartio. Art. 186 Da deciso que for prolatada caber, sempre, pedido de reconsiderao. 1 - O pedido de reconsiderao ser diretamente encaminhado autoridade que houver expedido o ato ou proferido a deciso, no podendo ser renovado. 2 - O requerimento e o pedido de reconsiderao tero prazo de 8 (oito) dias para sua instruo e encaminhamento, e sero decididos no prazo mximo de 30 (trinta) dias, salvo em caso que obrigue a realizao de diligncia ou de estudo especial. 3 - A autoridade que receber o pedido de reconsiderao poder process-lo como recurso hierrquico, encaminhando-o autoridade superior. Art.187-Caber recurso hierrquico: Ido indeferimento do pedido de reconsiderao; IIdas decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. Pargrafo nico - O recurso ser decidido pela autoridade imediatamente superior quela que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, sucessivamente, em escala ascendente, pelas demais autoridades. Art. 188 O pedido de reconsiderao e o recurso hierrquico no tm efeito suspensivo, mas o que for provido retroagir, em seus efeitos, data do ato impugnado. Art. 189 O direito de pleitear na esfera administrativa prescrever: I em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e quanto s questes que envolvam direitos patrimoniais; II em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, ressalvados os previstos em leis especiais.

43

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

1 - Se consumada a prescrio administrativa, poder a Administrao relev-la caso seja ilegal o ato impugnado e no estiver exaurido o acesso via judicial. 2 - Os prazos de prescrio estabelecidos neste artigo contar-se-o da data da cincia do interessado, a qual se presumir da publicao do ato impugnado, ou quando este for de natureza reservada, da data da cincia do interessado, que dever constar sempre do processo respectivo. 3 - O pedido de reconsiderao e o recurso hierrquico, quando cabveis, interrompem a prescrio at duas vezes. 4 - A prescrio interrompida recomea a correr, pela metade do prazo, da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper. 5 - No correr a prescrio enquanto o processo estiver em estudo. Art. 190 Aps despacho decisrio, ao funcionrio interessado ou a seu representante legal assegurado o direito de vista do processo administrativo, no recinto do rgo competente e durante seu horrio de expediente. Art. 191 assegurada a expedio de certides de atos ou peas de processos administrativos, requeridas para defesa de direito do funcionrio ou para esclarecimento de situaes. Art. 192 A certido dever ser requerida com indicao de finalidade especfica a que se destina, a fim de que se possa verificar o legtimo interesse do requerente na sua obteno. 1 - Quando a finalidade da certido for instruir processo judicial, devero ser mencionados o direito em questo, o tipo de ao, o nome das partes e o respectivo juzo, se a ao j tiver sido proposta. 2 - Se o requerimento for assinado por procurador, dever ser juntado o competente instrumento de mandato. Art. 193 A competncia para decidir sobre o pedido de certido do Secretrio de Administrao, das autoridades do mesmo nvel ou a quem estiver subordinado o servidor, podendo ser delegada. Art. 194 O pedido de certido ser indeferido quando: I o requerente no tiver interesse legtimo no processo; II a matria a certificar se referir a: a) assunto cuja divulgao afete a segurana pblica; b) pareceres ou informaes, salvo se a deciso proferida aos mesmos se reporte; c) processo sem deciso final da Administrao. Art.195 Caber o pronunciamento da Procuradoria Geral: I nos pedidos de certides formulados pelo Poder Judicirio; II no caso de certides para prova em juzo, se o municpio for parte na ao em curso ou a ser proposta; III se a autoridade competente para autorizar a certido tiver dvidas sobre o requerimento, os documentos que o instruem ou sobre a maneira de atend-lo.

44

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 196 Nas hipteses previstas nos incisos I e III, em que o aludido pronunciamento obrigatrio, a autoridade, ao encaminhar o processo, dever instru-lo previamente com a minuta da certido a ser expedida. Art. 197- As certides sobre matria de pessoal s sero fornecidas pelo Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, vista de dados e elementos constantes dos seus registros. TTULO IV DAS CONCESSES CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 198- Sem prejuzo do vencimento, direitos e vantagens, o servidor poder faltar ao servio por motivo de: I- doao de sangue e para se alistar como eleitor, por 1 (um) dia; II- casamento, por 8 (oito) dias consecutivos; III- falecimento do cnjuge ou companheiro (a), pais, filhos ou irmos, padrasto, madrasta, enteados, menor sob guarda ou tutela, por 8 (oito) dias consecutivos; Pargrafo nico. Computar-se-o, para os efeitos deste artigo, os sbados, domingos e feriados compreendidos no perodo. Art. 199- Ao licenciado para tratamento de sade em virtude de acidente em servio ou doena profissional, que deva ser deslocado de sua sede para qualquer ponto do territrio nacional, por exigncia do laudo mdico, ser concedido transporte conta dos cofres municipais, inclusive para um acompanhante. 1- Ser, ainda, concedido transporte famlia do servidor falecido no desempenho do servio, fora da sede de seu trabalho. 2- Correro, tambm, por conta do Municpio, as despesas com a remoo e com o sepultamento do servidor falecido no desempenho do servio. 3- Ao servidor estudante matriculado em estabelecimento de ensino, oficial ou reconhecido, ser permitido faltar ao servio, sem prejuzo do seu vencimento ou de quaisquer direitos e vantagens, nos dias de provas ou de exames, mediante apresentao de atestado fornecido pelo respectivo estabelecimento. 4- Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo bem como da remunerao. Art. 200- O servidor estudante matriculado em estabelecimento de ensino que no possua curso noturno, poder, sempre que possvel, ser aproveitado em servio cujo horrio no colida com o relativo ao perodo das aulas.

45

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico - Sendo impossvel o aproveitamento poder o estudante, com assentimento do respectivo chefe, iniciar o servio uma hora depois do expediente ou dele se retirar uma hora antes do seu trmino, conforme o caso, desde que a compense, prorrogando ou antecipando o expediente normal. TTULO V DA PREVIDNCIA E DA ASSISTNCIA Art. 201- O Municpio de Nilpolis prestar assistncia ao servidor, ao inativo e sua famlia. 1- Entre as formas de assistncia, incluem-se: I- assistncia mdica, farmacutica, dentria e hospitalar, alm de outras julgadas necessrias, inclusive em sanatrios e creches; II- a manuteno do sistema previdencirio e de seguro social, em favor de todos os servidores e inativos; III- financiamento para aquisio de imvel destinado residncia; IV- auxlio para a educao dos dependentes; VI- cursos e centro de treinamento, aperfeioamento e especializao profissional; 2- Para execuo do disposto neste artigo podero ser celebrados convnios com entidades pblicas ou privadas. Art. 202- Legislao especial estabelecer os planos, bem como as condies de organizao e funcionamento dos servios assistenciais referidos neste Ttulo. Art. 203- Nos trabalhos insalubres executados pelos servidores do Municpio, este obrigado a fornecerlhes, gratuitamente, os equipamentos prprios exigidos pelas disposies especficas relativas higiene e segurana do trabalho. Pargrafo nico- Os equipamentos de que trata este artigo sero de uso obrigatrio pelos servidores do Municpio, sob pena de suspenso. TTULO VI DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DA ACUMULAO Art. 204- vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios para os seguintes cargos: I- a de dois cargos de professor; II- a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; III- a de um cargo de professor com o de juiz ou com o de membro do Ministrio Pblico;

46

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

IV- a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. Art. 205- A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange a Unio, os Estados, os Territrios, o Distrito Federal, os Municpios, bem como suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Art. 206- No se compreende na proibio de acumular a percepo: I- conjunta de penses civis e militares; II- de penso com vencimento, remunerao ou salrio; III- de penso com proventos de disponibilidade, aposentadoria, jubilao ou reforma; IV- de proventos resultantes de cargos legalmente acumulveis; V- de proventos com vencimento ou remunerao, nos casos de acumulao legal. 1- A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. 2- O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente 2 (dois) cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declaradas pela autoridade dos rgos envolvidos. Art. 207- O servidor no poder participar de mais de um rgo de deliberao coletiva, com direito remunerao, nem exercer mais de um cargo de confiana. Art. 208- Poder o aposentado, sem prejuzo dos proventos, desempenhar mandato eletivo, exercer cargo de confiana ou ser contratado para prestar servios tcnicos ou especializados, bem como participar de rgo de deliberao coletiva. 1- Exceto quanto ao exerccio de mandato eletivo, o disposto neste artigo no se aplica ao aposentado compulsoriamente, nem ao aposentado por invalidez, se no cessadas as causas determinantes de sua aposentadoria. 2- O servidor que no houver informado, oportunamente, acumulao de cargos, quando conhecida pela Administrao, e considerada ilegtima a acumulao pelo rgo competente, ser este obrigado a optar por um dos cargos. CAPTULO II DOS DEVERES Art. 209- So deveres do servidor: I- assiduidade; II- pontualidade; III- urbanidade;

47

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

IV- discrio; V- boa conduta; VI- lealdade e respeito s instituies constitucionais e administrativas a que servir; VII- observncia das normas legais e regulamentares; VIII- obedincia s ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; IX- levar ao conhecimento de autoridade superior irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo ou funo; X- zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; XI- providenciar para que esteja sempre em ordem, no assentamento individual, sua declarao de famlia; XII- atender prontamente s requisies para defesa da Fazenda Pblica e expedio de certides para defesa de direito; XIII- guardar sigilo sobre a documentao e os assuntos de natureza reservada de que tenha conhecimento em razo do cargo ou funo; XIV- submeter-se inspeo mdica determinada por autoridade competente, salvo justa causa; XV- fazer pronta comunicao ao seu chefe imediato, do motivo de seu no comparecimento ao servio; XVI- manter nas relaes de trabalho ou fora dele, comportamento compatvel com a sua condio de servidor pblico; XVII- comparecer ao trabalho em boas condies de asseio e convenientemente trajado ou com o uniforme que for determinado pela administrao; XVIII- apresentar relatrios ou resumos de suas atividades nas hipteses e prazos previstos em lei ou regulamento. CAPTULO III DAS PROIBIES Art. 210- Ao servidor proibido: I- referir-se de modo depreciativo, em informao, parecer ou despacho, s autoridades e atos da administrao pblica, ou censur-los, pela imprensa ou qualquer outro rgo de divulgao pblica, podendo, porm, em trabalho assinado, critic-los, do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio; II- retirar, modificar ou substituir livro ou documento de rgo municipal, com o fim de criar direito ou obrigao, ou de alterar a verdade dos fatos, bem como apresentar documento falso com a mesma finalidade; III- valer-se do cargo ou funo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica; IV- coagir ou aliciar subordinados com objetivo de natureza partidria;

48

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

V- participar de diretoria, gerncia, administrao, conselho tcnico ou administrativo, de empresa ou sociedade: a- contratante, permissionria ou concessionria de servio pblico; b- fornecedora de equipamento ou material de qualquer natureza ou espcie, a qualquer rgo municipal; c- de consultoria tcnica que execute projetos e estudos, inclusive de viabilidade, para rgos pblicos. d- praticar a usura, em qualquer de suas formas, no mbito do servio pblico; e- pleitear, como procurador ou intermedirio, junto aos rgos municipais, salvo quando se tratar de percepo de vencimento, remunerao, provento ou vantagem de parente consangneo ou afim, at o segundo grau civil; f- exigir, solicitar ou receber propinas, comisses, presentes ou vantagens de qualquer espcie em razo do cargo ou funo, ou aceitar promessa de tais vantagens; g- revelar fato ou informao de natureza sigilosa, de que tenha cincia em razo do cargo ou funo, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo; h- cometer a pessoa estranha ao servio do Municpio, salvo nos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados; i- dedicar-se, nos locais e horas de trabalho, a palestras, leituras ou quaisquer outras atividades estranhas ao servio, inclusive ao trato de interesse de natureza particular; j- deixar de comparecer ao trabalho sem causa justificada; l- empregar material ou quaisquer bens do Municpio em servio particular; m- retirar objetos de rgos municipais, salvo quando autorizado por escrito pela autoridade competente; n- fazer cobranas ou despesas em desacordo com o estabelecido na legislao fiscal e financeira; o- deixar de prestar declarao em inqurito administrativo, quando regularmente intimado; p- exercer cargo ou funo pblica antes de atendidos os requisitos legais, ou continuar a exerc-los sabendo-o indevidamente; q- utilizar veculo do municpio ou permitir que dele se utilize para fim alheio ao servio pblico; r- negligenciar ou omitir-se na prtica de ato de ofcio ou pratic-lo em desconformidade com expressa determinao de lei, visando satisfazer interesse ou sentimento pessoal; s- praticar atos de sabotagem contra o regime ou o servio.

CAPTULO IV DA RESPONSABILIDADE

49

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 211- Constitui infrao disciplinar toda ao ou omisso do servidor capaz de comprometer a dignidade e o decoro da funo pblica, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficincia do servio ou causar dano Administrao Pblica. Art. 212- Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o servidor responde civil, penal e administrativamente. Art. 213- A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuzo da Fazenda Municipal ou de terceiros. 1- Ressalvado o disposto no art. 41, o prejuzo causado Fazenda Municipal poder ser ressarcido mediante desconto em prestaes mensais no excedentes da dcima parte do vencimento ou remunerao falta de outros bens que respondam pela indenizao. 2- Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Municipal em ao regressiva proposta depois de transitar em julgado a deciso de ltima instncia que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado. Art. 214- A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor nessa qualidade. Art. 215- A responsabilidade administrativa resulta de atos praticados ou omisses ocorridas no desempenho do cargo ou funo, ou fora dele, quando comprometedores da dignidade e do decoro da funo pblica. Art. 216- As cominaes civis, penais e disciplinares podero cumular-se, sendo umas e outras independentes entre si, bem como as instncias civil, penal e administrativa. Pargrafo nico. S admissvel, porm, a ao disciplinar ulterior absolvio no juzo penal, quando, embora afastada a qualificao do fato como crime, persista, residualmente, falta disciplinar. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 217- So penas disciplinares: I- advertncia; II- repreenso; III- suspenso; IV- multa; V- destituio de funo; VI- demisso; VII- cassao de aposentadoria, jubilao e disponibilidade.

50

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Art. 218- Na aplicao das penas disciplinares sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao, os danos que dela provierem para o servio pblico e os antecedentes funcionais do servidor. Pargrafo nico. As penas impostas ao servidor sero registradas em seus assentamentos. Art. 219- A pena de advertncia ser aplicada verbalmente em casos de negligncia e comunicada ao rgo de pessoal. Art. 220- A pena de repreenso ser aplicada por escrito em casos de desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres, bem como de reincidncia especfica em transgresso punvel com pena de advertncia. Pargrafo nico. Havendo dolo ou m-f, a falta de cumprimento dos deveres ser punida com pena de suspenso. Art. 221- A pena de suspenso ser aplicada nos casos de: I- falta grave; II- desrespeito a proibies que, pela sua natureza, no ensejarem pena de demisso; III- reincidncia em falta j punida com repreenso. 1- A pena de suspenso no poder exceder a 180 dias. 2- O servidor suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. 3- Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso, por iniciativa do chefe imediato do servidor, poder ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, obrigado, neste caso, o servidor a permanecer no servio durante o nmero de horas de trabalho normal. Art. 222- A destituio de funo, dar-se- quando verificada falta de exao no cumprimento do dever. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no impede a aplicao da pena disciplinar cabvel quando o destitudo for, tambm, ocupante de cargo efetivo. Art. 223- A pena de demisso ser aplicada nos casos de: I- falta relacionada no art. 181, quando de natureza grave, a juzo da autoridade competente, e se comprovada a m-f; II- incontinncia pblica e escandalosa ou prtica de jogos proibidos; III- embriaguez, habitual ou em servio; IV- ofensa fsica, em servio, contra servidor ou particular, salvo em legtima defesa; V- abandono de cargo; VI- ausncia ao servio, sem causa justificada, por 30 dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses; VII- insubordinao grave em servio;

51

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

VIII- ineficincia comprovada, com carter de habitualidade, no desempenho dos encargos de sua competncia; IX- desdia no cumprimento dos deveres. 1- Considera-se abandono de cargo a ausncia ao servio, sem justa causa, por 30 dias consecutivos. 2- Entender-se- por ausncia ao servio, com justa causa, a que assim for considerada aps a devida comprovao em processo administrativo disciplinar, caso em que as faltas sero justificadas apenas para fins disciplinares. 3- Ser, ainda, demitido o servidor que, nos termos da lei penal, incorrer na pena acessria de perda da funo pblica. Art. 224- O ato de demisso mencionar sempre a causa da penalidade. Art. 225- Conforme a gravidade da falta, a demisso poder ser aplicada com a nota a bem do servio pblico. Art. 226- A pena de cassao de aposentadoria, jubilao ou de disponibilidade ser aplicada se ficar provado, em processo administrativo disciplinar que o aposentado, jubilado ou disponvel: I- praticou, quando ainda no exerccio do cargo, falta suscetvel de determinar demisso; II- aceitou, ilegalmente, cargo ou funo pblica, provada a m-f; III- perdeu a nacionalidade brasileira, ou se portugus, for declarada extinta a igualdade de direitos e obrigaes civis e do gozo de direitos polticos. Pargrafo nico. Ser cassada a disponibilidade do servidor que no assumir, no prazo legal, o exerccio do cargo ou funo em que for aproveitado. Art. 227- So competentes para aplicao de penas disciplinares: a- O Prefeito, em qualquer caso e, privativamente, nos casos de demisso, cassao de aposentadoria, jubilao ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; b- Os Secretrios Municipais e demais titulares de rgos diretamente subordinados ao Prefeito em todos os casos, exceto nos de competncia privativa do Prefeito Municipal; c- Os dirigentes de unidades administrativas em geral, nos casos de pena de advertncia, repreenso, suspenso at 30 (trinta) dias e multa correspondente. Pargrafo nico - Nos casos dos incisos II e III, sempre que a pena decorrer de processo administrativo disciplinar, a competncia para decidir e para aplic-la do Secretrio Municipal de Administrao. Art. 228- Prescrever: I- em dois anos, a falta sujeita s penas de advertncia, repreenso, multa ou suspenso; II- em cinco anos, a falta sujeita pena de demisso ou destituio de funo e cassao de aposentadoria, jubilao ou disponibilidade. 1- A falta tambm prevista como crime na lei penal prescrever juntamente com este. 2 - Poder ser requerida, a qualquer tempo, a reviso do processo de que resultou pena disciplinar, quando se aduzirem fatos ou circunstncias suscetveis de justificar a conduta do servidor punido ou

52

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

atender sua gravidade, no constituindo fundamento para reviso, a simples alegao de injusta penalidade. 3- O curso da prescrio comea a fluir da data do evento punvel disciplinarmente, ou do seu conhecimento, e interrompe-se pela abertura de processo administrativo disciplinar.

CAPTULO VI DA ISENO DO IMPOSTO PREDIAL Art. 229- Todo servidor efetivo que tenha adquirido ou venha a adquirir um nico imvel residencial para uso prprio exclusivo, ficar isento do pagamento do imposto predial, bastando requere-lo juntando a escritura definitiva. 1- Ocasionar a perda da iseno sobre o imposto predial, o ato do cnjuge suprstite contrair novas npcias. 2- extensivo o benefcio as construes realizadas na qualidade de promitente comprador, cessionrio ou herdeiro. TTULO VII DO DIREITO DE GREVE Art. 230- assegurado o direito de greve, competindo aos servidores decidir sobre a oportunidade de exerce-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 1- A Lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2- Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. TTULO VIII DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR E DA SUA REVISO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 231- Poder disciplinar a faculdade conferida Administrao Pblica com o objetivo de possibilitar a preveno e represso de infraes funcionais, no mbito interno da Administrao.

53

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico- - A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover-lhe a apurao imediata, por meios sumrios ou mediante processo administrativo disciplinar. CAPTULO II DA SUSPENSO PREVENTIVA Art. 232- A suspenso preventiva at 30 (trinta) dias ser ordenada pelo Prefeito Municipal, desde que o afastamento do servidor seja necessrio para que este no venha a influir na apurao da falta. 1- A suspenso de que trata este artigo poder ser ordenada, a qualquer tempo, no curso do inqurito administrativo pela autoridade competente para instaur-lo e estendida at 90 (noventa) dias. 2- O servidor que responder por malversao, alcance de dinheiro pblico ou infrao de que possa resultar a pena de demisso, poder permanecer suspenso preventivamente, a critrio da autoridade que determinar a abertura do respectivo inqurito, at a deciso final do processo administrativo. 3- A suspenso preventiva medida acautelatria e no constitui pena. Art. 233- O servidor afastado em decorrncia da suspenso preventiva deixar de receber um tero do vencimento e vantagens, ressalvado o direito diferena se inocentado afinal. Art. 234- O servidor ter direito contagem do tempo de servio relativo suspenso, se do processo resultar pena disciplinar de advertncia ou repreenso, implicando o direito percepo da diferena do vencimento e vantagens do perodo de afastamento. CAPTULO III DA APURAO SUMRIA DE IRREGULARIDADES Art. 235- A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover, imediatamente, a apurao sumria por meio de sindicncia. Pargrafo nico. A autoridade promover a apurao da irregularidade diretamente por meio de inqurito administrativo, sem a necessidade de sindicncia sumria, quando: I- j existir denncia do Ministrio Pblico; II- tiver ocorrido priso em flagrante; III- for apurado abandono de cargo. Art. 236- A apurao sumria, por meio de sindicncia, no ficar adstrita ao rito determinado para o inqurito administrativo, constituindo simples averiguao.

54

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 237- A critrio da autoridade que a instaurar e segundo a importncia maior ou menor do evento, a sindicncia poder ser realizada por um nico servidor ou por uma comisso de trs servidores, preferencialmente efetivos. Art. 238- Se no curso da apurao sumria ficar evidenciada falta punvel com pena superior suspenso at 30 (trinta) dias ou multa correspondente, o responsvel pela apurao comunicar o fato ao superior imediato, que solicitar, pelos canais competentes, a instaurao do inqurito administrativo. Art. 239- A instaurao da sindicncia no impede a imediata adoo da suspenso preventiva, atravs de comunicao autoridade competente. Art. 240- So competentes para determinar a apurao sumria de irregularidades os dirigentes de unidades administrativas at o nvel de Chefe de Seo. 1- Se o fato envolver a pessoa do chefe da unidade administrativa, a abertura de sindicncia caber ao superior hierrquico imediato. 2- Em qualquer caso, a designao ser feita por escrito. Art. 241- O sindicante dever colher todas as informaes necessrias, ouvindo o denunciante, a autoridade que ordenou a sindicncia, quando conveniente; o suspeito, se houver; os servidores e os estranhos eventualmente relacionados com o fato, bem como procedendo juntada do expediente de instaurao da sindicncia e de quaisquer documentos capazes de bem esclarecer o ocorrido. Art. 242- Por se tratar de apurao sumria, as declaraes do servidor suspeito sero recebidas tambm como defesa, dispensada a citao para tal fim, assegurada, porm, a juntada pelo mesmo, no prazo de cinco dias, de quaisquer documentos que considere teis. Art. 243- A sindicncia no poder exceder o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel uma nica vez por igual perodo, mediante justificativa, por escrito, autoridade que houver determinado a sindicncia. Art. 244- Comprovada a existncia ou inexistncia de irregularidades, dever ser, de imediato, apresentado relatrio de carter expositivo, contendo, exclusivamente, de modo claro e ordenado, os elementos fticos colhidos no curso da sindicncia, abstendo-se o relator de quaisquer observaes ou concluses de cunho jurdico, deixando autoridade competente a capitulao das eventuais transgresses disciplinares verificadas. Art. 245- O relatrio, a que se refere o artigo anterior, ser encaminhado Assessoria Jurdica vinculada autoridade que houver promovido a sindicncia, a qual propor imediatamente: I- o arquivamento da sindicncia, no caso de verificao de inexistncia de irregularidades ou de identificao de autoria; II- aplicao das penas de advertncia, repreenso e suspenso de at 30 (trinta) dias e multa correspondente; III- encaminhamento do expediente Secretaria Municipal de Administrao, no caso de entender cabvel pena superior a 30 (trinta) dias de suspenso.

55

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

CAPTULO IV DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Art. 246- O processo administrativo disciplinar preceder sempre aplicao das penas de suspenso por mais de trinta dias, destituio de funo, demisso e cassao de aposentadoria, jubilao ou disponibilidade. Art. 247- A determinao de instaurao de processo administrativo disciplinar da competncia do Secretrio Municipal de Administrao, inclusive em relao a servidores autrquicos. Pargrafo nico. O Secretrio Municipal de Administrao ser sempre competente para determinar, de imediato, a instaurao de inqurito, quando chegue a seu conhecimento, independentemente de qualquer comunicao, a ocorrncia de irregularidades, inobservncia de deveres ou infrao de proibies funcionais, em quaisquer reas do Poder Executivo Municipal. Art. 248- Promover o inqurito a Comisso Permanente de Inqurito Administrativo da Secretaria Municipal de Administrao. Art. 249- Se, de imediato ou no curso do processo administrativo disciplinar, ficar evidenciado que a irregularidade envolve crime, a autoridade instauradora comunicar ao Ministrio Pblico. Art. 250- O processo administrativo disciplinar dever estar concludo no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir do dia em que os autos chegarem Comisso, prorrogveis, sucessivamente, por perodos de 30 (trinta) dias, em caso de fora maior a juzo do Secretrio Municipal de Administrao, at o mximo de 180 (cento e oitenta) dias. 1- A no observncia desses prazos no acarretar nulidade do processo, importando, porm, quando no se tratar de sobrestamento, em responsabilidade administrativa dos membros da Comisso. 2- O sobrestamento do processo administrativo disciplinar s ocorrer em caso de absoluta impossibilidade de prosseguimento, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao. 3- Em se tratando de abandono de cargo, o inqurito dever estar concludo no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da chegada dos autos Comisso, prorrogveis por dois perodos de trinta dias cada um, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao. Art. 251- Os rgos municipais, sob pena de responsabilidade de seus titulares, atendero com a mxima presteza s solicitaes da Comisso, inclusive requisio de tcnicos e peritos, devendo comunicar prontamente a impossibilidade de atendimento, em caso de fora maior.

56

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 252- Ultimada a instruo, ser feita no prazo de trs dias a citao do indiciado, para apresentao de defesa no prazo de dez dias, que ser comum sendo mais de um indiciado, com vista dos autos na sede da Comisso. 1- Estando o indiciado em lugar incerto, ser citado por edital, no rgo oficial ou em jornal de grande circulao no municpio, por trs dias consecutivos. 2- O prazo de defesa ser contado a partir da ltima publicao do edital de citao. 3- As diligncias e oitivas de testemunhas requeridas pela defesa ficaro a cargo do interessado e devero ser concludas no prazo de dez dias, sob pena de perda de prova. Art. 253- Nenhum acusado ser julgado sem defesa, que poder ser produzida em causa prpria. Pargrafo nico. Ser permitido o acompanhamento do processo administrativo disciplinar pelo servidor acusado ou por seu defensor. Art. 254- Em caso de revelia, o Presidente da Comisso designar, de ofcio, um servidor efetivo, bacharel em Direito, para defender o indiciado. Art. 255- Concluda a defesa, a Comisso opinar sobre a inocncia ou a responsabilidade do indiciado, em relatrio circunstanciado, que dever ser concludo no prazo de 60 (sessenta) dias, contados do encerramento da defesa. Art. 256- Recebido o processo, o Secretrio Municipal de Administrao proferir a deciso no prazo de 20 (vinte) dias, ou o submeter, no prazo de 8 (oito) dias, ao Prefeito Municipal de Nilpolis, para que julgue nos 20 (vinte) dias seguintes ao seu recebimento. 1- A autoridade julgadora decidir vista dos fatos apurados pela Comisso, no ficando, todavia, vinculada s concluses do relatrio. 2- Se a autoridade julgadora entender que os fatos no foram apurados devidamente, determinar o reexame do processo pelo rgo competente. Art. 257- Em caso de abandono de cargo, a Comisso iniciar seu trabalho, fazendo publicar, por trs vezes, edital de chamada do acusado, no prazo mximo de 20 (vinte) dias. Art. 258- O servidor s poder ser exonerado a pedido aps a concluso do processo administrativo disciplinar a que responder e do qual no resultar pena de demisso. CAPTULO V DA REVISO Art. 259- Poder ser requerida a qualquer tempo, a reviso do processo administrativo disciplinar de que haja resultado pena disciplinar, quando forem aduzidos fatos ainda no conhecidos, comprobatrios da inocncia do servidor punido.

57

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Pargrafo nico. Tratando-se de servidor falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer, a reviso poder ser solicitada por qualquer pessoa. Art. 260- A reviso processar-se- em apenso ao processo originrio. Art. 261- No constitui fundamento para a reviso a simples alegao de injustia da penalidade. Art. 262- O requerimento, devidamente instrudo, ser encaminhado ao Prefeito Municipal, que decidir sobre o pedido. Art. 263- Autorizada a reviso, o processo ser encaminhado Comisso Revisora, que concluir o encargo no prazo de noventa dias, prorrogvel pelo perodo de trinta dias, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao. Pargrafo nico. O julgamento caber ao Prefeito, no prazo de trinta dias, podendo, antes, o Secretrio Municipal de Administrao determinar diligncias, concludas as quais se renovar o prazo. Art. 264- Julgada procedente a reviso, ser tornada sem efeito a pena imposta, restabelecendo-se todos os direitos por ela atingidos.

TTULO IX DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS

Art. 265- Os prazos previstos neste Estatuto sero contados por dias corridos. Pargrafo nico. Na contagem dos prazos, observar-se-: I- os prazos dependentes de publicao sero dilatados de tantos dias quantos forem os relativos ao atraso de circulao do dirio oficial ou do jornal local; II- excluir-se- o dia do comeo e incluir-se- o do vencimento, prorrogando-se este para o primeiro dia til seguinte, quando incidir em sbado, domingo, feriado ou ponto facultativo, ou por qualquer motivo no houver ou for suspenso o expediente nas reparties pblicas. Art. 266- Por motivo de convico filosfica, religiosa ou poltica, nenhum servidor poder ser privado de qualquer de seus direitos, nem sofrer alterao em sua atividade funcional. Art. 267- Com a finalidade de elevar a produtividade dos servidores e ajust-los s suas tarefas e ao seu meio de trabalho, o Municpio poder promover treinamento em servio, de acordo com regulamentao prpria. Art. 268- vedada a prestao de servios gratuitos, salvo os excepcionalmente prestados, que surtiro apenas efeito honorfico. Art. 269- O dia 28 de outubro ser consagrado ao Servidor Pblico do Municpio de Nilpolis.

58

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE NILPOLIS GABINETE DO PREFEITO

Art. 270- O Secretrio Municipal de Administrao expedir os atos complementares de natureza procedimental necessrios plena execuo das disposies do presente Estatuto. Art. 271- As normas desta Lei se aplicam aos servidores da Cmara Municipal de Nilpolis, cabendo ao Presidente da Cmara as atribuies reservadas ao Prefeito, quando for o caso. Art. 272- O servidor candidato a cargo eletivo desde que exera cargo de direo ou de chefia, ou em cargo de fiscalizao ou de arrecadao, ser afastado do exerccio a partir da data em que for inscrito perante o juiz eleitoral at o dia seguinte ao pleito. Art. 273- vedado ao servidor servir sob a chefia imediata do cnjuge ou parente at o segundo grau, salvo em funo de confiana ou livre escolha, no podendo exceder de dois o seu nmero. Art. 274- Consideram-se pertencentes a famlia do servidor, alm do cnjuge e filhos quaisquer pessoas que comprovadamente vivam s suas expensas. Art. 275- Os casos omissos sero resolvidos pelo Prefeito, mediante requerimento da parte interessada. Art. 276- Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogando as disposies em contrrio em especial a lei nmero 08 de 22 de junho de 1992.

Prefeitura Municipal de Nilpolis, 19 de julho de 2005.

You might also like