You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO DISCIPLINA: DIREITO PENAL III PROFESSOR: SAMUEL MIRANDA

ARRUDA MONITOR: RAHYM COSTA DA SILVA NOTA DE AULA - 04

CAPTULO II DA FALSIDADE DE TTULOS E OUTROS PAPIS PBLICOS


No presente captulo, conforme aduz Capez, a lei penal cuida de proteger certos papis pblicos representativos de valores ou concernentes a valores de responsabilidade do Estado, ou arrecadao das rendas pblicas.

Falsificao de papis pblicos


Art. 293 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:
I - selo destinado a controle tributrio, papel selado ou qualquer papel de emisso legal destinado arrecadao de tributo; II - papel de crdito pblico que no seja moeda de curso legal; III - vale postal; IV - cautela de penhor, caderneta de depsito de caixa econmica ou de outro estabelecimento mantido por entidade de direito pblico; V - talo, recibo, guia, alvar ou qualquer outro documento relativo a arrecadao de rendas pblicas ou a depsito ou cauo por que o poder pblico seja responsvel; VI - bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela Unio, por Estado ou por Municpio: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 Incorre na mesma pena quem:
o

I - usa, guarda, possui ou detm qualquer dos papis falsificados a que se refere este artigo; II - importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda, fornece ou restitui circulao selo falsificado destinado a controle tributrio; III - importa, exporta, adquire, vende, expe venda, mantm em depsito, guarda, troca, cede, empresta, fornece, porta ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, produto ou mercadoria: a) em que tenha sido aplicado selo que se destine a controle tributrio, falsificado; b) sem selo oficial, nos casos em que a legislao tributria determina a obrigatoriedade de sua aplicao. 2 - Suprimir, em qualquer desses papis, quando legtimos, com o fim de torn-los novamente utilizveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilizao: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 3 - Incorre na mesma pena quem usa, depois de alterado, qualquer dos papis a que se refere o pargrafo anterior. 4 - Quem usa ou restitui circulao, embora recibo de boa-f, qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu 2, depois de conhecer a falsidade ou alterao, incorre na pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa. 5 Equipara-se a atividade comercial, para os fins do inciso III do 1 , qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em vias, praas ou outros logradouros pblicos e em residncias.
o o

Tipo Penal:

Este tipo penal prev a conduta de falsificar, ou seja, imitar a verdade de modo a causar engano no homem mdio. A falsificao pode ocorrer atravs de dois modos: a) Seja fabricando, ou seja, criando os objetos materiais descritos no caput do art. 293; ou b) O agente altera os referidos objetos materiais, realizando a modificao de seu valor para maior. Os objetos materiais esto descritos no prprio caput do artigo, onde se elenca quaisquer dos supramencionados papis pblicos. Ressalte-se que a hiptese prevista no inciso III, cujo objeto material o vale postal, encontra-se revogada pelo art. 36 da Lei n. 6.438/78. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa

Passivo: Primeiramente, o Estado. Secundariamente, o indivduo que veio a sofrer dano com a conduta. Consumao: O crime se consuma com a mera falsificao, seja esta realizada atravs da fabricao ou alterao. Modalidade Equiparada: Uso de papis pblicos falsificados Conforme dispe o 1, pune-se com a mesma pena o sujeito ativo que: a) Usa, guarda, possui ou detm qualquer dos papis falsificados a que se refere o art. 213 . Caso haja uso posterior ao objeto falsificado, diverge a doutrina, pois h quem considere que o uso absorve a falsificao (o crimefim absorve o crime-meio), bem como outros afirmam que o sujeito ativo ser punido apenas pelo crime de falsificao (o uso seria, portanto, post factum impunvel). Essa divergncia, na prtica, leva ao mesmo resultado, pois a punio do uso e da falsificao a mesma. b) Importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda, fornece ou restitui circulao selo falsificado destinado a controle tributrio; c) Importa, exporta, adquire, vende, expe venda, mantm em depsito, guarda, troca, cede, empresta, fornece, porta ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, produto ou mercadoria: c.1. em que tenha sido aplicado selo que se destine a controle tributrio, falsificado; c.2. sem selo oficial, nos casos em que a legislao tributria determina a obrigatoriedade de sua aplicao Trata-se de norma penal em branco, que necessita de complementao (deve a lei estipular quais casos em que se o selo oficial se mostra obrigatrio). O 5 do art. 293 dispe que se equipara a atividade comercial, para os fins do inciso III do 1 , qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em vias, praas ou outros logradouros pblicos e em residncias.
o

Modalidade da supresso de carimbo ou sinal de inutilizao de papeis pblicos: O 2 prev a conduta do agente que suprimir, em qualquer desses papeis, quando legtimos, com o fim de torn-los novamente utilizveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilizao, cominando a pena de 1 a 4 anos de recluso, e multa.

O uso destes documentos depois de alterado est previsto no 3, que comina a mesma pena da supresso. Quanto a falsificao e o uso, faz-se as mesmas consideraes do ponto a) do tpico concernente modalidade equiparada. Modalidade Privilegiada: O 4 do art. 293 prev uma hiptese privilegiada, cominando uma pena de deteno de 6 meses a 2 anos ou multa ao agente que usa ou restitui circulao, embora recibo de boa-f, qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu 2, depois de conhecer a falsidade ou alterao. Causa de aumento de pena: Caso o agente que cometeu o crime seja um funcionrio pblico que se vale do cargo para comet-lo, a pena aumentada de sexta parte, conforme assevera o art. 295 do C.P.

Petrechos de falsificao
Art. 294 - Fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente
destinado falsificao de qualquer dos papis referidos no artigo anterior: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Art. 295 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do


cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.

Tipo Penal:

O art. 294 prev recluso de 1 a 3 anos, e multa, para o sujeito ativo que fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente destinado falsificao de papis a que se refere o art. 293. Assim como no crime de moeda falsa, pune-se a conduta que, teoricamente, seria ato preparatrio da falsificao de papeis pblicos. Tambm se aplica a disposio do art. 295 do C.P., pois , em sendo o sujeito ativo um funcionrio pblico que se vale do cargo para cometer o crime, a pena aumentada de sexta parte.

CAPTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL


A compreenso dos crimes elencados no captulo de falsidade documental deve partir da assimilao do conceito de documento. Mirabete conceitua documento como toda pea escrita que condensa graficamente o pensamento de algum, podendo provar um fato ou realizao de algum ato dotado de significao jurdica. Deste conceito, retiram-se os elementos que caracterizam o documento: a) Forma escrita: necessrio que o documento esteja sobre a forma escrita. Parte da doutrina afirma que deve ser escrito sobre papel, pergaminho ou material similar; b) Identificao do autor: necessrio que a pea escrita seja identificada pelo nome ou assinatura do seu autor. Portanto, o a pea escrita apcrifa (aquela que no possui a autoria identificada) no pode ser considerada um documento. c) Seu contedo manifesta uma vontade ou registra um dado fato: A pea escrita deve conter, tambm, uma declarao de vontade ou atestar determinado fato, como ocorre, por exemplo, em um testamento. d) Eficcia probatria: o documento deve ser dotado de relevncia jurdica, ou seja, ser apto a gerar efeitos e consequncias no plano jurdico. Deve o documento, portanto, possuir valor probatrio por si s. Os elementos acima elencados so comutativos, ou seja, a ausncia de quaisquer destes desnatura o objeto como documento. Alm disso, para que se possa falsificar um documento, no pode essa falsificao ser grosseira. Se a falsificao no tiver idoneidade para enganar o homem mdio, no iro incidir os crimes de falsidade documental. Deve-se, tambm, realizar a distino entre falsidade ideolgica e falsidade material: Falsidade Material A falsidade quanto forma do documento (apesar de a ideia/contedo nele
contido tambm ser falso)

Falsidade Ideolgica A falsidade quanto ideia/contedo do documento

Como a falsidade recai sobre a forma do O documento materialmente perfeito; documento, esta poderia ser detectada A percia, portanto, no detectaria a por percia. falsidade. Ressalte-se que nenhum documento pode conter falsidade material E falsidade ideolgica, pois, para haja falsidade ideolgica, preciso que no tenha ocorrido falsidade material (o documento precisa ser formalmente perfeito).

Quanto falsidade de folha assinada em branco, Bitencourt dispe que: a) crime de falsidade ideolgica, se a folha foi abusivamente preenchida pelo agente, que tinha sua posse legtima. b) Se o papel estava sob a guarda do agente ou foi obtido por outro meio criminoso, sendo preenchido de forma abusiva, h crime de falsidade material (Art. 297 ou 298 do C.P.). c) Quando, na hiptese anterior, houver revogao do mandato (procurao) ou tiver cessado a obrigao ou faculdade de preencher o papel, o crime de falsidade material.

Falsificao do selo ou sinal pblico


Art. 296 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:
I - selo pblico destinado a autenticar atos oficiais da Unio, de Estado ou de Municpio; II - selo ou sinal atribudo por lei a entidade de direito pblico, ou a autoridade, ou sinal pblico de tabelio: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 - Incorre nas mesmas penas: I - quem faz uso do selo ou sinal falsificado; II - quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuzo de outrem ou em proveito prprio ou alheio. III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros smbolos utilizados ou identificadores de rgos ou entidades da Administrao Pblica. 2 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.

Tipo Penal: O presente tipo penal prev a conduta do agente que falsifica o selo ou sinal pblico. Esta falsificao pode se dar atravs de: a) Fabricao: implica em criao ou contrafao do selo ou sinal pblico b) Alterao: modificao do selo ou sinal pblico que verdadeiro Objeto Material: Os objetos materiais do crime podem ser:
6

a) Selo pblico destinado a autenticar os atos oficiais da Unio, de Estado ou de Municpio: no se pode confundir este selo com o selo ou estampilha disposto no inciso I do art. 293 do C.P. (cuja destinao o controle tributrio). b) Selo ou sinal atribudo por lei a entidade de direito pblico, ou a autoridade, ou sinal pblico de tabelio. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Passivo: O Estado. Consumao: O crime se consuma com a mera falsificao, seja pela modalidade de alterao, seja pela modalidade de fabricao. Modalidade Equiparada: Dispe o 1 do art. 296 que so cominadas as mesmas penas ao agente que: a) Faz uso do selo ou sinal pblico: A doutrina tambm diverge quanto absoro do uso pelo falso ou do falso pelo uso. O resultado prtico final, porm, o mesmo, pois a pena a ser cominada igual para as duas possibilidades. b) Utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuzo de outrem ou em proveito prprio ou alheio: Neste caso, o selo ou sinal pblico so verdadeiros; sua utilizao, porm, indevida. A utilizao devida do selo ou sinal pblico no configura crime, sendo conduta atpica. c) Altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros smbolos utilizados ou identificadores de rgo ou entidades da Administrao Pblica. Causa de Aumento de Pena: O 2 do art. 296 assevera que, caso o agente que comete o crime seja um funcionrio pblico que se vale do cargo para comet-lo, a pena aumentada da sexta parte.

Falsificao de documento pblico


Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento
pblico verdadeiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa.

1 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. 2 - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. 3 Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: I - na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; II - na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; III - em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado. 4 Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3 , nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios.
o o o

Tipo Penal O art. 297 prev as condutas de: a) Falsificar: implica na criao de um novo documento. Esta falsificao pode ser total (o documento criado por completo) ou parcial (ocorre algum acrscimo ao documento) b) Alterar: o documento verdadeiro, porm, foi modificado pelo agente. Ambas as condutas so condutas de falsidade material. Objeto Material Documento pblico aquele que foi emitido por funcionrio pblico, no exerccio de suas funes e na forma da lei. Trata-se do conceito de documento formalmente pblico. Alm da necessidade de ser formalmente pblico, a doutrina realiza outra subdiviso: a) Documento formal e substancialmente pblico: trata de questes de natureza pblica, como, por exemplo, aquelas que dispem sobre atos legislativos, executivos e judicirios. b) Documento formalmente pblico, porm substancialmente privado: trata de questes cujo contedo de interesse privado, como, por exemplo, a escritura pblica de uma transferncia de propriedade imvel.

A cpia autenticada de um documento particular continua sendo documento particular. Se a falsidade for em relao autenticao, o crime ser o de falsificao de documento pblico. Documento Pblico por equiparao: Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. Esta equiparao NO se reflete no mbito civil. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Um particular pode cometer o crime de falsidade de documento pblico, desde que falsifique documento que deveria ter sido feito por funcionrio pblico ou altere documento por este feito. Passivo: O Estado e, secundariamente, terceiro que veio a ser lesado pelo crime. Causa de Aumento de Pena: O 1 do art. 297 dispe que, caso o agente que cometa o crime seja funcionrio pblico e este se prevalece do cargo para comet-lo, a pena aumentada da sexta parte. Formas Equiparadas: O legislador dispe no 3 do art. 297 dispe sobre condutas de falso ideolgico, em que o documento formalmente verdadeiro, mas a ideia nele contida no . Assim, incorre nas mesmas penas quem insere ou faz inserir: a) Na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; b) Na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; c) Em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado.

J o 4 do art. 297 aduz que nas mesmas penas incorre quem omite nos documentos mencionados no 3o, nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios.

Concurso de crimes: Trata-se de assunto polmico na doutrina, pois h diversas orientaes divergentes. Compete-nos elencar estes posicionamentos: - No que se refere ao concurso entre o USO e a FALSIFICAO de documento pblico, existem duas correntes: a) O uso de documento falso absorve a falsificao prevalece, portanto, o crime fim. b) O uso absorvido pela falsificao. Em termos prticos, a pena ser a mesma. - No que se refere possibilidade de concurso entre o USO de documento falso e o estelionato, existem quatro correntes: a) Haver concurso formal (STF) afirma-se que o crime de falso atinge a f pblica, enquanto o estelionato atinge o patrimnio, sendo bens jurdicos diversos. No pode haver, portanto, absoro de um crime pelo outro. b) Haver concurso material: pois haver duplicidade de condutas, e no apenas uma. Damsio dispe que, se o agente quer falsificar um documento pblico e, com ele, cometer estelionato, no se poderia falar em unidade de ideao. c) O estelionato absorvido pelo falso: Neste caso, a falsidade deve recair sobre falsidade de documento pblico, cuja pena superior do estelionato. d) O falso absorvido pelo estelionato: (STJ) trata-se aplicao da Smula 17 do STJ, que prev uma situao especfica: Smula 17 - Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, por este absorvido. Portanto, nesta hiptese, o falso deve servir to somente para aquele crime, o falso se esgota naquela conduta. Exemplo tpico o emprego de uma folha de cheque falsificada, que, uma vez utilizada, no poder mais servir a nenhum outro crime.

Falsificao de documento particular


Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento
particular verdadeiro: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa.

10

Tipo Penal: Esto previstas as mesmas condutas do crime de falsificao de documento pblico, alterando-se o objeto material. A falsidade presente neste tipo de natureza material. Objeto Material: o documento particular, cujo conceito residual: sero documentos particulares todos aqueles que no sejam pblicos, logo, no so aqueles compreendidos pelo art. 297 e seu 2. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa Passivo: Estado, bem como eventual terceiro lesado pela conduta. Elemento subjetivo: o dolo, consubstanciado na vontade livre e consciente de falsificar ou alterar documento particular.

Falsidade ideolgica
Art. 299 - Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia
constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, aumentase a pena de sexta parte.

Tipo Penal: Trata-se de um crime de ao mltipla, com vrios ncleos: a) Omitir em documento pblico ou particular declarao que nele deveria constar: conduta omissiva em que o agente no insere a declarao que deveria constar no documento; b) Inserir declarao falsa ou diversa da que deveria constar
11

c) Faz inserir declarao falsa ou diversa da que deveria ser escrita: neste caso, o agente repassa a informao para que terceira pessoa de boa-f realize a conduta. Elemento Subjetivo: o dolo, e no apenas o dolo genrico. Conforme aduz a redao tpica, necessrio que o agente tenha um fim especial de agir, que a inteno de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Caso no haja quaisquer destas finalidades, a conduta atpica.

Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Caso o documento seja pblico, a conduta de inserir s pode ser realizada por funcionrio pblico. Passivo: o Estado, bem como o terceiro eventualmente lesado pela conduta. Causa de Aumento de Pena: Aumenta-se a pena em 1/6 se o agente funcionrio pblico e pratica o crime valendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, conforme dispe o nico do art. 299.

Falso reconhecimento de firma ou letra


Art. 300 - Reconhecer, como verdadeira, no exerccio de funo pblica, firma ou letra
que o no seja: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico; e de um a trs anos, e multa, se o documento particular.

Tipo Penal: O art. 300 traz como conduta tpica a de reconhecer como verdadeira a firma ou letra que no o . Trata-se de hiptese de falsidade ideolgica que recai sobre um documento materialmente falso. Objeto Material: Pode ser o documento pblico ou particular falsos, pois o agente dolosamente os reconhece como verdadeiros.
12

Sujeitos: Ativo: Somente pode ser o funcionrio pblico no exerccio de sua funo e dotado de f pblica para reconhecer firma ou letra. Trata-se, portanto, de crime prprio. Passivo: o Estado, bem como o terceiro eventualmente lesado pela conduta. Elemento Subjetivo: o dolo, pois o agente tem que possuir a vontade consciente de realizar tal reconhecimento. Caso faa por desdia, no h crime, pois no h previso de modalidade culposa. Capez afirma que o tipo contenta-se com o dolo eventual: logo, se o funcionrio tiver dvidas quanto autenticidade da letra ou firma do documento e ainda assim as reconhecer como verdadeiras, haver crime.

Certido ou atestado ideologicamente falso


Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razo de funo pblica, fato ou
circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de dois meses a um ano.

Tipo penal e Objeto material: A compreenso das condutas tpicas est intimamente relacionada compreenso dos objetos materiais do tipo penal, quais sejam: Atestado um documento que traz em si o testemunho de um fato ou circunstncia. (Ex: servidor que emite atestado de boa conduta). J a certido o documento pelo qual o funcionrio, no exerccio de suas funes, afirma a verdade de um fato ou circunstncia contida em um documento pblico. (Ex: servidor emite certido de tempo de servio). necessrio que o atestado ou certido seja destinado obteno de algum benefcio de carter pblico. Como a prpria epgrafe do tipo aduz, trata-se de uma hiptese de falsidade ideolgica.

13

Sujeitos: Ativo: S pode ser cometido por funcionrio pblico em razo da funo. crime prprio. Passivo: o Estado.

Falsidade material de atestado ou certido


1 - Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certido, ou alterar o teor de certido ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. 2 - Se o crime praticado com o fim de lucro, aplica-se, alm da pena privativa de liberdade, a de multa.

Tipo Penal: Nesta hiptese, o atestado ou certido mostram-se materialmente falsificados, o que diferencia a conduta da demonstrada no caput. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, e no apenas o funcionrio pblico. Quanto ao qualquer outra vantagem, diverge o entendimento jurisprudencial se a vantagem tem que ser da mesma natureza das enumeradas no prprio 1 (vantagem de carter pblico) ou se tambm pode ser de natureza privada.

Falsidade de atestado mdico


Art. 302 - Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso:
Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico - Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa.

Tipo penal: Neste crime, o mdico emite atestado com contedo falso. Trata-se de hiptese de falsidade ideolgica. O sujeito ativo s pode ser o mdico, configurando crime prprio.
14

O tipo no exige a obteno de nenhuma vantagem. Caso o agente seja funcionrio pblico e pratica a conduta com fim de obter vantagem indevida (como lucro), o crime de corrupo passiva (previsto no art.317 do C.P.). Caso um veterinrio ou um dentista se faz passar por mdico para emitir atestado, incorre no crime de falsidade ideolgica.

Reproduo ou adulterao de selo ou pea filatlica


Art. 303 - Reproduzir ou alterar selo ou pea filatlica que tenha valor para coleo,
salvo quando a reproduo ou a alterao est visivelmente anotada na face ou no verso do selo ou pea: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre quem, para fins de comrcio, faz uso do selo ou pea filatlica.

Trata-se de dispositivo revogado pelo art. 39 da Lei n. 6.538/78.

Uso de documento falso


Art. 304 - Fazer uso de qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem
os arts. 297 a 302: Pena - a cominada falsificao ou alterao.

Tipo penal: O presente delito denominado pela doutrina como crime remetido, pois faz meno outros dispositivos presentes no prprio Cdigo Penal. A conduta de fazer uso possui vrias acepes doutrinrias, dentre as quais se destaca: a) a sada do documento da esfera individual do agente, de modo a iniciar uma relao com outra pessoa; ou b) empregar o documento de acordo com a sua destinao probatria. Importante asseverao que, na hiptese do documento ser apreendido em poder do agente em decorrncia de busca domiciliar, por exemplo, no haver crime. Isto porqu o agente no usou, no apresentou o documento. Trata-se, portanto, de conduta atpica. O simples porte, portanto, no configura o crime.
15

recorrente o entendimento jurisprudencial de que esse entendimento, porm, no pode ser aplicado Carteira Nacional de Habilitao CNH algum conduz um veculo automotor. Isto decorre em virtude do Cdigo de Trnsito Brasileiro exigir que o motorista porte a CNH e a exiba quando solicitado. Neste caso em especfico, portar teria o mesmo significado que fazer uso. Caso diversos documentos falsos forem utilizados em um mesmo contexto, o crime nico. Objeto Material: Os documentos podem ser os dos arts. 297 (documento pblico), 298 (documento particular), 299 (documento pblico ou particular ideologicamente falso), 300 (documento em que h falso reconhecimento da firma ou letra), 301 (certido ou atestado ideologicamente ou materialmente falso) e 302 (atestado mdico falso). Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Passivo: o Estado, e secundariamente, o terceiro prejudicado. Elemento Subjetivo: o dolo de fazer uso dos referidos documentos.

Supresso de documento
Art. 305 - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefcio prprio ou de outrem, ou em
prejuzo alheio, documento pblico ou particular verdadeiro, de que no podia dispor: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa, se o documento pblico, e recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento particular.

Tipo Penal: No obstante a epgrafe do artigo, o tipo penal prev diversas condutas, quais sejam: a) Destruir: o documento foi eliminado, deixando de existir; (ex: queimar) b) Suprimir: fazer com que o objeto desaparea, sem ter sido destrudo ou ocultado; (ex: tornar determinada informao ilegvel)
16

c) Ocultar: significa esconder o documento para que no seja encontrado. Apesar de estar no captulo sobre falsidade documental, no implica necessariamente em uma falsidade. Objeto Material: o documento pblico ou particular de que o agente no poderia dispor. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa, at mesmo o proprietrio do documento que no poderia dele dispor. Passivo: o Estado, bem como eventual terceiro prejudicado. Elemento Subjetivo: o dolo especfico, consistente em obter benefcio prprio ou para outrem, ou causar prejuzo terceiro. Caso esteja ausente este elemento subjetivo especfico, a conduta poder ensejar em outro crime (Bitencourt cita o crime de dano).

CAPTULO IV DE OUTRAS FALSIDADES Falsificao do sinal empregado no contraste de metal precioso ou na fiscalizao alfandegria, ou para outros fins.
Art. 306 - Falsificar, fabricando-o ou alterando-o, marca ou sinal empregado pelo
poder pblico no contraste de metal precioso ou na fiscalizao alfandegria, ou usar marca ou sinal dessa natureza, falsificado por outrem: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. Pargrafo nico - Se a marca ou sinal falsificado o que usa a autoridade pblica para o fim de fiscalizao sanitria, ou para autenticar ou encerrar determinados objetos, ou comprovar o cumprimento de formalidade legal: Pena - recluso ou deteno, de um a trs anos, e multa.

17

Falsa identidade
Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em
proveito prprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

Tipo penal: A conduta descrita no art. 307 a de atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade. So compreendidas as seguintes hipteses: a) Sujeito atribui a si identidade de outra pessoa real; b) Sujeito atribui a se identidade de pessoa fictcia; c) Imputa-se a outrem identidade real ou fictcia; O entendimento doutrinrio aduz que a falsidade engloba tambm os dados referentes ao estado civil e condio social. Para que haja falsa identidade, NO pode haver documento, pois a identidade aqui compreendida diz respeito aos caracteres prprios de uma pessoa. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Passivo: O Estado, bem como qualquer outro indivduo que venha a ser prejudicado. Elemento subjetivo: Trata-se de dolo especfico, pois necessrio que haja o fim especial de obter vantagem, em proveito prprio ou alheio, ou de causar dano a outrem. Concurso de crimes: - Falsa identidade e Uso de documento falso no crime de falsa identidade no h emprego de qualquer identidade. Caso haja, o crime passa a ser o de uso de documento falso. - Falsa identidade e Estelionato prevalece o estelionato. - Falsa identidade e uso de documento de identidade alheia prevalece este ltimo.

18

Obs: Contraveno do art. 68 da Lei de Contravenes Penais Art. 68. Recusar autoridade, quando por esta, justificadamente solicitados ou exigidos, dados ou indicaes concernentes prpria identidade, estado, profisso, domiclio e residncia: Pena multa, de duzentos mil ris a dois contos de ris. Pargrafo nico. Incorre na pena de priso simples, de um a seis meses, e multa, de duzentos mil ris a dois contos de ris, se o fato no constitui infrao penal mais grave, quem, nas mesmas circunstncias, faz declaraes inverdicas a respeito de sua identidade pessoal, estado, profisso, domiclio e residncia. A principal distino que na contraveno de recusa de dados sobre a prpria identidade ou qualificao os dados so fornecidos a partir da solicitao da autoridade.

Art. 308 - Usar, como prprio, passaporte, ttulo de eleitor, caderneta de reservista ou
qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, prprio ou de terceiro: Pena - deteno, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

Tipo penal: No presente artigo, h duas condutas distintas, quais sejam: a) Usar como prprio documento alheio neste caso, o crime se consuma com o mero uso dos documentos indicados no caput; b) Ceder a outrem, para que dele se utilize, documento prprio ou de terceiro o crime se consuma com a mera tradio, seja onerosa ou gratuita, do documento verdadeiro. Sujeitos: Ativo: Qualquer pessoa. Passivo: O Estado, bem como, eventualmente, o terceiro prejudicado. Elemento subjetivo: o dolo, consistente na vontade livre e consciente de realizar as condutas descritas no tipo penal, no necessitando qualquer fim especial de agir.

19

Fraude de lei sobre estrangeiro


Art. 309 - Usar o estrangeiro, para entrar ou permanecer no territrio nacional, nome
que no o seu: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico - Atribuir a estrangeiro falsa qualidade para promover-lhe a entrada em territrio nacional: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

Art. 310 - Prestar-se a figurar como proprietrio ou possuidor de ao, ttulo ou valor
pertencente a estrangeiro, nos casos em que a este vedada por lei a propriedade ou a posse de tais bens: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa.

Adulterao de sinal identificador de veculo automotor


Art. 311 - Adulterar ou remarcar nmero de chassi ou qualquer sinal identificador de
veculo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. 1 - Se o agente comete o crime no exerccio da funo pblica ou em razo dela, a pena aumentada de um tero. 2 - Incorre nas mesmas penas o funcionrio pblico que contribui para o licenciamento ou registro do veculo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informao oficial.

20

You might also like